André Felipe Andrade Scherer
Mestre em Geografia (UFPR), Especialista MBA em Logística (UFPR), Bacharel em Administração (UFPR) e licenciado em Geografia. Possui experiência profissional em empresas multinacionais do ramo energético (Esso Brasileira de petróleo), alimentício (Sadia Alimentos) e automobilístico (Renault do Brasil). Atualmente é professor universitário nos cursos de graduação em Logística, Administração, Gestão da Produção e RH no Centro Universitário do Paraná, onde ministra disciplinas de Logística Empresarial, Supply Chain Management, Modais de Transporte, Gestão da Qualidade Logística, Indicadores de Desempenho, Projeto Integrador, Armazenagem, Controle, Distribuição e Empreendedorismo. Também atua como professor de Geografia na escola Erasto Gaertner (onde ministra aulas para o Ensino Fundamental II) e na Rede COC de Ensino (sendo professor de Ensino Médio e pré-vestibular). Realiza pesquisas e estudos sobre as contribuições da Geografia no ambiente administrativo, Educação geográfica e espacial, Gestão Humanizada, Geografia Política e de Transportes.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2018 - 2020
Universidade Federal do Paraná
Título: GEOGRAFIA E ADMINISTRAÇÃO: O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COMO COMPETÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA,Ano de Obtenção: 2020
ADILAR CIGOLINI.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em MBA em Gerência de Sistemas Logisticos
2013 - 2015
Universidade Federal do Paraná
Título: REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO ESPACIAL DE SERVIÇOS DE FRETAMENTO
Graduação em Licenciatura em Geografia
2016 - 2019
Centro Universitário Internacional
Título: MOBILIDADE URBANA: O TRANSPORTE FRETADO COMO ALTERNATIVA DE LOCOMOÇÃO PARA OS COLABORADORES DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DE CURITIBA
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: LOGISTICA.
Produções bibliográficas
-
SCHERER, A. F. A. . CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: ELEMENTO FUNDAMENTAL NA COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: ELEMENTO FUNDAMENTAL NA COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, Descrição: Formalmente, as academias e cursos de gestão apresentam poucas disciplinas que permitem a discussão de temas relacionados à Geografia. Esta lacuna estrutural acaba desconsiderando reflexões de investigação e interpretação da realidade. Diante desta perspectiva, estima-se que muitos profissionais que ocupam cargos de liderança nas organizações brasileiras não adquiriram um repertório de ?conhecimento geográfico? suficiente em sua formação. A ausência de compreensão sobre os aspectos espaciais (com todas as suas complexidades, conexões e implicações) interfere diretamente na qualidade de decisões administrativas; trazendo consequências muitas vezes insatisfatórias sob o ponto de vista estratégico ou social. Portanto, a pesquisa nos apresenta um panorama atual sobre as principais grades curriculares formativas e suas contradições, assim como percepções sobre a sensibilidade holístico-geográfica dos gestores. O trabalho pretende demonstrar o tema através de uma área específica da administração (logística), para fins de verticalização e validação das hipóteses. Procura-se assim, defender o papel da Geografia como elemento construtivo e fundamental no desenvolvimento de uma administração (pública e privada) mais crítica, eficaz, responsável e humana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Felipe Andrade Scherer - Coordenador / ADILAR ANTÕNIO CIGOLINI - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2017
Renault do Brasil S/AVínculo: , Enquadramento Funcional: Gestor de Transporte, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como Gestor de Transportes
(desde 11/2012)
Responsável pelas seguintes atividades:
? Realizar a gestão do contrato de transporte fretado (deslocamento de 6000 funcionários ao dia);
? Administrar 200 linhas de percurso que abrangem toda Curitiba e Região Metropolitana;
? Exercer liderança de equipe, composta por 7 colaboradores (4 analistas e 3 fiscais);
? Garantir o bom andamento do Transporte aos colaboradores, tanto em viagens normais quanto viagens de horas extras;
? Realizar o faturamento do fornecedor, gerindo os gastos e promovendo ações de redução de custos;
? Responder pela atividade em apresentações de desempenho e operacionalização;
? Atuar junto à gestão de tráfego, de maneira a desempenhar o controle de pontualidade e logística dos veículos;
? Organizar e ministrar aulas/palestras sobre o setor de serviços e transporte a todos os novos colaboradores admitidos e instituições convidadas, com periodicidade semanal.
? Atuar de maneira efetiva no projeto interno de Reestruturação de Transporte Fretado, concluído em 2013, que consistiu na revisão geral dos trajetos, aumento do número de linhas disponíveis aos colaboradores e também um novo estacionamento exclusivo para ônibus. As mudanças tinham o objetivo de gerar mais conforto, organização e segurança para todos os colaboradores que utilizam o serviço diariamente. Com esta ação, houve uma redução de custo em torno de 1,2mi ao ano.
Atuação como Administrador de Frota
(entre 03/2012 e 11/2012)
Responsável pelas seguintes atividades:
? Realizar a gestão completa da frota de veículos destinados aos funcionários da Renault (programação, planejamento, controle de entrega/devoluções; alocação);
? Fazer a gestão de sinistros ocorridos com veículos de frota (controle, liberações, fechamentos);
? Desenvolver o relacionamento entre o setor e clientes internos (ações de melhorias, programas de aproximação);
? Liderar equipe de motoristas executivos, através de planejamento e or
2011 - 2012
Sadia Alimentos SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Logistica, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelas seguintes atividades:
? Desenvolver sinergia entre rastreadores logísticos e a empresa;
? Monitorar a temperatura dos veículos em trânsito, via satélite (cargas com padrão frio de qualidade);
? Emitir relatórios para alocação de carretas e contêineres (Sadia e Perdigão);
? Administrar volumes transportados entre rotas específicas e programadas;
? Administrar o envio de cargas especiais (destinadas aos clientes classificados na categoria fast food);
? Gerenciar todos os casos de sinistros ocorridos com a frota de mercado interno;
? Gerenciar os fretes combinados junto às transportadoras;
? Auxiliar trabalhos da gerência e supervisão.
2009 - 2010
Esso Brasileira de PetróleoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação como Estagiário de Logística FOB
(entre 08/2009 e 03/2010)
Responsável pelas seguintes atividades:
? Auxiliar o gerenciamento de clientes que retiram combustível nos terminais de petróleo;
? Prestar serviço às diversas linhas de negócio e clientes que operam em todo o Brasil;
? Dar continuidade ao processo de programação de entregas;
? Cadastrar carretas, caminhões, motoristas e transportadoras no sistema SAP;
? Autorizar carregamento de produtos nas bases operacionais;
? Gerenciar momentos de restrição dos produtos nas refinarias;
? Definir a quantidade de combustível disponível e clientes preferenciais.
Atuação como Estagiário de Relacionamento com o Cliente
(entre 02/2009 e 07/2009)
Responsável pelas seguintes atividades:
? Divulgar e elaborar o relatório de nível de serviço (SLA);
? Reportar análise de resultados para supervisão e diretoria;
? Gerenciar os novos contratos entre os postos de abastecimento e a empresa.
? Avaliar clientes que mais realizam interfaces junto à companhia;
? Acompanhar e avaliar os resultados operacionais do call center.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Felipe Andrade Scherer e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?