Andréa Novais Moreno Amaral
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1997), doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2002) e pós-doutorado no Hospital Necker, INSERM U845, Departamento de Nefrologia, Paris (2010-2011). Atualmente é professor titular no curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada e Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Efeito da Uremia sobre a Imunidade Inata e Adaptativa; Mecanismos celulares da anemia renal na Doença Renal Crônica; Biomarcadores na Doença Renal Crônica.
Informações coletadas do Lattes em 13/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada
1998 - 2002
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Usp
Título: A Lectina MNCF: Cinética da Localização em Macrófagos, Papel na Ativação de Neutrófilos e Mastócitos e Mimetização de seu efeito pela Lectina vegatel KM+.
Maria Cristina Roque Antunes Barreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Lectins; mast cell degranulation; Neutrophil migration; Animal Lectin; plant lectin.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica. Setores de atividade: Outros Setores.
Mestrado em Biologia Celular e Molecular
1994 - 1997
Universidade Federal do Paraná
Título: Separação imunomagnética e caracterização de mastócitos de rato durante o repovoamento da cavidade peritoneal e a sua relação com a população de mastócitos da medula óssea
, Ano de Obtenção: 1997.Maria Célia Jamur.Palavras-chave: Mast cells; Repopulation; Migration; Immature cells.Grande área: Ciências Biológicas
Especialização em Morfologia
1992 - 1993
Universidade Federal do Paraná
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2010 - 2011
Pós-Doutorado. , INSERM U845, Necker Hospital, Paris, France, INSERM U845, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
2007 - 2008
Pós-Doutorado. , Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto, IPATIMUP, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Nefrologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Alterações na morfologia de eritrócitos e indução de eriptose pela toxina urêmica CMPF via mecanoreceptor Piezo1., Descrição: Embora pareça contribuir para a anemia renal, a redução do tempo de vida dos glóbulos vermelhos (RBC) em pacientes renais crônicos é pouco compreendida. Recentemente, a interação entre a proteína urêmica ligada ao soluto 3-Carboxi-4-metil-5-propil-2-furanpropionato (CMPF) e o mecanorreceptor Piezo1 do RBC foi levantada para encurtar o tempo de vida dos eritrócitos (Kotanko et al., 2022 ). Nossos resultados mais recentes indicam que o CMPF aumenta a fragilidade osmótica dos eritrócitos de maneira dose-dependente (Spitzenbergen et al., 2022. Kidney Week, ASN) e de forma semelhante ao Jedi1. Além disso, o efeito observado por CMPF e Jedi1 foi abolido na presença de GsMTx-4, um inibidor de Piezo1. Jedi1, um ativador químico não encontrado in vivo, foi descrito como inativação retardada de Piezo1, com aumento do influxo de Ca2+ para as hemácias. Se, e até que ponto uma interação entre CMPF e Piezo1 é a via causal, merece mais estudos. No presente estudo colaborativo, pretendemos avaliar se o CMPF reduz o tempo de vida das hemácias por meio da interação Piezo1.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Gabriela F Dias - Integrante / Nadja Grobe - Integrante / Beatriz Akemi Kondo Van Spitzenbergen - Integrante / Erika Sousa Dias - Integrante / Julia B Monte-Alegre - Integrante / Vitor André Brugnolo dos Santos - Integrante / Yuri Daitschman Ozogovski - Integrante., Financiador(es): Renal Research Institute New York - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
-
2023 - Atual
Estudo da função não-canônica do Fator H intracelular na Síndrome Hemolítica-Urêmica atípica (SHUa)., Descrição: COOPERAÇÃO CAPES/COFECUB: 1. da pesquisa local, uma vez que estudantes de doutorado poderão participar da discussão científica entre os grupos, bem como acelerar o conhecimento no tema central do projeto; 2. na compreensão das vias mecanicistas envolvidas na doença; 3. na identificação de novos alvos terapêuticos. A Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica (SHUa) é uma doença renal rara mediada por variantes patogênicas de um polimorfismo no gene Y420H, ligado ao regulador do Fator H (FH) do sistema complemento (SC). Para o tratamento adequado as doenças causadas por essas alterações no FH, é essencial maior compreensão do papel do FH na regulação da homeostase celular. Assim, nossa hipótese está baseada na função do FH intracelular na homeostase das células endoteliais gomerulares em repouso e sob estresse.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Sara Soares Tozoni - Integrante / Gabriela Bohnen - Integrante / Marina Castro Deus - Integrante / Erika Sousa Dias - Integrante / Julia B Monte-Alegre - Integrante / Vitor André Brugnolo dos Santos - Integrante / Yuri Daitschman Ozogovski - Integrante / Lubka Roumenina - Integrante / Jordan Dimitrov - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
-
2022 - Atual
Caracterização da inflamação, eriptose e de componentes secretados de eritrócitos como biomarcadores da anemia na doença renal crônica, Descrição: Introdução: A anemia é a comorbidade mais comum de pacientes com doença renal crônica (DRC) e está associada com diversas complicações, como: mortalidade, eventos cardíacos e progressão da doença renal crônica. A deficiência de eritropoietina (EPO) é uma das principais causas da anemia renal e para o tratamento são utilizados os agentes estimuladores de eritropoetina (AEE), todavia uma parte dos pacientes é hiporresponsivo aos AEE. Além disso, foi demonstrado que a eriptose está aumentada em pacientes com DRC, em grande parte devido ao estresse oxidativo, acúmulo de toxinas urêmicas e mediadores da inflamação circulantes. A eriptose pode levar a uma perda de eritrócitos circulantes, que se não for compensada através do aumento da eritropoiese, pode estar relacionada a com a anemia renal. Essa diminuição do número de eritrócitos circulantes pode ser avaliada pelo decréscimo dos níveis de esfingosina-1-fosfato no plasma. Objetivos: Descrever a eriptose e componentes secretados pelos eritrócitos nos diferentes estágios da DRC com intuito de caracterizá-la como biomarcador da anemia em pacientes com DRC com especial ênfase nos hiporresponsivos a AEE. Metodologia: Será coletado sangue de pacientes não dependentes de diálise (NDD) no ambulatório de Nefrologia do Hospital Nossa Senhora da Luze e pacientes em dependentes de hemodiálise (DD) na clínica de diálise do Hospital Santa Casa de Curitiba. Os eritrócitos serão isolados e marcados com Fluo-3/AM (medir níveis de cálcio), Anexina-V+ (avaliar a exposição da camada de FS) e ceramida intracelular. As leituras serão realizadas por citometria de fluxo. As toxinas urêmicas serão dosadas do soro dos pacientes através de HPLC e os mediadores inflamatórios IL-6, IFN-g, TNF-a e IL1-b, bem como de S1P serão dosados através do método de ELISA. Resultados esperados: Espera-se encontrar uma relação do número de eritrócitos em eriptose com os diferentes estágios da DRC, bem como os níveis de toxinas urêmicas e dos mediadores inflamatórios. Ainda se espera relação inversa dos níveis de S1P no plasma dos pacientes. A eriptose e seus mediadores sendo caracterizados como biomarcadores da anemia renal, podem ser utilizados como um alvo terapêutico para propiciar melhor controle da anemia, bem como melhora dos resultados terapêuticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Gabriela F Dias - Integrante / Thyago Proença de Moraes - Integrante / Nadja Grobe - Integrante / Beatriz Akemi Kondo Van Spitzenbergen - Integrante / Erika Sousa Dias - Integrante / Julia B Monte-Alegre - Integrante / Vitor André Brugnolo dos Santos - Integrante / Yuri Daitschman Ozogovski - Integrante., Financiador(es): Renal Research Institute New York - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
-
2022 - Atual
Avaliação de variáveis biológicas e clínicas da anemia persistente em pacientes pós-transplante renal. Estudo retrospectivo e prospectivo., Descrição: Introdução: A anemia é uma complicação comum em pacientes com a doença renal crônica (DRC), e está associada à diminuição da qualidade de vida e ao aumento da mortalidade. Apesar do transplante renal ser considerado a melhor opção de tratamento de substituição renal, é comum que receptores de transplante renal ainda apresentem uma alta prevalência de anemia. Embora as evidências sugeriram que a anemia na DRC pode ter influência do sistema redox alterado, inflamação e pelo aumento da eriptose, pouco se sabe sobre esses fenômenos após o transplante renal e suas contribuições para a anemia. Objetivo: Avaliar a prevalência e variáveis clínicas e biológicas da anemia precoce e tardia que possam ter e impacto na perda do enxerto, mortalidade, e evento cardiovasculares adversos. Metodologia: O presente projeto conta com duas parte. A primeira, um estudo retrospectivo com o intuito de avaliar a prevalência e impacto da anemia precoce e tardia na perda do enxerto, mortalidade, e evento cardiovasculares adversos. Para isso, dados de prontuário serão coletados de Janeiro/2017 a Julho/2023. A segunda parte é um estudo prospectivo em que serão recrutados receptores de transplante renal submetidos à cirurgia no hospital Santa Casa da Misericórdia (Brasil, Curitiba -PR). Amostras de sangue periférico serão coletados antes do transplante renal, semanalmente no primeiro mês após o transplante renal e a cada três meses durante o primeiro ano pós-transplante. Todas as amostras serão centrifugadas para a obtenção do soro e para o isolamento de eritrócitos. Será realizada a quantificação das toxinas urêmicas e a dosagem de citocinas pró-inflamatórias TNF-#945;, INF-#947;, IL-6 e IL-1#946; no soro de pacientes e moléculas do sistema complemento do plasma dos pacientes. Os eritrócitos isolados serão marcados com Anexina-V+ e Fluo-4/AM+, para a análise de eriptose, e com DCFH-DA e Thiol Tracker para a avaliação do sistema redox. A leitura dos marcadores será realizada por citometria de fluxo. Dados laboratoriais e do prontuário serão coletados para análises de correlação. A análise estatística será realizada pelo programa SPSS Statistics 20 e os resultados dos experimentos serão expressos como média desvio padrão da média. Resultados esperados: Por um lado, esperamos caracterizar a prevalência e impacto da anemia em desfechos desfavoráveis após o transplante renal. E por outro lado, esperamos observar níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias, moléculas do sistema complemento e de estresse oxidativo no soro de pacientes pós-transplante, bem como alterações no sistema redox e aumento da eriptose em eritrócitos isolados. Esses fatores possivelmente contribuem para a anemia persistente observada em pacientes pós-transplante renal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Selene Elifio-Esposito - Integrante / Pecoits - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Lia Sumie Nakao - Integrante / Thyago Proença de Moraes - Integrante / Sara Soares Tozoni - Integrante / Cristina Pellegrino Baena - Integrante / Gabriela Bohnen - Integrante / Marina Castro Deus - Integrante / Vitor André Brugnolo dos Santos - Integrante / Yuri Daitschman Ozogovski - Integrante / Silvia Carreira Ribeiro - Integrante / Guilherme Yokoyama - Integrante / Lubka Roumenina - Integrante / Jordan Dimitrov - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
-
2020 - Atual
Correlação dos aspectos Imuno-Hematológicos e Caracterização Clínica de pacientes com SARS-COV-2., Descrição: Resumo: A resposta imune eficaz do hospedeiro, incluindo imunidade inata e adaptativa contra SARS-Cov-2, parece crucial para controlar e resolver a infecção viral. No entanto, a gravidade e o resultado do COVID-19 podem estar associados tanto à produção excessiva de citocinas proinflamatórias, ?tempestade de citocinas?, como a modificação no perfil de células inatas e adaptativas, levando a uma síndrome do desconforto respiratório agudo. A isso, adiciona-se a eriptose e ativação plaquetária como participantes na formação de pequenos trombos pulmonares, que podem danificar permanentemente a função respiratória. Método: Serão utilizadas amostras de sangue obtidas de pacientes internados nos Hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru da cidade de Curitiba/PR, com suspeita ou confirmação da infecção por SARS-Cov-2 nos dias 0, 3, 6, 9, 12 e 15. Para análise de IgM/IgG específica, amostras de soro serão coletadas no dia 15 (após sintomas da doença e/ou internamento), após 60 dias, e após 12, 18 e 24 meses. Os leucócitos serão marcados para caracterização de Linfócito T CD4+; T CD8+ e células NK; para identificação do perfil de monócito (CD14/CD16). Os eritrócitos serão marcados com anexina-V e com a sonda DCFH- DA para avaliar o estresse oxidativo intracelular. Todas as avaliações serão realizadas por citometria de fluxo. Os soros obtidos dos pacientes incluídos no projeto, serão armazenados a -80oC até o momento da dosagem de citocinas, através da Plataforma Luminex com um painel de citocinas proinflamatórias e antiinflamatórias. Resultados esperados: Espera-se descrever a correlação entre parâmetros clínicos com os achados imuno-hematológicos. Ainda, objetiva-se encontrar associação dos resultados imuno-hematológicos com a progressão da doença leve a severa. Espera-se encontrar associação entre citocinas inflamatórias, bem como estresse oxidativo com desfechos clínicos. Espera-se encontrar alvos terapêuticos que possam modificar a progressão da doença e minimizar danos pulmonares. Relevância econômico-científica: A gravidade e o resultado do COVID-19 podem estar associados à produção excessiva de citocinas proinflamatórias, ?tempestade de citocinas?, e modificações no perfil de células do sangue, que podem agravar a doença e culminar com a morte do paciente, além de apresentar alto custo para a sociedade. Obter o conhecimento da evolução da resposta imunológica nesta doença pode auxiliar no diagnóstico evitando agravamentos, diminuindo tempo de internação e óbitos e, consequentemente, custos sociais e econômicos. Além disso, o presente estudo propõe a indicação de alvos terapêuticos que poderá atrair a atenção da indústria farmacêutica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lúcia de Noronha - Integrante / Cleber Machado de Souza - Integrante / Sara Soares Tozoni - Integrante / Ana Carolina Gadotti - Integrante / Gabriela Bohmen - Integrante / Cristina Pellegrino Baena - Integrante / Ricardo Pinho - Integrante / TUON, FELIPE FRANCISCO - Integrante / Marina Castro Deus - Integrante / Erika Sousa Dias - Integrante / Julia B Monte-Alegre - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Auxílio financeiro / Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1
-
2019 - 2022
Hypoxia Project II - Inibição das ações da uremia e hipóxia na anemia renal., Descrição: Avaliar in vitro o potencial das vitaminas E e C em promover a inibição da eriptose e do estresse oxidativo induzido pela uremia e amplificado pela hipóxia, para melhor compreender o mecanismo envolvido nessas ações. Avaliar a eriptose induzida pela uremia e/ou hipóxia utilizando drogas testadas na inibição de canais de cálcio, via das caspases e vias da MAPK. Oxigênio terapia - análise do uso de oxigênio durante a sessão de hemodiálise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Gabriela F Dias - Integrante / Sara Soares Tozoni - Integrante / Gabriela Bohmen - Integrante / Caroline Carvalho - Integrante / Nadja Grobe - Integrante / Erika Sousa Dias - Integrante / Julia B Monte-Alegre - Integrante., Financiador(es): Renal Research Institute New York - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13
-
2017 - 2020
HDFit Inflammation Axis, Descrição: Os pacientes em tratamento dialítico apresentam muitas comorbidades 2017 - 2019 associadas, destacando-se as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, anemia,suscetibilidade à infecção, doenças ósseas e outras. Esses pacientes têm muitos fatores derisco únicos, como o acúmulo de toxinas urêmicas, desequilíbrio no mecanismo oxidanteversus antioxidante, desequilíbrios eletrolíticos, distúrbios metabólicos, anemia, inflamaçãocrônica e distúrbios trombogênicos. O estresse oxidativo tem sido implicado em muitosdesses distúrbios. Com base nos dados disponíveis, a melhor TRS para reduzir o estresseoxidativo e a inflamação crônica parece ser a HDF. Entretanto, grandes estudos prospectivossão urgentemente necessários para caracterizar a HDF como TRS eficiente e/ou com melhorimpacto no estresse celular e no perfil inflamatório na DRC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Pecoits - Integrante / Andréa Emilia Marques Stinghen - Integrante / Ana Clara Simões Flórido Almeida - Integrante / Murilo H Guedes - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
