Fábio Ribeiro Barros
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Piauí (2004), mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2015). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, atuando nas disciplinas de Genética Básica, Melhoramento genético de Plantas, Biotecnologia Vegetal e Experimentação Agrícola.
Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas
2011 - 2015
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: AVALIAÇÃO PÓS-COLHEITA DO MAMÃO EM ENSAIO DE VALOR DE CULTIVO E USO (VCU)
Jurandi Gonçalves de Oliveira. Bolsista do(a): Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Brasil.
Mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas)
2007 - 2009
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Estudo comparativo do potencial agronomico entre progênies F4 de Feijão-caupi de inflorescência simples e composta
, Ano de Obtenção: 2009.clodoaldo josé da anunciação filho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Vigna unguiculata, tipo de Inflorescência; BLUP.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: GENETICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
Formação complementar
2013 - 2013
Seleção Genomica Ampla. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, SBMP, Brasil.
2012 - 2012
A ciência e a arte da redação científica. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2008 - 2008
Inglês para Mestrado. (Carga horária: 45h). , Sarviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
Curso sobre Resistência de Plantas a doenças. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2006 - 2006
Agrotóxicos: Armazenamento, Uso e Receituário. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA, Brasil.
2006 - 2006
Boas Praticas de Fabricação de Mel de Abelha. (Carga horária: 200h). , Fundação Marioa Rufino, FMR, Brasil.
2005 - 2005
formação e capacitação em gestão ambiental. (Carga horária: 60h). , Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DNOCS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em técnicas de falar em público. (Carga horária: 20h). , serviço de apoio as micros e pequenas empresas, SRBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Introdução a Educação e Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
2003 - 2003
Apicultura e Cajucultura. , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
1998 - 1998
Operação e Digitação em Microcomputadores. (Carga horária: 120h). , digitu `s news, DIGITU `S, Brasil.
1997 - 1997
Datilográfia. (Carga horária: 360h). , União Artística Operária Teresinese, UNOP, Brasil.
1995 - 1996
curso de inglês. (Carga horária: 80h). , escola de inglês e espanhol, SKILL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: GENETICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS.
Organização de eventos
BARROS, F. R. . IV Congresso Fluminense de Iniciação Cientifica e Tecnológico. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Agrobalsas. IFUNDINDO CONHECIMENTO E MUDANDO VIDAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO: EXPOSIÇÃO EM STAND NO AGROBALSAS 2025. 2025. (Feira).
Agro Balsas. ª EXPOSIÇÃO DAS PLANTAS FORRAGEIRAS: ANATO MORFOFISIOLOGIA, CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS, MANEJO E CONSERVAÇÃO.,. 2025. (Feira).
Universidade Estadual do Maranhão.PEQUENOS HERÓIS DA SAÚDE: PROMOVENDO O BEM-ESTAR SUSTENTÁVEL NA PRIMEIRA INFÂNCIA,. 2025. (Encontro).
Universidade Estadual do Maranhão.RODADA DE PROMOÇÃO A SAÚDE E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: AÇÕES INFORMATIVAS SOBRE OS ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL, DA SALA DE AULA PARA A COMUNIDADE. 2025. (Encontro).
Curso/UEMA.CURSO DE PILOTAGEM DE DRONES E PROCESSAMENTO DE IMAGENS AÉREAS PARA ESTUDANTES DE AGRONOMIA DA UEMA E PROFISSIONAIS DE AGRÁRIAS DE BALSAS, MA, co. 2024. (Outra).
EXPOSIÇÃO DAS PLANTAS FORRAGEIRAS: ANATO MORFOFISIOLOGIA, CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS, MANEJO E CONSERVAÇÃO.,. EXPOSIÇÃO DAS PLANTAS FORRAGEIRAS: ANATO MORFOFISIOLOGIA, CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS, MANEJO E CONSERVAÇÃO.,. 2024. (Exposição).
Universidade Estadual do Maranhão.Certificamos que, o(a) Professor(a) FABIO RIBEIRO BARROS participou da Atividade de Extensão / evento HERBÁRIO VIVO: ESPAÇO DE VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DA FORRAGICULTURA NA ESCOLA ESPAÇO CRIATIVO, c. 2024. (Encontro).
Universidade Estadual do Maranhão.MOSTRA DE ADAPTABILIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL: APLICABILIDADE DOS MODIFICADORES AMBIENTAIS NA PRODUÇÃO ANIMAL,. 2024. (Encontro).
7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Avaliação Pós-Colheita dos Atributos de Qualidade em Híbridos de Mamoeiro (Carica Papaya L.) em Ensaio de Valor de Cultivo e Uso - VCU. 2013. (Congresso).
I Econto de Genética e Melhoramento de plantas do Estado do Rio de Janeiro.Avaliação da firmeza de frutos de mamoeiro do programa de melhoramento genético da UENF em ensaio de valor de cultivo e uso - VCU. 2012. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Avaliação Pós-Colheita De Híbrido do Programa de Melhoramento de Mamão da UENF. 2012. (Congresso).
1º Ciclo de Palestras em Diversidade Genética. 2011. (Encontro).
6º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. 2011. (Congresso).
Simposio em Genética e melhoramento de plantas da UENF. 2011. (Simpósio).
1º SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO AGRÍCOLA DO GESSO, DE REJEITOS DE MINERAÇÃO E PRODUTOS CONDICIONADORES DO SOLO,. 2007. (Simpósio).
SIMPÓSIO NACIONAL DA UFRPE SOBRE O USO AGRÍCOLA DO GESSO. 2007. (Simpósio).
X Simposio da Agronomia da UFRPE (SIMPAGRO) - Biocombustiveis: O Novo Paradigma da Produção Agricola Brasileira. 2007. (Simpósio).
X Simposio de Agronomia da UFRPE(SIMPRAGRO) biocombustivel. 2007. (Simpósio).
VIII SEMANA DE AGRONOMIA NO ESTADO DO PIAUI. 2005. (Simpósio).
V Simposio de Produção Científica de UESPI; III Seminario de Iniciação Científica e II Seminário de Pos-Graduação.Sistema Agroindustrial do Mel da Apis melifera na Microrregião de Picos. 2004. (Simpósio).
I SEMANA AGRONOMICA DE PICOS. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
SOLANGE MARIA DE FRANÇA; RICARDO MEZZOMO;BARROS, F. R.. Acaros-oragas em feijão-caupi e manejo com resistência varietal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALAN MARIO ZUFFO;BARROS, F. R.; FRANCISCO CHARLES DOS SANTOS SILVA. Adubações com organominerais em cultivares de milho cultivadas isoladamente ou consociadas com Urochloa Ruziziensis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALAN MARIO ZUFFO;BARROS, F. R.; MELO, S. A.. Influência dos organominerais enriquecidos om doses de fósforos sobre a população de ácaros na cultura da soja em Balsas-MA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
MARQUE, L. F.;BARROS, F. R.; PERTILE, M.. Levantamento sobre utilização de defensivos e descartes de embalagens na sona rural de Balsas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
MELO, S. A.;BARROS, F. R.; Diniz, A. A. Efeito da aplicação de diferentes fontes de fósforo em abertura da área na produtividade da cultura da soja Glicine Max (L.) em Tasso de Fragoso - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
Vale, L.s;BARROS, F. R.; PERTILE, M.. Eficiência de Diferentes Biotecnologias de Milho no Controle de Lagarta do Cartucho (Spodoptera frugiperda)e sua Produtividade na Região de São Domingos do Azeitão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; SILVA, G. J. R.; ZANATTA, T. S. C.. Avaliação de Fungicidas no Manejo de Diplodia na Cultura do Milho Safra (Sea mays L.) na Região de Baixa Grande do Ribeiro - Pi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; Negreiros, A. B; Barrozo, L. M. Beneficiamento e Potencial Fisiológico de Glycine max (L.).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; MARQUES, L. F.; SILVA, G. J. R.. Desempenho Agronômico de Híbridos de Milho [Zea mays. L.] em Plantio de Safrinha na Região de Balsas-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
MARQUES, L. F.;BARROS, F. R.; REIS, A. P.. Avaliação da Resposta de Diferentes Doses de Adubação Fosfatada Aplicada na Semeadura da Cultura do Feijão-Caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp. ].. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BAROZO, L. M.;BARROS, F. R.; MELO, S. A.. Análise de Danos Mecânicos Causados por Diferentes Métodos de Conduta e Beneficiamento em Sementes de Mamonas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
MARQUES, L. F.;BARROS, F. R.; NARTINS, K. S. C.. Resposta do Feijão-Caupi [Vigna ungiculata (L.) Walp.] a diferentes densidades de Semeadura e doses de Nitrogênio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; Sousa, J. R. Avaliação do sistema plantio cruzado na cultura da soja no cerrado Maranhense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; NARTINS, K. S. C.. Avaliação do estande populacional em variedades de soja [(Glycine max (L) Merril)] Intacta RR 2 PRO na Região da Batavo Balsas-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, L. S.;BARROS, F. R.; NARTINS, K. S. C.. Avaliação do Estande Populacional em Variedades De Soja [(Glycine max (L.)] Intacta RR 2 Pro na Região da Batavo em Balsas -MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
FREIRE FILHO, F. R.;BARROS, F. R.; LOPES, A. C de A. Analise de cruzamento Dialelico visando seleção para a precocidade em Feijão-Caupi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
Diniz, A. A;BARROS, F. R.; ZANATTA, T. S. C.. Integrante da comissão de avaliação o processo seletivo de professor substituto (edital nº 98/2018) do Centro de Estudos Superiores de Balsas. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
ZANATTA, T. S. C.;BARROS, F. R.; REIS, A. P.. Participar como integrante da banca de concurso seletivo para professor substituto (edital 117/2018). 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
Diniz, A. A; MARQUES, L. F.;BARROS, F. R.. Integrante da banca de concurso público Edital n° 39/2018. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
Diniz, A. A; BAROZO, L. M.;BARROS, F. R.. Integrante da banca de concurso público edital n° 39/2018. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
