Guilherme Nunes Lima

Mestre em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com ênfase em mecanização agrícola. Graduado em ENGENHARIA MECÂNICA pela Universidade de Guarulhos (UNG). Atualmente é coordenador do curso de graduação em engenharia mecânica da Uniredentor. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em PROJETO DE MÁQUINAS, atuando principalmente nos seguintes temas: MÁQUINAS AGRÍCOLAS, ESTRUTURAS METÁLICAS, TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA, AUTOMOBILÍSTICA e MECANISMOS. Atua como professor no curso de graduação em engenharia mecânica na UNIREDENTOR ministrando as disciplinas: PROJETO DE MÁQUINAS, ELEMENTOS DE MÁQUINAS, MECANISMOS, PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA, PROJETO FINAL EM ENGENHARIA MECÂNICA, SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS e PROJETO INTEGRADOR 8. Já ministrou as disciplinas AR CONDICIONADO E VENTILAÇÃO, REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL, MÁQUINAS TÉRMICAS, MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA, PROJETO INTEGRADOR 6 (Com ênfase em máquinas transportadoras), PROJETO INTEGRADOR 7 (Com ênfase em sistemas de suspensão veicular). Possui experiência prática atuando como projetista em indústrias nacionais entre 2004 e 2015. Atua como consultor e projetista mecânico autônomo desde 2012.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Agrícola

2014 - 2016

Universidade Federal de Viçosa
Título: Extração mecânica de endosperma de macaúba para fins de germinação,Ano de Obtenção: 2017
Francisco de Assis de Carvalho Pinto.Coorientador: Daniel Marçal de Queiroz. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

Graduação em ENGENHARIA MECÂNICA

2006 - 2012

Universidade de Guarulhos
Título: Método dos elementos finitos aplicado à treliça espacial
Orientador: Yoshiraru Yshii

Formação complementar

2013 - 2013

APRENDER A EMPREENDER. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2013 - 2013

3DS MAX 2013 - BÁSICO. (Carga horária: 40h). , SENAC, SENAC, Brasil.

2010 - 2010

AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA. (Carga horária: 20h). , FESTO, FESTO, Brasil.

2008 - 2008

HIDRÁULICA. (Carga horária: 60h). , SENAI GUARULHOS, SENAI, Brasil.

2008 - 2008

AVANÇADO DE MODELAMENTO SOLIDWORKS 2008. (Carga horária: 24h). , CADWORKS, CADWORKS, Brasil.

2008 - 2008

CHAPAS E ESTRUTURAS SOLIDWORKS 2008. (Carga horária: 16h). , CADWORKS, CADWORKS, Brasil.

2005 - 2005

APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE FREIO A AR. (Carga horária: 8h). , BOECHAT, BOECHAT, Brasil.

2005 - 2005

SOLIDWORKS 2005 BASIC TRAINING. (Carga horária: 40h). , MECHWORKS, MECHWORKS, Brasil.

2004 - 2004

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO. (Carga horária: 80h). , BOECHAT, BOECHAT, Brasil.

2003 - 2003

TREINAMENTO DA QUALIDADE. (Carga horária: 20h). , BOECHAT, BOECHAT, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecanização Agrícola.

Outras produções

SPATIALTRUSS. 2012.

LIMA, G. N. . Auto Cad 2010. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, G. N. . Monitoria Mecânica Geral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, G. N. . DESENHO TÉCNICO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Estudo do Aproveitamento de Energia Térmica Proveniente do Interior da Terra, Descrição: Projeto proposto para programa de iniciação científica da UnG Universidade Guarulhos, onde o principal objetivo é entender os conceitos e principais desafios no desenvolvimento da energia geotérmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Nunes Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: MESTRANDO, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de engenharia agrícola - DEA, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de engenharia agrícola - DEA, .,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Faculdade Redentor

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, Carga horária: 40

Outras informações:
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

Atividades

  • 02/2015

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS DE MÁQUINA, PROJETO DE MÁQUINA, PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, MÁQUINAS TÉRMICAS, MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA, RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS, REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

2008 - 2012

Universidade de Guarulhos

Vínculo: Outro (Estudantil), Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 15

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, ENGENHARIA MECÂNICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MECÂNICA GERAL E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, ENGENHARIA MECÂNICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MECÂNICA GERAL E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

  • 08/2010 - 11/2010

    Ensino, ENGENHARIA MECÂNICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MECÂNICA GERAL E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

2008 - 2010

SENAI GUARULHOS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE DESENHO TÉCNICO, Carga horária: 8

2009 - 2013

Senac

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR / INSTRUTOR, Carga horária: 20

Outras informações:
OBTIDO CERTIFICADO ATC AUTODESK

Atividades

  • 04/2009 - 04/2013

    Ensino, CURSO LIVRE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, AUTOCAD, 3D STUDIO MAX, COREL DRAW, DESENHO TÉCNICO

2003 - 2007

BOECHAT

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DESENHISTA PROJETISTA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

MULTIEIXO IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DESENHISTA PROJETISTA, Carga horária: 40

2008 - 2009

Likström Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DESENHISTA PROJETISTA, Carga horária: 40

2008 - 2008

MM COMPONENTES P/ IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROJETISTA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Splend Indústria de Máquinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 45

2012 - 2015

Agronova

Vínculo: Diretor de desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 20