2016 - 2019
Hypoxia Project - Ativação de células imunes inatas frente a uremia e infecção bacteriana em ambiente hipoxêmico., Descrição: sta área de estudo está ganhando uma compreensão melhorada de como uma 2017 - Atual característica chave do microambiente inflamatório do tecido, como a escassez do oxigênio,influencia as funções entre fagócitos e patógenos. Destas funções fundamentais surge uma interdependência da resposta imune inata e da resposta hipóxica, revelando um papel centralpara os fatores induzíveis por hipoxia (HIFs) como reguladores da defesa inata dosmamíferos (Fine Normam, 2008). Níveis de oxigênio tecidual desempenham um papelfundamental na regulação da proliferação celular e diferenciação. Embora existam evidênciascrescentes de que a hipóxia modula respostas imunes e inflamatórias, o papel da sinalizaçãohipóxica na lesão mediada por imunidade renal é ainda inexplorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Pecoits - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Gabriela F Dias - Integrante / Sara Soares Tozoni - Integrante / Ana Carolina Gadotti - Integrante / Gabriela Bohmen - Integrante / Nadja Grobe - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Renal Research Institute New York - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6
-
2011 - Atual
Efeito da Toxicicidade Urêmica e Inflamação sobre a Função de Células da Imunidade Inata, Descrição: Na atualidade, estudos sobre o estresse oxidativo, uremia e inflamação em pacientes urêmicos tem sido objeto de ampla investigação e visam compreender os mecanismos que afetam o funcionamento de neutrófilos e monócitos/macrófagos, tendo em vista que a perda da função destas células pode acarretar alta mortalidade por infeccões bacterianas, bem como, promover dano tecidual agravando o quadro clínico do paciente. Entender como as toxinas urêmicas comprometem as funções dos neutrófilos e atuam na ativação dos macrófagos é essencial para desenvolver estratégias de tratamento como o uso de antioxidantes e hemodiálise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Pecoits - Integrante / Marina Luise Viola de Azevedo - Integrante / Natália Borges Bonan - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / KUNTSEVICH, VIKTORIYA - Integrante / Gabriela F Dias - Integrante / Ana Carolina Gadotti - Integrante / Ana Clara Simões Flórido Almeida - Integrante / GROBE, NADJA - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9
-
2009 - 2017
Efeito da uremia na Eriptose e modulação de Monócitos, Descrição: A anemia associada a DRC pode estar relacionada a muitos fatores. A anemia na DRC desenvolve-se gradualmente durante o declínio progressivo da função renal e é caracterizada por uma deficiência relativa da secreção de eritropoietina a partir do rim doente em relação ao grau de anemia. Além disso, a uremia interfere na estrutura de membrana celular dos eritrócitos que resulta no aumento da exposição de FS observado em pacientes em tratamento de hemodiálise, diminuindo a sobrevida destas células e aumentando possivelmente o processo de fagocitose e digestão intracelular por monócitos/macrófagos. Os mecanismos responsáveis por esta fagocitose de eritrócitos de pacientes urêmicos em hemodiálise por macrófagos são apenas parcialmente conhecidos e têm sido atribuído às toxinas urêmicas (Bonomini et al, 1999), à desnutrição, ao estresse oxidativo, ao aumento de cálcio intracelular ionizado e às terapias de diálise (Guidi Lechi Santonastaso, 2010). Além disso, estudos mostraram aumento no número de monócitos CD14+/CD16+ nesses pacientes comparado a indivíduos saudáveis (Merino et al., 2008). Portanto, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a função de uma toxina urêmica bem estudada, p-cresilsulfato, no desenvolvimento da anemia com foco na eriptose e alteração na população de monócitos de sangue periférico. Este estudo ainda tem como intuito análise comparativa com os mesmos marcadores em doentes renais crônicos em monitoramento ambulatorial e portanto, não dialíticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Lia Sumie Nakao - Integrante / Pecoits - Integrante / Natália Borges Bonan - Integrante / Peter Kotanko - Integrante / Viktoriya Kuntsevich - Integrante / Ana Clara Simões Flórido Almeida - Integrante / Gabriela Ferreira Dias - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8
