Thiago Roney Lira Borges
Doutor em Literatura (UnB). Mestre em Letras e Artes na área de Literatura (UEA). Licenciado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (UNESA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, com um trabalho de conclusão de curso relacionando Matemática e Literatura (UNIASSELVI). Licenciado em Matemática (UFAM). Possui interesse nos seguintes temas: literatura latino-americana, realismo dos fantasmas da periferia, realismo espectral, realismo mágico, literatura brasileira contemporânea (especialmente a produzida na Amazônia), relação entre literatura e matemática, literatura e zen budismo, literatura e ontocosmologias indígenas, literatura e antropoceno, inestética, Walter Benjamin e Alain Badiou. Escritor, publicou até agora dois livros de contos e um livro de poesia. É autor do livro "Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do realismo mágico", publicado pela Editora Patuá (2025). Foi professor substituto de Estudos Literários da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2023-2024) e professor visitante do Programa de Pós-graduação de Letras e Artes da UEA - PPGLA (2024-2025). Atualmente, é professor e elaborador de itens na Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) na Secretária de Educação de Manaus (SEMED).
Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Literatura
2018 - 2023
Universidade de Brasília, UnB
Título: Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do realismo mágico [aprovação direta com distinção]
Anna Herron More. Palavras-chave: realismo mágico; realismo espectral; inestética; Alain Badiou.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Práticas Sociais.
Mestrado em Letras e Artes
2015 - 2017
Universidade do Estado do Amazonas
Título: 'Bom dia para os defuntos' como mônada antropofágica: violência mítica, realismo maravilhoso e história na obra de Manuel Scorza [aprovada com distinção], Ano de Obtenção: 2017
Allison Marcos Leão da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: literatura latino-americana; Realismo maravilhoso; Manuel Scorza; indigenismo; antropofagia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Arquivo, memória e interpretação.
Especialização em Metodologia de Ensino de Matemática
2013 - 2014
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Borges na aula de Matemática: a Literatura como recurso para uma situação didática no Ensino Médio
Orientador: João Paulo Andrade de Queiroz
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2018 - 2021
Universidade Estácio de Sá
Título: A literatura como imagem (d)e pensamento de verdades: um encontro (im)possível entre Benjamin e Badiou
Formação complementar
2024 - 2024
Oficina de Poesia com Carlito Azevedo. (Carga horária: 16h). , Lado 7 - Editora 7letras, 7LETRAS, Brasil.
2018 - 2018
Filosofia para Militantes: Introdução ao Pensamento de Alain Badiou. (Carga horária: 20h). , Círculo de Estudos da Ideia e Ideologia, CEII, Brasil.
2015 - 2015
A teoria bakhtiniana na linguagem e na literatura. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2015 - 2015
Semiótica aplicada à literatura: fundamentos. (Carga horária: 11h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em PIBID. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Matemática para Professor. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos literários.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Literatura e Filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Matemática.
Organização de eventos
LEÃO, Allison ; BORGES, Thiago Roney L. . Simpósio temático 2: Procad-AM - Narrativas de e sobre a Amazônia. 2024. (Outro).
BORGES, Thiago Roney L. ; FELLOWS, Theo. . I Colóquio Constelação Selvagem - Walter Benjamin e a Amazônia. 2023. (Outro).
Participação em eventos
XIX Congresso Internacional ABRALIC: REDES, MARGENS E RIOS,.A sobrenatureza da mímesis literária: o jogo com a transmundanidade. 2025. (Simpósio).
Encontros de orientação e pesquisa em Letras e Artes - Ano I.Debatedor do encontro. 2024. (Encontro).
Simpósio temático 2: Procad-AM - Narrativas de e sobre a Amazônia q.Organizador e debatedor do simpósio. 2024. (Seminário).
XIII Seminário de Letras e Artes do PPGLA-UEA.Mesa 2 - Processos de criação: literatura, design e artes. 2024. (Seminário).
XIX Encontro ABRALIC: REDES, MARGENS E RIOS. 2024. (Encontro).
38ª Feira de Livros do Sesc Amazonas. "A experiência de criação e os novos suportes tecnológicos - ser escritor numa época de virtualidades". 2023. (Feira).
I Colóquio Constelação Selvagem - Walter Benjamin e a Amazônia.A nova barbárie e a verdade selvagem da literatura: a ruminação crítica e a construção da re-antropofagia na forma literária. 2023. (Outra).
XII Seminário de Letras e Artes: luto, melancolia e memória - reflexões e expressões em um mundo pandêmico.Consulta viva aos mortos da terra em ruínas: o realismo espectral em Pedro Páramo. 2023. (Seminário).
XII Seminário de Letras e Artes: luto, melancolia e memória - reflexões e expressões em um mundo pandêmico.Oficina de poesia: o processo de criação de "O Drone de Yebá Buró". 2023. (Oficina).
37ª Feira de Livros do Sesc Amazonas. A poesia modernista e seus desdobramentos pós Semana de 22. 2022. (Feira).
36ª Feira de Livros do Sesc Amazonas. A literatura e a construção de sentidos no mundo ? o lugar do escritor numa sociedade em crise. 2021. (Feira).
X Seminário de Letras e Artes.Para além da representação, ler o pensamento da literatura: pensar a estética literária com Walter Benjamin e Alain Badiou. 2021. (Seminário).
34ª Feira de Livros do Sesc Amazonas. A leitura e a descoberta da escrita - como me tornei escritor. 2019. (Feira).
II Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte: Linguística e Literatura na Amazônia: políticas de pesquisa para as margens.A Dialética imobilizada de Redoble por Rancas: a história a contrapelo dos vencidos andinos peruanos na estética scorziana. 2019. (Encontro).
XVI Congresso Internacional ABRALIC 2019: circulação, tramas e sentidos na Literatura. Reconstituir as ruínas para estar com os fantasmas: notas sobre o pensamento-romance da nueva narrativa hispanoamericana. 2019. (Congresso).
V Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes - UEA.Egressos com doutorado em curso. 2018. (Seminário).
Oficina de Criação Literária: conto, poesia e crônica - Disciplina da graduação em Letras da UEA.Conversa com o escritor - contos. 2015. (Outra).
V Mostra de Teatro UEA.Lançamento do livro Cabeças Decapitadas: ensaios e críticas teatrais e cênicas, do Jorge Bandeira (Participação como editor). 2015. (Outra).
V Semana de Letras da UEA.Rememoração e imagem dialética em 'Bom dia para os defuntos', de Manuel Scorza. 2015. (Outra).
Aula da disciplina Literatura Amazonense.Conversa com escritor: produção atual em Literatura Amazonense. 2014. (Outra).
Participação em bancas
BORGES, Thiago Roney L.; LEAO, A.; Paes, Graziela Ramos. Literatura e sociedade na ficção de Lourenço Mutarelli: um estudo sobre as representações do contemporâneo. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes - UEA.
BORGES, Thiago Roney L.; LEÃO, Allison; Paes, Graziela Ramos. Literatura e sociedade na ficção de Lourenço Mutarelli: um estudo sobre as representações do contemporâneo. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.
BORGES, Thiago Roney L.; LEAO, A.;FERREIRA, Arcângelo.. Márcia Antonelli, escritora das ruas: erotismo e escatologia em textos marginais de ficção. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes - UEA.
BORGES, Thiago Roney L.; LEÃO, Allison; CARVALHO, Berenice. O teor testemunhal em Um rio sem fim, de Verenilde Santos Pereira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.
RONEY, Thiago.. Prêmio Literário Cidade de Manaus ? NACIONAL VI ? Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto ou livro de literatura infanto-juvenil.. 2023. Concultura.
RONEY, Thiago.. Prêmio Literário Cidade de Manaus ? NACIONAL VI ? Prêmio Alfredo Fernandes, destinado ao melhor texto ou livro de literatura infanto-juvenil.. 2022. Concultura.
Orientou
A representação da mulher indígena na literatura amazonense contemporânea: um estudo comparativo entre Marari, de Albertina Costa, e Um rio sem fim, de Verenilde Pereira; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Thiago Roney Lira Borges;
A dupla face da maternidade em Terra Úmida de Myriam Scotti; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Thiago Roney Lira Borges;
Produções bibliográficas
-
BORGES, Thiago Roney L. . A literatura como imagem (d)e pensamento de verdades: um encontro (im)possível entre Walter Benjamin e Alain Badiou. REVISTA LIMIAR , v. 10, p. 215-231, 2023.
-
BORGES, Thiago Roney L. . A máquina de sonhar de 'Bom dia para os defuntos': a forma do realismo maravilhoso de Manuel Souza. JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES , v. 11, p. e110206, 2023.
-
BORGES, Thiago Roney L. . As vozes da tradição e da modernidade em Bom dia para os defuntos: a heterogeneidade literária e linguística no romance de Manuel Scorza (publicado em 2024). BOITATÁ , v. 17, p. e022008, 2022.
-
BORGES, Thiago Roney L. . Mônada, imagem dialética e rememoração dos vencidos andidos peruanos: uma leitura benjaminiana de 'Bom dia para os defuntos', de Manuel Scorza. Travessias Interativas , v. 9, p. 208-226, 2019.
-
BORGES, Thiago Roney L. . O realismo maravilhoso como 'armadura do porvir' dos vencidos andinos: a história mitificada peruana em 'Bom dia para os defuntos' de Manuel Scorza. INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 8, p. 1-17, 2018.
-
BORGES, Thiago Roney L. . Contaminação no realismo maravilhoso: o traço testemunhal e o espectro em/de Pedro Páramo como rastro para a nueva narrativa hispanoamericana. CADERNOS LITERÁRIOS (FURG) , v. 1, p. 117-125, 2018.
-
BORGES, Thiago Roney L. ; CORRÊA, Ana Laura dos Reis . O trabalho estranhado no espelho da Taberna Minhota:. CERRADOS , v. 27, p. 217-233, 2018.
-
BORGES, Thiago Roney L. . O MAL DE ARQUIVO NO QUIXOTE: O PROBLEMA DO ARQUIVO NA BIBLIOTECA DE DOM QUIXOTE E NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , p. 030-42, 2017.
-
BORGES, Thiago Roney L. . 'Bom dia para os defuntos': violência mítica e mera vida na obra de Manuel Scorza. HISPANISTA (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS) , v. XVII, p. 513, 2016.
-
BORGES, T.R.L. . Um Quipo de Terror Imemorial: -Violência Mítica- e -Mera Vida- em Bom Dia para os Defuntos, de Manuel Scorza. SCRIPTA ALUMNI , v. 1, p. 18-32, 2016.
-
BORGES, Thiago Roney Lira . Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do "realismo mágico". 1. ed. São Paulo: Editora Patuá, 2025. 344p .
-
RONEY, Thiago. . O drone de Yebá Buró - um poema cosmopolítico. 1. ed. Manaus: Valer, 2022. 95p .
-
BORGES, Thiago Roney L. ; SOUZA, M. L. G (Org.) . Literatura e Cultura: ensaios críticos. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. 236p .
-
FERREIRA, Arcângelo. ; RONEY, Thiago. . A merda do mundo. 1. ed. Manaus: Edição de Thiago Roney Lira Borges (thysanura edições de rua), 2015. 114p .
-
RONEY, Thiago. . A panela velha do mundo. 1. ed. eBook: e-galáxia - Coleção Formas Breves, 2014. 10p .
-
RONEY, Thiago. . O estouro da artéria de um cavalo húngaro. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013. 80p .
-
BORGES, Thiago Roney L. . Consulta viva aos mortos da terra em ruínas: o realismo espectral em Pedro Páramo. In: Allison Leão; Karen Cordeiro. (Org.). A memória, o luto e a melancolia na arte e na literatura.. 1ed.Manaus: Segunda Oficina - Editora da UEA, 2024, v. , p. 174-204.
-
BORGES, Thiago Roney Lira . Para além da representação, ler o pensamento da literatura: pensar a estética literária com Walter Benjamin e Alain Badiou. In: Márcio Páscoa; Mariana Vieira; Karen Cordeiro. (Org.). Linguagens & Expressões em Múltiplos Olhares. 1ed.Manaus: Editora UEA, 2022, v. 03, p. 270-282.
-
BORGES, Thiago Roney L. . Colonialismo dos tempos do mundo: a luta cronotópica em "Cem anos de solidão" de García Márquez. In: BORGES, Thiago Roney L.; SOUZA, M.L.G. (Org.). Colonialismo dos tempos do mundo: a luta cronotópica em "Cem anos de solidão" de García Márquez. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, v. , p. 101-119.
-
RONEY, Thiago. . O romance-enguia e o fluxo narrativo de Um rio sem fim. Amazônia Latitude: ciência e jornalismo pela floresta, 15 out. 2025.
-
RONEY, Thiago. . A ópera da Terra ou a linguagem de Gaia: Krakatoa, de Veronica Stigger. Letras In.verso e Re.verso - Literatura e entretedimento, 07 nov. 2024.
-
RONEY, Thiago. . Sr. K., Mestre Zen: Um Personagem de Bertolt Brecht. Budismo Hoje, , v. 5, 06 nov. 2021.
-
RONEY, Thiago. . O Zen Budismo É (Im)possível. Budismo Hoje, 31 jul. 2021.
-
RONEY, Thiago. . O redemoinho da esperança: a liberdade como vórtice na poesia de Thiago de Mello. Cenarium, Manaus, 14 mar. 2021.
-
BORGES, Thiago Roney L. . Reconstituir as ruínas para estar com os fantasmas: notas sobre o pensamento-romance da nueva narrativa hispanoamericana. In: XVI Congresso Internacional ABRALIC 2019: circulação, tramas e sentidos na Literatura, 2019, Brasília. Anais Eletrônicos do XVI Congresso Internacional ABRALIC 2019 ? Brasília, 2019. v. 1. p. 1421-1432.
-
BORGES, Thiago Roney L. . A Dialética imobilizada de Redoble por Rancas: a história a contrapelo dos vencidos andinos peruanos na estética scorziana. In: II Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte: Linguística e Literatura na Amazônia: políticas de pesquisa para as margens, 2019, Manaus. Anais do II Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte. Manaus: Editora UEA, 2019. p. 1639-1646.
-
BORGES, Thiago Roney L. . Consulta viva aos mortos da terra em ruínas: o realismo espectral em Pedro Páramo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RONEY, Thiago. . Oficina de poesia: o processo de criação de 'O Drone de Yebá Buró'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, Thiago Roney L. . A nova barbárie e a verdade selvagem da literatura: ruminação e re-antropofagia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, Thiago Roney Lira . Para além da representação, ler o pensamento da literatura: pensar a estética literária com Walter Benjamin e Alain Badiou. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, Thiago Roney L. . Reconstituir as ruínas para estar com os fantasmas: notas sobre o pensamento-romance da nueva narrativa hispanoamericana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, Thiago Roney L. . A Dialética imobilizada de Redoble por Rancas: a história a contrapelo dos vencidos andinos peruanos na estética scorziana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, Thiago Roney L. . O poder no/do realismo maravilhoso: espectros testemunhais em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, e Redoble por Rancas, de Manuel Scorza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, Thiago Roney L. . Rememoração e imagem dialética em 'Bom dia para os defuntos', de Manuel Scorza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RONEY, Thiago. . O rinoceronte. Revista Decifrar v.8 n.16, 2020 (Publicação de conto em revista digital).
-
RONEY, Thiago. . Apiemieke?. Web: Antessala das Letras, 2016 (Publicação de conto em sítio digital).
-
RONEY, Thiago. . O dia em que eu quis afogar o mundo no rio Negro. Web: SP - Review, 2015 (Publicação de conto em sítio digital).
-
RONEY, Thiago. . O dia em que comi como o faz um rico. Teresina- PI: Acrobata, 2014 (Publicação de conto em revista impressa e digital).
-
RONEY, Thiago. . A doença do mundo. Web: Germina - Revista de Literatura e Artes, 2012 (Publicação de conto em revista digital).
-
RONEY, Thiago. . O estouro da artéria de um cavalo húngaro. Web: Germina - Revista de Literatura e Artes, 2012 (Publicação de conto em revista digital).
-
RONEY, Thiago. . O tabelião dela. Web: Germina - Revista de Literatura e Artes, 2012 (Publicação de conto em revista digital).
-
RONEY, Thiago. . O estouro da artéria de um cavalo húngaro. Web: Revista Trevo, 2012 (Publicação de conto em revista digital).
Outras produções
BORGES, Thiago Roney L. . Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Ao pé da letra (UFPE). 2023.
BORGES, Thiago Roney L. . Parecer sobre artigo submetido à publicação na Aletria: Revista de Estudos de Literatura (UFMG). 2023.
BORGES, Thiago Roney L. . Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Faces da História (UNESP). 2018.
RONEY, Thiago. . Literatura das Margens. 2021.
RONEY, Thiago. . Pensar com a literatura - canal do Thiago Roney. 2025; Tema: Pensar com a Literatura. (Rede social).
