Lain Carlos Pontes de Carvalho

é médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), doutor em Imunologia pela Universidade de Londres (1981), Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e professor de cursos de pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz, da Universidade Federal da Bahia e da Rede Nordeste de Biotecnologia. Atua em imunologia visando à biointervenção em doenças de natureza inflamatória (leishmanioses, doença de Chagas, alergia e doenças autoimunes). Publicou ou tem aceito para publicação 123 trabalhos em livros ou periódicos científicos (15 como doutorando ou Assistente de Pesquisa no Middlesex Hospital Medical School, Universidade de Londres; 15 como Pesquisador Assistente no Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; 10 como Professor Visitante no Departamento de Patologia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, Nova Iorque; 83 como Pesquisador Titular no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, Bahia). Tem uma patente de invenção depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Immunology

1977 - 1981

University of London
Título: Autoallergic thyroiditis: cellular basis and humoral autoimmune response to thyroglobulin
Orientador: Ivan M Roitt
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisa, CNPQ, Brasil. Palavras-chave: Anticorpo Monoclonal; Auto Imunidade; Tireoidite.

Graduação em Medicina

1970 - 1975

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1991 - 1994

Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1° Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA. Avaliador de estudantes de PIBIC. 2004. (Congresso).

Simpósio Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise - Simpósio Temático sobre Patógenos, Plantas Medicinais e Técnicas Avançadas em Microscopia.Sessão de abertura. 2004. (Simpósio).

Curso de Extensão sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias..Doença de Chagas. 2003. (Outra).

Curso de Extensão de Imunologia Básica e Aplicada.Imunologia Básica e Aplicada. 2001. (Outra).

Simpósio Internacional sobre Avanços do Conhecimento da Doença de Chagas 90 anos após a sua descoberta.-. 1999. (Simpósio).

Curso Internacional de Imunologia Molecular.Aula. 1997. (Outra).

VV Congresso Brasileiro de Parasitologia. Imunoregulação e antígenos candidatos a vacina.. 1997. (Congresso).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. -. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nívea Farias Luz

PONTES-DE-CARVALHO, L.. Papel da enzima heme-oxigenase-1 (HO-1) na resposta à infecção por Leishmania chagasi. 2011. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ticiana Xavier Ferreira

PONTES-DE-CARVALHO, L.. Avaliação do potencial terapêutico do transplantes de células-tronco mesenquimais na cardiopatia chagásica crônica experimental. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mayara Ingrid Sousa Lima

PONTES-DE-CARVALHO, L.. Seleção e caracterização de peptídeos recombinantes miméticos do Mycobacterium leprae ligantes a imunoglobulina G por phage display. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcia Weber Carneiro

PONTES DE CARVALHO, L. Capacidade protetora das histonas nucleossomais contra leishmaniose tegumentar causada por Leishmania braziliensis. 2010. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernanda Ferraz Pena

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da cultura da proteção ao conhecimento científico e tecnológico na área de Biotecnologia na FIOCRUZ-BA. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tália Santana Machado de Assis

PONTES DE CARVALHO, L. Validação de teste rápido para o dagnóstico da leishmaniose visceral humana. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René rachou.

Aluno: Karla Graziela Santana dos Anjos

PONTES DE CARVALHO, L. Efeito do dietilditiocarbonato em trofozoítos de Giardia lamblia: Uma nova ferramenta na teapia contra giardíase. 2008. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Adriana Lima de Oliveira

PONTES DE CARVALHO, L. Microquimerismo fetal em fêmeas de camundongos infectados pr Trypanosoma cruzi. 2008. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fabíola Nascimento da Conceição

PONTES DE CARVALHO, L. A criação de um modelo de assessoria técnica de apoio à pesquisa: uma proposta para gestão da pesquisa na FIOCRUZ. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saude Pública) - Fundação Oswaldo Cruz-PE.

Aluno: Jessica Joy Mokfienski

PONTES DE CARVALHO, L. Mapeamento imunológico de epitopos lineares para células B de vírus vaccínia, homólogos de epitopos de vírus varíola. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Fraga Vasconcelos Senra

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da atividade farmacológica de substâncias purificadas a partir de plantas do semi-árido brasileiro no modelo de asma brônquica. 2007. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Daniele Brustolim

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da toxicidade aguda e da atividade imunomoduladora das fisalinas B e F em modelos experimentais de doenças autoimunes. 2007. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Rafael Araujo Gomes Jr

PONTES DE CARVALHO, L. . Efeito do dietilditiocarbamato de sódio (DETC) na susceptibilidade da Candida albicans à anfotericina B: Em busca do sinergismo. 2006. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Fernando de Oliveira Costa

PONTES DE CARVALHO, LSOARES, M. B. P.; BARBOSA FILHO, J. M.. Investigação de Atividades Anti-Leishmania amazonensis, Anti-Trypanosoma cruzi e Imunomoduladora em Extratos de Plantas do Semi-Árido Brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isadora Cristina de Siqueira

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação de Antígenos Recombinantes Candidatos para o Desenvolvimento de Vacina para Leptospirose. 2003. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marília Bastos Sampaio Correia

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo Comparativo de Longevos de duas Populações de Etinias Distintas: Salvador (BA) e Veranópolis (RS). 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lucas Pedreira de Carvalho

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da resposta imune em pacientes com candidíase vaginal recorrente. 2002. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Clarêncio Souza Andrade

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação EX. vivo e In Vitro da Diversidade do Repertório VB em Linfócitos T de Pacientes com Leishmaniose Cutânea Localizada. 2001. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Djalma omes Ferrão Carvalhal

PONTES DE CARVALHO, L. Um ensaio de adesão otimizando para o estudo de interações entre macrófagos e matriz conjuntiva baseado no ensaio de StamperWoodruff. 2001. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata Oliveira de Araujo Soares

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação das Populações Linfocitárias e Estado de Ativação na Infecção Experimental pelo Trypanosoma cruzi. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Ivana Nunes Gomes

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo Comparativo da Infecção in vitro de Macrófagos de Camundongos CBA por Leishmania major e Leishmania amazonensis. 1999. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Virgínia Freitas de Sá Oliveira

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação do Papel da IL-15 e da 1L-12 na imunorregulação da leihmaniose humana. 1998. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Solange Aparecida Fagundes Soares

PONTES DE CARVALHO, L. Sequenciamento Parcial e Importância Imunológica da Alça 1 da Proteína de Classe 1 de Neisseria. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Sérgio Ricardo M

PONTES DE CARVALHO, L. Rodrigues da Costa.. Avaliação da Resposta de Células Mononucleares do Sangue Periférico de Indivíduos Assintomáticos, Infectados Com Leishmania Chagasi, A Antígenos Recombinantes de Leishmania. 1996. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: JuracyBarbosa Magalhães

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo do Comportamento de Cepas do Trypanosoma Cruzi Após Passagem em Diferentes Espécies de Triatomíneos. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Gidianda Santos de Melo

PONTES DE CARVALHO, L. Purificação e Caracterização de parcial das duas isoformas do gliceraldeído-3 fosfato de sidrogenase de tripanossoma cruzi. 1995. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: RITA DE CÁSSIA PALMA CUNHA

Pontes-de-Carvalho, Lain. Reatividade imunológica em camundongos infectados ou sensibilizados com antígnosde Trypanosoma cruzi. 1992. Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fátima da Conceição Silva

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo Quantitativo pela Análise de Diluição Limitantes, da Resposta Imune Mediada por Linfócitos T no Sangue Periférico e nas Lesões de Pacientes Portadores de Leishmaniose Americana.. 1990. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Elizabeth Obino Cirne-Lima

PONTES DE CARVALHO, L. Análise de Sub-população de Celulas Epiteliais Tímicas Definidas por Proteinas de 1 Citoesqueleto e Junção Celular. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Quimica - UFRJ.

Aluno: Ligia Maria Torres Pecanha

PONTES DE CARVALHO, L. Imunofarmacologia do Boro na Ativação de Linfóciots T. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Biofísica - UFRJ.

Aluno: Jairo Ivo dos Santos

PONTES DE CARVALHO, L. Laishmaniose Visceral Humana: Análise da Especificidade da Resposta Imune Humoral a Polipeptideos de Leishmania Donovani chagasi. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: OTILIO MACHADO PEREIRA BASTOS

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo sobre a Imunogenicidade da Fração de Membrana de Trypanosoma cruzi. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: OTILIO MACHADO PEREIRA BASTOS

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo sobre a Imunogenicidade da Fração da Membrana de Trypanosoma cruzi. 1987.

Aluno: Regina Coeli C

PONTES DE CARVALHO, L. Dorea. Utilização da Análise de Diluições Limitantes para a Quantificação de Celulas T Precursoras Específicas para Leishmania Presentes no Sangue Perifericos de Pacientes Portadores de Leishmaniose Tegumentar Americana. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Sérgio Coutinho F

PONTES DE CARVALHO, L. de Mendonça. Aspectos Imunologicos da Leishmaniose Tegumentar em Jacarepagu, Rio de Janeiro. 1986. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Claudia Sondermann freitas

PONTES DE CARVALHO, L. Interleuquina 2 Murina: Semi-Purificado e Estudos de Atividade In Vivo. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Química) - Instituto de Quimica - UFRJ.

Aluno: Elisabeth Gloria O

PONTES DE CARVALHO, L. Barbosa Santos. Modulação da Resposta Imune na Leishmaniose Tegumentar do Mundo Novo. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Mauricio Martins Rodrigues

PONTES DE CARVALHO, L. Resposta Imune Celular a Antigenos Definidos de Leishmania mexicana amazonensis. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências) - Instituto de Biofísica - UFRJ.

Aluno: Déa Maria Serra Villa Verde

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo Histoquantitativo do Timo de Camundongos Tratados com o Hormônio de Liberação de Gonadotrofinas. 1985. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Histologia e Embriologia) - Departamento de Histologia e Embriologia - UFRJ.

Aluno: Mariza Gonçalves Morgado

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo Comparativo da composição Antigênica de Quatro Cepas do Trypanosoma cruzi. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Sheila Riker Lages Lira

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação de reações Intra-dermicas com Frações de Leishmania na Leihmaniose Tegumentar Americana. 1983. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Augusta Menezes

PONTES DE CARVALHO, L. Crioglobulinas heterófilas na doença de Chagas. 1982. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Souza de Oliveira

PONTES-DE-CARVALHO, L.. Avaliação de estratégia otimizada para triagem e eliminação de cães no controle da leishmaniose visceral humana. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Siane Campos de Souza

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação dos efeitos de terapias com células de medula óssea em modelo experimental de diabetes mellitus tipo 2. 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila Souza Lemos

PONTES DE CARVALHO, L. Caracterização in situ da resposta imune granulomatosa à Leishmania braziliensis em lesões dérmicas crônicas no primata Macaca mulatta. 2010. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ricardo Santana de Lima

PONTES DE CARVALHO, L. Terapia celular em camundongos com cardiopatia chagásica crônica: mecanismos envolvidos na melhora da miocardite chagásica crônica experimental. 2010. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elsio Augusto Wunder Júnior

PONTES DE CARVALHO, L. Patogênese da leptospirose: estudo sobre os fatores envolvidos na virulência e disseminação do agente durante a infecção no modelo animal de hamster. 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Isadora Cristina de Siqueira

PONTES DE CARVALHO, L. Validação do teste de PCR quantitativo no diagnóstico e na determinação do prognóstico da leishmaniose visceral em crianças. 2007. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniella Regina Arantes Martins

PONTES DE CARVALHO, L. Identificação de antígenos de Leishmania chagasi por método de varredura dupla. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jussamara Brito Santos

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da eficácia e mecanismos imunológicos do rhGM-CSF como adjuvante no tratamento da leishmaniose cutânea. 2005. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aldmir de Souza Machado

PONTES DE CARVALHO, L. Frequencia de Atopia em Pacientes Infectados pelo Vírus Linfotrópico de Células T Humanas do Tipo 1 (HTLV-1). 2004. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jacira Maria Andrade de Souza

PONTES DE CARVALHO, L. Caracterização de DNA topoisomerase II de Leishmania chagasi e impacto do polimorfismo do TNF-308 na produção de TNF-alfa. 2004. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Angela Ornelas de Almeida

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação sorológica da leishmaniose visceral canina em áreas endêmicas do nordeste brasileiro. 2004. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isis Fernandes Magalhães Santos

PONTES DE CARVALHO, L. "Calomys callosus RANGER 1830, (RODENTIA-CRICETIDAE): UM MODELO PARA O ESTUDO DA FIBROCLASIA ESPONTÂNEANA INFECÇÃO PELO Trypanosoma Cruzi. 2003. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mário de Seixas Rocha

PONTES DE CARVALHO, L. Preditores prognósticos na embolia pulmonar. 2003. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Maria Olivia Amado Ramos Bacellar

PONTES DE CARVALHO, L. Imunoregulação na Leishmaniose Visceral. 2001. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Luiza Brito de Souza Atta

PONTES DE CARVALHO, L. Anticorpos IgE Anti-Leishmania: Associação de Aspectos Clínicos e Terapêuticos. 2001. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Margarida Maria Lima Pompeu

PONTES DE CARVALHO, L. Indivíduos não expostos à Leishmania diferem na resposta imune inicial, in vitro e in vivo. 2001. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Roberto Alves

PONTES DE CARVALHO, L. Um Estudo Sobre Cisteínaproteinases de Leishmania, Sugerindo a Participação Destas Enzimas na Diferenciação do Parasita e na Resposta Imune Celular do Parasita e na Resposta Imune Celular do Hospedeiro Vertebrado. 1999. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Amelia Ribeiro de Jesus

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação da Resposta Imune de Indivíduos Resistentes a Infecção´por Schistosoma Mansônica. Residentes em Área endêmica de Esquistossomose Mansônica.. 1998. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcelo Torres Bozza

PONTES DE CARVALHO, L. Papel de Peptídeos Vasoativos de Macrófagos e na Resposta Inflamatória Aguda Induzida por Lipopolissacarídeos. 1998. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosália Mendes Figueira Campos

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo de Populações Clonais Provenientes de Cepas de Trypanosoma Cruzi, Isolada de Área Endêmica da Doença de Chagas Após Longa Permanência em Laboratório.. 1997. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Saulo Cabral Bourguignon

PONTES DE CARVALHO, L. Metabolismo Intermediário do Tripanosoma Cruzi: Estudo dos Ácidos Carboxílicos e de Enzimas Envolvidas no Metabolismo das Trioses. 1997. Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Italo Rodrigues de Araujo Sherlock

PONTES DE CARVALHO, L. Interações Ecológicas de Leishmaniose Visceral na Bahia. 1997. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Antonio José Oliveira dos Santos

PONTES DE CARVALHO, L. Interações Celulares Heterotípicas Durante a Diferenciação Intratímica de Linfócitos T: Estudo em Camundongos Nocautes.. 1997. Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Vinícius Cotta de Almeida

PONTES DE CARVALHO, L. O Timo na Imunopatologia da Doença de Chagas Experimental. Estudo Sobre as Alterações Fenotípicas e Funcionais na Diferenciação e Migração Intratímicas de Células T .. 1996. Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcela de Freitas Lopes

PONTES DE CARVALHO, L. Apoptose e Imunorregulação na Doença de Chagas Experimental: Mecanismos Moleculares de Ativação e Morte de Linfócitos.. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências) - Instituto de Microbiologia.

Aluno: Moysés Sadigursky

PONTES DE CARVALHO, L. Miocardite Crônica Chagásica. A reação antidiotípica como um mecanismo patogênico auto-imune. 1994. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Manoel Barral Netto

PONTES DE CARVALHO, L. Immuno-Supressão Medida por Soro na Leishmaniose visceral. 1988. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Alberto da Costa

PONTES DE CARVALHO, L. Infecção Experimental do Camundongo Isogênico C571L/10 com Leishmania mexicana amazonensis: Estudo da Atividade Imunogênica de uma Vacina com Promastigotas Mortas. 1986. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: George Alexandre dos Reis

PONTES DE CARVALHO, L. Reação Mista Leucocitária Singênica: Mecanismo de Ativação e de Reconhecimento Antigênico pela Celula Respondedora. 1985. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Biofísica - UFRJ.

Aluno: Lilian Maria Reis Afonso

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo da interação de neutrófilos ativados e células dendríticas infectadas com Leishmania amazonensis e seu efeito na sensibilização de linfócitos humanos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: CRISTIANE SANTOS NASCIMENTO

Pontes de Carvalho, Lain Carlos. Validação do método de biologia molecular (PCR real-time) para investigar o papel do reservatório canino na Leishmaniose visceral humana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Souza de Oliveira

Pontes de Carvalho, Lain Carlos. Avaliação de estratégia otimizada para triagem e eliminação de cães no controle da Leishmaniose visceral humana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eliomara Sousa Sobral Alves

Pontes de Carvalho, Lain Carlos. Vias de sinalização celular como possível alvo no tratamento da leishmaniose experimental murina. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria do Livramento Leitâo Vilar

Pontes de Carvalho, Lain Carlos. Avaliação do mecanismo de modulação de resposta imune à Leishmania amazonensis em indivíduos baixo-respondedores da IFN-gama. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Elves Anderson Maciel

PONTES DE CARVALHO, L. Resposta imune hepática na leptospirose. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isadora Cristina de Siqueira

PONTES DE CARVALHO, L. Fatores prognósticos em crianças com leishmaniose visceral. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Siane Campos de Souza

PONTES DE CARVALHO, L. Avaliação dos efeitos de terapias com células tronco em modelo experimental de diabetes tipo 2. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lucas Pedreira de Carvalho

PONTES DE CARVALHO, L. Caracterização da resposta imune de indivíduos infectados por Leishmania brasiliensis sem história de doença (infecção sub-clínica). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Régis Bernardo Brandim Gomes

PONTES DE CARVALHO, L. Caracterização da resposta imune induzida por vacinas de DNA construídas a partir de proteínas salivares de Lutzomya longipalpis em camundongos BALB/c. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolina Farias Pirajá

Pontes-de-Carvalho, Lain. Análise por citometria de fluxo do efeito da aminoguanidina a do L-NAME sobre linfócitos T de camundongos C57Bl/6 e BALB/c e sobre o desenvolvimento de diabetes em camundongos NOD. 2010.

Aluno: Carlos Augusto de Carvalho Carreira

PONTES DE CARVALHO, L. Estudo comparativo entre antimoniais pentavalentes e outras drogas no tratamento da leishmaniose tegumentar americana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Daniel Luis Leite Mesquita

PONTES DE CARVALHO, L. Revisão sistemática sobre a eficácia do uso do antimonial pentavalente no tratamento da leishmaniose cutânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

PONTES DE CARVALHO, L. Resposta Imune na candidíase em pacientes soronegativos e soropositivos para o vírus da imunodeficiência tipo 1 (HIV-1). 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Candace Machado de Andrade

Estudo do efeito de variações da concentração de colesterol na produção de citocinas por macrófagos e no controle da resposta inflamatória na leishmaniose; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alana Alcântara Galvão

nvestigação sobre a associação entre exposição á poluição da indústria petroquímica e asma em crianças do município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Cintia Figueiredo de Araújo

Avaliação do efeito imunoestimulador de vesículas de membrana derivadas de macrófagos infectados por Leihmaania amazonensis ou microbactérias; Início: 2014; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Emanuelle de Souza Santos

Avaliação de possíveis protocolos para terapia e/ou prevenção de desenvolvimento de miocardiopatia chagásica; Início: 2014; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Viviane Costa Junqueira Rocha

Estudo do efeito do ácido lipoico e da mitoquinona (MitoQ) sobre a atividade quimioterápica da doxorrubicina; Início: 2011; Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Luciana Souza De Aragão França

Avaliação de possíveis protocolos para terapia e/ou prevenção do desenvolvimento de miocardiopatia chagásica; Início: 2009; Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rafaela Batista Costa

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE TOLEROGÊNICA DE CÉLULAS DENDRÍTICAS MIELÓIDES PULSADAS COM ANTÍGENOS RECOMBINANTES DE Blomia tropicalis EM MODELO EXPERIMENTAL DE ALERGIA; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

André Cronemberger Andrade

Micropartículas e células dendríticas como agentes imunomoduladores em alergia e leishmaniose; 2011; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Cintia Figueiredo de Araújo

Identificação de moléculas com atividade imunomoduladora do extrato de Leishmania amazonensis; 2011; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Viviane Costa Junqueira Rocha

Estratégia para reduzir a cardiotoxicidade da doxorrubicina (DOX) sem afetar sua atividade antineoplásica; 2010; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

David Anibal Garrido Andrade

Investigação sobre efeito de pré-tratamento com fração antigênica do ácaro Blomia tropicalis sobre o desenvolvimento de alergia respiratória experimental; 2010; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Pablo Rafael Silveira Oliveira

Modulação da ativação de macrófagos e agravamento da infecção em modelo murino de leishmaniose tegumentar por moléculas de Leishmania (leishmania) amazonensis; 2010; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Luciana Souza De Aragão França

Desenvolvimento de ferramentas para estudo de tolerância imunológica a antígenos cardíacos: modelo de miocardite autoimune e células dendríticas com perfil tolerogênico; 2009; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Vitor Camilo Cavalcante Dattoli

Investigação dos fatores de risco para infecção por Toxoplasma gondii e Helicobacter pylori e possíveis associações destas infecções com asma atopia; 2009; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Thayna Meirelles Santos

Micropartículas derivadas de monócitos como potenciais direcionadoras de mieloperoxidase para superfície endotelial; 2009; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Cristiane Garboggini Melo Pinheiro

Resposta imune em camundongos BALB/c imunizados com um antígeno recombinante de Leishmania chagasi (Lc9), IL-12 e saponina; 2008; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Clélio Souza Costa

Investigação sobre ação imunomoduladora do Toxocara canis em células humanas e em modelo murino de alergia respiratória; 2008; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Marcio Silva Rodrigues

Contribuição ao estudo da imunogenicidade de duas proteínas recombinantes de Leishmania chagasi candidatas a componentes de vacina contra leishmaniose visceral canina; 2004; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Pedro Flávio Costa Motta

Imunoadjuvantes em Modelo Murino de Inflamação Broncopulmonar Alérgica; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Marcelo dos Santos Teixeira

OBTENÇÃO DE CÉLULAS COM PROPRIEDADES IMUNOMODULADORAS IN VITRO; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Manoel Leoncio da Penha Filho

Anticorpos Monoclonais Anti-Leishmania Chagasi - Padronização da Reação Imunoihistoquímica e produção de anticorpos visando a quantificação de antígenos; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Daniela Farias Laranjeira

Modulação da infecção leishmaniótica em modelo murino por moléculas de amastigota de Leishmania; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Ana Lucia Moreno Amor

Infecção de camundongos por Tripanossoma Cruzi: alguns aspectos da interação parasito-hospedeiro envolvendo o ácido siálico e a trans-sialidade; 2002; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Marco Antônio Silvany

Idenficação de antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi com uso potencial em imunodiagnóstico; 2001; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Cláudia Carvalho Santana

Efeito de indução de tolerância imunológica a antígenos cardíacos no desenvolvimento de miocardites chagásica e autoimune experimentais; 2001; Dissertação (Mestrado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Lenita Ramires Santos

Clonagem e expressão das subunidades de interleucina 12 canina em Escherichia coli; 2001; Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Márcia Cristina Aquino Teixeira

Avaliação de Modelo Experimental de Criptosporidiose Em Camundongos e Expansão In Vitro de Linfócitos T Específicos Para Antígenos de Cryptosporidium Parvum; 1996; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Moacir Paranhos Silva

Imunoterapia Na Leishmaniose Visceral Em Cães Com Infecção Experimental e Natural; 1995; Dissertação (Mestrado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Eliame Mouta Confort

Identificação, caracterização e imunogenicidade em infecção natural humana de fatores excretados por leishmanias do Novo Mundo; 1987; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Samuel Badaró Junqueira

INVESTIGAÇÃO SOBRE PREVALÊNCIA DE ALERGIAS RESPIRATÓRIAS E SEUS FATORES DE RISCO DE CRIANÇAS DO DE ÁREAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, BA; 2010; Tese (Doutorado em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Virginia Maria Gões da Silva

Caracterização de fator imunomodulador produzido por Leishmania, e identificação de adjuvante, candidatos a componentes de vacinas contra leishmanioses; 2009; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Franklin Barbalho Magalhães

Identificação e avaliação de novos antígenos recombinantes para o diagnóstico das leishmanioses viscerais humana e canina; 2007; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Tiana Baqueiro Figuerêdo

Desenvolvimento de um modelo experimental de alergia a Blomia tropicalis e suas utilizações em estudos de imunoprofilaxia e fitoterapia; 2007; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Stella Maria Barrouin Melo

Método para análise de aspirado esplênico de cão: Desenvolvimento de ferramentas aplicáveis ao monitoramento de variações de populações leucocitárias na leishmaniose visceral; 2005; Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Paulo Henrique Palis Aguiar

Produção, Determinação da Especificidade e Avaliação do Efeito Biológico de Anticorpos Monoclonais Contra Células Mononucleares do Sangue Periférico de Cão; 2004; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Moacir Paranhos Silva

Leishmaniose Visceral Canina; Avaliação de Modelo Experimental Utilizando Saliva de Flebotomíneos e Parâmetros Imunológicos Associados à Proteção; 2004; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Márcia Cristina Aquino Teixeira

Proteínas Recombinantes de Amastigotas de Leihmania Infantum/Chagasi; Desenvolvimento/ Otimização de Metodologias para Obtenção e Avaliação de Antigenicidade; ; 2004; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular) - Instituto Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Neuza Maria Alcântara Neves

O Papel da Trans-Sialidase do Trypanosoma Cruzi Na Interação Parasito-Hospedeiro; 1998; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Neci Matos Soares

Estudo Sobre A Natureza da Imunossupressão Mediada Pelo Soro Na Leishmaniose Visceral Humana; 1996; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Salvatore Giovanni de Simone

Analise Antigenica das Formas Metaciclicas de Triatomideos; ; 1986; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Rosane Nassar Meireles Guerra

2007; Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Thiago Amparo Ferreira

Avaliação do efeito de antioxidantes sobre a atividade antineoplásica da doxorrubicina (DOX); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Pilar Sampaio Tavares Veras

Comparação de protocolos de indução de alergia experimental à Blomia tropicalis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Pablo Rafael Silveira Oliveira

Intensificação de infecção experimental por Leishmania braziliensis pela injeção intravenosa de moléculas de amastigotas de Leishmania amazonensis; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Laura Lemos de Mendonça e Fontes

Efeito de antioxidantes sobre as atividades antineoplásica e miocardiotóxica das antraciclinas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Marcio Silva Rodrigues

Indução experimental de resposta imune celular e humoral canina contra Leishmania chagasi para avaliação de antígenos recombinantes; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Daniela Farias Larangeira

Imunomodulação por moléculas de Leishmania; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Claudia de Carvalho Santana

Estudo da tolerância imunológica à miosina cardíaca murina visando o esclarecimento da patogênese da doença de Chagas; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Mariana Ivo Khouri

Investigação da possível atividade adjuvante para uma resposta imune protetora de inibidores de serina protease em um modelo de infecção murina por Leishmania amazonensis; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Mariana da Cruz Borges Silva

INVESTIGAÇÃO SOBRE EFEITO IMUNOMODULADOR DE VESÍCULAS DE MEMBRANA (EVs) DE MACRÓFAGO EM INFECÇÃO POR LEISHMANIA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Naiara Silva Dourado

Indução de tolerância imunológica através do uso de células dendríticas alternativamente ativadas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Fabio Henrique Brasil da Costa

Biointervenção em alergia respiratória através do uso de células dendríticas tolerogênicas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Ayling Martins Ng

Avaliação do efeito do encapsulamento de antioxidantes sobre a toxicidade causada pela doxorrubicina (DOX); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Andréia Simões de Castro Cunha

IMUNOMODULAÇÃO E TRATAMENTO DA TIREOIDITE AUTOIMUNE EXPERIMENTAL COM MOLÉCULAS DE LEISHMANIA E CÉLULAS MESÊNQUIMAIS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Thassila Nogueira Pitanga

Estudo do papel das micropartículas derivadas de monócitos no processo inflamatório da aterosclerose: efeitos oxidativos sobre LDL e HDL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Pablo Rafael Silveira OIiveira

Identificação de molécula candidata a componente de uma vacina contra leishmanioses; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Rodrigo Rocha Santos Feitosa

INDUÇÃO DE TOLERÂNCIA IMUNOLÓGICA A AUTO-ANTÍGENOS CARDÍACOS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE MIOCARDITE; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Tássia Joana Carvalho Lopes

Estudo de possível atividade imunomodulatória de frações de Blomia tropicalis obtidas por cromatografia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Rafaela Borges Rolim

Imunomodulação e tratamento da tireoidite autoimune experimental; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Lain Carlos Pontes de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS-JESUS, JOILSON ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; MELO, STELLA M.BARROUIN ; ALCÂNTARA-NEVES, NEUZA M. ; DUTRA, ROSA F. . A gold nanoparticle piezoelectric immunosensor using a recombinant antigen for detecting Leishmania infantum antibodies in canine serum. Biochemical Engineering Journal , v. 110, p. 43-50, 2016.

  • OLIVEIRA, P. R. S. ; DESSEIN, H. ; ROMANO, A. ; CABANTOUS, S. ; DE BRITO, M. E. F. ; SANTORO, F. ; PITTA, M. G. R. ; PEREIRA, V. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. ; RODRIGUES, V. ; RAFATI, S. ; ARGIRO, L. ; DESSEIN, A. J. . IL2RA Genetic Variants Reduce IL-2-Dependent Responses and Aggravate Human Cutaneous Leishmaniasis. The Journal of Immunology (1950) , v. 194, p. 2664-2672, 2015.

  • SILVA, V. M. G. ; DE-ARAUJO, C. F. ; NAVARRO, I. C. ; OLIVEIRA, P. R. S. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. . Enhancement of experimental cutaneous leishmaniasis by Leishmania extract. Identification of a disease-associated antibody specificity. BMC Research Notes , v. 14, p. 197, 2015.

  • OLIVEIRA, TATIANE TEIXEIRA ; CAMPOS, KEINA MACIELE ; CERQUEIRA-LIMA, ANA TEREZA ; CANA BRASIL CARNEIRO, TAMIRES ; DA SILVA VELOZO, EUDES ; RIBEIRO MELO, INGRID CHRISTIE ALEXANDRINO ; FIGUEIREDO, EUGÊNIA ABRANTES ; DE JESUS OLIVEIRA, EDUARDO ; DE VASCONCELOS, DARIZY FLÁVIA SILVA AMORIM ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; Alcântara-Neves, Neuza Maria ; Figueiredo, Camila Alexandrina . Potential therapeutic effect of Allium cepa L. and quercetin in a murine model of Blomia tropicalis induced asthma. DARU Journal of Pharmaceutical Sciences , v. 23, p. 18, 2015.

  • SANTOS SERAFIM MACHADO, MARTA ; FERREIRA SILVA, HUGO BERNARDINO ; RIOS, RAIMON ; PIRES DE OLIVEIRA, ANAQUE ; VILANY QUEIROZ CARNEIRO, NOMA ; SANTOS COSTA, RYAN ; SANTOS ALVES, WILLIAM ; MENESES SOUZA, FABIO-LUIS ; DA SILVA VELOZO, EUDES ; ALVES DE SOUZA, SILVANA ; SARMENTO SILVA, TANIA MARIA ; SILVA, MARIA LENISE ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; Alcântara-Neves, Neuza Maria ; Figueiredo, Camila Alexandrina . The anti-allergic activity of Cymbopogon citratus is mediated via inhibition of nuclear factor kappa B (Nf- b) activation. BMC Complementary and Alternative Medicine (Online) , v. 15, p. 168, 2015.

  • CABRAL-MIRANDA, G. ; DE JESUS, J. R. ; OLIVEIRA, P. R. S. ; DE BRITTO, G. S. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. ; DUTRA, R. F. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . Detection of Parasite Antigens in Leishmania infantum -Infected Spleen Tissue by Monoclonal Antibody-, Piezoelectric-Based Immunosensors. The Journal of Parasitology , v. 100, p. 73-78, 2014.

  • DE-ARAUJO, C. F. ; SILVA, V. M. G. ; CRONEMBERGER-ANDRADE, A. ; ARAGÃO-FRANÇA, L. S. ; ROCHA, V. C. J. ; SANTOS, P. S. L. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. . Leishmania braziliensis and Leishmania amazonensis amastigote extracts differ in their enhancement effect on Leishmania infection when injected intradermally. BMC Research Notes , v. 7, p. 70, 2014.

  • PEREIRA, ANDREA ; DE PINHEIRO, CRISTIANE GARBOGGINI ; DOS SANTOS, LENITA ; TEIXEIRA, NAIARA ; CHANG, YUNG-FU ; Pontes-de-Carvalho, Lain ; DE SÁ OLIVEIRA, GERALDO GILENO . Requirement of dual stimulation by homologous recombinant IL-2 and recombinant IL-12 for the in vitro production of interferon gamma by canine peripheral blood mononuclear cells. BMC Research Notes , v. 7, p. 460, 2014.

  • PITANGA, THASSILA NOGUEIRA ; DE ARAGÃO FRANÇA, LUCIANA ; ROCHA, VIVIANE COSTA ; Meirelles, Thayna ; DE MATOS BORGES, VALÉRIA ; GONÇALVES, MARILDA SOUZA ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; NORONHA-DUTRA, ALBERTO AUGUSTO ; DOS-SANTOS, WASHINGTON LUIS . Neutrophil-derived microparticles induce myeloperoxidase-mediated damage of vascular endothelial cells. BMC Cell Biology (Online) , v. 15, p. 21, 2014.

  • NIHEI, J. ; CARDILLO, F. ; SANTOS, W. L. C. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. ; MENGEL, JOSE . Administration of a nondepleting anti-CD25 monoclonal antibody reduces disease severity in mice infected with Trypanosoma cruzi . European Journal of Microbiology and Immunology , v. 4, p. 128-137, 2014.

  • CRONEMBERGER-ANDRADE, A. ; ARAGÃO-FRANÇA, L. S. ; DE-ARAUJO, C. F. ; ROCHA, V. C. J. ; BORGES-SILVA, M. C. ; FIGUEIRAS, C. P. ; OLIVEIRA, P. R. S. ; DE FREITAS, L. A. R. ; VERAS, P. S. T. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. . Extracellular Vesicles from Leishmania-Infected Macrophages Confer an Anti-infection Cytokine-Production Profile to Naïve Macrophages. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 8, p. e3161, 2014.

  • PONTES-DE-CARVALHO, L. C. ; MENGEL, J. O. . A question of nature: some antigens are bound to be allergens. Frontiers in Immunology (Online) , v. 5, p. 373, 2014.

  • AMOR, A. L. M. ; SANTOS, L. N. ; GALVAO, A. A. ; BELITARDO, E. M. M. A. ; SILVA, E. S. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. C. . Candidin and trichophytin stimulate the production of Th1 and regulatory cytokines by peripheral blood mononuclear cells. Implication for their use as adjuvants in immunotherapy. Immunotherapy , v. 6, p. 1255-1264, 2014.

  • OLIVEIRA COSTA, JOSÉ FERNANDO ; BARBOSA-FILHO, JOSÉ MARIA ; DE AZEVEDO MAIA, GABRIELA LEMOS ; GUIMARÃES, ELISALVA TEIXEIRA ; MEIRA, CÁSSIO SANTANA ; Ribeiro-dos-Santos, Ricardo ; Pontes de Carvalho, Lain Carlos ; SOARES, MILENA BOTELHO PEREIRA . Potent anti-inflammatory activity of betulinic acid treatment in a model of lethal endotoxemia. International Immunopharmacology (Print) , v. 23, p. 469-474, 2014.

  • Alcântara-Neves, Neuza Maria ; DE S G BRITTO, GABRIELA ; Veiga, Rafael Valente ; Figueiredo, Camila A ; FIACCONE, ROSIMEIRE LEOVIGILDO ; DA CONCEIÇÃO, JACKSON S ; CRUZ, ÁLVARO AUGUSTO ; RODRIGUES, LAURA CUNHA ; COOPER, PHILIP JOHN ; Pontes-de-Carvalho, Lain C ; Barreto, Maurício Lima . Effects of helminth co-infections on atopy, asthma and cytokine production in children living in a poor urban area in Latin America. BMC Research Notes , v. 7, p. 817, 2014.

  • CAMPOS, K. M. ; TEIXEIRA, T. O. ; CERQUEIRA-LIMA A. T. ; COSTA, RYAN SANTOS ; CARNEIRO, T. C. ; SILVA, D. F. ; BARRETO, M. L. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ALCÂNTARA-NEVES N.M ; FIGUEIREDO C.A.V . Antiasthmatic Effect of 4-Allyl-2-Methoxyophenol, Eugenol, is Mediated by Both Bronchodilator and Immunomodulatory Properties.. Journal of Pharmacy and Pharmacology , v. 2, p. 38-49, 2014.

  • CERQUEIRA-LIMA, ANA TEREZA ; Pinto, LC ; OLIVEIRA, T. ; SUZARTH, S. S. ; CAMPOS, KEINA MACIELE ; Medeiros, KCP ; Piuvezam, MR ; PONTES DE CARVALHO, L ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; Figueiredo, Camila Alexandrina . Effects of Cissampelos sympodialis Extract in a Murine Model of Streptozotocin-Induced Diabetes. Autoimmune disessess and Therapeutic Approches , v. 1, p. 106, 2014.

  • FIGUEIREDO, C. A. ; BARRETO, M. L. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; RODRIGUES, L. C. ; COOPER, P. J. ; CRUZ, A. A. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. ; LEMAIRE, D. C. ; COSTA, R. S. ; AMORIM, L. B. ; VERGARA, C. ; RAFAELS, N. ; GAO, L. ; FOSTER, C. ; CAMPBELL, M. ; MATHIAS, R. ; BARNES, K. C. . Co-associations between IL10 polymorphisms, IL-10 production, helminth infection and asthma/wheeze in an urban, tropical population in Brazil. Journal of Allergy and Clinical Immunology , v. 131, p. 1683-1690, 2013.

  • SANTOS, L. N. ; GALLO, M. B. C. ; SILVA, E. S. ; FIGUEIREDO, C. A. ; COOPER, P. J. ; BARRETO, M. L. ; LOUREIRO, S. ; Pontes-de-Carvalho, Lain C. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . A proteomic approach to identify proteins from Trichuris trichiura extract with immunomodulatory effects. Parasite Immunology (Print) , v. 35, p. 188-193, 2013.

  • CARVALHO, K. A. ; MELO NETO, O. P. ; MAGALHÃES, F. B. ; PONTE, J. C. M. ; FILIPE, F. A. B. ; LIMA, G. S. ; SANTOS, M. C. A. ; CRUZ, A. A. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. ; PINHEIRO, C. S. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . Blomia tropicalis Blo t 5 and Blo t 21 recombinant allergens might confer higher specificity to serodiagnostic assays than whole mite extract. BMC Immunology (Online) , v. 14, p. 11, 2013.

  • MENDONÇA, LÍVIA R. ; Figueiredo, Camila A. ; ESQUIVEL, RENATA ; FIACCONE, ROSEMEIRE L. ; Pontes-de-Carvalho, Lain ; COOPER, PHILLIP ; Barreto, Maurício L. ; Alcantara-Neves, Neuza M. . Seroprevalence and risk factors for toxocara infection in children from an urban large setting in Northeast Brazil. Acta Tropica , v. Epub, p. ahead of print, 2013.

  • PONTES-DE-CARVALHO, L. C. ; MENGEL, J. O. ; FIGUEIREDO, C. A. ; SOCIAL CHANGES, ASTHMA AND ALLERGY IN LATIN AMERICA ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . Antigen mimicry between infectious agents and self or environmental antigens may lead to long-term regulation of inflammation. Frontiers in Immunology (Online) , v. 4, p. 1-4, 2013.

  • COSTA, R. S. ; CARNEIRO, T. C. B. ; CERQUEIRA-LIMA, A. T. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; VELOZO, E. ; OLIVEIRA, E. J. ; FIGUEIREDO, C. A. . Ocimum gratissimum Linn. and rosmarinic acid, attenuate eosinophilic airway inflammation in an experimental model of respiratory allergy to Blomia tropicalis. International Immunopharmacology (Print) , v. 13, p. 126-134, 2012.

  • FRAGA, D. B. M. ; SOLCA, M. S. ; SILVA, V. M. G. ; BORJA, L. S. ; NASCIMENTO, E. G. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. ; VERAS, P. S. T. ; DOS-SANTOS, W. L. C. . Temporal distribution of positive results of tests for detecting Leishmania infection in stray dogs of an endemic area of visceral leishmaniasis in the Brazilian tropics: a 13 years survey and association with human disease. Veterinary Parasitology (Print) , v. 190, p. 591-594, 2012.

  • MENDONÇA, LÍVIA RIBEIRO ; Veiga, Rafael Valente ; Dattoli, Vitor Camilo Cavalcante ; Figueiredo, Camila Alexandrina ; FIACCONE, ROSEMEIRE ; SANTOS, JACKSON ; CRUZ, ÁLVARO AUGUSTO ; RODRIGUES, LAURA CUNHA ; COOPER, PHILIP JOHN ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; Barreto, Maurício Lima ; ALCANTARA-NEVES, NEUZA MARIA . Toxocara Seropositivity, Atopy and Wheezing in Children Living in Poor Neighbourhoods in Urban Latin American. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 6, p. e1886, 2012.

  • TEIXEIRA, M. C. A. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; SANTOS, P. M. ; D'AVILA, T. L. ; SILVA, V. M. G. ; RODRIGUES, M. S. ; LARANGEIRA, D. F. ; DOS-SANTOS, W. L. ; PONTES DE CARVALHO, L . An experimental protocol for the long-term provision of dogs with cellular immune reactions to Leishmania antigens. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 106, p. 182-189, 2011.

  • SILVA, V. M. G. ; LARANGEIRA, D. F. ; OLIVEIRA, P. R. S. ; SAMPAIO, R. B. ; SUZART, P. ; BIOINTERVENTION STUDY GROUP (BAQUEIRO T, MEIRELLES T) ; BIOINTERVENTION STUDY GROUP (FEITOSA RRS, DE-ARAGÃO L) ; NIHEI, J. S. ; TEIXEIRA, M. C. A. ; MENGEL, J. O. ; DOS-SANTOS, W. L. C. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. . Enhancement of Experimental Cutaneous Leishmaniasis by Leishmania Molecules Is Dependent on Interleukin-4, Serine Protease/Esterase Activity, and Parasite and Host Genetic Backgrounds. Infection and Immunity (Print) , v. 79, p. 1236-1243, 2011.

  • Guerra, Rosane NM ; Silva, Virginia MG ; Aragao-Franca, Luciana S ; Oliveira, Pablo R ; Feitosa, Rodrigo ; Nascimento, Flavia RF ; Pontes-de-Carvalho, Lain C . Babassu aqueous extract (BAE) as an adjuvant for T helper (Th)1-dependent immune responses in mice of a Th2 immune response-prone strain. BMC immunology (Online) , v. 12, p. 13, 2011.

  • Figueiredo, Camila A. ; Alcantara-Neves, Neuza M. ; Amorim, Leila D. ; Silva, Nivea B. ; Pontes de Carvalho, Lain C. ; Cooper, Philip J. ; Rodrigues, Laura C. ; Barreto, Maurício L. . Evidence for a modulatory effect of IL-10 on both Th1 and Th2 cytokine production: The role of the environment. Clinical Immunology (Orlando, Fla. Print) , p. 57-64, 2011.

  • PONTE, J. C. M. ; JUNQUEIRA, S. B. ; VEIGA, R. V. ; BARRETO, M. L. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . A study on the immunological basis of the dissociation between type I-hypersensitivity skin reactions to Blomia tropicalis antigens and serum anti-B. tropicalis IgE antibodies. BMC immunology (Online) , v. 12, p. 34, 2011.

  • DATTOLI, V. C. C. ; VEIGA, R. V. ; CUNHA, S. S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . Oocysts ingestion as an important transmission route of Toxoplasma gondii in Brazilian urban children. Journal of Parasitology (Faisalabad) , v. 97, p. 1080-1084, 2011.

  • OLIVEIRA, G. G. S. ; MAGALHÃES, F. B. ; TEIXEIRA, M. C. A. ; PEREIRA, A. ; PINHEIRO, C. ; SANTOS, L. R. ; NASCIMENTO, M. ; BEDOR, C. ; ALBUQUERQUE, A. ; DOS-SANTOS, W. L. ; GOMES, Y. ; MOREIRA JR., E. D. ; BRITO, M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; MELO NETO, O. P. . Characterization of novel Leishmania infantum recombinant proteins, encoded by genes from five different families, with distinct capacities for the serodiagnosis of canine and human visceral leishmaniases. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 85, p. 1025-1034, 2011.

  • SOARES, N. M. ; LEAL, T. F. ; FIÚZA, M. C. ; REIS, E. A. G. ; SOUZA, M. A. L. ; DOS-SANTOS, W. L. ; PONTES-DE-CARVALHO, L. . Plasma lipoproteins in visceral leishmaniasis and their effect on -infected macrophages. Parasite Immunology (Print) , v. 32, p. 259-266, 2010.

  • Baqueiro, Tiana ; Russo, Momtchilo ; Silva, Virgínia MG ; Meirelles, Thayna ; Oliveira, Pablo RS ; Gomes, Eliane ; Barboza, Renato ; Cerqueira-Lima, Ana T ; Figueiredo, Camila A ; Pontes-de-Carvalho, Lain ; Alcântara-Neves, Neuza M . Respiratory allergy to Blomia tropicalis: Immune response in four syngeneic mouse strains and assessment of a low allergen-dose, short-term experimental model. Respiratory Research (Cessou em 2002. Cont. ISSN 1465-993X Respiratory Research) , v. 11, p. 51, 2010.

  • CERQUEIRA-LIMA, A. T. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; COSTA, R. S. ; BARBOSA-FILHO J, M. ; PIUVEZAM, M. ; RUSSO, M. ; BARBOZA, R. ; DE-JESUS-OLIVEIRA, E. ; MARINHO, A. ; FIGUEIREDO, C. A. V. . Effects of Cissampelos sympodialis Eichl. and its alkaloid, warifteine, in an experimental model of respiratory allergy to Blomia tropicalis. Current Drug Targets (Print) , v. 11, p. 1458-1467, 2010.

  • Dattoli, Vitor Camilo Cavalcante ; Veiga, Rafael Valente ; Da Cunha, Sergio Souza ; Pontes-de-Carvalho, Lain Carlos ; Barreto, Maurício Lima ; Alcântara-Neves, Neuza Maria . Seroprevalence and Potential Risk Factors for Helicobacter pylori Infection in Brazilian Children. Helicobacter (Cambridge, Mass.) , v. 15, p. 273-278, 2010.

  • Brustolim, Daniele ; Vasconcelos, Juliana F. ; Freitas, Luiz Anto?nio R. ; Teixeira, Mauro M. ; Farias, Marcel T. ; Ribeiro, Yvone M. ; Tomassini, Therezinha C. B. ; Oliveira, Geraldo G. S. ; Pontes-de-Carvalho, Lain C. ; Ribeiro-dos-Santos, Ricardo ; Soares, Milena B. P. . Activity of Physalin F in a Collagen-Induced Arthritis Model. Journal of Natural Products (Print) , v. 73, p. 1323-1326, 2010.

  • Alcantara-Neves, Neuza M. ; Badaro, Samuel J. ; dos Santos, Mariese C.A. ; Pontes-de-Carvalho, Lain C. ; Barreto, Mauricio L. . The presence of serum anti-Ascaris lumbricoides IgE antibodies and of Trichuris trichiura infection are risk factors for wheezing and/or atopy in preschool-aged Brazilian children. Respiratory Research (Cessou em 2002. Cont. ISSN 1465-993X Respiratory Research) , v. 11, p. 114, 2010.

  • Figueiredo, Camila Alexandrina ; Alcântara-Neves, Neuza Maria ; Veiga, Rafael ; Amorim, Leila D. ; Dattoli, Vitor ; Ribeiro Mendonça, Lívia ; Junqueira, Samuel ; Genser, Bernd ; Santos, Mariese ; Pontes de Carvalho, Lain Carlos ; Cooper, Philip J. ; Rodrigues, Laura ; Barreto, Maurício L. . Spontaneous Cytokine Production in Children According to Biological Characteristics and Environmental Exposures. Environmental Health Perspectives , p. 845-849, 2009.

  • DOS-SANTOS, W. L. C. ; JESUS, E. E. ; PARANHOS-SILVA, M. ; PEREIRA, A. M. ; SANTOS, J. C. ; BALEEIRO, C. O. ; NASCIMENTO, E. G. ; MOREIRA JR., E. D. ; OLIVEIRA, G. G. ; PONTES DE CARVALHO, L . Associations among immunological, parasitological and clinical parameters in canine visceral leishmaniasis: Emaciation, spleen parasitism, specific antibodies and leishmanin skin test reaction. Veterinary Immunology and Immunopathology , v. 123, p. 251-259, 2008.

  • ALCANTARA-NEVES, N. M. ; BARBOSA DOS SANTOS, A. ; MENDONÇA, L. R. ; FIGUEIREDO, C. A. V. ; PONTES DE CARVALHO, L . An improved method to obtain antigen-excreting Toxocara canis larvae. Experimental Parasitology , v. 119, p. 349-351, 2008.

  • SANTANA, C. C. ; VASSALO, J. ; FREITAS, L. A. R. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; DOS-SANTOS, W. L. C. . Inflammation and structural changes of splenic lymphoid tissue in visceral leishmaniasis: A study on naturally infected dogs. Parasite Immunology , v. 30, p. 515-524, 2008.

  • AGUIAR, P. H. P. ; SANTOS, R. R. B. ; LARANGEIRA, D. F. ; dos SANTOS, M. A. ; MELO, S. M. B. ; SILVA, T. M. C. ; MENGEL, J. O. ; CONRADO-DOS-SANTOS, W. L. ; PONTES DE CARVALHO, L . A monoclonal antibody against a canine CD45 homologue: Analysis of tissue distribution, biochemical properties and in vitro immunological activity.. The Veterinary Journal , v. 173, p. 160-168, 2007.

  • TEIXEIRA, M. C. A. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; SILVANY, M. A. ; Alcântara Neves NM ; SOARES, M. B. P. ; Santos RR ; GERONIMO, S. M. ; COSTA, C. H. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . A strategy for identifying serodiagnostically relevant antigens of Leishmania or other pathogens in genetic libraries. Biologicals (London) , v. 35, p. 51-54, 2007.

  • BAQUEIRO, T. ; PONTES DE CARVALHO, L ; CARVALHO, F. M. ; SANTOS, N. M. ; medical student group ; Alcântara Neves NM . Asthma and rhinitis symptoms in individuals from different socioeconomic levels in a Brazilian city. Allergy and Asthma Proceedings , v. 28, p. 362-367, 2007.

  • SANTOS de SA, M. ; JUNCA, F. A. ; PONTES DE CARVALHO, L ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, R. ; SOARES, M. B. P. . Avaliação da atividade imunomoduladora de extratos de peles e glândulas parotóides de anuros do semi-árido brasileiro. Sitientibus. Série Ciências Biológicas , v. 7, p. 410-415, 2007.

  • BARROUIN-MELO, S. M. ; LARANGEIRA, D. F. ; ANDRADE FILHO, F. A. ; TRIGO, J. ; JULIAO, F. ; AGUIAR, P. H. P. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . Can spleen aspirations be safely used for the parasitological diagnosis of canine visceral leishmaniosis? A study on assymptomatic and polysymptomatic animals. Veterinary Journal, v. 171, p. 331-339, 2006.

  • BARROUIN-MELO, S. M. ; LARANGEIRA, D. F. ; SANTOS, S. O. ; CHAGAS JR, A. D. ; PAIXAO, M. ; AGUIAR, P. H. P. ; SANTOS, WLC ; PONTES DE CARVALHO, L . A standardized cytological and immunochemical method for the analysis of fine-needle spleen aspirates: Assessment of leukocyte population changes in canine visceral leishmaniosis. Veterinary Immunology and Immunopathology , v. 111, p. 251-261, 2006.

  • NOMIZO, A. ; CARDILLO, F. ; POSTOL, E. ; PONTES DE CARVALHO, L ; MENGEL, J. O. . Vg1 gd T cells regulate Type-1/Type-2 immune responses and participate in the resistance to infection and development of heart inflammation in Trypanosoma cruzi-infected BALB/c mice. Microbes and Infection , v. 8, p. 880-888, 2006.

  • SOARES, N. M. ; FERRAZ, T. P. L. ; NASCIMENTO, E. G. ; CARVALHO, E. M. ; PONTES DE CARVALHO, L . The major circulating immunosuppressive activity in American visceral leishmaniasis patients is associated with a high-molecular weight fraction and is not mediated by IgG, IgG immune complexes or VLDL and LDL. Microbial Pathogenesis , v. 40, p. 254-260, 2006.

  • BALEEIRO, C. O. ; SILVA, M. P. ; SANTOS, J. C. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; NASCIMENTO, E. G. ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. . Montenegro? skin reactions and antibodies against different Leishmania species in dogs from a visceral leishmaniosis endemic area. Veterinary Parasitology , v. 139, p. 21-28, 2006.

  • MORAES-SILVA, E. ; ANTUNES, F. R. ; RODRIGUES, M. S. ; da SILVA JULIAO, F. ; DIAS-LIMA, A. G. ; DE ALCANTARA, A. C. ; REIS, E. A. ; PONTES DE CARVALHO, L ; FRANKE, C. R. . Domestic swine in a visceral leishmaniasis endemic area produce antibodies against multiple Leishmania infantum antigens but apparently resist to L. infantum infection. Acta Tropica , v. 98, p. 176-182, 2006.

  • BARRETO, M. L. ; CUNHA, S. S. ; NEVES, N. M. A. ; PONTES DE CARVALHO, L ; STEIN, R. T. ; GENSER, B. ; CRUZ, A. A. ; COOPER, P. J. ; RODRIGUES, L. C. . Risk factors and immunological pathways for asthma and other allergic diseases in children: background and methodology of a longitudinal study in a large urban center in Northeastern Brazil (Salvador-SCAALA Study). BMC Pulmonary Medicine (Online) , v. 6, p. 15, 2006.

  • COOPER, P. J. ; CHICO, M. E. ; VACA, M. G. ; RODRIGUEZ, A. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; GENSER, B. ; PONTES DE CARVALHO, L ; STEIN, R. T. ; CRUZ, A. A. ; RODRIGUES, L. C. ; BARRETO, M. L. . Risk factors for asthma and allergy associated with urban migration: background and methodology of a cross-sectional study in Afro-Ecuadorian school children in Northeastern Ecuador (Esmeraldas-SCAALA Study). BMC Pulmonary Medicine (Online) , v. 6, p. 24, 2006.

  • SOARES, M. B. P. ; LIMA, R. S. ; ROCHA, L. L. ; TAKYIA, C. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; CARVALHO, A. C. C. ; Santos RR . Transplanted bone marrow cells repair heart tissue and reduce myocarditis in chronic chagasic mice. The American Journal of Pathology , v. 164, p. 441-447, 2004.

  • FERRAZ, T. P. L. ; FIUZA, M. C. ; SANTOS, M. L. A. ; PONTES DE CARVALHO, L ; SOARES, N. M. . Comparison of six methods for the extraction of lipids from serum in terms of effectiveness and protein preservation. Journal of Biochemical and Biophysical Methods, v. 58, p. 187-193, 2004.

  • SANTOS, L. R. ; BARROUIN-MELO, S. M. ; CHANG, F. ; OLSEN, J. ; MCDONOUGH, P. ; QUIMBY, F. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L ; OLIVEIRA, G. G. S. . Recombinant single-chain canine interleukin 12 induces interferon gamma mRNA expression in peripheral blood mononuclear cells of dogs with visceral leishmaniasis.. Vet Immunol Immunopathol, v. 98, p. 43-48, 2004.

  • BARROUIN-MELO, S. M. ; LARANGEIRA, D. F. ; TRIGO, J. ; AGUIAR, P. H. P. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . Comparison between splenic and lymph node aspirations as sampling methods for the parasitological detection of Leishmania chagasi infection in dogs. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 99, p. 195-197, 2004.

  • AGUIAR, P. H. P. ; SANTOS, R. R. B. ; LIMA, C. A. ; GOMES, H. R. S. ; LARANGEIRA, D. F. ; SANTOS, P. M. ; MELO, S. M. B. ; CONRADO-DOS-SANTOS, W. L. ; PONTES DE CARVALHO, L . Production of monoclonal antibodies against canine leukocytes. Hybridoma (New York) (Cessou em 2001. Cont. 1554-0014 Hybridoma [Larchmont]) , v. 23, p. 127-132, 2004.

  • ALCANTARA-NEVES, N. M. ; Santos RR ; MORENO-AMOR, A. L. ; UEMURA, H. ; SILVA-NETO, S. J. ; EICHINGER, D. ; PONTES DE CARVALHO, L . The Trypanosoma cruzi trans-sialidase binds to heart cells in vivo. Microbial Pathogenesis , v. 37, p. 273-278, 2004.

  • FROES, A. M. ; dos SANTOS, C. V. D. ; PENHA-FILHO, M. L. ; TEIXEIRA, M. C. A. ; CORREA, T. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ALCANTARA-NEVES, N. M. . Sub-clinical infection as an effective protocol for obtaining anti-Leishmania chagasi amastigotes antibodies of different animal species.. Veterinary Immunology and Immunopathology , v. 99, p. 135-141, 2004.

  • MOREIRA, E. D. ; SOUZA, V. M. M. ; SREENIVASAN, M. ; NASCIMENTO, E. G. ; PONTES DE CARVALHO, L . Effect of an optimized dog culling program in the dynamics of Leishmania transmission. Veterinary Parasitology , v. 122, p. 245-252, 2004.

  • AGUIAR, P. H. P. ; SANTOS, R. R. B. ; LARANGEIRA, D. F. ; dos SANTOS, M. A. ; BARROUIN-MELO, S. M. ; SILVA, T. M. C. ; MENGEL, J. O. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . A novel monoclonal antibody against canine monocytes/macrophages. Hybridoma (New York) (Cessou em 2001. Cont. 1554-0014 Hybridoma [Larchmont]) , v. 23, p. 250-257, 2004.

  • PARANHOS-SILVA, M. ; OLIVEIRA, G. G. ; REIS, E. A. ; DE MENEZES, R. M. ; FERNANDES, O. ; SHERLOCK, I. ; GOMES, R. B. ; PONTES DE CARVALHO, L ; DOS-SANTOS, W. L. . A follow-up of Beagle dogs intradermally infected with Leishmania chagasi in the presence or absence of sand fly saliva.. Veterinary Parasitology , Estados Unidos, v. 30, n.114, p. 97-111, 2003.

  • MOREIRA, E. D. ; SOUZA, V. M. M. ; SREENIVASAN, M. ; LOPES, N. L. ; BLANTON, R. ; PONTES DE CARVALHO, L . Peridomestic Risk Factors for Canine Leishmaniosis in Urban Dwellings: New Findings from a Prospective Study in Brasil. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , Estados Unidos, v. 69, p. 393-397, 2003.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; SANTANA, C. C. ; SOARES, M. B. P. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; CUNHA-NETO, E. ; Santos RR . Experimental chronic Chagas? disease myocarditis is an autoimmune disease preventable by induction of immunological tolerance to myocardial antigens. Journal of Autoimmunity , v. 18, p. 131-138, 2002.

  • TEIXEIRA, M. C. A. ; DE-JESUS-SANTOS, R. ; SAMPAIO, R. B. ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. . A simple and reproducible method to obtain large numbers of axenic amastigotes of different Leishmania species. Parasitol Res, v. 88, p. 963-968, 2002.

  • RIBEIRO-DOS-SANTOS, R. ; MENGEL, J. O. ; POSTOL, E. ; FERNANDEZ-FERREIRA, E. ; SOARES, R. O. A. ; SOARES, M. B. P. ; PONTES DE CARVALHO, L . A heart-specific CD4+ T-cell line obtained from a chronic chagasic mouse induces carditis in heart immunized mice and rejection of normal heart transplants in the absence of Trypanosoma cruzi.. Parasite Immunology , v. 23, p. 93-101, 2001.

  • ALVES, C. ; PONTES DE CARVALHO, L ; SOUZA, A. ; SIMONE, G. G. . A strategy for the identification of T-cell epitopes on Leishmania cysteine proteinases. Cytobios, v. 104, p. 33-41, 2001.

  • SOARES, N. M. ; SANTIAGO, M. ; PONTES DE CARVALHO, L . An improved anti-IgG/anti-C3 ELISA for quantification of circulating immune complexes. J. Immunol. Meth., v. 249, p. 199-205, 2001.

  • PARANHOS-SILVA, M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; NASCIMENTO, E. G. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; dosSANTOS, W. L.C. . Skin reactions to thymerosol and Leishmania in dogs from a leishmaniasis endemic area: it is better to keep them apart. . Mem. Inst. Oswaldo Cruz, v. 96, p. 679-681, 2001.

  • CASTRO-SOUZA, F. ; PARANHOS-SILVA, M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; SHERLOCK, I. ; PAIXAO, M. ; dosSANTOS, W. L.C. . Dissociation between vasodilation and Leishmania infection-enhancing effects of sand fly saliva and maxadillan. Mem. Inst. Oswaldo Cruz, v. 96, p. 997-999, 2001.

  • SOARES, M. B. P. ; LIMA, R. S. ; SILVA-MOTA, K. N. ; BELLINTANI, M. C. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Santos RR . Modulation of chagasic cardiomyopathy by interleukin-4: dissociation between intensity of inflammation and tissue parasitism. Am. J. Pathol., v. 159, p. 703-709, 2001.

  • SOARES, M. B. P. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Santos RR . Banco de embriões de camundongos geneticamente modificados. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento , Brasília, v. Ano IV, n.20, p. 50-53, 2001.

  • SOARES, M. B. P. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Santos RR . The pathogenesis of Chagas? disease: when autoimmune and parasite-specific immune responses meet. Anais da Academia Brasileira de Ciências , Brasil, v. 73, p. 547-559, 2001.

  • PARANHOS-SILVA, M. ; NASCIMENTO, E. G. ; MELRO, M. C. B. F. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; CONRADO-DOS-SANTOS, W. L. ; PONTES DE CARVALHO, L ; OLIVEIRA-SANTOS, A. O. . Cohort Study On Canine Emigration and Leishmania Infection in an Area Endemic For American Visceral Leishmaniasis. Implications For The Disease Control. Acta Tropica, v. 69, p. 75-83, 1998.

  • PARANHOS-SILVA, M. ; FREITAS, L. A. R. ; CONRADO-DOS-SANTOS, W. L. ; GRIMALDI JR, G. ; PONTES DE CARVALHO, L ; OLIVEIRA-SANTOS, A. O. . A Cross-Sectional Serodiagnostic Survey Of Canine Leishmaniasis Due To Leishmania Chagasi. Am. J. Trop. Med. Hyg., v. 55, p. 39-44, 1996.

  • TEIXEIRA, M. C. A. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; STERLING, C. R. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Sant'Anna, O. A. . Incomplete Dominance Of The Low Antibody Response To Cryptosporidium Parvum Antigens In Mice Selected For High (H) And Low (L) Antibody Responsiveness. Braz. J. Med. Biol. Res., v. 29, p. 1479-1483, 1996.

  • ALCANTARA-NEVES, N. M. ; PONTES DE CARVALHO, L . Circulating Trans-Sialidase Activity And Trans-Sialidase - Inhibiting Antibodies In Trypanosoma Cruzi-Infected Mice. Parasitol. Res., v. 81, p. 560-564, 1995.

  • MEDINA-ACOSTA, E. ; PAUL, S. ; TOMLINSON, S. ; PONTES DE CARVALHO, L . Combined Ocurrence Of Trypanosomal Sialidase/Trans-Sialidase Activities And Leishmanial Metalloproteinase Homologues In Endotrypanum Sp.. Mol. Biochem. Parasitol., v. 64, p. 273-282, 1994.

  • SCHENKMAN, S. ; CHAVES, L. B. ; PONTES DE CARVALHO, L ; EICHINGER, D. . A Proteolytic Fragment Of The Trypanosoma Cruzi Trans-Sialidase Lacking The Carboxy-Terminal Domain Is Active, Monomeric And Generates Antibodies That Inhibit Enzymatic Activity. J. Biol. Chem., v. 269, p. 7970-7975, 1994.

  • MEDINA-ACOSTA, E. ; FRANCO, A. M. R. ; JANSEN, A. M. ; SAMPOL, M. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; GRIMALDI JR, G. ; NUSSENZWEIG, V. . Trans-Sialidase And Sialidase Activities Discriminate Between Morphologically Indistinguishable Trypanosomatids. Eur. J. Biochem., v. 225, p. 333-339, 1994.

  • TOMLINSON, S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; VANDEKERCKHOVE, F. P. C. L. ; NUSSENZWEIG, V. . The Role Of Sialic Acid In The Resistance Of Trypanosoma Cruzi To Complement. J. Immunol., v. 153, p. 3141-3147, 1994.

  • NASCIMENTO, M. D. S. B. ; ALCANTARA-NEVES, N. M. ; MUNIZ, M. E. B. ; NUNES, S. F. ; PARANHOS-SILVA, M. ; PONTES DE CARVALHO, L . Elicitation and modulation of the immune response to Leishmania by Montenegro's skin test.. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 86, p. 91-93, 1993.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; TOMLINSON, S. ; VANDEKERCKHOVE, F. ; CLARKSON, A. B. E. ; JIANG, M. S. ; HART, G. W. ; NUSSENZWEIG, V. . Characterization of a novel trans-sialidase of Trypanosoma brucei procyclic trypomastigotes and identification of procyclin as a sialic acid acceptor. Journal of Experimental Medicine , v. 177, p. 465-474, 1993.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; TOMLINSON, S. ; NUSSENZWEIG, V. . The sialidase of T. rangeli lacks trans-sialidase activity. Molecular and Biochemical Parasitology , v. 62, p. 10-22, 1993.

  • PARANHOS-SILVA, M. ; dosSANTOS, W. L.C. ; SHERLOCK, I. ; OLIVEIRA, G. G. S. ; PONTES DE CARVALHO, L . Development of eosinophilia in dogs intradermically inoculated with sand fly saliva and Leishmania (Leishmania) chagasi stationary-phase promastigotes. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 88, p. 249-251, 1993.

  • SANTOS, A. J. O. ; NASCIMENTO, E. G. ; PARANHOS-SILVA, M. ; PONTES DE CARVALHO, L . Report on a visceral and cutaneous leishmanises focus in the town of Jequié, State of Bahia, Brazil.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 35, p. 583-584, 1993.

  • SOARES, N. M. ; CARVALHO, E. M. ; PINHO, R. T. ; PONTES DE CARVALHO, L . Induction of complement-sensitivity in Leishmania amazonensis metacyclic promastigotes by protease-treatment but not by specific antibodies. Zeitschrift Für Parasitenkunde (Parasitology Research) , v. 79, p. 340-342, 1993.

  • TOMLINSON, S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; VANDEKERCKHOVE, F. ; NUSSENZWEIG, V. . Resialylation of sialidase-treated sheep and human erythrocytes by Trypanosoma cruzi trans-sialidase: restoration of complement resistance of desialylated sheep erythrocytes. Glycobiology (Oxford) , v. 2, p. 549-551, 1992.

  • VANDEKERCKHOVE, F. ; SCHENKMAN, S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; TOMLINSON, S. ; KISO, M. ; YOSHIDA, M. ; HASEGAWA, A. ; NUSSENZWEIG, V. . Substrate-specificity of the Trypanosoma cruzi trans-sialidase. Glycobiology (Oxford) , v. 2, p. 541-548, 1992.

  • SCHENKMAN, S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; NUSSENZWEIG, V. . Trypanosoma cruzi trans-sialidase and neuraminidase activities can be mediated by the same enzymes. Journal of Experimental Medicine , v. 175, p. 567-575, 1992.

  • BONGERTZ, V. ; PONTES DE CARVALHO, L . Production of monoclonal antibodies for the identification of a strain of Trypanosoma cruzi. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene , v. 46, p. 435-439, 1992.

  • SIMONE, S. G. ; PINHO, R. T. ; VANNI, M. M. ; PONTES DE CARVALHO, L . Isolation And Immunological Analysis Of Trypanosoma Cruzi Glycolipids. ACTA TROPICA, v. 48, p. 233-241, 1991.

  • PINHO, R. T. ; DUTRA, H. S. ; SIMONE, S. G. ; PONTES DE CARVALHO, L . A glass wool-based method for purifying Trypanosoma cruzi trypomastigotes and partial characterization of an epimastigote-specific glass-adherent surface peptide. Acta Tropica , v. 50, p. 29-38, 1991.

  • SIMONE, G. G. ; BONALDO, M. C. ; PINHO, R. T. ; PONTES DE CARVALHO, L ; GALVAO-CASTRO, B. ; GOLDENBERG, S. . A study on the amphiphilic proteins of three Trypanosoma cruzi populations. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH, v. 21, n.3, p. 435-443, 1988.

  • SIMONE, S. G. ; PONTES DE CARVALHO, L ; OLIVA, O. F. P. ; ANDRADE, S. G. ; GALVAO-CASTRO, B. . Trypanosoma cruzi strain-specific monoclonal antibodies: I. Identification of Colombian-strain flagellates in the insect vector. TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE, v. 81, p. 750-754, 1987.

  • SIMONE, S. G. ; PONTES DE CARVALHO, L ; GALVAO-CASTRO, B. . Antigenic Differences Between Bug And Culture - Derived "T. Cruzi" Metacyclic Trypomastigotes.. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE, v. 37, p. 63-65, 1987.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; LANNES-VIEIRA, J. ; SAVINO, W. . Restriction In The Repertoire Of Detectable Autoantibodies In Pol Clonal B Cell Activations.. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, v. 82, n.SUPPL II, p. 111-115, 1987.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; LANNES-VIEIRA, J. ; SIMONE, S. G. ; CASTRO, B. G. . A Protein A-Binding, Polyethylene Glicol Precipitation-Based Immunoradiometric Assay.. JOURNAL OF IMMUNOLOGICAL METHODS, v. 89, p. 27-35, 1986.

  • PONTES DE CARVALHO, L . The faithlessness of the immunoglobulin molecule: can monoclonal antibodies ever be mono-specific?. IMMUNOLOGY TODAY, v. 7, n.2, p. 33-33, 1986.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; BADARO, R. ; CARVALHO, E. M. ; LANNES-VIEIRA, J. ; VINHAES, L. ; ORGE, G. ; MARZOCHI, M. C. A. ; GALVAO-CASTRO, B. . Nature and incidence of erythrocyte-bound IgG and some aspects of the pathogenesis of anaemia in American visceral leishmaniasis. Clinical and Experimental Immunology , v. 64, p. 495-502, 1986.

  • KRETTLI, A. U. ; PONTES DE CARVALHO, L . Binding of C3 fragments to the Trypanosoma cruzi surface in the absence of specific antibodies and without activation of the complement cascade. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 62, p. 270-277, 1985.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; LANNES-VIEIRA, J. ; SION, F. S. ; GUIMARAES-DIAS, M. ; LACERDA, M. C. R. ; CARVALHO, E. M. ; BADARO, R. ; CASTRO, B. G. . Detection Of IgG-Bearing Erythrocytes By A Sensitive Staphylococcus Aureus Protein A Radicassay.. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAR RESEARCH, v. 18, p. 519-526, 1985.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; LACERDA, M. C. R. . Padronização de extratos alergênicos pela titulação da capacidade de induzir reações cutâneas: estabelecimento de novos critérios de reprodutibilidade. Cad. Luso-Bras. Alerg. Imunol., Brasil, v. 3, p. 4-8, 1984.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . The Nature Of The Autoantibody Response To Thyroglobulin In Murine Strains With High And Low Susceptibility.. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 48, p. 519-529, 1982.

  • KHOURY, E. L. ; BOTTAZO, G. F. ; PONTES DE CARVALHO, L ; WICK, G. ; ROITT, I. M. . Pre-Disposition To Organ-Specific Autoimmunity In Obese-Strain Chickens.. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 49, p. 273-282, 1982.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; TEMPLEMAN, J. ; WICK, G. ; ROITT, I. M. . The role of self-antigen in the development of autoimmunity in Obese Strain (OS) chickens with spontaneous autoimmune thyroiditis. J. Exp. Med., v. 155, p. 1255-1266, 1982.

  • ROITT, I. M. ; COOKE, A. ; MALE, D. K. ; HAY, F. C. ; GABRIELLA, G. ; LYDYARD, P. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; THANAVALA, Y. ; IVANYI, J. . Idiotypic Networks And Their Possible Exploitation For The Manipulation Of The Immune Response.. LANCET, v. 1, p. 1041-1046, 1981.

  • WILK, G. ; BOYD, R. ; PONTES DE CARVALHO, L ; KOFLER, R. ; MULLER, P. V. ; COLE, R. K. . The Obese Strain (Os) Of Chickens With Spontaneous Autoimmune Thyrciditis: A Review Of Recent Data.. CURRENT TOPICS ON MICROBIOLOGY AND IMMUNOLOGY, v. 91, p. 109-128, 1981.

  • NYE, L. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . An Investigation On The Clonality Of Human Autoimmune Thypoglobulin Antibodies And Their Light Chains.. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 46, p. 161-170, 1981.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; WICK, G. ; ROITT, I. M. . Requirement of T cells for the development of autoimmune thyroiditis In Obese Strain (Os) chickens. J. Immunol., v. 126, p. 750-753, 1981.

  • ROITT, I. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; NYE, L. ; WICK, G. . Some general features of thyroid autoimmunity. Archiv. Immunol. Theor. Exp., v. 29, p. 297-304, 1981.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. ; WICK, G. . A Three - Layer Immunoradiometric Assay For Antibodies In Different Immunoglobulin Classes.. JOURNAL OF IMMUNOLOGICAL METHODS, v. 39, p. 15-24, 1980.

  • NYE, L. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . Restriction in the response to autologous thyroglobulin in the human. CLINICAL AND EXPERIMENTAL IMMUNOLOGY, v. 41, p. 252-263, 1980.

  • PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . A resposta imune contra tireoglobulina em camundongos e o desenvolvimento de tireoidite.. Rev. Bras. Aler. Imunopatol., Brasil, v. 2, p. 253-260, 1980.

  • PONTES DE CARVALHO, L . The Detection Of Monoclonal Antibodies (Mcab) By Immunoradiometric Assays And Related Techniques.. In: Carlos M. Morel. (Org.). GENES AND ANTIGENS OF PARASITES - A LABORATORY MANUAL.. RIO DE JANEIRO / GENEVA: FUNDACAO OSWALDO CRUZ / OMS, 1983, v. , p. 0413-0419.

  • PONTES DE CARVALHO, L . The double immunodiffusion reaction in gel to investigate epitope repetition and monoclonal-antibody diversity. In: C M Morel. (Org.). Genes and Antigens of Parasites - A Laboratory Manual. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1983, v. , p. 486-487.

  • ROITT, I. M. ; PONTES DE CARVALHO, L . The Immunological Basis Of Autoimmune Disease.. RECEPTORS, ANTIBODIES AND DISEASE. LONDRES: PITMAN LTD., 1982, v. , p. 22-34.

  • GUARNOTTA, G. ; QUARTEY-PAPAFIC, R. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . Monoclonal Thyroglobulin Antibodies As A Tool To Study Auto Immunity. PROTIDES OF BIOLOGICAL FLUIDS. OXFORD: PERGAMON PRESS, 1981, v. , p. 0861-0864.

  • WICK, G. ; BOYD, R. ; PONTES DE CARVALHO, L ; ROITT, I. M. . Analysis Of Suppressor Cells In Chickens Of The Obese Strain (Os) With Spontaneous Autoimmune Thyroiditis.. CELLULAR AND MOLECULAR MECHANISMS OF IMMUNOLOGIC TOLERANCE.. NOVA YORK: MARCEL DEKKER INC., 1981, v. , p. 501-506.

  • ROITT, I. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; NYE, L. ; WICK, G. . Some General Aspects Of Organ-Specific Autoimmunity. SYMPOSIUM ON AUTOIMMUNE ASPECTS OF ENDOCRINE DISORDERS. LONDRES: ACADEMIC PRESS, 1980, v. , p. 0003-0009.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Infection of mice with Trypanosoma cruzi: Some aspects of the interaction parasite-host involving the siálic acid and trans-sialidase. In: XXVII Meeting of the Brazilian Society of Immunology, V Internacional Symposium and Clinical Immunology., 2002, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2002.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Lipid profile in the sera of patients with visceral leishmaniasis and effect of lipoproteins on IL-6 production by Leishmania chagasi-infected and non-infected macrophages.. In: XXVII Meeting of the Brazilian Society of Immunology, V Internacional Symposium and Clinical Immunology., 2002, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2002.

  • Pontes de Carvalho, Lain Carlos . Markers of immunity and a strategy for development of a recombinant vaccina against canina visceral leishmaniasis. In: XVI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, VI Congresso Cubano de Microbiologia e Parasitologia, III Congresso Cubano de Medicina Tropical., 2002, Havana. XVI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, VI Congresso Cubano de Microbiologia e Parasitologia, III Congresso Cubano de Medicina Tropical., 2002.

  • Pontes de Carvalho, Lain Carlos . Making good use of bad sera: A straightforward method for selecting relevant recombinant antigens for serodiagnosis of visceral leishmaniasis. In: XVI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, VI Congresso Cubano de Microbiologia e Parasitologia, III Congresso Cubano de Medicina Tropical., 2002, Havana. XVI Congresso Latinoamericano de Microbiologia, VI Congresso Cubano de Microbiologia e Parasitologia, III Congresso Cubano de Medicina Tropical., 2002.

  • Jesus EEV ; PARANHOS-SILVA, M. ; Pinheiro Jr NF ; OLIVEIRA, G. G. S. ; NASCIMENTO, E. G. ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. . Resposta imune canina na infecção natural por L. chagasi. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 47-48.

  • Gomes HR ; PARANHOS-SILVA, M. ; NASCIMENTO, E. G. ; Moreira ED ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. . Comparação entre ELISA de soro e de eluato de sangue para o imunodiagnóstico da leishmaniose visceral canina (LVC). In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 197-198.

  • Penha Filho ML ; Fróes AM ; Rodrigues MS ; SOARES, N. M. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Alcântara Neves NM . Obtenção e comparação de fatores excretados por promastigotas e amastigotas de leishmania braziliensis e leishmania chagasi obtidos de diferentes fontes. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 231-232.

  • Aguiar PHP ; Meira-Santos P ; Barrouin-Melo SM ; Souza VTF de ; Moreira ED ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . Perfil clínico, sorológico e parasitológico em 88 cães naturalmente infectados por L. chagasi. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 235-236.

  • Santos CVC ; PONTES DE CARVALHO, L ; Fróes AM ; dosSANTOS, W. L.C. ; Alcântara Neves NM . Produção de anticorpos monoclonais anti-amastigota de Leishmania chagasi. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 238-239.

  • SCHENKMAN, S. ; Alcântara Neves NM ; PONTES DE CARVALHO, L . Estudo sobre a ação da trans-sialidase (TS) do Trypanosoma cruzi sobre o hospedeiro vertebrado. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 128-129.

  • Pontes de Carvalho, Lain Carlos . Modulation of heart tissue damage in chagasic mice by interleukin-7.. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador-BA. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001.

  • Pontes de Carvalho, Lain Carlos . O possível papel do ácido siálico na saída do Trypanosoma cruzi do compartimento intravascular.. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador-BA. XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Potential role of cross-reactivity in the pathogenesis of chagasic myocarditis: regulation by interleukin-4. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001.

  • SOARES, N. M. ; SANTIAGO, M. ; PONTES DE CARVALHO, L . An improved anti-IgG/anti-C3 ELISA for quantification of circulating immune complexes. In: International meeting on immunoregulation, 2000, Florianópolis. Insights for Therapeutic Intervention, 2000. p. 130-130.

  • Aguiar PHP ; Gomes HR ; OLIVEIRA, G. G. S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. . Production of reagents to study the canine immunological system. I. anti-leukocyte monoclonal antibodies. In: International Meeting on Immunoregulation, 2000, Florianópolis. Insights for Therapeutic Intervention, 2000. p. 97-98.

  • Santos CVC ; PONTES DE CARVALHO, L ; dosSANTOS, W. L.C. ; Alcântara Neves NM . Immunization protocol for obtaining Leishmania chagasi amastigote-specific monoclonal antibody. In: International Meeting on Immunoregulation, 2000, Florianópolis. Insights for Therapeutic Intervention, 2000. p. 133-133.

  • SOARES, M. B. P. ; LIMA, R. S. ; SILVA-MOTA, K. N. ; BELLINTANI, M. C. ; PONTES DE CARVALHO, L ; Santos RR . Repeated immunization of balb/C and A/J mice with syngeneic heart antigen induces reactivity against Trypanosoma cruzi. In: International Meeting on Immunoregulation, 2000, Florianópolis. Insights for Therapeutic Intervention, 2000. p. 173-173.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Autoreactive CD4+ T cell line obtained from chronic chagasic mice infected with Colombian strain of Trypanosoma cruzi. In: International Meeting on Vaccines, 1998, Salvador. Anais do International Meeting on Vaccines, 1998.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Binding of Trypanosoma cruzi trans-sialidase to heart tissue in infected mice. In: International Meeting on Vaccines, 1998, Salvador. Anais do International Meeting on Vaccines, 1998.

  • DE CARVALHO, LC . Cross-reactivities between murine heart and Trypanosoma cruzi revealed by monoclonal autoantibodies. In: International Meeting on Vaccines, 1998, Salvador. Anais do International Meeting on Vaccines, 1998.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Padronização das condições necessárias ao desenvolvimento de linhagens e/ou clones de células T específicas para Cryptosporidium parvum. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Características clínicas de 317 casos de leishmaniose visceral humana (LVH) em Jequié, Bahia, Brasil. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Epidemiologia da leishmaniose visceral humana em Jequié, Bahia, Brasil. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997.

  • PONTES DE CARVALHO, L . Maxadilan: dissociation between vasodilatation and leishmania infection enhancing effects. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997.

  • PONTES DE CARVALHO, L . A trans-sialidase do Tripanosoma cruzi como ligante para células do hospedeiro vertebrado. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997.

  • VANDEKERCKHOVE, F. ; PONTES DE CARVALHO, L ; SCHENKMAN, S. ; NUSSENZWEIG, V. . The Trypanosoma cruzi trans-sialidase. Trop. Med. Hyg., v. 47, p. 261-262, 1992.

  • ROCHA, VIVIANE COSTA ; Aragao-Franca, Luciana S ; DE ARAUJO, C. ; NG, A. ; ANDRADE, C. ; CRONEMBERGER-ANDRADE, A. ; SANTOS, E. ; SILVA, M. ; MACAMBIRA, S. ; NORONHA-DUTRA, ALBERTO AUGUSTO ; Pontes de Carvalho, Lain Carlos . Protective effects of mito-TEMPO against doxorubicin cardiotoxicity in mice. Cancer Chemotherapy and Pharmacology , 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, G. G. S. ; PONTES DE CARVALHO, L ; de Melo Neto, O P ; DOS-SANTOS, W. L. C. . Uso de antígenos de Leishmania em método diagnóstico, vacina e terapia para leishmaniose. 2009.

AGUIAR, P. H. P. ; dosSANTOS, W. L.C. ; PONTES DE CARVALHO, L . Monoclonal antibody against canine monocyte macrophages. 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Imunointervenção em modelos experimentais de alergia respiratória e doença de Chagas e estudo de efeito imunomodulador in vitro de frações de candidina, Descrição: Projeto com objetivo de estudar e desenvolver processos de imunomodulação que podem ser direcionados à prevenção e/ou ao tratamento da alergia respiratória ao ácaro da poeira doméstica Blomia tropicalis e à prevenção da doença de Chagas. Realizado em colaboração com o Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (FIOCRUZ), Laboratório de Acarologia e Alergologia (UFBA) e Faculdade Maria Milza. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Integrante / Lain Pontes de Carvalho - Coordenador / Alcântara-Neves, Neuza M - Integrante / Soares, Milena B. P. - Integrante / Luciana S. Aragão-França - Integrante / Priscila S. L. Santos - Integrante / Rafaela Batista Costa - Integrante / Thais Nogueira de Carvalho - Integrante., Financiador(es): FIOCRUZ-BA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Avaliação do efeito imunoestimulador de vesículas de membrana derivadas de macrófagos infectados por Leishmania amazonensis e por Mycobacterium, Descrição: Estudar e desenvolver processos de imunoestimulação utilizando vesículas de membrana derivadas de macrófagos infectados por Leishmania que possam ser direcionados à prevenção da infecção leishmaniótica, utilizando como modelo para comparação as vesículas de membrana derivadas de macrófagos infectados com micobactérias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Fabiola Cardillo - Integrante / Patricia Sampaio Tavares Veras - Integrante / André Cronemberger-Andrade - Integrante / Theolis Brabosa - Integrante / sergio marcos arruda - Integrante.

  • 2011 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE INSUMOS E PROTOCOLOS VISANDO À BIOINTERVENÇÃO EM DOENÇAS DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NA BAHIA, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de produtos biotecnológicos direcionados à prevenção e/ou ao tratamento de doenças inflamatórias com importância em saúde pública. As principais doenças que são os alvos finais das atividades descritas neste projeto são a alergia respiratória, a doença de Chagas, as leishmanioses, a miocardite autoimune e o diabetes autoimune. Em todos os casos serão utilizados modelos experimentais murinos, todos eles já introduzidos em nossos laboratórios. O desenvolvimento dos produtos biotecnológicos a serem obtidos embasar-se-á em dados científicos preliminares obtidos pelos proponentes. Para a consecução de muitos dos objetivos do projeto serão utilizados os mesmos modelos experimentais e metodologia, de modo que essa consecução será facilitada. A equipe proponente é constituída por 15 doutores (sendo nove deles pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os quais publicaram um total de 413 trabalhos em periódicos científicos indexados internacionalmente e 18 capítulos de livro, orientaram um total de 126 mestrandos e 59 doutorandos, e estão no momento orientando 44 mestrandos e 34 doutorandos. Os pesquisadores principais do projeto são: Lain Carlos Pontes de Carvalho, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, FIOCRUZ, Bahia (pesquisador nível 1D do CNPq), Stella Maria Barrouin Melo, da Faculdade de Medicina Veterinária da UFBA (pesquisadora nível 2 do CNPq), e Momtchilo Russo, do Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo (pesquisador nível 1A do CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Neuza Maria Alcântara Neves - Integrante / Stella Maria Barrouin Melo - Integrante / Fabiola Cardillo - Integrante / Osvaldo Pompilio de Melo Neto - Integrante / Patricia Sampaio Tavares Veras - Integrante / Geraldo Gileno de Sá Oliveira - Integrante / Daniela Farias Larangeira - Integrante / Virgínia Maria Góes da Silva - Integrante / Jorge S. Nihei - Integrante / Rosane N. M. Guerra - Integrante / Luciana S. Aragão-França - Integrante / Washington L. C. dos-Santos - Integrante / Leonardo N. Santos - Integrante / Kellyane A Carvalho - Integrante / Montchilo Russo - Integrante / Joselli Santos Silva - Integrante / Marco Aurélio Krieger - Integrante / Mayara Cristina Pinto da Silva - Integrante / Ricardo Wagner Dias Portela - Integrante.

  • 2011 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE INSUMOS E PROTOCOLOS VISANDO À BIOINTERVENÇÃO EM DOENÇAS DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA NA BAHIA, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de produtos biotecnológicos direcionados à prevenção e/ou ao tratamento de doenças inflamatórias com importância em saúde pública. As principais doenças que são os alvos finais das atividades descritas neste projeto são a alergia respiratória, a doença de Chagas, as leishmanioses, a miocardite autoimune e o diabetes autoimune. Em todos os casos serão utilizados modelos experimentais murinos, todos eles já introduzidos em nossos laboratórios. O desenvolvimento dos produtos biotecnológicos a serem obtidos embasar-se-á em dados científicos preliminares obtidos pelos proponentes. Para a consecução de muitos dos objetivos do projeto serão utilizados os mesmos modelos experimentais e metodologia, de modo que essa consecução será facilitada. A equipe proponente é constituída por 15 doutores (sendo nove deles pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os quais publicaram um total de 413 trabalhos em periódicos científicos indexados internacionalmente e 18 capítulos de livro, orientaram um total de 126 mestrandos e 59 doutorandos, e estão no momento orientando 44 mestrandos e 34 doutorandos. Os pesquisadores principais do projeto são: Lain Carlos Pontes de Carvalho, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, FIOCRUZ, Bahia (pesquisador nível 1D do CNPq), Stella Maria Barrouin Melo, da Faculdade de Medicina Veterinária da UFBA (pesquisadora nível 2 do CNPq), e Momtchilo Russo, do Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo (pesquisador nível 1A do CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Stella Maria Barrouin Melo - Integrante / Fabiola Cardillo - Integrante / Osvaldo Pompilio de Melo Neto - Integrante / Patricia Sampaio Tavares Veras - Integrante / Geraldo Gileno de Sá Oliveira - Integrante / Daniela Farias Larangeira - Integrante / Virgínia Maria Góes da Silva - Integrante / Jorge S. Nihei - Integrante / Rosane N. M. Guerra - Integrante / Aragao-Franca, Luciana S - Integrante / Washington L. C. dos-Santos - Integrante / Leonardo N. Santos - Integrante / Kellyane A Carvalho - Integrante / Montchilo Russo - Integrante / Joselli Santos Silva - Integrante / Juliana Perrone Bezerra de Menezes - Integrante / Marco Aurélio Krieger - Integrante / Mayara Cristina Pinto da Silva - Integrante / Ricardo Wagner Dias Portela - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Desenvolvimento de bioprodutos visando à biointervenção em leishmanioses, Descrição: Participam neste projeto pesquisadores de três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: dois da Fundação Oswaldo Cruz em Salvador e um da Universidade Federal do Maranhão em São Luís. O projeto tem como objetivo geral desenvolver e/ou obter produtos biotecnológicos direcionados à prevenção e/ou ao tratamento das leishmanioses, e treinar estudantes na metodologia empregada para a consecução desse fim. Os produtos biotecnológicos a serem obtidos são potencialmente patenteáveis, e seu desenvolvimento embasar-se-á em dados científicos preliminares obtidos pelos grupos de pesquisa proponentes. Para atingir o objetivo geral, propõe-se: 1. Caracterizar e purificar até à homogeneidade uma ou mais moléculas imunomoduladoras presentes em uma fração de extrato de Leishmania amazonensis, indutoras de resposta Th2, responsável(is) pela potenciação da infecção por Leishmania 2. Estudar o efeito de indução de tolerância imunológica à fração do extrato de L. amazonensis com atividade imunomoduladora, ou às moléculas purificadas dessa fração, sobre o desenvolvimento de leishmaniose experimental em camundongos 3. Purificar molécula(s) de promastigotas de Leishmania amazonensis que inibem a capacidade de neutrófilos de produzir IL-12 e radicais de oxigênio, sem afetar a capacidade destes em produzir IL-10 4. Investigar o efeito de um extrato aquoso do babaçu, que dois dos grupos de pesquisa proponentes mostraram promover respostas imunes Th1 em camundongos geneticamente predispostos a desenvolverem respostas Th2, como adjuvante em protocolos de indução de imunoproteção contra leishmaniose experimental murina, associado ou não à indução de tolerância imunológica a moléculas parasitárias com atividade imunomoduladora 5. Testar a possibilidade de obter-se uma fração do extrato do babaçu enriquecida para atividade adjuvante por cromatografia líquida de troca iônica 6. Treinar estudantes de graduação e pós-graduação nas metodologias necessárias para atingir os objetivos descritos acima Mode. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação de possíveis protocolos para terapia e/ou prevenção do desenvolvimento de miocardiopatia chagásica, Descrição: O presente projeto visa testar protocolos de indução de tolerância imunológica a antígenos cardíacos como ferramentas terapêuticas ou de prevenção de desenvolvimento de doença em um modelo experimental de doença de Chagas. Um protocolo eficaz poderá contribuir para prevenir, interromper ou minimizar o desenvolvimento de doença nas milhões de pessoas infectadas pelo T. cruzi. Serão testados dois protocolos de indução de tolerância imunológica com eficácia comprovada na literatura, antes e após a infecção de camundongos por T. cruzi. O desenvolvimento de miocardite será avaliado por microscopia ótica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Atividade anti-neoplásica de substância pró-oxidante e de proteínas extraídas de moluscos do município de Salvador, Descrição: Neste projeto utilizam-se duas abordagens visando ao controle de neoplasias. As abordagens consistem no desenvolvimento de um protocolo e na identificação de produtos naturais, extraídos de moluscos do município de Salvador, com o objetivo de eliminar seletivamente células neoplásicas. Tanto o desenvolvimento do protocolo quanto a identificação dos produtos têm em comum a utilização de ensaios in vitro de toxicidade sobre células neoplásicas, e o fato de ambas as abordagens já contarem com estudantes de pós-graduaçao para as realizarem (uma mestranda e um doutorando). O protocolo anti-neoplásico implica na proteção seletiva de cardiomiócitos, os quais são particularmente sensíveis a um quimioterápico pró-oxidante (a doxorrubicina), de modo a permitir a ação tóxica desta substância sobre células de melanoma sem afetar a viabilidade e a função contrátil dos cardiomiócitos. A toxicidade sobre cardiomiócitos limita o uso da doxorrubicina na clínica médica. Já a identificação de produtos com atividade anti-neoplásica implica na triagem de proteínas purificadas de extratos de moluscos do município de Salvador quanto a essa atividade. Além disso, essas proteínas serão também testadas quanto a atiivades sobre o sistema imunológico, em ensaios já padronizados em um de nossos laboratórios. Atividades relacionadas a ambas as abordagens mencionadas acima já produziram resultados preliminares em um de nossos laboratórios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Avaliação de diferentes protocolos visando modificar a resposta imune a um antígeno candidato a componente de uma vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: A leishmaniose visceral americana (LVA) encontra-se em expansão no Brasil, afetando principalmente crianças e causando mais de 200 mortes anuais. Cerca de 80% dos casos ocorrem na região nordeste. A doença é letal quando não tratada, consistindo o tratamento em dezenas de injeções intravenosas diárias de um medicamento relativamente tóxico. Fortes evidências apontam o cão como o principal reservatório do agente causal, a Leishmania chagasi. O projeto tem como objetivo definir condições apropriadas para indução de resposta imune do tipo Th1, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma vacina contra leishmaniose visceral canina. O uso de uma vacina contra a leishmaniose visceral canina, em oposição a uma vacina para seres humanos, poderia ter êxito, no controle da LVA, em curto espaço de tempo já que: (1) os testes de validação e segurança seriam simplificados; (2) a vacina teria grande aceitação pela comunidade (evitando a infectividade e o conseqüente sacrifício de cães) e (3) a população (canina) alvo da vacinação é cerca de dez vezes menor que a população humana; (4) há evidências de que uma vacina eficaz contra LVC levaria a uma significante redução da infecção humana. Camundongos BALB/c serão imunizados com um antígeno recombinante de L. chagasi (Lc9) associado a diferentes doses de plasmídeo codificando IL-12, visando definir uma dose ideal capaz de induzir uma resposta Th1, sem efeitos tóxicos nos animais. Além disso, camundongos serão injetados com sequências CpG-ODN co-administradas com Lc9. A resposta imune será avaliada após a terceira imunização e após o desafio dos animais. A resposta imune humoral será avaliada quanto à presença de anticorpos da classe IgG e subclasses IgG1 e IgG2a, por ELISA, contra o antígeno recombinante Lc9 ou contra lisado de Leishmania chagasi. A avaliação da resposta imune celular será avaliada por ensaio de linfoproliferação de células esplênicas, assim como por dosagem de citocinas (IL-4, IL-5, IL-10 e IFN-gama) em sobren. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Aplicação de um Novo Vetor Vacinal Genético e Avaliação de Antígenos Recombinantes para o Desenvolvimento de Vacinas contra Doenças Causadas por Patógenos Intracelulares, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Carlos Henrique Costa - Integrante / Roberto José Meyer Nascimento - Integrante / Osvaldo Pompilio de Melo Neto - Integrante / Ernesto T. A. Marques - Integrante / Edgar Marcelino Carvalho - Integrante / Laura Helena Vega Gonzales Gil - Integrante / Edson Duarte Moreira Jr. - Integrante / Geraldo Gileno de Sá Oliveira - Integrante / Luis Claudio Arraes de Alencar - Integrante / Jailson de Barros Correia - Integrante., Financiador(es): Rede Nordeste de Biotecnologia - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estudo de Processos Inflamatórios na Aterosclerose: Transferência de Metodologia de Análise Molecular e Investigaçâo de Efeito Anti-Aterogênico de Óleos Vegetais Regionais, Descrição: -. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Estruturação de Laboratório de Pesquisa Cardiovascular em Apoio a Programas de Pós-Graduação da Escola de Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal da Bahia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Integrante / Armênio Costa Guimarães - Coordenador / Alberto A Noronha Dutra - Integrante / Ana Marice Ladeia - Integrante / Nubia Moura Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Imunomodulação em Alergia e Transplantes, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Jose Orivaldo Mengel - Integrante / Washington Luis CONRADO-DOS-SANTOS - Integrante / Neuza Maria ALCÂNTARA-NEVES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Estudo sobre a Imunopatogenia da Doença de Chagas: Origem e Significância de Respostas Autoimunes, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Criação de uma Rede de Antígenos Recombinantes para Desenvolvimento de Vacinas e Métodos Diagnósticos (RedeAgR), Visando o Controle de Doenças na Região Nordeste do Brasil, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador / Geraldo GS OliveirA - Integrante / Neuza Maria Alcântara Neves - Integrante / Maria Desterro S B - Integrante / Mitermayer Galvão dos Reis - Integrante / Albert I Ko - Integrante / Roberto José Meyer Nascimento - Integrante / Selma Maria Bezerra Jeronimo - Integrante / Osvaldo Pompilio de Melo Neto - Integrante / Patricia Sampaio Tavares Veras - Integrante / Washington Luis Conrado dos Santos - Integrante., Financiador(es): Rede Nordeste de Biotecnologia - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento de kit sorológico, utilizando antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, capaz de discriminar anticorpos produzidos durante uma infecção canina dos induzidos por uma vacinação, Descrição: Esta proposta tem como propósito final o desenvolvimento e a otimização de um kit sorológico que utilize até quatro antígenos recombinantes, adsorvidos a pontos diferentes da plataforma de reação de um teste imunocromatográfico com fluxo lateral. Como as ligações de anticorpos contra os diferentes antígenos recombinantes serão visualizadas individualmente, torna-se muito improvável que soros de animais imunizados por uma vacina contra leishmaniose produzam resultados falso-positivos (a não ser que os antígenos recombinantes façam parte da vacina). Treze antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, produzidos pelos proponentes em Salvador e em Recife, serão utilizados no projeto. Uma solicitação de patente do uso dos 13 antígenos em imunodiagnóstico, imunoterapia e vacinação foi aprovada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da FIOCRUZ, e será submetida ao INPI nos próximos 30 dias. O projeto visa inicialmente avaliar a reatividade de soros de cães naturalmente infectados em quatro áreas endêmicas diferentes, de cães vacinados com a vacina Leishmune , de cães sadios e de cães com doenças comuns, contra os 13 antígenos recombinantes supracitados. Como resultado dessa avaliação, espera-se identificar antígenos recombinantes reconhecidos apenas pelos soros de cães naturalmente infectados, e não por soros dos cães vacinados ou por soros de cães sadios ou com doenças comuns. É proposta também, em colaboração com Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, a confecção de um teste sorológico rápido para identificação de cães infectados por L. chagasi, que possa ser realizado no local de atendimento do cão. Este teste utilizará até quatro dos antígenos recombinantes, selecionados, por ELISA, como descrito acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Aplicação de um novo vetor vacinal genético e avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: Introdução A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma enfermidade parasitária que afeta a região nordeste e se encontra em expansão no Brasil. A enfermidade acomete principalmente seres humanos e cães, sendo potencialmente letal. O cão doméstico o principal reservatório do parasita, a Leishmania chagasi, a qual é transmitida de um individuo para outro por um inseto vetor do gênero Lutzomyia. Embora o uso de uma vacina para o homem ou para o cão seja, provavelmente, a melhor maneira de controlar doença, até o presente momento não existe uma vacina reconhecidamente eficaz. Visando o desenvolvimento de uma vacina contra LV canina selecionamos e caracterizamos alguns antígenos recombinantes (Lc9, Lc13, Lc14 e Lc18). Em seguida avaliamos imunogenicidade de tais antígenos para o camundongo BALB/c e em carácter preliminar para o cão (Lc9 e Lc13). Camundongos imunizados com plasmídeos codificando Lc9 e Lc14 desenvolvem resposta imune celular específica do tipo Th1 (considerada protetora contra LV canina) porém de baixa intensidade. Replicons são vetores genéticos capazes de induzir a produção de antígenos recombinantes e, conseqüentemente, respostas imunes intensas in vivo. Objetivos Avaliar a capacidade de replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) em induzir resposta imune celular específica protetora em camundongos e cães contra a infecção homologa. Material e métodos Grupos de camundongos ou cães serão imunizados com replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) e as respostas imunes humoral e celular serão avaliadas, através de ensaios imunoenzimáticos (ELISAs e ELISPOTs) ensaios de linfoproliferação e mensuração de citocinas em sobrenadantes de células monucleares cultivadas na presença de antígenos de Leishmania. Além das respostas imunes, será avaliada a capacidade da imunização com replicons em induzir resposta protetora contra a infecção experimental por Leishmania chagasi em camundong. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento de kit sorológico, utilizando antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, capaz de discriminar anticorpos produzidos durante uma infecção canina dos induzidos por uma vacinação, Descrição: Esta proposta tem como propósito final o desenvolvimento e a otimização de um kit sorológico que utilize até quatro antígenos recombinantes, adsorvidos a pontos diferentes da plataforma de reação de um teste imunocromatográfico com fluxo lateral. Como as ligações de anticorpos contra os diferentes antígenos recombinantes serão visualizadas individualmente, torna-se muito improvável que soros de animais imunizados por uma vacina contra leishmaniose produzam resultados falso-positivos (a não ser que os antígenos recombinantes façam parte da vacina). Treze antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, produzidos pelos proponentes em Salvador e em Recife, serão utilizados no projeto. Uma solicitação de patente do uso dos 13 antígenos em imunodiagnóstico, imunoterapia e vacinação foi aprovada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da FIOCRUZ, e será submetida ao INPI nos próximos 30 dias. O projeto visa inicialmente avaliar a reatividade de soros de cães naturalmente infectados em quatro áreas endêmicas diferentes, de cães vacinados com a vacina Leishmune , de cães sadios e de cães com doenças comuns, contra os 13 antígenos recombinantes supracitados. Como resultado dessa avaliação, espera-se identificar antígenos recombinantes reconhecidos apenas pelos soros de cães naturalmente infectados, e não por soros dos cães vacinados ou por soros de cães sadios ou com doenças comuns. É proposta também, em colaboração com Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, a confecção de um teste sorológico rápido para identificação de cães infectados por L. chagasi, que possa ser realizado no local de atendimento do cão. Este teste utilizará até quatro dos antígenos recombinantes, selecionados, por ELISA, como descrito acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Aplicação de um novo vetor vacinal genético e avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: Introdução A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma enfermidade parasitária que afeta a região nordeste e se encontra em expansão no Brasil. A enfermidade acomete principalmente seres humanos e cães, sendo potencialmente letal. O cão doméstico o principal reservatório do parasita, a Leishmania chagasi, a qual é transmitida de um individuo para outro por um inseto vetor do gênero Lutzomyia. Embora o uso de uma vacina para o homem ou para o cão seja, provavelmente, a melhor maneira de controlar doença, até o presente momento não existe uma vacina reconhecidamente eficaz. Visando o desenvolvimento de uma vacina contra LV canina selecionamos e caracterizamos alguns antígenos recombinantes (Lc9, Lc13, Lc14 e Lc18). Em seguida avaliamos imunogenicidade de tais antígenos para o camundongo BALB/c e em carácter preliminar para o cão (Lc9 e Lc13). Camundongos imunizados com plasmídeos codificando Lc9 e Lc14 desenvolvem resposta imune celular específica do tipo Th1 (considerada protetora contra LV canina) porém de baixa intensidade. Replicons são vetores genéticos capazes de induzir a produção de antígenos recombinantes e, conseqüentemente, respostas imunes intensas in vivo. Objetivos Avaliar a capacidade de replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) em induzir resposta imune celular específica protetora em camundongos e cães contra a infecção homologa. Material e métodos Grupos de camundongos ou cães serão imunizados com replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) e as respostas imunes humoral e celular serão avaliadas, através de ensaios imunoenzimáticos (ELISAs e ELISPOTs) ensaios de linfoproliferação e mensuração de citocinas em sobrenadantes de células monucleares cultivadas na presença de antígenos de Leishmania. Além das respostas imunes, será avaliada a capacidade da imunização com replicons em induzir resposta protetora contra a infecção experimental por Leishmania chagasi em camundong. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento de kit sorológico, utilizando antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, capaz de discriminar anticorpos produzidos durante uma infecção canina dos induzidos por uma vacinação, Descrição: Esta proposta tem como propósito final o desenvolvimento e a otimização de um kit sorológico que utilize até quatro antígenos recombinantes, adsorvidos a pontos diferentes da plataforma de reação de um teste imunocromatográfico com fluxo lateral. Como as ligações de anticorpos contra os diferentes antígenos recombinantes serão visualizadas individualmente, torna-se muito improvável que soros de animais imunizados por uma vacina contra leishmaniose produzam resultados falso-positivos (a não ser que os antígenos recombinantes façam parte da vacina). Treze antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, produzidos pelos proponentes em Salvador e em Recife, serão utilizados no projeto. Uma solicitação de patente do uso dos 13 antígenos em imunodiagnóstico, imunoterapia e vacinação foi aprovada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da FIOCRUZ, e será submetida ao INPI nos próximos 30 dias. O projeto visa inicialmente avaliar a reatividade de soros de cães naturalmente infectados em quatro áreas endêmicas diferentes, de cães vacinados com a vacina Leishmune , de cães sadios e de cães com doenças comuns, contra os 13 antígenos recombinantes supracitados. Como resultado dessa avaliação, espera-se identificar antígenos recombinantes reconhecidos apenas pelos soros de cães naturalmente infectados, e não por soros dos cães vacinados ou por soros de cães sadios ou com doenças comuns. É proposta também, em colaboração com Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, a confecção de um teste sorológico rápido para identificação de cães infectados por L. chagasi, que possa ser realizado no local de atendimento do cão. Este teste utilizará até quatro dos antígenos recombinantes, selecionados, por ELISA, como descrito acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Aplicação de um novo vetor vacinal genético e avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: Introdução A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma enfermidade parasitária que afeta a região nordeste e se encontra em expansão no Brasil. A enfermidade acomete principalmente seres humanos e cães, sendo potencialmente letal. O cão doméstico o principal reservatório do parasita, a Leishmania chagasi, a qual é transmitida de um individuo para outro por um inseto vetor do gênero Lutzomyia. Embora o uso de uma vacina para o homem ou para o cão seja, provavelmente, a melhor maneira de controlar doença, até o presente momento não existe uma vacina reconhecidamente eficaz. Visando o desenvolvimento de uma vacina contra LV canina selecionamos e caracterizamos alguns antígenos recombinantes (Lc9, Lc13, Lc14 e Lc18). Em seguida avaliamos imunogenicidade de tais antígenos para o camundongo BALB/c e em carácter preliminar para o cão (Lc9 e Lc13). Camundongos imunizados com plasmídeos codificando Lc9 e Lc14 desenvolvem resposta imune celular específica do tipo Th1 (considerada protetora contra LV canina) porém de baixa intensidade. Replicons são vetores genéticos capazes de induzir a produção de antígenos recombinantes e, conseqüentemente, respostas imunes intensas in vivo. Objetivos Avaliar a capacidade de replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) em induzir resposta imune celular específica protetora em camundongos e cães contra a infecção homologa. Material e métodos Grupos de camundongos ou cães serão imunizados com replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) e as respostas imunes humoral e celular serão avaliadas, através de ensaios imunoenzimáticos (ELISAs e ELISPOTs) ensaios de linfoproliferação e mensuração de citocinas em sobrenadantes de células monucleares cultivadas na presença de antígenos de Leishmania. Além das respostas imunes, será avaliada a capacidade da imunização com replicons em induzir resposta protetora contra a infecção experimental por Leishmania chagasi em camundong. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Aplicação de um novo vetor vacinal genético e avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: Introdução A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma enfermidade parasitária que afeta a região nordeste e se encontra em expansão no Brasil. A enfermidade acomete principalmente seres humanos e cães, sendo potencialmente letal. O cão doméstico o principal reservatório do parasita, a Leishmania chagasi, a qual é transmitida de um individuo para outro por um inseto vetor do gênero Lutzomyia. Embora o uso de uma vacina para o homem ou para o cão seja, provavelmente, a melhor maneira de controlar doença, até o presente momento não existe uma vacina reconhecidamente eficaz. Visando o desenvolvimento de uma vacina contra LV canina selecionamos e caracterizamos alguns antígenos recombinantes (Lc9, Lc13, Lc14 e Lc18). Em seguida avaliamos imunogenicidade de tais antígenos para o camundongo BALB/c e em carácter preliminar para o cão (Lc9 e Lc13). Camundongos imunizados com plasmídeos codificando Lc9 e Lc14 desenvolvem resposta imune celular específica do tipo Th1 (considerada protetora contra LV canina) porém de baixa intensidade. Replicons são vetores genéticos capazes de induzir a produção de antígenos recombinantes e, conseqüentemente, respostas imunes intensas in vivo. Objetivos Avaliar a capacidade de replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) em induzir resposta imune celular específica protetora em camundongos e cães contra a infecção homologa. Material e métodos Grupos de camundongos ou cães serão imunizados com replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) e as respostas imunes humoral e celular serão avaliadas, através de ensaios imunoenzimáticos (ELISAs e ELISPOTs) ensaios de linfoproliferação e mensuração de citocinas em sobrenadantes de células monucleares cultivadas na presença de antígenos de Leishmania. Além das respostas imunes, será avaliada a capacidade da imunização com replicons em induzir resposta protetora contra a infecção experimental por Leishmania chagasi em camundong. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento de kit sorológico, utilizando antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, capaz de discriminar anticorpos produzidos durante uma infecção canina dos induzidos por uma vacinação, Descrição: Esta proposta tem como propósito final o desenvolvimento e a otimização de um kit sorológico que utilize até quatro antígenos recombinantes, adsorvidos a pontos diferentes da plataforma de reação de um teste imunocromatográfico com fluxo lateral. Como as ligações de anticorpos contra os diferentes antígenos recombinantes serão visualizadas individualmente, torna-se muito improvável que soros de animais imunizados por uma vacina contra leishmaniose produzam resultados falso-positivos (a não ser que os antígenos recombinantes façam parte da vacina). Treze antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, produzidos pelos proponentes em Salvador e em Recife, serão utilizados no projeto. Uma solicitação de patente do uso dos 13 antígenos em imunodiagnóstico, imunoterapia e vacinação foi aprovada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da FIOCRUZ, e será submetida ao INPI nos próximos 30 dias. O projeto visa inicialmente avaliar a reatividade de soros de cães naturalmente infectados em quatro áreas endêmicas diferentes, de cães vacinados com a vacina Leishmune®, de cães sadios e de cães com doenças comuns, contra os 13 antígenos recombinantes supracitados. Como resultado dessa avaliação, espera-se identificar antígenos recombinantes reconhecidos apenas pelos soros de cães naturalmente infectados, e não por soros dos cães vacinados ou por soros de cães sadios ou com doenças comuns. É proposta também, em colaboração com Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, a confecção de um teste sorológico rápido para identificação de cães infectados por L. chagasi, que possa ser realizado no local de atendimento do cão. Este teste utilizará até quatro dos antígenos recombinantes, selecionados, por ELISA, como descrito acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Aplicação de um novo vetor vacinal genético e avaliação de antígenos recombinantes para o desenvolvimento de vacina contra leishmaniose visceral canina, Descrição: Introdução A leishmaniose visceral americana (LVA) é uma enfermidade parasitária que afeta a região nordeste e se encontra em expansão no Brasil. A enfermidade acomete principalmente seres humanos e cães, sendo potencialmente letal. O cão doméstico o principal reservatório do parasita, a Leishmania chagasi, a qual é transmitida de um individuo para outro por um inseto vetor do gênero Lutzomyia. Embora o uso de uma vacina para o homem ou para o cão seja, provavelmente, a melhor maneira de controlar doença, até o presente momento não existe uma vacina reconhecidamente eficaz. Visando o desenvolvimento de uma vacina contra LV canina selecionamos e caracterizamos alguns antígenos recombinantes (Lc9, Lc13, Lc14 e Lc18). Em seguida avaliamos imunogenicidade de tais antígenos para o camundongo BALB/c e em carácter preliminar para o cão (Lc9 e Lc13). Camundongos imunizados com plasmídeos codificando Lc9 e Lc14 desenvolvem resposta imune celular específica do tipo Th1 (considerada protetora contra LV canina) porém de baixa intensidade. Replicons são vetores genéticos capazes de induzir a produção de antígenos recombinantes e, conseqüentemente, respostas imunes intensas in vivo. Objetivos Avaliar a capacidade de replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) em induzir resposta imune celular específica protetora em camundongos e cães contra a infecção homologa. Material e métodos Grupos de camundongos ou cães serão imunizados com replicons codificando antígenos recombinantes de Leishmania chagasi (Lc9 e Lc14nr) e as respostas imunes humoral e celular serão avaliadas, através de ensaios imunoenzimáticos (ELISAs e ELISPOTs) ensaios de linfoproliferação e mensuração de citocinas em sobrenadantes de células monucleares cultivadas na presença de antígenos de Leishmania. Além das respostas imunes, será avaliada a capacidade da imunização com replicons em induzir resposta protetora contra a infecção experimental por Leishmania chagasi em camundong. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Desenvolvimento de kit sorológico, utilizando antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, capaz de discriminar anticorpos produzidos durante uma infecção canina dos induzidos por uma vacinação, Descrição: Esta proposta tem como propósito final o desenvolvimento e a otimização de um kit sorológico que utilize até quatro antígenos recombinantes, adsorvidos a pontos diferentes da plataforma de reação de um teste imunocromatográfico com fluxo lateral. Como as ligações de anticorpos contra os diferentes antígenos recombinantes serão visualizadas individualmente, torna-se muito improvável que soros de animais imunizados por uma vacina contra leishmaniose produzam resultados falso-positivos (a não ser que os antígenos recombinantes façam parte da vacina). Treze antígenos recombinantes de amastigotas de Leishmania chagasi, produzidos pelos proponentes em Salvador e em Recife, serão utilizados no projeto. Uma solicitação de patente do uso dos 13 antígenos em imunodiagnóstico, imunoterapia e vacinação foi aprovada pela Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec) da FIOCRUZ, e será submetida ao INPI nos próximos 30 dias. O projeto visa inicialmente avaliar a reatividade de soros de cães naturalmente infectados em quatro áreas endêmicas diferentes, de cães vacinados com a vacina Leishmune®, de cães sadios e de cães com doenças comuns, contra os 13 antígenos recombinantes supracitados. Como resultado dessa avaliação, espera-se identificar antígenos recombinantes reconhecidos apenas pelos soros de cães naturalmente infectados, e não por soros dos cães vacinados ou por soros de cães sadios ou com doenças comuns. É proposta também, em colaboração com Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz, a confecção de um teste sorológico rápido para identificação de cães infectados por L. chagasi, que possa ser realizado no local de atendimento do cão. Este teste utilizará até quatro dos antígenos recombinantes, selecionados, por ELISA, como descrito acima.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lain Carlos Pontes de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA. , Rua Waldemar Falcão,121 - Brotas, Candeal, 40296710 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31762216, Ramal: 216, Fax: (71) 31762273, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    FIOCRUZ-BA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1980 - 1982

    University of London

    Vínculo: Contratado por prest. serv., Enquadramento Funcional: Research Assistant, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1980 - 02/1982

      Pesquisa e desenvolvimento , University of London, .,Linhas de pesquisa

  • 1986 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40

  • 1982 - 1986

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2011

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, .,Cargo ou função, Vice-Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

    • 12/2001 - 12/2005

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, Laboratório de Imunologia Molecular e Celular.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 01/2001

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, .,Cargo ou função, Vice-Diretor.

    • 01/1994

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, .,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Imunologia Molecular e Celular.

    • 01/1994

      Direção e administração, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, .,Cargo ou função, Vice-Diretor.

    • 06/1982

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - BA, Laboratório de Imunologia Molecular e Celular.,Linhas de pesquisa

  • 2000 - Atual

    Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2000

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia

  • 2006 - Atual

    Rede Nordeste de Biotecnologia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 0

    Atividades

    • 05/2006

      Ensino, Doutorado em Biotecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, -

  • 1994 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Colaborador (convênio), Enquadramento Funcional: Professor Colaborador de pós-graduação

    Outras informações:
    Orientação de alunos de pós-graduação

    Atividades

    • 01/1991

      Ensino, Imunologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos

  • 1991 - 1994

    New York University

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/1991 - 02/1994

      Pesquisa e desenvolvimento , New York University Medical Center, .,Linhas de pesquisa

Propriedade Intelectual

Patentes (1)