-
2008 - 2011
Estudo da Expressão de marcadores de células tronco em diferentes neoplasias., Descrição: O modelo clássico de carcinogênese, ou modelo estocástico, considera que qualquer célula de um órgão pode sofrer mutações e dar início a um clone de células malignas. Neste caso, todas ou quase todas as células de um câncer seriam igualmente malignas, e deveriam, portanto, ser combatidas de maneira igual no tratamento. A hipótese das células-tronco implica em uma mudança completa no pensamento clássico da oncogênese. Neste modelo, o tumor se origina a partir de uma pequena população de células-tronco e/ou progenitoras, que perdem o mecanismo de regulação da auto-renovação, levando à expansão dessa população, associada a alterações genéticas e epigenéticas. Esta pequena população de células-tronco é então chamada de células-tronco cancerosas. A natureza dessas mudanças genéticas e epigenéticas e o tipo de progenitor em que ocorrem, provavelmente contribuem para a heterogeneidade celular encontrada nos tumores. Assim, o intuito deste projeto é estabelecer correlação entre os marcadores imunoistoquímicos CD44, CD44v6 e CD24 e os fatores prognósticos clássicos como idade, grau histológico, tamanho do tumor e comprometimento linfonodal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Ana Cristina Seixas Greca - Integrante / Lúcia de Noronha - Integrante / Marina Luise Viola de Azevedo - Integrante / Íris Rabinovich - Integrante / Ana Carolina Gadotti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
2006 - 2011
Novas estratégias de combate e diagnóstico de neoplasias., Descrição: O panorama geral do câncer no Brasil mostra que o diagnóstico precose, combate 2006 - 2009 e tratamento da doenças são os principais desafios dos órgãos públicos de saúde. Segundoum estudo publicado pelo Inca (Situação do Câncer no Brasil) cerca de 140 mil pessoasmorrem todos os anos no Brasil, correspondendo cerca de 13,7 das mortes registradas nopaís. Apenas as doenças circulatórias matam mais (em torno de 27,9 d o total de mortes).Porém, a tendência nos países mais desenvolvidos é de que o câncer torne-se a principalcausa de morte. O diagnóstico tardio afeta o tratamento e diminui as chances de cura dospacientes. As pesquisas científicas visam conhecer e entender o comportamento das célulastumorais e avaliar a ativação do sistema imune frente ao crescimento tumoral. Asmodificações da glicosilação celular constituem alterações fenotípicas comuns em neoplasiasmalignas humanas. Além da sua utilidade na clínica como marcadores tumorais, asmodificações de glicosilação interferem em mecanismos de reconhecimento célula-célula,célula-matriz extracelular, importantes nos processos de estabelecimento do tumor e suametastização. As glicanas são reconhecidas por moléculas do tipo lectinas, endógenas ouexógenas. Inúmeros estudos demonstram que as lectinas, endógenas e exógenas, podeminteragir com as glicanas aberrantes expressas nas células tumorais e interferir na biologia decélulas trasformadas, de maneira a modificar a proliferação celular, promover a morte celular,assim como interferir com o processo de invasão e metastização. Resultados preliminares de nossos estudos com jacalina e KM+ (lectinas obtidas da semente de jaca) e com lectina purificada de veneno de serpente (Bjcul) revelam o potencial de ambas em evidenciar a glicosilação aberrante de alguns tipos tumorais como mielomas, melanomas e sarcomas, bem como são capazes de induzir necrose tumoral e consequente diminuição do estabelecimento tumoral. A identificação de possíveis funções das lectinas como agentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Adriana Baréa - Integrante / Maria Cristina RoqueBarreira - Integrante / Michele Baran - Integrante / Marcieli Razera - Integrante / Selene Elifio-Esposito - Integrante / Stefanie Nolte - Integrante / DAMASIO, DANUSA DE CASTRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10
-
2004 - 2011
