Aparecida do Carmo Pavanello Massan
Possui graduação em Estudos Sociais com habilitação em história pela Universidade do Oeste Paulista(1994), especialização em Neuropsicologia pela Astranet(2004), especialização em Metodologia e didática do ensino pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio(1996), especialização em Ed. Esp. em deficiência auditiva pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio(1989), especialização em Esp. em ed. física infantil pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná(1982) e especialização em Deficiência Mental pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio(1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Metodologia e didática do ensino
1995 - 1996
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio
Título: Pesquisa
Especialização em Deficiência Mental
1991 - 1991
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio
Título: Deficiência Mental Leve
Especialização em Ed. Esp. em deficiência auditiva
1989 - 1989
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio
Título: Surdos na educação infantil
Especialização em Esp. em ed. física infantil
1981 - 1982
Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná
Título: Recreação Infantil
Formação complementar
2006 - 2006
Linguagem e Surdez - LIBRAS. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Profissional Fellipetto.
2005 - 2005
Atualização em Visão Subnormal. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
2005 - 2005
Atualização em Paralisia Cerebral e Bebê de Risco. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
2005 - 2005
III Jornada Conviver de Autismo. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
2003 - 2003
Ed., Saúde e Inclusão: uma proposta de humanização. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
2001 - 2001
Tendências e Perspectivas das Teorias de Avaliação. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal do Paraná.
1998 - 1998
I Cong. Ibero-Americano de Ed. Bilingue para surdo. (Carga horária: 32h). , Universidade de Lisboa.
1997 - 1997
III Sem. de Ed. do Surdo e Cidadania. (Carga horária: 24h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Umuarama.
1996 - 1996
II Seminário Nacional de Ed. Bilingue para surdos. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Caxias do Sul.
1995 - 1995
I Seminário Paranaense de Educação Especial. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação especial.
Participação em eventos
Oficinas de Leitura e Escrita.Ações Pedagógicas na Área da Deficiência Mental. 2006. (Oficina).
Curso de Formação em Alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado.Alfabetizandos com Necessidades Educativas Especiais (DM). 2005. (Outra).
Formação Inicial em Alfabetização - Paraná Alfabetizado.Formação Inicial em Alfabetização. 2005. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MASSAN, A. C. P. ; Ações Pedagógicas na Área da Deficiência Mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MASSAN, A. C. P. ; Alfabetizandos com Necessidades Educativas Especiais (DM). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MASSAN, A. C. P. ; Formação Inicial em Alfabetização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2012
DP ConsultoriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência em Pós Graduação
Outras informações:
Docência em Pós Graduação - Área da deficiência auditiva, mental e identificação das necessidades educacionais especiais e os serviços de apoio pedagógicos especializados.
2002 - 2006
Academia Brasileira de Ciências da EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência em Pós Graduação
Outras informações:
Docente em Pós Graduação - Área mental, auditiva, práticas pedagógicas na área inclusiva, deficiências, dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
2002 - 2004
Centro Internacional de Pesquisa, Pós-Graduação e ExtensãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência em Pós Graduação
Outras informações:
Docência em Pós Graduação - Área da Deficiência Auditiva, Mental e Estágio Supervisionado.
2001 - 2002
Faculdade São Judas TadeuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora no curso de Pedagogia
1978 - 2006
Secretaria de Estado da Educação do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora das séries iniciais do ensino regular no período de 1973 a 1988. Professora na educação especial no período 1989 a 2000, atuando nas áreas de deficiência mental e auditiva em classe especial e centros de educação. Departamento de Educação Especial e Avaliação Diagnóstica no período de 2000 a 2002. Estimulação pedagógica para crianças em situação de deficiências múltiplas, paralisia cerebral e bebês de risco - CRAID - no período de 2002 a 2006.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aparecida do Carmo Pavanello Massan e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?