Marisa Ferreira Aderaldo

Doutora em Letras na área dos Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e atua principalmente no ensino de língua e literatura espanhola e hispanoamericana. Entre os livros traduzidos destacam-se Os caracteres morais (ABC Ed., 2005) de Teofrasto e A Idade de Ouro: dedicada aos meninos da América (Forgráfica Ed., 2006), de José Martí. Atualmente desenvolve pesquisas na subárea da tradução audiovisual acessível voltada a pessoas com deficiência visual (audiodescrição), com ênfase no compartilhamento de obras de artes visuais bidimensionais em meios eletrônicos e outras imagens em livros didáticos e paradidáticos.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em letras

2009 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição à luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social-multimodalidade
Célia Maria Magalhães. Coorientador: Vera Lúcia Santiago Araújo. Palavras-chave: tradução audiovisual acessível . semiótica social; semiótica social multimodal; AUDIODESCRIÇÃO; pinturas artísticas; parâmetros descritivos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes.

Mestrado em Máster Lengua y Cultura

1998 - 2000

Universidad de Salamanca
Título: CADA MAESTRILLO TIENE SU LIBRILLO,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Pr. Dr. Jaun Eguiluz Pacheco

Mestrado interrompido em 1988 em Educação

1985 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação de livro didático,Orientador: Prof.Dr.Luadir Baruf
Ano de interrupção: 1988

Graduação em Letras (Português/Espanhol)

1976 - 1984

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de formação de professores e tutores para a educação a distãncia. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2011 - 2011

CURSO DE AUDIO-DESCRIÇÃO EM ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS. (Carga horária: 40h). , CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR, CCDM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Edição de áudio e vídeo. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2008 - 2008

Mestrado acadêmico Ling.Aplicada. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Seminario de Formacion de profesores de espanol. (Carga horária: 30h). , Universidad de Murcia, UM, Espanha.

2006 - 2006

Mestrado acadêmico Ling.Aplicada. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2000 - 2000

Enseñanza de Español Como Lengua Extranjera. (Carga horária: 10h). , Instituto Cervantes, IC*, Brasil.

1999 - 1999

I Curso para Profesores de Español en Brasil. (Carga horária: 150h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

1998 - 1998

Extensão universitária em Curso de cine español. (Carga horária: 20h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

1998 - 1998

XI Curso para Profesores de Español en Brasil. (Carga horária: 130h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

1997 - 1997

Iniciacion de lingua galega. (Carga horária: 30h). , Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.

1997 - 1997

X Curso de Lingua e cultura galegas para estranxei. (Carga horária: 60h). , Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.

1987 - 1987

Orientação ténica de língua estrangeira. (Carga horária: 80h). , Coordenadoria de Estudos e normas pegagógicas Seduc São Paulo, CENP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Espanhola.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ADERALDO, M. F. . I Seminário internacional sobre exclusão, inclusão e diversidade na Educação - Comissão Organizadora das apresentações culturais. 2009. (Outro).

ADERALDO, M. F. . A importância da Extensão universitária relativa ao ensino de idiomas - coordenação de painel. 2009. (Congresso).

Pascual Cantos ; ADERALDO, M. F. . II Seminario de formación de professores de Español como lengua extranjera en Brasil. 2009. (Outro).

ADERALDO, M. F. ; Francisco Javier Villatoro . III Congreso internacional virtual sobre enseñanza de español lengua extranjera. 2008. (Congresso).

ADERALDO, M. F. ; Pascual Cantos . I Seminario de Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera. 2007. (Outro).

ADERALDO, M. F. ; Francisco Javier Villatoro . II Congreso virutal sobre enseñanza de ELE: la red como espacio de colaboración. 2007. (Congresso).

ADERALDO, M. F. ; Francisco Javier Villatoro . Primer congreso virtual sobre enseñanza de E/LE. 2006. (Congresso).

ADERALDO, M. F. . Semana cultural do Núcleo de Línguas da UECE: por uma cultura de Paz. 2004. (Exposição).

ADERALDO, M. F. . IX Congresso Brasileño de Professores de Español. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Encontro Internacional dos Estudantes de Letras.Pedagogia da autonomia: acessibilidade no curso de Letras. 2018. (Encontro).

Seminário Formação de professores para a Educação Especial/Inclusiva.EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SEUS PROTAGONISTAS. 2018. (Seminário).

II Simpósio Interdisciplinar de Estudo Linguísticos.TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL A AUDIODESCRIÇÃO NA EDUCAÇÃO. 2017. (Simpósio).

XXII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INICIAÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS PARA CEGOS. 2017. (Oficina).

XXII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES E A AUDIODESCRIÇÃO EM PROVAS DO ENEM. 2017. (Outra).

XXII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.UTILIZAÇÃO DE PARÃMETROS DESCRITIVOS PARA A INSTRUMENTLIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROJETO DE PESQUISA DE MESTRADO. 2017. (Outra).

Abertura semestral na Universidade Estadual do Ceará.A (in)acessibilidade visual e Exame Enem: questões para pensar a inclusão. 2016. (Outra).

I Encontro de Tradução da UERN.MODELO DESCRITIVO PARA A INSTRUMENTALIZAÇÃO DE AUDIODESCRITORES EM NÍVEL DE FORMAÇÃO INICIAL. 2016. (Encontro).

UNIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: DESAFIOS POLÍTICOS E CULTURAIS.(In)acessibilidade visual e Exame Enem: questões para pensar a inclusão. 2016. (Outra).

XXI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.MINICURSO TRADUÇÃO AUDIOVISUAL INCLUSIVA: AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS BIDIMENSIONAIS E APLICAÇÃO NO ENSINO. 2016. (Outra).

5th IATIS Conference. Proposal of descriptive parameters for capacitation audio descriptors. 2015. (Congresso).

I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos da UECE.CESSIBILIDADEVISUALEEMPODERAMENTODASPESSOASCOMDEFICIÊNCIA:ASBOASPRÁTICASNOAMBIENTEESCOLARPORMEIODAAUDIODESCRIÇÃO. 2015. (Simpósio).

XX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.LEDORES NO ENEM E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2015. (Outra).

Seminários linguísticos.Audiodescrição e parâmetros descritivos para audiodescritores. 2014. (Seminário).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A pesquisa acadêmica em audiodescrição. 2014. (Congresso).

VI congresso brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. A pesquisa sobre audiodescrição para pessoas cegas no Brasil. 2014. (Congresso).

xix semana universitária da uece.PARÂMETROS DESCRITIVOS PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE AUDIODESCRITORES DE PINTURAS ARTÍSTICAS: APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO. 2014. (Outra).

xxxlV Semana do Tradutor e I Simpósio Internacional de Tradução.Audiodescrição e parâmetros descritivos de pinturas artísticas para audiodescritores em formação. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Elaboração de Roteiros de Audiodescrição de Obras de Arte. 2013. (Simpósio).

XI Congresso Internacional da Abrapt e V Congresso Internacional de Tradutores. Tradução audiovisual e acessibilidade cultural na web para pessoas com deficiência visual. 2013. (Congresso).

AULA INAUGURAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA.PROFESSOR: NEM DOM NEM SACERDÓCIO. PROPOSTA DE OLHARES ETNOGRÁFICOS NO OFÍCIO. 2011. (Outra).

II SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO.AUDIODESCRIÇÃO NO CAMINHO DA ACESSIBILIDADE E DA INXLUSÃO SOCIOCULTURAL. 2011. (Seminário).

Ciati V Congresso Iberamericano de Tradução e Interpretação. O estudo de áudio-descrição para deficientes visuais: uma interface entre os estudos de várias modalidades de tradução. 2010. (Congresso).

Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. Audiodescrição de Imagens e Formação de Público deficiente visual em museus: um estudo na interface da tradução audiovisual e multimodalidade. 2010. (Congresso).

XV Semana Universitaria da UECE.Modelo de roteiro de audiodescrição de pinturas artísticas à luz da teoria da multimodalidade e da Gramática do Desenho Visual. 2010. (Outra).

Curso interuniversitario de Actualización para profesores de Español.Syllabus y elaboración de Currículo. 2009. (Outra).

II Seminario de Formacion de profesores de español como lengua extranjera.Lectura pedagógica de las imágenes en los manuales didácticos. 2009. (Seminário).

I Jornada deestudos em ensino,língua e literatura.Estudio sobre las plantas de sombra en Aura de Carlos Fuentes. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.Desenho para todos: mais acessibilidade nas propagandas institucionais brasileiras. 2009. (Seminário).

Literatura escrita por mulheres. 2009. (Encontro).

Literatura espanhola e hispanoamericana: reflexões: Literatura cubana escrita por mujeres, un breve recorrido. 2009. (Encontro).

O Instituto Cervantes no mundo e sua importância em Fortaleza.Informação sobre Diplomas Dele. 2009. (Outra).

Programa de Cooperação acadêmica entre os programas de pós graduação em linguistica UFMG/UECE. 2009. (Seminário).

VI Semana de Humanidades UFC/UECE.A importancia da extensão universitária relativa ao ensino de idiomas. 2009. (Outra).

Centenário dos Franceses Merleau-Ponty e Simone de Beauvoir.Poder de comando: reflexão sobre o autoritarismo e discurso nas personagens femininas na trilogia Garcia Marques, Garcia Lorca e Laura Esquivel à luz de Simone de Beauvoir. 2008. (Encontro).

III Congreso internacional virtual sobre enseñanza de español lengua extranjera. Experiencias docentes. 2008. (Congresso).

Lexicografia aplicada ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2008. (Outra).

VI Semana de estudos linguisticos e literários de Pau dos ferros.O ensino de línguas estrangeiras na mdernidade. 2008. (Seminário).

VI Semana de Estudos linguísticos e literarios de Pau dos ferros.A interculturalidade,o respeito e a educação do futuro (Mesa-redonda O ensino de línguas estrangeiras na modernidade). 2008. (Seminário).

Formação de professores em espanhol.Aspectos culturais da Espanha e Hispanoamérica. 2007. (Outra).

II Congreso internacional virtual sobre enseñanza de español lebgua extranjera. Los docentes en el cine. 2007. (Congresso).

II Congreso internacional virtual sobre enseñanza de español lengua extranjera. Experiencias docentes. 2007. (Congresso).

Seminario de Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera (programa de cooperación interuniversitaria e investigación científica entre España e Iberoamérica).La formación de profesores de español en Brasil. 2007. (Seminário).

Seminario de Formación de Profesores de Español como Lengua Extranjera en Brasil.El uso de realias y materiales auténticos en las clases de ELE. 2007. (Seminário).

Universidad de Jaén- Seminarios.La interculturalidad en la literatura: raíces ibéricas del ordel brasileño. 2007. (Outra).

A abordagem comunicativa e outros aspectos de ensino (curso de mestrado). 2006. (Oficina).

I Congreso Internacional virtual sobre E/LE. Acción-reflexión-acción:interrogantes sobre la formación de los profesores de E/LE. 2006. (Congresso).

I Congreso internacional virtual sobre enseñanza de español lengua extranjera. Experiencias docentes. 2006. (Congresso).

IX Seminário de Linguística aplicada e VI Seminário de Tradução.Da tradução à emoção: A idade de ouro de José Martí. 2006. (Seminário).

Literatura para professores de espanhol: Aspectos sobre la historia del español moderno. 2006. (Outra).

IV Selimel: teoria literária e ensino de literatura. 2005. (Seminário).

IV Seminário Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Leitura significativa e ativação do conhecimento prévio no texto literário. 2005. (Seminário).

IV Seminário sobre o ensino de língua materna e estrangeiras: gêneros textuais no ensino de línguas estrangeiras. 2005. (Seminário).

Oficina sobre livros didáticos: La motivación en el aula d e/le a través de un manual de español ECO. 2005. (Oficina).

VI SELIMEL - Seminário sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e Literatura.Papa o patata: ativação do conhecimento prévio no texo literário. 2005. (Seminário).

XI Congreso Brasileño de Profesores de Español. Palimpsesto de un amor: estudio sobre las reminiscencias en Aura de Carlos Fuentes. 2005. (Congresso).

IX Encontro Nacional e III Encontro Internacional de Tradutores. 2004. (Encontro).

oficiana para professores de espanhol. 2004. (Oficina).

oficina para professores de espanhol: La pintura del otro, tipos cómicos y realidad linguistica en la literatura áurea de los siglos XVI a XVIII. 2004. (Oficina).

X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2003. (Congresso).

X Congresso brasileiro de professores de espanhol: diseño de actividades didácticas sobre cine español en la clase de E?LE. 2003. (Congresso).

Encontro de professores da APEECE: La literatura como instrumento didáctico en el aula de español como lengua extranjera. 2002. (Oficina).

IX Jornada Pedagógica da AEC/CE. 2002. (Outra).

II Seminário Damas de Educação. 2001. (Seminário).

IX Congreso Brasileño de profesores de español. De chocolates, galletas, jabón de tocador y comidas de perros:uso de materiales auténticos en ELE. 2001. (Congresso).

IX Congreso Brasileño de Profesores de español. Abertura do evento IX Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2001. (Congresso).

V Seminário Pedagógico da prática de ensino de línguas estrangeiras.Um repensar da atividade docente. 2001. (Seminário).

Festividade da Semana da hispanidade.A influência espanhola no folclore brasileiro- refraneiro. 2000. (Outra).

I Curso de eñseñanza de español como lengua extranjera en Fortaleza (Instituto Cervantes). 2000. (Outra).

III Seminário Pedagógico da prática de Ensino de Línguas estrangeiras.Objetivos do ensino de Língua estrangeira na realidade brasileira. 2000. (Seminário).

Encontro da Associação dos professores de espanhol appece: La colombia que usted no conoce. 1999. (Encontro).

Forum: língua e cultura no novo milênio.Ao texto comprazer. 1999. (Outra).

Qué enseñar? Cómo enseñar?. 1999. (Outra).

Cursos internacionales : el cine español (Universidad de Salamanca). 1998. (Seminário).

Festival IMPARH das Nações.Garcia Lorca: vida e obra (mesa-redonda). 1998. (Outra).

XI Curso para profesores de español en Brasil. 1998. (Seminário).

Curso de Lingua e cultura galegas para estranxeiros. 1997. (Oficina).

VII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 1997. (Congresso).

X curso de lingua e cultura galegas para extranxeiros. 1997. (Seminário).

I Seminario de Língua e Literatura Espanhola. 1996. (Seminário).

Orientação técnica de língua estrangeira moderna (CENP São Paulo). 1987. (Oficina).

I Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 1985. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: GUSTAVO EERSON DA ROCHA BALBINO

ARAUJO, A. D.; SOUSA, M. M. F.; GONCALVES, J. B. C.;ADERALDO, M. F.. Um estudo semiótico à luz da gramática do Design Visual em charges de futebol. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nádja Diógenes Maia

ADERALDO, M. F.; ALENCAR, C. N.; MENDES, J.. Letramentos de reexistência e identidades das pessoas com deficiência visual de Limoeiro do Norte. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Igor Augusto de Aquino Pereira

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho;ADERALDO, M. F.; CARVALHO, W. J. A.; BARBOSA, J. I. C.. A influência da língua no conteúdo emocional da expressão escrita de falantes de português brasileiro com L1 e inglês como L2: uma abordagem baeada no sistema de avaliatividade. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Denísia Kenia Feliciano Duarte

PONTES, V. O.; ROMAO, T. L. C.; COAN, M.;ADERALDO, M. F.. O ensino dos pretéritos em espanhol para brasileiros a partir de contos: a tradução da variação linguística como estratégia didática. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ítalo Alves Pinto de Assis

ADERALDO, M. F.; Pedro Henrique Lima Praxedes Filho; CARVALHO, E. P.. Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE):Análise baseada em corpus da segmentação linguística em Amor eterno Amor. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Paulo Victor Bezerra de Lima

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, A. D.; CARVALHO, W. J. A.. A dança das palavras:uma proposta de etiquetagem para a análise do roteiro de audiodescrição de dança. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lindolfo Ramalho Farias Junior

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho; MASCARENHAS, R. O.; LIMA, P. L. C.;ADERALDO, M. F.. O roteiro de AD em mportuguês do filme Ensaio sobre a cegueira: um estudo descritivo sobre o estilo avaliativo do texto. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Adriana Teixeira Pereira

ADERALDO, M. F.; ARAGAO, C. O.; SANTOS, A. C.. Textos literários e práticas de leitura crítica nas aulas de língua espanhola: análise do desempenho da compreensão leitora de alunos da 3a. série fo ensino médio de uma escola pública de Fortaleza. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Celso André Nobrega da Costa

ARAUJO, V. L. S.; OLIVEIRA, C. F.; ALENCAR, C. N.;ADERALDO, M. F.. A audiodescrição e ou irradiação de jogo de futebol:qual o recurso mais acessível para cegos?. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Marta Raquel Oliveira de Carvalho

SIQUEIRA, A. M. A.; CARDOSO, G. P.; SILVA, C. R.;ADERALDO, M. F.; PEREIRA, G. C.. Ciclo carolíngio como divisor de águas nas literaturas portuguesa de cordel e brasileira de folhetos. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: PAULO VIVTOR BEZERRA DE LIMA

ADERALDO, M. F.; MASCARENHAS, R. O.. A DANÇA DAS PALAVRAS UMA PROPOSTA DE ETIQUETAGEMPARA A ANALISE DA AUDIODESCRÇÃO DE ESPETACULOS DE DANÇA. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Paulo Henrique Moura Lopes

ADERALDO, M. F.. A leitura de obras literárias nos cursos de língua estrangeira:de mero instrumento de avaliação a um real instrumento para o ensino de leitura. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Marina Cavalcanti \tavares

ADERALDO, M. F.; Pedro Henrique Lima Praxedes Filho. O fantasma da ópera para pessoas com deficiência visual: uma proposta de audiodescrição de musicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: BRUNA ALVES LEÃO

ADERALDO, M. F.; ALVES, J. F.; CARVALHO, W. J. A.; XIMENES, F. L.; ARAUJO, V. L. S.. A audiodescrição no teatro: um estudo sobre a locução de Miralu e a luneta encantada. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Klistenes Bastos Braga

ADERALDO, M. F.; ALVES, J. F.; ARAUJO, V. L. S.; LEITAO, V. M.; DIAS, A. M. I.; MAGALHAES JUNIOR, A. G.. A FORMAÇÃO DOCENTE EM AUDIODESCRIÇÃO:PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS ACESSÍVEIS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alexandra Frazão Seoane

LIMA, P. L. C.; CARVALHO, W. J. A.;ADERALDO, M. F.; Soraya Ferreira Alves; ARAUJO, V. L. S.; SILVA, I. A. L.. Análise do processo tradutório de audiodescritores profissionais e novatos. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Juarez Nunes de Oliveira Júnior

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho; ARAUJO, V. L. S.; CARVALHO, W. J. A.; SILVA, C. A. V.; SILVA, W. F.;ADERALDO, M. F.. Desmistificando a neutralidade em AD via sistema de avaliatividade: um estudo exploratório-descritivo sobre a assinatura avaliativa do audiodescritor de curtas de tematática LGBTTI. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria da Salete Nunes

A S V L;ADERALDO, M. F.; Soraya Ferreira Alves; ALVES, J. F.; ALENCAR, C. N.; ARAGAO, C. O.; CARVALHO, W. J. A.. uMA PROPOSTA DE AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS DE bRUEGEL SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DA SEMIÓTICA SOCIAL MULTIMODAL. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Klistenes Bastos Braga

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, V. L. S.; ALVES, J. F.; LEITAO, V. M.; MAGALHAES JUNIOR, A. G.. A formação docente em audiodescrição para a produção de videoaulas acessíveis. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sâmia Araújo dos Santos

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, V. L. S.; LIMA, P. L. C.. Audiodescrição de monumentos urbanos turísticos em Fortaleza: uma invetigação sobre a assinatura avaliativa dos audiodescritores e o estilo dos roteiros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Victor Melo de Lima

ADERALDO, M. F.; COAN, M.; PONTES, V. O.. Análise sociolínguistica da variação entre as formas de tratamento tú e usted no espanhol oral de Valencia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Renatta Pires Franco

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, V. L. S.; MAIA, P. H. M.. PROPOSTA DE PARÂMETROS PARA AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÃNCIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Paulo Victor Bezerra de Lima

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, A. D.. A dança das palavras uma proposta de etiquetagem para aanálise da audiodescrição de espetáculos de dança. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ítalo Alves Pinto de Assis

ADERALDO, M. F.; ARAUJO, V. L. S.; CARVALHO, W. J. A.. A segmentação linguística na LSE de "Amor eterno amor": um estudo descritivo-experimental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Neuma Cristina da Silva Andrade Cunha

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho;ADERALDO, M. F.; A S V L. O uso da audiodescrição como recurso didático - pedagógico no aprendizado de língua inglesa LE por alunos deficientes visuais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Laismery Maria de Souza Castro

TOJAL, A. F.;ADERALDO, M. F.. Audiodescrição de obras de arte contemporâneas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Educação Física e Desportos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mônica Magnani Monte

MOTTA, L. M. V. M.;ADERALDO, M. F.. A audiodescrição de filmes na TV brasileira: um estudo de caso e algumas possibilidades. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Faculdade de Educação Física e Desportos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Patrícia Pimentel Pereira

ADERALDO, M. F.. intersemiótica e Multimodalidade Análise de tradução de rótulos de produtos em propagandas na língua portuguesa e espanhola. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rubenita Alves Moreira

ADERALDO, M. F.. UMA MINIADAPTAÇÃO PARA TEATRO MUSICADO DE DON QUIJOTE DE LA MANCHA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alexandra Frazão Seoane

ADERALDO, M. F.. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DA AUDIODESCRIÇÃO DO FILME CORISCO E DADÁ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fernanda Almeida Freitas

FERNANDA ALMEIDA FREITAS;ADERALDO, M. F.. O PROCESSO DE (RE)CRIAÇÃO DO CONTO DANDO VOLTAS A UMA CEIBA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alexsandra Morais Maia

ADERALDO, M. F.. A cultura de avaliar do professor e de ser avaliado de aprendizes de língua espanhola em um curso livre de Fortaleza. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade 7 de Setembro.

Aluno: Janyce da Silva Morais

ADERALDO, M. F.. A transparência entre línguas e a leitura em língua estrangeira. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade 7 de Setembro.

Aluno: Antonio Marcos Izidio Pio

ADERALDO, M. F.. Dicionário mental: técnicas de aquisição de vocabulário em LE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade 7 de Setembro.

Aluno: Letícia Araújo da Silveira

ADERALDO, M. F.; OLIVEIRA, C. T. F.. O OLHAR PARA PERCEBER AS DIFERENÇAS:INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ÃMBITO ESCOLAR. 2017 - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Itala Braga Fonseca

ADERALDO, M. F.; Renata Oliveira Mascarenhas; Élida Gama. A tradução interlingual de resumos de artigos científicos em português e espanhol:uma análise das modalidades de tradução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alexandra Frasão Seoane

Renata Oliveira Mascarenhas; CHAVES, E. G.;ADERALDO, M. F.. A descrição das características físicas dos personagens nos filmes audiodescritos exibidos pela Rede Globo: um estudo baseado em corpus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Carla Ponte Nóbrega

MASCARENHAS, R. O.; CHAVES, E. G.;ADERALDO, M. F.. A construção dos ambientes nos roteiros de audiodescrição dos filmes de animação Up Altas Aventuras e Megamente: um estudo baseado em corpus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Ribamar Evangelista

ADERALDO, M. F.; CHAVES, E. G.; ROCHA, A.. Audiodescrição com suporte tecnológico: estudo das possibilidades entre a voz natural e a voz sintetizada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sandra Maria Sousa

ADERALDO, M. F.. TRADUÇÃO PARA DUBLAGEM E LEGENDAGEM DO FILME ABRAZOS ROTOS UMA ANALISE DESCRITIVO COMPARATIVA SEGUNDO AS ESTRATEGIAS DE CHESTERMAN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Gabriela Freitas de Paula

ADERALDO, M. F.. Estilo em tradução: um estudo do ponto de vista narrativo e atos de fala e pensamento no corpus paralelo Heart of Darkness\o coração das trevas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Élida Gama Chaves

ADERALDO, M. F.. Legenda para surdos no Brasil: uma análise baseada em corpus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PORTUGUÊS INGLÊS) - Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.; PRATA, N. P. P.; SILVA, K. C. D.. Concurso Público para Professor Adjunto A UFC. 2016. Universidade Federal do Ceará.

ADERALDO, M. F.; IRINEU, L. M.; MIRANDA, C.. SELEÇÃO PUBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO FUNECE. 2015.

ADERALDO, M. F.; COSTA, M. T. A.; MONTEIRO, H. R. S.; ALBUQUERQUE, M. J.. CONCURSO PROFESSOR CLASSE ASSISTENTE. 2008. Universidade Federal do Piauí.

