Renan Barroso Soares

Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em engenharia química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com ênfase em termodinâmica e operações unitárias, atuando principalmente na destilação extrativa salina, em coluna de destilação recheada para desidratação de etanol. É especialista em Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo pelo Instituto Federal Fluminense (2010) e atuou como engenheiro na M-I SWACO, a Schlumberger Company, entre Julho/2010 e Maio/2016, exercendo atividades como gerenciamento de laboratório, coordenação de bases de apoio às operações off-shore, suporte técnico ao cliente, elaboração de programas de fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo, análises hidráulicas, execução, acompanhamento e gerenciamento das atividades de fluidos executadas na plataforma, gerenciamento de pessoal, supervisão na fabricação e bombeio de fluidos de perfuração. Atualmente é docente na Faculdade MULTIVIX-Vitória, no IFES-Vila Velha e doutorando na Universidade Federal do Espírito Santo, em engenharia ambiental, com pesquisa voltada para a produção de energia a partir dos resíduos obtidos durante o tratamento de esgoto sanitário, com ênfase na gaseificação de lodos e microalgas.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Ambiental

2016 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Ricardo Franci Goncalves. Palavras-chave: Tratamento de Esgoto; Gaseificadores; Biocombustível.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Produção de biocombustível.

Mestrado em Engenharia Química

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estudo da destilação extrativa salina em coluna recheada para a produção de etanol,Ano de Obtenção: 2010
Marisa Fernandes Mendes.Coorientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: HETP; Destilação Extrativa Salina; Anéis de Raschig.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Termodinâmica.

Especialização em Especialização em Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo

2010 - 2010

Instituto Federal Fluminense
Título: N/A
Orientador: N/A

Graduação em Engenharia quimica

2004 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Gás Natural: Uma visão Geral
Orientador: Marisa Fernandes Mendes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Operação e manutenção básica no cromatógrafo a gás composto por GC-14B. (Carga horária: 10h). , Shimadzu do Brasil Comércio, SBC, Brasil.

2018 - 2018

Open LCA para Aplicação do Ciclo de Vida Ambiental. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2017 - 2017

Introducción a la biotecnología alga. (Carga horária: 95h). , Fundación para investigaciones Biológicas Aplicadas - FIBA, INBIOTEC-CONICET, Argentina.

2012 - 2012

Deepwater Certified. (Carga horária: 44h). , M-I SWACO, a Schlumberger Company, MISWACO, Trinidad e Tobago.

2009 - 2009

Tecnologia da Produção de Etanol. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2008 - 2008

Alternativas Energéticas - Termoconversão Aplicada a Biomassas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2007 - 2007

Auto Cad 2000. (Carga horária: 44h). , Thecnocomp Informática, THECNOCOMP, Brasil.

2006 - 2006

AIQ - Auditor Interno da Qualidade - ISO 9001:2000. (Carga horária: 20h). , Siderúrgica Ibiraçu, SI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Fluidos de Perfuração e Completação de Poços de Petróleo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Produção de energia - Gaseificação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Operações de Separação e Mistura.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Termodinâmica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Saneamento Básico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GONÇALVES, R. F. ; SOARES, R. B. . Novas tecnologias para tratamento de esgoto visando a produção de energia, a reciclagem de nutrientes e a produção de água de reuso. 2017. (Outro).

SOARES, R. B. . I Workshop Internacional de Biorremediação de Áreas Contaminadas e XI Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Boas Vindas ao estudantes ingressantes do curso Bacharelado em Química Industrial.O Químico Industrial e sua atuação no mercado de trabalho: experiência na indústria do petróleo.. 2019. (Outra).

II Seminário Nacional de Recursos Hídrico e Saneamento Ambiental.Avaliador de trabalhos técnicos. 2019. (Seminário).

Os Desafios da Ciência na Era da Informação. 2019. (Seminário).

POLO DE INOVAÇÃO NOS CAMPI: MODELO DE GESTÃO. 2019. (Encontro).

VII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE QUÍMICA.AVALIAÇÃO DA INTERFERENCIA DE COAGULANTES NO PODER CALORÍFICO DE MICROALGAS. 2019. (Simpósio).

1º encuentro de la red iberoamericana de investigation de las energias renovables y cuidado del ambiente.Avaliação bibliométrica para gaseificação de microalgas. 2018. (Encontro).

IX Encontro de Física Aplicada.Modelagem termodinâmica do reaproveitamento de calor em gaseificadores visando secagem de lodo. 2018. (Encontro).

XII seminário estadual sobre saneamento e meio ambiente e II workshop internacional de biorremediação de áreas contaminadas.Levantamento bibliométrico e mapeamento da análise de ciclo de vida para microalgas: uma revisão da literatura. 2018. (Seminário).

XII seminário estadual sobre saneamento e meio ambiente e II Workshop internacional de biorremediação de áreas contaminadas.Avaliador de trabalhos técnicos. 2018. (Seminário).

XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e II Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas. 2018. (Seminário).

29º Congresso Abes Fenasan. Consumo de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Brasil. 2017. (Congresso).

I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e I Encontro de Profissionais do Saneamento.Avaliação de trabalhos técnicos apresentados. 2017. (Seminário).

I Seminário Nacional de Recursos Hídricos e I Encontro de Profissionais do Saneamento do Espírito Santo. 2017. (Seminário).

XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos e XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas.Recovery of bioproducts by gasification of algae and sewage sludge. 2017. (Simpósio).

Schlumberger Geomarket Symposium 2015.Wellbore Strengthening at Campos Basin. 2015. (Simpósio).

VIII Semana Científica, Cultural e Artística das Faculdades Integradas de Aracruz, FAACZ.Tecnologias de Fluidos de Perfuração. 2015. (Outra).

IV Fórum de Pós Graduação da UFRRJ. Estudo de uma coluna recheada para a produção de etanol anidro. 2009. (Feira).

VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira. Estudo de uma coluna de destilação recheada para a produção de etanol anidro. 2009. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Energias Sustentáveis e Matriz Energética Brasileira. 2009. (Congresso).

X Semana Acadêmica de engenharia Química - a Engenharia química no alvo industrial. 2008. (Simpósio).

Ciclo de Palestras em Engenharia Quimica. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nayane Menezes Barbosa, Nayara Lobato da Silva de Oliveira e

SOARES, R. B.; LIMA, C.. Quantificação do sequestro de carbono a partir de biomassa gerada pela microalga Nannochloropsis sp. em diferentes meios de cultivo. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Aluno: Adrielli Prasser, Caroline Amite Alabrin, Mayra Bleidão

SOARES, R. B.; Ferreira W B. Análise de eficiência de estações de tratamento de água com relação ao consumo de água para lavagem de filtros. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Aluno: Gabriel Lopes de Abreu, Íria Cristina Sperandio

SOARES, R. B.; KNUPP, A. M.; LIMA, C.. Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis visando a identificação de pntos de entrega voluntária de resíduos domésticos na cidade de Vitória. 2018 - Faculdade MULTIVIX.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dilma Alves Costa

TORRES, Leonardo de GilCOSTA, Dilma Alves; MENDES, Marisa Fernandes. Gás Natural: Uma Visão Geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Leonardo de Gil Torres

MENDES, M. F.; PESSOA, Fernando Luís Pelegrini;TORRES, L. G.. Estudo da Destilação Extrativa Salina em Coluna Recheada para a produção de Etanol. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fernando Luiz Pellegrini Pessoa

Pessoa, Fernando L. P.. ESTUDO DA DESTILAÇÃO EXTRATIVA SALINA EM COLUNA RECHEADA PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marisa Fernandes Mendes

Mendes, M. F.PESSOA, Fernando L P; Torres, L. G.. Estudo da destilação extrativa salina em coluna recheada para produção de etanol. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marisa Fernandes Mendes

MENDES, M. F.; COSTA, Dilma Alves; Torres, L. G.. Gás natural: uma visão geral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Fernando de Oliveira Marques; Adriana Rodrigues Camilo

ANALISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO FORMATE ? SUB-BACIA DO RIO JUCU- ES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Vitor Tamotsu Tavares Akamine; Leonardo Pontes Frossard

CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE R DO ORGANISMO GRANDIDIERELLA BONNIEROIDES, PARA REFINAMENTO DE RESULTADOS ECOTOXICOLÓGICOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia ambiental) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Juanna Lazarri

Análise do Potencial Energético de Lodos obtidos no tratamento de esgoto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Renan Barroso Soares;

Hiago dos Anjos

Destilador de água e óleo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Gabriel Soares Santos

Reaproveitamento de calor nas indústrias químicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Marcos Valério Vieira Lyrio

Modelos experimentais de pilhas eletroquímicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Faculdade MULTIVIX; Orientador: Renan Barroso Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marisa Fernandes Mendes

Estudo da destilação extrativa salina para a produção de álcool anidro; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marisa Fernandes Mendes;

Marisa Fernandes Mendes

Gás Natural: Uma Visão Geral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Marisa Fernandes Mendes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROSO SOARES, RENÁN BARROSO SOARES ; FRANCI GONGALVES, RICARDO ; FERREIRA MARTINS, ADÁRCIO . Avaliagao bibliométrica para a gaseificacao de microalgas. Extensionismo, Innovación y Transferencia Tecnológica , v. 5, p. 458, 2019.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; MARTINS, MARCIO FERREIRA ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . A conceptual scenario for the use of microalgae biomass for microgeneration in wastewater treatment plants. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 252, p. 109639, 2019.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . Consumption of Electrical Energy in Water Supply and Wastewater Systems in Brazil. Urban Studies and Public Administration , v. 1, p. 51, 2018.

  • BARROSO SOARES, RENAN . Comparative Analysis of the Energy Consumption of Different Wastewater Treatment Plants. International Journal of Architecture, Arts and Applications , v. 3, p. 79, 2017.

  • SOARES, R. B. ; PESSOA, F.L.P. ; MENDES, M. F. . Dehydration of ethanol with different salts in a packed distillation column. PROCESS SAFETY AND ENVIRONMENTAL PROTECTION , v. 1, p. 147-153, 2015.

  • SOARES, RENAN BARROSO ; Oss, Rodrigo Nunes ; Martins, Márcio Ferreira ; GONÇALVES, RICARDO FRANCI . MICROALGAS: UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORAR OS INDICADORES DE SANEAMENTO NO BRASIL. In: Gustavo Henrique Cepolini Ferreira. (Org.). Geografia, Políticas e Democracia 3. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 38-48.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. . RECUPERAÇÃO DE BIOPRODUTOS A PARTIR DA GASEIFICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO SANITÁRIO. In: Alberdan Silva Santos. (Org.). Avanços Científicos e Tecnológicos em Bioprocessos. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2018, v. , p. 172-178.

  • Mendes, M. F. ; SOARES, R. B. ; Pessoa, F. L. P. . Uso de Sal na Produção de Álcool Absoluto. JornalCana - A melhor notícia do setor, , v. 188, p. 84 - 84, 20 set. 2009.

  • SOARES, R. B. ; GONÇALVES, R. F. ; MARTINS, M. F. ; SANTOS, J. J. C. S. . Modelagem Termodinâmica do Reaproveitamento de Calor em Gaseificadores visando Secagem de Lodo. In: IX Encontro Científico de Física Aplicada, 2018, São Paulo. Blucher Physics Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 4. p. 36-42.

  • SOARES, R. B. ; Assis, T. I ; Dassoler, A. ; Amarante, L. M. . Levantamento bibliométrico e mapeamento da análise de ciclo de vida para microalgas: uma revisão da literatura. In: XII SESMA e II WORKSHOP de Biorremediação de áreas contaminadas, 2018, Vitória. Anais do XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e II WORKSHOP de Biorremediação de áreas contaminadas. Vitória: ABES, 2018. p. 87-92.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. ; MARTINS, M. F. . Primer encuentro de la Red Iberoamericana de Investigación, Desarrollo y Transferencia para la Aplicación de Energias Renovables y Cuidado del Ambiente. In: RibERA, 2018, Corrientes. RibERA, 2018, 2018.

  • SOARES, R. B. ; MARTINS, M. F. ; GONCALVES, R. F. . Análise do potencial energético de lodos algáceos obtidos por diferentes coagulantes. In: Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018, Vila Velha. Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018. p. 2339-2348.

  • SOARES, R. B. ; MEMELLI, M. ; ROQUE, R. P. ; GONCALVES, R. F. . Análise Comparativa de Consumo Energético de Diferentes Estações de Tratamento de Esgoto. In: EURO ELECTS 2017, 2017, São Leopoldo. ANAIS DO IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2017.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, R. F. . CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BRASIL. In: Congresso ABES FENASAN 2017, 2017, São Paulo. Encontro Técnico ? Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2017.

  • SOARES, R. B. ; GONCALVES, F. ; CANICALI, O. ; POUSA, G. G. . Wellbore Strengthening at Campos Basin. In: Rio Oil & Gas 2016 Expo and Conference, 2016, Rio de Janeiro. Anais do Rio Oil & Gas 2016, 2016.

  • Magalhães, W. A. P ; Leal, C ; SOARES, R. B. ; MENDES, M. F. . Equilíbrio líquido-vapor para sistema etanol-H2O-nitrato de cálcio tetra-hidratado a pressão atmosférica. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. v. 1. p. 1.

  • Leal, C ; MAGALHAES, W. ; SOARES, R. B. ; MENDES, M. F. . Influence of the sodium acetate on the vapor-liquid equilibrium of the system water-ethanol at normal pressure. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014, 2014, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

  • Lima, A. C. ; SOARES, R. B. ; Mendes, M. F. . Estudo de uma coluna recheada para a produção de etanol anidro. In: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica, 2009, Uberlândia. VIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química - Iniciação Científica, 2009.

  • OLIVEIRA, L. M. ; SOARES, R. B. ; Mendes, M. F. . Uso de sal para enriquecimento de etanol usando uma coluna de destilação recheada. In: XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2010, Seropédica. XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2010.

  • SOARES, R. B. ; PETERLI Z ; MARTINS, M. F. ; GONCALVES, R. F. . AVALIAÇÃO DO PODER CALORÍFICO DA BIOMASSA ALGAL OBTIDA POR COAGULAÇÃO-FLOCULAÇÃO. REVISTA DAE , 2019.

  • SOARES, R. B. . Palestra sobre Gaseificação de lodos algáceos na UFES, durante curso de Biotecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOARES, R. B. . Tratamento de Esgoto. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Mérito Acadêmico 2019, Faculdade Multivix.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Faculdade multivix

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Docente nas disciplinas de: 1 - Química Geral 2 - Química Geral II 3 - Química Inorgânica 4 - Química Orgânica I 5 - Química Orgânica II 6 - Laboratório de Química 7 - Introdução às práticas de laboratório 8 - Tratamento de resíduos líquidos 9 - Gerenciamento de projetos 10 - Sistemas de coleta de resíduos sólidos 11 - Saneamento básico e saúde pública 12 - Educação ambiental

  • 2019 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Docente nas disciplinas de: 1 - Metrologia Química 2 - Processos Industriais Orgânicos 3 - Química Geral Experimental II 4 - Análise de Alimentos (Prática)

  • 2010 - 2016

    M-I SWACO, A Schlumberger Company

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Engenheiro Pleno: 01/04/2014 a 12/05/2016 Gerenciamento de laboratório, coordenação de bases de apoio às operações off-shore, contato diário com o cliente para vendas e suporte técnico, elaboração de programas de fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo, análises hidráulicas de perfuração, elaboração de forecast financeiro e de produtos químicos, acompanhamento e gerenciamento das atividades executadas na plataforma, gerenciamento de pessoal. Engenheiro Júnior: 01/01/2011 a 01/04/2014 Controle de inventário de produtos químicos e demais materiais relacionados ao serviço de fluidos, coordenação na fabricação de fluidos de perfuração/completação na plataforma e no bombeio dos mesmos, planejamento e execução de troca de fluidos em poços de petróleo, realização de testes laboratoriais e tratamento químico em fluidos, preenchimento de boletins e laudos exigidos na função. Engenheiro Trainee: 19/07/2010 a 01/01/2011 Responsável pela fabricação de fluidos de perfuração/completação e no bombeio dos mesmos para os barcos rebocadores na planta de fluidos, localizada no porto.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina: Introdução a Engenharia Química

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina: Fundamentos da Engenharia de Processos

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Discentes, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina: Química Analítica I