POLIANA DANTAS DA NÓBREGA

Psicóloga formada na Universidade Federal de Campina Grande (2010-2015). Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual de Campina Grande (2016-2018). Especialista em Saúde mental e Rede Atenção Psicossocial pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (2016-2018). Atualmente é chefe de Secão na SMS da PMJP (2021 a 2025). Pesquisadora. Preceptora. Psicóloga Clínica com percurso em Psicanálise Lacaniana (2015 até os dias atuais) com consultórios em Picuí-PB, Campina Grande-PB e João Pessoa-PB.Já atuou como Coordenadora Regional na Confederação Nacional dos Municípios (2015 a 2019) em Brasília-DF, em um projeto vinculado a União Europeia que trabalhava REDES para Reinserção Social.. Atuou em municípios da Paraíba e Rio Grande do Norte como Psicóloga da Saúde em Equipes de NASF-AB de Nova Palmeira-PB (2018) e Frei Martinho (2019), Já atuou como Orientadora de Aprendizagem no SENAC, no IBGE (2010) e como Bolsista vinculada ao Pró-saúde do Ministério da Saúde - Brasília-DF.Áreas de atuação de pesquisa: Psicologia da Saúde. Psicologia Clínica. Clínica do Trabalho. Saúde Mental e Redes. Psicologia Hospitalar. Psicologia Infantil. Política Pública em Saúde (Saúde Materno Infantil e Saúde do Trabalhador).

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia da Saúde

2016 - 2018

Universidade Estadual da Paraíba
Título: A rede de saúde do trabalhador sob a perspetiva do usuário: Análise das trajetórias e das implicações do adoecimento para o trabalhador, Ano de Obtenção: 2018
Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo.Palavras-chave: Saúde do trabalhador; Psicodinâmica do Trabalho; Serviços de Saúde.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial

2016 - 2017

Instituto de Ensino Superior Múltiplo
Título: Reflexões sobre a maternidade à luz da psicanálise
Orientador: Pauleska Azevedo Nóbrega

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Federal de Campina Grande
Título: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ACERCA DO PAPEL DA PSICOLOGIA NO CEREST
Orientador: Professora Dr. Aline Vieira de Lima Nunes

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

COLEGIO E CURSO DIVINO ESPIRITO SANTO

Formação complementar

2020 -

E-SUS Prontuário Eletrônico 4.0. (Carga horária: 60h). , Ministério da Saúde, MISAU, Moçambique.

2019 -

Curso EAD - Capacitação de equipes multiplicadoras em Saúde do Idoso. (Carga horária: 46h). , Hospital do coração, HCOR, Brasil.

2014 -

My English Online. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2020 - 2020

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA PARA ENFRENTAMENTO DE COVID 2019. (Carga horária: 15h). , Secretaria de Saúde de Frei Martinho, SSFM, Brasil.

2019 - 2019

Terapeuta FlorSol. (Carga horária: 12h). , Centro de Educação Popular, CENEP, Brasil.

2015 - 2017

Avaliação e Monitoramento. (Carga horária: 40h). , Confederação Nacional dos Municípios, CNM, Brasil.

2014 - 2014

CURSO CAPACITA. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Curso SUPERA. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICA SOBRE DROGAS, SENAD, Brasil.

2013 - 2013

Fundamentos de Psicofarmacologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Consultoria em Gestão de Pessoas - Transformare. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

NÓBREGA, P. D. . II Simpósio de Psicologia da UFCG: A atuação do Psicólogo. Perspectivas e Desafios. 2014. (Outro).

NÓBREGA, P. D. . Simpósio Multidisciplinar de Laser e Envelhecimento Humano. 2013. (Outro).

Participação em eventos

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO AOS PROBLEMAS RELACIONADOS A DROGAS. ATUAÇÃO DO PROJETO REINSERIR E A PROMOÇÃO DE INTERSETORIALIDADE EM MUNICÍPIOS PARAIBANOS. 2017. (Congresso).

I Seminário A clínica com crianças: Possibilidades e Desafios.Relatório de Experiência - Leite Barata: Digerindo a maternidade?. 2015. (Seminário).

II Simpósio de Psicologia da UFCG: A prática do psicólogo. Perspectivas e Desafios.O LUGAR DOS PAIS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS ? UM OLHAR PSICANALÍTICO. 2014. (Simpósio).

Semana d@ Psicólog@ da UFCG 2014 - Psicologia, Diversidade e Cultura: Abordando Temas Emergentes. 2014. (Oficina).

XVI Simpósio Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas - Dependência, Compulsão e Impulsividade.ARTICULAÇÃO EM REDE DE SAÚDE: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO BÁSICO E ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL DE CAMPINA GRANDE: UMA PESQUISA DO PET SAÚDE. 2014. (Simpósio).

XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Percepção de profissionais do CAPS-AD* a respeito da política de redução de danos: uma pesquisa do PET SAÚDE - Atenção psicossocial a usuários de de álcool, crack e outras drogas. 2014. (Congresso).

Encontro Norte Riograndense de Neuropsicologia.COMPROMETIMENTO COGNITIVO DA MEMÓRIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2013. (Encontro).

II Simpósio sobre Psicologia hospitalar e da saúde. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Avaliação Psicológica: Desafios e implicações éticas na atuação do Psicólogo. 2013. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. DOLESCÊNCIA, GRAVIDEZ E DROGADIÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2013. (Congresso).

Palestra de Consultoria em Gestão de Pessoas, promovida pela Transformare ?. 2013. (Outra).

III CONGRESSO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL. ARTE E SAÚDE MENTAL: A ARTE DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO COMO RECURSO TERAPÊUTICO. 2012. (Congresso).

I Simpósio multidisciplinar: Corpo, cultura e sociedade: Diálogos e reflexões. 2012. (Simpósio).

I SIMPÓSIO ABRASPO PARAÍBA. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Psicologia da UFCG. 2011. (Simpósio).

Mini-curso "O uso da Psicanálise no Hospital". 2010. (Outra).

VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. 2010. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NÓBREGA, P. D. ; MAXIMO, T. A. C. O. ; MENDONCA, M. B. . "Falta olhar direito para o trabalhador": A perspectiviva de usuários acerca da rede de saúde do trabalhador. In: Máximo, T. A. C. de O. et al.. (Org.). "Falta olhar direito para o trabalhador": A perspectiviva de usuários acerca da rede de saúde do trabalhador. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2023, v. 1, p. 156-185.

  • Santos, R. ; Barbosa, K. ; Lellis, M. ; Lima, G. ; Brasil, M. ; NÓBREGA, P. D. . A ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. In: IV CONGRESSO PIAUIENSE DE SAÚDE PÚBLICA E IV SEMINÁRIO DE ENSINO NA SAÚDE, 2015, Piauí. S A N A R E Revista de Políticas Públicas. Ceará: SANARE, 2014. v. 14. p. 13-13.

  • NÓBREGA, P. D. ; SOUSA, L. F. ; BARROS, D. L. . Arte e Saúde Mental. A criação artística de Arthur Bispo do Rosário como recurso terapêutico. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL, 2012, FORTALEZA. Relatório de Livro de resumos, 2012.

  • SOUSA, L. F. ; FIGUEIREDO, B. L. ; NÓBREGA, P. D. ; BARROS, D. L. ; GUIMARÕES, C. A. F. . O sentido como resistência à anulação do indivíduo. In: VI Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial ; III ENCONTRO LATINO AMERICANO HUMANÍSTICO-EXISTENCIAL: LOGOTERAPIA; V Congresso Nordestino Humanístico Existencial., 2012, Campina Grande. Ética do Sentido e Cultura de Paz., 2012.

  • BARROS, D. L. ; ALEXANDRE, M. E. S. de ; SOUSA, L. F. ; NÓBREGA, P. D. . O CASO ESTAMIRA E A EXCLUSÃO SOCIAL DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL, 2012, FORTALEZA. Relatório de Livro de resumos, 2012.

  • NÓBREGA, P. D. . Saúde Mental e Estudos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NÓBREGA, P. D. ; Macedo, Polyana . Grupo Saúde em ação: Relato de Experiência do NASF. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NÓBREGA, P. D. ; SOUSA, L. F. ; Barreto, E. K. G. ; BARROS, D. L. . O LUGAR DOS PAIS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS ? UM OLHAR PSICANALÍTICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NÓBREGA, P. D. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET SAÚDE -ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A USUÁRIOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, R. J. ; NÓBREGA, P. D. ; YASSAKI, Y. E. ; RODRIGUES JUNIOR, J. E. . ANÁLISE DA CONCORDÂNCIA E DISCORDÂNCIAS DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO CAPS AD E UBSF SOBRE A POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NÓBREGA, P. D. . ARTICULAÇÃO EM REDE DE SAÚDE: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO BÁSICO E ESPECIALIZADO EM SAÚDE MENTAL DE CAMPINA GRANDE: UMA PESQUISA DO PET SAÚDE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, R. J. ; SILVA, A. B. ; RODRIGUES JUNIOR, J. E. ; NÓBREGA, P. D. ; YASSAKI, Y. E. . REDUÇÃO DE DANOS E ARTICULAÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE: AÇÕES DE IMPACTO CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, R. J. ; RODRIGUES JUNIOR, J. E. ; SILVA, A. B. ; ANDRARDE, M. T. M. ; NÓBREGA, P. D. ; YASSAKI, Y. E. . MUDANÇA DE PARADIGMAS: UM OLHAR PROFISSIONAL SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, P. D. ; FERREIRA, L. ; BARROS, D. L. ; FIGUEIREDO, B. L. . ADOLESCÊNCIA, GRAVIDEZ E DROGADIÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, P. D. . COMPROMETIMENTO COGNITIVO DA MEMÓRIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Barreto, E. K. G. ; NÓBREGA, P. D. ; SOUSA, L. F. ; FIGUEIREDO, B. L. . A IMPORTÂNCIA DA FAMIÍLIA NA RELAÇÃO COM O PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, L. F. ; FIGUEIREDO, B. L. ; NÓBREGA, P. D. ; BARROS, D. L. . O SENTIDO COMO RESITÊNCIA Á ANULAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, P. D. . A ARTE DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO COMO RECURSO TERAPÊUTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, D. L. ; ALEXANDRE, M. E. S. de ; FERREIRA, L. ; NÓBREGA, P. D. . 'O CASO ESTAMIRA E A EXCLUSÃO SOCIAL DO PORTADOR DE SOFRIMENTO PSÍQUICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NÓBREGA, P. D. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CAMPO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ACERCA DO PAPEL DA PSICOLOGIA NO CEREST. Biblioteca Setorial - UFCG - CBBS, 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Outras produções

NÓBREGA, P. D. ; RIBEIRO, R. S. ; Stranz, E. . Projeto Reinserir. 2019.

BARRETO, M. B. ; RIBEIRO, R. S. ; NÓBREGA, P. D. . Tratamento da Dependência Química: Conceitos e Abordagens. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

autônomo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2018

Confederação Nacional dos Municípios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Regional, Carga horária: 40

Outras informações:
O projeto Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Projeto Reinserir) é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios ? CNM com o apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil que visa desenvolver atividades que incentivam a integração das redes de assistência social, saúde, educação, bem como os trabalhos sociais desenvolvidos pela comunidade na 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba para promover a Reinserção Social de dependentes químicos, bem como o reestabelecimento de seus vínculos familiares e comunitários.

2012 - 2014

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PALMEIRA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicólogo - NASF, Carga horária: 30

2014 - 2014

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora de Aprendizagem, Carga horária: 40

2010 - 2010

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 30