Juliana de Cássia Gomes da Silva
Graduação em pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO (2007).Especialista em Recursos Humanos para Educação pela Faculdade Franssinetti do Recife -FAFIRE(2008). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Joaquim Nabuco- FJN (2013), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica-EDUMATEC- da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE(2016), sob orientação da Professora Dr Fatima Maria Leite Cruz, com a pesquisa sobre o delinear teórico das Representações Sociais e Educação Inclusiva. Doutora em Educação Matemática e tecnológica - EDUMATEC/UFPE, com pesquisa sobre ensino de matemática na Educação do Campo, sob orientação da professora Dra. Fatima Cruz. Atualmente exerce suas funções de professora, na Escola Estadual EREFEM Joaquim Xavier de Brito, professora na Sala de Recursos Multifuncionais - AEE e no município de Ipojuca, Ensino Fundamental Anos Iniciais, sala multisseriada. Também atuou como professora na Escola Estadual CEJA Valdemar De Oliveira, vinculada a Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, como professora da Sala de Recursos Multifuncionais-SRM e como substituta no ensino superior presencial na Autarquia Municipal de Goiana. Colaborou na modalidade a distância como docente, pela Universidade Maurício de Nassau, exerceu também a mesma função no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- Parfor, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Obtêm experiências como tutora virtual nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física da Educação a Distância- EAD/ UAB- UFRPE, no curso de Especialização em Gestão e avaliação da Educação Pública da Universidade de Pernambuco -UPE, bem como, no curso de Licenciatura em matemática e geografia pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE. A experiência se estende pela docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil e Jovens e Adultos. como professora técnica coordenando projetos na área de inclusão, coordenação pedagógica em ONGs, formadora em cursos de extensão e formação continuada, e Técnica em Gestão Educacional.
Informações coletadas do Lattes em 03/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica
2020 - 2023
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Ensino de Matemática nos anos iniciais das escolas do Campo: proposições curriculares, avaliação em larga escala e tensionamentos na prática docente em Ipojuca- PE
Fatima Maria Leite Cruz. Palavras-chave: Ensino da Matemática; Educação do Campo; Avaliação de Larga Escala; Desempenho Escolar.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
2014 - 2016
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Representações Sociais do Ensino de Matemática por professores de salas regulares e professores que atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado(SAEE) do estado de Pernambuco
, Ano de Obtenção: 2016.PROFª DRª FATIMA MARIA LEITE CRUZ.Palavras-chave: Educação inclusiva; Representações Sociais; Ensino da Matemática.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Especialização em Educação Especial
2012 - 2013
Faculdade Joaquim Nabuco
Título: Gestão escolar x Educação Inclusiva
Orientador: Professora Mestra Hemmyle Azevedo
Especialização em Recursos Humanos para Educação
2008 - 2008
Faculdade Frassinetti do Recife
Título: Gestão democrática escolar e seus atores
Orientador: Professora Doutora Kátia Silva Cunha
Graduação em pedagogia
2004 - 2007
Universidade Salgado de Oliveira
Título: Orientação sexual para ensino fundamental I
Formação complementar
2024 - 2024
curso Formação Básica do Moodle para Professor Formador. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Curso de Pedagogia Histórico Crítica: Ciência, Currículo e Didática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em DIDÁTICA GERAL. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2021 - 2021
curso de Inglês intitulado English 201 (Nível A2). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2021 - 2021
curso de Inglês intitulado English 301 (Nível A2). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Inglês 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Português. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2020 - 2020
Inglês Academic English 101(iniciante A1). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2020 - 2020
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2020 - 2020
CONTEXTO E IMPORTÂNCIA DOS RECURSO HUMANOS. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Mapas Conceituais para Aprender e Colaborar. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Introdução a Revisão Sistemática. (Carga horária: 1h). , Acadêmica Assessoria em Pesquisa, ACADEMICA CLUB, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento para utilização dos recursos disponíveis no ambiente moodle. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2016 - 2016
Redação Oficial, Revisão Gramatical e Acordo Ortográfico da L. Portuguesa. (Carga horária: 24h). , Centro de Formação do Servidor Público Estadual, CEFOSPE, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada para professor/ Formador do Programa Paulo Freire. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2014 - 2014
FORMAÇÃO CONT.DE PROFISSIONAIS EM TEC.E GESTÃO EAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2013
NEL- Núcleo do Estudo de Línguas. (Carga horária: 140h). , Secretária de Educação do Estado, SEE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Estratégias pedagógicas para aluno com DM. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação Especial e AEE. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação: Integrando e Desenvolvendo Pessoas. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Confecção de Cenários e Objetos para Brincar. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2007 - 2007
Semana Pedagógica. (Carga horária: 9h). , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
2006 - 2006
I Jornada Pedagógica do MAIS e Mediadores de Leitura.. (Carga horária: 16h). , prefeitura da cidade do recife, PCR, Brasil.
2006 - 2006
Contos do mundo: formando contadores de história. (Carga horária: 12h). , prefeitura da cidade do recife, PCR, Brasil.
2003 - 2003
Informática Básica. (Carga horária: 42h). , Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Social, SPDS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Defesa Social do direito da criança e do Adolescente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Organização de eventos
SILVA, J. C. G. . II Jornada de Oficinas em Educação e Tecnologia LC PARFOR- Recife/PE. 2017. (Outro).
SILVA, J. C. G. . I Jornada de Oficinas em Educação e Tecnologia - LC/PARFOR- Recife. 2016. (Outro).
Participação em eventos
2o Seminário dos Docentes e Técnicos Administrativos do ICB 2024 - "Práticas Pedagógicas frente às Neurodivergências"-.Práticas Pedagógicas Frente a Neurodivergências. 2024. (Seminário).
SEMINÁRIO SOBRE ESUCAÇÃO INCLUSIVA. 2024. (Seminário).
SEMINÁRIO SOBRE TEA - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2024. (Seminário).
IV Semana de Estágio da DEaD/IFPE. 2022. (Outra).
XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.O Ensino de Matemática e o Desempenho Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,. 2022. (Encontro).
Congresso Internacional Freire e Vigotski. 2021. (Congresso).
EPEPE- Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.Ensino de Matemática nas escolas do Campo do Ipojuca- PE: o que dizem os documentos para o contexto presencial e o que fazem os professores no contexto remoto. 2021. (Encontro).
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NAAPI/CAp.O que é Educação especial? Histórico, Fundamentos e Possibilidades de Atuação. | CAp-UFPE. 2021. (Outra).
Freireando com a Vida - Lançamento 2021. 2021. (Seminário).
Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação. 2020. (Congresso).
II Colóquio sobre Tecnologia Assistiva e Inclusão & I Seminário Internacional sobre Diversidade e Diferença. 2020. (Congresso).
II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva-ENEMI. 2020. (Encontro).
I Seminário Virtual da UFRPE: Desmistificando o Processo de Ensino Aprendizagem. 2020. (Seminário).
Pesquisa, extensão e formação de professores da Educação do Campo, vinculado ao projeto "Diálogo entre universidade e comunidade no cenário de crise política e pandêmica". 2020. (Encontro).
SEMINÁRIO PERMANENTE DO PPGECEM ? Ciclo 2020. 2020. (Seminário).
XXIV Encontro Brasileiro De Estudantes em Pós-Graduação em Educação Matemática.Representações Sociais do Ensino da Matemática por professores do Campo e da Cidade : Uma perspectiva de Inclusão educacional. 2020. (Encontro).
JOVAED - Jornada Virtual ABED de Educação a Distância / Semana ABED de Inovação na EAD. 2019. (Outra).
19º Seminário Nacional, 2º Seminário Regional do Litoral sul de Pernambuco Escola? Presente. Avaliação educacional, formação ética e cidadania.. 2018. (Seminário).
1º Seminário Regional do Litoral Sul de Pernambuco sobre Alfabetização, Letramento e Avaliação da Aprendizagem. 2017. (Seminário).
X Jornada Internacional de Representações Sociais. VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais.. A DIFERENÇA COMO FATOR ASSOCIADO A VIOLÊNCIA ESCOLAR:Afetividade e dedicação nas representações sociais do ensino de matemática: as diferenças nas salas de atendimento educacional especializado.. 2017. (Congresso).
X Jornada Internacional sobre Representações Sociais. VIII Conferência Brasileira de de Representações Sociais.. Os sentidos da inclusão/exclusão no ensino de matemática por professores que atuam na SAEE em Pernambuco.. 2017. (Congresso).
Encontro Nacional ABED- FOCCA de EAD. 2016. (Encontro).
I Congresso Internacional sobre Microcefalia. 2016. (Congresso).
Aula de Cognição e Aprendizagem-curso de doutorado do EDUMATEC.Teoria das Representações Sociais. 2015. (Outra).
JIRS- JORNADA INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. REPRESENTAÇÕES SOCAIS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES QUE ATUAM NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (SAEE) NO ESTADO DE PERNAMBUCO.. 2015. (Congresso).
XIV CIAEM- Conferência Interamericana De Educação Matemática. representação Social e Ensino da Matemática: Um diálogo com professores que atuam na Sala de Atendimento Espescializado no estado de Pernambuco.. 2015. (Congresso).
EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática.Os Sentidos do Ensino da Matemática por Professores que Atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) do Estado de Pernambuco.. 2014. (Encontro).
2º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia. 2013. (Congresso).
InovaEduca3.0. 2013. (Congresso).
Palestra; Quebrando o Silêncio! Autismo e Inclusão. 2013. (Outra).
XI Congresso internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).
1º Meeting Nacional de Educação e Tecnologia. 2012. (Congresso).
4º Oficina de Valores Santa Emília. 2012. (Oficina).
LERCON( Congresso de leitura e Contação de História de PE. 2012. (Congresso).
X Congresso Intenacional de Tecnologia na Educação;. 2012. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Contando e Cantando no mundo das letras : é brincando que se aprende.. 2011. (Congresso).
Seminário de Direitos Humanos. 2011. (Seminário).
V Encontro da Pessoa com Deficiência na UFRPE. 2011. (Encontro).
III Congresso Nacional de Educação da Rede Católica, Tema: Currículo Inovador.. 2010. (Congresso).
II Mostra de Experiência Bem sucedidas da escola pública do estado de Pernambuco.Contando e Cantando no Mundo das Letras. 2010. (Encontro).
VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2010. (Congresso).
X Congresso Sul Mineiro de Medicina psiossomática. Contando e Cantando No mundo das letras. 2010. (Congresso).
EDUNE(Encontro de Educação para o Nordeste)- 2009, Faculdade Frassinetti do Recife.. 2009. (Encontro).
I mostra de Experiências Bem sucedidas da escola pública do estado de Pernambuco.ECA e cidadania de mãos dadas e passos largos. 2009. (Encontro).
Semana da Pessoa com Deficiência, Universidade Católica de Pernambuco.. 2009. (Seminário).
V JORNADA DE EDUCAÇÃO SOCIAL. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, J. C. G.. A MÚSICA PARA CRIANÇAS ATÍPICAS: UM DESAFIO PARA A PSICOPEDAGOGIA. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana.
SILVA, J. C. G.. A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE PSICOPEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AUTISMO. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana.
SILVA, E. G. G.;SILVA, J. C. G.. Acompanhamento e Capacitação Continuada em Serviço do Sistema Tutorial da EAD do Grupo SER educacional.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; SILVA, E. G. G.. Afetividade: Um estudo de caso nas disciplinas Online- do Grupo SER educacional.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; SILVA, E. G. G.. Negritude Conectada: A democratização do Ensino Superior pela EAD.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Santos, R. C. S.. A gestão de Carreira dos Funcionários de bancos diante de novos desafios da digiitização do setor: um estudo de caso em uma instituição bancária em Recife-PE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação MBA em Gestão de Pessoas) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Paula, M. M. C.. A importância da pedagogia empresarial e da educação corporativa para a gestão de pessoas nas empresas.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Paula, M. M. C.. Contribuição da Neurociência para o progresso de crianças com dificuldade de aprendizagem decorrente dos aspectos emocionais.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em especialização em Psicopedagogia Escolar) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Paula, M. M. C.. Direito Fundamental à educação e o dever estatal de promovê-la.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- graduação em Especialização em Pedagogia Empresarial) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Filho, A. M. P.. Educação Inclusiva em Uma escola da rede municipal do Recife. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em especialização em Educação especial) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Filho, A. M. P.. Desenho no Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- graduação em Especialização em Educação Infantil) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
SILVA, J. C. G.; Filho, A. M. P.. Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem no Curso de Tecnologia em Agroecologia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.
Orientou
Acompanhamento e Capacitação Continuada em Serviço do Sistema Tutorial do EAD Grupo SER Educacional; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Afetividade: Um estudo de caso nas disciplinas Online- do Grupo SER educacional; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Negritude Conectada: A democratização do Ensino Superior pela EAD; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação em Metodologia do Ensino à Distância) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
A GESTÃO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS DE BANCOS DIANTE DOS NOVOS DESAFIOS DE DIGITIZAÇÃO DO SETOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUÇÃO BANCÁRIA EM RECIFE-PE; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação MBA em Gestão de Pessoas) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E O DEVER ESTATAL DE PROMOVÊ-LA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- graduação em Especialização em Pedagogia Empresarial) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
A Importância da Pedagogia Empresarial e da Educação Corporativa para a Gestão de Pessoas nas Empresas; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
O Desenho no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- graduação em Especialização em Educação Infantil) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
O Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem no Curso de Tecnologia em Agroecologia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós- Graduação em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Educação Inclusiva em uma Escola da Rede Pública Municipal da Prefeitura do Recife; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em especialização em Educação especial) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Contribuições da Neurociência Para o Progresso de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem Decorrente dos Aspectos Emocionais; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em especialização em Psicopedagogia Escolar) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Teoria x Prática: O Estágio de Observação na Escola EREM DR; Sebastião de Vasconcelos Galvão; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Teoria x Prática: O Estágio de Observação na Escola Minima Rural Feijão; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Estágio de Observação na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Serafio Ricardo; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Estágio d Observação no Ensino de Quimica na Educação de Jovens e Adultos - Escola EREm Manoel Gonçalves de Lima; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Teoria x Prática: Estágio de Observação na Escola Nicolau Pimentel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana de Cássia Gomes da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, JULIANA DE CÁSSIA GOMES ; LEITE CRUZ, FATIMA MARIA . A Educação do Campo e o Desempenho Escolar em Matemática nos Anos Iniciais: Revisão Sistemática da Literatura.. REVEMAT , v. 1, p. 1-21, 2023.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Ensino de Matemática nas Salas de Atendimento Educacional Especializado: de qual inclusão falam os professores em Pernambuco?. Educação e Cultura Contemporânea , v. 17, p. 352-373, 2020.
-
SILVA, J. C. G. . ?Vygotsky: O Papel da Cultura na Escola e nos Processos de Desenvolvimento e da Aprendizagem Interdisciplinar?. In: Elisangela Maria da Silva / Francisco José Amorim de Brito / José Walmilson do Rêgo Barros / Noberto Francisco de Barros Júnior / Wellington Lins de Souza. (Org.). A inteligência que educa: desbravando a educação 5.0. 1ed.Ipojuca/PE: , 2024, v. 1, p. 183-208.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Inclusão e Acessibilidade para Professores de Salas Regulares e de Atendimento Educacional Especializado : Cotejo entre Legislação e o Cotidiano Docente no Ensino de Matemática. In: Jorge Williams Cunha Ferreira. (Org.). Educação Matemática & Práticas Pedagógicas: Diálogos entre Teoria e Sala de Aula. 1ºed.Tutóia- MA: Diálogos, 2023, v. 1, p. 201-232.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. ; Silva, F. P. ; Amblard, I. ; Cardona, T. D. . Tutoria de Resiliência para Estudantes e Profissionais da Educação no Enfrentamento à Pandemia da COVID-19.. In: Raab Albuquerque dos Santos Gomes; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto; Viviane de Bona.. (Org.). Fica a Dica do CE: Perspectivas Interdisciplinares de Ações Extensionistas.. 1ºed.RECIFE: UFPE, 2023, v. 1, p. 19-34.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Ensino de Matemática nas Escolas do Campo: O que apresenta a revisão da literatura na área. In: Maria Célia da Silva Gonçalves; Daniela Cristina Freitas Garcia Pimenta.. (Org.). Educação Contemporânea. 1ºed.Belo Horizonte: Possion, 2022, v. 40, p. 1-167.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . O Ensino de Matemática e o Desempenho Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Brasília - DF. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO DO IPOJUCA-PE: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS PARA O CONTEXTO PRESENCIAL E O QUE FAZEM OS PROFESSORES NO CONTEXTO REMOTO. In: EPEPE- Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco, 2021, Recife. ANAIS 8º EPEPE, 2021. v. 1. p. 4285-4307.
