Marilda Lopes Pinheiro Queluz

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1985), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (1989), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora Titular aposentada do Departamento de Desenho Industrial. Atualmente é Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na linha de pesquisa Mediações e Culturas. Líder do grupo de pesquisa Design e Cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história das artes gráficas e humor gráfico (caricatura e quadrinhos), design, tecnologia e cultura, história da arte brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

1998 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Traços Urbanos: A Caricatura em Curitiba no início do século XX
Orientador: Amálio Pinheiro
Palavras-chave: caricatura; História da Arte; Humor visual.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em História

1990 - 1996

Universidade Federal do Paraná
Título: Olho da Rua: O Humor Visual em Curitiba (1907-1911),Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Profa Dra. Etelvina Maraia de Castro Trindade
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: caricatura; História da Arte; Humor visual.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Graduação em Educação Artística

1986 - 1989

Universidade Federal do Paraná

Graduação em História

1982 - 1985

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Artistas mulheres: uma história da arte no Brasil. (Carga horária: 12h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à história da arte no Brasil. (Carga horária: 24h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2012 - 2012

Representações da História do Brasil nas Exposiçõe. (Carga horária: 8h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2010 - 2010

História do Cinema: dos primórdios aos anos 1970. (Carga horária: 16h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.

2010 - 2010

Arte Indiana. (Carga horária: 16h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.

2006 - 2006

Antropologia Visual. (Carga horária: 11h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: ciência e tecnologia construindo a igualdade na diversidade. 2011. (Congresso).

STANKI, N. ; NASCIMENTO, D. E. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: desafios para a transformação social. 2009. (Congresso).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Simposio Nacional de Tecnologia e Sociedade. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. QUADRINHOS, EDUCAÇÃO E CULTURA. 2019. (Congresso).

6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. A CARNAVALIZAÇÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: HITLER E MUSSOLINI NOS TRAÇOS DE ALCEU CHICHORRO. 2019. (Congresso).

As adaptações de clássicos para os quadrinhos. 2019. (Encontro).

Entre Algumas Outras Tecnologias: O desafio de reafirmar a ancestralidade para transformar a contemporaneidade rumo ao bem viver. 2019. (Encontro).

5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. QUADRINHOS, HISTÓRIA E SOCIEDADE. 2018. (Congresso).

ENTRELINHAS: Negociações e compartilhamento - Ciclo de Encontros Materialidade e [re]significações: dimensão sociocultural do Design p. 2018. (Encontro).

III Pão na mesa: mesas temáticas sobre artes.A história sob rasura nas poéticas artísticas de presença africana. 2018. (Encontro).

I Jornada de Educação Libertária. 2018. (Encontro).

INTERVENÇÕES: Deslocamentos e apropriações - Ciclo de Encontros Materialidade e [re]significações: dimensão sociocultural do Design. 2018. (Encontro).

Refúgios: trânsito e reconhecimento - Ciclo de Encontros Materialidade e [re]significações: dimensão sociocultural do Design. 2018. (Encontro).

3 Sepesq Seminário de Pesquisa sobre Quadrinhos.sessão de comunicação sobre quadrinhos. 2017. (Seminário).

3 Sepesq Seminário de Pesquisa sobre Quadrinhos.Procedimentos de pesquisa histórica sobre quadrinhos. 2017. (Seminário).

Semana de recepção de Calouros de História.Charge e tecnologia. 2017. (Encontro).

2° SEPESQ (Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos) INIFESP.Sessão de Comunicação. 2016. (Seminário).

2ª Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - Reflexos do Real. Reflexos do real na História: em que medida os quadrinhos podem funcionar como fontes históricas?. 2016. (Congresso).

UTFPR faz pesquisa em design.mesa 2 - pesquisa em design. 2016. (Seminário).

XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016. Eixo Temático Livre da Ciência e Tecnologia. 2016. (Congresso).

3 Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Utopia e Nonsense nas cidades Imaginárias de Max Yantok. 2015. (Congresso).

VI ESOCITE.BR/TECSOC Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.As representações das trabalhadoras rurais nos rótulos litográficos de cachaça do Paraná (1930-1950). 2015. (Simpósio).

Esocite / 4S. Fabricação de Poéticas nas Práticas Cotidianas dos "Microrroteiros da Cidade". 2014. (Congresso).

Seminário paulista do ensino da história do design. 2014. (Seminário).

Tercer congreso internacional vietas serias "narrativas dibujadas: debates, perspectivas y desafios". Ciência e Tecnologia nos mundos imaginários de Yantok: as aventuras de Kaximbown (1911-1912). 2014. (Congresso).

IV Eneimagem Encontro Nacional de Estudos da Imagem.A GAVETA DO DIABO: AS CHARGES DE CURITIBA NO FINAL DO SÉCULO XIX. 2013. (Encontro).

IV Eneimagem Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Design Gráfico Tropicalista: as capas de disco no contexto da década de 1960. 2013. (Encontro).

I Simpósio de História e Arte. 2012. (Simpósio).

IX Jornadas Latinoamericanas de Estudios de La Ciencia Y La Tecnologia Balance del Campo ESOCITE en America Latina Y Desafios.Os Conceitos de Tecnologia na Arte Concretista Brasileira. 2012. (Simpósio).

Vietas Serias Segundo Congreso Internacional sobre Historieta y Humor Gráfico. Identidade e Quadrinhos Brasileiros. 2012. (Congresso).

Vietas Serias Segundo Congreso Internacional sobre Historieta y Humor Gráfico. O que é o Brasil? Representações do Brasil em quadrinhos. 2012. (Congresso).

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem.AS REPRESENTAÇÕES DO AUTOMÓVEL NO HUMOR GRÁFICO BRASILEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO XX. 2011. (Encontro).

Primeiras Jornadas Internacionais de Quadrinhos.Imagens sequenciadas, traços em movimento: as representações do cotidiano nas charges brasileiras do início do século XX. 2011. (Outra).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Interações sócio-culturais de jovens no uso tecno-estético da fotografia. 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História.Quadrinhos em ação: as representações da experiência urbana no Brasil do final do século XIX e início do século XX. 2011. (Simpósio).

Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. Representações de Tecnologia no humor gráfico curitibano do início do século XX. 2010. (Congresso).

Semana Inaugural do Curso de História: Memóra e Imagem da UFPR.História e Charge. 2010. (Outra).

VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero. Fragrâncias e Transparências: Gênero e Tecnologia no design dos frascos de perfume. 2010. (Congresso).

10th International Conference of the Utopian Studies Society / Europe.Quasi-corpus: experiências utópicas do concretismo e neoconcretismo brasileiro. 2009. (Outra).

Algures 4.Identidade e Cultura. 2009. (Encontro).

III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: desafios para a transformação social.AS POSSIBILIDADES INTERATIVAS DA NAVEGAÇÃO EM WEBCOMICS. UM OLHAR SOBRE MALVADOS.COM.BR. 2009. (Simpósio).

XXV Simpósio Nacional de História.O olhar plural sobre o local: um estudo sobre os rótulos de cachaça das décadas de 50 e 60. 2009. (Simpósio).

Convegno Internazionale di Studi Scienza e Tecnica nell'Utopia e nella Distopia.The technological sublime in Menotti Del Picchia's Novels. 2007. (Seminário).

II Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.A linguagem dos quadrinhos dos anos 80. 2007. (Simpósio).

7 Congresso Brasileiro de pesquisa e Desenvolvimento em Design. Humor e design gráfico no início do século XX. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: genero e preconceitos.Entre o riso e o estereótipo: as representações da mulher nas revistasde humor. 2006. (Seminário).

V Fórum de Pesquisa Científica em Arte.Curitiba e o Gralha: reflexões sobre a identidade de uma cidade pela ótica de uma história em quadrinhos. 2006. (Outra).

I Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia.I Simpósio Brasileiro de Gênero e Mídia. 2005. (Simpósio).

Simposio Nacional de Tecnologia e Sociedade.Simposio Nacional de Tecnologia e Sociedade. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz.XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).

Utopian Studies Society 5th International Conference. Utopian Studies Society 5th International Conference. 2004. (Congresso).

Design e semiotica.Design e Semiotica. 2003. (Seminário).

II Semana de tecnologia.II Semana de Tecnologia. 2003. (Encontro).

Vii Congreso de la Asociacion Internacional de Semiotica Visual. VII Congreso de la Asociacion Internacional de Semiotica Visual. 2003. (Congresso).

XI International Bakhtin Conference.XI International Bakhtin Conference. 2003. (Outra).

Simpósio Internacional Tempo-História e Literatura.Simpósio Internacional Tempo-História e Literatura. 2002. (Simpósio).

VIII Encontro Regional de História.VIII Encontro Regional de História. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mauricio Loiola Pinto

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; KUNZ, C. A.; DOMINGUES, G. S.. Harmonia dos Evangelhos comentada e ilustrada com imagens sequenciais na passagem do jovem rico. 2019. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades Batista do Paraná.

Aluno: Neuza de Fátima da Fonseca

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SANTOS, R. O.; ALMEIDA, S. C. D.. Os inconfidentes e o barroco: uma metodologia para o professor de artes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Francis Rodrigues da Silva

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CAMARGO, G. L. V.; ESTEVAM, J. Z.. Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tatiane Aparecida Severino

FREITAS, A. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MORAES, E. O.. Além do visível: imagens de humor do suplemento cultural Anexo (1976-1977). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Yasmin Fabris

CORREA, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; PORTELA, B. M.; BERGMANN FILHO, J.. Puras misturas: as narrativas sobre cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras, em 2010. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Deisi Beatriz Barcik

FREITAS, A. C.; KAMINSKI, R.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Confirmado: é arte - Paulo Bruscky e a ironia da década de 1970. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Graciela Jokowiski

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ESTEVAM, J. Z.; CAETANO, K. E.. As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pamela Bostelmann

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, J. M. C. E.; GUIMARAES, A. L. S. V.. A mulher do futuro em periódicos brasileiros: vestuário e decoração como tecnologia de gênero (1960 e 1970). 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Erik Lopes de Almeida

MIANI, R. A.; MOLINA, A. H.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. De lá para cá e além: a reprodução da charge documental como recurso didático de formação crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PIVOVAR, A.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CHEREM, L.; PICANCO, D. C. L.. La bande dessinée, pour quoi faire? Uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês língua estrangeira. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline da Silva Araújo Vörös

CORREA, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ALBUQUERQUE, M. A. S.; GIL, L. P.. Trajetórias e Interações: os objetos da caixa disática "Padrões de Beleza" do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carla Cristina Vasconcelos Batista

CORREA, R. O.; KISTMANN, V. S. C. B.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Memória gráfica de Manaus-AM: impressos efêmeros do Teatro Amazonas (1940). 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joaquim F

MIANI, R. A.; BASTOS, M. D.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. G. de Brito Amaro. Jogo do Humor na busca da Democracia: as charges de Ralfo no período do Governo figueiredo (1979-1985). 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Matias Sebastião Peruyera

MERKLE, L. E.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ALMEIDA, L. D. A.; TRASEL, M. R.. Usos e apropriações de tecnologias no cotidiano do jornalismo guiado por dados. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Larissa Brum Leite Gusmão Pinheiro

FREITAS, A. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; KAMINSKI, R.. Melindrosas e Almofadinhas de J. Carlos: questões de gênero na revista Para Todos (1922-1931). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Emmanuel Guedes de Toledo

LANDIM, P. C.; PASCHOARELLI, L. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. A influência do consumo no design brasileiro do século 19: uma revisão teórioca. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ligia Cristina Battezzati

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MENDES, Mariuze Dunajski; BRANDAO, A.. A personalização dos ambientes domésticos através do uso dos estilos vintage e retrô na decoração contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fernando Artur de Souza

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; fogliano, fernando; SANTOS, L. C.. A construção cultural da fotografia como discurso na arte contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Soraya Sugayama

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; LIMA FILHO, D. L.; KASPER, K. M.; GONCALVES, J. C.. UM OLHAR ACERCA DA TECNOLOGIA NO TEATRO DE RUA: a tecnologia como meio de ação, mediando saberes, processos e fazeres humanos. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Alessandra Lemos de Oliveira Fernandes

FANINI, A. M. R.; MATSUDA, A. A.; FONSECA, L. S. G.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Publicidade, tecnologia e sociedade de consumo: uma análise de peças publicitárias na revista Veja. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Egashira

SILVEIRA, Luciana Martha; MIKOSZ; fogliano, fernando;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Fotografia e cor: os esquemas de combinação de cores conduzindo a construção e leitura de fotografias. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Suelen Christine Caviquiolo

OLIVEIRA, R. C.; KISTMANN, V. S. C. B.;QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Os trabalhos de conclusão de curso de Design de produto da UFPR entre 1978 e 2000. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Regiane Moreira da Silva

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; Luders, Valéria; MIKOSZ. A prática fotográfica como construção simbólica do cotidiano de alunos da rede pública metropolitana de Curitiba. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mariana Westphalen von Hartenthal

ONO, M. M.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; Gonçalves, Josilena M. Z.; Iazzetta, Fernando H. de Oliveira. Som e espaço: considerações sobre as interações em suas percepções. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Gorete Oliveira de souza

QUELUZ, Gilson Leandro; RODRIGUES, M.; SOUZA, M. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Representações de Tecnologia no Discurso Dramático de Eugene Ionesco. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jusmeri Medeiros

QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CORREA, R. O.; KISTMANN, V. S. C. B.. Os múltiplos olhares e vozes dos autores/atores do processo artesanal em um lugar chamado Morretes. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Arildo Camargo

SILVEIRA, Luciana Martha; ARAUJO, D.; BRANDAO, A.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. O mural como representação sócio-cultural da tecnologia. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Kando Fukushima

MERKLE, L. E.; REIS, P. R. O.; IMAGUIRE JR., K.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. O valor do cartaz: crítica situacionista e design gráfico. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luis Carlos dos Santos

SILVEIRA, Luciana Martha; SOGABE, M.; ARAUJO, D.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Imagem na video arte: referências estéticas de vanguardas artísticas do sec.XX, em forma e conceito, mediadas pela tecnologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luis Carlos dos Santos

SILVEIRA, Luciana Martha; SOGABE, M.; ARAUJO, D.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Imagem na videoarte: referências estéticas de vanguardas artísticas do sec. XX, em forma e conceito, mediadas pela tecnologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luciano Henrique Ferreira da Silva

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIROQUELUZ, Gilson Leandro; IMAGUIRE JUNIOR, K.; VERGUEIRO, W.. Hibridismo cultural, ciência e tecnologia nas histórias em quadrinhos de Próton e Neuros: 1979 a 1981/editora grafipar. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Samara Feitosa

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CARVALHO, Marília Gomes de; SILVEIRA, Luciana Martha; SILVA, Alice Inês de Oliveira e. Inovação e Tradição na mesma mensagem. Uma análise das propagandas do universo tecnológico sob a perspectiva das relações de gênero. 2004. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rosane Kaminski

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIROQUELUZ, Gilson Leandro; SILVEIRA, Luciana Martha; NAPOLITANO, Marcos. Imagens de revistas Curitibanas: Análise das Contradições na Cultura publicitária no contexto dos anos 70. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Eneida Fantin

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIROQUELUZ, Gilson Leandro; CARVALHO, Marília Gomes de; BLEY, Linei. Os Parâmetros Curriculares nacionais de geografia como prática discursiva para o atual período técnico do capitalismo. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tatiana de Trotta

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CARVALHO, Marília Gomes de; LESZCZYNSKI, Sônia Ana; RIAL, Carmem Silvia de Moraes. O estudo das repressentações sobre relações de gênero: Análise de propagandas veiculadas em 1961 e em 2001. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: CAMILA JANSEN DE MELLO DE SANTANA

KAMINSKI, R.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BRANDAO, A.; FREITAS, A. C.; MACHADO JUNIOR, C. S.. Um piá na urbe: fragmentos de modernização e urbanização nas figurinhas das balas Zéquinha (1929-1948). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Caroline Bassi Padilha

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; GUIMARAES, A. L. S. V.; BRANDAO, A.; MACHADO, M. L. B.. Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba (1940-1960). 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Lindsay Jemima Cresto

SANTOS, Marinês Ribeiro dos; SIERRA, J. C.; CORREA, A. S.; BAGGIO, A.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. "Colocando a mão na massa": tecnologias de gênero na decoração de interiores no blog Homens da Casa. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rodolfo Stancki Silva

SILVEIRA, Luciana Martha; ARAUJO, D.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; PINTO, P. P.; MARTINS, M. O.. A zona crepuscular - imagens jornalísticas do fantástico no cotidiano. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maureen Schaefer França

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BAGGIO, A.; ANDRADE, M. Z.. Juventude "cuca fresca": moda de vestuário como "prótese de gênero" na revista POP (1972-1979). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Venise Paschoal de Melo

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BRANDAO, A.; FREITAS, A. C.; SANTOS, L. C.. Artemídia: um olhar sobre a arte contemporânea e suas relações sociais quando vista a partir do contexto do jogo. 2017. Tese (Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Donizete Aparecido Batista

NEGRI, L.; PIVOVAR, A.; RASIA, G. S.; COSTA, I. B.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Entrelaçamento discursivo em quadrinhos publicados na internet: humor, religião e sexualidade. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Otávio dos Santos

RAMOS, P.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; NAPOLITANO, Marcos; PORTELLA, J. R. B.. Rock e Quadrinhos nas páginas da Revista Chiclete com Banana (1985-1990). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luis Carlos dos Santos

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MIKOSZ; ARAUJO, J. S. O.; GOBATTO, M. R.. A luz como linguagem na fotografia do cinema. Aspectos de transparência cultural na representação artística da luz. 2012. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luciano Henrique Ferreira da Silva

QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; RAMOS, P.; VERGUEIRO, W.; HUTNIK, L. V.. O gênero de horror nos quadrinhos brasileiros: Linguagem técnica e trabalho na consolidação de uma indústria - 1950/1967. 2012. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marinês Ribeiro ds Santos

PEDRO, J. M.; WOLFF, C. S.; TEIXEIRA, M. M.; LAGO, M. C. S.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. O design pop no Brasil dos anos 70: domesticdades e relações de gênero na revista Caa & Jardim. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula França Carneiro da Silva

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; KAMINSKI, R.; CORREA, R. O.; BERGMANN FILHO, J.. Uma abordagem crítica de exposições de design: curadoria, expografia e recepção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Soraya Sugayama

FANINI, A. M. R.;QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; RODRIGUEZ, B. M.; CASTRO, G.. Ferréz e seu fazer literário: o cotidiano concreto como intertextualidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Cláudia Regina Hasegawa Zacar

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; GUIMARAES, A. L. S. V.; CARVALHO, V. C.; CESAR, M. R. A.. Relações de Gênero e Cultura Material: estratégias de objetificação de masculinidades e feminilidades no design de interiores domésticos expostos na Casa Cor Paraná (1994-2015). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Lindsay Jemima Cresto

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ESCOSTEGUY, A. C.; SIERRA, J. C.; CORREA, A. S.. Decoração sem frescuras: representações de gênero no blog de decoração Homens da Casa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Deisi Beatriz Barcik

FREITAS, A. C.; KAMINSKI, R.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Confirmado: é arte. Paulo Bruscky e a ironia na arte da década de 1970. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joelma Zambão Estevam

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVEIRA, Luciana Martha; SCHLICHTA, C. A. B. D.; HERNANDEZ, A.; MIKOSZ. Imagens artísticas contemporâneas: por uma apreciação autônoma. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Venise Paschoal de Melo

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SANTOS, L. C.; FREITAS, A. C.; BRANDAO, A.. Tecnologia e entretenimento: acomodações e incomodações na arte contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Alan Ricardo Witikoski

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BELTRAN, M. H. R.; BRANDAO, A.; PEREIRA, M. R. M.; CORREA, R. O.. Os rótulos de cachaça litográficos do Paraná: entre transições e permanências tecnológicas (1930-1950). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Suelen Caviquiolo

QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MERKLE, L. E.; NEVES, L. S.; SOUZA, N. R.. (Im)Possibilidade de Participação Popular no Design do Transporte Público em Curitiba entre 1989 e 2011. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rodrigo Otávio dos Santos

RAMOS, P.; OLIVEIRA, D.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Rock e quadrinhos nas páginas da revista Chiclete com Banana (1985-1990). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciano Henrique Ferreira da Silva

RAMOS, P.;QUELUZ, Gilson LeandroQUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Relações sócio-técnicas na produção de revistas em quadrinhos: estudo de caso sobre as publicações do gênero de horror pelas editoras brasileiras entre 1950-1970. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luis Carlos dos Santos

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. A luz no cinema sob o olhar da construção técnica e cultural: uma linguagem antes da própria imagem. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marinês Ribeiro dos Santos

WOLFF, C. S.; RIAL, C.; PEDRO, J. M.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. O design pop no Brasil: Domesticidade e Relações de Gênero na Revista Casa & Jardim (1969-1979). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: SHANA lima adayme

CORREA, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ALMEIDA, J. G. M.. A mediação cultural na bienal de Curitiba de 2015. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: André Luiz Pinto dos Santos

SANTOS, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MOSER, A.; DONATO, S. P.. Ensino de arte: uma proposta metodológica de animação desenvolvida no ensino fundamental anos finais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Natali Furquim de Souza

BATTAIOLA, A. L.; BUENO, J.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Uma análise gráfica do uso da retórica nas imagens do mangá. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natali Furquim de Souza

BATTAIOLA, A. L.; BUENO, J.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Uma análise gráfica do uso da retórica nas imagens do mangá. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Francis Rodrigues da Silva

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ESTEVAM, J. Z.. Desdobramentos e contradições na representação da paisagem do século XXI. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Neuza de Fátima da Fonseca

SANTOS, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ALMEIDA, S. C. D.. Cinema na escola: uma metodologia para o ensino do barroco nas aulas de história da arte por meio do filme "Os Inconfidentes" de Joaquim Pedro de Andrade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Patricia Adriane Elias Pisani

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, P. V. B.. De mãe para filha, histórias que se trançam: uma análise das narrativas sobre feminilidades negras na literatura infanto-juvenil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tatiane Aparecida Severiano

FREITAS, A. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MORAES, E. O.. Allém do visível: imagens de humor no suplemento cultural Anexo (1976-1977). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Larissa Guedes Busnardo

SIMAO, G. T.; KAMINSKI, R.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Fotografias pictóricas, pinturas fotográficas (1880-1920). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Graciela Johnsson Campos Jokowiski

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; ESTEVAM, J. Z.; CAETANO, K. E.. As janelas de David Hockney: uma análise dos dispositivos móveis como linguagem de criação artística. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Caroline Aparecida dos Santos Fernandes

MIRANDA, C. A.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; NODARI, A. A.. Análise da relação palavra e imagem no livro Onde vivem os monstros de Maurice Sendak. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Yasmin Fabris

CORREA, R. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, J. B.; PORTELA, B. M.. Puras misturas: as narrativas sobre cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras, em 2010. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pamela Bostelmann

SANTOS, Marinês Ribeiro dos;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, J. M. C. E.; GUIMARAES, A. L. S. V.. Imaginário espacial e representações da mulher do futuro: cultura material como tecnologia de gênero nos periódicos brasileiros de vestuário e decoração (1960-1970). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PICANCO, D. C. L.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; PIVOVAR, A.; CHEREM, L. P.. As histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês língua estrangeira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carla Cristina Vasconcelos Batista

CORREA, R. O.; KISTMANN, V. S. C. B.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Memória Gráfica de Manaus-AM: Impressos Efêmeros do Theatro Amazonas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elton Reis Monezi

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVEIRA, Luciana Martha; MEDEIROS, J.. A cor como reforço do conforto público de consultórios pediátricos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Mobiliário) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Evelize Maria Ditrich da Silva

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BRANDAO, A.; RODRIGUES, E. F.. Catalogação do mobiliário do Museu Carlos Lampe. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Mobiliário) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gustavo Palma Nascimento

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVEIRA, Luciana Martha; NASCIMENTO, M. B.. Mobiliário Urbano para a cidade de Campinas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Mobiliário) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luis Gustavo Ilkiu Freire de Miranda

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SANTOS, Marinês Ribeiro dos; CARVALHO, Marco Aurélio de. As transformações estéticas e simbólicas nos produtos industriais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produto) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Flavio Pannuti

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; KAMINSKI, R.. O cotidiano de Curitiba nos desenhos de humor de Alceu Chichorro em O Dia (1923-1961). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Isabelli Luisa Carvalho Vertuan

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVEIRA, Luciana Martha; FRANCA, M. S.. Emoção, Gênero e Identidade nos frascos de perfume de Jean Paul Gaultier. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Johanna Lieskow do Carmo e Mariane Domingos Silvestre

GUIMARAES, A. L. V.; FERREIRA, A. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; BORDENOUSKY FILHO, R.. Design Emocional Aplicado no Desenvolvimento de Embalagens para Chá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marcia Franco dos Santos Silva

SILVA, D. F. F.; SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; TROTTA, T.. Criação de um livro de artista em gravura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Laís Galvão dos Santos

PAZ, L. E.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; CAVAQUIOLO, S. C.; NUNES, E. L. S.. Cartazes de cinema: da publicidade à coleção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Saldanha Romanus

SANTOS, Marinês Ribeiro dos; SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, D. F. F.. Gênero em jogo: um olhar sobre personagens e as representações de tipos de feminilidades e masculinidades nos games de ação contemporâneos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pamela Aragão Henriques

PAZ, L. E.; CAVAQUIOLO, S. C.; NUNES, E. L. S.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Vik Muniz: uma maneira de olhar o mundo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Isabela Nishijima

SILVEIRA, Luciana Martha; FERREIRA, A. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; arantes, marcos v.. Produzindo imagens em design gráfico: reflexões iniciais sobre a fotografia como mediação da informação em cartazes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carlos Eduardo Bauer Pereira

FERREIRA, A. C.; PAZ, L. E.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; graça, rodrigo andré costa. Reflexões sobre a função poética do design gráfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Thaís Manala

SANTOS, Marinês Ribeiro dos; GUIMARAES, A. L. V.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Representações de feminilidades veiculados na revista O Cruzeiro entre 1928-1945. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: André Kunioshi Shikay, André Patz e Gustavo Reis

PAZ, L. E.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; LANDAL, Simone; SILVA, Jucélia Giacomini. História da Gazetinha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ana Cláudia Camila Veiga de França e Augusto Mosna Simão

ONO, M. M.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; GUIMARAES, A. L. V.; FERREIRA, A. C.. Filme- Documentário sobre artefatos cotidianos, modos de vida e hábitos de consumo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Samara Sfair, Sandra Elaine Mainardes

SILVEIRA, Luciana Martha; Sentone, Cesar; FRANCA, M. S.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Cenário e composição de interiores em análise semiótica através do cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gerson Gomes da Cunha Filho

CASTRO, I. T.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SILVA, D. F. F.; LIMA, E. G.. Projeto Gráfico do livro "Nós não pedimos licença". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Daiane Niedertheitmann

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MEDEIROS, J.; Sentone, Cesar. Móveis para área externa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Liliane Cardoso Vallim

MENDES, Mariuze Dunajski;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MEDEIROS, J.; LIMA, E. G.. Restauração, transformação e reciclagem: algumas possibilidades para o design sustentável de móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Balmant e Simone Mansilla

SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; LICHESKI, L. C.; GAPSKI, M. L.. Moda e Artes Gráficas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mayra Neves Moraes

SILVA, L. H. F.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; TAVARES, A. G.; LIMA, E. G.. Artigo 5. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Joyce Débora Robaína e Stephanie Jung

ONO, M. M.; SILVEIRA, Luciana Martha;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; GAPSKI, M. L.. Design de Interação: mídias impressas e digitais de apoio ao ensino de teoria da cor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Michele Salum Kupski

AFONSO, C. G.;CRESTO, L. J.QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. O inconsciente e o mobiliário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ciro Eduardo Alves da Silva

BRANDAO, A.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; GAPSKI, M. L.; LAPKOSKI, R. M.. Cultura Ucraniana - um resgate histórico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Leilana Vargas Susin

BRANDAO, A.; GAPSKI, M. L.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; TEIXEIRA, J. A.. Bauermalerei: Reciclagem do Mobiliario através de uma técnica de pintura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Marcelo Barão Cabral

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Revista Rafe; Resgatando a História das Três Últimas Décadas do Design Gráfico em Curitiba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Artes Gráficas /Tecnologia em Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Priiscila Ferreira de Souza

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Moveis para Embarcações: Tecnologia Empregada pelo estaleiro spirit by Ferreti. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Artes Gráficas /Tecnologia em Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Daniele Terezinha Gogola

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Caracterização do Vime e sua aplicação no Setor Moveleiro Artesanal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Artes Gráficas /Tecnologia em Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BURMESTER, A. M. O.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIROQUELUZ, Gilson Leandro; FLORES, M. B. R.. Memorial descritivo. 2016. Universidade Federal do Paraná.

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; MENDES, Mariuze Dunajski; REGIANI, Maria Claudia. Banca Examinadora-Processo Seletivo para Professor substituto de Ensino de 2. Grau, CEFET-PR. 2002. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LICHESKI, L. C.;QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; SELEME, E. B. B.. Banca Examinadora - processo Seletivo para professor Substituto de Ensino de 1 e 2 Graus - Teoria do Design. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO; LICHESKI, L. C.; RIVA, J. L.. Banca Examinadora para Professor substituto em História da Arte e Teoria do Design. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO. Comissão julgadora do Concurso de Criação do selo TECEFET 30 anos. 2002. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; PINHEIRO, José Amálio de Branco; HENN, Ronaldo; SALLES, Cecília Almeida; BRANDÃO, Ludmila de Lima. Traços urbanos: a caricatura em Curitiba no Início do Século XX. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.. Exame de qualificação de doutorado. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ludmila de Lima Brandão

BRANDÃO, L. L.; KATZ, H.; SALLES, C. A.; PINHEIRO, A.; HENN, R.; SEGOLIN, F.; RIBEIRO, J. A.. Traços urbanos: a caricatura em Curitiba no início do século XX. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Julio Teodoro da costa

Design e cultura na imprensa LGBT; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Pamela Aragão Henriques

Do material ao meio: olhares de Eliane Prolik; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Marcos Takashi Matsuda de Souza

Quadrinhos sobre a cultura asiática no Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Leandro Luiz dos Santos

Quadrinhos de Claudio Seto; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Wagner Polak Soares

Quadrinhos feministas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Guilherme Caldas dos Santos

Revista Animal; Início: 2019; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Maria Cláudia Gorges

Linguagem, tecnologia e cultura nos vídeos produzidos pelos povos indígenas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Rosa Amélia Barbosa

Ciência, Tecnologia e cultura nas obras de Rosana Paulino; Início: 2018; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Thaís Mannala

Alceu Chichorro; Início: 2017; Tese (Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Thiago Estevão Calixto de Castro

^Representações de tecnologia nas tiras cômicas na web; Início: 2016; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

José Aguiar Oliveira da Silva

O estranho mundo de Zé do Caixão - transmídia; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Thiago Estevão Calixto de Castro

Tecnologia, humor e interação nas tiras cômicas online; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Ligia Carla Gabrielli

As caricaturas de Lula e FHC; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Thaís Mannala

Melindrosas e Garotas: Representações de feminilidades nos taços de J; Carlos e Alceu Pena; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Guilherme Caldas

A Avenida Paulista de Luis Gê; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Fábio Augusto Venâncio dos Anjos

A Infância do Brasil, webcomic de José Aguiar; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O design gráfico tropicalista e sua repercussão nas capas de disco da década de 1970; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Yeda Priscila dos Santos Pereira

Dança de Salão: Tecnologia e Cultura; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Fernanda Bornancin Santos

Fabricação de poéticas nas práticas cotidianas sob a ótica dos Microrroteiros da Cidade; 2014; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Soraya Sugayama

UM OLHAR ACERCA DA TECNOLOGIA NO TEATRO DE RUA: a tecnologia como meio de ação, mediando saberes, processos e fazeres humanos; 2012; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Maureen Schaefer França

Design e cultura: representações sociais nos frascos de perfume no início do século XXI; 2011; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Patrícia Gomes Pirota

Um olhar por entre quadros e uma pena de galhofa: diálogos entre tecnologia, ciência e linguagem nas adaptações para os quadrinhos do conto "O Alienista" de Machado de Assis; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Rodrigo Otávio dos Santos

Webcomics Malvados: Tecnologia e interação nos quadrinhos de André Dahmer; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Carolina Corção

Os usos técnico-estéticos da fotografia de jovens e crianças da rede pública; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Lindsay Cresto

A re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos irmãos Campana; 2009; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Alan Ricardo Witikoski

Design, Cultura e Tecnologia nos rótulos de cachaça da cidade de Curitiba nas décadas de 50 e 60; 2009; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Liber Eugenio Paz

Considerações sobre sociedade e tecnologia a partir da poética e linguagem dos quadrinhos de Lourenço Mutarelli no período de 1988 a 2006; 2007; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Monique Hornhardt Coimbra

A linguagem udidgrudi dos quadrinhos de Angeli: da revista chiclete com banana para outras mídias; 2007; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Liber Eugenio Paz

Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros; 2017; Tese (Doutorado em doutorado em tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Ivan Alexander Mizanzuk

A narrativa histórica de Alexandre Wollner sobre o design brasileiro em sua relação com arte, indústria e tecnologia; 2015; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Kando Fukushima

PAISAGEM URBANA COMO ESPAÇO DE EXPRESSÃO: MEDIAÇÕES CULTURAIS E TENSÃO SOCIAL; 2015; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Alan Witikoski

A produção de cachaça e as artes gráficas dos rótulos; 2012; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Joelma Zembão Estevam

Arte e Tecnologia e os processos de formação de público; 2012; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Ivan Mizanzuki

Design e tecnomagia; 2011; Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Laura Stonaga

Tecnologia e Linguagem - análise do Concretismo e sua repercussão na tecnologia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Estela Maris Balestrini

Marketing Cultural: três estudos sobre o logotipo de fast food; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Flávia Roberta Villatore

Representações de moda feminina nas revistas ilustradas brasileiras do início do século XX; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Pamela Aragão Henriques

Vik Muniz: uma maneira de olhar o mundo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Janaina Claudino Silva

Horário Nobre: as vinhetas de abertura das novelas da tv globo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A ruptura tropicalista no design gráfico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Gabriela Pavesi

Análise de rótulos de vinho da região sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Izac Zafalon Junior, Mariana Fonseca de Souza

O cubo parangolé: o móvel conceituado a partir da obra de arte parangolé de Hélio Oiticica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Ligia Cristina Battezzati, Luciane Cristina Dias

O kitsh na cenografia de Almodovar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Camila Simioni, Maryellen Takeda Hasegawa

A utilização e a influência das cores nos restaurantes italianos de Curitiba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Azusa Watanabe

Projeto gráfico para coletânea musical de art rock; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Andressa Volpe da Rocha, Claudio Chan, Jayme de Paula

Mobiliário urbano visando otransporte coletivo de Curitiba; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Bruna Jorge, José Ricardo Hurmus

Criação de padronagem para azulejos com motivos baseados na cultura dos imigrantes ucranianos e japoneses; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Daiane Niederheitmann

Móveis para área externa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Elaine Cristina Leoncio Nyznyk

Sustentabilidade e tendências no mercado atual para móveis de demolição; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Desiree de Azevedo K

Stasiu e Isis C; Caparróz Lisboa; Bares Kitsch: um estudo de caso em Curitiba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Tamara de Ramos Alves

Mobiliário para áreas externas cobertas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Alan Ricardo Witikoski

A história do design brasileiro contada pelos cartazes da Beinal de Arte de São Paulo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Gely Syreeta França Kamer

A influência da pop arte no mobiliário brasileiro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em design de moveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Thiago Vanderlei Martins

Primeiro Século das Artes Gráficas em Curitiba; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Rosana Pinto