BORGES, Thiago Roney L. ; RAMOS, V. ; VICTOR, M. L. R. ; SILVA, S. V. ; ROCHA, C.C. ; NUNES, D. M. ; GAERTNER, E. G. ; SILVA, E. N. S. ; SILVA, E. G. M. ; HIDALGO, F. L. ; PEREIRA, I. A. P. ; SANTOS, M. J. B. ; CRUZ, M. F. ; ASSIS, M. L. ; LIMA, V. O. . Fascículo 3 de Língua Portuguesa do 6° Tempo, V 3, 9º ano : caderno do estudante. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
BORGES, Thiago Roney L. ; RAMOS, V. ; VICTOR, M. L. R. ; SILVA, S. V. ; César Coelho Rocha ; NUNES, D. M. ; GAERTNER, E. G. ; SILVA, E. N. S. ; SILVA, E. G. M. ; HIDALGO, F. L. ; PEREIRA, I. A. P. ; SANTOS, M. J. B. ; CRUZ, M. F. ; ASSIS, M. L. ; LIMA, V. O. . Fascículo 3 de Matemática do 6° Tempo, V3, 9º ano: caderno do professor. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
BORGES, Thiago Roney L. ; RAMOS, V. ; VICTOR, M. L. R. ; SILVA, S. V. ; César Coelho Rocha ; NUNES, D. M. ; GAERTNER, E. G. ; SILVA, E. N. S. ; SILVA, E. G. M. ; HIDALGO, F. L. ; PEREIRA, I. A. P. ; SANTOS, M. J. B. ; CRUZ, M. F. ; ASSIS, M. L. ; LIMA, V. O. . Fascículo 3 de Língua Portuguesa do 6° Tempo, V 2, 9º ano : caderno do professor. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
RONEY, Thiago. ; Douglas Barroso Rodrigues ; FABIENE, A. ; Nereide de Oliveira Santiago . Amazonas - Dramaturgia. 2016. (Editoração/Livro).
BORGES, Thiago Roney L. . Revisão do livro Atualidade dos Estudos Enunciativos - Org. Silvana Silva e Juciane Cavalheiro - Ed. Prismas. 2016. (Revisão de textos).
RONEY, Thiago. ; FERREIRA, Arcângelo. . A merda do mundo. 2015. (Editoração/Livro).
RONEY, Thiago. ; FERREIRA, Arcângelo. . A sombra e seus duplos. 2015. (Editoração/Livro).
RONEY, Thiago. ; Jorge Bandeira . Cabeças Decapitadas: ensaios e críticas teatrais e cênicas. 2015. (Editoração/Livro).
RONEY, Thiago. ; Denni Sales Alves ; Jean Ricardo Oliveira de Souza ; Adanilo Reis da Costa . Outras dramaturgias. 2015. (Editoração/Livro).
RONEY, Thiago. . O estouro da artéria de um cavalo húngaro. 2014. (Editoração/Livro).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2023
Realismo dos fantasmas da periferia: o pensamento do "realismo mágico", Descrição: Este estudo defende que a nueva narrativa hispanoamericana instituiu a trajetória de um novo pensamento literário, a partir da inestética de Alain Badiou (2008), e não uma mera retórica poética chamada realismo mágico. A inovadora experimentação lógica relacional entre os efeitos de sentidos real e maravilhoso, de conjunção intercalar, produziu um espaço indecidível entre os signos contraditórios, a partir de materiais e camadas do passado ou do futuro fundidas no presente, conformando, assim, uma forma fantasmal. Nesse sentido, uma série de romances desenvolveu uma forma literária radicalmente nova, capaz de tornar visível os invisíveis espectros hispano-americanos, desdobrando como pensamento literário um realismo dos fantasmas da periferia ou um realismo espectral, em que os romances investigam perceptivamente o poder moderno, desfigurando a ideia de um progresso na história do capitalismo global, por meio da exposição diegética de uma complexa estrutura mítica do poder, na distinção sensível de diversos procedimentos rituais e sacrificiais. Para tanto, analisamos El Señor Presidente (1946), de Asturias, que se mostra a obra de irrupção da nova forma; El reino deste mundo (1949) e Pedro Páramo (1955), que deram existência e desenvolveram as primeiras consequências formais do realismo espectral; Cien años de soledad (1967), que apresenta uma estandardização negativa da nova forma; e, por fim, McOndo (1996), que tenta destruir o pensamento do realismo dos fantasmas da periferia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Roney Lira Borges - Coordenador.