-
SILVA, J. C. G. . Os Sentidos do Ensino da Matemática por Professores que Atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) do Estado de Pernambuco.. In: EBRAPEM, 2014, Recife/PE. EBRAPEM-18 anos- Maioridade, Desafios e Responsabilidades Sociais. Recife- PE: Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014.
-
SILVA, J. C. G. ; Borges, L.R. . Contando e cantando no mundo das letras: é brincando que se aprende.. In: IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2011, Recife-PE. Educação, Tecnologia e Responsabiliade social., 2011.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . REPRESENTAÇÕES SOCAIS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO COM PROFESSORES QUE ATUAM NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (SAEE) NO ESTADO DE PERNAMBUCO.. In: Jornada Internacional de Representações Sociais, 2015, Teresina-Piauí. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A SOCIEDADES EM MOVIMENTO, 2015.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Representação Social e Ensino da matemática: um diálogo com professores que atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado.. In: XIV CIAEM- Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, México- Tuxtla Gutiérrez. XIV CIAEM, 2015.
-
SILVA, J. C. G. ; Borges, L.R. . Contando e Cantano No Mundo das Letras. In: II Mostra de experiências bem sucedidas da Escola Pública do estado de PE, 2010, Olinda/PE. Programação e Resumos. Recife/PE: Secretaria de Educação, 2010. v. 01.
-
SILVA, J. C. G. . O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Cidadania andando de mãos dadas e passos largos.. In: I Mostra de experiências Bem sucedidas das Escolas Públicas estaduais de Pernambuco, 2009, Recife-PE. I Mostra de experiências Bem sucedidas das Escolas públicas de Pernambuco. Recife/PE: Secretária de Educação, 2009.
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DAS ESCOLAS DO CAMPO DO IPOJUCA SEGUNDO OS EXAMES EM LARGA ESCALA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. G. . SAEB: refletindo a partir de uma análise de conteúdo dos resultados em matemática, anos iniciais em Ipojuca/PE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. G. ; SILVA, E. G. G. . Metodologias Ativas para Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Os sentidos da inclusão/exclusão no ensino de matemática por professores que atuam na SAEE em Pernambuco.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Representação Social e Ensino da Matemática: um diálogo com professores que atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado do Estado de Pernambuco.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. G. ; Borges, L.R. . Contando e Cantando no Mundo das Letras: é brincando que se aprende.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. G. ; Borges, L.R. . Contando e Cantando no mundo das Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. G. ; Borges, L.R. . Contando e Cantando no Mundo das Letras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. G. . Experiências Bem sucedidas das Escolas estaduais de Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. G. . Do dogma do sexo frágil a covardia da violência doméstica.. Ministério da Justiça, 2010 (Informativo).
Outras produções
SILVA, J. C. G. . Parecer emitido para um texto científico enviado pela revista Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2025.
SILVA, J. C. G. . IX ENCCULT - ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL/UNEAL(UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS). 2019.
SILVA, J. C. G. ; CRUZ, F. M. L. . Afetividade e dedicação nas representações sociais do ensino de matemática: as diferenças nas salas de atendimento educacional especializado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, J. C. G. . Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Especial I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina de Curso de Pós- Gaduação á distância- Faculdade Mauício de Nassau).
SILVA, J. C. G. . Desenvolvimento da Aprendizagem na Edducação Especial I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático/ Pós- graduação).
Borges, L.R. ; SILVA, J. C. G. . Projeto Contando e Cantando no Mundo das Letras. 2010.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2023
Ensino de Matemática nos anos iniciais das escolas do Campo: proposições curriculares, avaliação em larga escala e tensionamentos na prática docente em Ipojuca- PE, Descrição: Quando buscamos delinear reflexões sobre aspectos que tangem a educação escolar e, sobretudo, em relação à Educação do Campo recaímos sobre desafios atitudinais que se encontram, aparentemente, velados no contexto e no cotidiano das escolas do campo, porém, permeados de representações, preconceitos e estereótipos sociais. Os espaços de mediação educacional são, portanto, envolvidos por tensões sociais e culturais, advindos das práticas grupais o que tornam os membros destes grupos compartilhadores de sentidos e de significados que são comunicados nas relações e interações entre os protagonistas da ação educativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana de Cássia Gomes da Silva - Integrante / Fatima Maria Leite Cruz - Coordenador.
