Vanessa Cerqueira Machado

Aluna de Licenciatrua em Educação Física, atua como estágiaria do Cap-UFRJ e participa da pesquisa "FORMAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO", finaciada pelo CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Educação Física

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Comissão julgadora das bancas

Bruno Jotta da Costa

JOTTA, B.; MAINENTI, M. R. M.. Efeito da prática de atividade física na gestação: uma revisão de literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miriam Raquel Meira Mainenti

Mainenti, M.R.M.. Efeito da prática de atividade física na gestação: uma revisão de literatura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Antonio Jorge Goncalves Soares

Formação e escolarização de atletas no Brasil e em Portugal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Antonio Jorge Goncalves Soares;

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Gama Filho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20

Outras informações:
Resumo do projeto: FORMAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (Coordenador Antonio Jorge G. Soares) O objetivo geral do projeto é analisar o processo de formação profissional dos jogadores de futebol e a relação desse processo com a escolarização. Nos últimos cinco anos o Brasil exportou, com a rubrica de serviços, 4032 jogadores de futebol. Argumentamos, no decorrer do projeto, que estamos diante de uma indústria e/ou de um novo tipo de agência de formação profissional que recruta jovens do sexo masculino das camadas populares para atuar no mercado interno ou externo desse esporte. Destacamos que esse tipo de formação profissional de jovens não tem recebido a devida atenção nos estudos da educação e da educação física, além disso, esse tema também não tem sido objeto de debate e reflexão nas políticas públicas de educação e esporte. A investigação utilizará entrevistas semi-estruturadas e questionários com jogadores em processo de formação e com os jogadores profissionais que atuam no futebol do Rio de Janeiro. Selecionaremos uma amostra representativa dos jogadores das categorias de base e do quadro profissional inscritos oficialmente na FERJ. Esperamos como produtos da pesquisa: a produção de artigos; o envolvimento de alunos da graduação em estágios de iniciação científica, a produção duas dissertações de mestrado e gerar relatórios que possam subsidiar políticas de educação para jovens atletas.