Ana Mary Lins Leal

Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Pará ( UFPA- 1998) e, através de programa de Complementação Pedagógica, obtive a segunda Graduação em Letras e Artes, com Habilitação em Língua Inglesa ,através da Faculdade Michelangelo -DF( 2004) e capacitação em Língua Espanhola através da FINOM ( Faculdade do Norte de Minas).Sou funcionária Pública Estadual, Efetivada através do Concurso Público de número C-130 e atuo como Docente de Línguas Estrangeiras Modernas Inglês e Espanhol desde 1999 até o presente momento. Trabalho no Município de Santarém como professora da rede Pública estadual, nas modalidades : Tecnológica e Ensino Médio na Escola Antonio Belo de Carvalho; no Ensino Fundamenta II nas Escolas Rio Tapajós e Almirante S. Dutra e com EJA ( Educação de Jovens e adultos na Escola Ezeriel Mônico de Matos. Já atuei na modalidade de Ensino Superior pelo PARFOR nos Municípios de Alenquer , com as disciplinas : Estágio Supervisionado e Orientação de TCC; Também no Município de Itaituba com as Disciplinas: Literatura Anglófona; Laboratório; No Município de Monte Alegre, como Orientação de TCC. Especialização em andamento Em DOCENCIA NA EDUCAÇÃO AMBOENTAL E METODOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA , através da Instituição DIMENSÃO.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA

2010 - 2010

FACULDADE DO NORDESTE DE MINAS
Título: S/MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Cultura Afro-Brasileira

2009 - 2010

Universidade Federal do Pará
Título: Calendário Cultural Afro- Brasileiro. Ano de finalização: 2010

Graduação em Complementação Pedagógica em Letras e Artes

2004 - 2004

Faculdade Michelangelo-DF

Graduação em Bacharelado em Turismo

1991 - 1998

Universidade Federal do Pará
Título: INVENTARIO TURISTICO DE MONTE ALEGRE-PARÁ
Orientador: MARILZA DAGUER EWERTON

Formação complementar

2009 - 2010

Extensão universitária em FORMAÇÃOCONTINUADA EM NÍVELDE APERFEIÇOAMENTO PARA. (Carga horária: 180h). , COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, COPIR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LINGUÍSTICA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LETRAS.

Participação em eventos

FORUM REGIONAL DE TURISMP RELIGIOSO.RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).

SEMINARIO DE TURISMO RELIGIOSO.TURISMO RELIGIOSO NA AMAZONIA. 2017. (Seminário).

I COLÓQUIO DE LÍNGUA INGLESA.O LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2014. (Outra).

I CPROP.A Importância do Lúdico no ensino da Língua Inglesa nas diferentes séries (dos Ensinos fundamental I e II e Médio). Prof.ª Ana Mary Lins Leal. 2014. (Outra).

"Diferentes Perspectivas da Aprendizagem Significativa"."Diferentes Perspectivas da Aprendizagem Significativa". 2013. (Seminário).

I COLÓQUIO DE PROFESSORES DE INGLẼS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ." o Lúdico como forma de aprendizagem da segunda língua". 2013. (Outra).

I COLÓQUIO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REGIÃO OESTE DO PARÁ.O LÚDICO E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2013. (Outra).

ii seminário de práticas de Ensino de Ciencias e Matemática da UFOPA. 2013. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UFOPA.PIBID DE CIENCIAS. 2013. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE PRÁTICAS NO ENSINO DE CÊENCIAS E MATEMÁCA DA UFOPA A.EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA NA TEORIA À PRÁTICA. 2013. (Seminário).

II Seminário de Práticas no Ensino de Ciencias e Matemática.EDUCAÇÃO ALIMENTAR NAS ESCOLAS- DA TEORIA À PRÁTICA. 2013. (Seminário).

II SEMINÁRIODE PRÁTICAS NO ENSINO DE CIENCIAS E MATEMÁTICA DA UFOPA.DIFERENTES PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. (Seminário).

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2009. (Outra).

I CONFERENCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

II SEMANA PEDAGÓGICA DE MONTE ALEGRE. 2007. (Outra).

I SEMINÁRIO DE DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. 2004. (Seminário).

I JORNADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2002. (Outra).

SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2002. (Outra).

I ENCONTRO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO E OS PCNS. 2000. (Encontro).

II OFICINA DO PNMT. 1998. (Oficina).

I SEMINÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS,SANEAMENTO E HABITAÇÃO. 1997. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MARKETING TURÍSTICO DA AMAZONIA. 1997. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA. 1997. (Seminário).

II ENCONTRO DE BACHARÉIS EM TURISMO. 1996. (Encontro).

II FEIRA DO VESTIBULAR DA UFPA. 1996. (Outra).

I FÓRUM DE ÉTICA PROFISSIONAL. 1995. (Outra).

I SEMINÁRIO " OS IMPACTOS SOBRE OS ECOSSISTEMAS DO ENTORNO DE BELÉM". 1995. (Seminário).

IV ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE ESTUDANTES DE TURISMO. 1994. (Encontro).

SEMANA DE TURISMO. 1993. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: PROFESSOR FORMADOR II, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação em 03 disciplinas no município de Itaituba, a seguir : 
LINGUÍSTICA DA LÍNGUA INGLESA
LABORATÓRIO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II

1998 - Atual

Secretaria Executiva de Educação do Pará

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

2018 - 2019

Escola Estadual Tecnológica de Educação do Pará, EETEPA-ITaituba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

ESCOLA TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ MONTE ALEGRE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.