Prêmios
2016
Professora Homenageada, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2010
Menção Honrosa por atuação Profissional, Associação Brasileira de Medicina Psicossomática.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Secretaria de Educação do Estado de PernanbucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Sala de Recursos Multifuncionais, Carga horária: 33
Outras informações:
Professora da Sala de Recursos Multifuncionais- SRM, atuando com alunos com deficiência intelectual. Atendimento Educacional Especializado - AEE.
2011 - 2016
Secretaria de Educação do Estado de PernanbucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora-técnica GRE-Recife Norte SEE/PE, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando na Unidade de Desenvolvimento de Ensino (UDE) na Gerencia Regional de Educação / Recife Norte, na equipe de Educação Especial, supervisão das salas de recursos e coordenando o Projeto Boa Visão.
2008 - 2011
Secretaria de Educação do Estado de PernanbucoVínculo: professora, Enquadramento Funcional: Escola Especial Ulisses Pernambucano, Carga horária: 30
2012 - 2016
Secretaria de Educação do Estado de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor formador- Programa Paulo Freire, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora Formadora do programa Paulo Freire ( Brasil Alfabetizado).
2010 - 2015
Secretaria de Educação do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Gestão Educacional, Carga horária: 30
Outras informações:
Organizar e monitorara informações relacionadas ao Sistema de Informação de Educação de Pernambuco.
2014 - Atual
Prefeitura Municipal do IpojucaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora I- Zona Rural
2009 - 2010
INSTITUTO NOSSA SENHORA DE FATIMAVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 24
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica do projeto De Olho no Futuro- COMDICA(Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), organizar e promover palestras de contéudos sociais, formação continuada dos educadores e educandos sistemáticamente .
2008 - 2009
Aldeias Infantis SOS BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenadora do Programa de Fortalecimento Familiar e Comunitário, atuando em dois projetos neste enserido:projeto centro social e projeto centro comunitário, na busca da promoção dos direitos da criança e do adolescente.
2006 - 2008
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Carga horária: 40
Outras informações:
Auxiliar o professor regente, na parte de cuidados à higiene pessoal. alimentação e atividades pedagógicas.
Empresa Prefeitura da Cidade do Recife
2005 - 2006
Prefeitura da Cidade do RecifeVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Intinerante, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora Intinerante do projeto MAIS (Movimento de Aprenizagens Interativas)
2017 - 2018
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colabiradora, Carga horária: 8
Outras informações:
Acompanhamento Virtual da disciplina: Diversidade, Currículo escolar e Projetos Pedagógicos: a relação família escola e comunidade I e Didática do ensino Superior. Gravações de webconferências para as disciplinas: Marketing Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, A Inclusão na área Educacional, Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Especial I e II, Aprendizagem e sua Dimensão Cognitiva, Social e Afetiva e Comunidades de Aprendizagem e estratégias pedagógicas. Através do departamento da EAD da Universidade Maurício de Nassau Recife/ PE.
2016 - 2016
Centro Universitário Maurício de Nassau - RecifeVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONTEUDISTA
Outras informações:
Produção de material para modalidade de Educação a Distância. Disciplina : Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação especial I.
2017 - 2019
Autarquia Municipal do Ensino Superior de GoianaVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrando as seguintes disciplinas: Dinâmica de Grupo aplicado à Educação, Metodologia Científica e História da Educação, Didática Geral, Metodologia para o ensino de geografia nas séries iniciais no ensino fundamental e Educação Não escolar e Práticas Sociais Comunitárias. No curso de Graduação: Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática.
2024 - 2024
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA, Carga horária: 12
Outras informações:
Participou como bolsista de pesquisa no Curso de Licenciatura em Geografia na modalidade de Educação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na função de Professora Formadora no componente curricular de Introdução a EaD, com carga horária de 60h noperíodo do 1 semestre de 2024
2022 - 2022
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 6
Outras informações:
Tutora Virtual do componente curricular Estágio Supervisionado I e II em Licenciatura em Geografia.
2020 - 2021
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Formador no curso de Licenciatura em Geografia na disciplina de Políticas Públicas, Organização e Fundamentos da Educação Básica, Metodologias do Ensino da Educação a Distância e Didática Geral.
2019 - 2019
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora Virtual da disciplina de Fundamentos de Educação a Distância. Atuação no curso de Licenciatura em Maemática.
2018 - 2019
Instituto Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor tutor do curso de Licenciatura em matemática, na modalidade Educação a Distância, nas disciplinas: Didática geral e Planejamento e Avaliação Escolar.
2020 - 2020
Centro Universitário de PatosVínculo: professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina Psicomotricidade na Aprendizagem, curso de Pós- Graduação em Psicomotricidade Clínica e Institucional.
2020 - 2020
Universidade Federal de PernambucoVínculo: PROFESSORA FACILITADORA, Enquadramento Funcional: Sem enquadramento funcional, Carga horária: 4
Outras informações:
Facilitadora da Roda de Conversa - Inclusão Social e Educacional: um Retrato Emergencial de Esferas Atitudinais no Contexto da Pandemia Covid-19. Pelo Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais.
2021 - 2021
IFRN - CAMPUS NATAL ZONA NORTEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MEDIADOR á DISTÂNCIA, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Organização e normas aplicadas à administração,
ao planejamento e à avaliação institucional.
2019 - 2019
IFRN - CAMPUS NATAL ZONA NORTEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MEDIADOR À DISTÂNCIA, Carga horária: 4
Outras informações:
Desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão como professor mediador no Curso de Qualificação Profissional com Formação Final em práticas assertivas em didática e gestão da educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, na modalidade à distância. Disciplina: Organização e Normas Aplicadas à Administração, Planejamento e Avaliação Institucional
2014 - 2014
Instituto de Administração e TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor instrutor de matemática para os professores do Ensino Fundamental I. Foco, Planejamento e Monitoramento dos Resultados. Município de Gravatá/PE.
2013 - 2013
Instituto de Administração e TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Instrutora, Carga horária: 24
Outras informações:
Instrutora de matemática para os professores de Ensino Fundamental- anos iniciais na formação: Proposta Curricular Municipal: Princípios Norteadores do Currículo da Rede no Município de Buíque/PE.
2012 - 2012
Instituto de Administração e TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 12
Outras informações:
Instrutora do Programa de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino. Tema: Contextualizando a Prática Docente - Caminhos e Perspectivas, Município de Floresta.
2011 - 2011
Instituto de Administração e TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 32
Outras informações:
Encontro de formação continuada para os educadores da rede municipal de ensino de Buíque, Tema: Organização Curricular: Significado e Implicações para o Cotidiano escolar.
2021 - 2021
Universidade de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: AVALIADORA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS, Carga horária: 4
Outras informações:
Avaliador(a) de trabalhos na III Semana Científica do Agreste Pernambucano ?
?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?.
2013 - 2014
Universidade de PernambucoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 8
Outras informações:
PROFESSORA TUTORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.
2012 - 2012
Universidade de PernambucoVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor formador do curso de Aperfeiçoamento para Gestores e Tecnicos em Gestão Educacional da rede estadual de Pernambuco (PROGEPE e PROTEPE).
2020 - 2020
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Apoio pedagógico docente do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade UAB-EaD.
2014 - 2018
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do PARFOR- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Lecionando a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV no curso da 2ª Licenciatura em Computação.
2013 - 2014
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora tutora no curso de Licenciatura em Física, na disciplina de Estágio Supervisionado I, II, III, IV e Metodologia Cientifica..
2010 - 2012
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora virtual do curso de graduação em Pedagogia a distância, polo Trindade/PE, Ipojuca/PE, Surubim/PE e Carpina/PE,oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, pelo programa Universidade Aberta do Brasil.
Disciplinas:
- Fundamentos da Educação Infantil
- Educação de Jovens e Adultos
-Currículo e planjameneto na educação;
-Educação Inclusiva
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana de Cássia Gomes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?