ADERALDO, M. F.. Comissão examinadora do setor de estudos Língua e literatura espanhola, seleção professor substituto da FUNECE. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.. Comissão examinadora do Setor de Estudos p/ professor substituto da FUNECE. 2004. Universidade Estadual do Ceará.

SOARES, H. S.; RIBEIRO, S. P. F.;ADERALDO, M. F.ADERALDO, M. F.; SILVA, E. M.; RAMOS, R. A.; SILVA, F. R. F.; LIMA, C. H. S.; LEITAO, S. A. L.; SILVA, D. G.; RODRIGUES NETO, P. M.; SILVA, F. O.. COMISSÃO DE SEGURANÇA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.; GOMES, L.; FIGUEIREDO, L. L. E. R.. comissão parecer técnico sobre incentivo profissional. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.; PEREIRA, G. C.; SOUZA, L. J. C. R. S. E.. Seleção Pública para Professor substituto Funece edital 40.2015. 2016. Universidade Estadual do Ceará.

SAMPAIO, J. J. C.; BASTOS, A. T.; ALENCAR, C. B.; CYMROT, M.; ALENCAR, A. B.; ALENCAR, J. V. O.; RIBEIRO, S. P. F.;ADERALDO, M. F.. Comissão de elaboração do Termo de Gestão do Trabalho de Professores substitutos/temporários. 2016. Universidade Estadual do Ceará.

BERNARDINO, C. G.; GONCALVES, J. B. C.; IPIRANGA, S. D. S.;ADERALDO, M. F.. Avaliação de Ascenção funcional de docente. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.. Exame Dele. 2009. Instituto Cervantes.

ADERALDO, M. F.. Representantes do Conselho de Centro. 2009. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.. Exame Dele. 2008. Instituto Cervantes.

ADERALDO, M. F.. Exame Dele. 2007.

ADERALDO, M. F.; MARTINS, M. L. B.; ANDRADE, I. T.. PROCESSO ELEITORAL PARA REPRESENTANTES DO CONSELHO DE CENTRO DA UECE. 2007. Universidade Estadual do Ceará.

ADERALDO, M. F.. Exame Dele. 2006. Instituto Cervantes.

ADERALDO, M. F.. Exame Dele. 2005. Instituto Cervantes.

ADERALDO, M. F.. Candidatos à vaga na Missão de Paz da ONU(banca examinadora). 1998. Polícia Militar do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Silvina Pagano

Praxedes, Pedro Henrique Lima;MAGALHÃES, Célia MPAGANO, A. S.; OLIVEIRA, S.;ALVES, FábioFIGUEREDO, G. P.. Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição `luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social - multimodalidade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adriana Silvina Pagano

MAGALHÃES, Célia M; Praxedes, Pedro Henrique Lima; OLIVEIRA, S.;PAGANO, A. S.. Uma descrição de audiodescrições (ADs) com suporte da interface em tradução audiovisual/multimodalidade para parâmetros em elaborações de ADs. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Célia Maria Magalhães

MAGALHÃES, Célia M.Araújo, Vera Lúcia Santiago; ALVES, S. F.; PRAXEDES FILHO, Pedro H. L.; OLIVEIRA, S. R.;PAGANO, Adriana; FIGUEREDO, G. P.;ALVES, Fabio. Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição a luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social-multimodalidade. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Célia Maria Magalhães

MAGALHÃES, Célia M.Araújo, Vera Lúcia Santiago; OLIVEIRA, S. R.; PRAXEDES FILHO, Pedro H. L.;PAGANO, Adriana. Uma descrição de audiodescrições (ADs) com suporte da interface em tradução audiovisual/multimodalidade como subsídio para parâmetros em elaborações de ADs. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Soraya Ferreira Alves

ALVES, S. F.; Lima Filho, P.H.P.; OLIVEIRA, S. R.; PAGANO, A.; MAGALHAES, C. M.; ARAUJO, V. L. S.. PROPOSTA DE PARÂMETROS DESCRITIVOS PARA AUDIODESCRIÇÃO À LUZ DA INTERFACE REVISITADA ENTRE TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL E SEMIÓTICA SOCIAL ? MULTIMODALIDADE. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

MAGALHÃES, C. M.; ALVES, S. F.;PRAXEDES FILHO, P. H. L.; OLIVEIRA, S. R.; PAGANO, A. S.. Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição à luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social-multimodalidade. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

MAGALHÃES, C. M.; ARAÚJO, V. L. S.; OLIVEIRA, S. R.;PRAXEDES FILHO, P. H. L.. Uma descrição de audiodescrições (ADs) com suporte da interface em tradução audiovisual/multimodalidade como subsídio para parâmetros em elaborações de ADs. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Georgia Tath Lima de Oliveira

utilizaçao de parametros descritivos para a instrumentalizaçao de professores da educacao basica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Renatta Pires Franco

Em busca de parâmetros para a audiodescrição de webaulas de uma plataforma de ensino a distancia (EaD); Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Georgia Tath Lima de Oliveira

Utilização de parâmetros descritivos para a instrumentalização de professores da Educação Básica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Neuma Cristina da Silva Andrade Cunha

IMAGENS DESCRITAS EM LIVRO DIDÁTICO À LUZ DE MODELO SEMIÓTICO SISTÊMICO FUNCIONAL; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; (Coorientador);

Maria da Salete Nunes

UMA PROPOSTA DE AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS DE BRUEGEL; 2016; Tese (Doutorado em PosLA Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE) - Universidade Estadual do Ceará,; Coorientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Lívia Nara de Souza Oliveira

O papel dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de espanhol LE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Elisângela Lima

Reflexão sobre a violência de gênero presente na obra la casa de Bernarda Alba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Josiane Soares de Brito

Temas tabus em sala de aula: uma proposta didático-pedagógica a partir de Volver y Hable con ella, de Pedro Almódovar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Maria Thalita Rabelo

Hipertexto e leitura criativa: relato de experiência em aula de espanhol no Núcleo de línguas da UECE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Cecilia Quintela de Almeida Rosa

O podcast como ferramenta de ensino em LE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Geucilene Neves

A webquest como recurso pedagógico no ensino de LE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Naiany Cavalcante Ximenes de Carvalho

Exploração dos gêneros textuais presentes em unidades de Espanhol série Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Raimundo Onias Filho

Relatório de observação: uma reflexão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Sueli Barreto Ferreira

A solidão na obra Relato de un náufrago: uma abordagem linguistica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Ana Pula Pimentel

A tradução do humor como recurso didático; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Anajara Cavalcante

O PAPEL DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURAS FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Paulo Eugênio Rifane

O flamenco como recurso de ensino nas aulas de espanhol LE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Fernanda Cavalcante

Novas tecnologias: o blog como ferramenta de apoio ao professor de E/LE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

ADELANE SILVEIRA

Felipe II e o Brasil como colônia da Espanha; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Simone de Oliveira

A implantação da língua espanhola na grade curricular do ensino médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Maria Michele Colaço

Análise do mal-estar docenteem professores de Espanhol do Núcleo de ínguas da UECE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Ana Cristina Nogueira

Dona Benta e a encantadora arte de recontar em Dom Quixote das crianças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Thiago Cabral

Estratégia de leitura: narrar como u personagem; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Pedro Sousa Neto

Imagens da guerra: desenhos de crianças na Guerra civil espanhola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Ivan Fiuza Filho

Material autêntico e ensino de língua estrangeira: uma proposta de material de apoio ao livro didático; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Andressa Luna Saboia

CRENÇAS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO ACERCA DO ENSINO DAS VARIEDADES DIATÓPICAS DO ESPANHOL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Elaine Luzia da Silva

Audiodescrição no filme A língua das mariposas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Eveline Valério Alves

Saltem as imagens e vamos ao texto:análise dos textos visuais em manuais didáticos de Ele; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Hérica Freitas

A Educação ética através da literatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Mylena Ribeiro Souza

Leitura criativa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Viviane de Souza da Silva

Heroína da liberdade: uma reflexão sobre Mariana Pineda; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Nelson de Oliveira Martins

A leitura como principal ferramenta no ensino de espanhol LE nas escolas públicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Ailton Claécio Lopes Dantas

El discurso de Hugo Chávez como instrumento articulador de una unidad latinoamericana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Laura Angélica Godoi de Melo

A personagem Mafalda em suas histórias em quadrinhos: uma perspectiva na análise do discurso persuasivo feminista; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Mônica Loureiro de Oliveira Paz

O bastão de Mamãe Elena: reflexão sobre o poder em como Agua para chocolate de Laura Esquivel; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Antonio Marcos Izidio Pio

Tradução intersemiótica: a construção do personagem Manolito Gafotas na tradução cinematográfica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Juliana Navarro Fernandes

A culinária mágica em como água para chocolate: receitas de liberação feminina; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Leila Makelly Lima Angelim

A funcionalidade dos deslocamentos espaciais em O falador de Mario Vargas Llosa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Maria Alessílvia Pinto Menezes

Aspectos comportamentais e morais dos personagens Lázaro de Tormes e Leonardo Pataca; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Marcelle Oliveira Celedônio

O medo como tema narrativo em Relato de un náufrago de Gabriel García Márquez; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Sheila Lopes Ribeiro

Imagem e escrita: uma leitura ética em Los santos inocentes de Miguel Delibes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza

O processo de utilização do texto literário nas aulas de língua espanhola; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Germana da Cruz Pereira

Tradução intersemiótica: o papel das cores na transmutação de Frida Kahlo para as tela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Soraia Soares Praxedes

Simbologia psicológica: Frida Kahlo personagem de si mesma em um cenário de cores a óleo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Verônica Lima Bezerra

A teoria do cronotopo de Baktin em La colmena de Camilo José Cela; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Caroline Aragão Fernandes

A importância do espaço narrativo em Lazarillo de Tormes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Edirle Vale Almeida

A repressão sexual feminina em La casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Georgia Tath Lima de Oliveira

PARÂMETROS DESCRITIVOS PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE AUDIODESCRITORES DE PINTURAS ARTÍSTICAS: APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Ceará, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Francisco Delano Feitosa

A utilização do blog como ferramenta auxiliar no ensino de língua estrangeira; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Andressa Luna Saboia

Relatório de monitoria; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Marisa Ferreira Aderaldo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lúcia Santiago Araújo

Proposta de parâmetros de audiodescrição à luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social-multimodalidade; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Vera Lúcia Santiago Araújo;

Vera Lúcia Santiago Araújo

Um descrição de audiodescrições (ADs) com suporte da interface em tradução audiovisual,/multimodalidade como subsídio para parâmetros em elaboração de Ads; 2010; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Vera Lúcia Santiago Araújo;

Célia Maria Magalhães

Proposta de parâmetros descritivos para audiodescrição a luz da interface revisitada entre tradução audiovisual acessível e semiótica social-multimodalidade; 2014; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Célia Maria Magalhães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ADERALDO, MARISA ; CHAVES, ÉLIDA . AUDIODESCRIÇÃO E ACESSO À CULTURA AUDIOVISUAL PARA O EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA FAEEBA , v. 26, p. 119-134, 2017.

  • PRATA, N. P. P. (Org.) ; PEREIRA, G. C. (Org.) ; PONTES, V. O. (Org.) ; ADERALDO, M. F. (Org.) . Espanhol em pauta. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 207p .

  • ADERALDO, M. F. ; MASCARENHAS, R. O. (Org.) ; ALVES, J. F. (Org.) ; ARAUJO, V. L. S. (Org.) . Pesquisas teóricas e aplicadas em audiodescrição. 1. ed. Natal: Editora da UFRN, 2016. v. 1. 301p .

  • ADERALDO, M. F. ; ARAUJO, V. L. S. (Org.) . Os novos rumos da audiodescrição no Brasil. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1. 218p .

  • ARAGAO, M. S. (Org.) ; PONTES, A. L. (Org.) ; ADERALDO, M. F. (Org.) . Estudos em linguística, literatura e ensino vol.1. 1. ed. Fortaleza: UECE, 2008. v. 1. 350p .

  • ADERALDO, M. F. . A idade de ouro. 1. ed. Fortaleza: Forgráfica, 2006. v. 1. 202p .

  • ADERALDO, M. F. . Cronotopia e quarta dimensão em Aura de Carlos Fuentes. In: NADJA PAULINO PESSOA PRATA;GERMANA DA CRUZ PEREIRA;VALDECY DE OLIVEIRA PONTES;MARISA FERREIRA ADERALDO. (Org.). Espanhol em Pauta. 1ed.CURITIBA: APPRIS, 2017, v. 1, p. 117-133.

  • ADERALDO, M. F. ; OLIVEIRA, G. T. L. . MODELO DESCRITIVO MULTIMODAL PARA INSTRUMENTALIZAÇãO DE AUDIODESCRITORES. In: EMILIO SOARES RIBEIRO;LEILA MARIA ARAÚJO TABOSA;NILSON ROBERTO BARROS DA SILVA. (Org.). TRADUÇÃO EM TRÊS VERTENTES:TEORIA E PRÁTICA, INTERSEMIOS E LINGUÍSTICA DE CORPUS,. 1ed.MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2017, v. 1, p. 171-198.

  • ADERALDO, M. F. ; NUNES, M. S. . A audiodescrição e a acessibilidade visual: breve percurso histórico. In: Marisa Ferreira Aderaldo; Renata de O.Mascarenhas; Jefferson F. Alves; Vera Lúcia S.Araújo; João Francisco de L. Dantas;. (Org.). Pesquisas teóricas e aplicadas em audiodescrição. 1ed.Natal: Editora da UFRN, 2016, v. 1, p. 1-.

  • ADERALDO, M. F. . Dom Portinaria de la Mancha. In: Vera Lúcia Santiago Araújo; Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). Os novos rumos da audiodescrição no Brasil. 1aed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 61-71.

  • ADERALDO, M. F. . A alfabetização acadêmica. In: Aragão, Maria do Socorro de; Pontes, Antonio Luciano; Aderaldo, Marisa Ferreira. (Org.). Estudos em linguística, literatura e ensino vol.1. Fortaleza: UECE, 2008, v. 1, p. 279-287.

  • ADERALDO, M. F. . Aos meninos que lerem a Idade de Ouro. In: Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). A idade de Ouro (tradução). 1ed.Fortaleza: Forgráfica, 2006, v. 1, p. 17-19.

  • ADERALDO, M. F. . Mindinho. In: Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). A idade de ouro. 1ed.Fortaleza: Forgráfica, 2006, v. 1, p. 27-43.

  • ADERALDO, M. F. . Cada qual com seu ofício. In: Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). A idade de ouro. 1ed.Fortaleza: Forgráfica, 2006, v. 1, p. 44-44.

  • ADERALDO, M. F. . Por que aprender espanhol?. Fatos&Fotos, Fortaleza, p. 04 - 04, 01 nov. 1997.

  • ADERALDO, M. F. ; Élida Gama . AUDIODESCRIÇÃO:NO CAMINHO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO SOCIOCULTURAL. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE, 2011, JOÃO PESSOA. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2011. v. 1.

  • ADERALDO, M. F. . Desenho para todos: mais acessibilidade nas propagandas institucion. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação, 2009, João Pessoa. Anais do I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação. João Pessoa - PB: Editora universitária da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-13.

  • ADERALDO, M. F. . Monteiro Lobato entre el sistema literario Brasil y Argentina. In: I congresso nordestino de espanhol, 2008, Recife. Anais do I Congresso nordestino de espanhol. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008. v. 1. p. 351-362.

  • ADERALDO, M. F. . Da tradução à emoção em A idade de ouro de José Martí. In: IX Seminário de linguística aplicada e IV Seminário de Tradução, 2007, Salvador. Vozes olhares silêncios. Salvador, 2007. v. 1.

  • ADERALDO, M. F. . Acción-reflexión-acción:interrogantes sobre la formación de los profesores de E/LE. In: I Congreso internacional virtual sobre E/LE, 2006, Málaga. Actas del I Congreso internacional virtual sobre E/LE. Málaga: internet, 2006. v. único.

  • ADERALDO, M. F. . Chocolates, caramelos, jabón de tocador: una propuesta didáctica a partir de realis y materiales auténticos. In: X Congreso brasileño de profesores de español, 2003, Natal. Actas del X Congreso brasileño de profesores de español. Brasília: Thesaurus Editora de Brasília, 2003. v. 1. p. 227-234.

  • ADERALDO, M. F. . Monteiro Lobato entre el sistema literario Brasil y Argentina. In: I Congreso nordestino de español, 2008, Recife. Cuaderno de Resúmenes Expandidos/ III Congreso Nordestino de Español. Recife: UFPE, 2008.

  • ADERALDO, M. F. . O clichê na audiodescriçãoda neutralidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, G. T. L. ; ADERALDO, M. F. . Modelo dscritivo para a instrumentalização de audiodescritores emnível de formação inicial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, G. T. L. ; ADERALDO, M. F. . tradução audiovisual acessível:audiodescrição de imagens em livro didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. ; A S V L . Audiodescrição e parametros descritivos de pinturas artisticas para audiodescritores em formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ADERALDO, M. F. . AUDIODESCRIÇÃO E PARAMETROS DESCRITIVOS PARA AUDIODESCRITORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ADERALDO, M. F. . A PESQUISA SOBRE AUDIODESCRIÇÃO PARA PESSOAS CEGAS NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ADERALDO, M. F. . Tradução Audiovisual Inclusiva: Acessibilidade nas Artes Visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . CURSO AUDIODESCRIÇÃO DE OBRAS DE ARTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ADERALDO, M. F. ; A S V L ; MAGALHAES, C. . Audiodescrição de imagens e formação de público deficiente visual em museus: um estudo na interface da tradução audiovisual e multimodalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. ; A S V L ; MAGALHAES, C. . O estudo da audiodescrição para deficientes visuais: uma interface eentre os estudos de multimodalidade e tradução. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ADERALDO, M. F. ; A S V L ; MAGALHAES, C. . Modelo de roteiro de audiodescrição de pinturas artísticas à luz da Teoria da Multimodalidade e da Gramática do Desenho visual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ADERALDO, M. F. . Desenho para todos: mais acessibilidade nas propagandas institucionais brasileiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. ; Élida Gama . Reflexão sobre audiodescrição no filme O ensaio sobre a cegueira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . Monteiro Lobato entre el sistema literario Brasil y Argentina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Dramatización en la clases de ELE: Experiencia con "La Muerte de la Emperatriz de la China", de Rubén Darío. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ADERALDO, M. F. . Nos domínios de Mamá Elena: Reflexão sobre a opressão em "Como agua para chocolate", de Laura Esquivel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . La ortografia en los blogs españoles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . O ensino de línguas estrangeiras na modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . La interculturalidad en la literatura: Raíces ibéricas del cordel brasileño. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Aspectos culturais da Espanha e Hispano América. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Palimpsesto de un amor: estudio sobre las reminiscencias en Aura de Carlos Fuentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Leitura significativa e ativação do conhecimento prévio no texto literário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . Coordenador de Mesa de Comunicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ADERALDO, M. F. . De Chocolates, Galletas, Jabón de Tocador y Comidas de Perros. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . E Agora, o que Eu Faço? - Um repensar da atividade docente. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Objetivos do Ensino da Língua Estrangeira na Realidade Brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . A Influência Espanhola no Folclore Brasileiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADERALDO, M. F. . Ao Texto Com Prazer. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ADERALDO, M. F. . Garcia Lorca: vida e obra. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, A. D. ; ADERALDO, M. F. . LINGUAGEM EM FOCO VOL 9 JAN. LUL 2017 NR 1. FORTALEZA: ED UECE, 2017 (parecerista ad hoc).

  • GOMES, A. T. ; PONTES, V. O. ; ADERALDO, M. F. . ESPANHOL NO BRASIL: perspectivas teóricas e metodológicas. Curitiba: CRV, 2015 (apresentação de livro).

  • ADERALDO, M. F. . LINGUAGEM EM FOCO Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE ISSN 2176-7955. Fortaleza: Editora da Uece, 2014 (parecerista ad hoc).

  • ADERALDO, M. F. . A idade de Ouro. Fortaleza: Forgrel, 2006. (Tradução/Livro).

  • ADERALDO, M. F. . Os caracteres morais Teofrasto. Fortaleza: ABC, 2005. (Tradução/Livro).

  • ADERALDO, M. F. . Discurso em torno dos Direitos: Natural, Positivo e Alternativo. Fortaleza: ABC, 2000. (Tradução/Livro).

  • ADERALDO, M. F. . Breves Registros para uma História Recente da Filosofia do Direito no Ceará. Fortaleza: ABC das Letras, 2000. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FIGUEIREDO, L. L. E. R. ; IWAKAMI, L. T. ; ADERALDO, M. F. . NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NDE. 2017.

ARAUJO, A. D. ; ADERALDO, M. F. . parecerista ad hoc Revista Linguagem em Foco vol. 9 nr. 1 jan.jul.2017. 2017.

ADERALDO, M. F. ; ARAUJO, A. D. ; SILVA, M. Z. V. . Parecerista ad hoc Revista Diálogo das Letras. 2016.

ADERALDO, M. F. . AUDIODESCRIÇÃO E ACESSO À CULTURA AUDIOVISUAL PARA O EMPODERAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).

ADERALDO, M. F. . TRADUÇÃO AUDIOVISUAL INCLUSIVA: AUDIODESCRIÇÃO DE IMAGENS BIDIMENSIONAIS E APLICAÇÃO NO ENSINO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ADERALDO, M. F. . AUDIODESCRIÇÃO DE OBRAS DE ARTE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ADERALDO, M. F. . Syllabus e elaboração de currículo. 2009. .

ADERALDO, M. F. . Modelagem e coordenação de cursos de língua estrangeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ADERALDO, M. F. . Modelagem e coordenação de cursos de língua estrangeira. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ADERALDO, M. F. . I TALLER de enseñanza de Español. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ADERALDO, M. F. . Seleção para Missão de Paz da ONU. 1998. (elaboração de exame de seleção).

ADERALDO, M. F. . Treinamento para Professores de Espanhol. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ADERALDO, M. F. . Curso de Espanhol. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    LEDORES NO ENEM E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: Focalizamos nesta pesquisa o acesso à universidade por meio do Exame Enem e a inclusão das pessoas com deficiência visual, doravante PcDV. Dado que o Enem é aplicado em todo o território brasileiro, é importante conhecer a opinião dos candidatos PcDVs em relação ao trabalho dos ledores, pessoas que se voluntariam para auxiliar a leitura da prova tanto em relação aos textos verbais como aos textos imagéticos, às tabelas, aos gráficos, mapas ou outro elemento visual. Aplicaremos um modelo semiótico para a descrição e análise das imagens presentes nas questões do Enem do ano 2015, elaboraremos um roteiro audiodescritivo (AD) e o submeteremos à avaliação desses usuários, cujas respostas deverão contribuir com o aprimoramento o modelo de leitura visual e sua aplicação no treinamento de ledores. No trabalho, a audiodescrição é assumida como modalidade de tradução intersemiótica (JAKOBSON, 2000, p. 114) na forma audiovisual, portanto, inserida na área da tradução audiovisual acessível. Do ponto de vista teórico, o trabalho parte da interface entre duas abordagens: a tradução audiovisual acessível (TAVa) e a semiótica social multimodal, mediante aplicação de parâmetros descritivos desenvolvidos por Aderaldo (2014).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2016

    PARÂMETROS DESCRITIVOS PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE AUDIODESCRITORES DE PINTURAS ARTÍSTICAS: APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO, Descrição: Focalizamos as pessoas com deficiência visual (PcDVs) e optamos pelo recorte relativo ao acesso às artes visuais bidimensionais, por intermédio da audiodescrição (AD), um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual. No trabalho, a audiodescrição é assumida como modalidade de tradução intersemiótica (JAKOBSON, 2000, p. 114) na forma audiovisual, portanto, inserida na área da tradução audiovisual acessível. O lócus da pesquisa é a Faculdade de Letras da Universidade Estadual do Ceará, pois a audiodescrição é modalidade de tradução lingüística e intersemiótica. Do ponto de vista teórico, o trabalho parte da interface entre duas abordagens: a tradução audiovisual acessível (TAVa) e a semiótica social multimodal, mediante aplicação de parâmetros descritivos desenvolvidos por Aderaldo (2014), para obras de artes bidimensionais (pinturas artísticas). Do ponto de vista aplicado, o trabalho objetiva auxiliar audiodescritores em formação e requer, para tanto, a validação dos parâmetros propostos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Medalha José Martiniano de Alencar, Polícia Militar do Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades. , Avenida Luciano Carneiro, 345, Fátima, 60410690 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31012027

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2002

      Ensino, Letras (Português/Espanhol), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Espanhola 3, Literatura Espanhola 2, Literatura Espanhola 1, Produção Textual em Língua Espanhola 2