Marcus Aurélio Jesus Souza
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Montenegro (2005). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da família: titulação sanitarista. Atualmente é professor da Academia Raiz na cidade de Ilhéus e profissional de educação física efetivo da Prefeitura Municipal de Itabuna/Secretaria de Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde da família, com ênfase em Educação em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de vida ativo, nível de atividade física, doenças crônico-degenerativas não transmissíveis e substâncias psicoativas .
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Saúde Pública: Habitação Sanitarista
2007 - 2008
Faculdade Madre Thaís
Título: FATORES INTERVENIENTES QUE AUXILIAM NA ADESÃO EM PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CENTROS DE ATENDIMENTO DE DIABÉTICOS, HIPERTENSOS E IDOSOS
Orientador: Maria Aparecida Santa Fé Borges
Graduação em Educação Física
2002 - 2005
Faculdade de Educação Montenegro
Título: BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA MULHERES IDOSAS COM OSTEOPOROSE
Orientador: Cristiano de Sant?anna Bahia
Formação complementar
2011 -
Gestão Educacional. (Carga horária: 360h). , Faculdade Pitágoras, FACP/BA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO PROPOSTA PARA FORMAÇÃO EM S. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
2020 - 2020
Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 80h). , Emergência 1 Treinamentos, EPH, Brasil.
2019 - 2020
Internacional sobre a interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Humanas. (Carga horária: 42h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2019 - 2019
Treinamento Funcional Avançado. (Carga horária: 100h). , GAFF - Treinamento Funcional, GAFF, Brasil.
2015 - 2015
Curso livre de aperfeiçoamento: Natação. (Carga horária: 40h). , Cursos Virtuais.Net, CVN, Brasil.
2015 - 2015
Curso Livre de Aperfeçoamento em Educação Física. (Carga horária: 160h). , Cursos Virtuais.Net, CVN, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em SUPERA. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Capacitação em Álcool e Outras Drogas: da. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Hipertensão arterial e essencial. (Carga horária: 20h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Fisiologia Humana: uma breve revisão. (Carga horária: 30h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Educação Física e Ludicidade. (Carga horária: 30h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Personal Training: A teoria do trein. (Carga horária: 50h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Envelhecimento e Atividade Fisica na Terceira idad. (Carga horária: 40h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 40h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Como montar uma Brinquedoteca na Escola. (Carga horária: 80h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Curso Livre de Musculação (teorias). (Carga horária: 30h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Saúde na Escola. (Carga horária: 40h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
A Importância Do Lúdico No Processo Ensino/Aprediz. (Carga horária: 4h). , Learncafe Ensino Online ltda., LEARNCAFE, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Curso sobre Crack, Álccol e outras Drogas. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2009 - 2010
Formação Continuada em Educação Física na Educação. (Carga horária: 120h). , Secretaria da Educação da Bahia, DIREC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Educação em saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Organização de eventos
SOUZA, M. A. J. . II Seminário Integrador da II Turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UESC. 2020. (Outro).
SOUZA, M. A. J. ; NASCIMENTO, C. S. ; LACERDA, M. G. N. ; NEVES, F. S. . Educação em saude: um novo olhar para a saúde. 2011. (Outro).
SOUZA, M. A. J. ; LACERDA, M. G. N. ; NASCIMENTO, C. S. ; NEVES, F. S. ; GOIS, M. F. V. N. ; OLIVEIRA, M. M. D. ; AFFONSO, A. C. P. . Oficina de Implantação do NASF. 2011. (Outro).
SOUZA, M. A. J. . Primeiro Seminário Regional spbre Crack, Álcool e Outras Drogas. 2011. (Outro).
SOUZA, M. A. J. . A Unime e o Shopping Jequitibá cuidam da sua saúde. 2010. (Outro).
SOUZA, M. A. J. . O curso de Educação Física da FACSUL/UNIME e o Shopping Jequitibá. 2009. (Outro).
SOUZA, M. A. J. . Conexão UNIME. 2009. (Outro).
SOUZA, M. A. J. . Conexão UNIME. 2008. (Outro).
Participação em eventos
OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO PROPOSTA PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE.Educação Popular em Saúde. 2021. (Outra).
Seminário Interdisciplinar Integrador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 2020. (Seminário).
Primeiro Encontro Pedagógico: a produção de novos sentidos em nós no programa de residência multiprofissional UESC. 2019. (Encontro).
Encontro Nacional de Educação, Esporte, Lazer e Fitnss.Encontro Nacional de Educação, Esporte, Lazer e Fitness. 2018. (Encontro).
Capacitação em Saúde da Criança. 2012. (Outra).
Curso de Atualização sobre Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack, Álcool e outras Drogas. 2012. (Outra).
