Paulo César Rocha Gomes

Cursando doutorado em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará UFPA(2012) e em Gestão de Empresas pelo ISCTE - Portugal (2011). Atualmente é Presidente da Companhia Energética Manauara. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Automação e Controle, com ênfase em Geração de Energia Elétrica tendo mais de 30 anos de experiência em O&M e EPC de Usinas Térmicas e Quimica.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC

2013 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: PRODUÇÃO MAIS LIMPA APLICADA A USINAS TERMELÉTRICAS: UMA METODOLOGIA PARA ESCOLHA DE TECNOLOGIA EM GERAÇÃO ELÉTRICA,
PAULO A. CAUCHICK MIGUEL. Coorientador: LUCILA MARIA DE SOUZA CAMPOS. Palavras-chave: CLEANER PRODUCTION; POWER PALNT.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Geração da Energia Elétrica. Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.

Mestrado em Engenharia Elétrica

2009 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO AUTÔNOMA PROPORCIONANDO GANHO DE PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS,Ano de Obtenção: 2012
Roberto Célio Limão de Oliveira.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Mestrado em GESTÃO DE EMPRESAS

2007 - 2010

Inst. Sup. de Ciências do Trabalho e da Empresa
Título: POLÍTICA DE TREINAMENTO COM BASE EM DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DO MÉTODO DE DOMINÂNCIA CEREBRAL: ESTUDO EM USINA TERMELÉTRICA DE MANAUS,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Albino Lopes
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Especialização em andamento em GESTÃO E TECNOLOGIA DO GÁS NATURAL

2009 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas
Título: CONVERSÃO DE USINAS TERMELÉTRICAS DE ÓLEO COMBUSTÍVEL PARA GÁS NATURAL:ESTUDO DE CASO USINA DE MANAUS
Orientador: DORIEL ANDRADE DOS SANTOS

Especialização em GESTÃO DE USINAS TERMELÉTRICAS

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: A INFLUÊNCIA DO FATOR HUMANO NOS INDICADORES DE O&M DAS USINAS TERMELÉTRICAS
Orientador: MARIA ALICE MORATO RIBEIRO

Especialização em GESTÃO DE PROJETOS

2008 - 2010

Fundação Getúlio Vargas
Título: PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE EMPRESA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS DE INFORMATICA
Orientador: JOSÉ ANGELO VALLE

Especialização em ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

2007 - 2008

Universidade Gama Filho
Título: REDES NEURAIS APLICADAS A CONTROLE DE ROBÔS
Orientador: FABIO DE SOUZA CARDOSO

Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL

2005 - 2006

Fundação Getúlio Vargas
Título: FRANQUIA LOJA DE CHOCOLATES FINOS FRANQUIA LOJA DE CHOCOLATES FINOS FRANQUIA LOJA DE CHOCOLATES FINOS
Orientador: JOSÉ CARLOS FRANCO DE ABREU FILHO

Graduação em Ciências Contábeis

1991 - 1997

Fundação Visconde de Cairu

Curso técnico/profissionalizante

1981 - 1984

Centro Integrado de Educação Luís Tarquínio

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.

Produções bibliográficas

  • GAMA, P. H. ; GUARNIER, E. ; S. FILHO, D. ; MATOS, J. ; DUNHAM, J. ; AMARAL, R. ; Paulo Cesar Rocha Gomes . Elevando a segurança energética por meio da melhoria da precificação da geração termoelétrica inflexível nos leilões de energia nova. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, K. C. R. ; PEDROSO FILHO, D. C. M. ; Paulo Cesar Rocha Gomes ; SILVA, W. F. ; SA, H. E. G. . Aplicação de Logística Reversa numa usina termelétrica: Um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, P. C. R. ; FRANÇA, ALCIMAR DE J. ; LEITE, JANDECY C. ; FERNANDES, MIGUEL CASTRO ; NETO, JOÃO C. DO L. . A confiabilidade de uma planta de energia com motores de combustão interna (MCI): o papel do óleo lubrificante neste processo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. A. M. ; GOMES, P. C. R. . A influência dos fatores humanos nos indicadores de O&M das usinas termelétricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, P. C. R. ; LEITE, JANDECY C. ; MEDEIROS, ADELSON B. DE ; MACIEL, PAULOH. DE L. . MANUTENÇÃO AUTÔNOMA APLICADA NA MELHORIA DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO POLO INDUSTRIAL DE MANUAS - PIM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • UTE MANAUARA. , ROD. AM010 KM.20, ZONA RURAL, 69049970 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 36529202, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - UTE MANAUARA, Enquadramento Funcional: DIRETOR SUPERINTENDENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Responsabilidade pela área técnica e condução de equipe para estado de excelência em suas atividades.  Monitoramento e controle do orçamento e contratos.  Avaliação dos contratos de fornecedores e clientes.  Gestão do processo de conversão da usina para operar com gás natural.  Redução de custos e maximização dos lucros.  Elaboração e administração de budget.  Planejamento estratégico para assumir o O&M da empresa.

2008 - 2008

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - UTEBREITENER, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Responsabilidade pela gestão da engenharia e projetos de melhoria das plantas.  Organização, documentação e padronização das instruções e procedimentos de O&M.  Responsabilidade pela seleção e avaliação da equipe de O&M.  Desenvolvimento do corpo técnico de O&M e alinhamento das estratégias de treinamentos.  Coordenação da conversão das usinas de HFO para gás natural, realizando análise de viabilidade técnica e econômica.  Implantação de política de redução de custos para a área Técnica.  Elaboração e administração de budget para a área Técnica.

2004 - 2008

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - EL PASO, Enquadramento Funcional: GERENTE DE MANUTENÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Implementação da filosofia de manutenção preventiva e preditiva.  Desenvolvimento de habilidades na supervisão.  Identificação de necessidade de treinamentos e formação de multiplicadores do conhecimento.  Desenvolvimento de estratégias de manutenção, nacionalização e equipamentos, redução de custos, elaboração e controle de budget.  Aplicação de normas éticas.  Responsabilidade por traçar todos os planos de manutenção e acompanhar performance das máquinas e equipamentos.  Realização das manutenções programadas pelos fabricantes.

2003 - 2004

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - PIC ENERGY, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Manutenção, calibração dos instrumentos e troubleshooting do sistema MARK e OVATION, manutenção e nacionalização dos equipamentos de campo e implementação da ISO9001/ ISO14001 e Performance Test.  Elaboração de budget do departamento, montagem do laboratório de E&I.

2002 - 2002

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - ALSTOM, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO&CONTROLE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Responsabilidade pelos sistemas digitais de controle (PLC, DCS Advant Station (ABB) e toda a instrumentação de campo incluindo dispositivos de elétrica e subestação.

1985 - 2002

Companhia Energetica Manauara

Vínculo: EMPRESA PRIVADA - MIC, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE CONTROLE& AUTOMAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Responsabilidade pela migração da empresa de pneumática para digital (SDCD e PLC) atuando como desenvolvedor dos projetos de 11 seções da empresa, com especificação da parte de hardware e desenvolvimento dos softwares aplicativos do processo.  Especificação da instrumentação e elétrica de campo e coordenação da equipe de montagem.