Lívia Marcela da Silva Uchôa

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). E estudou Edição no Curso Regular da EICTV, a Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, Cuba (2015). Também em Edição, fez um intercâmbio de 6 meses de duração na KHM, a Academia de Arte-Mídia de Colônia, na Alemanha (2016). É cineasta independente desde 2011 e já realizou mais de 10 curtas-metragens, que foram selecionados em diversos festivais, entre eles, o BogoShorts (Festival de Curtas de Bogotá, Colômbia), a Mostra do Filme Livre, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e a Mostra de Cinema Negro de SP. Em 2013 participou da Escuelita Zapatista, em um curso sobre Autonomia e Liberdade realizado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), em Chiapas, no México. Portfolio: https://liviamsu.wixsite.com/liviamsu

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Edição

2012 - 2015

Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños
Título: Polski/ Crocodilo

Aperfeiçoamento em Edição

2016 - 2016

Kunsthochschule Fur Medien Koln
Título: Ilhas. Ano de finalização: 2016
Bolsista do(a): Kunsthochschule für Medien Köln, KHM, Alemanha.

Graduação em História

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Um Caminhoneiro e uma Prostituta numa Transamazônica: Progresso e Decadência na Ditadura Militar Brasileira
Orientador: Antônio Edmilson Martins Rodrigues/ Hernani Heffner
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2007 em Jornalismo

2006 - interrompida

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2007

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Formação de Professores

2019 - Atual

Colégio e Curso EducAção

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2002 - 2003

Centro Educacional Cozzolino

Formação complementar

2019 -

AfroGrafiteiras. , Rede Nami, RN, Brasil.

2018 - 2018

História da Arte. (Carga horária: 280h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

2013 - 2013

La Libertad Según Los Zapatistas. (Carga horária: 72h). , Escuelita Zapatista, EZLN, México.

2010 - 2011

Básico, Intermediário e Avançado de Cinema. (Carga horária: 324h). , Cinema Nosso, CN, Brasil.

2008 - 2008

Processos de Ensino-Aprendizagem e Avaliação Formativa do ENEM. (Carga horária: 80h). , Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio, NEAD, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Contadores de História. (Carga horária: 39h). , Centro Pastoral Anchieta (Puc-Rio), CPA, Brasil.

2007 - 2007

Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. (Carga horária: 18h). , Núcleo de Educação de Adultos da PUC-Rio, NEAD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Edição Cinematográfica..

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro Cinematográfico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Brasil Contemporâneo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Etnohistória.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Brasil Colônia.

Produções bibliográficas

  • UCHÔA, L. ; DAVINO, G. . Histórias de Roteiristas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • UCHÔA, L. . A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro: O Aldeamento de São Lourenço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UCHÔA, L. . A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro: o Colégio de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Aldeamento de São Lourenço. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • UCHÔA, L. . A Companhia de Jesus e os índios na Capitania do Rio de Janeiro, séculos XVI, XVII e XVIII: A Fazenda de Macacu e o Aldeamento de São Barnabé. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • UCHÔA, L. . Resenha do livro Metamorfoses Indígenas 2009 (Resenha).

  • UCHÔA, L. ; BARBOZA, Maria José. ; MEIRA, D. . Cronologia: Aldeamentos, Colégios e Fazendas na Capitania do Rio de Janeiro no Brasil Colônia 2009 (Cronologia).

  • UCHÔA, L. . ?Historia dos Collegios do Brasil?: Representações de jesuítas e de índios aldeados 2009 (Artigo Acadêmico Não-Publicado).

Outras produções

UCHÔA, L. . A Companhia de Jesus e os índios na capitania do Rio de Janeiro, séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Relatório de pesquisa).

UCHÔA, L. . A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de janeiro: Séculos XVI XVII e XVIII.. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2015

    A Companhia de Jesus e os índios na capitania do Rio de Janeiro. Séculos XVI, XVII e XVIII., Descrição: Considerando que: (1) a organicidade da Companhia de Jesus deve ser articulada às experiências particulares das regiões onde a ordem se instalou, pois através de tal articulação é que poderemos conhecer as transformações promovidas pela história; (2) que a capitania do Rio de Janeiro teve uma dinâmica particular de ocupação e desenvolvimento que incidiu nas condições enfrentadas e nas estratégias escolhidas pela Companhia diante de seu projeto de missionação e (3) que uma análise centrada no papel exercido pela Companhia de Jesus na colonização da América portuguesa e, em especial, nas relações estabelecidas junto aos índios, é substrato axial para a reflexão sobre articulações de poder no processo colonizador, mas também material privilegiado para a reflexão sobre dinâmicas culturais, envolvendo valores e comportamentos. O projeto pretende: (a) Inventariar as estruturas tradicionais de ocupação e estabelecimento da Companhia de Jesus - colégio, aldeamento, fazenda ?, identificados como instrumentos de ação da ordem na Capitania do Rio de Janeiro, rastreando as trajetórias de cada uma de tais estruturas para elaboração de um guia institucional; (b) Promover levantamento de fontes sobre a Companhia entre o momento de criação da capitania no século XVI e a expulsão da ordem no XVIII nos acervos da cidade do Rio de Janeiro; (c) Inventariar e desenvolver reflexão sobre as práticas políticas e sociais da Companhia de Jesus frente aos índios na capitania; (d) Desenvolver uma reflexão sobre o lugar da Companhia no processo colonizador, observando alianças e antagonismos estabelecidas entre colonizadores, colonos e colonizados em função dos índios; (e) Gerar visibilidade sobre a atuação da Companhia de Jesus na capitania do Rio de Janeiro, criando suportes para uma avaliação/ composição de sua atuação na América. Alguns resultados disponíveis no blog: https://acompanhiadejesuseosindios.wordpress.com/ Eu atuei como pesquisadora bolsista entre 2008 e 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lívia Marcela da Silva Uchôa - Coordenador / Eunícia Barros Barcelos Fernandes - Integrante / Maria José Barboza - Integrante / Andrea Mota - Integrante / Débora Meira - Integrante / Amanda Pasti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Estação Cinema e Cultura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente da Diretoria, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades exercidas: ? Ajudou na planificação de eventos nas salas de cinema do grupo, incluindo preparativos logísticos: ◦ ?Laboratório Estação Sesc?: oferecia cursos e oficinas nas salas de cinema do Grupo Estação; ◦ ?Férias no Cinema?: promovia sessões gratuitas e exclusivas para alunos das escolas da Rede Pública; ◦ ?Um livro, Um filme?: Mini-mostra que exibiu 6 filmes baseados em livros, sempre com um bate-papo no final da sessão; ◦ ?Sessão Cinemateca?: exibia um filme clássico do cinema. ? Coordenou, semanalmente, a execução desses projetos, encarregando-se da manutenção do necessário. ? Coordenou a confecção dos materiais gráficos para sites, logotipos e promoções para propósitos de marketing e divulgação dessas atividades. ? Otimizou e geriu despesas na elaboração da divulgação. ? Realizou, mensalmente, um relatório para o Sesc, com detalhes sobre todas as atividades realizadas.

2010 - 2010

Paço Imperial

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente da Curadoria, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades exercidas: ? Auxílio na curadoria da exposição "Bem do Brasil - Patrimônio Histórico Brasileiro", realizando, entre outras: ? Elaboração de cartas e pedidos de autorização ? Recepção das obras dos artistas - pinturas, desenhos e esculturas de Taunay, Tarsila do Amaral, Portinari, Aluisio Carvão, Weissmann, Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim, Arthur Bispo do Rosário, e xilogravuras de Goeldi, Samico, J.Borges. ? Supervisão da localização das obras no museu.

2010 - 2010

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Recenseadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividade Realizada: Entrevistou pessoas em suas casas para o Censo Demográfico 2010.

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq), Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de pesquisa do Departamento de História da PUC-Rio. Responsável pela pesquisa: Profa. Dra. Eunícia Barros Barcelos Fenandes "A Companhia de Jesus e os Índios na Capitania do Rio de Janeiro. Séculos XVI, XVII e XVIII". Tal pesquisa busca a ampliação das reflexões historiográficas acerca da atuação da Companhia de Jesus junto aos índios na capitania do Rio de Janeiro. Pretendendo dar visibilidade à experiência jesuítica no Rio de Janeiro, esclarecendo sua especificidade, pois um dos critérios que sustentou a criação da pesquisa foi à existência de diferentes regiões coloniais, geradoras de diferentes procedimentos e envolvimentos com a dinâmica colonial, ou seja, o modelo das missões do sul ou mesmo aquelas estabelecidas na região amazônica não se adéquam à experiência da capitania do Rio de Janeiro. A pesquisa, através da identificação e sistematização de documentos pretende pensar os papéis dos colonizadores (jesuítas), colonos (moradores) e colonizados (indígenas) no processo colonizador.

2008 - 2008

Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 2

Outras informações:
Atividades Realizadas: ? Ensinou Literatura e História para os alunos. ? Criou programas curriculares e planejou conteúdos e métodos de ensino. ? Desenvolveu planos de atividades de aula diários e detalhados. ? Trabalhou com uma média de 20 alunos por turma. ? Elaborou e desenvolveu exames de formação contínua para o vestibular

2007 - 2009

Projeto Social Universidade-Comunidade da Puc-Rio

Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 5

Outras informações:
Atividades Realizadas: ? Criou programas e planejou conteúdos para realizar atividades de Artes com crianças de 6 a 12 anos, moradores da Rocinha. ? Desenvolveu planos de atividades de aula detalhados. ? Escolheu materiais didáticos, material audiovisual e outros materiais para a aula de Artes. ? Encomendou regularmente materiais para a sala de aula. ? Deu aulas e corrigiu trabalhos realizados em aula. ? Trabalhou com uma média de 5 alunos por turma.