Fernanda Ribeiro Amaro

Doutorado em andamento no Departamento de Antropologia Social, IFCH, Unicamp. Mestrado em Geografia, na linha de pesquisa: Análise, Planejamento e Gestão do Espaço urbano e rural pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela mesma instituição. Mobilidade estudantil para a Escuela de Antropologia da Universidad Autonoma de San Luis Potosí, México e Escuela de Bellas Artes da Universidad Politecnica de Valencia, Espanha. Foi pesquisadora do Opará - Grupo de Estudos e Pesquisa do Rio São Francisco, UFU-Unimontes, Minas Gerais. Tem envolvimento com pesquisa e criação em artes visuais. Atualmente desenvolve sua pesquisa sobre 'deslocamento e produção da diferença' entre o povo Wauja, Alto Xingu, MT.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Carlos Rodrigues Brandão. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Geografia

2012 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Escritos de Viagem e a Construção do Espaço Vivido por Meio do Deslocamento: cadernos e cartas de João Guimarães Rosa,Ano de Obtenção: 2014
CARLOS RODRIGUES BRANDÃO.

Graduação em Geografia Bacharelado

2003 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Aproximações entre Geografia e a Arte: o fenômeno artístico na cidade contemporânea
Orientador: Profª. Drª Beatriz Ribeiro Soares

Graduação em Geografia Licenciatura

2003 - 2007

Universidade Federal de Uberlândia
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO E PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Orientador: Prof.ª Adriany Mello

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Antropologia das Sociedades Ribeirinas. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Trabalho de Campo: a pesquisa participante em cena. (Carga horária: 150h). , Opará - Grupo de Estudos e Pesquisa do Rio São Francisco, OPARÁ, Brasil.

2010 - 2010

Metodología y Estratergias constructuvistas. (Carga horária: 4h). , Centro Cultural de la Lengua Española, CCLE, Brasil.

2010 - 2010

Agroecologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Sculpture as Behaviour - II - Performance. (Carga horária: 90h). , Universidade Politécnica de Valencia, UPV, Espanha.

2009 - 2009

Extensão universitária em Sculpture and the Audiovisual Media - I. (Carga horária: 90h). , Universidade Politécnica de Valencia, UPV, Espanha.

2008 - 2008

Didáctica para Enseñanza del Español. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural de la Lengua Española, CCLE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Antropologia y Ciudad. (Carga horária: 48h). , Universidad Autonoma de San Luis Potosi, U.A.SAN LUIS POT, México.

2007 - 2007

Extensão universitária em Antropologia en México. (Carga horária: 60h). , Universidad Autonoma de San Luis Potosi, U.A.SAN LUIS POT, México.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TONIOL, R. ; TAMBASCIA., C. ; LOERA, N. ; ALMEIDA, R. ; RUI, T. ; CARAVITA, R. ; AMARO, F. R. . IV EMBRA.. 2017. (Congresso).

AMARO, F. R. . Andare a Spasso. 2012. (Exposição).

AMARO, F. R. . Jornada João Guimarães Rosa: caminhos e travessias nos Sertões. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Histórias Indígenas. 2017. (Seminário).

III Encontro Questão Indígena e Educação - Territórios indígenas no Brasil: ameaças, conflitos e resistência?,. 2017. (Outra).

Emissão e Recepção de Experiências Narradas: história oral, produção, performances e resultados.Narrativas Ribeirinhas: um livro-álbum entre relatos e retratos de populações tradicionais do Rio São Francisco em Minas Gerais. 2015. (Encontro).

XVIII Jornadas para Alternativas Religiosas na América Latina. A Viagem como Ritual: apontamentos teóricos para uma aproximação entre ritos e deslocamentos. 2015. (Congresso).

XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. Ensaio sobre a Condição Movente do Caminhante Religioso. 2013. (Congresso).

Primer Encuentro Latinoamericano de Cuerpo y Corporalidad en las Culturas.Culto e Corporalidade no Candomblé: o corpo-memória entre o mito e o rito.. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional de Teoria, Crítica e História da Arte.Deslocamentos. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional Espaços Narrados - A Construção dos Múlitplos Territórios da Língua Portuguesa.Escritos de Viagem e a Construção do Espaço Vivido por meio do descolamento: cadernetas de campo e cartas de João Guimarães Rosa. 2012. (Seminário).

2º Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia. 2011. (Seminário).

Arte, Imagem e Lugar.Do local ao lugar - encontro com artistas e curadores. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional do Laboratório sobre Espaço e Cultura: Imaginar Abordagnes Culturais do Urbano e do Rural.Representações Estéticas do Urbano: Geografia e Arte Contemporâna. 2010. (Seminário).

IV CONGRESO DE ORDENAMIENTO TERRITORIAL. Territorialidades Fluidas: Percepções das águas na obra de Guimarães Rosa e Gaston Bachelard. 2007. (Congresso).

I Encontro Nacional de Grupos PET Geografia."O SERTÃO EM VERSO E PROSA: ANALISES DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO NORTE DE MINAS DESCRITAS PELA LITERATURA E PELOS CANCIONEIROS POPULARES" e "O TURISMO COMO VETOR DE INTERAÇÃO HOMEM E AMBIENTE NATURAL: APONTAMENTOS CONCEITUAIS". 2006. (Encontro).

II SIMDEP ? Simpósio Internacional sobre Cidades Médias ?Dinâmica Econômica e Produção do Espaço?.HUMANIZAÇÃO DOS DESLOCAMENTOS DOS PEDESTRES PELA AVENIDA JOÃO NAVES DE ÁVILA, UBERLÂNDIA -MG. 2006. (Simpósio).

Seminário Internacional 50º de Grande Sertão: Veredas. 2006. (Seminário).

1º Simpósio de Arte e Produção Cultural em Uberlândia.Reflexões acerca da Preservação dos Bens Culturais. 2005. (Simpósio).

Jornada João Guimarães Rosa: caminhos e travessias nos sertões.Paisagens e Lugares em João Guimarães Rosa. 2005. (Outra).

XII Semana da Geografia. (Des)construindo Mapas: paisagens, subjetividade e movimento. 2005. (Congresso).

XV Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia - ENEG ?Um só Mundo: Vários Cenários Geográficos?. 2005. (Encontro).

Fórum Mundial de Educação - A Educação Para Um Outro Mundo Possível.Instrumentalização da Fotografia para Apreensão de Realidades Geográficas Brasileiras. 2004. (Outra).

Fórum Mundial de Educação São Paulo ? Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

I Fórum Social do Triângulo Mineiro.MaPá: Um Roteiro Vários Percursos. 2004. (Outra).

II Seminário do CISAM/AMVAP ?Cuidando do Ambiente e Defendendo a Vida?. 2004. (Seminário).

V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia ? Geomorfologia e Riscos Ambientais. 2004. (Encontro).

X Encontro de Geógrafos da América Latina ?Por uma Geografia Latino-Americana: Do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade?.?Fotografia, Cultura e Geografia: Um Caminho para Apreensão de Realidades e Construção de Conhecimentos?. 2004. (Encontro).

?O Estatuto da cidade em debate!?. 2003. (Seminário).

?Planejamento para que(m)??. 2003. (Seminário).

Geografia e Trabalho: Formação e Atuação Profissional. 2003. (Seminário).

IV Seminário de Economia ?Rupturas ou Continuidade? Perspectivas para o desenvolvimento Brasileiro?. 2003. (Seminário).

Simpósio Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

BRANDAO, C. R.; BARBOSA, T.; Thiesen, Leopoldo G.. Escritos de viagens e a construção do espaço vivido em meio ao deslocamento. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Tulio Barbosa

THIESEN, L. G.;BARBOSA, Tulio; BRANDAO, C. R.. Escritos de viagens e a construção do espaço vivido em meio ao deslocamento. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Instituto de Geografia - Pós - Graduação - UFU.

Beatriz Ribeiro Soares

SOARES, Beatriz Ribeiro; Chellotti, M. C; FERREIRA, Willian Rodrigues. Aproximações entre a Geografia e Arte: o fenômeno artístico na cidade contemporânea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

A Viagem como Produção da Diferença: deslocamento e territorialidade entre o povo Wauja, Alto Xingu; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

Escritos de viagens e a construção do espaço vivido em meio ao deslocamento; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Carlos Rodrigues Brandão;

Beatriz Ribeiro Soares

Aproximações entre Geografia e Arte: o fenômeno artístico na cidade contemporânea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Beatriz Ribeiro Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AMARO, F. R. . O Estrangeiro Daqui: identidade nacional e internacionalismos no Brasil. Revista de Geografia , v. 1, p. 1-12, 2015.

  • AMARO, F. R. ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . Os Verbos e Nomes do Viajar: por uma geografia do deslocamento. Geograficidade , v. 4, p. 32-47, 2014.

  • VINAUD, N. C. A. ; MARTINS, A. P. ; AMARO, F. R. . O SERTÃO EM PROSA E VERSO: TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO CERRADO MINEIRO DESCRITAS PELA LITERATURA DOS POETAS E DOS CANCIONEIROS POPULARES. Caminhos de Geografia (UFU) , v. 8, p. 105-110, 2007.

  • AMARO, F. R. ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . Vozes do Rio. 1. ed. Uberlândia: Edibrás, 2013. v. 750. 89p .

  • AMARO, F. R. . Eu Peregrinus: ensaio sobre a subjetividade movente do caminhante religioso. In: Alessandra Leal Fonseca, Maristela Corrêa Borges e Carlos Rodrigues Brandão. (Org.). Beira Vida Beira Rio: vida, comunidade e cultura no Rio São Francisco. 1ed.Belo Horizonte: O Lutador, 2013, v. 1, p. 213-224.

  • AMARO, F. R. . Viajar e Encontrar o Avesso das Coisas. In: Alessandra Leal Fonseca e Maristela Corrêa Borges. (Org.). Etnocartografias do Rio São Francisco: comunidades tradicionais ribeirinhas do Norte de Minas Gerais. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2013, v. 1, p. 157-171.

  • AMARO, F. R. . A Viagem como Ritual: apontamentos teóricos para uma aproximação entre ritos e deslocamentos. In: XVIII Jornadas para Alternativas Religiosas na América Latina, 2015, Mendoza, Argentina. XVIII Jornadas para Alternativas Religiosas na América Latina, 2015.

  • AMARO, F. R. . O Estrangeiro Daqui: identidade nacional e internacionalismos no Brasil. In: III Seminário de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014, Juiz de Fora. III Seminário de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.

  • AMARO, F. R. . Eu_Peregrinus: ensaio sobre a condição movente do caminhante religioso. In: XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2013, Porto Alegre. Pluralismo e Interculturalismo, fluxos e itinerários religiosos, 2013.

  • AMARO, F. R. . Culto e Corporalidade no Candomblé: o corpo-memória entre o mito e o rito. In: Primer Encuentro Latinoamericano de Cuerpo y Corporalidad en las Culturas, 2012, Rosário. Primer Encuentro Latinoamericano de Cuerpo y Corporalidad en las Culturas, 2012.

  • AMARO, F. R. . Escritos de Viagem e a Construção do Espaço Vivido por meio do descolamento: cadernetas de campo e cartas de João Guimarães Rosa. In: Seminário Internacional Espaços Narrados - A construção dos múltiplos territórios da língua portuguesa, 2012, São Paulo. Espaços Narrados - A Construção dos Múltiplos Territórios da Língua Portuguesa, 2012.

  • AMARO, F. R. . Representações Estéticas do Urbano: Geografia e Arte Contemporânea. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE ESPAÇO E CULTURA: Imaginar Abordagens Culturais do Urbano e do Rural, 2010, Recife. II SEMINÁRIO NACIONAL DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE ESPAÇO E CULTURA: Imaginar Abordagens Culturais do Urbano e do Rural, 2010.

  • AMARO, F. R. . The Cutural Patrimony of the Avenue João Naves de Ávila rescued by the old railroad company Mogiana: the Structural Aisle of Mass Transit as a half. In: IV Congreso Internacional de Ordenamiento Territorial, 2007, San Luis Potosí. IV Congreso Internacional de Ordenamiento Territorial, 2007.

  • AMARO, F. R. . Educação Patrimonial: Olhares sobre os Bens Culturais de Uberlândia. In: IV Fala Professor, 2007, Uberlândia. Concepções e Fazeres da Geografia na Educação: diversidades e perspectivas, 2007.

  • VINAUD, N. C. A. ; MARTINS, A. P. ; AMARO, F. R. . O SERTÃO EM VERSO E PROSA: ANALISES DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO NORTE DE MINAS DESCRITAS PELA LITERATURA E PELOS CANCIONEIROS POPULARES. In: I Encontro Nacional dos Grupos PET Geografia, 2006, Uberlândia. I Encontro Nacional dos Grupos PET Geografia, 2006.

  • AMARO, F. R. ; MERLUSSI, V. P. . O TURISMO ENQUANTO INTERAÇÃO DO HOMEM COM O AMBIENTAL NATURAL: APONTAMENTOS CONCEITUAIS. In: I Encontro Nacional dos Grupos PET Geografia, 2006, Uberlândia. I Encontro Nacional dos Grupos PET Geografia, 2006.

  • AMARO, F. R. ; FERREIRA, D, L. . HUMANIZAÇÃO DOS DESLOCAMENTOS DOS PEDESTRES PELA AVENIDA JOÃO NAVES DE ÁVILA, UBERLÂNDIA -MG. In: II Simpósio Internacional sobre Cidades Médias - Dinâmica econômica e produção do espaço, 2006, Uberlândia. II Simpósio Internacional sobre Cidades Médias - Dinâmica econômica e p.rodução do espaço, 2006. Anais - CD, 2006.

  • AMARO, F. R. ; VASCONCELLOS, L. G. F. . FOTOGRAFIA, CULTURA E GEOGRAFIA: UM CAMINHO PARA APREENSÃO DE REALIDADES E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2005, São Paulo - SP. X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005.

  • FIRMINO, A. M. ; AMARO, F. R. ; GODOY, M. L. P. ; COSTA, T. A. . ESTUDO COMPARATIVO DA INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA E DAS TEMPERATURAS MÉDIAS EM UBERLÂNDIA ? JAN. 1999 A DEZ. 2002. In: II Simpósio Regional de Geografia - Perspectivas para o Cerrado no Século XXI, 2003, Uberlândia. II Simpósio Regional de Geografia - Perspectivas para o Cerrado no Século XXI, 2003.

  • OLIVEIRA, Joycelaine ; AMARO, F. R. . Entre o Barulho da Água e o Reossonar das Lembranças. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2007, Niterói. Espacilidades Contemporâneas: O Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.

  • AMARO, F. R. . Patrimônio Cultural da Avenida João Naves de Ávila resgatado a partir da Iconografia da Antiga Companhia Ferroviária Mogiana: o Corredor Estrutural de Transporte Coletivo como Suporte. In: VII Encontro Naiconal da ANPEGE, 2007, Niterói. Espacialidades Contemporâneas: o Brasil, a América Latina e o Mundo, 2007.

  • AMARO, F. R. . Londres como uma Aldeia: deslocamento, narrativa e visualidade de um viajante Kuikuro. In: 30 RBA - Reunião Brasileira de Antropologia: Políticas da Antropologia: ética, diversidade e conflitos, 2016, João Pessoa - PB. Anais da 30aRBA, 2016.

  • AMARO, F. R. ; OLIVEIRA, J. . Territorialidades Fluídas: Percepções das águas na obra de Guimarães Rosa e Gaston Bachelard. In: IV Congreso Internacional de Ordenamiento Territorial, 2007, San Luis Potosí. IV Congreso Internacional de Ordenamiento Territorial, 2007.

  • AMARO, F. R. ; GODOY, M. L. P. ; BARGMANN, L. S. . A RESISTÊNCIA E A ACULTURAÇÃO DAS POPULAÇÕES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA: UMA ANÁLISE DE SUAS ATIVIDADES. In: II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2005, Uberlândia. II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2005.

  • AMARO, F. R. ; FIRMINO, A. M. ; COSTA, T. A. ; VILELA, M. A. ; DINIZ, S. V. ; VASCONCELLOS, L. G. F. . INSTRUMENTALIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA PARA APREENSÃO DE REALIDADES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS. In: Fórum Mundial de Educação ? A Educação para um Outro Mundo Possível, 2004, Porto Alegre - RS. Fórum Mundial de Educação ? A Educação para um Outro Mundo Possível, ANAIS-CD., 2004.

  • AMARO, F. R. . ?Deslocamentos e permanências: a viagem e a reprodução do cotidiano em uma aldeia wauja?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. . A Viagem como Ritual: apontamentos teóricos para uma aproximação entre ritos e deslocamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARO, F. R. . Narrativas Ribeirinhas: um livro-álbum entre relatos e retratos de populações tradicionais quilombolas e ribeirinhas do Rio São Francisco em Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. . Espacio Público y Corporalidad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARO, F. R. ; SANCHEZ, L. L. . Cuerpo y Espacio Público -. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMARO, F. R. . Eu Peregrinus: Ensaio sobre a condição movente do caminhante religioso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. . Deslocamentos de Viagem: corpo, percepção e memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARO, F. R. . Escritos de Viagem e a construção do espaço vivido por meio do deslocamento: cadernetas de campo e cartas de João Guimarães Rosa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARO, F. R. . Culto e Corporalidade no Candomblé: o corpo-memória entre o mito e o rito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. . REPRESENTAÇÕES ESTÉTICAS DO URBANO: Geografia e Arte Contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARO, F. R. . Territorialidades Fluídas: Percepções das águas na obra de Guimarães Rosa e Gaston Bachelard. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARO, F. R. . The Cultural Patrimony of the avenue João Naves de Ávila rescued by the iconography of old railroad company mogiana: the Struictrak Aisle of Mass Transit as half. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARO, F. R. ; MERLUSSI, V. P. . O turismo enquanto interação do homem com o ambiente natural: apontamentos conceituais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. ; VINAUD, N. C. A. ; MARTINS, A. P. . O Sertão em Verso e Prosa: Analises das transformações ocorridas no Norte de Minas descritas pela literatura e pelos cancioneiros populares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. ; FERREIRA, D, L. . Humanização dos deslocamentos dos pedestres pela Av. João Naves de Ávila, Uberlândia-MG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARO, F. R. ; BARGMANN, L. S. ; GODOY, M. L. P. . A RESISTÊNCIA E A ACULTURAÇÃO DAS POPULAÇÕES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA: UMA ANÁLISE DE SUAS ATIVIDADES. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. ; VASCONCELLOS, L. G. F. . Fotografia, Cultura e Geografia: Um Caminho para Apreensão de Realidades e Construção de Conhecimentos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARO, F. R. ; VILELA, M. A. . Instrumentalização da Fotografia para Apreensão de Realidades Geográficas Brasileiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AMARO, F. R. . PROJETO PATRIMÔNIO CULTURAL DA AVENIDA JOÃO NAVES DE ÁVILA. 2006.

AMARO, F. R. ; BORGES, Y. A. G. ; SANCHEZ, L. L. . La Situación del Arte Publico en Brasil (La relación del cuerpo en el espacio público). 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AMARO, F. R. . Deslocamentos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AMARO, F. R. ; GODOY, M. L. P. . CANTA NORDESTE. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LEAL, Alessandra ; NARCISO, Andréa ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; OLIVEIRA, Joycelaine ; AMARO, F. R. . OPARÁ. 2011; Tema: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Comunidades Tradicionais no Vale do Rio São Francisco. (Site).

AMARO, F. R. ; BORGES, Y. A. G. ; SANCHEZ, L. L. . Taller de Lambe-Lambe. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMARO, F. R. . Oficina de Pesquisa Sujeito Agente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMARO, F. R. ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . Vozes do Rio. 2013. (Editoração/Livro).

AMARO, F. R. . Pesquisa Participante. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMARO, F. R. ; BRANDÃO, Carlos Rodrigues . Vozes do Rio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro-Álbum).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; OLIVEIRA, Joycelaine ; AMARO, F. R. . Etnocartografias do Rio São Francisco: modos culturais de vida cotidiana, culturas locais e patrimônios culturais em/de comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais. 2011. (Relatório de pesquisa).

AMARO, F. R. ; COSTA, T. A. . (Des)construindo Mapas: paisagens, subjetividade e movimento. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELLOS, L. G. F. ; AMARO, F. R. ; GIFFONI, S. ; VILELA, M. A. . MaPá: Um Roteiro Vários Percursos. 2004. (Manutenção de obra artística/Outro).

VASCONCELLOS, L. G. F. ; COSTA, T. A. ; AMARO, F. R. ; FIRMINO, A. M. ; GIFFONI, S. ; VILELA, M. A. . MaPá: Um Roteiro Vários Percursos. 2003. (Manutenção de obra artística/Outro).

AMARO, F. R. ; BEVILAQUA, Fernanda . Dia Internacional da Dança. 2006. Coreográfica.

Schwartz, Wagner ; AMARO, F. R. . ?Outros Bichos?. 2004. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; Schwartz, Wagner . ?Qual é o Valor de sua Marca??. 2004. Coreográfica.

Schwartz, Wagner ; AMARO, F. R. ; COSTA, T. A. ; GODOY, M. L. P. . ?Eu só mente ? Melancolia e Histórias de Amor?. 2003. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; COSTA, T. A. . ?A Valsa de Amelie?. 2003. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; Schwartz, Wagner . ?Duto?. 2002. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; Schwartz, Wagner . "As Caixas de Bernarda Alda". 2002. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; Schwartz, Wagner . ?Enquanto o espaço brinca... um corpo nasce?. 2001. Coreográfica.

AMARO, F. R. ; Schwartz, Wagner . ?Todas as Festas de Amanhã?. 2001. Coreográfica.

Schwartz, Wagner ; AMARO, F. R. . ?Mostra de Exercícios: Inconvencional!?. 2000. Coreográfica.

AMARO, F. R. . Ribeirinha. 2013. Fotografia.

AMARO, F. R. . ANDARE A SPASSO. 2012. Instalação.

AMARO, F. R. . A mulher, o burro e o muro. 2011. Fotografia.

AMARO, F. R. . Código de Endereçamento Postal. 2011. Instalação.

AMARO, F. R. . ENVEREDADO - experimento sinestésico-geográfico. 2010. Instalação.

AMARO, F. R. . Sem Título 1 e 2. 2010. Desenho.

AMARO, F. R. . Experimento en Espiral. 2010. Vídeo.

AMARO, F. R. . Trópicos Urbanos. 2009. Vídeo.

AMARO, F. R. . Performance colectiva en el Instituto Francés de Valencia. 2009. Outra.

AMARO, F. R. ; CASTOR . ENVEREDADOS: experimento sinestésico-geográfico. 2006. Vídeo.

AMARO, F. R. . ?Pêlos - incosntantes permanências?. 2005. Fotografia.

AMARO, F. R. ; COSTA, T. A. . CORPO ARGILA. 2005. Fotografia.

AMARO, F. R. . Imagem Palavra. 2011 (Exposição).

AMARO, F. R. ; FARIA, P. ; BORGES, C. ; CASTOR . Do Local ao Lugar. 2010.

AMARO, F. R. . Cinebar Goma. 2010.

AMARO, F. R. . Coletiva de Desenhos - exposição de desenhos e ilustrações. 2010.

AMARO, F. R. ; FERRANDO, Bartolomé . Performance Colectiva en el Instituto Francés de Valencia. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A Viagem como Produção da Diferença: territorialidade e deslocamento entre os Wauja, Alto Xingu, Descrição: Esta pesquisa se volta sobre a experiência de viajantes da etnia Waurá, autodenominados como povo Wauja, Alto Xingu, no sentido de trazer à luz da teoria antropológica e etnológica, os sentidos e implicações, que a prática da viagem entre estes povos ameríndios altoxinguanos desencadeiam na reprodução de suas vidas em seus territórios do cotidiano. Com uma etnografia multisituada, que inclui a estadia por longos períodos de tempo na aldeia Piyulaga, e em menor medida, na aldeia Piyuleune, no Território Indígena Xingu; assim como, viagens na companhia de interlocutores Wauja por algumas cidades, como Canarana, São Paulo e Rio de Janeiro. A foco da etnografia desta pesquisa se atenta aos processos pessoais, sociais e ambientais implícitos na mobilidade contemporânea desses viajantes, tais como: acessos, motivações, redes interpessoais mobilizadas pelo deslocamento, a malha de trajetos e trajetórias e implicações dessas viagens no cotidiano de habitação desses indivíduos. A partir dessas observações pretende-se compreender os sentidos das viagens no contexto Wauja e como elas se expressam na organização socioespacial do grupo e na produção de diferenças, de ordem material e subjetiva, na vida desses indivíduos e nos espaços que habitam, ainda que transitoriamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Coordenador / Carlos Rodrigues Brandão - Integrante / ANTONIO ROBERTO GUERREIRO JÚNIOR - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Sistemas regionais ameríndios em transformação: o caso do Alto Xingu, Descrição: O objetivo deste projeto é contribuir para a compreensão dos chamados ?sistemas regionais? da América do Sul indígena, e consolidar uma linha de pesquisas sobre o tema no PPGAS/Unicamp. Seu recorte temático são as dinâmicas e transformações contemporâneas do complexo multiétnico e multilíngue do Alto Xingu (Parque Indígena do Xingu, MT). O foco etnográfico incide sobre os modos pelos quais este sistema regional tem se entrelaçado com o mundo não indígena, procurando elucidar como estas relações ao mesmo tempo se enraízam em uma cosmopolítica xinguana e, em contrapartida, contribuem para produzir transformações em aspectos diversos da vida dos grupos da região. Espera-se nuclear um grupo de pesquisadores na instituição sede, capaz de produzir uma visão dinâmica do complexo alto-xinguano e que forneça subsídios para sua comparação com outros sistemas regionais ameríndios. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Coordenador / Veronica Monachini de Carvalho - Integrante / Maria Zenaide Gomes de Castro - Integrante / Diogo Henrique Cardoso - Integrante / Gabriela Aguillar Leite - Integrante / Luiza de Paula Souza Serber - Integrante / Ian Packer - Integrante / Amanda Ferreira Simão - Integrante / Alice Penido da Silveira - Integrante / Betânia de Lima Ribeiro Almeida Freitas - Integrante / ANTONIO ROBERTO GUERREIRO JÚNIOR - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Museu da Pessoa do Sertão: acervo de cultura popular e patrimônio cultural do Alto Médio São Francisco, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Rodrigues Brandão em 02/08/2017., Descrição: : A proposta do presente projeto coloca-se no exato meio caminho entre dois projetos de pesquisa já concluídos, aprovados por suas fontes financiadoras. Estamos empenhados em construir no Norte de Minas algo mais perene, substantivo e aberto ao acesso de pessoas de dentro e fora da comunidade universitária. Como resultado de nossos anos de pesquisas de campo em diferentes comunidades tradicionais do Norte de Minas, conseguimos reunir um apreciável acervo de material de campo, entre fotografias, depoimentos gravados e filmagens, além de mais de sessenta relatórios de pesquisa. Nosso objetivo mais imediato, e que vale como uma etapa antecedente e preparatória da instauração de um Museu, é a coleta sistemática de todo o material obtido até o presente momento, acrescido da produção de novos materiais de sonorovisuais de campo, com foco sobre as culturas populares de comunidades ribeirinhas do Alto-Médio São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Alessandra Leal - Integrante / Joycelaine Oliveira - Integrante / Angela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Maria das Graças Campolina Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Pessoa Sertão: cultura popular e patrimônio cultural no Alto Médio São Francisco, Descrição: e projeto, o Museu da Pessoa do Sertão, que já está dando os primeiros passos para sua implementação. Nasce da ação conjunta proposta no Museu da Pessoa do Sertão, em que sujeito de pesquisa deixa de ser apenas um sujeito-passivo e passa a agir conjuntamente. Com a proposta do Museu enfrentamos o desafio da reestruturação de nossas estratégias de pesquisa, de modo que os até então sujeitos de pesquisa deixam a passividade tradicional para atuarem, para se tronarem co-autores, para serem agentes e produzirem junto com os pesquisadores acadêmicos o trabalho de pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Andrea Narciso - Integrante / Alessandra Leal - Integrante / Joycelaine Oliveira - Integrante / Angela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Maria das Graças Campolina Cunha - Integrante / Maristela Corrêa Borges - Integrante / Samuel do Carmo Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

  • 2010 - 2012

    Beira Vida Beira Rio: Cultura, cultura popular e patrimônio cultural no Alto Médio São Francisco, Descrição: Projeto de Estudos e Pesquisas com objetivo de analisar com ênfase os processos e alternativas de produção e de gestão de diferentes expressões de culturas patrimoniais em territórios de comunidades tradicionais de trechos mineiros do rio São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador / Joycelaine Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Etno-cartografias do São Francisco: modos culturais de vida cotidiana, culturas locais e patrimônios culturais em/de comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais, Descrição: Esta pesquisa incide sobre modos de vida e de trabalho de populações rurais, e sobre as diferentes maneiras como este binômio vida-trabalho sustenta-se em e, ao mesmo tempo, gera unidades e sistemas de saberes, valores e práticas que se realizam como patrimônios materiais e imateriais de criação pessoal (um artista local do barro ou da viola), familiar ou comunitária. Pretende realizar também um conjunto integrado e sistêmico de documentação cartográfica, visual e sonora das culturas sertanejas envolvidas e um programa simples e viável de difusão e de aprofundamento de conhecimentos a respeito do sentido social presente da cultura popular, da salvaguarda de direitos sobre patrimônios culturais populares e de ações concretas, desde as próprias comunidades, na defesa de seus direitos culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Ribeiro Amaro - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Rua Cora Coralina, Cidade Universitária, 13083896 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35210121

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional