Julia Vieira Tocchetto de Oliveira

Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza - PR. Doutora em Educação no Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal do Paraná (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar (2012) e mestrado em Educação, Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação, pela Universidade Federal do Paraná (2015).Participa do NUHFOPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas como Pesquisadora participante.Atuou como professora do Curso de Pedagogogia/DEPED da FAED/UDESC e como Supervisora Escolar (coordenadora pedagógica) na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em PPGE/UFPR

2016 - 2020

Universidade Federal do Paraná
Título: Aprender e ensinar, formação e ações educativas de médicos catarinenses na primeira metade do Século XX
, Ano de obtenção: 2020. Liane Maria Bertucci. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: discurso médico-científico; educação para a saúde; práticas de cura.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde e Doenças e da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: DETERMINANDO PRECEITOS, EDUCANDO CONDUTAS: A HIGIENE PRESCRITA PARA E PELOS GRUPOS ESCOLARES E A SOCIEDADE CATARINENSE NOS ANOS 1910
, Ano de Obtenção: 2015.Liane Maria Bertucci.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Higiene; Grupos Escolares; Currículo; Legislação escolar; Santa Catarina.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2021 - Atual

Faculdades Metropolitanas de São Paulo

Graduação em Pedagogia

2008 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Tecendo Sentidos: três olhares sobre a avaliação por parecer descritivo no Colégio Municipal Maria Luisa de Melo
Orientador: Degelane Córdova Duarte
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Grupo de Estudos Bourdieusianos. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Arte, Estética e Cotidiano Pedagógico. 2022. (Outra).

26 Congresso nacional de pós-graduandos. Práticas educativas para saúde da população catarinense a partir das ações da Comissão Rockefeller em Santa Catarina (anos 1920). 2018. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na IberoAmérica. O papel da Inspetoria de Higiene de Santa Catarina na conjugação entre formação e atuação de médicos catarinenses, primeira metade do Século XX. 2018. (Congresso).

XII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA. A HIGIENE NOS REGIMENTOS INTERNOS DOS GRUPOS ESCOLARES, SANTA CATARINA (BRASIL 1911 E 1914. 2018. (Congresso).

XI Reunião Científica Regional da ANPED SUL. Educar para saúde: a higiene no currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (anos 1910). 2016. (Congresso).

X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Legislar e Sanear: a higiene prescrita para os grupos escolares de Santa Catarina (Brasil, 1911). 2014. (Congresso).

III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Educar para higiene: representações presentes nos livros de leitura dos grupos escolares catarinenses (1911 - 1935). 2013. (Encontro).

XXIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina.Higienizando corpos, mentes e hábitos: Análise comparativa da disciplina Higiene nos grupos escolares catarinenses nas reformas ?Orestes Guimarães? (1911-1935) e ?Elpídio Barbosa? (1946-1969). 2013. (Seminário).

IV Encontro Norte Nordeste de História da Educação.Saber para prever, prever para poder: o papel das ciências no primeiro currículo dos grupos escolares catarinenses (1911-1918). 2012. (Encontro).

IX ANPEdSUL- IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul.Associações Escolares - Vestígios de sua incorporação na cultura dos grupos escolares Lauro Muller e Alberto Torres (1946-1956). 2012. (Seminário).

VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania.Da escola formadora de mestres aos grupos escolares - o papel das ciências na formação do sujeito moderno: uma análise comparativa dos currículos dos grupos escolares e da ENC (1911-1928). 2012. (Outra).

XXII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina.As Ciências sob a Égide da Escola Nova: análise comparativa dos saberes científicos no currículo dos grupos escolares catarinenses durante a vigência das reformas Orestes Guimarães (1911-1935) e Elpídio Barbosa (1946-1971). 2012. (Seminário).

21º Seminário de Iniciação Científica Universidade do Estado de Santa Catarina.O Papel das Ciências no Currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). 2011. (Seminário).

Congresso de Educação Básica. 2011. (Congresso).

O lugar da escola na sociedade contemporânea: em debate os processos de inclusão e exclusão. 2011. (Outra).

Semana de Pedagogia - Percursos e Saberes em Perspectiva. 2011. (Seminário).

Seminário Final de Estágios - UDESC/FAED.Primeiro Ato: as culturas indígenas e sua transversalidade com a disciplina de educação artística no 5º ano C do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. (Seminário).

VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. Higienizar e civilizar: a inserção da higiene no currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). 2011. (Congresso).

XXISeminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina.O Papel das Ciências no Currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). 2011. (Seminário).

A relação entre escola e família: história de controle, encontro e questionamentos.. 2010. (Outra).

Entre temas - pedagogia em ação - Educação e Diversidade: Cultura Afro-brasileira. 2010. (Outra).

Palestra proferida pela Pofª Dra. Vera Teresa Valdemarim, intitulada "Cultura escolar e conhecimento científico". 2010. (Outra).

Participação em bancas

OLIVEIRA, J. V. T.. Concurso Público nº 06/2024 - Magistério Superior. 2024. Instituto Federal de Santa Catarina.

OLIVEIRA, J. V. T.. Banca no Concurso Público nº 08/2023 - Magistério Superior. 2023. Instituto Federal de Santa Catarina.

Orientou

Amanda Cristina de Oliveira

PROCESSO DE INSERÇÃO NA CRECHE: Relação que se estabelece entre Bebê, Família e Professoras; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Nicoly Oliveira Leite

O BRINCAR DOS BEBÊS; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Amanda Crstina de Oliveira

O processo de inserção de bebês na creche: considerações sobre as Orientações para inserção na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, JULIA VIEIRA TOCCHETTO DE . Debates e percursos da fundação da Faculdade de Medicina de Santa Catarina: o resultado de múltiplas ações e sujeitos (anos 1950). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 22, p. e177, 2023.

  • LIMA, S. A. R. ; OLIVEIRA, J. V. T. . LEPRA, DOENÇA MILENAR A PROFILAXIA DA LEPRA EM SANTA CATARINA (ANOS 1930 E 1940). Revista de Estudos de Cultura , v. 6, p. 143-153, 2020.

  • OLIVEIRA, JULIA VIEIRA TOCCHETTO DE ; TEIVE, GLADYS MARY GHIZONI . HIGIENIZANDO CORPOS, MENTES E HÁBITOS: ANÁLISE COMPARATIVA DA DISCIPLINA "HIGIENE" NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES NAS REFORMAS -ORESTES GUIMARÃES- (1911-1935) E -ElPÍDIO BARBOSA- (1946-1969). Atos de Pesquisa em Educação (FURB) , v. 9, p. 548, 2014.

  • TOCCHETTO DE OLIVEIRA, J.V. . Veia Forte. 1. ed. Ouro Preto: Caravana, 2024. v. 1. 45p .

  • OLIVEIRA, J. V. T. . EDUCAR PARA SAÚDE: A HIGIENE NO CURRÍCULO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES (ANOS 1910). In: CLEBER BIANCHESSI. (Org.). Cleber Bianchessi Organizador Vol. 3 Estudos e Pesquisas em Educação: Saberes e práticas. 1ed.Curitiba: Bagai, 2025, v. 3, p. 493-504.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; Ross, S. . Representações da linguagem e o processo de alfabetização: concepções, desafios e perspectivas. In: João Roberto de Souza Silva. (Org.). Fazer e pensar a educação e o ensino: múltiplas abordagens. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. II, p. 67-68.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . O LUGAR DA INFÂNCIA NA TRADIÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PARA PENSAR A INFÂNCIA NA RELIGIÃO TRADICIONAL YORUBÁ........... In: CLEBER BIANCHESSI. (Org.). DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO Diferentes olhares e contextos. 1ed.Curitiba: Bagai, 2024, v. 4, p. 333-344.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; BERTUCCI, L.M . Para o interior, a partir da capital: a educação sanitária em Santa Catarina, 1910-1920. In: Ariadne L. Ecar, Ricardo dos S. Batista, André Mota. (Org.). (Org.). Educação sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores.. 1ed.São Paulo:: Hucitec, 2022, v. , p. 167-185.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . O papel da Inspetoria de Higiene de Santa Catarina na conjugação entre formação e atuação de médicos catarinenses, primeira metade do Século XX. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na IberoAmérica,, 2018, Cricíuma, SC. Anais do III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na IberoAmérica,, 2018. p. 80-91.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Práticas educativas para saúde da população catarinense a partir das ações da Comissão Rockefeller em Santa Catarina (anos 1920). In: 26º Congresso da Associação Nacional de Pós Graduandos, 2018, Brasília. Anais do 26º Congresso da Associação Nacional de Pós Graduandos, 2018. p. 1044.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . EDUCAR PARA SAÚDE: A HIGIENE NO CURRÍCULO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES (ANOS 1910). In: XI Reunião científica regional da ANPED SUL, 2016, Curitiba. Anais da XI Reunião científica regional da ANPED SUL, 2016. p. 1-13.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Legislar e Sanear: a higiene prescrita para os grupos escolares de Santa Catarina (Brasil, 1911). In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014.

  • OLIVEIRA, J. V. T. . REGULAMENTANDO A HIGIENE NOS GRUPOS ESCOLARES: TRAÇANDO REFLEXÕES E DISCUTINDO POSSIBILIDADE DE ANÁLISE (SANTA CATARINA, 1911-1918). In: X ANPED SUL, 2014, Florianopolis. Anais do X ANPED SUL, 2014.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; UKAN, C. . Educar para higiene: representações presentes nos livros de leitura dos grupos escolares catarinenses (1911 - 1935). In: III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Higienizando corpos, mentes e hábitos: Análise comparativa da disciplina Higiene nos grupos escolares catarinenses nas reformas ?Orestes Guimarães? (1911-1935) e ?Elpídio Barbosa? (1946-1969). In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013, Florianopolis. Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Saber para prever, prever para poder: o papel das ciências no primeiro currículo dos grupos escolares catarinenses (1911-1918). In: IV Encontro Norte Nordeste de História da Educação, 2012, Aracaju. Anais do IV Encontro Norte/Nordeste de História da Educação - História da Educação: Imprensa, Impressos e Práticas Educativas. ., 2012. p. 1-15.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; Silvestre. M f ; TEIVE, Gladys M. G. . Da escola formadora de mestres aos grupos escolares - o papel das ciências na formação do sujeito moderno: uma análise comparativa dos currículos dos grupos escolares e da ENC (1911-1928). In: VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania, 2012, Florianópolis. Anais do VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania. Florianópolis, 2012.

  • PRATES, F. R. O. ; OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Associações Escolares - Vestígios de sua incorporação na cultura dos grupos escolares Lauro Muller e Alberto Torres (1946-1956). In: IX ANPEdSUL- IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPEdSUL- IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul, 2012.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . As Ciências sob a Égide da Escola Nova: análise comparativa dos saberes científicos no currículo dos grupos escolares catarinenses durante a vigência das reformas Orestes Guimarães (1911-1935) e Elpídio Barbosa (1946-1971). In: XXII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012, Florianópolis. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Higienizar e civilizar: a inserção da higiene no currículo dos grupos escolares catarinenses (1911-1935).. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?, 2011. p. 1-15.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . O Papel das Ciências no Currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). In: 21º Seminário de Iniciação Científica FAED/UDESC, 2011, Florianópolis. Anais do 21º Seminário de Iniciação Científica FAED/UDESC, 2011.

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; BITTENCOURT, K. . Relato de experiência. Afrofuturismos na Educação Infantil.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . REGULAMENTANDO A HIGIENE NOS GRUPOS ESCOLARES: TRAÇANDO REFLEXÕES E DISCUTINDO POSSIBILIDADE DE ANÁLISE (SANTA CATARINA, 1911-1918). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Legislar e Sanear: a higiene prescrita para os grupos escolares de Santa Catarina (Brasil, 1911). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. ; Silvestre. M f . Da escola formadora de mestres aos grupos escolares - o papel das ciências na formação do sujeito moderno: uma análise comparativa dos currículos dos grupos escolares e da ENC (1911-1928). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRATES, F. R. O. ; OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Associações Escolares - Vestígios de sua incorporação na cultura dos grupos escolares Lauro Muller e Alberto Torres (1946-1956). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . As Ciências sob a Égide da Escola Nova: análise comparativa dos saberes científicos no currículo dos grupos escolares catarinenses durante a vigência das reformas Orestes Guimarães (1911-1935) e Elpídio Barbosa (1946-1971). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Saber para prever, prever para poder: o papel das ciências no primeiro currículo dos grupos escolares catarinenses (1911-1918. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . Higienizar e civilizar: a inserção da higiene no currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. ; TEIVE, Gladys M. G. . O Papel das Ciências no Currículo dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Primeiro Ato: as culturas indígenas e sua transversalidade com a disciplina de educação artística no 5º ano C do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . SUPERVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTITUIÇÃO. 2024. .

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Propostas Coletivas: Repensando Espaços e Ações na Educação Infantil. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Criança e Natureza: Encontros Possíveis no Núcleo de Educação Infantil Municipal Irmão Celso. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . Criança e Natureza: Encontros Possíveis no Núcleo de Educação Infantil Municipal Irmão Celso. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • OLIVEIRA, J. V. T. . XVI Seminário da Diversidade Étnico Racial: Branquitude e Educação Antirracista. 2022. .

  • OLIVEIRA, J. V. T. . História da educação: possibilidades de pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Fontes para a história da formação e das práticas educativas: levantamento em bibliotecas da UFPR, Descrição: A História, conhecimento cientificamente elaborado, é construída a partir de fontes. Dentre os diversos conjuntos de fontes possíveis para estudos em História da Educação em geral e, particularmente os relacionados à formação e práticas educativas, estão aqueles sob a guarda das bibliotecas. No caso de bibliotecas de uma universidade, além das finalidades de consulta e fins de ensino, os materiais ali selecionados e guardados muitas vezes viabilizam, total ou parcialmente, a execução de um projeto de pesquisa. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reúne algumas instituições de ensino que remontam a década de 1910, detêm em suas bibliotecas uma coleção/acervo que, mais do que bibliografia, pode ser considerado fonte para diversas questões postas na História da Educação, e seu levantamento poderá contribuir para a maior utilização e valorização destes materiais por pesquisadores da área. Este projeto, a ser desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE) tem como objeto identificar e catalogar nas Bibliotecas da UFPR os materiais pertinentes às temáticas das Linhas de pesquisa do Núcleo: Políticas educacionais e práticas educativas e Saúde e trabalho: saberes, formação e práticas educativas. Ressalta-se que o material catalogado, produto direto deste projeto, ficará disponível junto ao Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação (CDPHE) do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Liane Maria Bertucci - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Das teses médicas aos jornais diários, a formação dos doutores e a educação dos leigos. Paraná, primeira metade do século XX, Descrição: Desde os anos 1990 a multiplicação da produção historiográfica brasileira sobre o tema saúde-educação, em parte embasada pela história social da cultura e, também, pela história da ciência, foi realizada a partir de pesquisas efetuadas nos currículos das faculdades de medicina e outras instituições de ensino, nos arquivos de hospitais, nos periódicos científicos, nos jornais diários, na legislação, entre outras fontes. Nessa perspectiva, este projeto tem como objetivo investigar como no Paraná da primeira metade do século XX ideias médico-científicas de circulação nacional permearam tanto os debates dos médicos paranaenses sobre saúde e doenças, quanto as discussões desses médicos com colegas de outros estados, em especial os do Rio de Janeiro e São Paulo, o que concorreu para a formação lato sensu dos doutores no Paraná e para ações, inclusive educativas, que eles buscavam implementar na sociedade, muitas vezes em parcerias com órgãos governamentais. Outras práticas de cura, (re)ações da população e a propagação de noções da medicina científica entre leigos (pelos jornais, escolas primárias, etc) também serão objetos desta pesquisa. O recorte estabelecido para este projeto privilegia o período da difusão da medicina experimental, dos debates e criação de novas faculdades de medicina no Brasil (ancoradas na lei Rivadávia Corrêa) e da paulatina instalação de grupos escolares no país, até as remodelações estruturais em educação e saúde, algumas demandadas há anos, realizadas a partir das diretrizes do governo federal de Getúlio Vargas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Liane Maria Bertucci - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Grupos escolares: entre a pedagogia moderna e a escola nova, Descrição: Seu objetivo precípuo é o de compreender as apropriações dos postulados da escolanova na legislação educacional e no currículo prescrito para os grupos escolares catarinenses e analisar os desdobramentos provocados na cultura escolar destas escolas a partir da difusão dos postulados da escolanova e as inflexões com os pressupostos da pedagogia moderna. Interessa-nos, sobremaneira, discutir o quanto a escolanova, com seu discurso de movimento de reconstrução escolar , inovou em relação aos esforços dos antigos modernistas no sentido de romper com o anacronismo da escola primária brasileira. Interessa-nos, sobretudo, investigar indícios/vestígios da governamentalidade liberal moderna e do biopoder na cultura escolar dos grupos escolares catarinenses em tempos de hegemonia escolanovista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Gladys Mary Ghizoni Teive - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Projeto Temático: História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930 1961), Descrição: Este projeto integrado de pesquisa consiste em um estudo na perspectiva comparada sobre a história da escola primária no Brasil, no período de 1930 a 1961, compreendendo quatro eixos de investigação: a) a análise da institucionalização da escola elementar para a população infantil envolvendo a atuação dos Poderes Públicos, por meio de programas, reformas educacionais e expansão do ensino e as diferentes modalidades de escolas primárias existentes nas zonas urbanas e rurais; b) o exame da organização pedagógica das escolas primárias com ênfase nos métodos de ensino; c) o estudo da cultura material escolar; d) a problematização das representações sociais sobre a escola elementar. A pesquisa objetiva produzir uma interpretação sistemática, aprofundada e integradora sobre a educação pública primária utilizando a comparação como estratégia de análise e concepção interpretativa de modo a explicitar as relações, as semelhanças, as diferenças e as singularidades presentes nas formas de produção, apropriação e difusão da escola nas várias regiões do país. A investigação pretende dar continuidade ao projeto temático Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada financiado pelo CNPq (Processo n. 480462/2007-0), devendo incidir, nesta segunda etapa, sobre a educação elementar de 17 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A equipe de pesquisadores é composta por 37 pesquisadores doutores pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Educação de várias instituições universitárias do país (UNESP/Araraquara unidade sede; UFAC, UFAM, UFPB, UFPI, UFMA, UFRN, UFS, UFBA, UFRJ, UFF, UFMG, UFU, UNICAMP, UFMT, UFMS, UFG, UFPR, UEM, UNIT-SE, PUC-PR, UDESC, UFPel. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Gladys Mary Ghizoni Teive - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Recepción y apropriación de la escuela nueva en manuales escolares brasileiros e españois - una investigación historico-comparactiva (1930 - 1960)., Descrição: Trata-se de uma investigação de vies sócio-histórico-comparado que objetiva pensar relacionalmente (Bourdieu, 1992) acerca dos processos de difusão da escolanova na Espanha e no Brasil na segunda metade do século XX. Privilegia a estética da recepção , aqui entendida na perspectiva de Roger Chartier (2001), como a forma pela qual os discursos são traduzidos (re)interpretados e utilizados, num processo de invenção criativa , no qual estão envolvidos resistências, tensões, táticas e acordos. Mais do que buscar semelhanças ou diferenças entre ambos os países, pretende-se compreender os problemas da recepção e apropriação da pedagogia escolanovista e, os interfaces com a pedagogia moderna e, principalmente, se a mesma foi integrada a um sistema de idéias ou de práticas, ou contrariamente, se aconteceu tão somente o contato, sem que fosse incorporada de forma significativa aos novos contextos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Gladys Mary Ghizoni Teive - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Grupo Escolar e a Produção do Sujeito Moderno: um estudo sobre o currículo e a cultura escolar dos primeiros grupos escolares catarinenses (1911-1935), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julia Vieira Tocchetto de Oliveira - Integrante / Gladys Mary Ghizoni Teive - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cinetífica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2025 - 2025

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogogia/DEPED nas disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado I (4fase); Estágio Curricular Supervisionado II (5fase); Organização e Gestão da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA (4fase). Orientadora de TCC nas temáticas: Inserção de bebês na Educação Infantil e Brincadeira dos Bebês.

2010 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Prefeitura Municipal de Biguaçú

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2022 - 2025

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Supervisora Escolar da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - SC

2025 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.