MELO, S. A.; VALE, L. S.;BARROS, F. R.. 17/2016- Reitoria/UEMA. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
MELO, S. A.;BARROS, F. R.; MARQUES, L. F.. Comissão examinadora do processo seletivo, destinado à contratação de professor Substituto, Edital 87/2015. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; Vale, L.s; PEREIRA, N. M. Z.; NASCIMENTO, A. F.. Integra a Comissão Examinadora da Matéria ou Disciplina Fitotecnia para Professor Adjunto para Atender o Curso de Agronomia do CESBA - UEMA, EDITAL Nº 03/2015-GR/UEMA. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.; BARBOSA, E.; Luciana Maier. Processo seletivo simplificado para professor substituto do curso de agronomia edital nº 88/2010- PROG-UEMA. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.. Corretor Ad hoc de projeto de pesquisas e plano de trabalho de programa primeiros passos na ciência. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.
ALAN MARIO ZUFFO;BARROS, F. R.; SOLANGE MARIA DE FRANÇA. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.
BARROS, F. R.. Avaliação de Relatório Parciais de Projetos dos Programas de Bolas de Iniciação Cientifica.. 2017.
MELO, S. A.;BARROS, F. R.; Vale, L.s. Concurso para professor Substituto (11/03/2016). 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
ÍNDICES DO ESPECTRO DO VISÍVEL ASSOCIADOS AO DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE SOJA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
CARACTERIZAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA ATRAVÉS DOS DESCRITORES MORFOLÓGICOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
?UTILIZAÇÃO DE BIOESTIMULANTE NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALGODÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Cruzamento e avaliação de cultivares de feijão-caupi com altos teores de ferro e zinco, visando identificar genótipos potenciais para futuros cruzamentos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Componentes de produtividade em híbridos de milho em função do espaçamento entre linhas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Estudo do potencial produtivos em genótipos biofortificados de Feijão-Caupi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Desenvolvimento Inicial de Cultivares de Abobora sob Diferentes doses de Matéria Orgânica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Adubação Orgânica no Desenvolvimento Inicial de Diferentes Genótipos de Feijão-fava; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Efeito da Matéria Orgânica no Crescimento de Cultivares de Fava; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Variação na densidade populacional de cultivares precoces de soja na região de tasso Fragoso - MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Desempenho Agronômico de Híbrido de Milho [Zea mays; L; ] em Plantio de Safrinha na Região de Balsas - MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Desempenho agronômico de quatro cultivares de feijão caupi nos cerrados de Pastos Bons-MA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
ENSINO DE PRÁTICAS ALIMENTARES NO NÍVEL FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
O ENSINO DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Estudo e seleção de progênies segregantes de feijão-caupi, visando aumento de produtividade e qualidade do grão; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Estudo do potencial genético de progênies F3 de feijão-caupi para identificar e selecionar genótipos com alta produtividade e altos teores de ferro e zinco; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Cruzamento entre Cultivares Tradicionais de Feijão-Caupi da Região de Balsas, Visando Obter Cultivares mais Produtividade e com Qualidade de Grão; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Cruzamento e Seleção entre Genótipos de Feijão-Caupi com Altos Níveis de Ferro e Zinco, Visando a Biofortificação ; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Avaliação de Cultivares Tradicionais de Feijão-Caupi na Região de Balsas - MA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Avaliação dos Níveis de Ferro e Zinco em cultivares tradicionais de Feijão-Caupi na Região de Balsas - MA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Monitoria da disciplina de Estatística Básica; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Monitora Disciplina de Experimentação Agrícola; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Monitora da Disciplina de Experimentação Agropecuária; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Bolsa Trabalho (UEMA); 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Cruzamento de cultivares de feijão-caupi visando aumento de produtividade e qualidade de grão; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Fábio Ribeiro Barros;
Produções bibliográficas
-
SILVA, KAHUÃ SOUSA DA ; OLIVEIRA, GUSTAVO CARDOSO ; KAIANE, KAIANE MARIA MARTINS MOREIRA ; ZUFFO, ALAN MARIO ; STEINER, FÁBIO ; BARROS, FABIO RIBEIRO ; SANTOS, ADANIEL SOUSA DOS ; AGUILERA, JORGE GONZÁLEZ ; IBAR, YAMILKA RIOS ; RIO, YAIME RUIZ DEL . Perception by high school students on the use of medicinal plants in post-pandemic times at escola estadual Dom Daniel Comboni in Balsas - MA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e18843, 2025.
