Amanda Brandão Araújo Moreno

Professora de Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutora em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Mestre em Teoria da Literatura também pelo PPGLetras/UFPE (2014). Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) (2012). Graduada em Letras (dupla licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Foi Professora Substituta do Departamento de Letras/Língua Espanhola da UFPE por dois anos (2014-2016) e atuou durante 5 anos (2012-2017) como Tutora da Educação à Distância do Curso de Letras/Espanhol na mesma universidade.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras

2014 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Cartografia ensaística de Alejo Carpentier
Alfredo Adolfo Cordiviola. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Letras

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A HISTORIA ANTIGUA DE MÉXICO DE CLAVIJERO E A DISPUTA DO NOVO MUNDO: CONFIGURAÇÃO DE IDENTIDADES E FUNDAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE NACIONALIDADE MEXICANA,Ano de Obtenção: 2014
Alfredo Adolfo Cordiviola.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Literatura Brasileira

2011 - 2012

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: Sarapalha reinventada: reescrituras de Guimarães Rosa
Orientador: Kleyton Ricardo Wanderley Pereira

Graduação em Letras

2007 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2019

Curso de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

e-Tutoria na Universidade Aberta do Brasil: Zona de Des. Proximal Digital. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2017 - 2017

Actualización para profesores de español. (Carga horária: 40h). , Mundo Español, ME, Argentina.

2014 - 2014

Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de event, CEBRASPE/CESPE, Brasil.

2012 - 2012

Literatura,Política e Pós-Colonialismo,por I. Mata. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

Hebraico Bíblico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

Interuniversitário de Atualização Profs Espanhol. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

Memórias Arquetípicas e Filosóficas em Narrativas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Semântica para interpretação de textos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2007 - 2009

Espanhol. (Carga horária: 350h). , Núcleo de Línguas e Culturas - Universidade Federal de Pernambuco, NLC - UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAES, I. ; MORENO, Amanda Brandão Araújo. . V Seminário MILBA - Entre tradição e contemporaneidade: insubmissas vozes de mulheres. 2019. (Outro).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . I Congresso Nordestino de Espanhol. 2008. (Congresso).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . I Colóquio de Análise do Discurso. 2008. (Outro).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . III Curso de Linguística Dinâmica: as forças da língua. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7º Seminário Acadêmico do Grupo de Investigações em Filologia Ibérica. 2019. (Seminário).

Semana de Letras da UFRPE: língua,literatura e cultura em tempos de (não) poderder.O ensaio latino-americano: impressões e diagnósticos, história e utopia. 2018. (Outra).

VII Congresso Nordestino de Espanhol. Alejo Carpentier e o barroco americano. 2018. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Coordenação de Sessão de Comunicação Individual Livre "Poéticas do insólito". 2018. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Carpentier e o surrealismo: entrecruzamentos e ambiguidades. 2018. (Congresso).

Simpósio e-Tutoria na Universidade Aberta do Brasil: memórias, vivências e narrativas.Letras/Espanhol EAD: relato de experiências. 2017. (Simpósio).

III Jornadas de estudios de América Latina y el Caribe. América Latina: escenarios en disputa..Relecturas de Alejo Carpentier y su idea de América. 2016. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. Alejo Carpentier e as ruínas dos passos perdidos: as cidades e o sujeito na narrativa carpentieriana. 2016. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. José Martí y Alejo Carpentier: vinculaciones sobre la idea de América. 2016. (Congresso).

5º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. Alejo Carpentier e o ?real maravilloso?: um conceito que se soma às teorias do fantástico e do maravilhoso. 2015. (Congresso).

Jornada Hispanismo e Interculturalidade II.Das "(in)visibilidades" na formação de professores e no ensino de espanhol: o caso Mercosul. 2015. (Outra).

V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.O lugar da literatura no ensino de espanhol: reflexões a partir de experiências didáticas no ensino superior. 2014. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. "Los pasos perdidos" y el cuerpo sin lugar: Alejo Carpentier y la temática de las corporalidades. 2014. (Congresso).

III Jornada Hispanismos: limites incertos. 2012. (Outra).

Seminário Humanidades Médicas. 2012. (Seminário).

