Arthur Kelles Andrade

Doutorando em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor nos cursos de Psicologia e Medicina na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI), coordenador da Átropos - Núcleo de Psicanálise, Morte e Luto, psicólogo e supervisor clínico em consultório particular. É mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG, graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e possui especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Araraquara e em Psicanálise: Clínica da Criança e do Adolescente pela PUC-MG. E-mail: arthur.kelles@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2021 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Clínica da Terminalidade: Diálogos entre Psicanálise e Bioética no Cuidado ao Fim da Vida
Guilherme Massara Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Morte; Psicanálise; Terminalidade.

Mestrado em Psicologia

2019 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Há tempo diante da morte? A experiência temporal na clínica da terminalidade, Ano de Obtenção: 2021
Guilherme Massara Rocha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Psicanálise; Hospital; Morte; Tempo.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Psicologia Hospitalar

2017 - 2019

Universidade de Araraquara
Título: Percepção de profissionais de saúde sobre o real da morte
Orientador: Maria Rosa Rodrigues Rissi

Especialização em Psicanálise: Clínica da Criança e do Adolescente

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A criança com doença crônica e o hospital
Orientador: Inês Seabra

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Formação complementar

2024 - 2024

Capacitação docente prática com o tema: Utilização do ChatGPT como Ferramen. (Carga horária: 2h). , Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, FUNCESI, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Psicanálise Lacaniana: Formalizações, Grafos e Esquemas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Cuidados Paliativos em Oncologia. (Carga horária: 12h). , Onco Ensino, OE, Brasil.

2018 - 2018

Psico-oncologia. (Carga horária: 12h). , Onco Ensino, OE, Brasil.

2017 - 2017

Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (UNA-SUS). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Psicanálise, Política e Gênero. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

2016 - 2016

Política Nacional de Saúde Integral de LGBTs, (UNA-SUS). (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2010

Intercâmbio Escolar. , Liceo Enrique Guier Sáenz, EGS, Costa Rica.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

ANDRADE, A. K. . I Cine Thanatos. 2025. (Outro).

ANDRADE, A. K. . I Café Antes do Fim. 2025. (Outro).

ANDRADE, A. K. . II Cine Thanatos. 2025. (Outro).

ANDRADE, A. K. . I Conexão Àtropos - Morte e Luto na Pop Rua. 2025. (Outro).

ANDRADE, A. K. ; Rorigues, M. . Seminário de Saúde e Meio Ambiente. 2023. (Outro).

ANDRADE, A. K. . II Simpósio Psicologia Una Itabira. 2023. (Outro).

ANDRADE, A. K. . I Simpósio de Psicologia da UNA Itabira. 2022. (Outro).

ANDRADE, A. K. . Palestra: Prevenção ao suicídio. 2022. (Outro).

ANDRADE, A. K. . Psicologando - 60 anos de Psicologia no Brasil. 2022. (Outro).

ANDRADE, A. K. . II Colóquio de Pesquisa em Psicologia. 2020. (Outro).

ANDRADE, A. K. . I Colóquio de Pesquisa em Psicologia. 2019. (Outro).

ANDRADE, A. K. . XII Semana Acadêmica de Psicologia. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Diálogos Bioéticos e Biojurídicos: O direito fundamental à morte digna na América Latina.Diálogos Bioéticos e Biojurídicos: O direito fundamental à morte digna na América Latina. 2024. (Encontro).

Escola de Inverno UNA Itabira. A prática da psicologia no hospital. 2022. (Feira).

I Feira de Empregabilidade UNA Itabira. Depressão e ideal de felicidade. 2022. (Feira).

I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima.INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE GÊNERO DAS CRIANÇAS. 2022. (Simpósio).

I Simpósio de Psicologia da UNA Itabira. 2022. (Simpósio).

Psicologando - 60 anos da Psicologia no Brasil.Psicologando sobre as perspectivas e desafios da profissão de psicologia. 2022. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos. O que Freud (...) / Quando o velório ocorre (...). 2020. (Congresso).

I Colóquio Internacional Psicanálise e Psicopatologia Lacanianas: Impasses e Soluções.A experiência temporal de pacientes em situação de terminalidade: Análise de um caso clínico sob a luz do tempo lógico. 2019. (Simpósio).

Ciclo de Palestras - Setembro Amarelo.Equipe de saúde e o paciente por tentativa de suicídio. 2018. (Outra).

Suicídio - Por que romper o silêncio?.Tratamento de pacientes por tentativa de suicídio em instituição hospitalar. 2018. (Outra).

VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Humanização da equipe disciplinar diante da terminalidade: o que o paciente tem a dizer?. 2018. (Congresso).

Jornada de Encerramento do Curso de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica da criança e do adolescente.A criança com doença crônica e o real da morte no hospital. 2017. (Outra).

XXIII Seminário de Iniciação Científica.Qualidade de vida de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: validação da escala S-CGQOL. 2016. (Seminário).

II Seminário Caminhos Junguianos: A Travessia do Sussuarão. 2015. (Seminário).

V Congresso Internacional sobre Drogas e II Seminário de Pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas. 2015. (Congresso).

I Café Filosófico CAPSI. 2014. (Outra).

I Seminário de Pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas (SEPEAD). 2014. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Estudo das habilidades de falar em público: medidas observacionais e de auto-relato. 2013. (Seminário).

VII Seminário Saúde e Educação: Reforma da Reforma?. 2013. (Seminário).

XII Semana Acadêmica de Psicologia da UFSJ. 2013. (Encontro).

Palestra: Desenvolvimento de comportamento verbal em uma criança especial: estratégia de planejamento clínico. 2011. (Outra).

Palestra: Psicologia do Trabalho e Psicologia Organizacional: diálogos possíveis. 2011. (Outra).

VI Encontro de Psicologia da UFSJ. 2011. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Amanda Nathália Vieira Gomes

ANDRADE, A. K.. Estilo de Vida e Clínica do Excesso: Biopolítica, Psicanálise e Saúde Cardiovascular. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde) - Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh.

Aluno: OLIVEIRA, B; BATISTA, F; ASSIS M

ANDRADE, A. K.. C; CARVALHO, M. MONTEIRO, N.O PAPEL DA PSICANÁLISE NO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM ESTADO TERMINAL: UMA ANÁLISE PSICODINÂMICA DAS REAÇÕES E NECESSIDADES DOS INDIVÍDUOS E DE SEUS FAMILIARES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Goulart, F; Messias, L, Silva, P; Ferreria, S

ANDRADE, A. K.. .O COTIDIANO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: fatores de adoecimento biopsicossociais e a atuação do psicólogo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Luciana da Conceição Major

ANDRADE, A. K.. UMA LUZ SOBRE OS PROTAGONISTAS EM DOM CASMURRO: UMA LEITURA DOS PERSONAGENS PELA ÓTICA DA PSICANÁLISE FREUDIANA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: POLLYANA PEDRO CAETANO

ANDRADE, A. K.. O NEUROFEEDBACK COMO FERRAMENTA INTERVENTIVA NA RESSOCIALIZAÇÃO DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Castilho, C; Faria, G; Moreira, R; Castro L

ANDRADE, A. K.. .PRINCIPAIS EFEITOS E IMPACTOS DA SÍNDROME DE BURNOUT NA SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.

Orientou

Brito, H

; Fortunato, R; ; Gomes, A; ; Percepção sobre a heteronormatividade e a sua influência em estudantes de escolas públicas e privadas; 2024; Iniciação Científica - Centro Universitário UNA; Orientador: Arthur Kelles Andrade;

Raissa Fernandes Fortunato

Influência da mídia infantil na construção de gênero e formação do jovem; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário UNA, Anima Educação; Orientador: Arthur Kelles Andrade;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, A. K. . O que Freud nos ensina sobre a relação do inconsciente com a morte?. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (Belo Horizonte) , v. 28, p. 1, 2025.

  • ANDRADE, A. K. . Articulações entre o discurso médico e o discurso do analista no contexto hospitalar. GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA , v. 17, p. 1-15, 2024.

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. . O luto depois da morte repentina: uma perspectiva fenomenológica. Revista do NUFEN , v. 16, p. 71-83, 2024.

  • ANDRADE, A. K. . O tempo lógico e a morte: seria possível antecipar a certeza?. STYLUS (BELO HORIZONTE) , v. 1, p. 79-91, 2024.

  • ANDRADE, A. K. . Os tempos da morte: a trajetória até a chegada aos hospitais sob uma perspectiva psicanalítica. Mosaico : Estudos em Psicologia (UFMG. Impresso) , v. 11, p. 16-33, 2023.

  • ANDRADE, A. K. . A criança com doença crônica e o hospital: contribuições da Psicanálise. ANALYTICA: REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 8, p. 1-13, 2019.

  • ANGÉLICO, ANTONIO PAULO ; BAUTH, MURILO FREITAS ; ANDRADE, Arthur Keller . Estudo Experimental do Falar em Público Com e Sem Plateia em Universitários. Psico-USF , v. 23, p. 347-359, 2018.

  • ANDRADE, A. K. ; Faria, E. V. . As vivências temporais de Sidonie Csillag, a Jovem Homossexual. In: Pedro Teixeira de Almeida; Pedro Donizete Ferreira; Fábio Belo. (Org.). Estudos Psicanalíticos: método, epistemologia e cultura. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2021, v. 1, p. 144-155.

  • ANDRADE, A. K. . A equipe de saúde hospitalar e o encontro com o real da morte. In: Pedro Teixeira de Almeida; Pedro Donizete Ferreira; Fábio Belo. (Org.). Estudos Psicanalíticos: Método, Epistemologia e Cultura. 1ed.São Paulo: Zagotoni, 2021, v. 1, p. 185-197.

  • ANDRADE, A. K. . Perde bem quem reconhece o que teve. DeFato, 28 dez. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Recalcular a rota. DeFato, 17 dez. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Parece que você piorou. DeFato, 11 dez. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Uma vida ocupada demais. DeFato, 04 dez. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Fazer seu melhor. DeFato, 25 nov. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Terapia e passado. DeFato, 20 nov. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Sempre deve faltar. DeFato, 11 nov. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Outubro rosa, novembro azul e a psicologia. DeFato, 05 nov. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Nem sempre subimos a montanha. DeFato, 22 out. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Na minha época.... DeFato, 16 out. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . O que não é falado.... DeFato, 07 out. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Quando a positividade é excessiva. DeFato, 30 set. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Não sei por que você se foi. DeFato, 23 set. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Setembro amarelo: o que eu posso fazer. DeFato, 16 set. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Solidão ou solitude?. DeFato, 09 set. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Por que setembro amarelo?. DeFato, 02 set. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . O lugar da agressividade. DeFato, 27 ago. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . O futebol voltou. DeFato, 19 ago. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Três passos para a felicidade. DeFato, 13 ago. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Arrume tudo, mas não mexa em nada. DeFato, 05 ago. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Mudanças precisam de tempo. DeFato, 29 jul. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . O novo (a)normal. DeFato, 22 jul. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Comer em quarentena. DeFato, 15 jul. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Auditoria das relações. DeFato, 08 jul. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . A morte escancarada. DeFato, 01 jul. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Esse ano não teve festa. DeFato, 24 jun. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Uma breve reflexão sobre o movimento 'Vidas negras importam'. DeFato, 17 jun. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Saber ou não saber?. DeFato, 10 jun. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Adota-se um velhinho. DeFato, 03 jun. 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Não é só por você. DeFato, 27 maio 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Voltar-se para dentro. DeFato, 20 maio 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Um novo mundo estranho. DeFato, 13 maio 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Dizer da morte é dizer da vida: uma mensagem aos profissionais de saúde. DeFato, 29 abr. 2020.

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. ; BRITO, H. A. G. ; FORTUNATO, R. F. . PERCEPÇÃO SOBRE A HETERONORMATIVIDADE E A SUA INFLUÊNCIA EM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. In: III Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2024, Online. Anais do III Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2024.

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Influência da mídia infantil na construção de gênero e formação do jovem. In: II Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2023, Online. Anais do II Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2023.

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Influência da publicidade infantil na construção de gênero de crianças. In: CONIC - SEMESP, 2023, Online. Anais do CONIC SEMESP 2023, 2023.

