Elimária Costa Marques

Graduada em HISTÓRIA pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Bacharelado em SERVIÇO SOCIAL pela Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA e Pós-Graduada em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e Gestão da Aprendizagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAPE. Docente do Ensino Superior e da Educação Básica. Experiência em Assessoria e Conselho de Direitos.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em GESTÃO DA APRENDIZAGEM

2006 - 2007

Universidade Católica de Pernambuco
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA NO 3º CICLO
Orientador: ÁUREA DA PAZ PINHEIRO

Especialização em HISTÓRIA DO BRASIL

2004 - 2005

Universidade Federal do Piauí
Título: FAMILIA E CASAMENTO EM TERESIINA NOS ANOS 1950-1960
Orientador: ELIZANGELA BARBOSA CARDOSO

Graduação em Bacharelado em SERVIÇO SOCIAL

2012 - 2015

Faculdade Santo Agostinho

Graduação em HISTÓRIA

1995 - 1999

Universidade Estadual do Piauí

Formação complementar

2019 - 2019

Desingn Thinking para Professores. (Carga horária: 30h). , Laboratório Educação do Futuro, LABFUT, Brasil.

2018 - 2018

Formação Internacional Professional & Life Coaching. (Carga horária: 60h). , Intituto BCC, BCC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Licenciatura Plena em História. (Carga horária: 10h). , Faculdade Piauiense, FAP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em XI Coloquio de Serviço Social. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO CAMILLO FILHO, ICF, Brasil.

2010 - 2010

Serviço Social. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO CAMILLO FILHO, ICF, Brasil.

2009 - 2009

Práticas educativas e novas linguagens no ensino. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

JORNADAS EDUCATIVAS:saberes, experiências e prátic. (Carga horária: 45h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

2002 - 2002

4ª JORNADA DE EDUCAÇÃO DO NORTE-NORDESTE. (Carga horária: 26h). , FUTURO CONGRESSOS E EVENTOS, FUTURO, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em ORIENTAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2000 - 2000

O SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA FUNDAÇÃO VALTER ALENCAR. (Carga horária: 8h). , FUNDAÇÃO VALTER ALENCAR, FVA, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em MARXISMO E A NOVA HISTÓRIA: PARA ALÉM DO CONFLITO. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

MARQUES, Elimária C. . 1º Seminário Municipal Mulher e Mundo do Trabalho: Desafios da Inclusão Produtiva. 2019. (Outro).

MARQUES, Elimária C. . 3ª Feira de Formação Profissional, Emprego e Negócios. 2019. .

MARQUES, Elimária C. . II Ciclo de Palestras e Debates em História. 2014. (Outro).

MARQUES, Elimária C. . IV Semana de História da FAP - Historia em Movimento: ensino, pesquisa e dialogos interdisciplinares - 40 h. 2011. (Outro).

MARQUES, Elimária C. . A INVENÇÃO DO PIAUÍ. 2003. (Outro).

MARQUES, Elimária C. . HISTÓRIA DO PIAUÍ. 2002. (Outro).

Participação em eventos

IIII SINESPP. 2020. (Seminário).

IX Congresso Gestão de Pessoas ABRH/PI. 2019. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS: HISTÓRIA, PESQUISA E METODOLOGIA da UESPI.CICLO DE PALESTRAS: HISTÓRIA, PESQUISA E METODOLOGIA - Universidade Estadual do Piauí - UESPI,. 2017. (Encontro).

III SPISS - Seminário Piauiense de Serviço Social.A formação e o trabalho do Assistente Social em tempos de crise do capital. 2015. (Seminário).

VI Mostra de Estágio do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho. VI Mostra de Estágio do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho - FSA. 2015. (Exposição).

XV Colóquio de Serviço Social. 2015. (Outra).

Eixo Integrador do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho. Reflexões e Reflexões de Casa-Grande & Senzala. 2014. (Exposição).

II Ciclo de Palestras e Debates em Hisória.II Ciclo de Palestras e Debates em Hisória. 2014. (Outra).

III SPISS - Seminário Piauiense de Serviço Social.O objeto de estudo do Serviço Social e suas expressões no Brasil. 2014. (Seminário).

XII Semana Cientifica da Faculdade Santo Agostinho - FSA.Violência e Direitos Humanos em Nossa Sociedade: um relato de experiência. 2014. (Outra).

XII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho -FSA. 2014. (Seminário).

XIV Colóquio de Serviço Social com o tema: "As Políticas Sociais e o Desafio do Georreferenciamento";.As Políticas Sociais e o Desafio do Georreferenciamento. 2014. (Simpósio).

1º SPISS Seminário Piauiense de Serviço Social.A Política de Assistencia Social na Contemporaneidade Enquanto Politica Pública de Responsabilidade Estatal. 2013. (Seminário).

Eixo Integrador do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho - FSA.Reflexões e Reflexões de Casa Grande e Senzala: caminhos e descaminhos da afrodescendencia no Brasil. 2013. (Encontro).

IV Semana de História da FAP - História em Movimento: ensino, pesquisa e diálogos interdisciplinares. História, Memória e Fontes Orais. 2011. (Congresso).

XI Coloquio de Serviço Social - Campo Sociojuridico: compromissos e dilemas par ao Serviço Social..minicurso: Instrumento de Trabalho do Assitente Social no Campo Sociojuridico. 2011. (Simpósio).

XXV SIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: História e Ética.A linguagem como instrumento de comunicação e compreensão no ensino de História.. 2009. (Simpósio).

IX SEMANA DE HISTÓRIA DA UESPI/2006.HISTÓRIA NA SALA DE AULA. 2006. (Encontro).

IX SEMANA DE HISTÓRIA DA UESPI/2006.HISTÓRIA NA SALA DE AULA. 2006. (Encontro).

CAPACITAÇÃO DE ALFABETIZADORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA.O COMPROMISSO POLÍTICO DE SER PROFESSOR. 2000. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Sandra Gomes da Silva Lopes

MARQUES, Elimária C.. As Classes Multiseriadas no Contexto da Educação do Campo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Maria do Perpétuo Socorro Nunes Neves dos Santos

MARQUES, Elimária C.. A Atuação da Supervisão Pedagógica na Formação Continuada dos professores das escoals de Campo (Escola Ativa) em Teresina PI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Luciane Ferreira Silva

MARQUES, Elimária C.. A Pedagogia da Alternância: a escola como Instrumento de desenvolvimento social. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Diniz Lopes dos Santos

MARQUES, Elimária C.. O Projovem Campo Saberes da Terra como politica de educação de jovens e adultos no estado do Piauí. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire.

Aluno: Anônio Carlos da Costa

MARQUES, Elimária C.. As Divergências Religiosas entre Católicos e Protestantes no Piaui (1885-1930). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Da Luz de Sousa

MARQUES, Elimária C.. Hábitos e Mudanças Alimentares na Escola Monsenhor Deusdedith c, de Melo em José de Freitas. 2019.

Aluno: Maria Doralice Gomes de Oliveira

MARQUES, Elimária C.. Do Lar á Caretira Assinada: História de Vida das Empregadas Domésticas em Teresina (2006-2016). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Rubens Dias Freitas

MARQUES, Elimária C.; BRANDIM, Vivian de Aquino Silva. Metodologias Aplicadas no Ensino de História e sua Relevância para a Formação Crítica dos Alunos do Ensino Fundamental : O Conceito de Cidadania nos Livros Didáticos de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - UNINASSAU - FACULDADE MAURICIO DE NASSAU.

Aluno: Wasley Bruno de Brito Pierot

MARQUES, Elimária C.; BRANDIM, Vivian de Aquino Silva. O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: O Conceito de Cidadania no Livro Didático de História de. 2018.

Aluno: Maria Rubenita Soares Campos Pinho

MARQUES, Elimária C.. A HISTÓRIA DA INFERIORIDADE FEMININA EM TERESINA A PARTIR DO DIVÓRCI NO PERIODO DE 1977 A 1980O. 2018.

Aluno: Marilene do Monte Barbosa de Carvalho

MARQUES, Elimária C.. A Contribuição da Politica de Assistência Social na Construção da Cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Cássia Santos Cruz

MARQUES, Elimária C.. A Contribuição do Programa Interação de Gerações - INTEGERA na Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho.

Aluno: Maria Francisca Ibiapino Borges

MARQUES, Elimária C.. Brasil e Cidadania da Pessoa idosa: um olhar crítico sob o foco da dignidade da pessoa humana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho.

Aluno: Italo Costa Soares

MARQUES, Elimária C.. CISÕES PROTESTANTES: Causas e Consequências na sociedade teresinense. 2015.

Aluno: Adriana dos S

MARQUES, Elimária C.. da Conceição.A Tecnologia da Informação no Processo de Ensino de História. 2015.

Aluno: JAIRON ROCHA SILVA

MARQUES, Elimária C.. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA: Histórias e memória do Clube dos Diários na cidade de Teresina - PI. 2015.

Aluno: Alda Campelo Araúlo de Melo

MARQUES, Elimária C.. As causas e consequências da violência contra o idoso no âmbito familiar: um estudo bibliográfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Maria Salvadora Alves do Lago

MARQUES, Elimária C.. Um Olhar Histórico para a Educação em Teresina na década de 1960-1970: elitista ou inclusiva?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Mauricio de Nassau.

Aluno: Lorena Maria de Sousa Gonzaga

MARQUES, Elimária C.. A Mulher Contemporanea no Mercado de Trabalho: um estudo sobre a atuação das funcionárias da Gerencia dos Correios unidade centro em Teresina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Pedro Henrique Oliveira

MARQUES, Elimária C.. O Convivio entre o Estado e as religiões afro-brasileiras no periodo ditatorial militar (1964-1975). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Monique Mendes Veloso

MARQUES, Elimária C.. Memórias e Histórias do Cine Clube Teresinense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Flávia Mirella Fereira de Paiva

MARQUES, Elimária C.. Memória de Normalista do Instituto de Educação Antonino Freire na década de 1970. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Wallas Cavalcante Pereira

MARQUES, Elimária C.. A Década de de ouro do futebol piauiense: história e memória do teresinense no periodo de 1971-1975. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Itamar Nascimento Guimarães

MARQUES, Elimária C.. Da Favela COHEBE ao bairro Promorar: um povo em movimento pelos traçados irregulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Cintia Naiana Pereira e Silva

MARQUES, Elimária C.. A Sexualidade feminina na década de 1970 em Teresina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Alex Alleson Macedo dos Santos

MARQUES, Elimária C.. A difusão do sistema de táxi em Teresina: de motoristas de praça a taxistas (1960-1990). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade do Piauí.

Aluno: Francisca Elyjane de Abreu Viana

MARQUES, Elimária C.. o uso da metodologia da História Oral como suporte para o ensino de História. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Naiara Farias Saraiva da Silva

MARQUES, Elimária C.. A importância do patrimônio arquitetônico do centro de Teresina para a preservação da memória da cidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: Sebastião Freitas Castelo Branco

MARQUES, Elimária C.. Transferência da capital de Oeiras para Teresina no ano de 1850 no contexto social, politico e econômico.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense.

Aluno: ANDREIA DOS SANTOS LIMA

MARQUES, Elimária C.. A Contribuição das Ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome na Garantia da Segurança Alimentar e Combate à Fome na Região do Baixo Parnaiba - PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Eliene Maria Silva Soares Moura Correia

MARQUES, Elimária C.. Expectativas e Frustrações Enfrentadas pelo cuidador Institucionalizado no Processo de Assintencia ao Idoso: estudo realizado na Casa São José. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Natasha da Silva Tenório

MARQUES, Elimária C.. A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE COMBATE À POBREZA RURAL ? PCPR NO PIAUÍ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Suzana Batista Osterno Mascarenhas

MARQUES, Elimária C.. ?O Projeto Sócio-Político do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Altos-PI na última década.?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Virginia Maria Nascimento Leite Borges

MARQUES, Elimária C.. ?Educação Inclusiva: a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino fundamental regular na Escola Municipal Simões Filho em Teresina-PI?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: FRANCISCA DORIVÂNIA PEREIRA DE LIMA

MARQUES, Elimária C.. A Trajetória do Curso de Serviço Social no Piauí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Ednólia Nogueira de Carvalho Leal

MARQUES, Elimária C.. As Consequencias da Violencia Financeira na Qualidade de Vida da Pessoa Idosa Atendida no CREAS PI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Leila Raquel O

MARQUES, Elimária C.. Lima.As Formas de Tratamento Dispensado à Pessoa Idosa: avanços e desafios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Fabiana Soares de Almeida

MARQUES, Elimária C.. A Importnacia do Programa INTERGERA - ICF no Processo de Envelhecimento da Pessoa Idosa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Maria de Lourdes Barbosa de Mirnada Ibiapina

MARQUES, Elimária C.. O Programa INTEGERA e a Qualidade de Vida da Pessoa Idosa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Dassayenne Soares de Melo Veloso

MARQUES, Elimária C.. A Influência da Modernidade na Conjutura Familiar da Classe Média Teresinense entre as Décadas de 1970 a 1990. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Márcia Mendes Santos Araújo

MARQUES, Elimária C.. A questão agrária e o envelhecimento feminino: o cotidiano do assentamento Fazenda Soares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO.

Aluno: Ana Angélica Pereira Teixeira

MARQUES, Elimária C.. História e Cidade: o processo de descaracterização arquitetõnico do centro de Teresina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Analiene da Costa Silva Lopes

MARQUES, Elimária C.. Ser Mulher condição feminina em Teresina em inícios de século XXI: permanências e rupturas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Comissão Examinadora Processo Seletivo. 2010. INSTITUTO CAMILLO FILHO.

MARQUES, Elimária C.. Processo Seletivo Simplificado nº 001/2019/FWF para cadastro de profissionais dos Curso de Profissionalização em nivel de Formação Inicial e Continuada. 2019. Fundação Wall Ferraz.

MARQUES, Elimária C.. Processo Seletivo Simplificado nº 002/2018/FWF para cadastro de profissionais dos Curso de Profissionalização em nivel de Formação Inicial e Continuada. 2018. Fundação Wall Ferraz.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora Processo Seletivo. 2006. Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora Processo Seletivo. 2006. Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora Processo Seletivo. 2004. Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora Processo Seletivo. 2004. Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora processo Seletivo. 2003. Universidade Estadual do Piauí.

MARQUES, Elimária C.. Banca Examinadora Processo Seletivo. 2003.

Orientou

José Mauro de Castro Ferreira

Embate pela Independência do Brasil na Lagoa do Jacaré em Piracuruca; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Elimária Costa Marques;

Eliete Brandão de Moura

memórias Vivas: a História de de Jardim do Mulato - PI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Elimária Costa Marques;

Anísia Rosa de Oliveira

Aspectos Históricos de Itainópolis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo Projovem Campo) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire; Orientador: Elimária Costa Marques;

Joseane Madeira Franco

Ações Sócioeducativas na Política de Assistencia Social executada pelos educadores sociais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; Planejamento e Gestão Progr; Proje Sociais) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Mitália Cardoso Caldas

O Papel do Terceiro Setor no Enfretamento ao Racismo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

KENNYA KAROLINE DA SILVA CERQUEIRA

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE ATENDIMENTO INTERGERACIONAL (PAI) NA PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO BAIRRO SÃO JOAQUIM EM TERESINA - PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Mikaely Dayane de Almeida Brito

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELO CRAS-CENTRO DE CAMPO MAIOR-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Raphael Costa Santos

Cordel piauiense: a imagem do sertanejo na literatura popular de Pedro Costa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Elimária Costa Marques;

Antonia Keilany Lima

Aspectos da trjetória político-partidária de Bizinha: a primeira prefeita de Amarante Piauí -1977 a 1983; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Elimária Costa Marques;

Ana Cláudia Viana de Paiva Santos

A ATUAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NA GARANTIA DOS DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS DA PESSOA IDOSA: um estudo no CRAS do município de Altos-PI; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Andréia Santos da Costa

O LICEU PIAUIENSE E A REFORMA EDUCACIONAL IMPLANTADA NA DÉCADA DE 1970; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense; Orientador: Elimária Costa Marques;

Eduardo Viana Duarte

Nas Terras de Angeline: entre lares e larezes - práticas cotidianas do Bairro Angelim (1963-1986); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense; Orientador: Elimária Costa Marques;

Marciel Charles da Fonseca Costa

Extrativismo: uma análise da produção da borracha de amniçoba no Piaui como fator de desenvolvimento socioeconomico; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense; Orientador: Elimária Costa Marques;

Magna Maria de Jesus Martins Costa

Fatores que dificultam a adoção tardia no Lar da Criança Maria João de Deus; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Maria José Freitas

Os desafios no processo de adoção no Lar da Criança Maria João de Deus; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Maria Magalhaes Cajado Costa

Adoção: os principais fatores que levam as mães a entregarem seus filhos para adoção no Lar Maria João de Deus; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Cintia Naiana Pereira e Silva

A Sexualidade feminina em Teresina na década de 1970; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Faculdade Piauiense; Orientador: Elimária Costa Marques;

Natasha da Silva Tenório

A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE COMBATE À POBREZA RURAL ? PCPR NO PIAUÍ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

ANDREIA DOS SANTOS LIMA

A Contribuição das Ações da Coodenadoria de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome na Garantia da Segurança Alimentar e Combate à Fome na Região do Baixo Parnaiba - PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Ednólia Nogueira de Carvalho Leal

As Consequencias da Violencia Financeira na Qualidade de Vida da Pessoa Idosa Atendida no CREAS PI; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Edul Paraguassú de Sá Rodrigues

O Cotidiano da Pessoa Idosa Numa Instituição de Longa Permanencia: Casa Frederico Ozanam; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

FRANCISCA DORIVÂNIA PEREIRA DE LIMA

A trajetória do curso de Serviço Social no Piauí; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Márcia Mendes Santos Araújo

A Questão Agrária e o Envelhecimento Feminino: o cotidiano do assentamento Fazenda Soares; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Dassayenne Soares Melo Veloso

A Influência da modernidade na conjuntura familiar da classe média teresinense entre as décadas de 1970 a 1990; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Elimária Costa Marques;

Kécia Dâmaris Matos do Nascimento

As dificuldades no processo de adoção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - INSTITUTO CAMILLO FILHO; Orientador: Elimária Costa Marques;

Produções bibliográficas

  • MARQUES, Elimária C. . PIAUÍ: encontros com a História. 1ª. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012. v. 1. 240p .

  • MARQUES, Elimária C. . Piauí: Encontros com a História. 1ª. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2011. v. 1. 240p .

  • MARQUES, Elimária C. ; MARQUES, Elimária Costa . Piaui: encontros com a historia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. 256p .

  • MARQUES, Elimária C. ; MARQUES, Elimária Costa [et al.] . Piauí: encontros com a história. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. 256p .

  • MARQUES, Elimária C. ; BRANDIM, Vivian de Aquino Silva . LABIRINTOS DE CLIO: práticas de pesquisa em História. 75. ed. Fortaleza - Ceará: UFC Edições, 2009.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos : Piauí 3ª etapa: livro texto. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos: Piauí : 3ª etapa: caderno de atividades. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos: Piauí: 4ª etapa: livro texto. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos: Piauí: 4ª etapa: caderno de atividades. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos: Piauí: 4ª etapa: manual do professor. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. . EJA: Educação de Jovens e Adultos: Piauí: 3ª etapa: manual do professor. Curitiba: Base Editora, 2008.

  • MARQUES, Elimária C. ; MOCELLIN, R. ; CAMARGO, R. . Passaporte para a História. 1. ed. São Paulo: BRASIL, 2003. v. 01. 48p .

  • MARQUES, Elimária C. . A linguagem como instrumento de comunicação e compreensão no ensino de História. In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA- HISTORIA E ETICA, 2009, Fortaleza. XXV SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA - HISTÓRIA E ETICA. FORTALEZA CE: FORTALEZA: EDITORA, 2009.

  • MARQUES, Elimária C. . Violência e Direitos Humanos em nossa Sociedade: um relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Elimária C. . Reflexões e Refelexões de Casa-Grande & Senzala no Curso de Serviço Social: Caminhos e descaminhos da afrodescendencia no Brasilc. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, Elimária C. . A História do Piauí nos livros didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, Elimária C. . História, Memória e Fontes Orais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARQUES, Elimária Costa ; MARQUES, Elimária C. . História em Movimento: ensino, pesquisa e diálogos interdisciplinares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Elimária C. . A linguagem como instrumento de comunicação e compreensão no ensino de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARQUES, Elimária C. . Alinguagem como instrumento de comunicação e compreensão no ensino de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Elimária C. . O ENSINO DE HISTÓRIA NO 3º CICLO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, Marcia Mendes Santos ; MARQUES, Elimária C. . A Voz da Experiencia do Campo: envelhecimento e velhice e feminina no contexto agrário. Fortaleza Ceara: Edições UFC, 2010 (Artigo em Livro - Coletanea).

  • MARQUES, Elimária C. ; MARQUES, Elimária Costa [et al.] . Caminhos da História e Geografia do Piaui - EJA (Educação de Jovens e Adultos). Curitiba - Paraná: Base Editorial, 2010 (Livro didático).

  • MARQUES, Elimária C. . METODOLOGIA (ARTIGO CIENTÍFICO E RESENHA). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . METODOLOGIA (Artigo Cientifico e Resenha ). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMNETAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . CONSTRUINDO O PROJETO DE PESQUISA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . CONSTRUINDO O PROJETO DE PESQUISA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . DIDÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA: Cotidiano e Práticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . Didática e Ensino de História: cotidiano e práticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . Especialização em História Cultural. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • MARQUES, Elimária C. . História, Memória e Fontes Orais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MARQUES, Elimária C. . METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM EJA. 2006. .

Outras produções

MARQUES, Elimária C. . Rua na Vila Irmã Dulce. 2008. Fotografia.

MARQUES, Elimária C. . Centro de Saúde na Vila Irmã Dulce. 2008. Fotografia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Sagrado Coração de Jeusus. , Avenida Frei Serafim, n 1793, centro, 64000000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 21065177

Experiência profissional

2018 - 2020

Conselho Municipal de Politicas Sobre Drogas

Vínculo: Conselheira titular, Enquadramento Funcional: Conselheira do Conselho Municipal de Política, Carga horária: 0

2018 - 2020

Conselho Municipal de Defesa do Idoso

Vínculo: Conselheira suplente, Enquadramento Funcional: Conselheira do Conselho Municipal do Idoso, Carga horária: 0

2018 - 2020

Fundação Wall Ferraz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica

2005 - 2017

Colégio Sagrado Coração de Jesus (das Irmãs)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental

2007 - 2015

Instituto Camillo Filho

Vínculo: PROFESSORA -CELETISITA, Enquadramento Funcional: CELETISTA, Carga horária: 4

2010 - 2015

Uninassau - Faculdade Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Superior

2004 - 2006

Colégio São Francisco de Sales - Diocesano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Historia Ensino Fudamental

2011 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2007 - 2008

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: PROFESSORA SUBSTITUTA, Enquadramento Funcional: CELETISTA- CONTRATO TEMPORÁRIO, Carga horária: 20

Atividades

  • 12/2000 - 04/2007

    Direção e administração, Universidade Estadual do Piauí.,Cargo ou função, Coordenção de Curso.

2002 - 2004

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: PROFESSORA SUBSTITUTA, Enquadramento Funcional: CELETISTA - CONTRATO TEMPORÁRIO, Carga horária: 20

2020 - 2020

Ímpar Cursos e RH

Vínculo: professora/ministrante, Enquadramento Funcional: Professora em curso de Pós-Graduação, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplina ministrada de 30h/a em Curso de Pós-graduação. (Especialização)

2018 - Atual

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica Fundação Wall Ferraz FWF

2017 - Atual

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Professora Colegio Cebrapi, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental

2015 - 2019

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora UESPI- NEAD

2018 - 2018

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pré-Vestibular UNITODOS/ENEM

2005 - 2017

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Outras informações:
Colégio das Irmãs - CSCJ

2017 - Atual

Colégio CEBRAPI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10