Revista Labor: Um resgate da história do Design Gráfico no CEFET-PR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em tecnologia em artes gráficas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Adriana Stival

O uso do papelão no mobiliário - um resgate histórico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Design de Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Priscila Ferreira de Souza

Moveis para Embarcações: Tecnologia Empregada pelo Estaleiro Spirit by Ferreti; 2003; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia Em Artes Gráficas /Tecnologia em Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Pedro Lima D Agua

Representações de Ciência e Tecnologia na Arte Paranaense (1889-1930); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Tatiana de Castro e Souza

Representações de Tecnologia na Arte Brasileira (1889-1930); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em tecnologia em design gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Laura Dornellas da Cunha Soares

Representações de Ciência e Tecnologia na Arte Paranaense (1889-1930); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Luciana Vicente da Silva

Representações de tecnologia no humor gráfico brasileiro no final do século XIX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado em design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilda Lopes Pinheiro Queluz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Amálio de Branco Pinheiro

Traços urbanos: a caricatura em Curitiba no início do século XX; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jose Amalio de Branco Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Logotipo ou quadrinho? As animadas aventuras de Don Quixote nas capas de Ângelo Agostini. CUADERNOS DEL CENTRO DE ESTUDIOS DE DISEO Y COMUNICACIÓN , v. 74, p. 95-107, 2019.

  • GORGES, M. C. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Demarcar as terras, demarcar as telas: estratégias de resistência na produção audiovisual da Associação Cultural dos Produtores Indígenas (ASCURI) de Mato grosso do Sul. TOM Caderno de Ensaios , v. 5, p. 18-35, 2019.

  • COSTA, J. T. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Um olhar sobre a década de 90 a partir dos informativos LGBTQI+ presentes no centro de documentação prof. Dr. Luiz Mott, do Grupo Dignidade. TOM Caderno de Ensaios , v. 5, p. 285-299, 2019.

  • GORGES, M. C. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Cinema de Casa de Reza: as práticas desenvolvidas pela ASCURI em suas oficinas de formação audiovisual. Revista Vazantes , v. 3, p. 47-57, 2019.

  • PAZ, L. E. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Representações das mídias e da tecnologia nos quadrinhos de Eloar Guazzelli. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 20, p. 86-99, 2018.

  • FUKUSHIMA, K. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . NAS MARGENS DAS RUAS: cartazes como vozes de contestação. Revista Iluminuras , v. 19, p. 289-313, 2018.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . REPRESENTAÇÕES CARICATAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: INTERTEXTUALIDADE E PARÓDIA NAS CHARGES DE J. CARLOS E DE BELMONTE. Fênix (UFU. Online) , v. 15, p. 1-22, 2018.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; SANTOS, G. C. . Representações de São Paulo nas histórias em quadrinhos de Luiz Gê. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste , v. 1, p. 79-89, 2018.

  • BERTO, L. C. G. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Representações humorísticas de FHC e de Lula no jornal O Globo (1995-2010). FRONTEIRAS: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 21, p. 12-37, 2018.

  • MANNALA, T. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . DONA MARCOLINA, UMA MEGERA INDOMADA: REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADE NOS QUADRINHOS DE ALCEU CHICHÔRRO. REVISTA ÁRTEMIS , v. 26, p. 175-192, 2018.

  • FUKUSHIMA, K. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Producao do espaco e resistencia: uma reflexao sobre cartazes de contestacao. Vista , v. 1, p. 18-39, 2018.

  • QUELUZ, Gilson Leandro ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Muralismo libertário: comunicação e educação emancipadora. InterSaberes Revista Científica , v. 12, p. 26-37, 2017.

  • BORNANCIN, F. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Deslocamentos tecnológicos e artísticos na prática artística dos Microrroteiros da Cidade. CAIANA , v. 10, p. 61-79, 2017.

  • QUELUZ, Gilson Leandro ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Evolutionist conception in the series La lucha por la vida [The struggle for life] from anarchist journal Estudios (1936). CIRCUMSCRIBERE (PUCSP) , v. 20, p. 1, 2017.

  • SANTOS, G. C. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . O fetiche tecnológico na Avenida Paulista de Luiz Gê. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 19, p. 313-321, 2017.

  • BORNANCIN, F. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . O VIRTUAL A PARTIR DO VISUAL: RELAÇÕES ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA OBRA DE MAÍRA DAS NEVES. ART&SENSORIUM , v. 4, p. 1-13, 2017.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . 'Ciência e Tecnologia nos Mundos Imaginários de Yantok: Aventuras de Kaximbown (1911-1913)'. História, histórias , v. 4, p. 205-221, 2016.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo. Tempo e Argumento , v. 08, p. 134-156, 2016.

  • QUELUZ, Gilson L. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . A PEDAGOGIA DA AÇÃO DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIAÇÕES E INTERAÇÕES TECNOLÓGICAS. Educativa (UCG) , v. 18, p. 146-167, 2015.

  • MIZANZUK, I. A. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Modernismo e tradição na busca da autonomia das artes e do design no Brasil. Cadernos da Escola de Comunicação (Unibrasil) , v. 1, p. 87, 2015.

  • PIROTA, P. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . A MULHER SOB A SOMBRA DA CIÊNCIA: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO EM O ALIENISTA. VERBO DE MINAS , v. 16, p. 1-16, 2015.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . A cidade reinventada nas charges de Yantok. Iluminuras (Porto Alegre) , v. 15, p. 198-211, 2014.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Representaciones de la experiencia urbana en las caricaturas e historietas del siglo XIX. Entre Líneas , v. 1, p. 62-72, 2014.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . As invenções do cotidiano e as representações de tecnologia nas charges de Max Yantok. DeSignis (Barcelona) , v. 22, p. 1-12, 2014.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . As andanças de Zé: representações do povo nas revistas curitibanas de humor do início do século XX. Antíteses (Londrina) , v. 5, p. 205-231, 2012.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; VILLATORE, F. . Ironia e terror nas representações do automóvel no início do século XX. Dialogos (Maringa) , v. 16, p. 133-161, 2012.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . O humor gráfico no início do século XX em Curitiba. 19&20 (Rio de Janeiro) , v. VI, p. 7, 2011.

  • FRANCA, M. S. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Moda, cultura e frascos de perfume. Projética , v. 2, p. 65-85, 2011.

  • CRESTO, L. J. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Análise semiótica na compreensão de aspectos culturais do design. Projética , v. 2, p. 96-104, 2011.

  • CAMARGO, A. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Tecnologia e Arte: Reflexões sobre o mural de Poty da UTFPR. Tecnologia & Humanismo , v. 38, p. 89-102, 2010.

  • CRESTO, L. J. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . O design-arte dos irmãos Campana. Cultura Visual , v. 1, p. 27-43, 2009.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; STIVAL, A. . Artefatos de papelão: entre a experiência e a utopia. Tecnologia & Humanismo , v. 32, p. 115-130, 2007.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; AFONSO, C. G. . Paranismo e seu legado sobre o design paranaense. Tecnologia & Humanismo , v. 32, p. 145-158, 2007.

  • QUELUZ, Gilson Leandro ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . The Technological Sublime in Menotti del Picchias Novels. Morus (UNICAMP) , v. 4, p. 215-224, 2007.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Representações do cotidiano; a população em desfile. Revista Tecnologia e Sociedade , v. 2, p. 227-239, 2006.

  • QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; QUELUZ, Gilson Leandro . Kalum: Utopia e Modernismo Conservador. E-topia (Porto) , v. 3, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FUKUSHIMA, K. ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; SANTOS, Marinês Ribeiro dos . TOM Caderno de Ensaios: ?Imagem e Resistência / Imagem e Subversão?. 2019. (Editoração/Periódico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . revista Territórios & Fronteiras. 2019. (parecerista).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Revista Científica/FAP. 2019. (parecerista).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . 5as Jornadas Internacionais de Quadrinhos. 2018. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Revista Ártemis Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades. 2018. (parecerista).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Revista Antíteses. 2018. (parecerista).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Revista Tecnologia e Sociedade. 2014. (parecerista ad hoc).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Revista Diálogos. 2013. (parecerista).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . II Jornadas Internacionais de Históriaas em Quadrinhos. 2013. (Coordenadora de mesa temática: Quadrinhos e História).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . II Jornadas Internacionais de Históriaas em Quadrinhos. 2013. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . ICDHS 2012 8th Conference of International Commitee for Design History & Design Studies. 2012. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Vietas Serias Segundo Congreso internacional sobre Historieta y Humor Gráfico. 2012. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2011. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2011. (Coordenadora de mesa temática: HQ e Identidade 2).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; BRANDAO, A. . IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: ciência e tecnologia construindo a igualdade na diversidade. 2011. (Coordenadora do gruRepresentações de Ciência e Tecnologia na Arte, no Humor Gráfico e nos Quadrinhos).

QUELUZ, Gilson Leandro ; QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; MONTEIRO,M . VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero. 2010. (coordenação do eixo temático Gênero e Apropriações da Ciência e da Tecnologia).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO ; OLIVEIRA, R. C. . Grupo Temático Design e Cultura do III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. 2009. (coordenação de grupo temático design e cultura).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . 1 Simposio Brasileiro de Gênero e Mídia. 2005. (Comitê científico).

QUELUZ, MARILDA LOPES PINHEIRO . Mostra de Afroarte Contemporânea: as divindades na cultura e religiosidade africana e afro brasileira. 2018 (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Teoria, história e crítica do humor gráfico brasileiro (quadrinhos, charges, cartuns e caricaturas), Descrição: Investigar a produção de humor gráfico no Brasil, considerando as relações entre tecnologia, cultura e linguagem; as representações de ciência, tecnologia e sociedade, as narrativas tecnológicas, as utopias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Marilda Lopes Pinheiro Queluz - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Representações de Ciência e Tecnologia na Arte Brasileira (1889-1930), Descrição: PIBIC - A problematização deste estudo tem como ponto de partida a seguinte pergunta: em que medida as imagens de arte do final do século XIX e início do século XX permitem enfrentar a complexidade das relações entre as transformações científicas e tecnológicas e os processos de leitura, interpretação, re/significação e apropriação das mesmas. O objetivo deste trabalho é analisar as representações de ciência e tecnologia presentes nas imagens de arte bidimensionais (pintura, gravura) brasileiras entre 1890 a 1930. Essa é uma pesquisa de caráter interpretativo e interdisciplinar, buscando a compreensão das representações da ciência e da tecnologia na arte através da análise discursiva destas imagens, observando-se a linguagem plástica, a linguagem verbal e a linguagem icônica. Além disso, pretende-se incentivar a criação de um banco de imagens referentes à temática das inovações científicas e técnicas, e da tecnologia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marilda Lopes Pinheiro Queluz - Coordenador / laura dornellas da cunha soares - Integrante / tatiana de castro e souza - Integrante / Pedro Pedro Lima D Agua - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2010 - 2012

    Representações de Tecnologia no humor gráfico brasileiro, do final do século XIX ao início do século XX, Descrição: PIBIC - O objetivo deste trabalho é analisar as representações de tecnologia presentes nas imagens de humor (charges, caricaturas) das revistas brasileiras do final do século XIX até os anos 1930. Além disso, também se pretende: Discutir a relevância do humor gráfico no período histórico escolhido, considerando-se os processos de produção e circulação destas imagens. Ressaltar os mecanismos da linguagem da caricatura em diálogo com as tradições iconográficas e as convenções visuais. Perceber as relações entre a arte e as imagens impressas na construção dos discursos sobre a tecnologia. Incentivar a criação de um banco de imagens referentes à temática das inovações técnicas e da tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marilda Lopes Pinheiro Queluz - Coordenador / luciana vicente da silva - Integrante / flavia villatore - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Desenho Industrial, Curitiba. , Rua Sete de Setembro 3165, Centro, 80230-901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 3104637, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - 2016

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação Em Tecnologia, Curitiba Pr.,Linhas de pesquisa

    • 03/2002

      Ensino, Tecnologia Em Artes Gráficas /Tecnologia em Móveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Design

    • 03/1993 - 03/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arte

  • 1990 - 1992

    Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1990 - 03/1992

      Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte