Nathália Dothling Reis

Mestra em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC, Bacharela em Ciências Sociais pela UFSC e Membro do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Durante o mestrado foi bolsista CNPq e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Antropologia Fundamental (A-Funda)/UFSC. Sua dissertação foi sobre lideranças de mulheres em comunidades quilombolas de Santa Catarina e foi indicada para o Prêmio de Dissertações e Teses da ANPOCS. Com um artigo proveniente da dissertação, foi ganhadora do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas 2021. Durante a graduação, dentre os vários projetos em que participou,foi bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Núcleo de Antropologia Social de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) no projeto 'Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos'. Esse trabalho resultou em seu TCC e foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Lévi-Strauss na modalidade B - artigo, da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na UFPB em 2016. Também foi bolsista de avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero FUNJAB/Secretaria de Política para Mulheres (SPM) no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Atualmente é consultora em antropologia na Herkenhoff & Prates, atuando em processos de licenciamento ambiental e desenvolvimento local. Áreas de pesquisa: Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Antropologia das Relações de Gênero, Ontologias de Território, Teorias de Pós-desenvolvimento, Narrativas biográficas, Parentesco, Estudos Decoloniais.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Antropologia Social

2016 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Drª. Miriam Furtado Hartung
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Comunidades quilombolas; Feminismo negro e descolonial; Narrativas biográficas; Mulheres líderes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado)

2010 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: "Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014
Orientador: Drª. Miriam Pillar Grossi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Layout de Slides para apresentações corporativas. (Carga horária: 6h). , MINIMIZA, MINIMIZA, Brasil.

2021 - 2021

Excel do Básico ao Intermediário. (Carga horária: 11h). , Com School, CS, Brasil.

2019 - 2019

Curso Componente Indígena e Povos Tradicionais no Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Comunic On, COMUNIC ON, Brasil.

2015 - 2015

Grupo de Estudos do NIGS (GENIGS). (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Políticas de Sexualidade/Gênero na América Latina. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

5º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Diploma de Español como Lengua Extranjera Nivel C2. , Instituto Cervantes Madrid, IC MADRID, Espanha.

1995 - 2001

Curso Fundamental de Música. , Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das relações de gênero.

Organização de eventos

DOTHLING, Nathália . 32ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2020. (Congresso).

DOTHLING, Nathália . 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

DOTHLING, Nathália . Jornadas Antropológicas 2017. 2017. (Congresso).

DOTHLING, Nathália . Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

IUAES Yucatan Congress. Buried Navels and the Ibiraquera Lagoon: Exploring Territory Ontology for the Quilombola Community of Aldeia, Santa Catarina, Brazil. 2021. (Congresso).

Seminários de Pesquisa: "Existências quilombolas femininas: olhares interseccionais e decoloniais".Cosmopolíticas do cuidar: lideranças de mulheres quilombolas. 2021. (Seminário).

32ª Reunião Brasileira de Antropologia. Umbigos enterrados e as memórias da Lagoa: explorando ontologia de território entre a população da Comunidade Quilombola Aldeia ? SC. 2020. (Congresso).

44 Encontro Anual ANPOCS.Umbigos e tesouros enterrados: ontologia de território para o quilombo da Aldeia-SC. 2020. (Encontro).

XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Quando cuidar não é servir: tipos de cuidado, relações entre mulheres negras e brancas e as lideranças de mulheres em comunidades quilombolas no sul do Brasil. 2019. (Congresso).

18th IUAES World Congress. Care as power: meanings of public and private and women's leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) - Brazil. 2018. (Congresso).

IV Seminário Discente PPGS/UFMG e PPGCS/PUCMG.Caminhos entre o Quilombo e a cidade: relações raciais entre mulheres negras e brancas na região litorânea de Santa Catarina. 2018. (Seminário).

13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. 2017. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (III COPENE SUL). ?MINHA MÃE TRABALHOU DE DOMÉSTICA, EU TRABALHEI EM CASA DE PATROA BRANCA E MINHAS FILHAS TAMBÉM?: NARRATIVAS DE MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA TOCA/SANTA CRUZ. 2017. (Congresso).

