SOLANGE MENDES VIEIRA
Graduada em Medicina pelo Centro de Ensino São Lucas UNISL (2019). mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Professora da Universidade Federal de Rondônia e 2003-2014 ? Funcionária Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
2009 - 2011
Universidade Federal de Rondônia
Título: MERCÚRIO EM LEITE MATERNO DE PUÉRPERAS DA CIDADE DE PORTO VELHO E COMUNIDADES RIBEIRINHAS AO RIO MADEIRA, Ano de Obtenção: 2011
DOREA. José Garrofe.Palavras-chave: MERCÚRIO; LEITE MATERNO; PUÉRPERAS; RIO MADEIRA; AMAZÔNIA.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Especialização em Educação Profissional
2002 - 2003
Fundação Osvaldo Cruz
Título: Diagnóstico Situacional de uma Escola Parceira do PROFAE em Porto Velho Rondônia: Uma Contribuição na Construção de um Projeto Político Pedagógico
Orientador: Virgínia Tereza Neta Freitas
Especialização em Especialização Em Enfermagem e Obstetrícia
2001 - 2002
Universidade Federal de Rondônia
Título: Representação Social sobre a participação do acompanhante na consulta pré-natal
Orientador: Wilma Suely Batista Pereira
Especialização em Especialização Em Doenças Tropicais
1999 - 2000
Universidade Federal de Rondônia
Título: Prevalência de Casos de Toxoplasmose em Gestantes que realizaram Pré-natal no ano de 1999 na Unidade Básica de Saúde Caladinho
Orientador: Lúcia Rejane
Formação complementar
2023 - 2023
Cuidado da Criança e do Adolescente com Sobrepeso na APS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2019 - 2019
ABORDAGENS DE ADULTOS EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSI. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNANBUCO, YFPE, Brasil.
2019 - 2019
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA CARDIOVAscular. (Carga horária: 24h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2019 - 2019
ABORDAGEM DOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS NO ADULTO MAIS COMUNS NA ATENÇÃO BÁSI. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2019 - 2019
SUPORTE AVANÇADO DE VIDA CARDIOVASCULAR-ACLS. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário São Lucas, UniSL, Brasil.
2019 - 2019
Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
EVENTOS AGUDOS EM SITUAÇÕES CLÍNICAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Situações Clínicas Comuns em Atenção Primária à Saúde ? Conteúdo de Medicin. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
HANSENÍASE NA ATENÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 45h). , FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ RJ, FIOCRUZ, Brasil.
2007 - 2007
Primeiro Treinamento introdutório para profissiona. (Carga horária: 32h). , Prefeitura Municipal de Porto Velho, PMPV, Brasil.
2007 - 2007
Assistencia ao Parto Humanizado nas nas casa de. (Carga horária: 180h). , Pacific Resource Exchange Center, JICA, Japão.
2006 - 2006
Abordagem Sindrómica e Acompanhamento em DST/AIDS. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de Rondônia, GOVERNO/RO, Brasil.
2005 - 2005
Semiologia e Semiotécnica. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.
2005 - 2005
Atualização em Assistência Pré-Natal Baixo Risco. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Porto Velho, PMPV, Brasil.
2005 - 2005
Mini curso de PVC. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário São Lucas, UniSL, Brasil.
2004 - 2004
Elaboração de Projetos Científicos. (Carga horária: 20h). , Instituto de Estudos e Pesquisas do Agronegócio Rondoniense, IEPAGRO, Brasil.
2004 - 2004
II Curso de Atualização em Mastologia. (Carga horária: 16h). , Escola Brasileira de Atualização em Mastologia, EBM, Brasil.
2004 - 2004
II Seminario Municipal de Manejo Clínico de HIV-AI. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde, SEMUSA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Introdução à Antropologia Médica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Saúde Reprodutiva e Saúde da Mulher Indígena. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2003 - 2003
Inglês Instrumental Nível I. (Carga horária: 60h). , Nick´s Scholl - Educação e Treinamento, NS, Brasil.
2003 - 2003
I Seminário Municipal de Manejo Clínico HIV-AIDS. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde, SEMUSA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
2000 - 2000
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde, SESAU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde pública.
Organização de eventos
VIEIRA, Solange Mendes . Elaboração das festividades em comemoração aos 20 anos da criação do curso de Enfermagem. 2008. (Outro).