-
LUZ, LUCAS NUNES DA ; SANTA-CATARINA, RENATO ; BARROS, GISLANNE BRITO ; BARROS, FÁBIO RIBEIRO ; VETTORAZZI, JULIO CESAR FIORIO ; PEREIRA, MESSIAS GONZAGA . Adaptability and stability of papaya hybrids affected by production seasonality. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 18, p. 357-364, 2018.
-
LUZ, LUCAS NUNES DA ; PEREIRA, MESSIAS GONZAGA ; BARROS, FÁBIO RIBEIRO ; BARROS, GILANNE DE BRITO ; FERREGUETTI, GERALDO ANTÔNIO . NOVOS HÍBRIDOS DE MAMOEIRO AVALIADOS NAS CONDIÇÕES DE CULTIVO TRADICIONAL E NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 37, p. 159-171, 2015.
-
Silva, L. R. A. ; SILVA, W. B. ; SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; GOMES, E. R. ; SILVA, M. R. T. ; SETUBAL, J. W. . AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE QUIABEIRO EM DIFERENTES SUBSTRATOS. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 24, p. 63-68, 2013.
-
SILVA, L. R. A. ; GOMES, E. R. ; SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; SILVA, M. R. T. ; SETUBAL, J. W. . AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE QUIABEIRO EM DIFERENTES SUBSTRATOS. Revista Científica Eletrônica de Agronomia , v. 24, p. 63-68, 2013.
-
BARROS, F. R. ; ANUBCIAÇÃO-FILHO, C.J. ; ROCHA, Maurisrael de Moura ; NUNES, J. A. R. ; DAMASCENO-SILVA, K. J. ; FREIRE FILHO, Francisco Rodrigues . Potencial genético de progênies de feijão-caupi segregando quanto ao tipo de inflorescência. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 46, p. 182-189, 2011.
-
Oliveira, J. G. ; SILVA, W. B. ; SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; MORALES, L. M. M. . Qualidade do mamão UENF/Caliman01 submetido à aplicação de cálcio em pós-colheita. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá - MT. XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014.
-
BARROS, F. R. ; Luz, L. N. ; Barros, G. B. ; SILVA, W. B. ; SILVA, G. M. C. ; Silva, L. R. A. ; RAMOS, H. C. C. ; Oliveira, J. G. . Avaliação Pós-Colheita dos Atributos de Qualidade em Híbridos de Mamoeiro (Carica Papaya L.) em Ensaio de Valor de Cultivo e Uso - VCU. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
RAMOS, H. C. C. ; Barros, G. B. ; Luz, L. N. ; BARROS, F. R. ; PEREIRA, M. G. ; MING, R. . Rápida Descoberta de SNP em mamoeiro (Carica Papaya L.) via metodologia RAD-Sequencing.. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia - MG. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
Luz, L. N. ; BARROS, F. R. ; Barros, G. B. ; RAMOS, H. C. C. ; PEREIRA, M. G. . Repetibilidade e Número Mínimos de Medições em Características Ligadas a Produção em Híbridos de Mamoeiro. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia - MG. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
Barros, G. B. ; RAMOS, H. C. C. ; Luz, L. N. ; BARROS, F. R. ; OLIVEIRA, C. R. R. ; SILVA, R. N. O. ; PEREIRA, M. G. ; FERREGUETTI, G. A. . Avaliação Preliminar de Genótipos de Mamoeiro (Carica papaya L.) Oriundos de Top Cross. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia - MG. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
SILVA, W. B. ; MORALES, L. M. M. ; SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; Silva, L. R. A. ; Gonçalves, Y. S. ; LERIN, J. ; SOUZA, A. F. ; Oliveira, J. G. . Efeito do Ácido Oligogalacturônio e do Alginato de Sódo na Vida Útil do Mamão Híbrido UENF/Caliman 01. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia - MG. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
BARROS, F. R. ; SILVA, W. B. ; SILVA, G. M. C. ; Silva, L. R. A. ; SOUZA, A. F. ; OLIVEIRA, J. G. . AVALIAÇÃO PÓS-COLHEITA DOS ATRIBUTOS DE QUALIDADE EM HÍBRIDOS DE MAMOEIRO. In: 1º Congresso Estadual de Pós-graduação Centro Universitario São Camilo, 2013, Cachueiro do Itapemirim - ES. 1º Congresso Estadual de Pós-graduação de Centro Universitario São Camilo saúde, educação e gestão, desafios e perspectivas, 2013.
-
SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; SILVA, W. B. ; Silva, L. R. A. ; MIZOBUTSI, G. P. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NO AMADURECIMENTO DA BANANA PRATA-ANÃ. In: 1º Congresso Estadual de Pós-graduação Centro Universitario São Camilo, 2013, Cachueiro do Itapemirim - ES. 1º Congresso Estadual de Pós-graduação de Centro Universitario São Camilo saúde, educação e gestão, desafios e perspectivas, 2013.
-
SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; Silva, L. R. A. ; SILVA, W. B. ; MIZOBUTSI, G. P. . EFEITO DA TEMPERATURA NA QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BANANA GENÓTIPO PA 42-44. In: 1º Congresso Estadual de Pós-graduação Centro Universitario São Camilo, 2013, Cachueiro do Itapemirim - ES. 1º Congresso Estadual de Pós-graduação de Centro Universitario São Camilo saúde, educação e gestão, desafios e perspectivas, 2013.
-
LERIN, J. ; SILVA, S. R. ; SILVA, W. B. ; BARROS, F. R. ; SILVA, G. M. C. ; Silva, L. R. A. ; PUTTI, G. L. ; MONTEIRO, R. O. C. . Avaliação de Caracteristicas Fenológicas da Cultivar de Pessegueiros BRS Rubimel Produzindos na Serra Gaúcha. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlandia - MG. 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.
-
BARROS, F. R. ; Barros, G. B. ; LUZ, L. N. ; SILVA, W. B. ; TEIXEIRA, A. J. ; OLIVEIRA, J. G. . Avaliação Pós-Colheita De Híbrido do Programa de Melhoramento de Mamão da UENF. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves -RS. XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 120.
-
SOUZA, A. F. ; OLIVEIRA, M. G. ; GONCALVES, I. S. ; BARROS, F. R. ; SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, J. G. . Efeito da Injúria por Compressão em Mamões 'UENF/Caliman01'. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves -RS. XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 103-103.
-
SILVA, W. B. ; SALGADO, G. ; PRATES, L. O. ; BUCK, G. B. ; Gonçalves, Y. S. ; BARROS, F. R. ; SOUZA, A. F. . Influência da Adubação Potássica na Produtividade do Milho. In: FERTBIO, 2012, Maceió - AL. A Responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.
-
ROCHA, M de M ; Oliveira, J. T. S ; K. J. D. SILVA ; FREIRE FILHO, F. R. ; BARROS, F. R. ; E. V. RODRIGUES . Adaptabilidade e Estabilidade Produtiva de Genótipos de Feijão-caupi ao Semiárido Piauiense. In: 6º Congresso Brasileiro, 2011, Bùzios - Rio de Janeiro. Panorama Atual e Pespectivas do Melhoramento de Plantas no Brasil, 2011.
-
BARROS, F. R. ; ROCHA, M de M ; NUNES, J. A. R. ; FREIRE FILHO, F. R. ; SILVA, K. J. D. E. ; SOBRAL, P. V. C. ; RODRIGUES, E. V. . Estudo Comparativo entre Progênies F4 de Feijão-Caupi de Inflorescência Simples e Composta. In: II Congresso Nacionail de Feijão-Caupi, 2009, Belem-PA. II Congresso Nacional de Feijão-Caupi (II CONAC)., 2009. v. II.
-
SOBRAL, P. V. C. ; ROCHA, M. M. ; SILVA, K. J. D. E. ; FREIRE FILHO, F. R. ; BARROS, F. R. ; RODRIGUES, E. V. . Divergência Genética Entre Acessos e CUltivares de Feijão-Caupi com Base em Descritores Quantitativos. In: II Congresso Nacional de Feijão-caupi, 2009, Belem-PA. II Congresso Nacional de Feijão-caupi (II CONAC). Belem-PA, 2009.
-
BARROS, F. R. ; Barros, G. B. ; LUZ, L. N. ; Silva, L. R. A. ; Gonçalves, Y. S. ; OLIVEIRA, J. G. . Avaliação em Pós-Colheita de Híbridos de Mamoeiro em Ensaio de Valor de Cultivo e Uso. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campso dos Goytacazes. IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; XII Mostra de Pós-Graduação UENF, 2012.
-
SOUZA, A. F. ; OLIVEIRA, M. G. ; Gonçalves, Y. S. ; BARROS, F. R. ; SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, J. G. . Efeito da Injúria por Compressão em Mamões 'UENF/Caliman01'. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campso dos Goytacazes. IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; XII Mostra de Pós-Graduação UENF, 2012.
-
LUZ, L. N. ; Barros, G. B. ; BARROS, F. R. ; PEREIRA, M. G. . Produção de Frutos Em Híbridos Pré-Comeciais de Mamão em Avaliação de Valor de Cultivo e Uso. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campso dos Goytacazes. IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; XII Mostra de Pós-Graduação UENF, 2012.
-
LUZ, L. N. ; Barros, G. B. ; BARROS, F. R. ; PEREIRA, M. G. . Valor de Cultivo e Uso em Híbridos Pré- comerciais de Mamão. In: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012, Campso dos Goytacazes. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2012.
-
BARROS, F. R. ; LUZ, L. N. ; Barros, G. B. ; SOUZA, A. F. ; AZEVEDO, T. O. ; SILVA, W. B. ; AROUCHA, E. M. M. ; OLIVEIRA, J. G. . Avaliação da firmeza de frutos de mamoeiro do programa de melhoramento genético da UENF em ensaio de valor de cultivo e uso - VCU. In: I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Campso dos Goytacazes. I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
-
Barros, G. B. ; RAMOS, H. C. C. ; LUZ, L. N. ; BARROS, F. R. ; PEREIRA, M. G. . Utilização de testadores para avaliação da capacidade combinatória em mamoeiro (Carica papaya L.). In: I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Campso dos Goytacazes. I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
-
SILVA, G. M. C. ; SILVA, W. B. ; Silva, L. R. A. ; BARROS, F. R. ; OLIVEIRA, J. G. . Efeito da aplicação do inibidor da oxidase alternativa, n-propyl gallato, na atividade respiratória em mitocôndrias isoladas da polpa do mamão e na conservação pós-colheita do fruto. In: I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Campso dos Goytacazes. I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
-
Silva, L. R. A. ; SILVA, W. B. ; SILVA, G. M. C. ; BARROS, F. R. ; OLIVEIRA, J. G. . Influência da atividade respiratória de mitocôndrias em diferentes frutos de mamão do grupo solo, variedade kapoho com polpa amarela e vermelha. In: I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Campso dos Goytacazes. I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
-
SOUZA, A. F. ; TEIXEIRA JUNIOR, A. J. ; OLIVEIRA, M. G. ; SILVA, W. B. ; Gonçalves, Y. S. ; BARROS, F. R. ; SILVA, M. G. ; OLIVEIRA, J. G. . Emissão de etileno e dióxido de carbono nos cultivares ?TAINUNG01? e ?UENF/CALIMAN01? ao longo do amadurecimento. In: I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Campso dos Goytacazes. I Encontro de Genética e Melhoramento de Plantas do Estado do Rio de Janeiro, 2012.
-
DIAS, N. E. ; BARROS, F. R. ; SOUSA, R. M. ; VALE, L. S. ; Santos, M. R ; SANTOS, M. R. . Desempenho Agronômico de Cultivares de Feijão Caupi no Município de Pastos Bons - MA. In: XI Simposio de Produção Cientifica, 2011, Teresina. XI Simposio de Produção Cientifica, 2011.
-
BARROS, F. R. ; Barros, G. B. ; LUZ, L. N. ; SILVA, W. B. ; TEIXEIRA, A. J. ; OLIVEIRA, J. G. . Avaliação Pós-Colheita de Híbrido do Programa de Melhoramento de Mamão da UENF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, F. R. ; Barros, G. B. ; LUZ, L. N. ; Silva, L. R. A. ; Gonçalves, Y. S. ; OLIVEIRA, J. G. . Avaliação em Pós-Colheita de Híbridos de Mamoeiro em Ensaio de Valor de Cultivo e Uso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROS, F. R. ; SILVA, C. L. . Sistema Agroindustrial do Mel na Microrregião de Picos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, M de M ; Oliveira, J. T. S ; K. J. D. SILVA ; FREIRE FILHO, F. R. ; Ribeiro, V. Q ; BARROS, F. R. ; E. V. RODRIGUES . Seleção de genótipos de feijão-caupi tipo comercial canapu no semiárido piauiense. Teresina: Embrapa Meio-Norte 2011 ((Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).).
Outras produções
BARROS, F. R. ; BAROZO, L. M. ; Diniz, A. A ; REIS, A. P. ; ZANATTA, T. S. C. . Membro de Núcleo Docente Estruturante no Curso de Agronomia. 2015. ((Portaria 014/2015 ) Núcleo do Curso de Agronomia).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE SORGO ARMAZENADAS EM DIFERENTES AMBIENTES, Descrição: O Cerrado maranhense esta inserida na região do Matopiba, composta pelos estados do MA, TO, PI e BA considerado o grande celeiro do nordeste pela expressiva produção de grãos. Entretanto, adversidades climáticas podem limitar a expansão de áreas na época de plantio conhecida safrinha, principalmente em relação ao regime pluviométrico. Deste modo o sorgo apresenta-se como uma alternativa viável para produção na segunda safra pela sua rusticidade e adaptabilidade em condições adversas quando comparado ao milho. Diante disso, é importante determinar a qualidade fisiológica e sanitária das sementes de diferentes cultivares de sorgo produzidas no sul do MA, bem como, formas de armazenamentos destas. A qualidade fisiológica possibilitam avaliar o vigor das sementes e consequentemente o desempenho das sementes a campo e a produção da cultura. A qualidade sanitária das sementes esta relacionada com a presença de microrganismos patogênicos presentes nas sementes prejudicando o potencial de produção. O armazenamento de sementes está diretamente associado com a manutenção da qualidade fisiológica e sanitária das sementes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Coordenador / Adriana Araújo Diniz - Integrante / RICARDO MEZZOMO - Integrante / ALAN MARIO ZUFFO - Integrante / CAIO VINICIUS DE MIRA MENDES - Integrante / CARLA FONSECA ALVES CAMPOS - Integrante / FRANCISCO CHARLES DOS SANTOS SILVA - Integrante / LEANDRA MATOS BARROZO - Integrante / SOLANGE MARIA DE FRANÇA - Integrante / TATIANE SCILEWSKI DA COSTA ZANATTA - Integrante / LAISA COELHO DOS SANTOS LOPES - Integrante / DAVI BEZERRA KOSSMANN - Integrante / ARINALDO DA CONCEIÇÃO BRITO - Integrante / AURILUCIA DO NASCIMENTO SILVA CALDAS - Integrante / KAUAN DE ALENCAR FEITOSA - Integrante / VITOR RAFAEL DE SOUSA BRITO - Integrante.
-
2022 - Atual
TÍTULO DO PROJETO DO ORIENTADOR: FUNÇÃO DA AUXINA NA GERMINAÇÃO, CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE GENÓTIPOS DE TOMATEIRO SUBMETIDOS AO DÉFICIT HÍDRICO TÍTULO DO PROJETO DO BOLSISTA: EFEITOS DA AUXINA E OSMOCONDICIONAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE GENÓTIP, Descrição: O déficit hídrico é um dos principais fatores abióticos que limitam a produtividade agrícola, visto que a água desempenha importante papel em processos como a germinação e fotossíntese. Nesse contexto, tomateiro (Solanum lycopersicum L.) é uma cultura de importância socioeconômica e científica, que tem sua produtividade afetada pela deficiência hídrica. Devido à disponibilidade de mutantes, incluindo aqueles com sensibilidade à auxina, torna-se crucial estudar os efeitos desse hormônio em resposta ao de déficit, onde o condicionamento fisiológico de sementes é uma técnica promissora na indução de tolerância ao estresse hídrico. Desse modo, objetiva-se avaliar os efeitos da auxina na qualidade fisiológica de sementes, crescimento vegetal e produtividade de genótipos mutantes de tomateiro, dgt e entire, de baixa e alta sensibilidade à auxina, respectivamente, sob condição de déficit hídrico. Para isto, serão realizados dois experimentos, o primeiro irá avaliar-se a qualidade fisiológica de sementes de tomateiros mutantes à auxina, dgt e entire, sob diferentes condições hídricas, no qual as sementes serão tratadas com polietilenoglicol (PEG 6000) em diferentes potenciais osmóticos e avaliadas a porcentagem de germinação (G), primeira contagem de germinação (PCG), índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento da raiz (CR), massa seca da parte aérea (MSPA) e massa seca da raiz (MSR). No segundo experimento, irá avaliar-se os efeitos do déficit hídrico no crescimento e produtividade de genótipos de tomateiros mutantes à auxina, onde o tratamento de déficit hídrico será imposto na fase vegetativa. Dessa forma, serão avaliados a área foliar (AF), altura da planta (AP), diâmetro do caule (DC), comprimento da raiz (CR), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca da raiz (MSR), produção de frutos (PF), diâmetro vertical do fruto (DVF), diâmetro horizontal do fruto (DHF) e peso médio dos frutos (PMF).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Coordenador / RICARDO MEZZOMO - Integrante / ALAN MARIO ZUFFO - Integrante / LEANDRA MATOS BARROZO - Integrante / TATIANE SCILEWSKI DA COSTA ZANATTA - Integrante / LAISA COELHO DOS SANTOS LOPES - Integrante / JOEL CABRAL DOS SANTOS - Integrante / ADRIANA ARAUJO DINIZ - Integrante / ALAECIO PINHEIRO DOS REIS - Integrante / GRASIELE MARTINS SOUSA - Integrante.
-
2018 - 2019
DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-FAVA SOBRE DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Coordenador / Luciano Façanha Marque - Integrante / Ariana Araújo Diniz - Integrante.
-
2014 - 2015
Cruzamento entre progênies de feijão-caupi, visando aumento de produtividade e melhoria na arquitetura das plantas, Descrição: Cruzamento e seleção entre as cultivares tradicionais da região de Balsas, visando melhoria na produtividade e na arquiteturas de plantas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Coordenador / Luciano Façanha Marques - Integrante / Leandra Matos Barozo - Integrante.
-
2014 - 2015
Cruzamento entre genótipos de feijão-caupi com altos níveis de ferro e zinco, visando a biofortificação, Descrição: Cruzamento e seleção entre as cultivares tradicionais da região de Balsas, visando biofortificação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Coordenador / Leandra Matos Barozo - Integrante / Luciano Façanha Marque - Integrante.
-
2008 - 2010
Desenvolvimento de cultivares de feijão-caupi do tipo comercial canapu para o semi-árido Piauiense, Descrição: O pojeto visa a avaliação de ensaios de valor de cultivo e uso de linhagens de feijão-caupi tipo comercial Canapu para subsidiar o lançamento de uma cultivar para o semi-árido piauiense... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Integrante / Maurisrael de moura rocha - Coordenador / Francisco Rodrigues Freire Filho - Integrante / Kaesel Jackson Damasceno e Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2009
Seleção e avaliação da eficiência produtiva de progênies F3 de feijão -caupi portador de inflorescência composta., Descrição: O projeto foi conduzido na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Meio-Norte(Embrapa Meio-Norte) e em parceria com a Universidade Federal Rural do Pernambuco(UFRPE). O projeto foi conduzido em duas etapas. A primeira etapa foi realizada em telado com a finalidade de avançar os materiais que não segregaram na geração anterior, ou seja, de inflorescência simples, para a terceira geração. Nesta etapa foi selecionada uma planta com inflorescência composta e uma planta com inflorescência simples de cada família nos dois cruzamentos. A segunda etapa do projeto foi realizada em campo sobre sistema irrigado, utilizando o delineamento de blocos incompleto com tratamento comum para as famílias com inflorescência composta e tratamento não comum para as famílias de inflorescência simples.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio Ribeiro Barros - Integrante / Francisco Rodrigues Freire Filho - Integrante / Clodoaldo José da Anunciação Filho - Integrante / Maurisrael de Moura Rocha - Coordenador / Kaesel Jackson Damasceno e Silva - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Maranhão, Unidade de Estudos de Agronomia, Departamento do Curso de Agronomia - UEMA - Balsas. , Praça Gonçalves dias, s/n - Balsas -MA, Centro, 65870000 - Balsas, MA - Brasil, Telefone: (99) 35412801, URL da Homepage: ,
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2015
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroVínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Bosista, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministra e auxilia aulas práticas de Fisiologia Vegetal nos cursos de graduação da UENF
2008 - 2008
EMPRESA BRASILEIRA DE Pesquisa Agropecuária do Meio-NorteVínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiário sem vinculo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio de 1120 horas no programa de melhoramento genético do feijão-caupi
2004 - 2004
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Sem Vinculo, Carga horária: 240, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando no manejo e alimentação de colméia
2006 - 2006
Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuaria do Meio-NorteVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Sem Vinculo, Carga horária: 187, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando no melhoramento genético de feijão-caupi, montando ensáio, fazendo coleta de dados e mensuração de caracteres em campo
2006 - 2007
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São PauloVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: projeto de pesquisa
Outras informações:
Contratado para coordenar projeto na região de picos piaui com agricultores familiares
2010 - 2011
Universidade Estadual do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor Substituto da Disciplina de Genética
2010 - 2010
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor substituto da Disciplina Experimentação Agrícola
2006 - 2006
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 200
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Ribeiro Barros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?