Reunión de Antropología del Mercosur. Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das Comunidades Quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina/Brasil. 2017. (Congresso).

30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Trajetórias e subjetividade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2016. (Congresso).

Jornada 25 anos do NIGS.Produto REDAÇÕES EM + Trajetórias premiadas do Projeto Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero. 2016. (Outra).

5 Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. 2015. (Outra).

Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica IV ENESEB : "Escola, Currículo e Sociologia"E.Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. 2015. (Encontro).

II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. 2015. (Seminário).

II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Oficina Beleza de Preta: cabelos crespos, racismo estético e dissidências de gênero. 2015. (Oficina).

I Seminário Regional Educação, Gênero e Sexualidades."Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Seminário).

Minicurso Políticas de Sexualidade e Gênero na América Latina. 2015. (Outra).

Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade na América Latina.Análise preliminar das redações de Ensino Médio premiadas no Construindo a Igualdade de Gênero de 2005 a 2013. 2015. (Encontro).

Seminário de Iniciação Científica UFSC.Transmissão de saberes feministas em movimentos contemporâneos: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Seminário).

The IUAES, WCAA and JASCA in the Movement for World Anthropologies. 2015. (Seminário).

4 Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. 2014. (Outra).

I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Anarcafeminismo e interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. (Congresso).

SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Colaboradora nas atividades do estande do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) Carga horário: 30 hs. 2014. (Feira).

Estados e Direitos LGBT no Brasil e na França. 2013. (Outra).

IV Trans Day Nigs - Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero. 2013. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Yolanda Sais

BORGES, P. B.; SILVA, Rosimeire; BRUM, Daiani;DOTHLING, Nathália. Amorfizar: dança e lesbianidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOTHLING, Nathália; SILVA, J. C. L. E.; ARAUJO, A. G. P.. I Prêmio Lélia Gonzalez - Modalidade Artigo de Graduação. 2020. Associação Brasileira de Antropologia.

Comissão julgadora das bancas

Ana Claudia Ribas

RIBAS, Ana Claudia; Ana Claudia Ribas. "Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias em Florianópolis/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Miriam Pillar Grossi

GROSSI, M. P.; CESARINO, L.; RIBAS, A. C.. ?Se eu não puder gozar, não é a minha revolução?: etnografia da Marcha das Vadias em Florianópolis/SC em 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Zikan Cardoso

CARDOSO, Vânia Zikán; HARTUNG, M.; ROCHA, Cinthia C.; BUTTI, Rafael. ?O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz, SC.?. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rafael Palermo Buti

BUTI, Rafael Palermo; Hartung, Miriam Furtado; ROCHA, Cínthia Creatini da; Cardoso, Vânia Z.. O Cuidado como Potência: entre o público e o privado e as lideranças entre mulheres nas comunidades remanescentes de quilombos de Aldeia e Toca de Santa Cruz. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Miriam Furtado Hartung

CARDOSO, V. Z.; ROCHA, C. C.; BUTI, R. P.; MOMBELLI, Raquel;HARTUNG, M. F.. O cuidado como potencia: entre o publico e o privado e as lidenraças de mulheres nas comunidades remanescentes de quilombo Aldeia e santa Cruz, SC.. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - PPGAS.

Leticia Maria Costa da Nobrega Cesarino

GROSSI, M. P.; RIBAS, A. C.;Cesarino, L.. ?Se eu não puder gozar, não é a minha revolução?: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi orientado por

Miriam Pillar Grossi

Se eu não puder gozar, não é a minha revolução": etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Pillar Grossi;

Miriam Pillar Grossi

Se eu não puder gozar, não é a minha revolução: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Pillar Grossi;

Miriam Pillar Grossi

Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Politicas para Mulheres/Presidência da Republica; Orientador: Miriam Pillar Grossi;

Ricardo Gaspar Muller

A Mandrágora: Teatro e Política como instrumento de formação cultural; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, MEC; Orientador: Ricardo Gaspar Müller;

Miriam Furtado Hartung

O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz, SC; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - PPGAS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Furtado Hartung;

Produções bibliográficas

  • DOTHLING, Nathália . O quilombo são as mulheres - cosmopolíticas dos cuidados em comunidades quilombolas de Santa Catarina. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS , v. 7, p. 45-65, 2021.

  • DOTHLING, Nathália . Cuidado para fora e para dentro Narrativas e lideranças de mulheres negras em comunidades quilombolas em Santa Catarina. NOVOS DEBATES - FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA , v. 4, p. 20-24, 2020.

  • DOTHLING, Nathália . Casa-grande & Senzala e a democracia racial: um convite oficial ao abandono da identidade negra. Ciência Contemporânea , v. 1, p. 201-216, 2019.

  • DOTHLING, Nathália . Quando os saberes são muitos Reflexões e propostas epistemológicas acerca do fazer antropológico. Revista Ciência Contemporânea , v. 1, p. 175-188, 2018.

  • DOTHLING, Nathália . Revisitanto os Estudos de Gênero: Mulheres negras e o pensamento científico. Cadernos de Gênero e Diversidade , v. 3, p. 30-46, 2017.

  • DOTHLING, Nathália . A educação como arma de transformação. MOSAICO SOCIAL , v. n.7, p. 59-76, 2014.

  • DOTHLING, Nathália . O cuidado como potência: entre o público e o privado e as lideranças de mulheres nas comunidades remanescentes de Quilombo Aldeia e Toca de Santa Cruz. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. v. 1. 244p .

  • DOTHLING, Nathália . 'Se eu não puder gozar, não é a minha revolução' Etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2015. v. 1. 104p .

  • DOTHLING, Nathália . Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das comunidades quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina, Brasil. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas, Argentina. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21. Posadas, 2018. p. 2324-2339.

  • DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings of public and private and women?s leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) ? Brazil. In: 18th IUAES World Congress, 2018, Florianópolis. CONFERENCE PROCEEDINGS ANAIS 18TH IUAES WORLD CONGRESS 18 CONGRESSO MUNDIAL DE ANTROPOLOGIA. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 3. p. 4716-4730.

  • DOTHLING, Nathália . ?Minha mãe trabalhou de doméstica, eu trabalhei em casa de patroa branca e minhas filhas também': narrativas de mulheres da Comunidade Quilombola Toca/Santa Cruz. In: III COPENE Sul - Negras e negros no sul do Brasil: Desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, 2017, Florianópolis. III COPENE Sul - Negras e negros no sul do Brasil: Desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira. Florianópolis: ABPN, 2017. v. I. p. 241-250.

  • DOTHLING, Nathália . Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-12.

  • DOTHLING, Nathália . Feminismo anarquista e Interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. In: I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, 2015, Belo Horizonte. Anais do Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Belo Horizonte: Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, 2015. v. 1. p. ---.

  • DOTHLING, Nathália ; DUTRA, Emília ; NASPOLINI, M. . Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. In: 4 Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica ENESEB, 2015, São Leopoldo RS. 4 ENESEB - Escola, Currículo e Sociologia, 2015.

  • DOTHLING, Nathália . Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador BA. II Desfazendo Gênero - Ativismos das dissidências sexuais e de gênero, 2015.

