Renan Barroso Soares

Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em engenharia química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado (2020) em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo e especialização (2010) em Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo pelo Instituto Federal Fluminense. Atuou como engenheiro químico na M-I SWACO, a Schlumberger Company, entre Julho/2010 e Maio/2016, trabalhando em sondas de perfuração, porto marítimo e escritório de projetos. Exerceu atividades como gerenciamento de laboratório, coordenação de bases de apoio às operações offshore, suporte técnico ao cliente, elaboração de programas de fluidos de perfuração e completação, análises hidráulicas, execução, acompanhamento e gerenciamento das atividades de fluidos executadas em na plataforma de petróleo, gerenciamento de pessoal, supervisão na fabricação e bombeio de fluidos, dentre outras. Atuou como docente na Faculdade MULTIVIX-Vitória e no IFES-Vila Velha, ministrando diversas disciplinas, dentre elas: Processos Químicos, Controle de Processos, Tratamento de Resíduos, Química Geral, Experimental, Orgânica e Inorgânica, Análise de Alimentos e Metrologia Química. Atualmente trabalha na Ambipar Group, realizando estudos customizados para os mais variados setores da indústria, de forma a fornecer soluções mais sustentáveis aos processos de engenharia.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Ambiental

2016 - 2020

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: TOWARD AN EFFECTIVE USE OF MICROALGAE BIOMASS FROM UASB REACTORS: FROM HARVESTING TO SMALL GASIFICATION
Ricardo Franci Goncalves. Coorientador: Marcio Ferreira Martins. Palavras-chave: Esgoto; microalga; Gaseificação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Produção de biocombustível.

Mestrado em Engenharia Química

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estudo da destilação extrativa salina em coluna recheada para a produção de etanol, Ano de Obtenção: 2010
Marisa Fernandes Mendes.Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: HETP; Destilação Extrativa Salina; Anéis de Raschig.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Termodinâmica.

Especialização em Especialização em Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo

2010 - 2010

Instituto Federal Fluminense
Título: N/A
Orientador: N/A

Graduação em Engenharia quimica

2004 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Gás Natural: Uma visão Geral
Orientador: Marisa Fernandes Mendes

Formação complementar

2020 - 2020

Moodle para Educadores. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

2018 - 2018

Open LCA para Aplicação do Ciclo de Vida Ambiental. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2018 - 2018

Operação e manutenção básica no cromatógrafo a gás composto por GC-14B. (Carga horária: 10h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2017 - 2017

Introducción a la biotecnología alga. (Carga horária: 95h). , Fundación para investigaciones Biológicas Aplicadas - FIBA, INBIOTEC-CONICET, Argentina.

2012 - 2012

Deepwater Certified. (Carga horária: 44h). , M-I SWACO, a Schlumberger Company, MISWACO, Trinidad e Tobago.

2009 - 2009

Tecnologia da Produção de Etanol. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2008 - 2008

Alternativas Energéticas - Termoconversão Aplicada a Biomassas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2007 - 2007

Auto Cad 2000. (Carga horária: 44h). , Thecnocomp Informática, THECNOCOMP, Brasil.

2006 - 2006

AIQ - Auditor Interno da Qualidade - ISO 9001:2000. (Carga horária: 20h). , Siderúrgica Ibiraçu, SI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Produção de energia - Gaseificação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Operações de Separação e Mistura.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Termodinâmica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Saneamento Básico.

Organização de eventos

GONÇALVES, R. F. ; SOARES, R. B. . Novas tecnologias para tratamento de esgoto visando a produção de energia, a reciclagem de nutrientes e a produção de água de reuso. 2017. (Outro).

SOARES, R. B. . I Workshop Internacional de Biorremediação de Áreas Contaminadas e XI Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente. 2016. (Outro).

Participação em eventos

'ENCONTRO COM A QUÍMICA.'RODA DE CONVERSA ONLINE: VIVÊNCIAS DE MERCADO. 2020. (Encontro).

Boas Vindas ao estudantes ingressantes do curso Bacharelado em Química Industrial.O Químico Industrial e sua atuação no mercado de trabalho: experiência na indústria do petróleo.. 2019. (Outra).

II Seminário Nacional de Recursos Hídrico e Saneamento Ambiental.Avaliador de trabalhos técnicos. 2019. (Seminário).

Os Desafios da Ciência na Era da Informação. 2019. (Seminário).

POLO DE INOVAÇÃO NOS CAMPI: MODELO DE GESTÃO. 2019. (Encontro).

VII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUÍMICA.AVALIAÇÃO DA INTERFERENCIA DE COAGULANTES NO PODER CALORÍFICO DE MICROALGAS. 2019. (Simpósio).

1 encuentro de la red iberoamericana de investigation de las energias renovables y cuidado del ambiente.Avaliação bibliométrica para gaseificação de microalgas. 2018. (Encontro).

IX Encontro de Física Aplicada.Modelagem termodinâmica do reaproveitamento de calor em gaseificadores visando secagem de lodo. 2018. (Encontro).

XII seminário estadual sobre saneamento e meio ambiente e II workshop internacional de biorremediação de áreas contaminadas.Levantamento bibliométrico e mapeamento da análise de ciclo de vida para microalgas: uma revisão da literatura. 2018. (Seminário).

XII seminário estadual sobre saneamento e meio ambiente e II Workshop internacional de biorremediação de áreas contaminadas.Avaliador de trabalhos técnicos. 2018. (Seminário).

XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e II Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas. 2018. (Seminário).

29 Congresso Abes Fenasan. Consumo de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Brasil. 2017. (Congresso).

I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e I Encontro de Profissionais do Saneamento.Avaliação de trabalhos técnicos apresentados. 2017. (Seminário).

I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e I Encontro de Profissionais do Saneamento do Espírito Santo. 2017. (Seminário).

XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos e XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas.Recovery of bioproducts by gasification of algae and sewage sludge. 2017. (Simpósio).

Schlumberger Geomarket Symposium 2015.Wellbore Strengthening at Campos Basin. 2015. (Simpósio).

VIII Semana Científica, Cultural e Artística das Faculdades Integradas de Aracruz, FAACZ.Tecnologias de Fluidos de Perfuração. 2015. (Outra).

IV Fórum de Pós Graduação da UFRRJ. Estudo de uma coluna recheada para a produção de etanol anidro. 2009. (Feira).

VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira. 2009. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira. Estudo de uma coluna de destilação recheada para a produção de etanol anidro. 2009. (Congresso).

X Semana Acadêmica de engenharia Química - a Engenharia química no alvo industrial. 2008. (Simpósio).

Ciclo de Palestras em Engenharia Quimica. 2006. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Nayane Menezes Barbosa, Nayara Lobato da Silva de Oliveira e

SOARES, R. B.; LIMA, C.. Quantificação do sequestro de carbono a partir de biomassa gerada pela microalga Nannochloropsis sp. em diferentes meios de cultivo. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Aluno: Adrielli Prasser, Caroline Amite Alabrin, Mayra Bleidão

SOARES, R. B.; Ferreira W B. Análise de eficiência de estações de tratamento de água com relação ao consumo de água para lavagem de filtros. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Aluno: Gabriel Lopes de Abreu, Íria Cristina Sperandio

SOARES, R. B.; KNUPP, A. M.; LIMA, C.. Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis visando a identificação de pntos de entrega voluntária de resíduos domésticos na cidade de Vitória. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Orientou

Priscila Resende Marques

DERMATOSES OCUPACIONAIS REGISTRADAS EM SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ENTRE 2007 E 2016; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Medicina do trabalho) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Renan Barroso Soares;

Ananda Cintra, Rayanne Cardoso

QUÍMICA FORENSE: APLICAÇÃO E USUALIDADE ANALÍTICA NA DETECÇÃO DE DROGAS DE ABUSO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Douglas Barbosa Vallandro

ARMAMENTOS QUÍMICOS NÃO LETAIS, SEUS EFEITOS NO ORGANISMO HUMANO E TRATAMENTOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Giseli Schimith M

Delpupo, Hiago do Anjos, Leticia Alves; ENZIMA NA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E A LACTOSE SOB UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Hugo Nardoto Mota

ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE BORRA DE CAFÉ E GORDURA DE FRANGO PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

ISADORA M

Fahning; Kamila Heancio; Luana Serra de Oliveira; DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR PARA USO PESSOAL E DOMÉSTICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Celio Sarmento Junior, Gabriel S

Santos, Kátia dos Santos; DEGRADAÇÃO DA MADEIRA POR AGENTES BIOLÓGICOS: UMA REVISÃO SOBRE OS MÉTODOS DE PRESERVAÇÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Larissa Arcanjo Figueiredo, Larissa Carretta Vicente

PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO BIODEGRADÁVEL A PARTIR DE AMIDO DE BATATA, MILHO E PINHÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Bruna B

Silva, Camila de Souza Stur, Lorrane E; A; Rodrigues; INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS NA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Luiza Hellen Sabaini Nascimento, Marcos Valério Vieira Lyrio

CONSTRUÇÃO DE UM REATOR DE MICRO-ONDAS PARA RODUÇÃO DE BIODIESEL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Meirielle Silva de Souza, Yasmin Alves Jabour

ANÁLISE, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DO LIXO HOSPITALAR NOS MUNICÍPIOS DA SERRA, VITÓRIA E VILA VELHA ENTRE 2015 E 2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Camila de Aguiar Costa

CONSTRUÇÃO DE UM COLORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA FINS EDUCACIONAIS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

João Fernando de Oliveira Marques; Adriana Rodrigues Camilo

ANALISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO FORMATE ? SUB-BACIA DO RIO JUCU- ES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Vitor Tamotsu Tavares Akamine; Leonardo Pontes Frossard

CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE R DO ORGANISMO GRANDIDIERELLA BONNIEROIDES, PARA REFINAMENTO DE RESULTADOS ECOTOXICOLÓGICOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Isabela Gava Rosseto

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE COAGULANTES NATURAIS PRODUZIDOS À BASE DE PALMITO DE BANANEIRA E GRÃO-DE-BICO NO TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Raqueu Vieira de Jesus, Thaiana Ribeiro da Silva

UTILIZAÇÃO DE BIODIGESTOR ANAERÓBIO, COMO ALTERNATIVA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA PARA PRÉDIOS RESIDENCIAIS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Mirella Gonçalves da Fonseca M da Silva

Estimativa de Produção de Biogás em aterro sanitário-Estudo de caso no municipio de Vila Velha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Juanna Lazarri

Análise do Potencial Energético de Lodos obtidos no tratamento de esgoto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Renan Barroso Soares;

Hiago dos Anjos

Destilador de água e óleo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Gabriel Soares Santos

Reaproveitamento de calor nas indústrias químicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Marcos Valério Vieira Lyrio

Modelos experimentais de pilhas eletroquímicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Produções bibliográficas

  • MARQUES, PRISCILA RESENDE ; SOARES, RENAN BARROSO . Reports of occupational dermatosis in the state of Espírito Santo from 2007 to 2016. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO , v. 19, p. 60-67, 2021.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; Martins, Márcio Ferreira ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . Thermochemical conversion of wastewater microalgae: The effects of coagulants used in the harvest process. Algal Research-Biomass Biofuels and Bioproducts , v. 47, p. 101864, 2020.

  • BARROSO SOARES, RENAN ; FRANCI GONÇALVES, RICARDO ; FERREIRA MARTINS, MARCIO ; PETERLI, ZUDIVAN . Avaliação do poder calorífico da biomassa algal obtida por coagulação-floculação. REVISTA DAE , v. 223, p. 78-87, 2020.

  • BARROSO SOARES, RENAN ; FERREIRA MARTINS, MÁRCIO ; FRANCI GONÇALVES, RICARDO . Experimental investigation of wastewater microalgae in a pilot-scale downdraft gasifier. Algal Research-Biomass Biofuels and Bioproducts , v. 51, p. 102049, 2020.

  • AZEREDO, LUDMILA ZOTELE ; GONÇALVES, RICARDO F. ; SOARES, RENAN B. ; PETERLI, ZUDIVAN . Alternativas de configuración de estaciones de tratamiento asociando reactores UASB y lagunas de alta tasa para la recuperación de energía de aguas residuales. Extensionismo, Innovación y Transferencia Tecnológica , v. 6, p. 287, 2020.

  • BARROSO SOARES, RENÁN BARROSO SOARES ; FRANCI GONGALVES, RICARDO ; FERREIRA MARTINS, ADÁRCIO . Avaliagao bibliométrica para a gaseificacao de microalgas. Extensionismo, Innovación y Transferencia Tecnológica , v. 5, p. 458, 2019.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; MARTINS, MARCIO FERREIRA ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . A conceptual scenario for the use of microalgae biomass for microgeneration in wastewater treatment plants. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 252, p. 109639, 2019.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; ASSIS, TATIANA IZATO ; DASSOLER, ALINE ; AMARANTE, LEONARDO MONJARDIM . Levantamento bibliométrico e mapeamento da análise de ciclo de vida para microalgas: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 32984-32995, 2019.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . Consumption of Electrical Energy in Water Supply and Wastewater Systems in Brazil. Urban Studies and Public Administration , v. 1, p. 51, 2018.

  • BARROSO SOARES, RENAN . Comparative Analysis of the Energy Consumption of Different Wastewater Treatment Plants. International Journal of Architecture, Arts and Applications , v. 3, p. 79, 2017.

  • SOARES, R. B. ; PESSOA, F.L.P. ; MENDES, M. F. . Dehydration of ethanol with different salts in a packed distillation column. PROCESS SAFETY AND ENVIRONMENTAL PROTECTION , v. 1, p. 147-153, 2015.

  • MARTINS, M. F. ; SOARES, RENAN BARROSO ; GONCALVES, R. F. . Microalgae: The challenges from harvest to the thermal gasification. In: Ashfaq Ahmad; Fawzi Banat; Hanifa Taher. (Org.). ALGAL BIOTECHNOLOGY: Integrated Algal Engineering for Bioenergy, Bioremediation, and Biomedical Applications. 1ed.Amsterdam: Elsevier, 2022, v. 1, p. 247-258.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; Oss, Rodrigo Nunes ; Martins, Márcio Ferreira ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . MICROALGAS: UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORAR OS INDICADORES DE SANEAMENTO NO BRASIL. In: Gustavo Henrique Cepolini Ferreira. (Org.). Geografia, Políticas e Democracia 3. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 38-48.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. . RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS A PARTIR DA GASEIFICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO SANITÁRIO. In: Alberdan Silva Santos. (Org.). Avanços Científicos e Tecnológicos em Bioprocessos. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2018, v. , p. 172-178.

  • Mendes, M. F. ; SOARES, R. B. ; Pessoa, F. L. P. . Uso de Sal na Produção de Álcool Absoluto. JornalCana - A melhor notícia do setor, , v. 188, p. 84 - 84, 20 set. 2009.

  • SOARES, R. B. ; GONÇALVES, R. F. ; MARTINS, M. F. ; SANTOS, J. J. C. S. . Modelagem Termodinâmica do Reaproveitamento de Calor em Gaseificadores visando Secagem de Lodo. In: IX Encontro Científico de Física Aplicada, 2018, São Paulo. Blucher Physics Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 4. p. 36-42.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. ; MARTINS, M. F. . Primer encuentro de la Red Iberoamericana de Investigación, Desarrollo y Transferencia para la Aplicación de Energias Renovables y Cuidado del Ambiente. In: RibERA, 2018, Corrientes. RibERA, 2018, 2018.

  • SOARES, R. B. ; MARTINS, M. F. ; GONCALVES, R. F. . Análise do potencial energético de lodos algáceos obtidos por diferentes coagulantes. In: Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018, Vila Velha. Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018. p. 2339-2348.

  • SOARES, R. B. ; Assis, T. I ; Dassoler, A. ; Amarante, L. M. . Levantamento bibliométrico e mapeamento da análise de ciclo de vida para microalgas: uma revisão da literatura. In: XII SESMA e II WORKSHOP de Biorremediação de áreas contaminadas, 2018, Vitória. Anais do XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e II WORKSHOP de Biorremediação de áreas contaminadas. Vitória: ABES, 2018. p. 87-92.

  • SOARES, R. B. ; MEMELLI, M. ; ROQUE, R. P. ; GONCALVES, R. F. . Análise Comparativa de Consumo Energético de Diferentes Estações de Tratamento de Esgoto. In: EURO ELECTS 2017, 2017, São Leopoldo. ANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2017.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. . CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL. In: Congresso ABES FENASAN 2017, 2017, São Paulo. Encontro Técnico ? Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2017.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, F. ; CANICALI, O. ; POUSA, G. G. . Wellbore Strengthening at Campos Basin. In: Rio Oil & Gas 2016 Expo and Conference, 2016, Rio de Janeiro. Anais do Rio Oil & Gas 2016, 2016.

  • Magalhães, W. A. P ; Leal, C ; SOARES, R. B. ; MENDES, M. F. . Equilíbrio líquido-vapor para sistema etanol-H2O-nitrato de cálcio tetra-hidratado a pressão atmosférica. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. v. 1. p. 1.

  • Leal, C ; MAGALHAES, W. ; SOARES, R. B. ; MENDES, M. F. . Influence of the sodium acetate on the vapor-liquid equilibrium of the system water-ethanol at normal pressure. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

  • Lima, A. C. ; SOARES, R. B. ; Mendes, M. F. . Estudo de uma coluna recheada para a produção de etanol anidro. In: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica, 2009, Uberlândia. VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica, 2009.

  • OLIVEIRA, L. M. ; SOARES, R. B. ; Mendes, M. F. . Uso de sal para enriquecimento de etanol usando uma coluna de destilação recheada. In: XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2010, Seropédica. XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2010.

  • SOARES, R. B. . O químico industrial e a sua atuação no mercado de trabalho: experiência na indústria do petróleo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, R. B. . Palestra sobre Gaseificação de lodos algáceos na UFES, durante curso de Biotecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SOARES, R. B. . Tratamento de Esgoto. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2021

Patrono da turma de formandos em Engenharia Química 2021-1, Multivix Vitória.

2019

Mérito Acadêmico 2019, Faculdade Multivix.

2019

Patrono da Turma de Formandos em Engenharia Ambiental 2019-II., Faculdade Multivix.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Faculdade multivix

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente nas disciplinas de: 1 - Química Geral 2 - Química Geral II 3 - Química Inorgânica 4 - Química Orgânica I 5 - Química Orgânica II 6 - Laboratório de Química 7 - Introdução às Práticas de Laboratório 8 - Tratamento de Resíduos Líquidos 9 - Gerenciamento de Projetos 10 - Sistemas de Coleta de Resíduos Sólidos 11 - Saneamento Básico e Saúde Pública 12 - Educação Ambiental 13 - Processos da Indústria Química 14 - Processos Químicos 15 - Plantas Químicas 16 - Controle de Processos

2019 - 2021

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente nas disciplinas de: 1 - Metrologia Química 2 - Processos Industriais Orgânicos 3 - Química Geral Experimental II 4 - Análise de Alimentos

2010 - 2016

M-I SWACO, A Schlumberger Company

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Engenheiro Pleno: 01/04/2014 a 12/05/2016 Gerenciamento de laboratório, coordenação de bases de apoio às operações off-shore, contato diário com o cliente para vendas e suporte técnico, elaboração de programas de fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo, análises hidráulicas de perfuração, elaboração de forecast financeiro e de produtos químicos, acompanhamento e gerenciamento das atividades executadas na plataforma, gerenciamento de pessoal. Engenheiro Júnior: 01/01/2011 a 01/04/2014 Controle de inventário de produtos químicos e demais materiais relacionados ao serviço de fluidos, coordenação na fabricação de fluidos de perfuração/completação na plataforma e no bombeio dos mesmos, planejamento e execução de troca de fluidos em poços de petróleo, realização de testes laboratoriais e tratamento químico em fluidos, preenchimento de boletins e laudos exigidos na função. Engenheiro Trainee: 19/07/2010 a 01/01/2011 Responsável pela fabricação de fluidos de perfuração/completação e no bombeio dos mesmos para os barcos rebocadores na planta de fluidos, localizada no porto.

2007 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina: Introdução a Engenharia Química

2007 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos da Engenharia de Processos

2005 - 2006

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina: Química Analítica I

2021 - Atual

Ambipar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental MR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Definição de tecnologias para o tratamento de resíduos e os demais processos (avaliação da literatura, das condições locais e das opções do mercado); Trabalho estatístico com dados da operação diária (análise de custos, indicadores de performance, identificação de gargalos e pontos de melhoria); Aprimoramento e otimização dos processos (busca de novos produtos e equipamentos, contato com os fornecedores, definição de testes pilotos); Suporte para o setor de licenciamento de atividades (pesquisas em normas e legislação, elaboração de relatórios, solicitação e análises de laudos laboratoriais); Projetos de engenharia em geral (elaboração de MD, definição de layout e dimensionamento, solicitação de plantas e mapas); Estruturação de procedimentos operacionais (elaboração e/ou revisão de procedimentos); Suporte ao desenvolvimento de novos negócios (elaboração de apresentações, apoio ao setor comercial, participação em reuniões com a diretoria); Suporte às operações (identificação de novos fornecedores e clientes, realização de cotações, busca por resoluções de problemas).