Nathália Dothling Reis
Mestra em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC, Bacharela em Ciências Sociais pela UFSC e Membro do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Durante o mestrado foi bolsista CNPq e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Antropologia Fundamental (A-Funda)/UFSC. Sua dissertação foi sobre lideranças de mulheres em comunidades quilombolas de Santa Catarina e foi indicada para o Prêmio de Dissertações e Teses da ANPOCS. Com um artigo proveniente da dissertação, foi ganhadora do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2021. Durante a graduação, dentre os vários projetos em que participou,foi bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Núcleo de Antropologia Social de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) no projeto 'Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos'. Esse trabalho resultou em seu TCC e foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Lévi-Strauss na modalidade B - artigo, da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na UFPB em 2016. Também foi bolsista de avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero FUNJAB/Secretaria de Política para Mulheres (SPM) no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Atualmente é consultora em antropologia na Herkenhoff & Prates, atuando em processos de licenciamento ambiental e desenvolvimento local. Áreas de pesquisa: Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Antropologia das Relações de Gênero, Ontologias de Território, Teorias de Pós-desenvolvimento, Narrativas biográficas, Parentesco, Estudos Decoloniais.
Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Antropologia Social
2016 - 2018
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Drª. Miriam Furtado Hartung
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Comunidades quilombolas; Feminismo negro e descolonial; Narrativas biográficas; Mulheres líderes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado)
2010 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: "Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014
Orientador: Drª. Miriam Pillar Grossi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Layout de Slides para apresentações corporativas. (Carga horária: 6h). , MINIMIZA, MINIMIZA, Brasil.
2021 - 2021
Excel do Básico ao Intermediário. (Carga horária: 11h). , Com School, CS, Brasil.
2019 - 2019
Curso Componente Indígena e Povos Tradicionais no Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Comunic On, COMUNIC ON, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de Estudos do NIGS (GENIGS). (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Políticas de Sexualidade/Gênero na América Latina. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
5º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Diploma de Español como Lengua Extranjera Nivel C2. , Instituto Cervantes Madrid, IC MADRID, Espanha.
1995 - 2001
Curso Fundamental de Música. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das relações de gênero.
Organização de eventos
DOTHLING, Nathália . 32ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2020. (Congresso).
DOTHLING, Nathália . 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).
DOTHLING, Nathália . Jornadas Antropológicas 2017. 2017. (Congresso).
DOTHLING, Nathália . Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
IUAES Yucatan Congress. Buried Navels and the Ibiraquera Lagoon: Exploring Territory Ontology for the Quilombola Community of Aldeia, Santa Catarina, Brazil. 2021. (Congresso).
Seminários de Pesquisa: "Existências quilombolas femininas: olhares interseccionais e decoloniais".Cosmopolíticas do cuidar: lideranças de mulheres quilombolas. 2021. (Seminário).
32ª Reunião Brasileira de Antropologia. Umbigos enterrados e as memórias da Lagoa: explorando ontologia de território entre a população da Comunidade Quilombola Aldeia ? SC. 2020. (Congresso).
44 Encontro Anual ANPOCS.Umbigos e tesouros enterrados: ontologia de território para o quilombo da Aldeia-SC. 2020. (Encontro).
XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Quando cuidar não é servir: tipos de cuidado, relações entre mulheres negras e brancas e as lideranças de mulheres em comunidades quilombolas no sul do Brasil. 2019. (Congresso).
18th IUAES World Congress. Care as power: meanings of public and private and women's leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) - Brazil. 2018. (Congresso).
IV Seminário Discente PPGS/UFMG e PPGCS/PUCMG.Caminhos entre o Quilombo e a cidade: relações raciais entre mulheres negras e brancas na região litorânea de Santa Catarina. 2018. (Seminário).
13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. 2017. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (III COPENE SUL). ?MINHA MÃE TRABALHOU DE DOMÉSTICA, EU TRABALHEI EM CASA DE PATROA BRANCA E MINHAS FILHAS TAMBÉM?: NARRATIVAS DE MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TOCA/SANTA CRUZ. 2017. (Congresso).
Reunión de Antropología del Mercosur. Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das Comunidades Quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina/Brasil. 2017. (Congresso).
30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Trajetórias e subjetividade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2016. (Congresso).
Jornada 25 anos do NIGS.Produto REDAÇÕES EM + Trajetórias premiadas do Projeto Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero. 2016. (Outra).
5 Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. 2015. (Outra).
Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica IV ENESEB : "Escola, Currículo e Sociologia"E.Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. 2015. (Encontro).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. 2015. (Seminário).
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Oficina Beleza de Preta: cabelos crespos, racismo estético e dissidências de gênero. 2015. (Oficina).
I Seminário Regional Educação, Gênero e Sexualidades."Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Seminário).
Minicurso Políticas de Sexualidade e Gênero na América Latina. 2015. (Outra).
Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade na América Latina.Análise preliminar das redações de Ensino Médio premiadas no Construindo a Igualdade de Gênero de 2005 a 2013. 2015. (Encontro).
Seminário de Iniciação Científica UFSC.Transmissão de saberes feministas em movimentos contemporâneos: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Seminário).
The IUAES, WCAA and JASCA in the Movement for World Anthropologies. 2015. (Seminário).
4 Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. 2014. (Outra).
I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Anarcafeminismo e interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. (Congresso).
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Colaboradora nas atividades do estande do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) Carga horário: 30 hs. 2014. (Feira).
Estados e Direitos LGBT no Brasil e na França. 2013. (Outra).
IV Trans Day Nigs - Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans. 2013. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2013. (Congresso).
Participação em bancas
BORGES, P. B.; SILVA, Rosimeire; BRUM, Daiani;DOTHLING, Nathália. Amorfizar: dança e lesbianidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
DOTHLING, Nathália; SILVA, J. C. L. E.; ARAUJO, A. G. P.. I Prêmio Lélia Gonzalez - Modalidade Artigo de Graduação. 2020. Associação Brasileira de Antropologia.
Comissão julgadora das bancas
RIBAS, Ana Claudia; Ana Claudia Ribas. "Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias em Florianópolis/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GROSSI, M. P.; CESARINO, L.; RIBAS, A. C.. ?Se eu não puder gozar, não é a minha revolução?: etnografia da Marcha das Vadias em Florianópolis/SC em 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARDOSO, Vânia Zikán; HARTUNG, M.; ROCHA, Cinthia C.; BUTTI, Rafael. ?O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz, SC.?. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BUTI, Rafael Palermo; Hartung, Miriam Furtado; ROCHA, Cínthia Creatini da; Cardoso, Vânia Z.. O Cuidado como Potência: entre o público e o privado e as lideranças entre mulheres nas comunidades remanescentes de quilombos de Aldeia e Toca de Santa Cruz. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARDOSO, V. Z.; ROCHA, C. C.; BUTI, R. P.; MOMBELLI, Raquel;HARTUNG, M. F.. O cuidado como potencia: entre o publico e o privado e as lidenraças de mulheres nas comunidades remanescentes de quilombo Aldeia e santa Cruz, SC.. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - PPGAS.
GROSSI, M. P.; RIBAS, A. C.;Cesarino, L.. ?Se eu não puder gozar, não é a minha revolução?: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Foi orientado por
Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Pillar Grossi;
Se eu não puder gozar, não é a minha revolução: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Pillar Grossi;
Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Politicas para Mulheres/Presidência da Republica; Orientador: Miriam Pillar Grossi;
A Mandrágora: Teatro e Política como instrumento de formação cultural; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, MEC; Orientador: Ricardo Gaspar Müller;
O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz, SC; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - PPGAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Furtado Hartung;
Produções bibliográficas
-
DOTHLING, Nathália . O quilombo são as mulheres - cosmopolíticas dos cuidados em comunidades quilombolas de Santa Catarina. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS , v. 7, p. 45-65, 2021.