  • DOTHLING, Nathália . Buried Navels and the Ibiraquera Lagoon: Exploring Territory Ontology for the Quilombola Community of Aldeia, Santa Catarina, Brazil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Umbigos enterrados e as memórias da Lagoa: explorando ontologia de território entre a população da Comunidade Quilombola Aldeia ? SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Umbigos e tesouros enterrados: ontologia de território para o quilombo da Aldeia-SC. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Quando cuidar não é servir: tipos de cuidado, relações entre mulheres negras e brancas e as lideranças de mulheres em comunidades quilombolas no sul do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings of public and private and women's leadership in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina (SC) - Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Caminhos entre o Quilombo e a cidade: relações raciais entre mulheres negras e brancas na região litorânea de Santa Catarina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DOTHLING, Nathália . 'Minha mãe trabalhou de doméstica, eu trabalhei em casa de patroa branca e minhas filhas também': narrativas de mulheres da Comunidade Quilombola Toca/Santa Cruz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DOTHLING, Nathália . Descolonizando o gênero: mulheres negras e não brancas e/no pensamento científico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália . Da escravidão às casas de patroas brancas: narrativas de mulheres negras das Comunidades Quilombolas Toca e Aldeia, Santa Catarina/Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália ; PENA, Eveline . Intersecções entre gênero, relações étnico-raciais e relações de classe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOTHLING, Nathália . 'Se eu não puder gozar, não é a minha revolução': etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DOTHLING, Nathália ; FRANCA, D. ; SAGAZ, Gabriela . Análise preliminar das redações de Ensino Médio premiadas no Construindo a Igualdade de Gênero de 2005 a 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOTHLING, Nathália ; DUTRA, Emília ; NASPOLINI, M. . Papo Sério: Abordagens sobre Gênero e Sexualidade na Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DOTHLING, Nathália . Subjetividade no trabalho de campo: uma antropóloga negra anarcafeminista ou uma anarcafeminista negra antropóloga?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DOTHLING, Nathália . Anarcafeminismo e interseccionalidade: etnografia da Marcha das Vadias de Florianópolis/SC em 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DOTHLING, Nathália ; TUNES, G. . Por políticas guiadas pelo cuidado. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • DOTHLING, Nathália . Care as power: meanings and values of public and private and women's leaders in Quilombo Remnant Communities in Santa Catarina - Brazil. Chicago: Race, sex and power Conference 2018, 2018 (Trabalho aceito para apresentação).

  • DOTHLING, Nathália . Alegria em meio ao fogo As mulheres poderosas de Firelei Báez. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).

  • DOTHLING, Nathália . Conferência Ecos do Atlântico Sul Yolanda Chois ? Procurando caminhos em direção às costas seguras. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).

  • DOTHLING, Nathália . Entre o oficial e o alternativo O que houve com a Bienal de Havana?. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).

  • DOTHLING, Nathália . The World's Game O jogo mundial Futebol e arte contemporânea. São Paulo - Munich: C &, 2018. (Tradução/Outra).

  • DOTHLING, Nathália . Coleções de arte cubana contemporânea Bons tempos, mas é preciso ver para além do ?boom?. São Paulo - Munich: Goethe Institut, 2018. (Tradução/Outra).

Outras produções

HACHEM, Z. I. ; Figueiredo, J. ; DOTHLING, Nathália . Boletim do trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da Fundação Bradesco. 2020.

DOTHLING, Nathália ; MARTINS, Daniel . Estudos Técnicos sobre Características de tradicionalidade da CRQ Tomás Cardoso. 2020.

DOTHLING, Nathália ; MARTINS, Daniel . Plano Básico Ambiental Quilombola do Degredo. 2019.

DOTHLING, Nathália . Monitoria no 18th IUAES World Congress. 2018.

DOTHLING, Nathália ; GUEDES, A. . Monitoria no 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017.

DOTHLING, Nathália . Avaliação de Pôster 13 Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11. 2017.

DOTHLING, Nathália . Monitoria no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. 2013.

DOTHLING, Nathália . Documentário Barbie, Mídia e Subjetividade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DOTHLING, Nathália . 33 Uma violência velada. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DOTHLING, Nathália . Marcha das Vadias de Florianópolis e a cultura do estupro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DOTHLING, Nathália . Deglutindo Pensamentos. 2013; Tema: Democracia racial e enfraquecimento da Identidade Negra no Brasil. (Blog).

DOTHLING, Nathália . Interseccionalidade e Relações de Poder. 2017. .

DOTHLING, Nathália ; PENA, Eveline . Intersecções entre gênero, relações étnico-raciais e relações de classe. 2016. .

DOTHLING, Nathália . Curso de Antropologia: Gênero e Diversidade na Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DOTHLING, Nathália . Revista Papo Sério. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

DOTHLING, Nathália . Relatório parcial da bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 2015. (Relatório de pesquisa).