-
2015 - 2017
Bom dia para os defuntos como mônada antropofágica: violência mítica, realismo maravilhoso e história na obra de Manuel Scorza, Descrição: Este estudo apresenta uma interpretação da composição estética de Bom dia para os defuntos (1972), Redoble por Rancas (1970) em original, do escritor peruano Manuel Scorza, primeiro romance da pentalogia La guerra silenciosa, que recriou ficcionalmente as lutas travadas pelos camponeses indígenas dos Andes Centrais peruanos contra latifundiários e uma mineradora norte-americana nas décadas de 1950 e 1960, situado no contexto do boom da narrativa latino-americana. Nele procurei responder a dois problemas fundamentais interligados: como se construiu a significação da violência e da história mimetizada na forma romanesca; e qual estratégia cultural se realizou no âmbito da relação conflituosa entre as instâncias pré-moderna e moderna própria da condição sociocultural peruana. Nesse sentido, no primeiro momento, analisei a representação da violência a partir de sua aproximação com o conceito benjaminiano de violência mítica, uma vez que as lutas camponesas estão inseridas na relação entre as esferas do direito, do poder e da violência, possibilitando evidenciar uma ordem mítica do direito que dispõe como condição para os viventes indígenas uma mera vida peculiar em contrapartida à dimensão soberana de decisão da vida histórica. No segundo momento, procurei compreender a paradoxal inserção estética do romance, que se inscreve ao mesmo tempo no indigenismo peruano e na nova narrativa hispano-americana, como um caso singular para o funcionamento do realismo maravilhoso, propiciando, por meio da conjunção sêmica entre a ordem real e maravilhosa, a inserção da racionalidade do mito na ordem sobrenatural como armadura do porvir dos vencidos andinos para o efeito de sentido da História mitificada. No terceiro momento, proponho ler a imagem geral da narrativa como mônada, em resposta à violência da forma do contéudo, no sentido de apresentação da história dos vencidos andinos em sua reescritura estética através de uma imagem dialética conforme a perspectiva conceitual benjaminiana. Emseguida, considero a antropofagia, no que concerne à devoração transcultural enquanto solução estética, como estratégia de realização do romance, visto que se evidencia uma digestão criadora e selvagem da cultura moderna a partir da infiltração de elementos pré-modernos, tornando, assim, inteligível a contraditória inserção estética da obra. Por fim, cogito a possibilidade de uma politização da estética do realismo maravilhoso em Bom dia para os defuntos, tensionando a vocação história do boom, de substituição da política pela estética, conforme a perspectiva crítica de Idelber Avelar (2003).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Roney Lira Borges - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2017
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2023 - 2024
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP097 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
-
08/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Japonesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FLJ062 - LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, IHP013 - TEORIA DA LITERATURA I - T500, IHP013 - TEORIA DA LITERATURA I - T1
-
04/2024 - 07/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Japonesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP023 - TEORIA DA LITERATURA II
-
04/2024 - 07/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP096 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
-
04/2024 - 07/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Francesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP013 - TEORIA DA LITERATURA I, IHP086 - LITERATURA BRASILEIRA III
-
12/2023 - 04/2024
Extensão universitária , Faculdade de Letras (FLET).Atividade de extensão realizada, I Colóquio Constelação Selvagem - Walter Benjamin e a Amazônia.
-
12/2023 - 03/2024
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP083 - LITERATURA BRASILEIRA I, IHP088 - LITERATURA AMAZONENSE - T1, IHP088 - LITERATURA AMAZONENSE - T2
-
07/2023 - 11/2023
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP013 - TEORIA DA LITERATURA I, IHP084 - LITERATURA BRASILEIRA II, IHP096 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, IHP116 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - T19, IHP116 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - T24
-
07/2023 - 11/2023
Ensino, Letras - Língua e Literatura Espanhola, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP083 - LITERATURA BRASILEIRA I
-
03/2023 - 06/2023
Ensino, Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IHP083 - LITERATURA BRASILEIRA I, IHP088 - LITERATURA AMAZONENSE - T1, IHP088 - LITERATURA AMAZONENSE - T2, IHP097 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
2024 - 2025
Programa de Pós-graduação em Letras e Artes - UEAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Atividades
-
09/2024
Ensino, Doutorado em Letras e Artes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos especiais em processos de criação estética
-
09/2024
Ensino, Mestrado em Letras e Artes, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos especiais em processos de criação estética
2011 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaborador de itens de avaliação de larga escala na DAM - Divisão de Avaliação e Monitoramento - da SEMED.
2010 - 2011
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2008 - 2008
Centro Educacional Adalberto ValleVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2006 - 2006
PRÓ-MENOR DOM BOSCOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Roney Lira Borges e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?