ALAN DE AQUINO ROCHA
Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB); Mestre em Educação (UFBA); Especialista em Metodologia da Educação Física e Esportes (UNEB); Licenciado em Educação Física (UFBA); Professor Adjunto do Departamento de Saúde I da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Líder do Núcleo de Estudos sobre a Prática Pedagógica em Educação Física e suas Representações Sociais (DOCERE/UESB). Pesquisador CNPQ/CAPES, tendo atuado nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia/Programa de Formação de Professores da UESB/PARFOR. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES/UNEB) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Práxis Pedagógica e a Fomação Docente (CEPPFD/UESB). Formador do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Professor de Educação Física da Rede Pública Estadual da Bahia. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, sistematização de conhecimento em educação física escolar, pedagogia de projetos, didática da educação física, formação de professores e representações sociais. Atuou como sistematizador do Referencial Curricular para as Redes Municipais de Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Camaçari.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação e Contemporaneidade
2019 - 2023
Universidade do Estado da Bahia
Título: Representações sociais sobre o Instituto de Educação Euclides Dantas em Vitória da Conquista-Ba: contribuições às práticas educativas e processos formativos em Educação Física
Natanael Reis Bomfim. Palavras-chave: Representações Sociais; Práticas Educativas; Processos Formativos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO JOGO DE REGRAS: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA BAHIA
Orientador: Prof. Dr. Miguel Angel Garcia Bordas
, Ano de Obtenção: 2010.Palavras-chave: Educação Física; Educação Física Escolar; Representações Sociais; Jogo de regra.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Especialização em Metodologia da Educação Física e Esporte
2006 - 2006
Universidade do Estado da Bahia
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS PROPOSITIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DO FINAL DA DÉCADA DE 80 E DÉCADA DE 90, PARA O PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientador: Prof Dr. Fernando Reis do Espírito Santo
Formação complementar
2024 - 2024
Digitalmente: desbravando a tecnologia na escola. (Carga horária: 10h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2021 - 2021
Workshop sobre análise de dados no Iramuteq. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Formação dos Docente da Uesb em Tecnologias Digitais. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2019 - 2019
Assessoria dos Anos Finais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 24h). , Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, ICEP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Curso de Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Méd. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Atualização Em Educação Física. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1993 - 1993
Bases Anátomo Funcionais do Trabalho Muscular. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1989 - 1990
Programação de Micro Computadores. (Carga horária: 40h). , Centro de Informática ECMA, CIE, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
ROCHA, A. A. . Crítica da Razão Pura: Espaço Transdisciplinar & Tempo Pedagógico. 2008. (Outro).
Participação em eventos
III ENCONTRO DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA GRADUAÇÃO DA UESB - III ENPEGRAD. 2024. (Encontro).
X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. 2023. (Congresso).
X Congresso Nacional de Ginástica para Todos. GINÁSTICA EM TELA: O ENSINO DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ONLINE. 2023. (Congresso).
Aula magna do Programa de Pós-graduação em Educação da UESB. 2020. (Outra).
VIII Simpósio Nacional de Representações Sociais e Educação (SNARS)/ III Conferência de Internacional de Representações Sociais e Subjetividade (CIRS),. 2020. (Simpósio).
XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2020. (Congresso).
XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL MÉDIO SOBRE A ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA. 2020. (Congresso).
Mesa Redonda: Educação e Contemporaneidade em Discussão.. 2019. (Outra).
Palestra: Pós-graduação: redes, parcerias e formação de Pesquisadores.. 2019. (Outra).
15 Seminário de Educação Física da Bahia.Representante da UESB na Reunião Institucional I. 2014. (Seminário).
Semana de Educação Física da UESB.Educação Física e Escola: entre o real percebido e o ideal esperado.. 2014. (Seminário).
14 Seminário de Educação Física da UNEB/ 14ª Jornada Pedagógica do CBCE/Bahia / 1 Fórum dos Articuladores do Projeto Estruturante - JERP. 2013. (Seminário).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2013. (Congresso).
13° Seminário de Educação Física da UNEB e 13ª Jornada Pedagógica do CBCE/BAHIA.Corporeidade e Desenvolvimento Humano. 2012. (Seminário).
IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. 2012. (Congresso).
IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Coordenador das apresentações de pôster - GTT:Escola. 2012. (Congresso).
IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Coordenador das apresentações de comunicações orais.. 2012. (Congresso).
12 Seminário de Educação Física da UNEB/12ª Jornada Pedagógica do CBCE-BA.CULTURA CORPORAL EM ALAGOINHAS-CUCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2011. (Seminário).
12 Seminário de Educação Física da UNEB/12ª Jornada Pedagógica do CBCE-BA.SABER ESCOLAR EM JOGO. 2011. (Seminário).
Congresso de Educação Física do Sul da Bahia / II Seminário Regional de discussão curricular da rede estadual e III Semana de Educação Física da UESC. 2011. (Oficina).
I Congresso de Educação Física do Sul da Bahia / II Seminário Regional de discussão curricular da rede estadual e III Semana de Educação Física da UESC. Representações Sociais do jogo de regras entre professores de Educação Física da educação básica da rede pública estadual da Bahia.. 2011. (Congresso).
I Fórum Docente de Educação Física da UNEB - Campus II. 2011. (Outra).
I Fórum Docente de Educação Física da UNEB - Campus II.Relatos sobre os componentes curriculares dos Estágios Supervisionados.. 2011. (Outra).
Seminário Regional - Construção do Referencial Curricular para Educação da Rede Estadual da Bahia. 2011. (Seminário).
11o. Seminário de Educação Física da UNEB e 11a. Jornada Pedagógica do CBCE-BA.Jogo, Esporte e Ludicidade. 2010. (Oficina).
XVI Jornada Pedagógica - SINPRO/BA.Papo de professor(a): o cotidiano escolar a partir do nosso corpo.. 2010. (Oficina).
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).
II Simpósio do Curso de Educação Física da UNIJORGE: Formação em Educação Física e Mundo do Trabalho.Roda de conversa: Memórias da Educação Física na Bahia. 2009. (Simpósio).
II Videoconferência de Educomunicação. 2009. (Seminário).
Primeiro Encontro de Porfessores e Acadêmicos de Educação Física do Município de Pojuca.A Educação Física no currículo escolar: refletindo a partir da prática. 2009. (Encontro).
XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2009. (Congresso).
Crítica da Razão Pura: Espaço Transdisciplinar & Tempo Pedagógico. 2008. (Seminário).
Aula da Disciplina Didática.Sistematização de Conhecimento em Educação Física. 2007. (Encontro).
Oficina de Educação Física Escolar.Educação Física Escolar:perspectivas para o futuro.. 2007. (Oficina).
VIII Jornada Pedagógica do CBCE-Ba. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2007. (Congresso).
9o. Seminário de Educação Física da UNEB. 2006. (Seminário).
Quali Vida Brasil. Educação Física Escolar: limites e possibilidades. 2006. (Congresso).
Seminário de Educação e Ludicidade.Seminário realizado pelo curso Normal Superior das Faculdades Jorge Amado. 2006. (Seminário).
4 Seminário de Educação Física da UNEB. 1999. (Seminário).
Quinta Jornada Interdisciplinar na Clínica e na Escola: "O corpo do sujeito no saber contemporâneo". 1998. (Seminário).
III Jornada Pedagógica do CBCE-Sec. Bahia.NEPEL: um relato de experiência em iniciação científica.. 1997. (Outra).
Jogos Estudantis da Primavera. 1997. (Outra).
Primeiro Seminário de Educação Física "Educação Física em Debate".Educação Física em Debate. 1995. (Seminário).
Quarta Semana de Educação Física - UFBA. 1995. (Outra).
Terceiro CONEEF. 1995. (Congresso).
Terceira Semana de Educação Física - UFBA.Tema livre: Brinquevôlei. 1994. (Outra).
Segunda Semana de Educação Física - UFBA. 1993. (Outra).
Participação em bancas
ROCHA, A. A.; PIRES, R. G.; VAGO, T. M.; BAHIA, C. S.. Entre a sala e quadra: representações sociais de professores sobre a prática pedagógica em educação física no ensino médio. 2023.
ROCHA, A. A.; GOMES, R. M.. A importância da relação entre família e a Escola Januário Martins de Almeida. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, A. A.; GOMES, R. M.. A importância da interação família-escola para o sucesso no ensino-aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, A. A.; GOMES, R. M.. Propiciar parceria dos pais na educação dos fllhos no ambiente escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, A. A.; GOMES, R. M.. Uma nova perspectiva em relação à indisciplina. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, A. A.; GOMES, R. M.. Indisciplina escolar: uma realidade que desafia a Escola Municipal Jovelino José da Rocha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal da Bahia.
ROCHA, A. A.; LUNA, C. F.; SOLER, I. P.. O PAPEL DO BRINCAR NA VIDA DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; BARBOSA, F. N. M.. Professores de Educação Física no Ensino Médio: critérios utilizados para a seleção de conteúdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; BARBOSA, F. N. M.. As representações sociais da Educação Física em turmas de 5 ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Jequié-Ba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.. Inclusão Escolar e Educação Física: a construção do conhecimento no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.. Educação Física Escolar no Ensino Médio: sujeitos iguais e práxis pedagógicas diferentes.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; ROCHA, Luís Carlos. A História do Futebol Feminino na Cidade de Alagoinhas-Ba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; COSTA, Martha Benevides da; MENEZES, Ubiratan Azevedo de. História da Educação Física no Centro Educacional Nilton de Oliveira Santos - CENOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; ROCHA, Luís Carlos; MENEZES, Ubiratan Azevedo de. Esporte e Cidadania: o Projeto AABB em tela. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; COSTA, Martha Benevides da; MARINHO, Mônica Benfica. As relações de gênero nas aulas de Educação Física a partir das intervenções do PIBID/UNEB: implicações e possibilidades.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; COSTA, Martha Benevides da; MENEZES, Ubiratan Azevedo de. Trabalho pedagógico da Educação Física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: uma proposta possível?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; COSTA, Martha Benevides da. Desenvolvimento Motor e Ludicidade na Educação Infantil: um estudo de caso.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; SILVA, J.A.B.. JOGOS COOPERATIVOS: POSSIBILIDADE DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA A SER TRATADA NO ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR NO BRASIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. Ensino-aprendizagem do voleibol escolar no ensino fundamental: realidade e possibilidades a partir do lúdico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. Jogos adaptados ao processo de ensino do bsquetebol escolar no ensino fundamental de 5a à 8a séries: possibilidades a partir dos estudos no Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. O ensino da dança na escola: realidade e possibilidades de uma prática pedagógica significativa nas aulas de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. Inclusão social e Educação Física Escolar: realidade e possibilidades a partir do lúdico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. O embate teórico do conteúdo jogo nos estudos de Piaget e Vygotsky: contribuições para a Educação Física nos anos inciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.. O ensino da ginástica na Educação Física: a necessidade de uma proposta pedagógica significativa para o Ensino Fundamental do sexto ao nono ano. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia.
ROCHA, A. A.; COSTA, N. L.; SILVA, T. C.. Membro da Banca Examinadora da Área/Componente Curricular - Educação Física/Conhecimentos Relativos à Atuação Profissional - Conhecimento e Metodologia dos Esportes/Estágio (Esportes). 2022. Universidade do Estado da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar I. 2024. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar II. 2023. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar II. 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar I. 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar I. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Ginástica I. 2021.
ROCHA, A. A.; LUNA, C. F.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar I. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SOLER, I. P.; GOMES, M. S.. Banca Examinadora de monitoria da Disciplina Educação Física Escolar II. 2020. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SILVA, T. D.; CARNEIRO, J. A. O.. Banca Examinadora de monitoria para a disciplina Futsal. 2014. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; REIS FILHO, J.; MORAES, E. V.. Banca Examinadora de monitoria para a disciplina Basquetebol. 2014. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; REIS FILHO, J.; MORAES, E. V.. Banca Examinadora de monitoria para a disciplina Educação Física Escolar. 2014. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SILVA, T. D.; BARBOSA, F. N. M.. Banca Examinadora de monitoria para a disciplina Ginástica Rítmica. 2014. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SILVA, T. D.; MARTA, F. E. F.. Banca Examinadora de Monitoria para a disciplina Metodologia do Bsquetebol. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; MARTA, F. E. F.; SILVA, T. D.. Banca Examinadora de Monitoria para a disciplina Educação Física Escolar. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, T. D.; MARTA, F. E. F.;ROCHA, A. A.. Banca Examinadora de Monitoria para a disciplina Organização Desportiva. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROCHA, A. A.; SILVA, T. D.; REIS FILHO, J.. Banca Examinadora de monitoria para a disciplina Metodologia da Ginástica Rítimica. 2012. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Orientou
Entre a sala e a quadra: representações sociais de professores sobre a prática pedagógica em Educação Física no ensino médio; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em EDUCAÇÃO FÍSICA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
O Futsal nas aulas de Educação Física: a participação dos (as) menos habilidosos (as); ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia em Educação Física e Esporte) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
O PAPEL DO BRINCAR NA VIDA DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
O brincar em tempos de pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Educação Física e sua influência no desempenho da socialização entre sujeitos em ambiente escolar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Desmotivação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Professores de Educação Física no Ensino Médio: critérios utilizados para a seleção de conteúdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NAS VIVÊNCIAS DO PROGRAMA ?PARTIU ESTÁGIO?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
As representações sociais da Educação Física em turmas de 5 ano dos anos iniciais de uma Escola Municipal de Jequié-Ba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
O conteúdo Atividade Física e Saúde na Educação Física Escolar; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DO NÚCLEO DE PRÁTICA PEDAGOGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Representações Sociais da Educação Física Escolar entre gestores das escolas públicas do ensino básico de Jequié; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
As Representações Sociais da Educação Física entre os alunos do Ensino Médio no município de Gongogi-BA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
A importância da Educação Física na Educação infantil no município de Jequié; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
HANDEBOL NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UM ESPORTE EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Representações Sociais: o olhar dos estudantes do ensino médio da rede pública do município de Milagres-Ba, acerca da Educação Física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
A Percepção dos alunos do 3 ano do ensino médio sobre a Educação Física: o que pensam, sentem e dizem; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA CRECHE NOSSA SENHORA DE FATIMA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
O Esporte da Escola e a Educação Física Escolar: possibilidades e limitações; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DO CAMPO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Programa de Formação Inicial de Professores - para Atuaçã) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
A Ginástica Rítmica na Educação Física Escolar: limites e possibilidades; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física - Programa de Formação Inicial de Professores - para Atuaçã) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Educação física escolar: o trato pedagógico do componente curricular ginástica nas aulas no município de Maracás-Bahia; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
As contribuições dos jogos no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
É JOGANDO QUE SE APRENDE O ESPORTE: A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
ESPORTE DA ESCOLA E AS IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS: REALIDADE E CONTRADIÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
A GINÁSTICA ENQUANTO CONTEÚDO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 6o; ao 9o; ano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Regional da Bahia; Orientador: Alan de Aquino Rocha;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, A. A. . Análise prototípica das representações sociais de egressos da escola normal de Vitória da Conquista ? BA. Revista Educação em Páginas , v. 2, p. 1, 2023.
-
ROCHA, A. A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL MÉDIO SOBRE A ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação , v. 2, p. 181-196, 2020.
-
JESUS, V. S. de ; FIGUEIREDO, M. S. ; SANTOS, L. dos ; ROCHA, A. A. ; BARBOSA, F. N. M. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE BAIANO. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva , v. 1, p. 1-17, 2020.
-
MOREIRA, E. L. ; ROCHA, A. A. . A Educação Física no ensino médio: o que pensam, sentem e dizem os alunos do 3 ano.. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 21, p. 1-1, 2016.
-
CABRAL, A. P. ; ROCHA, A. A. . O Futsal nas aulas de Educação Física: a participação dos (as) menos habilidosos(as). LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 19, p. 1-1, 2014.
-
ROCHA, A. A. . O Jogo de regras e suas representações sociais: um estudo entre professores de Educação Física da rede pública estadual da Bahia.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 17, p. 1-5, 2012.
-
ROCHA, A. A. . Sistematização do conhecimento a partir da Educação Física Escolar. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. Ano 14, p. 1-1, 2009.
-
CAMPOS, M. R. ; ROCHA, A. A. . PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS. In: Gepráxis - VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2019, Vitória da Conquista. Gepráxis - VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional: Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2019. v. 7.
-
ROCHA, A. A. . SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: VIII Jornada Pedagógica do CBCE-Ba, 2007, Salvador. SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2007.
-
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . GINÁSTICA EM TELA: O ENSINO DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ONLINE. In: X Congresso Brasileiro de Ginástica para Todos, 2023, Caldas Novas. Anais do Congresso de Ginástica para Todos, 2023. v. 1.
-
ROCHA, A. A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL MÉDIO SOBRE A ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA. In: XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020, Salvador. Anais do XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2020. p. 1-8.
-
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO ENTRE EDUCANDOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUL DA BAHIA /I Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação Física/III Encontro Estadual dos Coordenadores de Educação Física das DIRECs da Bahia, 2013, Ilhéus. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUL DA BAHIA /I Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação Física/III Encontro Estadual dos Coordenadores de Educação Física das DIRECs da Bahia, 2013.
-
ROCHA, A. A. . Ginástica em tela: o ensino da ginástica nas aulas de educação física online. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . Ginástica em tela: o ensino da Ginástica nas aulas de Educação Física online. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL MÉDIO SOBRE A ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, A. A. . Educação Física Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . Representações sociais da Educação Física: um estudo entre educandos do Instituto de Educação Euclides Dantas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, A. A. . O Jogo de regras e suas representações sociais: um estudo entre professores de Educação Física da rede pública estadual da Bahia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. A. . CULTURA CORPORAL EM ALAGOINHAS-CUCA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. A. . Representações Sociais do jogo de regras entre professores de Educação Física da educação básica da rede pública estadual da Bahia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, A. A. . Representações Sociais do Jogo de Regras entre professores de Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, A. A. . Roda de conversa: memórias da Educação Física na Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, A. A. . A Educação Física no currículo escolar: refletindo a partir da prática.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, A. A. . Educação Física Escolar: perspectivas para o futuro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. A. . Educação e Ludicidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. A. . NEPEL: um relato de experiência em iniciação científica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, A. A. . Educação Física em Debate. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. A. ; ABIB, Pedro Jungers . Brinquevôlei. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, A. A. . Sistematização do conhecimento na Educação Física escolar a partir das abordagens propositivas das décadas de 1980/1990: desafios e constatações.. Brasília - DF: Boletim Brasileiro de Educação Física, 2006 (Monografia).
Outras produções
ROCHA, A. A. . A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO DE LITERATURA (2000 ? 2020). 2023.
ROCHA, A. A. . Revisão do Referencial Curricular do Município de Camaçari. 2023.
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . Elaboração de Referencial Curricular para o Ensino Fundamental - Educação Física. 2018.
ROCHA, A. A. . Representante Titular do Dept de Saúde I da UESB no Comitê de Extensão. 2015.
ROCHA, A. A. . Membro suplente do Comitê de Extensão da UESB. 2014.
ROCHA, A. A. . Comissão Científica. 2012.
ROCHA, A. A. ; SILVA, I. F. . Comissão de Contagem de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) - UNEB. 2011.
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . Vai Ter Quadra?. 2016; Tema: Educação e Educação Física Escolar. (Rede social).
ROCHA, A. A. ; ROCHA, P. S. P. . Cadernos Pedagógicos do Anos Finais - Nossa Rede. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos Pedagógicos).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS SOBRE O COVID-19 E PRATICAS SOCIOEDUCATIVAS NAS PERIFERIAS URBANAS DA CIDADE DE SALVADORBAHIA-BRASIL, Descrição: Na contemporaneidade, o mundo está vivendo um momento extraordinário provocado pela pandemia do COVID-19. Esse fenômeno passou a fazer parte da dinâmica da sociedade chinesa, pela disseminação da doença, em meados de dezembro de 2019 e, em poucos meses, o Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) se espalhou pelos cinco continentes, levando a Organização Mundial da Sáude (OMS) a classificálo como COVID19 e declará-lo como uma emergência de saúde pública internacional. O cenário sem precedentes provocou impacto global no contexto da educação, da saúde, da economia e, o que exigiu imediata e inédita reação de políticos e gestores públicos de todos os países, sendo debatido nos espços midiáticos, na hipermídia e, sobretudo, nas conversações cotidianas de diferentes grupos sociais (CORREIA, RAMOS, E BATHEN, 2020). Paticularmente, se por um lado, na educação escolar e não-formal1 a recomendação do distanciamento físico para prevenção e contenção do vírus se torna desafios, por outro, a discussão sobre o protagonismo juvenil têm se pautado na perspectiva da participação dos mesmos em coletivos. Segundo Hollanda (2015) os coletivos são organizações autogeridas, descentralizadas, flexíveis e situcionais, e exemplifica que a participação de um jovem artista que pode estar num determinado coletivo em função de um projeto e, ao mesmo tempo, juntar-se a outro coletivo por interesse em um outro projeto. Pesquisas advindas de países e regiões que passaram por outras epidemias, guerras e/ou desastres naturais indicam que os efeitos costumam se prolongar por um longo período de tempo e outra consequência provável é uma elevação nas taxas de abandono e evasão escolar dos alunos, especialmente, dos jovens e daqueles em situação de maior vulnerabilidade. E aquelas que abordam as representações sociais (RS) construidas em torno do coronavírus, ainda são raras, e indicam que futuras intervenções devem considerar as especificidades de cada um deles na disseminação de representações e práticas sociais direcionadas para conter o estado pandêmico. Nesse sentido destacar a interação entre educação e saúde é uma condição fundamental para o sucesso de programas e políticas públicas nesses setores, principalmente, a partir de estudos que considerem os atores e sua realidade socioespacial (SILVA E RODRIGUES, 2010). Portanto, este estudo a ser realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS) ? Bahia - Brasil , tenta colocar em relevo o conteúdo das RS sobre o corona virus, construidas pelos jovens, com o objetivo de investigar como as RS construídas pelos jovens sobre o futuro contribuem com imagens que podem orientar práticas socioeducativas capazes de enfrentar a pandemia e o novo normal na comunidade local. A escolha da TRS se justifica nesse estudo, pois segundo Doise (2001); Moscovici (1861) elas são consideradas como princípios que organizam as práticas sociais e as relações simbólicas entre as pessoas frente a objetos sociais que as perpassam.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Alan de Aquino Rocha - Integrante / Natanael Reis Bomfim - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2009
Professor Homenageado, Faculdade Regional da Bahia.
2009
Aprovado no Concurso Público para Professor Auxiliar (5o. lugar) - Publicado no D.O.E. 11 de março de 2009 - Estágio Supervisionado, Universidade do Estado da Bahia.
2009
Aprovado na Seleção Pública para Professor Auxiliar (2o. lugar) - Publicado no D.O.E. 15 de maio de 2009 - Estágio Supervisionado, Universidade do Estado da Bahia.
2009
Aprovado no Concurso Público para Professor Auxiliar (2o. lugar) - publicado no D.O.E de 1o. de outubro de 2009, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
2007
Aprovado na Seleção Pública para Professor (1o. lugar), Faculdade Regional da Bahia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Saúde. , Rua José Moreira Sobrinho s/n - DS/CCEF, Jequiezinho, 45206550 - Jequié, BA - Brasil, Telefone: (73) 35269800, Fax: (73) 35256683, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2012
Ensino, Educação Física - Programa de Formação Inicial de Professores - para Atuaçã, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Escolar I e II, Metodologia da Ginástica I e II, Metodologia do Basquetebol, Metodologia do Voleibol, Núcleo de Prática Pedagógica I, Natação
2000 - Atual
Secretaria de Educação e Cultura do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Ensino Fundamental.
Atividades
-
03/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2010 - 2012
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado I, II, III e IV.
Atividades
-
12/2010
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, II, III e IV
2009 - 2011
Faculdade Social da BAhiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina minstrada na Graduação: Estágio Supervisionado 3 (Ensino Médio);
Na Pós-graduação em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física e Esporte Escolar, ministro, até a presente data, o Componente curricular Saberes e Práticas de Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental I, do 1o. ao 5o. ano.
Atividades
-
07/2009
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Ensino Médio
2009 - 2011
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Fundamentos da Educação Física e Esporte
Estudos Sócio-filosóficos da Cultura Corporal
História da Educação Física
Estágio Supervisionado III (Ensino Médio)
Educação Física Escolar II (Ensino Fundamental)
Atividades
-
10/2009
Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física Escolar I - Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Práticas Investigativas II, Psicologia da Aprendizagem, Educação Física Escolar II - Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado III - Ensino Médio, Estudos Sócio-Filosóficos da Cultura Corporal, Fundamentos da Educação Física e Esporte, História da Educação Física
2008 - 2010
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Trata-se de um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte Escolar - Disciplina ministrada: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO ESPORTE.
Atividades
-
09/2008
Ensino, Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dimensões Pedagógicas do Esporte
2004 - 2009
Colégio Batista BrasileiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 17
Outras informações:
Atuação em Educação Infantil até o 5o. ano do Ensino Fundamental.
Nome Jurídico - Cruzada Maranata de Evangelização.
Atividades
-
03/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para a Educação Infantl, Educação Física para o Ensino Fundamental Ciclos 1 e 2
2007 - 2008
Colegio AnchietaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 15
Outras informações:
Atuação em Educação Infantil e Ensino Fundamental
Nome Jurídico - Centro Escolar Aquarius
Atividades
-
02/2007 - 12/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física Infantil, Educação Física
1998 - 1999
Colégio Alfred NobelVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física
Outras informações:
Atuação no Ensino Fundamental
Nome jurídico - Patrimonial Lisboa Passos
Atividades
-
02/1998 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental
1998 - 2006
Colegio Joan MiróVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação no Ensino Fundamental e Médio
Atividades
-
02/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para o Ensino Fundamental Ciclos 3 e 4
2009 - 2009
Colégio Multi ExperimentalVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuação no Ensino Fundamental
2003 - 2005
Escola Cores e LetrasVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação em Educação Infantil e Ensino Fundamental
Nome Jurídico - Centro Educacional Grilo Falante
Atividades
-
02/2003 - 01/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para a Educação Infantil, Educação Física para o Ensino Fundamental Ciclos 1 e 2
1996 - 2003
EscolaTempo de CriançaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física
Outras informações:
Atuação em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Atividades
-
02/1995 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física para a Educação Infantil e Ensino Fundamental
2007 - 2011
Faculdade Regional da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Ministrada - Educação Física Escolar II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ALAN DE AQUINO ROCHA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?