15º Encontro de Literatura Infanto-juvenil: diversidade cultural e formação cidadã.Contos de Andersen: releituras e adaptações do conto "A sereiazinha". 2011. (Encontro).

15º Encontro de Literatura Infanto-juvenil: diversidade cultural e formação cidadã. 2011. (Encontro).

1º Encontro de Literatura Fantástica de Pernambuco.O tempo e a memória na literatura fantástica hispanoamericana do século XX. 2011. (Encontro).

1º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop.Naruto: um protagonista marginal e heroi. A representação social do menino kyuubi.. 2011. (Encontro).

2º Encontro Acadêmico: gêneros na Linguística e na Literatura. 2011. (Encontro).

Congresso Mundial de Profesores de Español. 2011. (Congresso).

Congresso Mundial de Profesores de Español. La interdisciplinariedad en las clases de ELE: un estudio de caso de la enseñanza básica en Brasil. 2011. (Congresso).

Curso de Actualización para profesores de español de Brasil. 2011. (Outra).

Fórum Pernambucano e II Encontro de Literatura Infantil e Juvenil | UFPE. 2011. (Encontro).

Fórum Pernambucano e II Encontro de Literatura Infantil e Juvenil | UFPE.CONTOS DE ANDERSEN: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA RELEITURA E ADAPTAÇÃO DO CONTO ?A SEREIAZINHA?. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional Cultura e Tradução.INTERTEXTUALIDADE, TRADUÇÃO E REESCRITURA: COMENTÁRIOS SOBRE OTELO E DOM CASMURRO. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional Cultura e Tradução - Encult.Intertextualidade, tradução e reescritura: comentários sobre Otelo e Dom Casmurro. 2011. (Encontro).

II Encontro Nacional Cultura e Tradução - Encult. 2011. (Encontro).

III Curso Interuniversitário de Atualização para professores de espanhol como língua extrangeira. 2011. (Outra).

III Simposio de Formación de Profesores de Español de Pernambuco y I Semana de la Hispanidad de UFPE.Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispanoamericana del siglo XX. 2011. (Simpósio).

II Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura.As reescrituras de "Missa do Galo" de Machado de Assis: "variações sobre o mesmo tema". 2011. (Seminário).

I Seminário de Interfaces Literárias: Literatura e Música. 2011. (Seminário).

IV Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas: o arco e a lira.Profecias maias, Gênesis e Apocalipse: punição divina e juízo final. 2011. (Seminário).

Oficinas pedagógicas do Taller Santillana: "Gramática y práctica, paso a paso: hacia el desarrollo efectivo de la competencia gramatical". 2011. (Oficina).

Oficinas pedagógicas do Taller Santillana: "Lee y contesta: por qué no les gusta leer? Ideas prácticas para el trabajo con textos más allá de las preguntas de comprensión". 2011. (Oficina).

Palestra Léxico e gramática. 2011. (Outra).

V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura e IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura. Cláudia Roquette-Pinto e a poesia erótica: um peixe-agulha, um homem liso.. 2011. (Congresso).

VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - SELIMEL.Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispano-americana del siglo XX. 2011. (Seminário).

III Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas: "As forças renacentistas". 2010. (Seminário).

I Seminário Novos Paradigmas do Ensino de Literatura no Ensino Médio. 2010. (Seminário).

Oficinas Pedagógicas da Linguagem - Texto e Corência: uma outra concepção de leitura.Texto e Corência: uma outra concepção de leitura. 2010. (Oficina).

Seminário Memorat: memória e cultura escrita na formação brasileira. 2010. (Seminário).

4º Encontro Cultura e Memória. 2009. (Encontro).

II Congresso Nordestino de Espanhol: uma língua, várias culturas. 2009. (Congresso).

IV Encontro Cultura e Memória: História e trabalho. MINICURSO: História e Literatura. 2009. (Encontro).

Minicurso "Las herramientas de la web 2.0: los recursos de comunicación e interacción mediados por computadora y su aplicación en el aula de ELE", no XIII Congresso Brasileiro de Porfessores de Espanhol: Integração de Culturas. 2009. (Outra).

Semântica para interpretação de textos. 2009. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2009. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Las profecías mayas, el Génesis y el Apocalipsis: punición divina y juicio final.. 2009. (Congresso).

1º Congresso Nordestino de Espanhol. 2008. (Congresso).

Colóquio de Análise do Discurso:marcos teóricos e relações multidisciplinares. 2008. (Outra).

Curso de Linguística Dinâmica: as forças da língua. 2008. (Outra).

I Congresso Nordestino de Espanhol. Monitoria. 2008. (Congresso).

II Seminário de Línguas e Literatura Clássicas: a difícil resistência. 2008. (Seminário).

Seminário Miguel Torga de Literaturas Vernáculas Contemporâneas. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isabela Cristina Tavares da Silva

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Andrés Cassard e o projeto de América: a influência da maçonaria na formação do Caribe. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amanda Silva do Nascimento

MORENO, Amanda Brandão Araújo.; PAES, I.. A figura feminina nas crônicas de Rachel de Queiroz e Irene Lisboa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Málini de Figueiredo Ferraz

MORENO, Amanda Brandão Araújo.; PAES, I.. A mímese do eu e do outro: a mulher e a maternidade em "A filha perdida", de Elena Ferrante. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Viviane Silva dos Santos

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Os espaços da cidade no romance O rabo da serpente, de Leonardo Padura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Valdemir Gomes da Silva

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Análisis de canciones traducidas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Etiene Suzane Correia de Oliveira

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Entre él y yo. La literatura como perspectiva intercultural: un estudio sobre el texto literario en libros didácticos de español. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Lingua Espanhola) - Universidade Federal de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.; NASCIMENTO, T. M. D.; DUARTE, A. V. M. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Substituto de Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Departamento de Letras. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Avaliador de Relatório Parcial do PIBIC. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Avaliador de Relatório Final PIBIC/PIC UFRPE. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Avaliador de Relatório Final PIBIC/PIC UFRPE. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Avaliador de Relatório Parcial do PIBIC. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

MORENO, Amanda Brandão Araújo.. Avaliador de Relatório Final do PIBIC. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karine da Rocha Oliveira

CORDIVIOLA, A. A.; SANCHEZ, D. J. G.; MINEIRO, I. B.; LOPEZ, J. I. J. C.;OLIVEIRA, K. R.. Cartografia ensaística em Alejo Carpentier. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Brenda Carlos de Andrade

CORDIVIOLA, A.ANDRADE, B. C.; SANCHEZ, D.. Alejo Carpentier e suas visões de América: narrativa e ensaística sobre o espaço americano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Brenda Carlos de Andrade

CORDIVIOLA, A.WALTER, R. G. M.ANDRADE, BRENDA CARLOS DE. Alejo Carpentier e suas visões de América: narrativa e teoria sobre a construção do espaço americano. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Imara Bemfica Mineiro

CORDIVIOLA, A.; SANCHEZ, D. J. G.; ROCHA, K.;MINEIRO, Imara Bemfica. Cartografia Ensaística de Alejo Carpentier. 2018. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Juan Ignacio Jurado Centurion Lopez

CORDIVIOLA A.A; OLIVEIRA, K. R.; SANCHEZ, D. J. G.; MINEIRO, I. B.;LOPEZ, Juan Ignacio Jurado Centurion. Cartografia ensaistica de Alejo Carpentier. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cinthia Maria Tenorio da Conceição

?As representações da infância em Viaje Olvidado, de Silvina Ocampo?; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

Letícia Leite Inojosa

?Formas de representar o feminino em contos de Silvina Ocampo?; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

José Victor Ferreira Sousa

Subjetividades em xeque: emoções e parcialidade em ?Los que aman, odian?, de Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . La enseñanza de lengua española en Brasil: historia, legislación, resistencias.. IBEROAMÉRICA SOCIAL: REVISTA-RED DE ESTUDIOS SOCIALES , v. 1, p. 61-79, 2019.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Da natureza e dos afetos: 'Os passos perdidos', de Alejo Carpentier. Intersemiose - Revista Digital , v. 7, p. 1-14, 2015.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e a música: entre sonatas, romances e ensaios. Intersemiose - Revista Digital , v. III, p. 1-10, 2014.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Épica, Romance, Mito e Literatura Nacional: conciliação impossível?. Encontros de Vista , v. 1, p. 1, 2013.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . As reescrituras de 'Sarapalha': da roça ao mundo cyber. Encontros de Vista , v. 8, p. 09-19, 2011.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; BEZERRA, Hosana Araújo. . Intertextualidade, tradução e reescritura: comentários sobre Otelo e Dom Casmurro. Cultura & Tradução - , v. 1, p. 01-05, 2011.

  • PAES, I. (Org.) ; MORENO, Amanda Brandão Araújo. (Org.) ; DUARTE, N. (Org.) ; BEZERRA, R. (Org.) . Caderno de resumos do V Seminário MILBA. Entre a tradição e a contemporaneidade: insubmissas vozes de mulheres.. 5. ed. Recife: EDUFRPE, 2019. v. 1. 157p .

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Experiências em letras/espanhol em EaD. In: Otacilio Antunes Santana; Maria Auxiliadora Soares Padilha. (Org.). Tutor EAD e o processo da tutoria na Universidade Aberta do Brasil. 1ed.São Paulo: Blucher, 2017, v. , p. 51-54.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la Literatura Fantástica hispanoamericana del siglo XX. In: André de Sena. (Org.). Literatura fantástica e afins. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012, v. 1, p. 57-66.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . José Martí y Alejo Carpentier: vinculaciones sobre la idea de América. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, Foz do Iguaçu. Estudos de literatura e cultura, 2018. v. 1. p. 33-40.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e as ruínas dos passos perdidos: as cidades e o sujeito na narrativa carpentieriana. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, Foz do Iguaçú. Estudos de literatura e cultura, 2016. v. 1. p. 41-55.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Relecturas de Alejo Carpentier y su idea de América. In: III Jornadas de Estudios de América Latina y el Caribe., 2017, Buenos Aires. Actas III Jornadas de Estudios de América Latina y el Caribe. América Latina: escenarios en disputa.. Buenos Aires: IEALC, 2016. v. Eje 4. p. 4-9.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Utopistas da América: as visões do porvir de Vasconcelos, Ureña e Carpentier. In: 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação, 2017, São Carlos. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. Porto Alegre: Revolução eBook, 2015. p. 743-753.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Los Pasos Perdidos y el cuerpo sin lugar: Alejo Carpentier y la temática de las corporalidades. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Estudos de literatura e cultura. Rio de Janeiro: ABH, 2014. v. Unico. p. 76-84.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Carpentier e a música: entre sonatas, romances e ensaios. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Literatura e Lingüística da Universidade de Pernambuco (UPE), 2015, Garanhuns. Anais do III Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Literatura e Lingüística da Universidade de Pernambuco (UPE): nas fronteiras da linguagem, 2015. v. 1. p. 176-183.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Os Jesuítas e a América: fundação da alteridade, espaços transculturais e sentimento nativo. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2014, Recife. Anais do XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Ensino de espanhol no Brasil: novos horizontes.. Recife: Editora da UFPE, 2013. p. 1160-1174.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . O lugar da literatura no ensino de espanhol: reflexões a partir de experiências didáticas no ensino superior. In: Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e ensino, 2014, Campina Grande. Anais Enlije V (2014) - Volume 1 , Número 2. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA: OS LEITORES NO ROMANCE, O LEITOR PRESSUPOSTO. In: Viva a Pernambucanidade Viva XII: inovação e permanência na cultura pernambucana, 2013, Recife. Viva a Pernambucanidade Viva XII: inovação e permanência na cultura pernambucana, 2013. v. 1.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Diálogos de História Natural: o homem prototípico e o homem em construção. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador. Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo: ABH, 2013. p. 73-79.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . REESCRITURAS DE ?SARAPALHA?: DA ROÇA AO CYBER. In: Congresso Nacional de Literatura - CONALI, 2012, João Pessoa. Eu, cem anos de poesia. João Pessoa: Ideia, 2012. p. 109-118.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispano-americana del siglo XX. In: VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - SELIMEL, 2011, Campina Grande. Anais dos VII Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. Ensino de língua e literatura: práticas, estágios e políticas.. Campina Grande: Motiva, 2011. p. 6-15.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Cláudia Roquette-Pinto e a poesia erótica: um peixe-agulha, um homem liso. In: V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura e IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2011, Olinda. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura. Olinda: Departamento de Letras, 2011. p. 19-27.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispanoamericana del siglo XX. In: III Simpósio de formación de profesores de español y I Semana de Hispanidad UFPE, 2011, Recife. Lenguages y nuevas tecnologías. Recife: Apeepe, 2011. v. 3. p. 118-127.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Naruto: um personagem marginal e heroi. A representação social do menino kyuubi.. In: 1º Encontro Nacional de Estudos sobre quadrinho e Cultura Pop, 2011, Recife. 1º Encontro Nacional de Estudos sobre quadrinho e Cultura Pop. Maceió: Edufal, 2011. v. 1. p. 113-129.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Las profecías mayas, el Génesis y el Apocalipsis: punición divina y juicio final.. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2009, João Pessoa. XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Campina Grande: Realize, 2009.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . AS POLÊMICAS DO NOVO MUNDO. LITERATURA ILUSTRADA SOBRE A AMÉRICA HISPÂNICA.. In: CONIC - Congresso de Iniciação Científica, 2010, Recife. Congresso de Iniciação Científica, 2010.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Mulheres no fantástico: revisitando Silvina Ocampo. In: V Seminário MILBA, 2019, Recife. Entre a tradição e a contemporaneidade: insubmissas vozes de mulheres. Recife: EDUFRPE, 2019. p. 33-33.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . A ensaística carpentieriana: manual do romancista latinoamericano do século XX. In: XIII Jornadas Andinas de Literatura latinoamericana, 2018, Rio Branco - Acre. Éticas e poéticas dos mundos andinos-amazônicos: trânsitos de saberes, linguagens e culturas. Rio Branco: Nepan, 2018. v. único. p. 504-504.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Carpentier e o surrealismo: entrecruzamentos e ambiguidades. In: X Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2018, Aracaju, SE. Livro de Resumos do X Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Cristóvão: ABH, 2018. p. 103-103.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e a música: entre sonatas, romances e ensaios. In: III Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Linguística e Literatura, 2015, Garanhuns. Nas fronteiras da linguagem. Garanhuns: Ed. Jairo Nogueira Luna, 2015. p. 96-96.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . 'Los pasos perdidos' y el cuerpo sin lugar: Alejo Carpentier y la temática de las corporalidades. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: ABH, 2014. p. 16-16.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . O lugar da literatura no ensino de espanhol: reflexões a partir de experiências didáticas no ensino superior. In: Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e ensino, 2014, Campina Grande. Anais Enlije V (2014) - Volume 1 , Número 2. Campina Grande: Realize, 2014. v. 1.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Os jesuítas e a América: fundação da alteridade, espaços transculturais e sentimento nativo. In: XV Congreso Brasileño de Profesores de Español, 2013, Recife. Caderno de resumos do XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013. p. 13-14.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA: OS LEITORES NO ROMANCE, O LEITOR PRESSUPOSTO. In: Viva a Pernambucanidade Viva XII: inovação e permanência na cultura pernambucana, 2013, Recife. Viva a Pernambucanidade Viva XII: inovação e permanência na cultura pernambucana, 2013. v. 1.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Reescrituras de "Sarapalha": da roça ao cyber. In: Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. Eu: cem anos de poesia. João Pessoa: Ideia, 2012. v. 1. p. 117-118.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Diálogos de Historia Natural: el hombre prototípico y el hombre en construcción. In: IVV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. IVV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012. p. 12-12.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispano-americana del siglo XX. In: VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - SELIMEL, 2011, Campina Grande. Anais do VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Ensino de Língua e Literatura; práticas, estágios e políticas.. Campina Grande: Motiva, 2011. p. 6-7.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Cláudia Roquette-Pinto e a poesia erótica: um peixe agulha, um homem liso.. In: V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura e IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2011, Olinda. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura. Olinda: Departamento de Letras, 2011. p. 9-9.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; BEZERRA, Hosana Araújo. . Intertextualiadde, tradução e reescritura: comentários sobre Otelo e Dom Casmurro. In: II Encontro Nacional Cultura e Tradução - Encult, 2011, João Pessoa. Cultura e tradução: diálogos contemporâneos. João Pessoa: Ideia, 2011. v. 1. p. 105-105.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . As reescrituras de "Missa do Galo" de Machado de Assis: "variações sobre o mesmo tema". In: II Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura, 2011, Recife. A hora e a vez do leitor, 2011. p. 01-01.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Las profecías mayas, el génesis y el apocalipsis: punición divina y juicio final. In: XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol: integração de culturas, 2009, João Pessoa. XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol: integração de culturas, 2009.

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Mar e areia em 'Los que aman, odian', de Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Mulheres no fantástico: revisitando Silvina Ocampo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e o barroco americano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . O ensaio latino-americano: impressões e diagnósticos, história e utopia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Carpentier e o surrealismo: entrecruzamentos e ambiguidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Duas faces de Alejo Carpentier: o romancista e o ensaísta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Letras/Espanhol EAD: relato de experiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e as ruínas dos passos perdidos: as cidades e o sujeito na narrativa carpentieriana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . José Martí y Alejo Carpentier: vinculaciones sobre la idea de América. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Relecturas de Alejo Carpentier y su idea de América. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Utopistas da América: as visões do porvir de Vasconcelos, Ureña e Carpentier. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e a música: entre sonatas, romances e ensaios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Das ?(in)visibilidades? na formação de professores e no ensino de espanhol: o caso Mercosul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Alejo Carpentier e o ?real maravilloso?: um conceito que se soma às teorias do fantástico e do maravilhoso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . O lugar da literatura no ensino de espanhol: reflexões a partir de experiências didáticas no ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . 'Los pasos perdidos' y el cuerpo sin lugar: Alejo Carpentier y la temática de las corporalidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Carpentier e 'El arpa y la sombra': histórias reinventadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Os jesuítas e a América: fundação da alteridade, espaços transculturais e sentimento nativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Reescrituras de Sarapalha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Diálogos de História Natural: el hombre prototípico y el hombre en construcción. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . 'A rainha dos cárceres da Grécia': os leitores no romance, o leitor pressuposto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Contos de Andersen: releituras e adaptações do conto "A sereiazinha". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Contos de Andersen: considerações sobre uma releitura e adaptação do conto ?A sereiazinha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Naruto: um protagonista marginal e heroi. A representação social do menino Kyuubi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la literatura fantástica hispano-americana del siglo XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Cláudia Roquette-Pinto e a poesia erótica: um peixe-agulha, um homem liso.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Tiempo y memoria en la Literatura fantástica hispanoamericana del siglo XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; BEZERRA, Hosana Araújo. . Intertextualiadde, tradução e reescritura: comentários sobre Otelo e Dom Casmurro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . As reescrituras de "Missa do Galo" de Machado de Assis: "variações sobre o mesmo tema". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . O tempo e a memória na literatura fantástica hispanoamericana do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . LA INTERDISCIPLINARIEDAD EN LAS CLASES DE ELE: UN ESTUDIO DE CASO DE LA ENSEÑANZA BÁSICA EN BRASIL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . La interdisciplinariedad en las clases de ELE: un estudio de caso de la enseñanza básica en Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Profecias maias, Gênesis e Apocalipse: punição divina e juízo final. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; BERNARDO, Leila Rebeca de Oliveira. ; GUIMARÃES, Viviane Lira. ; LOYO, Wanessa. . Texto e Corência: uma outra concepção de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; CORDIVIOLA, A. A. . Literatura ilustrada na América Espanhola do século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Las profecías mayas, el Génesis y el Apocalipsis: punición divina y juicio final. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAES, I. ; MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Comissão Científica do V Seminário MILBA - Entre a tradição e a contemporaneidade: insubmissas vozes de mulheres. 2019.

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Literatura en Lengua Española II: siglo XX y Contemporánea. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso EAD).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Avaliador do Relatório Final de PIBIC 'De mulheres na guerra: outro olhar para La Araucana e Purén Indómito)'. 2018. (Avaliador de Relatórios PIBIC - UFRPE).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Habilidades linguísticas: produção oral e escrita. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORENO, Amanda Brandão Araújo. ; BERNARDO, Leila Rebeca de Oliveira. ; GUIMARÃES, Viviane Lira. ; LOYO, Wanessa. ; MENDES, Mauro. ; RIBEIRO, Airles. . Texto e coerência: uma outra concepção de leitura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MASIP, V. ; MORENO, Amanda Brandão Araújo. . Manual Introdutório ao Hebraico Bíblico para falantes de português.. 2009. (Revisão Linguístico-textual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O ?realismo maravilhoso? em narrativas hispano-americanas do século XX., Descrição: A literatura do maravilhoso, do fantástico, do insólito e da subversão da representação do real tratada com ou sem sua naturalização é uma marca indelével da narrativa hispano-americana do século XX e por ela passam a formação e consolidação daquilo que se convencionou chamar ?nueva novela hispano-americana?. A crítica literária desde então se ocupa de discutir a validade desses termos nos textos literários e encontrou no trabalho de Irlemar Chiampi um importante paradigma de como aborda-los. É pensando no conceito apresentado pela autora brasileira que propomos este projeto, cujo objetivo é analisar as marcas do ?realismo maravilhoso? na narrativa hispano-americana do século XX e verificar as formas autorais de apreensão dessa literatura, passando pelo questionamento e validade do conceito em si e de outros termos adjacentes, como o real maravilhoso, o realismo mágico e o fantástico, a partir da leitura de romances e contos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Coordenador / Antony Cardoso Bezerra - Integrante / João Batista Pereira - Integrante / Cinthia Maria Tenório - Integrante / Letícia Leite Inojosa - Integrante / Paloma Gomes - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2014 - 2018

    Os retornos do passado: a crônica histórica nas letras coloniais hispano-americanas, Descrição: Este projeto propõe analisar as diversas características, funções e usos da crônica histórica no marco das letras coloniais hispano-americanas do século XVI. Dentre os diversos gêneros e modalidades discursivas que compõem o heterogêneo corpus da literatura colonial, a crônica histórica se apresenta como um campo privilegiado para investigar os processos de ocidentalização da América e os modos em que foram narradas e revestidas de sentido as definitivas transformações promovidas pela expansão atlântica, pela conquista espanhola e pelas consequentes transculturações que atravessaram o continente... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Integrante / Alfredo Adolfo Cordiviola - Coordenador / Ildney Cavalcanti - Integrante / Juan Ignacio Jurado Centurion - Integrante / Brenda Carlos de Andrade - Integrante / Roberta da Silva - Integrante / Mercia Paulino - Integrante / Solange Regina - Integrante / Marcelo Jorge Perez - Integrante / Waleska Caaroline de Oliveira - Integrante / Idalina Duarte - Integrante.

  • 2012 - 2014

    A História de Clavijero e a disputa do Novo Mundo, Descrição: Analisar como a obra Historia Antigua de México, do padre Francisco Javier Clavijero, traduziu o pensamento etnocêntrico europeu numa forma de defesa do potencial histórico e intelectual dos povos colonizados, contribuindo para transformação que se operou, no campo do discurso, da imagem anteriormente imposta das identidades culturais daqueles povos. Investigar como os debates relativos à circulação e uso das ideias ilustradas europeias renovaram as sociedades coloniais e levaram intelectuais a refletir sobre as identidades culturais dos povos latino-americanos. Examinar como se estabeleceu e quais as conseqüências do diálogo entre autores europeus, como Buffon, De Pauw, Raynal e Robertson, e a obra de Clavijero. Observar como a apropriação responsável das ideias dos filósofos europeus contribuiu para, paulatinamente, diluir o estigma de atraso e inferioridade atribuído à América Latina representado na obra Historia Antigua de México. Analisar como a obra do padre Clavijero reinterpretou o pensamento etnocêntrico europeu e constituiu uma defesa contundente das potencialidades dos povos periféricos, corroborando para a modificação que existiu, no campo do discurso, da ideia que se tinha da cultura daquela gente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Integrante / Alfredo Adolfo Cordiviola - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    As razões últimas. Literatura no ocaso do império espanhol nas Américas., Descrição: Estudo da literatura hispanoamericana no contexto do século XVIII.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Integrante / Alfredo Adolfo Cordiviola - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    A escrita das cidades. Literatura e vida urbana na América espanhola do século XVI, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alfredo Adolfo Cordiviola em 26/06/2017., Descrição: Este projeto propõe analisar o papel que desempenharam as cidades na configuração das sociedades hispano-americanas ao longo do século XVI, e as diversas funções que a literatura cumpre no contexto urbano da época colonial. As cidades criam as condições para a paulatina consolidação de campos intelectuais (principalmente em México e Lima) que, apesar de periféricos e dependentes, são ao mesmo tempo particulares e autônomos. Nesses campos intelectuais que vão se definindo já a partir da segunda metade do século XVI, as tradições metropolitanas são importadas e assimiladas, mas também contestadas e subvertidas, estabelecendo uma dinâmica cultural que irá pautando as marcas da diferença americana... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Integrante / Alfredo Adolfo Cordiviola - Coordenador / Juan Ignacio Jurado Centurion - Integrante / Brenda Carlos de Andrade - Integrante / Juan Pablo Martin - Integrante / Amarino Queiroz - Integrante / Rogerio Mendes Coelho - Integrante / Débora Correia de Barros - Integrante / Naelza de Araújo Wanderley - Integrante / Theresa Bachmann - Integrante / Flora Barbosa - Integrante / Erica Teresa Abreu - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2019 - Atual

    Material multimídia para o Curso Letras-espanhol Ead, Descrição: Elaboração de material multimídia para o curso de Letras-espanhol EaD: duzentas e oito horas (208h) de material em HTML em SCORM, quarenta e sete minutos (47 m.) de pílulas do conhecimento, 1 tutorial de 10 minutos.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Coordenador / Cristina Corral Esteve - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Material multimídia para o Curso Letras-espanhol Ead, Descrição: Elaboração de material multimídia para o curso de Letras-espanhol EaD: duzentas e oito horas (208h) de material em HTML em SCORM, quarenta e sete minutos (47 m.) de pílulas do conhecimento, 1 tutorial de 10 minutos.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Amanda Brandão Araújo Moreno - Coordenador / Cristina Corral Esteve - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. , Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, 50670901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2018

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna do doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2017

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutora da EAD - Letras/Língua Espanhola, Carga horária: 20

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: 2014.1: Língua Espanhola VII - Semântica; Espanhol Instrumental 2 (curso de Letras Bacharelado); Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 1; Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 3. 2014.2: Língua Espanhola VII - Semântica; Espanhol Instrumental 1 (curso de Secretariado); Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 2; Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 4. 2015.1: Língua Espanhola VII - Semântica; Espanhol Instrumental (curso de Jornalismo/Comunicação Social); Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 1; Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 5. 2015.2: Espanhol Instrumental 1 (curso de Secretariado); Metodologia do Ensino de Língua Espanhola 4.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da EAD - Letras/Língua Espanhola, Carga horária: 20

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 15

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 15

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2014 - 2017

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da educação à distância, Carga horária: 20

  • 2012 - 2014

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da educação à distância, Carga horária: 20

  • 2017 - 2017

    Faculdade Frassinetti do Recife

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Disciplina "Habilidades linguísticas: produção oral e escrita" ministrada em curso de Pós-Graduação Latu Sensu de Especialização em Língua Espanhola: Linguagem e Interculturalidade, no período de 13/05/2017 a 10/06/2017, totalizando 25 horas aula.

  • 2009 - 2010

    Núcleo de Línguas e Culturas da Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 8

  • 2008 - 2012

    Colégio NAP - Nucleo de Apoio pedagógico

    Vínculo: Revisor textual, Enquadramento Funcional: Revisor de textos

  • 2011 - 2011

    Colegio Motivo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário docente na área de L. Portuguesa, Carga horária: 15

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Licenciatura em Letras.

    • 03/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

    • 02/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Licenciatura em Computação, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Coordenação Didática - CCD de Licenciatura em Computação.

    • 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Coordenação Didática - CCD do Curso de Zootecnia.

    • 08/2018 - 12/2019

      Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola III, Língua Espanhola V

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola II, Língua Espanhola III

    • 10/2017 - 01/2018

      Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola I, Língua Espanhola II, Língua Espanhola V