II Workshop do Centro de Referência Regional para o Enfrentamento de Crack e outras Drogas.Prevenção e redução de riscos e danos consequentes do consumo de substâncias psicoaticas. 2012. (Oficina).
IV Encontro de Reabilitação Psicossocial "Transformar as ideias, as práticas e os serviços". 2012. (Encontro).
IV Seminário de Pesquisa em Envelhecimento de Alzheimere II Simposio sobre a doença.Exercício Físico e Saúde Mental. 2012. (Seminário).
Oficina para Qualificação da Política Estadual do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 2012. (Oficina).
Seminário de Capacitação de Diretores e Coordenadores do Ensino Médio e Fundamental da Campanha Drogas Por Quê? Desafios para a Educação. 2012. (Seminário).
Primeiro Seminário Regional sobre crack, álcool e outras drogas. 2011. (Seminário).
Primeiro Seminário Regional sobre Crack, Álcool e outras Drogas.Implantação do CAPS ad Ilhéus/Ba: um relato de experiência. 2011. (Seminário).
Quinta Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus. 2011. (Outra).
VIII Curso Introdutório aos Princípios e Diretrizes da Reforma Psiquiátrica. 2011. (Oficina).
X Congresso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. Política de redução de danos e o processo de trabalho: relato de experiência do centro de atenção psicossocial Ilhéus/Ba/Brasil. 2011. (Congresso).
Oficina: construindo elos de ação contínua. 2010. (Oficina).
Curso da Atividade Física para Hipertensos. 2009. (Outra).
Primeira semana de Educação Física da UESC e X Jornada Pedagógica do CBCE/Bahia. 2009. (Seminário).
Curso de capacitação profissional "A prática da Ginástica Laboral". 2008. (Outra).
Curso de Cinesiologia. 2008. (Outra).
Curso de fisiologia aplicada a Educação Física. 2008. (Outra).
Curso de Educação Física Escolar e Inclusão. 2007. (Outra).
Projeto SESI Vida Saúdável. 2007. (Encontro).
14ª Fitness Brasil Internacional - Curso Avaliação Física: da teoria à pratica. 2004. (Congresso).
1ª semana de Educação Física da Região. 2004. (Simpósio).
Curso de ginástica, musculação e avaliação física. 2004. (Outra).
II Encontro de Docentes e Discentes de Educação Física da Região. 2004. (Encontro).
II Fórum de Educação Física da Região. 2004. (Outra).
III Convenção Fitness Brasil Norte/Nordeste - Curso Laboratório de Ginástica Localizada. 2003. (Congresso).
VI Seminário de Biomecânica do Exercício.Segmentos corporais. 2003. (Seminário).
Curso de "O original JG Spinning. 2002. (Congresso).
Curso de "Zen Conection, Training & Spinning. 2002. (Congresso).
II Congresso Fitness Brasil Norte/Nordeste - Curso Workshop GSSI de Hidratação e Suplementação. 2002. (Congresso).
II Convenção Fitness Brasil Norte-Nordeste - Aulas práticas de Academia - Workout. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
SOUZA, M. A. J.. Treinamento Intervalado e Mudança na Composição Corporal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
SOUZA, M. A. J.. Utilização de suplementos alimentares entre praticantes de musculação em academias de Itabuna - BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
SOUZA, M. A. J.. Efeitos agudos do treinamento resistido e intervalado sobre a arritmia cardíaca extrasístole ventricular: estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - União Metropolitana de Educação e Cultura.
SOUZA, M. A. J.; REIS. Comparação entre indivíduos portadores de condromalácia patelar submetidos ao treinamento com pesos e ao pilates. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
OLIVEIRA, G. R.;SOUZA, M. A. J.. Perfil Antropométrico, Neuromuscular e cardiovascular dos jogadores adolescentes, atuantes nas escolinhas de futebol de Itabuna-BA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
COSTA, M. M. S.; OLIVEIRA, K. S.;SOUZA, M. A. J.. Desenvolvimento da velocidade e força de membros inferiores em adolescentes praticantes de futebol submetidos ao treinamento pliométrico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Os benefícios da Ginástica Laboral na Saúde do trabalhador e sua influência no ambiente de trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Atividade física e transtornos mentais em industriários de um setor têxtil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Força e AVDS em idosos institucionalizados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Nível de atividade física dos estudantes de Educação Física da UNIME. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Nível de atividade física de adolescentes de uma rede particular de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Perfil antroprométrico de jogadores de futebol amador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Benefícios da ginástica laboral no cotidiano do trabalhador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Indicadores antropométricos de sobrepeso e obesidade em funcionários de um centro de pesquisa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. A satisfação dos idosos que frequentam a comunidade Kolping em relação a prática da atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Hidroginástica: possíveis contribuições na melhoria da qualidade de vida do idoso da academia x em Itabuna-Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
SOUZA, M. A. J.. Indicadores antropométricos de sobrepeso e obesidade em universitários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana.
Orientou
A utilização de suplementos nutricionais entre praticantes de exercicio físico em academias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
A ginástica laboral como uma das ferramentas do profissional de Educação Física na redução do estresse entre enfermeiros no exercício da profissão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
A influência da ginástica aeróbica para a melhoria das atividades cotidianas da melhor idade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
A prática do exercício físico como melhora da flexibilidade em idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Obesidade em mulheres; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Nível de motivação dos idosos da ASDITA em relação ao Educador Físico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Efeito de uma sessão de exercício em diabéticos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Ginástica Laboral; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Nível de satisfação nas atividades de ginástica laboral em uma empresa de energia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
O uso de anabolizantes entre preticantes de musculação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
A importancia da Ginástica Laboral como fator motivacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Ginástica Laboral; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Nível de obesidade dos praticantes de caminhada do Beira-Rio em Itabuna-Ba; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Nível de atividade física em hipertensos idosos do posto de saúde de Canavieiras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Ginástica Laboral contribuindo para a qualidade de vida do trabalhador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Prevaência de DCDNT em idosos de um abrigo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Possíveis contribuições da ginástica laboral na diminuição das algias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade do Sul/ União Metropolitana; Orientador: Marcus Aurélio Jesus Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, M. A. J. ; FONSEC, G. G. D. ; SILVA, J. J. S. . Nível Habitual de Atividade Física em Usuários do CAPS ad Itabuna Bahia. In: III Simpósio de Saúde Mental e II Seminário Regional sobre Crack e outras Drogas, 2013, Ilhéus Bahia. Simposio de Saúde Mental e Seminário Regional sobre Crack e outras Drogas. Ilhéus: Editus - Editora da UESC, 2013.
-
SOUZA, M. A. J. . O trabalho multiprofissional do Serviço Psicossocial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, M. A. J. . Atividade Física na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, M. A. J. . Exercício Físico e Saúde Mental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, M. A. J. . Política de redução de danos e o processo de trabalho: relato de experiência do centro psicossocial Ilhéus/Ba/Bra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, M. A. J. . Implantação do CAPS ad Ilhéus/Ba: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, M. A. J. . Dia Munidial sem tabaco em sala de espera:. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, M. A. J. . Administração e Gestão do Profissional de Educação Física-Ética e Postura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOUZA, M. A. J. . Atuação do professor de Educação Física e Saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. J. ; LACERDA, M. G. N. . Atividade Física, qualidade de vida e saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. J. . Ginástica Laboral para profissionais de saúde.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, M. A. J. . Ginástica na Escola. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, M. A. J. . Á prática do exercício físico em academias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
Projeto Saúde do Homem, Descrição: A Política Nacional de Saúde do Homem, lançada dia 27 de agosto de 2009, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, um dos compromissos de posse do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Considerando a necessidade de ampliar a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica, com ênfase nas estratégias de Saúde da Família, o presente Plano visa implantação/implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem para atender as demandas das áreas cobertas pelas ESF da Zona Sul/Centro e Norte/Oeste do Município de Ilhéus, melhorando a qualidade de vida dos homens e ampliando o acesso ao sistema de saúde, promovendo assim, a integralidade na Assistência à Saúde e o fortalecimento da estratégia de saúde da Família com aumento da responsabilidade das ações de promoção e prevenção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Aurélio Jesus Souza - Coordenador / Camila Sousa Nascimento - Integrante / Fabrícia Sena Neves - Integrante / Maria da Glória Lacerda - Integrante / 1. Mychella F. Vila Nova Góis - Integrante.
-
2010 - 2012
Estilo de Vida Ativo, Descrição: A preocupação de promover e manter a saúde devem ser ressaltados para a população, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária, a prática da caminhada regular é uma delas. Cuidar da vida de modo a reduzir a vulnerabilidade ao adoecimento, incapacidade física, sofrimento crônico e morte prematura de indivíduos tornou-se mais e mais importante nas últimas décadas, compondo compromisso e responsabilidade quanto à qualidade de vida da população em que todos sejam partícipes no cuidado com a saúde. Portanto, acreditamos, percebemos e queremos demonstrar que o incentivo à prática de atividade física através da caminhada, colabora não só para a melhora na qualidade de vida como também na humanização dos serviços prestados pelos profissionais da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Aurélio Jesus Souza - Coordenador / Camila Sousa Nascimento - Integrante / Maria da Glória Néri Lacerda - Integrante / Fabrícia Sena Neves - Integrante / Mychella F. Vila Nova Góis - Integrante / Magnovanda Martins Dias Oliveira - Integrante / Ana Carolina P. Affonso - Integrante.
Prêmios
1991
Honra ao mérito, Ministério do Exercito.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
IUNI Educacional Unime Itabuna, FACULDADE DO SUL. , Avenida José Soares Pinheiro - de 883 a 2117 - lado ímpar, Centro, 45600297 - Itabuna, BA - Brasil, Telefone: (73) 7321023046
Experiência profissional
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de Itabuna/Secretaria de SaudeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional de Educação Física, Carga horária: 40
2008 - 2020
Faculdade do Sul/União MetropolitanaVínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Disciplinas ministradas em:
2007.1 - Fundamentos de Ginástica (Bacharelado e Licenciatura);
2007.2 - Fundamentos de Ginástica (Bacharelado e Licenciatura);
2008.1 - Fundamentos de Ginástica (Bacharelado e Licenciatura)-
- Estágio Supervisionado IV (Bacharelado)-
- Ginástica Para Grupos Especiais, Estética e Academia (Bacharelado);
2008.2 - Estágio Supervisionado IV-
- Fundamentos de Ginástica-
- Tópicos Especiais em Educação Física I ? Ginástica Laboral;
2009.1 - Estágio Supervisionado IV-
- Fundamentos de Ginástica-
- Tópicos Especiais em Educação Física I ? Ginástica Laboral-
- Optativa III ? Ginástica para grupos Especiais, Estética e Academia;
2009.2 - Estágio Supervisionado IV-
- Estágio Supervisionado II-
- Tópicos Especiais em Educação Física I ? Ginástica Laboral;
2010.1 - Estágio Supervisionado IV-
- Estágio Supervisionado II ? Esporte-
- Tópicos Especiais em Educação Física I ? Ginástica Laboral-
- Metodologia do Ensino de Ginástica-
- Optativa III ? Ginástica para Populações Especiais-
- Coordenador do CENAFS (Centro Atividade Física e Saúde).
2010.2 - Estágio Supervisionado IV
- Metodologia do Ensino da Ginástica
- Orientação de projetos e trabalho de conclusão de curso
- Tópicos Especiais em Educação Física I - Ginástica Laboral
2011.1 - Atividade Física nos Modelos de Atenção Primária à Saúde
- Estágio Supervisionado III
- Estágio Supervisionado IV
- Metodologia do Ensino da Ginástica
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Tópicos Especiais em Educação Física I
2013 - 2017
Prefeitura Municipal de ItabunaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional de Educação Física, Carga horária: 40
Outras informações:
Profissional de Educação Física do Centro de Atenção psicossocial Álcool e outras Drogas
2010 - 2012
Prefeitura Municipal Ilhéus-Núcleo de Apoio a Saúde da FamíliaVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Educador Físico, Carga horária: 40
Outras informações:
Educador Físico do NASF
2011 - 2012
Prefeitura Municipal Ilhéus-Centro de Atenção Psicossocial Álcool e drogasVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Educador Físico, Carga horária: 20
Outras informações:
Educador físico do CAPS-ad
2011 - 2012
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Bolsista PET-Saúde Mental/Crac, Enquadramento Funcional: preceptor, Carga horária: 8
Outras informações:
preceptor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Mental/Crack e outras drogas, regulamentado pela Portaria Interministerial MS/MEC n 421/2010
2011 - 2013
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor da Disciplina: "TEORIA E MÉTODO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO" no curdo de pedagogia, carga horaria total de 75 horas.
2006 - 2011
Academia RaizVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 32
Outras informações:
Coordenador do departamento de ginástica, assumindo funções administrativas como: controle do fluxo de alunos, folha de pagamento, controle de verba para eventos, montagem da grade de horários, aulas de Ginástica e desenvolvimento de planilhas de controles administrativos.
2007 - 2010
Faculdade do Sul/ União MetropolitanaVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 8
Outras informações:
CENAFS (Centro de Atividade Física e Saúde) -
Atividades realizadas pelo CENAFS: escolinha de futebol de salão, basquetebol, voleibol para crianças e adolescentes do ensino básico. Avaliação Física, ginástica, dança e alongamento para comunidade acadêmica e vizinhança da instituição.
2007 - 2008
Serviço Social da Industria - Ilhéus - Ba.Vínculo: Contrato temporario, Enquadramento Funcional: Gestor da área de Lazer, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestor da área de Lazer do SESI. Funções: coordenador do SESI ginástica na empresa; organizador e coordenador dos jogos do SESI unidade de Ilhéus; coordenador das olimpíadas da Coelba; coordenador do Clube SESI e coordenador da academia de Ginástica.
2006 - 2007
PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUSVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do ensino fundamental I
2009 - 2012
Secretaria Municipal de Saúde de IlheusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional de Educação Física, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcus Aurélio Jesus Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?