VIEIRA, Solange Mendes . Curso de Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2008. (Outro).
VIEIRA, Solange Mendes ; RAMOS, E. F. . Curso de Interação Medicamentosa e Reações Adversas. 2008. (Outro).
VIEIRA, Solange Mendes ; RAMOS, E. F. . Curso de Ventilação Mecânica. 2008. (Outro).
VIEIRA, Solange Mendes . Treinamento Sobre Central de Medicamentos/HB. 2008. (Outro).
Participação em eventos
55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL E XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, REALIZADOS DE 28 A 31 DE JULHO DE 2019, EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. NEUROCISTICERCOSE INTRAVENTRICULAR EM UNIDADE DE ALTA COMPLEXIDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, UM RELATO DE CASO. 2019. (Congresso).
55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL E XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, REALIZADOS DE 28 A 31 DE JULHO DE 2019, EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. LTA MIMETIZANDO PÉ DIABÉTICO EM GESTANTE: UM CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL,. 2019. (Congresso).
55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL E XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, REALIZADOS DE 28 A 31 DE JULHO DE 2019, EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. RELATO DE CASO: H1N1 EM GESTANTE INTERNADA EM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2019. (Congresso).
55º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL E XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, REALIZADOS DE 28 A 31 DE JULHO DE 2019, EM BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. DERRAME PERICÁRDICO E EMPIEMA - SECUNDÁRIA A INFECÇÃO POR CANDIDA,. 2019. (Congresso).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOS. HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM PACIENTE COM USO DE TARV REGULAR E CD4 ACIMA DE 500: UM CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Congresso).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOS. HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM PACIENTE COM USO DE TARV REGULAR E CD4 ACIMA DE 500: UM CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Congresso).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOS. PIODERMA GANGRENOSO EM RONDÔNIA: UM RELATO DE CASO. 2017. (Congresso).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOS. TOXOPLASMOSE CONGÊNITA COM MICROCEFALIA EM RONDÔNIA: UM RELATO DE CASO.. 2017. (Congresso).
53º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOS. FEBRE REUMÁTICA PRONTO SOCORRO INFANTIL RONDÔNIA: UM RELATO DE CASO. 2017. (Congresso).
I SIMPÓSIO DE AFECÇÕES DO TÓRAX. 2017. (Simpósio).
CURSO DE WET LAB FUNDOSCOPIA. 2016. (Outra).
II CONGRESSO DE MEDICINA DE RONDÔNIA. 2016. (Congresso).
III SEMANA CIENTIFICA DO CREMERO ,. 2016. (Outra).
ELETROCARDIOGRAMA PASSO A PASSO. 2015. (Outra).
II SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR. 2015. (Simpósio).
I JORNADA RONDONIENSE DE SEMIOLOGIA E CLÍNICA MÉDICA. 2015. (Outra).
I SIMPÓSIO DE ENDOCRINOLOGIA. 2015. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA E TOCO GINECOLOGIA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2015. (Simpósio).
O QUE É SEPSE. 2015. (Outra).
Pré Congresso das Ligas do Trauma da Regiao Norte. 2015. (Congresso).
SEMIOLOGIA E CLINICA DO ABDOMEM. 2015. (Outra).
Simpósio de Endocrinologia. 2015. (Simpósio).
SIMPÓSIO RONDONIENSE DE PREVENÇAO A CEGUEIRA. 2015. (Simpósio).
Tratamento de Feridas e Curativos. 2015. (Simpósio).
X Simpósio de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. 2015. (Simpósio).
CURSO DE NEUROINTENSIVISMO. 2014. (Outra).
I SIMPÓSIO DE CARDIORENALGEFAD. 2014. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. 2014. (Simpósio).
IX Simpósio de clínica médica e clínica cirúrgica. 2014. (Simpósio).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Banco de preservativo na UFRO,Porto Velho-RO:A resposta de uma universidade na Amazônia Brasileira. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Desafios do pré-natal na Amazônia:Sífilis congênita em criança nascida em Porto Velho-RO 2011-2012. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Conhecimento atitudes e práticas sexuais entre estudantes universitários de psicologia:Uma realidade na Amazônia brasileira. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Testes Rápidos e Imunização para hepatite B entre universitários de Porto velho-RO,Amazõnia Brasileira. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Atenção básica e HIV/AIDS em Rondônia:Perfil sócio comportamental de gestantes e mães na rede progressiva de cuidados na Amazônia. 2013. (Congresso).
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTES TRANSMISSÍVEIS e do V CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS. Gestantes e mães com HIV/AIDS em Rondônia: Um estudo sobre fatores de risco á transmissão materno infantil na Amazônia. 2013. (Congresso).
IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do V Congresso Brasileiro de AIDS. O TRAÇADO DO HIV/AIDS EM RONDÔNIA::A TRANSMISSÃO MATERNO INFANTIL EM SERVIÇO AMBULATORIAL DA AMAZÔNIA. 2013. (Congresso).
IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do V Congresso Brasileiro de AIDS. O TRAÇADO DO HIV/AIDS EM RONDÔNIA::A TRANSMISSÃO MATERNO INFANTIL EM SERVIÇO AMBULATORIAL DA AMAZÔNIA. 2013. (Congresso).
20 Semana de Enfermagem de Rôndonia. 2012. (Outra).
I Jornada de Centro Cirúrgico do Hospital Santa Marcelina.Assistência de Enfermagem Peri operatória. 2012. (Encontro).
IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais,ais VI Fórum Latino Americanoi e do Cariberib em HIV?AIDs e V Fórum Comunitário Latino -Americanoi e do Caribe em HIV/AIDs e DST. 2012. (Congresso).
Prevenção da transmissão vertical do HIV,Sífilis e Hepatite B. 2012. (Congresso).
19 Semana de Enfermagem de Rondônia. 2011. (Encontro).
Curso de Atualização ABC do Câncer - Abordagens Básica para o Controle do Câncer. 2011. (Outra).
Curso Desbridamento Teórico Prático Workshop de Avaliação de feridas. 2011. (Outra).
Registro Fotográfico com Base Científica para Avaliação de lesões. 2011. (Outra).
VII Conferência Municipal de Saúde -Congresso de Atenção Básica. 2011. (Congresso).
VI REUNIÃO REGIONAL 2011 - FESBE.MERCÚRIO EM LEITE MATERNO EM PUÉRPERAS URBANAS DE PORTO VELHO (RO) E RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA. 2011. (Encontro).
VI REUNIÃO REGIONAL 2011 - FESBE.MERCÚRIO EM LEITE MATERNO EM PUÉRPERAS URBANAS DE PORTO VELHO (RO) E RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA. 2011. (Encontro).
,CURSO DE PREPARAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA ENFRETAMENTO DE NOVA ONDA DE INFLUENZA PANDEMICA H1N1. 2010. (Oficina).
Conferência " LA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE MAESTROS E SU RELACION CON LOS SABERES DOCENTES". 2010. (Outra).
Curso de Exame físico.Exame Físico. 2010. (Oficina).
FÓRUM EM HANSENÍASE. 2010. (Outra).
Oficina de Metodologia Ativas para a Formaação em Saúde. 2010. (Oficina).
Primeiro Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Estado de Rôndonia-ENEON-RO. 2010. (Encontro).
Qualificação em Prevenção e Tratamento de Feridas e Cuidados em ùlceras crônicas -Teórico Prático. 2010. (Outra).
Segunda Oficina de Formação de Facilitadores Para Qualificação de Parteiras Tradicionais. 2010. (Oficina).
Ãções de Enfermagem na Prevenção e Controle das infecções Hospitalares Aspectos Fundamentais. 2009. (Outra).
APERFEICOANDO TALENTOS NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO.APERFEICOANDO TALENTOS NO HOSPITAL DE BASE DR. ARY PINHEIRO. 2009. (Oficina).
ATENÇAO A SAÚDE DA MULHER ;BASES PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. 2009. (Outra).
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA TRATAMENTO DO FUMANTE.CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA TRATAMENTO DO FUMANTE. 2009. (Oficina).
I Seminário de Micoses Sistêmicas com Ênfase em Paracoccidiomicose,realizado pela AGEVISA/GTVAE/RO. 2009. (Seminário).
Oficina Para Multiplicadores Das Açoes de Controple do Tabagismo.O Tabagismo como Probrema de Saúde Pública. 2009. (Oficina).
1º Seminário Acadêmico Da FIMCA.Relato de experiência nas casas de parto do Jaapão/cuidado humanizado. 2008. (Seminário).
ALTERAÇÕES E INTERVENÇOES ASSOCIADAS AO ENVELHECIEEMNTO. 2008. (Outra).
Capacitação em Triagem Neonatal. 2008. (Encontro).
CBVE - AIDS e transmissão Vertical do HIV e Sífilis. 2008. (Outra).
Curso de Interação Medicamentosa e Reações Adversas. 2008. (Outra).
Curso de Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2008. (Outra).
Curso de ventilação mecânica. 2008. (Outra).
I SEMINÁRIO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM,CONTROLE DE INFECÇÃO E PARTO HUMANIZADO BASEADO NO MODELO JAPONÊS. 2008. (Seminário).
Jornada científica do projeto suporte do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. 2008. (Encontro).
Oficina Sobre Educação Permanente em Rondônia. 2008. (Oficina).
Papel da Enfermagem na Hemoterapia. 2008. (Seminário).
PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL-CURSO ALTERAÇÕES ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO.ALTERAÇÕES E INTERVENÇÕES ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO. 2008. (Outra).
SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIR.UM OUTRO LUGAR PARA NASCER AS CASAS DE PART0O DO JAPÃO. 2008. (Encontro).
Treinamento Sobre central de Medicamentos/HB. 2008. (Outra).
CURSO DE ALEITAMENTO MATERNO-INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA. 2007. (Outra).
Curso Hum,anização do Ciclo Grávido Puerperal,Módulo 5- Aleitamento Materno. 2007. (Outra).
Curso Humanização do Ciclo Grávido Puerperal,Módulo 1- Gravidez e Pré-Natal. 2007. (Outra).
Curso Humanização do Ciclo Grávido Puerperal-Aborto,AMIU e Planejamento Familiar. 2007. (Outra).
Curso Humanização do Ciclo Grávido Puerperal-Módulo2-Assistência Humanizada ao Parto. 2007. (Outra).
Curso Humanização do Ciclo Grávido Puerperal-Módulo 3-Assistência ao Recém-nascido. 2007. (Outra).
Curso Hymanização do Ciuclo Grávido Puerperal-Módulo 6-Direito da Mulher. 2007. (Outra).
Curso Teórico -Prático de AMIU 9Aspiração Manual Intra-Uterina). 2007. (Outra).
I Forum Estadual de Atualização rm Tuberculose. 2005. (Outra).
Semana de Enfermagem de Rondônia 2005. 2005. (Encontro).
Curso Sistematização da Assistência da Enfermagem para Docentes. 2003. (Outra).
10 Conferência Nacional de Súde. 1998. (Outra).
III Jornada de Ginecologia e Obstreticia de Rondônia e I Forum de Adolescente e DST. 1998. (Outra).
II Jornada de Pedriatia de Rondônia. 1998. (Outra).
II Jornada de Planejamento Familiar do Hospital de Base. 1998. (Outra).
I Jornada Científica do HGUPV. 1998. (Outra).
Semana de Enfermagem de Rondônia. 1998. (Outra).
Sistema de Tratamento de Feridas. 1998. (Outra).
I Jornada de Ginecologia e Obstreticia e I Simpósio de Mortalidade Materna/Projeto Maternidade Segura. 1996. (Simpósio).
I Jornada de Pedriatria de Rondônia. 1996. (Outra).
Semana de Enfermagem de Rondônia. 1996. (Outra).
Semana de ENfermagem de Rondônia. 1996. (Outra).
VIII Encontro de Pesquisadores da Amazônia. 1996. (Outra).
II Conferência Municipal de Saúde.Saude em Porto Velho Realidade e Perspectiva. 1994. (Outra).
II Simpósio de Enfermagem de Rondônia. 1994. (Simpósio).
Segundo Simpósio de Enfermagem de Rondônia. 1994. (Simpósio).
XI Congresso de Ginecologia e Obstreticia do Brasil Central e I Congresso de Genicologia e Obstreticia de Ronônia. 1994. (Congresso).
Semana da Enfermagem. 1993. (Outra).
Participação em bancas
JESUS, Maria do Socorro Bandeira de; Paula Soraya Nedeff;VIEIRA, Solange Mendes. PERFÍL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES OFÍDICOS EM USUÁRIOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO VELHO-RONDÕNIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.
PEREIRA, W.S.B;VIEIRA, Solange Mendes; maria ines ferreira de miranda. DELFIN,ROGÉRIO MURILO S.MORAES, DILARA PEREIRA,.UMA ABORDAGEM DESCRITIVA DA COLETA, TRANSPORTE E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.
VIEIRA, Solange Mendes; JOSE, F.. Comissão de Homologação de Inscrições do Concurso Público para Seleção de Professor Subsituto,conforme Edital oo1/09. 2009. Universidade Federal de Rondônia.
SOUZA, A. M. L.; SOUZA, A. J. F.;VIEIRA, Solange Mendes; AGUIAR, V. P. B.; CARVALHO JUNIOR, C. A. T.. Banca de Homologação de Inscrições do Concurso Público de provas e títulos para seleção de Professor Efetivo,conforme Edital 011/2008/Reitoria. 2009. Universidade Federal de Rondônia.
VIEIRA, Solange Mendes. Coordenadora da Banca Examinadora dos Trabalhos Científicos apresentados na Semana de Enfermagem de RO. 2012.
VIEIRA, Solange Mendes. Membro/ Titular das Bancas Avaliadoras de Trabalhos Científicos na "19 SEMAMA DE ENFERMAGEM DE RONDÔNIA". 2011.
VIEIRA, Solange Mendes; PONTES, D. O.; Cunha,M.P.L.; Vieira mendes solange; LIMA,Sônia M.D.; SILVA, A. D.. Membro da Comissão Permanente de Avaliação para Progressão Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondõnia. 2009. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA.
VIEIRA, Solange Mendes; PONTES, D. O.. Seleção do Programa de Monitoria. 2008. Universidade Federal de Rondônia.
FREITAS, V. T. N.; FREITAS, J. L. G.;VIEIRA, Solange Mendes. Membro da comissão para elaboração das festividades em comemoração aos 20 anos da criação do Curso de Enfermagem. 2008. Universidade Federal de Rondônia.
VIEIRA, Solange Mendes. Coordenadora da Disciplina Estágio Supervisionado em Enfermagem II com carga horária de 420 horas práticas. 2008. Universidade Federal de Rondônia.
Cunha,M.P.L.;VIEIRA, Solange Mendes. Membro da comissão do Processo seletivo conforme Edital 02/2008-Monitoria para o Departamento de Enfermagem. 2008. Universidade Federal de Rondônia.
Orientou
Cancelamento de neurocirurgia eletiva e o estado emocional do paciente e familiares; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Solange Mendes Vieira;
Assistência de enfermagem ao Paciente com hanseníase; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Solange Mendes Vieira;
Oficinas Terapeuticas na clínica psiquiátrica um relato de experiência; 2008; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Solange Mendes Vieira;
Assistência de Enfermagem aos Pacientes Submetidos ás cirurgias Torácicas; 2003; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Solange Mendes Vieira;
Produções bibliográficas
-
HASSEGAWA, LUIZ CARLOS UFEI ; RUBIRA, MARCELO CUSTÓDIO ; VIEIRA, SOLANGE MENDES ; RUBIRA, ANA PAULA DE ANGELIS ; KATSURAGAWA, TONY HIROSHI ; GALLO, JOSÉ HIRAN ; NUNES, RUI MANUEL LOPES . Approaches and reflexions on advance healthcare directives in Brazil. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 72, p. 256-264, 2019.
-
VIEIRA, Solange Mendes . Quando nada (tudo) mais é possível fazer. In: José Otacílio Leite e Wilma Suely Batista Pereira. (Org.). Memórias do Cuidado: enfermagem, compaixão e ética na Amazônia. 01ed.São Paulo: Loyola, 2004, v. 01, p. 61-66.
-
VIEIRA, Solange Mendes ; GALVAO, R. C. F. ; HOLANDA, I. B. B. ; Almeida, R. ; DOREA, J. G. ; BASTOS, W. R. . MERCÚRIO EM LEITE MATERNO EM PUÉRPERAS URBANAS DE PORTO VELHO (RO) E RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA. In: VI REUNIÃO REGIONAL 2011 FESBE, 2011, Manaus. VI REUNIÃO REGIONAL FESBE. Manaus, 2011. v. 6. p. 1-59.
-
VIEIRA, Solange Mendes ; GALVAO, R. C. F. ; DOREA, J. G. ; BASTOS, W. R. . ESTUDO PRELIMINAR DA PRESENÇA DE MERCÚRIO EM LEITE MATERNO EM PUÉPERAS RIBEIRINHAS E NA CIDADE DE PORTO VELHO-RO, AMAZÔNIA OCIDENTAL. In: V Jornada Científica do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA), 2010, Porto Velho. V Jornada Científica do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA)/ Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2010, Porto Velho., 2010. v. 01. p. 21-32.
-
VIEIRA, Solange Mendes ; RUBIRA, M. C. ; RUBIRA, A. P. A. ; KATSURAGAWA, T. H. ; GALLO, J. H. ; NUNES, R. M. L. ; HASSEGAWA, L. C. U. . Abordagens e reflexões sobre diretivas antecipadas da vontade no Brasil. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , 2019.
-
BELEZA, S. C. ; SIQUEIRA, G. D. ; SILVA, C. M. ; SILVA FILHO, P. J. ; VIEIRA, Solange Mendes . PIODERMA GANGRENOSO EM RONDÔNIA: UM RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; BELEZA, S. C. ; SIQUEIRA, G. D. ; MIRANDA, E. . FEBRE REUMÁTICA PRONTO SOCORRO INFANTIL RONDÔNIA: UM RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; BELEZA, S. C. ; SIQUEIRA, G. D. ; MIRANDA, E. ; BARROS, J. B. ; BRAGANCA, M. A. H. . TOXOPLASMOSE CONGÊNITA COM MICROCEFALIA EM RONDÔNIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; BELEZA, S. C. ; SIQUEIRA, G. D. ; SILVA, C. M. . HISTOPLASMOSE DISSEMINADA EM PACIENTE COM USO DE TARV REGULAR E CD4 ACIMA DE 500: UM CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; BELEZA, S. C. ; SIQUEIRA, G. D. ; BARROS, S. E. K. L. M. ; MORAES, P. P. C. . TUBERCULOSE PERIANAL: UM CASO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes . O TRAÇADO DO HIV/AIDS EM RONDÔNIA: A TRANSMISSÃO MATERNO INFANTIL EM SERVIÇO AMBULATORIAL NA AMAZÔNIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; GALVAO, R. C. F. ; HOLANDA, I. B. B. ; Almeida, R. ; BASTOS, W. R. ; DOREA, J. G. . MERCÚRIO EM LEITE MATERNO EM PUÉRPERAS URBANAS DE PORTO VELHO (RO) E RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; GALVAO, R. C. F. ; HOLANDA, I. B. B. ; DOREA, J. G. ; BASTOS, W. R. ; Almeida, R. . TOTAL MERCURY IN BREAST MILK OF URBAN AND RIVERINE MOTHERS ALONG THE RIO MADEIRA,WESTERN AMAZON. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, Solange Mendes . UM OUTRO LUGAR PARA NASCER AS CASAS DE PART0O DO JAPÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIEIRA, Solange Mendes ; Luciano Vasconcelos . Estudos dosa índices fisiológicos e de crescimento de paricá (Shizolobium Amazonicum) em diferentes substratos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luciano Vasconcelos ; VIEIRA, Solange Mendes . Avaliação dos índices de crescimento e fisiológicos de mudas de ipê Amarelo em diferentes substratos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, Solange Mendes . Exame Físico Para a Enfermagem. 2010. .
-
VIEIRA, Solange Mendes . V Semana Brasileira de Enfermagem de Rondônia: Saúde Poder e Cidadania. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
VIEIRA, Solange Mendes . 1 Curso de atendimento em emergência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
VIEIRA, Solange Mendes . Curso de Humanização do ciclo grávidoPuerperal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
VIEIRA, Solange Mendes . Semana de Enfermagem de Rondônia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
VIEIRA, Solange Mendes . Sexualidade na Adolescência, DST's e AIDS. 1995. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião. , Rua Geraldo Siqueira, Nova Floresta, 76807-188 - Porto Velho, RO - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
1997 - 2008
Centro Técnico de Enfermagem RondôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
04/1998 - 12/2007
Ensino, Técnico de enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Saúde mental, Saúde coletiva, Noções de administração na unidade de enfermagem (teoria e prática), Enfermagem em clinica cirugica (toria e prática), Enfermagem em clínica médica (toria e prática), Anatomia/Fisiologia Humana (teórica), Higiene e Profilaxia (Teórica), Materno Infatil (teoria e Pratica)
2007 - 2008
Associação de Ensino Superior da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 13
Atividades
-
08/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiotécnica I
-
08/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia
2003 - 2005
Faculdade São LucasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou as disciplinas: Introdução à Assistência de Enfermagem
Semiologia e Semiotécnica
Enfermagem em Primeiros Socorros
Estágio Supervisionado I
Enfermagem em Pediatria
Primeiros Socorros
Atividades
-
08/2003 - 07/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Enfermagem em Pediatria, Introdução à Assistência de Enfermagem, Enfermagem em Primeiros Socorros, Semiologia e Semiotécnica
-
03/2003 - 03/2003
Treinamentos ministrados , Coordenação do Curso de Enfermagem.,Treinamentos ministrados, Sistematização da Assistência de Enfermagem para Docentes - 40 horas-aulas
1993 - 1998
Secretaria Estadual de EducaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas Ciências e Biologia
Atividades
-
08/1993 - 03/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Ciências
1998 - Atual
Secretaria de Estado da Saúde de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Enfermeira, Carga horária: 40
1998 - 2019
Secretaria de Estado da Saúde de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutario, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2007
Serviços técnicos especializados , Hospital de Base Dr. Ari Pinheiro.,Serviço realizado, Coordenatura do Serviço de Alta Complexidade.
-
04/1997 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Hospital e Pronto-Socorro Infantil Cosme e Damião.,Serviço realizado, Assistêmcia de Enfermagem.
-
01/2006 - 09/2006
Ensino, Educação Permanente, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cálculo de medicamentos, Precauções iniversais, Cuidados de enfermagem a crianças internadas com doenças respiratorias e gastro-intestinais, Administração e preparo de medicamentos
-
06/2005 - 06/2005
Treinamentos ministrados , SESAU.,Treinamentos ministrados, Atendimento Humanizado na Assistência Obstétrica - 40 h-a
-
05/2005 - 05/2005
Treinamentos ministrados , Hospital e Pronto-Socorro Infantil Cosme e Damião.,Treinamentos ministrados, Cuidados de Enfermagem a Pacientes Apresentando Feridas
-
08/2004 - 08/2004
Treinamentos ministrados , Hospital e Pronto-Socorro Infantil Cosme e Damião.,Treinamentos ministrados, Cuidados de Enfermagem á Pacientes em Hemotransfusão
-
06/1997 - 02/2000
Serviços técnicos especializados , Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.,Serviço realizado, Assitencia de Enfermagem.
-
01/1997 - 03/1997
Serviços técnicos especializados , Centro de Medicina Tropical de Rondônia.,Serviço realizado, Assistência de Enfermagem.
2006 - 2007
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistencia de Enfermagem, Carga horária: 30
1997 - 1998
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistência em Enfermagem, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2006 - 05/2007
Serviços técnicos especializados , Secretária Municipal de saúde.,Serviço realizado, Programa de saúde da família no distrito de Jaci Paraná.
2005 - 2005
Serviço nacional de Aprendizagem Comercial-SENACVínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 300
Outras informações:
Foi preceptora na disciplina Enfermagem Materno Infantil - Totalizando 300 H
2003 - 2003
Serviço nacional de Aprendizagem Comercial-SENACVínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Foi preceptora na disciplina Introdução a Enfermagem e Enfermagem Cirúrgica - Totalizando 160 H
2002 - 2002
Serviço nacional de Aprendizagem Comercial-SENACVínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações:
Foi preceptora na disciplina Enfermagem Materno-Infantil, totalizando 144 horas-aulas
Atividades
-
08/2005 - 10/2005
Ensino, Técnico em enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Enfermagem materno infantil
-
04/2003 - 09/2003
Ensino, Técnico em enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Enfermagem cirúrgica, Introdução a enfermagem
2004 - 2014
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2007 - 2007
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Profesor, Carga horária: 20
2002 - 2003
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração em Enfermagem, Enfermagem e doenças transmissíveis, Enfermagem em saúde do adulto II
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Básicas da Enfermagem
-
06/2002 - 06/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem Médica, Metodologia da Assistência da Enfermagem
2019 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Docente, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SOLANGE MENDES VIEIRA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?