Ativação de Células Imunitárias pela Lectina Macrofágica MNCF e Lectina Vegetal KM+. Efeito Biológico frente às células do Tumor de Walker., Descrição: Lectinas são proteínas que reconhecem especificamente carboidratos. Acredita-se 2004 - 2011 que a principal função das lectinas seja sua participação nas interações célula-célula e célula-matriz, eventos fundamentais na adesão, migração, proliferação e diferenciação celular. Alectina macrofágica MNCF é capaz de induzir migração de neutrófilos em ratos, atividadeesta, demonstrada ser dependente de mastócitos peritoneais. Duas outras lectinas - KM+ deA. integrifolia e galectina-3 de mamíferos - são dotadas de propriedades análogas. Oespectro de atividades de KM+ inclui a indução de linfoproliferação e de produção de IL-12por macrófagos, favorecendo a montagem de resposta Th1 protetora contra infecção por L.major. A identificação de agentes capazes de direcionar a resposta específica para um eixoprotetor e o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos nesse fenômeno sãoessenciais para o desenvolvimento de estratégias de interferência na relação parasita-hospedeiro e também na ativação de imunidade específica contra tumores. O câncer tem sidomotivo de numerosas pesquisas, e de grande interesse para a humanidade, por ser de difíciltratamento, muitas vezes fatal e que afeta um grande número de pessoas. Os estudos visamentender o comportamento dessas células e avaliar a ativação do sistema imune frente aocrescimento tumoral. Os macrófagos e neutrófilos possuem papel importante ao promoveralguns mecanismos de defesa contra células tumorais. Este papel é inferido em grande partepela demonstração de que macrófagos ativados podem lisar células tumorais in vitro. Osneutrófilos estão envolvidos na manutenção de processos inflamatórios, assim como naliberação e resposta a uma imensa variedade de citocinas e quimiocinas. A identificação depossíveis funções das lectinas no processo de transformação maligna é de grande interesseclínico e comercial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Adriana Baréa - Integrante / Stefanie Nolte - Integrante / Jean Jacques Schreiber - Integrante / Gabriel Massao Fugii - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2004 - 2009
Avaliação da atividade biológica de lectina purificada de BOTHROPS JARARACUSSU., Descrição: Dentre as lectinas animais, além das endógenas de mamíferos, destacam-se as lectinas extraídas de veneno de serpente, as quais estão sendo amplamente estudadas. As lectinas têm sido purificadas de veneno de serpentes das famílias Elapidae, Viperidae e Crotalidae. Recentemente uma proteína purificada do veneno de Bothrops alternatus chamada alternagina-C, demonstrou possuir um domínio de reconhecimento para integrinas (domínio desintegrina). Um significante desenvolvimento no estudo da interação integrina- ligante foi descoberto, originalmente em desintegrinas de venenos de serpente. As integrinas representam uma família de proteínas ricas em cisteína e são conhecidas por inibir a interação célula-matriz e célula-célula mediada pelas integrinas. Alternagina-C demonstrou ser um potente inibidor na adesão em colágeno, através do bloqueio das integrinas. Entretanto, uma nova RGD-desintegrina (jarastatina) isolada do veneno de Bothrops jararaca, possuiu a capacidade de inibir a migração de neutrófilos, induzida por quimioatraentes e promoveu a reorganização do citoesqueleto de actina. Ficou também demonstrado que a jarastatina, afeta a quimiotaxia em neutrófilos humanos através do disparo de vias de sinalização intracelular, mediado pela ativação da integrina. As lectinas são, portanto, objetos de estudo amplo e importante por comprovada ação das mesmas como ativadoras de fenômenos biológicos e de células do sistema imune. A caracterização da atividade biológica de lectinas provenientes de venenos pode promover o direcionamento de novas estratégias de intervenção farmacológica e biotecnológica. Para tanto, o presente trabalho pretende avaliar o efeito biológico da lectina purificada do veneno de B. jararacussu através da:"Indução de migração celular in vivo. "Ativação do burst respiratório em neutrófilos e monócitos, bem como o aumento da atividade fagocítica pós-ativação celular. "Desgranulação de mastócitos de mesentério in vivo e in vitro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Adriana Baréa - Integrante / Luciane Tomazeli - Integrante / Michele Baran - Integrante / Marcieli Razera - Integrante / Selene Elifio-Esposito - Integrante / Stefanie Nolte - Integrante / Jean Jacques Schreiber - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
2004 - 2007
Ativação de neutrófilos humanos induzida pela lectina vegetal KM+, Descrição: A identificação de agentes capazes de ativar uma resposta específica para um eixo2004 - 2007 protetor e o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos nesse fenômeno sãoessenciais para o desenvolvimento de estratégias de intervenção farmacológica ebiotecnológica. Portanto, por KM+ possuir propriedades biológicas importantes como (1) aativação de macrófagos e secreção de citocinas de padrão TH1 como IL-12; (2) desgranulação de mastócitos e (3) aumento da migração de neutrófilos, essa proteína torna- se alvo de estudos amplos para a montagem de uma resposta imune eficiente. Com o intuito de amplificar os achados que definem a lectina KM+ como uma molécula capaz de promover ativação da resposta imune inata, objetivamos avaliar o potencial de ativação neutrofílica induzida pela lectina KM+ através de fenômenos como: " A interação das células ativadas com moléculas da matriz extracelular (ensaio de adesão). " A produção in vitro de óxido nítrico. " A expressão e movimentação intracelular de proteínas intracelulares relacionadas ao burst respiratório (avaliação das proteínas gp91 e p47 e p67) " O processo de fagocitose. " O padrão de resposta dos neutrófilos a partir da dosagem de citocinas secretadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Adriana Baréa - Integrante / Carolina Schwartz - Integrante / Stefanie Nolte - Integrante / Gabriel Massao Fugii - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2004 - 2007
Efeito Biológico das lectinas MNCF e KM+ frente às células do sarcoma 180., Descrição: O câncer tem sido motivo de numerosas pesquisas, e de grande interesse para a humanidade, por ser uma doença de difícil tratamento, muitas vezes fatal e que afeta um grande número de pessoas. Os estudos visam a compreensão da biologia de célula tumoral, esclarecer os mecanismos pelos quais as células normais se transformam em tumorais, conhecer e entender o comportamento dessas células e avaliar a ativação do sistema imune frente ao crescimento tumoral. KM+ possui importante papel na ativação de macrófagos, como já relatado, promovendo a secreção de liberação de IL-12. Essa atividade sugeriu a possibilidade de KM+ vir a ser utilizada como adjuvante em modelos experimentais de vacinação contra L. major. Sabendo desta propriedade de KM+ promover a ativação de macrófagos, pretendemos avaliar a capacidade antitumoral desta lectina frente a células do S-180. Para tanto, propomos: 1). Avaliar a atividade antitumoral in vivo da lectina KM+ contra o S-180, inoculando uma dose alta e única. 2). Avaliar os efeitos de KM+ sobre macrófagos na cavidade peritoneal de camundongos tratados com a lectina quanto à atividade elicitadora de células e atividade fagocítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Andréa Novais Moreno Amaral - Coordenador / Alexandre Lôr - Integrante / Adriana Baréa - Integrante / Sílvia Ferreira da Silva - Integrante / Juliana Maria Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
Prêmios
2023
Fee Waiver Award, EMBO workshop on Antibodies & Complement.
1997
ASCB Predoctoral Travel Awards, The American Society for Biology, America Society for Cell Biology.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Biologia. , Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, 80215901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32711770, Ramal: 2646, Fax: (41) 32711770
Experiência profissional
2002 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Sáude
Atividades
-
02/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
05/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2004 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
-
02/2004 - 02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Pós-Graduação em Ciências da saúde.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréa Novais Moreno Amaral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?