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Influência da publicidade infantil na construção de gênero de crianças. In: I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2022. Anais do I Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, 2022.

  • ANDRADE, A. K. . Urgência subjetiva na clínica da terminalidade. In: X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2024, Fortaleza. Anais do X Ccongresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2024.

  • ANDRADE, A. K. . O luto depois da morte repentina: uma perspectiva fenomenológica. In: X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2024, Fortaleza. Anais do X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2024.

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Retratos de Gênero: Uma Revisão Integrativa de Como a Publicidade Infantil Molda Identidades Femininas e Masculinas. In: 24º Encontro Regional da ABRAPSO MG/ES, 2024, SJDR. Anais do 24º Encontro Regional da ABRAPSO MG/ES, 2024.

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. ; BRITO, H. A. G. ; FORTUNATO, R. F. . Percepção sobre a heteronormatividade e a sua influência em estudantes de escolas públicas e privadas. In: 24º Encontro Regional da ABRAPSO MG/ES, 2024, SJDR. Anais do 24º Encontro Regional da ABRAPSO MG/ES, 2024.

  • ANDRADE, A. K. . O que Freud nos ensina sobre a relação do homem com a morte?. In: XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2023, Rio de Janeiro. Anais do XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2023.

  • ANDRADE, A. K. . Urgência subjetiva na clínica da terminalidade. In: XIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR, 2023, Rio de Janeiro. Anais, 2023.

  • ANDRADE, A. K. . O que Freud nos ensina sobre a relação do homem com a morte?. In: VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2020, Digital. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2020. p. 56-57.

  • ANDRADE, A. K. . Quando o velório ocorre em vida. In: VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2020, Digital. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, 2020.

  • ANDRADE, A. K. . Humanização da equipe multidisciplinar diante da terminalizade: o que o paciente tem a dizer?. In: VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, 2018, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, 2018. p. 1-730.

  • ANDRADE, A. K. ; BANDEIRA, M. B. . Qualidade de vida de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: Validação da escala S-CGQOL. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica, 2016, São João del-Rei. XXIII Seminário de Iniciação Científica, 2016.

  • FRANCA, E. P. P. ; Sousa, Y. O. ; MELO, W. ; ANDRADE, A. K. . Caracterização das Equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Minas Gerais. In: XIX Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2014, Betim. Saúde, 2014.

  • Angelico, A. P. ; Gabriel, J. P. R. V. ; ANDRADE, A. K. . Habilidades sociais de falar em público: Medidas observacionais e de autorrelato. In: IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2013, Niterói. IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Diálogos e Intercâmbios sobre Pesquisa e Prática, 2013. p. 172-173.

  • ANDRADE, A. K. . Dilemas bioéticos no fim de vida. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Diálogos Bioéticos e Biojurídicos: O direito fundamental à morte digna na América Latina. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. ; ARAUJO, E. ; BRANDAO, G. . Psicologia do luto, cuidados paliativos e geriátricos: abordagem multidisciplinar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Como a publicidade interfere na construção de gênero infantil: Uma revisão integrativa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. ; Coelho, F. ; Duarte, P. . Roda de conversa sobre Cuidados Paliativos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. . O luto depois da morte repentina: uma perspectiva fenomenológica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. . Urgência subjetiva na clínica da terminalidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. ; FORTUNATO, R. F. ; BRITO, H. A. G. . Percepção sobre a heteronormatividade e a sua influência em estudantes de escolas públicas e privadas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Retratos de Gênero: Uma Revisão Integrativa de Como a Publicidade Infantil Molda Identidades Femininas e Masculinas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. ; GOMES, A. L. B. ; BRITO, H. A. G. ; FORTUNATO, R. F. . Percepção sobre a heteronormatividade e a sua influência em estudantes de escolas públicas e privadas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. . A atuação da psicologia em instituição hospitalar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. ; Rorigues, M. . A atuação da Psicologia nas instituições: A Psicologia hospitalar e a Psicologia nos Centros de Referência de Assistência Social. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. . Aspectos psicológicos do paciente em situação de terminalidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Análise entre a publicidade infantil e sua consequência para a construção de gênero de crianças. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. . Atendimento psicológico hospitalar a pacientes com tentativa de autoextermínio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . A autonomia em pacientes em situação de terminalidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . O que Freud nos ensina sobre a relação do homem com a morte?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. . Urgências subjetivas na clínica da terminalidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FORTUNATO, R. F. ; ANDRADE, A. K. . INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE GÊNERO DAS CRIANÇAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Infl uência da mídia infanti l na construção de gênero e formação do jovem. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. . Atendimento psicológico hospitalar a pacientes com tentativa de autoextermínio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . A prática da psicologia no hospital. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Depressão e ideal de felicidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. ; FORTUNATO, R. F. . Influência da publicidade infantil na formação de gênero de crianças. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. . Atendimento psicológico a pacientes em cuidados paliativos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Atendimento psicológico a pacientes com tentativa de autoexterminio (TAE). 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . O trabalho do psicólogo no hospital. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. ; SILVA, B. S. . Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus e do distanciamento social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . O que Freud nos ensina sobre a relação do homem com a morte?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. . Quando o velório ocorre em vida. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, A. K. . Atuação da psicologia em cuidados paliativos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Experiência temporal de pacientes em situação de terminalidade: Análise de um caso clínico sob a luz do tempo lógico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, A. K. . Tratamento de pacientes por tentativa de suicídio em instituição hospitalar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Caso L - Humanização em cuidados paliativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Equipe de saúde e o paciente por tentativa de suicídio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. . Humanização da equipe multidisciplinar diante da terminalidade: o que o paciente tem a dizer?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, A. K. . Introdução ao Serviço de Psicologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, A. K. . A criança com doença crônica e o real da morte no hospital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, A. K. . A morte no ambiente hospitalar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. K. ; BANDEIRA, M. B. . Qualidade de vida de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: validação da escala S-CGQOL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, W. ; ANDRADE, A. K. ; Sousa, Y. O. ; França, E. P. P. . Caracterização das Equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Angelico, A. P. ; ANDRADE, A. K. ; Gabriel, J. P. R. V. . Habilidades sociais de falar em público: Medidas observacionais e de autorrelato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Mosaico. 2025.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Mosaico. 2024.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Argumento. 2024.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Argumento. 2024.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Mosaico. 2023.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista Mosaico. 2023.

ANDRADE, A. K. . Parecer emitido para texto científico enviado pela Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2023.

ANDRADE, A. K. . Avaliador na V Mostra de Extensão Ânima. 2022.

ANDRADE, A. K. . Parecerista no II Colóquio de Pesquisa em Psicologia (UNIFG). 2020.

ANDRADE, A. K. . Parecerista no I Colóquio de Pesquisa em Psicologia (UNIFG). 2019.

ANDRADE, A. K. . Dia do Psicólogo: especialista fala sobre luta e atuação do profissional. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANDRADE, A. K. . 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo: especialista fala sobre luta e atuação do profissional. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ANDRADE, A. K. . Comunicação de más notícias na prática hospitalar. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, A. K. . Treinamento Introdutório - Serviço de Psicologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

ANDRADE, A. K. . Anamnese de pacientes ostomizados. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Procedimento Operacional Padrão (POP)).

Prêmios

2023

2º Lugar - 14º Prêmio Marisa Decat de Moura, Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 07/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento I

  • 07/2025

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morte e luto nas práticas de saúde, Práticas Formativas IV - Direitos Humanos e Cidadania - Desigualdade social, saúde e formação médica

  • 07/2025

    Extensão universitária , Centro Universitátio Unifuncesi.,Atividade de extensão realizada, Educação para a finitude: diálogos no fim de vida.

  • 04/2024

    Direção e administração, Funcesi.,Cargo ou função, Membro do NDE do Curso de Psicologia.

  • 02/2025 - 07/2025

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos das Competências: Documentação e Instrumentalização do Psicólogo, Psicologia, Ciência e Profissão, Psicologia do luto: sobre perdas, morte e morrer

  • 02/2025 - 07/2025

    Estágios , Unifuncesi.,Estágio realizado, Estágio Básico VIII - Acompanhamento terapêutico.

  • 07/2024 - 12/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Ciência e Profissão, Psicologia das Emergências e dos Desastres, Psicologia e Educação

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Luto: sobre perdas, mortes e morrer

2025 - Atual

Átropos - Núcleo de Psicanálise, Morte e Luto

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador

Outras informações:
O Núcleo Átropos é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao curso de Psicologia da UNIFUNCESI, dedicado ao estudo das interfaces entre psicanálise, morte e luto. Tem como objetivo promover a produção e a difusão de conhecimento científico por meio de investigações teóricas, atividades de formação, eventos acadêmico-científicos e ações extensionistas voltadas à comunidade. O núcleo busca fomentar o diálogo interdisciplinar, a reflexão crítica e o compromisso ético com as questões da finitude e seus impactos na clínica, na cultura e na sociedade contemporânea.Entre suas principais atividades, destacam-se os eventos Um Café Antes do Fim, Cine Thanatos, Conexão Átropos e o Simpósio da Átropos, que compõem a agenda formativa e pública do núcleo.

2022 - 2024

Centro Universitário UNA

Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Atividades

  • 07/2024 - 12/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Gênero, Raça e Sexualidade

  • 07/2022 - 12/2024

    Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário UNA, Centro Universitário UNA.,Atividade realizada, Orientação de Iniciação Científica.

  • 02/2024 - 07/2024

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano, Psicanálise: Teoria e Técnica

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Humanos e Socioculturais, Psicanálise: Teoria e Técnica, Solução de conflitos e trabalho com grupos

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação, Saúde Única

  • 02/2023 - 07/2023

    Estágios , Centro Universitário UNA.,Estágio realizado, Estágio Básico - Projetos Socioeducacionais.

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Intervenção em Psicologia Social, Análise e Modificação do Comportamento

  • 02/2022 - 07/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas Fenomenológicas, Existenciais e Humanistas, Psicologia: Gênero, Raça e Sexualidade

2021 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

2019 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

Atividades

  • 04/2022 - 07/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em docência para o Doutorado em Estudos Psicanalíticos na disciplina Psicanálise em Contexto Hospitalar, ministrada na Graduação em Psicologia da UFMG, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Massara

  • 05/2020 - 01/2021

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Psicólogo voluntário no projeto de extensão "Teleconsulta para profissionais de saúde TELE-PAN UFMG 2020", destinado a atender profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia do COVID-19.

  • 08/2020 - 11/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em docência para o Mestrado em Estudos Psicanalíticos na disciplina Psicanálise em Contexto Hospitalar, ministrada na Graduação em Psicologia da UFMG, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Massara

  • 08/2019 - 11/2019

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Grupo de Estudos: A Clínica Psicanalítica no Hospital Geral A práxis do analista fora do consultório tem se mostrado cada vez mais instigante, convocando, desse modo, uma escuta do sofrimento do sujeito em situações de extrema fragilidade.

  • 07/2019 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Docente do módulo Dicas de Escrita Acadêmica do Projeto Tutoria 2019 para Ações Afirmativas de Candidatas/os Negras/os idealizado pela representação discente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-Psi / UFMG).

  • 07/2019 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Participante da simulação de bancas do Projeto Tutoria 2019 para Ações Afirmativas de Candidatas/os Negras/os idealizado pela representação discente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPG-Psi / UFMG).

2016 - Atual

Consultório Particular

Vínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico

Outras informações:
Atendimento psicológico de crianças e adultos em consultório particular.

2021 - 2021

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Superior em Saúde (Psicólogo), Carga horária: 20

Outras informações:
Psicólogo no Centro de Reabilitação Leste (CREAB - Leste) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atendimento de pacientes e familiares em processo de reabilitação física e intelectual, provenientes das áreas de ortopedia, neurologia adulto e infantil, ostomias e reabilitação intelectual.

2017 - 2019

Hospital Nossa Senhora das Dores

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 44

Outras informações:
Atendimento psicológico de pacientes e familiares em enfermaria e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI); realização de interconsultas; realização de treinamentos; elaboração de relatórios.

Atividades

  • 02/2018 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ostomia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ostomias.

  • 01/2018 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Cuidados Paliativos.,Cargo ou função, Vice-presidente da Comissão de Cuidados Paliativos.

  • 12/2017 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CIHDOTT.,Cargo ou função, Membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecido para Transplante (CIHDOTT).

2017 - 2019

Prefeitura de Itabira, PM/Itabira

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro titular do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabira (CMDPDI), ocupando a cadeira de representante das entidades prestadoras de serviços na área de habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência.

2015 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Clínica Psicanalítica, Carga horária: 10

Outras informações:
Carga horária total: 120h. Estágio supervisionado em Clínica Psicanalítica sob orientação da Profa. Dra. Maria Glaucia Pires Calzavara.

2014 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio em Pesquisa / Pesquisador Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Carga horária total: 384h. Estagiário em pesquisa/ Pesquisador Voluntário no projeto de Iniciação Científica: Configuração e Atuação das Equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Minas Gerais. O objetivo consistiu em estudar a configuração de equipes de CTA no estado de Minas Gerais, assim como os modos de atuação de cada profissional, notadamente de psicologia. Coordenador: Prof. Dr. Walter Melo Junior

2014 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica no projeto: Qualidade de vida de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: validação da escala S-CGQOL. O objetivo consiste na validação para o Brasil da escala de qualidade de vida de familiares cuidadores de pacientes psquiátricos com diagnóstico de esquizofrenia, denominada The Schizophrenia Caregiver Questionnaire (S-CGQOL). Orientadora: Marina de Bittencourt Bandeira

2014 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio em Clínica Psicanalítica Infantil, Carga horária: 10

Outras informações:
Carga horária total: 320h. Estágio supervisionado pela Profa. Dra. Maria Glaucia Pires Calzavara.

2013 - 2015

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Assistente Didático / Monitor Voluntário, Carga horária: 3

Outras informações:
Assistente Didático/ Monitor voluntário na disciplina Métodos de Pesquisa Quantitativa. Professora responsável: Marina Bandeira, PhD.

2013 - 2013

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio em Pesquisa / Pesquisador Voluntário

Outras informações:
Carga horária total: 150h. Estagiário em Pesquisa / Pesquisador voluntário no projeto de pesquisa: Estudo teste-reteste do Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Del-Prette). Coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Paulo Angelico.

2012 - 2013

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Assistente Didático, Enquadramento Funcional: Assistente Didático / Monitor Voluntário, Carga horária: 3

Outras informações:
Assistente Didático / Monitor Voluntário na disciplina Psicologia Experimental III. Professor responsável: Antonio Paulo Angélico.

2011 - 2013

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio em pesquisa / Pesquisador Voluntário, Carga horária: 5

Outras informações:
Carga horária total: 320h. Estudo das habilidades de falar em público: medidas observacionais e de autorrelato Como extensão de um estudo anterior, este projeto tem o objetivo geral de verificar se as manifestações subjetivas de ansiedade, detectadas com a aplicação das Escala para Auto-Avaliação ao Falar em Público (SSPS) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), estão associadas às manifestações comportamentais, identificadas por meio do Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP) e Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), em estudantes universitários de Psicologia. Coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Paulo Angelico.

2012 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Assistente Didático / Monitor Voluntário, Carga horária: 5

Outras informações:
Assistente didático / Monitor voluntário na disciplina Psicologia Experimental I. Professor responsável: Antonio Paulo Angelico.

2012 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Assistente Didático / Monitor Voluntário, Carga horária: 3

Outras informações:
Assistente Didático / Monitor Voluntário na disciplina Estágio Básico I - Observação Sistemática do Comportamento. Professora responsável: Marina de Bittencourt Bandeira

2012 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 12

Outras informações:
Integrante do corpo docente do curso de idiomas Expressions, projeto de extensão do Departamento de Letras Artes e Cultura (DELAC / UFSJ)..

2012 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor em Psicologia Experimental I, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor na disciplina Psicologia Experimental I Professor Responsável: Antonio Paulo Angélico.

2011 - 2011

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Assistente Didático / Monitor Voluntário, Carga horária: 6

2011 - 2011

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Estudante/ Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em Espanhol, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitoria em Espanhol do Curso de Extensão Expressions da Universidade Federal de São João del-Rei.

2015 - 2015

CNA idiomas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Língua Espanhola