DOTHLING, Nathália ; KREMER, N. ; NASPOLINI, M. ; GROSSI, M. P. ; NOVO, L. . Projeto Papo Sério - Oficina sobre 'Masculinidades'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DOTHLING, Nathália ; KREMER, N. ; NASPOLINI, M. ; GROSSI, M. P. ; NOVO, L. . Projeto Papo Sério - Oficina sobre 'Homo-Lesbo-Transfobia'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DOTHLING, Nathália . Projeto Papo Sério - Oficina sobre Violências contra as mulheres. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DOTHLING, Nathália . Projeto Papo Sério - Oficina sobre Homo-Lesbo-Transfobia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DOTHLING, Nathália . Relatório final da bolsa SeCult. 2014. (Relatório de pesquisa).

DOTHLING, Nathália . Violência contra Mulher. 2014. (Debatedora da peça teatral Boneca de Pano).

DOTHLING, Nathália . Violência contra Mulher. 2014. (Debatedora da peça teatral Boneca de Pano).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina, Descrição: Chamada Pública: FAPESC/PRONEM/CNPq 06/2012. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Drª Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Tânia Welter - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil: análise de redações e artigos científicos premiados, acompanhamento de trajetórias individuais de vencedoras/es e projetos coletivos de gestão escolar, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os resultados do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (período de 2005 a 2013) em todos os Estados das cinco regiões do território nacional, por meio da análise das redações, artigos científicos, projetos pedagógicos das escolas, entrevistas com vencedoras/es do Prêmio e visitas in loco em escolas que se destacaram nas premiações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Virginia Nunes - Integrante / Sabrina Medeiros - Integrante / Thayse Jaques - Integrante / Everson Fernandes - Integrante / Gabriela Sagaz - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Feminismo, Ciências e Educação - Relações de poder e transmissão de conhecimentos, Descrição: Transmissão de saberes feministas e queer em movimentos sociais contemporâneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    A Mandrágora, Descrição: Grupo de estudos e práticas em teatro, ética e política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nathália Dothling Reis - Integrante / Ricardo Gaspar Muller - Coordenador / Gabriela Hoffman - Integrante.

Prêmios

2021

Ganhadora do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas, Editora Contracorrente e Instituto Marielle Franco.

2019

Research Training Tuition Fee Offset, University of Queensland.

2019

Research Training Stipend, University of Queensland.

2016

Menção Honrosa VI Edição do Prêmio Lévi-Strauss - Modalidade B Artigo, Associação Brasileira de Antropologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento. , Rua Bernardo Guimarães - até 389/390, Funcionários, 30140080 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (48) 37219000, Fax: (48) 32344069, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero Bolsista FUNJAB/SPM (Secretaria de Política para Mulheres) Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades

2014 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista PIBIC/CNPq no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS)

2013 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Tutora

2019 - Atual

Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora - Antropologia, Carga horária: 40

2020 - 2021

Raízes Desenvolvimento Sustentável

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Gestora de Projeto, Carga horária: 30

2018 - 2019

Projeto AMMOR

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Elaboração de projetos e captação de recursos, Carga horária: 5

Outras informações:
O Projeto Ammor é uma organização não-governamental (ONG) formado por um conjunto de projetos que buscam promover o desenvolvimento humano através do trabalho com pessoas excluídas ou em desvantagem social. Pretendemos resgatar nas crianças e jovens em situação de risco valores que estavam perdidos como a auto-estima, a cidadania e a convivência com a família. Assim, o Projeto Ammor integra ações como o Projeto COMVIDHA, de assessoria jurídica; o Projeto Papel e Cia, de capacitação através de oficinas de artes; a Academia de Ginástica Movimento Saúde, a Cooperativa Grupo Solidário, e a Clínica AMMOR, de check up de crianças e adolescentes em risco social. Além disso, oferece oficinas sobre gênero, sexualidade e outras atividades junto às populações em situação de rua de Belo Horizonte.

2018 - 2018

C & América Latina

Vínculo: Prestação de serviços/tradução, Enquadramento Funcional: Tradutora do espanhol

2020 - Atual

Associação Brasileira de Antropologia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro efetivo, Carga horária: 0

2019 - Atual

Associação Brasileira de Antropologia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Antropólogas/os Negras/os, Carga horária: 0

2015 - 2020

Associação Brasileira de Antropologia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro aspirante, Carga horária: 0