Marcos Paulo da Silva Soares
Mestre em Ciências das Religiões (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
Especialista em Linguística (Unyleya)
Graduado em Teologia (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP)
Graduado em Letras-Português (Universidade Federal do Ceará - UFCe)
Curso Livre em Teologia (Seminário Batista do Cariri - Crato-CE)
Ensino e pesquisa em Teologia Bíblica e Exegética e no diálogo entre Teologia/Filosofia e Literatura, Linguística e Cinema.
Estudioso de C. S. Lewis, Tolkien e Chesterton
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências das Religiões
2017 - 2019
Universidade Federal da Paraíba
Título: ?Não Existe Pecado do lado de baixo do Equador?: A Luxúria como leitmotiv da Literatura e do Sagrado em uma Narrativa de Carlos Heitor Cony, Ano de Obtenção: 2019
Suelma de Souza Moraes.Palavras-chave: Carlos Heitor Cony; Hermenêutica Filosófica; Literatura; Luxúria; Sagrado.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Especialização em andamento em Pós-Gradução em Linguística
2021 - Atual
Graduação em Curso Livre em Teologia com ênfase em exegese bíblica
2005 - 2007
Faculdade Batista do Cariri
Título: O Discurso Cristológico da Revista Superinteressante
Orientador: Almir Marcolino Tavares
Formação complementar
2023 -
Extensão universitária em Introdução à Revisão Textual em Língua Portuguesa. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2023 -
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2022 -
Extensão universitária em Introdução ao Texto Acadêmico. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 -
Pós-Graduação em Linguística. (Carga horária: 360h). , UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
2022 - 2022
3a. Jornada da Leitura no Cárcere. (Carga horária: 8h). , Fundação Observatório do Livro e da Leitura, OBS, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Semnários Linguísticos - Selin 2021.1. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Semnários Linguísticos - Selin 2021.2. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
A linguística, o texto e o ensino da língua. (Carga horária: 3h). , Parábola Editorial e-formação, PARÁBOLA EDIT., Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Reforma Protestante: Teologia e História. (Carga horária: 12h). , Faculdade Batista do Cariri, FBC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Unidade de Poesia Intensiva. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Alfabetização, Teorias e Processo de Aprendizagem. (Carga horária: 120h). , Portal Educação, P.E., Brasil.
2012 - 2012
Elaborador de Itens para o SPAECE. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
2012 - 2012
Antropologia Cultural. (Carga horária: 30h). , Iesde: Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional, IESDE, Brasil.
2012 - 2012
Interdisciplinaridade Escolar. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, P.E., Brasil.
2012 - 2012
Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenha. (Carga horária: 64h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Seminários Linguísticos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em I Ciclo de Palestras - Pesquisa Linguística. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
Mini-Curso de Fonética Espanhola para Brasileiros. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: EXEGESE BÍBLICA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LINGUÍSTICA TEXTUAL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Linguagem Religiosa.
Participação em eventos
V Congresso Nacional de Educação- V Conedu. Poesia na Clínica: O Uso Arteterapêutico do Poema A Flor e a Náusea, de Carlos Drummond de Andrade. 2018. (Congresso).
V Congresso Nacional de Educação- V Conedu. Ava ? O Povo Guarani: Uma breve e multidisciplinar análise da espiritualidade indígena. 2018. (Congresso).
III Congresso Nacional de Literatura - III Conali. O Discurso Religioso em José Lins do Rego. 2016. (Congresso).
XXVIII Semana de Estudos Clássicos: O Feio e o Torpe na Antiguidade e sua Recepção - UFC. 2016. (Outra).
Participação em bancas
BASTOS, M. V.LEITE, V. R. F.SOARES, M. P. S.. Esperança nas Lentes Bíblicas: Um Foco na Teologia Petrina, A. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia Bíblica) - Faculdade Batista do Cariri.
BEZERRA, Carlos Alberto;SOARES, M. P. S.; Almir Marcolino Tavares. Uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: Entendendo o significado do. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia Bíblica) - Faculdade Batista do Cariri.
SILVA, Valney Veras da; BEZERRA, Carlos Alberto;SOARES, M. P. S.. Análise da Expressão "Filhos de Abraão" na teologia paulina. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Teologia Bíblica) - Faculdade Batista do Cariri.
SILVA, Valney Veras da; BEZERRA, Carlos Alberto;SOARES, M. P. S.. Análise da Compatibilidade entre Dispensacionalismo Progressivo e Teologia da Promessa na Relação entre Israel e Igreja, Uma. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
SILVA, Valney Veras da; MARQUES, J. C. L.;SOARES, M. P. S.. O uso do Antigo no Novo Testamento: Intertextualidade em Hebreus 8:8-12. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
SOARES, M. P. S.; SILVA, Valney Veras da. Método da Focalidade Aplicado à Exegese de Fp 1.27-2.4, O. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
LEITE, V. R. F.SOARES, M. P. S.BASTOS, M. V.. Teologia e Desenvolvimento Cognitivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
MARQUES, J. C. L.; SILVA, Valney Veras da;SOARES, M. P. S.. Uma análise dos conceitos de alegria e sofrimento em C. S. Lewis nas obras Surpreendido pela alegria e O problema do sofrimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
BEZERRA, Carlos Alberto; ALBUQUERQUE, R. N.; MARQUES, J. C. L.;SOARES, M. P. S.. Uma análise da compatibilidade entre Calvinismo e conhecimento médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri.
Orientou
A música como ferramenta para evangelização de crianças; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Sintaxe e Deidade: Uma Análise da Regra de Granville Sharp como Argumento Exegético em Prol da Divindade de Jesus; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Por Que Contamos Histórias: Criação e Subcriação, do Gênesis Bíblico ao Silmarillion, de J; R; R; Tolkien; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Bíblia e Animês - Uma análise da cosmovisão na animação japonesa Fullmetal Alchemist Brotherhood; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
O Método da Focalidade Aplicado à Exegese de Filipenses 1; 27 ? 2; 4; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Utilização da Metáfora em Ezequiel 16; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
O Amor em Safo de Lesbos: Uma Análise Comparativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
A Expiação de Cristo nos Escritos Joaninos: Natureza, Extensão e Implicações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
O Discurso Literário-Cristológico de José Saramago: Uma recriação artística; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Teologia e Literatura: Uma Leitura da Poética de Augusto dos Anjos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Teologia) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
A Visão Cristológica de Hollywood: Uma análise do filme a Paixão de Cristo, de Mel Gibson; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Livre em Teologia com ênfase em exegese bíblica) - Faculdade Batista do Cariri; Orientador: Marcos Paulo da Silva Soares;
Produções bibliográficas
-
SOARES, M. P. S. . O Discurso Religioso de José Lins do Rego: Considerações Extraídas do Romance Usina. In: III Congresso Nacional de Literatura - III Conali, 2016, João Pessoa. 3 Conali - Congresso Nacional de Literatura: José LIns do Rego e a epopeia rural do Nordeste. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora Ltda., 2016. v. Unico. p. 1-1427.
-
SOARES, M. P. S. . Comparação entre as Epístolas Católicas e a Literatura Apócrifa e Pseudepígrafa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, M. P. S. . Quando Deus Falou Grego. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, M. P. S. . Leitura e sacralidade: apontamentos segundo as ciências das religiões. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . Entre o repúdio e a recomendação: o (não-)uso da literatura por Agostinho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . Sexualidade e Espiritualidade em Ezequiel 23: uma análise linguístico-teológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . O que Jerusalém tem a ver com Atenas? - Revisitando o diálogo entre Teologia e Literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . 'Poesia na Clínica: O Uso Arteterapêutico do Poema A Flor e a Náusea, de Carlos Drummond de Andrade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . Ava ? O Povo Guarani: Uma breve e multidisciplinar análise da espiritualidade indígena. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . O Discurso Religioso de José Lins do Rego. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . Linguística Aplicada ao Ensino de Grego Koinê. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . Similitudes Diabólicas: Estudo Comparativo entre A Igreja do Diabo, de Machado de Assis, e Cartas de um diabo a seu aprendiz, de C. S. Lewis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, M. P. S. . A Imagem Descartada: para compreender a visão medieval do mundo 2016 (Resenha).
-
SOARES, M. P. S. . Poiêmica Literária - O ministério pastoral sob a ótica da Literatura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOARES, M. P. S. . Uma Proposta de Teologia Bíblica do Ensino segundo a Carta de Paulo a Tito: Definição e Características. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOARES, M. P. S. . Teologia e Literatura: Aproximações pela Antropologia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOARES, M. P. S. . Análise Intersemiótica e Referências Teológicas: Um Diálogo sobre A Viagem do Peregrino da Alvorada, de C. S. Lewis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2012
CENTRO DE FORMAÇÃO TECNICO E SUPERIOR EM EXTENSÃOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Lecionando Metodologia do Trabalho Científico e Leitura e Produção Textual
2008 - 2012
Seminário Teológico Batista do CearáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Atuando na extensão do Seminário Teológico Batista do Ceará em Juazeiro do Norte, Ceará, Centro de Trerinamento Eclesiástico & Missiológico - CETREM.
Professor de Português Instrumental 1 e 2; Língua Grega 1 e 2 (Introdução à Morfologia); Língua Hebraica 1 e 2 (Introdução à Morfologia).
2012 - 2013
Secretaria da Educação Básica do CearáVínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Artes e Educação, Língua Espanhola e Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio Professora Eunice Maria de Sousa.
2011 - 2011
Secretaria da Educação Básica do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador de Professores
Outras informações:
Docência em oficinas de Língua Portuguesa para professores das Escolas Estaduais da 20a. Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação - 20a. Crede, totalizando uma carga horária de 50 horas.
2008 - 2011
SEMINÁRIO BATISTA DO CARIRIVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Português Instrumental 1 e 2;
Professor de Língua Grega 1 a 4 (Morfologia e Sintaxe).
2007 - 2007
Ginásio Batista do CaririVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Produção Textual e Língua Espanhola no Ensino Médio.
2001 - 2004
Colégio Castro AlvesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Professor de Gramática, Literatura Luso-Brasileira e Produção Textual.
2001 - 2001
Colégio Castro S/CVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Línguas, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Professor de Língua Espanhola e Língua Portuguesa (Literatura Luso-Brasileira e Produção Textual)
2015 - Atual
Faculdade Batista do CaririVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Leciona: Língua (Fonética, Morfologia, Sintaxe e Exegese) e Literatura Grega do Novo Testamento e Produção Textual., Gêneros Literários e Português Instrumental Ie II.
2021 - Atual
Seminário Batista Regular da AmazôniaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor vistiante
Outras informações:
O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do SEBRAM é responsável pela Especialização em Hermenêutica Bíblica. Esse curso é Reconhecido pelo MEC em parceria com UCESP (Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo).
Como professor visitante, tenho anualmente contribuido com disciplina que envolvam os temas Linguagem, Linguística, Análise do Discurso e Hermenêutica e a relação destas com a Teologia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Paulo da Silva Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?