-
DOTHLING, Nathália . Cuidado para fora e para dentro Narrativas e lideranças de mulheres negras em comunidades quilombolas em Santa Catarina. NOVOS DEBATES - FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA , v. 4, p. 20-24, 2020.
-
DOTHLING, Nathália . Casa-grande & Senzala e a democracia racial: um convite oficial ao abandono da identidade negra. Ciência Contemporânea , v. 1, p. 201-216, 2019.
-
DOTHLING, Nathália . Quando os saberes são muitos Reflexões e propostas epistemológicas acerca do fazer antropológico. Revista Ciência Contemporânea , v. 1, p. 175-188, 2018.
-
DOTHLING, Nathália . Revisitanto os Estudos de Gênero: Mulheres negras e o pensamento científico. Cadernos de Gênero e Diversidade , v. 3, p. 30-46, 2017.
-
DOTHLING, Nathália . A educação como arma de transformação. MOSAICO SOCIAL , v. n.7, p. 59-76, 2014.
-
DOTHLING, Nathália . O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas comunidades remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. v. 1. 244p .
-
DOTHLING, Nathália . 'Se eu não puder gozar, não é a minha revolução' Etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2015. v. 1. 104p .
-
DOTHLING, Nathália . Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das comunidades quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina, Brasil. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas, Argentina. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21. Posadas, 2018. p. 2324-2339.
-
DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings of public and private and women?s leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) ? Brazil. In: 18th IUAES World Congress, 2018, Florianópolis. CONFERENCE PROCEEDINGS ANAIS 18TH IUAES WORLD CONGRESS 18 CONGRESSO MUNDIAL DE ANTROPOLOGIA. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 3. p. 4716-4730.
-
DOTHLING, Nathália . ?Minha mãe trabalhou de doméstica, eu trabalhei em casa de patroa branca e minhas filhas também': narrativas de mulheres da Comunidade Quilombola Toca/Santa Cruz. In: III COPENE Sul - Negras e negros no sul do Brasil: Desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, 2017, Florianópolis. III COPENE Sul - Negras e negros no sul do Brasil: Desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira. Florianópolis: ABPN, 2017. v. I. p. 241-250.
-
DOTHLING, Nathália . Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-12.
-
DOTHLING, Nathália . Feminismo anarquista e Interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. In: I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, 2015, Belo Horizonte. Anais do Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Belo Horizonte: Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, 2015. v. 1. p. ---.
-
DOTHLING, Nathália ; DUTRA, Emília ; NASPOLINI, M. . Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. In: 4 Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica ENESEB, 2015, São Leopoldo RS. 4 ENESEB - Escola, Currículo e Sociologia, 2015.
-
DOTHLING, Nathália . Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador BA. II Desfazendo Gênero - Ativismos das dissidências sexuais e de gênero, 2015.
-
DOTHLING, Nathália . Buried Navels and the Ibiraquera Lagoon: Exploring Territory Ontology for the Quilombola Community of Aldeia, Santa Catarina, Brazil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Umbigos enterrados e as memórias da Lagoa: explorando ontologia de território entre a população da Comunidade Quilombola Aldeia ? SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Umbigos e tesouros enterrados: ontologia de território para o quilombo da Aldeia-SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Quando cuidar não é servir: tipos de cuidado, relações entre mulheres negras e brancas e as lideranças de mulheres em comunidades quilombolas no sul do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings of public and private and women's leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) - Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Caminhos entre o Quilombo e a cidade: relações raciais entre mulheres negras e brancas na região litorânea de Santa Catarina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOTHLING, Nathália . 'Minha mãe trabalhou de doméstica, eu trabalhei em casa de patroa branca e minhas filhas também': narrativas de mulheres da Comunidade Quilombola Toca/Santa Cruz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOTHLING, Nathália . Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália . Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das Comunidades Quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina/Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália ; PENA, Eveline . Intersecções entre gênero, relações étnico-raciais e relações de classe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOTHLING, Nathália . 'Se eu não puder gozar, não é a minha revolução': etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOTHLING, Nathália ; FRANCA, D. ; SAGAZ, Gabriela . Análise preliminar das redações de Ensino Médio premiadas no Construindo a Igualdade de Gênero de 2005 a 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOTHLING, Nathália ; DUTRA, Emília ; NASPOLINI, M. . Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DOTHLING, Nathália . Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOTHLING, Nathália . Anarcafeminismo e interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOTHLING, Nathália ; TUNES, G. . Por políticas guiadas pelo cuidado. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings and values of public and private and women's leaders in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina - Brazil. Chicago: Race, sex and power Conference 2018, 2018 (Trabalho aceito para apresentação).
-
DOTHLING, Nathália . Alegria em meio ao fogo As mulheres poderosas de Firelei Báez. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).
-
DOTHLING, Nathália . Conferência Ecos do Atlântico Sul Yolanda Chois ? Procurando caminhos em direção às costas seguras. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).
-
DOTHLING, Nathália . Entre o oficial e o alternativo O que houve com a Bienal de Havana?. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).
-
DOTHLING, Nathália . The World's Game O jogo mundial Futebol e arte contemporânea. São Paulo - Munich: C &, 2018. (Tradução/Outra).
-
DOTHLING, Nathália . Coleções de arte cubana contemporânea Bons tempos, mas é preciso ver para além do ?boom?. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).
Outras produções
HACHEM, Z. I. ; Figueiredo, J. ; DOTHLING, Nathália . Boletim do trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da Fundação Bradesco. 2020.
DOTHLING, Nathália ; MARTINS, Daniel . Estudos Técnicos sobre Características de tradicionalidade da CRQ Tomás Cardoso. 2020.
DOTHLING, Nathália ; MARTINS, Daniel . Plano Básico Ambiental Quilombola do Degredo. 2019.
DOTHLING, Nathália . Monitoria no 18th IUAES World Congress. 2018.
DOTHLING, Nathália ; GUEDES, A. . Monitoria no 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017.
DOTHLING, Nathália . Avaliação de Pôster 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017.
DOTHLING, Nathália . Monitoria no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. 2013.
DOTHLING, Nathália . Documentário Barbie, Mídia e Subjetividade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DOTHLING, Nathália . 33 Uma violência velada. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DOTHLING, Nathália . Marcha das Vadias de Florianópolis e a cultura do estupro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
DOTHLING, Nathália . Deglutindo Pensamentos. 2013; Tema: Democracia racial e enfraquecimento da Identidade Negra no Brasil. (Blog).
DOTHLING, Nathália . Interseccionalidade e Relações de Poder. 2017. .
DOTHLING, Nathália ; PENA, Eveline . Intersecções entre gênero, relações étnico-raciais e relações de classe. 2016. .
DOTHLING, Nathália . Curso de Antropologia: Gênero e Diversidade na Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DOTHLING, Nathália . Revista Papo Sério. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).
DOTHLING, Nathália . Relatório parcial da bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 2015. (Relatório de pesquisa).
DOTHLING, Nathália ; KREMER, N. ; NASPOLINI, M. ; GROSSI, M. P. ; NOVO, L. . Projeto Papo Sério - Oficina sobre 'Masculinidades'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOTHLING, Nathália ; KREMER, N. ; NASPOLINI, M. ; GROSSI, M. P. ; NOVO, L. . Projeto Papo Sério - Oficina sobre 'Homo-Lesbo-Transfobia'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOTHLING, Nathália . Projeto Papo Sério - Oficina sobre Violências contra as mulheres. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOTHLING, Nathália . Projeto Papo Sério - Oficina sobre Homo-Lesbo-Transfobia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOTHLING, Nathália . Relatório final da bolsa SeCult. 2014. (Relatório de pesquisa).
DOTHLING, Nathália . Violência contra Mulher. 2014. (Debatedora da peça teatral Boneca de Pano).
DOTHLING, Nathália . Violência contra Mulher. 2014. (Debatedora da peça teatral Boneca de Pano).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina, Descrição: Chamada Pública: FAPESC/PRONEM/CNPq 06/2012. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Drª Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Tânia Welter - Integrante.
-
2015 - 2016
Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil: análise de redações e artigos científicos premiados, acompanhamento de trajetórias individuais de vencedoras/es e projetos coletivos de gestão escolar, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os resultados do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (período de 2005 a 2013) em todos os Estados das cinco regiões do território nacional, por meio da análise das redações, artigos científicos, projetos pedagógicos das escolas, entrevistas com vencedoras/es do Prêmio e visitas in loco em escolas que se destacaram nas premiações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Virginia Nunes - Integrante / Sabrina Medeiros - Integrante / Thayse Jaques - Integrante / Everson Fernandes - Integrante / Gabriela Sagaz - Integrante.
-
2014 - 2015
Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos, Descrição: Transmissão de saberes feministas e queer em movimentos sociais contemporâneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador.
-
2013 - 2014
A Mandrágora, Descrição: Grupo de estudos e práticas em teatro, ética e política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Ricardo Gaspar Muller - Coordenador / Gabriela Hoffman - Integrante.
Prêmios
2021
Ganhadora do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas, Editora Contracorrente e Instituto Marielle Franco.
2019
Research Training Tuition Fee Offset, University of Queensland.
2019
Research Training Stipend, University of Queensland.
2016
Menção Honrosa VI Edição do Prêmio Lévi-Strauss - Modalidade B Artigo, Associação Brasileira de Antropologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento. , Rua Bernardo Guimarães - até 389/390, Funcionários, 30140080 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (48) 37219000, Fax: (48) 32344069, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Bolsista FUNJAB/SPM (Secretaria de Política para Mulheres)
Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista PIBIC/CNPq no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS)
2013 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Tutora
2019 - Atual
Herkenhoff & Prates Tecnologia e DesenvolvimentoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora - Antropologia, Carga horária: 40
2020 - 2021
Raízes Desenvolvimento SustentávelVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Gestora de Projeto, Carga horária: 30
2018 - 2019
Projeto AMMORVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Elaboração de projetos e captação de recursos, Carga horária: 5
Outras informações:
O Projeto Ammor é uma organização não-governamental (ONG) formado por um conjunto de projetos que buscam promover o desenvolvimento humano através do trabalho com pessoas excluídas ou em desvantagem social. Pretendemos resgatar nas crianças e jovens em situação de risco valores que estavam perdidos como a auto-estima, a cidadania e a convivência com a família. Assim, o Projeto Ammor integra ações como o Projeto COMVIDHA, de assessoria jurídica; o Projeto Papel e Cia, de capacitação através de oficinas de artes; a Academia de Ginástica Movimento Saúde, a Cooperativa Grupo Solidário, e a Clínica AMMOR, de check up de crianças e adolescentes em risco social. Além disso, oferece oficinas sobre gênero, sexualidade e outras atividades junto às populações em situação de rua de Belo Horizonte.
2018 - 2018
C & América LatinaVínculo: Prestação de serviços/tradução, Enquadramento Funcional: Tradutora do espanhol
2020 - Atual
Associação Brasileira de AntropologiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro efetivo, Carga horária: 0
2019 - Atual
Associação Brasileira de AntropologiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Antropólogas/os Negras/os, Carga horária: 0
2015 - 2020
Associação Brasileira de AntropologiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro aspirante, Carga horária: 0
Você é Nathália Dothling Reis?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nathália Dothling Reis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?