Charles Alexandre Porto

Graduei-me em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O título da monografia que apresentei para a obtenção do título de bacharel em Filosofia é "Dennett e a Postura Intencional". Na mesma instituição iniciei o Programa de Mestrado na linha de pesquisa de Lógica e Epistemologia (incompleto), tendo como Orientador o professor Luiz Henrique de Araújo Dutra. Minha área de pesquisa, depreende-se do que foi dito anteriormente, é a Filosofia da Mente, em especial a obra o filósofo americano Daniel Clement Dennett. A motivação principal para perscrutar o pensamento do filósofo americano foi a possibilidade de flertar com os avanços científicos, especialmente àqueles relacionados à Inteligência Artificial (IA), bem como com as modernas teorias da mente. Atualmente, sou mestrando em educação no Programa Máster en Educación da Universidad Europea del Atlántico em convênio com Fundação Universitária Iberoamericana.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2020 em mestrado em Educação

2018 - Atual

Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis
Título: A definir
Orientador: A definir
com Ano de interrupção: 2020

Mestrado interrompido em 2007 em Filosofia

2005 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Estatuto Ontológico dos Termos Mentalistas
Orientador: Luiz Henrique de Araújo Dutra
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2007Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Especialização em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior

2006 - 2007

instituto de Ensino Superior a Distância
Título: Dennett e a Postura Intencional
Orientador: Paulo Ramos

Graduação em Filosofia

2000 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Postura Intencional e o Estatuto Ontológico dos Termos Mentalistas
Orientador: Luiz Henrique de Araújo Dutra

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.

Participação em eventos

XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2009. (Olimpíada).

V Seminário Regional de Formação. 2006. (Seminário).

Primeiro Simpósio Internacional Principia. 1999. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • PORTO, Charles A. . Sobre 'Trombudo' e Berlim: As aventuras de um trombudense em terras alemãs. Rio do Sul , v. XIV, p. 9-14, 2012.

  • PORTO, Charles A. . Identidade e Indistinguibilidade na Lógica e Matemática Tradicionais. In: I Encontro de Filosofia de Florianópolis, 2002, Florianópolis. Unisul, 2002.

  • PORTO, Charles A. . Dennett e a Postura Intencional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, P. ; PORTO, Charles A. ; KIECKHOEFEL, L. . Como desenvolver uma educação de qualidade com os pilares da metadisciplinaridade?. Blumenau, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

RAMOS, P. ; KIECKHOEFEL, L. ; PORTO, Charles A. . Como tornar uma escola inesquecível na metadisciplinaridade?. 2010.

RAMOS, P. ; PORTO, Charles A. . Como desenvolver uma educação de qualidade com os pilares da metadisciplinaridade?. 2009.

RAMOS, P. ; KIECKHOEFEL, L. ; PORTO, Charles A. . A formação do professor na perspectiva da metadisciplinaridade. 2008.

RAMOS, P. ; KIECKHOEFEL, L. ; PORTO, Charles A. . Metadisciplinaridade: histórias que (des)encantam a educação. 2007.

PORTO, Charles A. . O Ensino de Filosofia na Educação Básica. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PORTO, Charles A. . Uma brevíssima história da filosofia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Tera. , Rua 41 Sul - até 389/390, Santa Luzia, 76380208 - Goianésia, GO - Brasil, Telefone: (62) 33533521

Experiência profissional

2006 - 2015

Escola de Educação Básica Dr. Hermann Blumenau

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Admissão em Caráter Temporário, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia, História

2015 - 2017

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2019 - Atual

Ciclo Cursos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 40

2019 - Atual

COLÉGIO TERA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

2019 - Atual

Instituto Galáxia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor