Juçara Clemens
Pós-Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2022), Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Teoria Psicanalítica e suas Aplicações(1999) pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, Especialização em Diagnóstico Psicológico(1996) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (1989). Membro Correspondente do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Professora Adjunto, nível 3, na Universidade Federal de Uberlândia (MG). Lecionou no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, na Faculdade Metropolitana de Guaramirim, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior, na Faculdade Metropolitana de Blumenau, na Faculdade de Psicologia de Lages, na Faculdade Meridional (Passo Fundo,RS) . Com experiência na área de psicologia clínica, com ênfase em intervenção terapêutica. Email: jclemens@ufu.br
Informações coletadas do Lattes em 31/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2011 - 2015
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A (mal) dita maternidade: a maternidade e o feminino entre os ideais e o silenciado
Mériti de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: feminino; maternidade; psicanálise; ideias sociais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
Mestrado em Psicologia
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O método de observação da relação mãe bebê, de Esther Bick e a formação do terapeuta, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Maria Lúcia Tiellet Nunes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: formação do terapeuta, método Esther Bick.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Teoria Psicanalítica e suas Aplicações
1996 - 1999
Centro de estudos Psicanalíticos de Porto Alegre
Título: Alguns aspectos sobre a simbolização
Orientador: Cláudia Miranda Rosito
Especialização em Diagnóstico Psicológico
1995 - 1996
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Estudo da validade de escalas de auto-relato de Beck
Orientador: Jurema Alcides Cunha
Pós-doutorado
2021 - 2022
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2020 - 2020
Moodle para Atividades de Ensino Remotas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Por que Ferenczi? Neocatarse, clínica do trauma e testemunha. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.
2013 - 2013
Histórias de Divã: A Escuta e a Escrita. (Carga horária: 9h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Interação Pais-Bebê. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência, CEAPIA, Brasil.
1987 - 1987
Estágio Teórico Prático de Observação. (Carga horária: 28h). , Associação Brasileira de Combate Ao Alcoolismo, ABCAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
Organização de eventos
RASERA, E. F. ; PEREIRA, S. ; Clemens, Juçara . XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017. (Congresso).
Clemens, Juçara . V Feira Psicanalítica do Livro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. 2002. (Outro).
Participação em eventos
V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Maternidade: a disponibilidade para o cuidar. 2019. (Congresso).
Diagnóstico Diferencial na Clínica das Psicoses. 2018. (Outra).
V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Considerações sobre o sofrimento psíquico de mães com dificuldades na amamentação. 2018. (Congresso).
V Congresso Psicologia Psicologia: Ciência e Profissão. Mulheres em final de gestação: sofrimento psíquico e suas manifestações. 2018. (Congresso).
V Congressso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A importância do acolhimento das mães que amamentam pelos profissionais de saúde. 2018. (Congresso).
Violências, ditaduras e memória: expressões políticas e instituconais. 2018. (Outra).
13 Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. O não dito da maternidade e do feminino. 2017. (Congresso).
O Brincar e suas contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.Alguns aspectos históricos sobre o brincar e a psicanálise. 2017. (Outra).
V Congresso Brasileiro, IV Congresso Iberoamericano, IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Escuta de uma mulher em sofrimento psíquico relacionado ao puerpério: estudo de casouico. 2016. (Congresso).
V Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital São Francisco & III Simpósio de Psicologia e Saúde da Inclinare.Pacientes com déficit cognitivos e as possibilidades de maternidade e paternidade: caso clínico baseado no filme ?I am Sam. 2016. (Simpósio).
Fazendo Gênero 10. Feminino, sexualidade e construção do sofrimento: algumas leituras a partir da psicanálise e da cultura. 2013. (Congresso).
II Congresso Ibero-Americano/III Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saude. Maternidade no território das políticas públicas de saude da mulher. 2013. (Congresso).
IV Jornada de Psicologia: Psicoterapias.Psicoterapias: Psicanálise. 2013. (Outra).
II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Outra).
Formação Continuada para Docentes. 2011. (Outra).
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior. 2011. (Outra).
I Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. Coordenadora de sessão de comunicação oral. 2011. (Congresso).
I Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. Feminilidades, leituras freudianas para além da postura fálica. 2011. (Congresso).
Curso para aperfeiçoamento para docentes do ensino superior. 2010. (Outra).
Semana Acadêmica de Psicologia. 2010. (Outra).
IX Jornada da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul - Ciclos da Vida.IX Jornada da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul - Ciclos da Vida. 2004. (Outra).
II Congresso da Federación Latinoamericana de Associaciones de Psicoterapia Psicanalitica y Psicoanalisis. II Congresso da Federación Latinoamericana de Associaciones de Psicoterapia Psicanalitica y Psicoanalisis. 2003. (Congresso).
III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.III Jornada do programa de Pós-Graduação em Psicologia. 2003. (Outra).
Teoria e Prárica da Pesquisa em Psicologia: Desafios Atuais.Jornada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.. 2003. (Outra).
Doenças da Alma na Contemporaneidade. 2002. (Congresso).
Os Caminhos da Cura. 2002. (Outra).
V Feira Psicanalítica do Livro.V Feira Psicanalítica do Livro. 2002. (Encontro).
IV Congreeeso da Associación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalitica. IV Congresso da Associación Uruguaya de Psicoterapia Psicanalítica. 2001. (Congresso).
I Congresso da Federación Latinoamericana de Associaciones de Psicoterapia Psicoanalitica y Psicoanalisis. I Congresso da Federación Latinoamericana de Associaciones de Psicoterapia Psicoanalitica y Psicoanalisis. 2000. (Congresso).
IV Feira Psicanalítica do Livro. 2000. (Encontro).
41 International Psychoanalytical Congress. 1999. (Congresso).
Jornada Científica: Imagens do Inconsciente. A escuta psicanalítica. 1999. (Congresso).
III Feira Psicanalítica do Livro. 1998. (Encontro).
Jornada Científica. 1998. (Congresso).
Jornada Científica:. 1997. (Congresso).
XVII Jornada Anual. 1995. (Outra).
III Encontro Estadual sobre Prevenção ao Uso de Drogas. 1990. (Encontro).
Jornada Científica Joseph e Anne-Marie Sandler. 1990. (Outra).
VI Jornada da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. 1990. (Outra).
Ciclo de Palestras de Atualização em Sexualidade. 1987. (Outra).
IV EPERGS. 1986. (Encontro).
Participação em bancas
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; MARIN, I. S. K.. A violência sexual na infância: uma leitura psicanalítica sobre o corpo. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; HUEB, M. F. D.. A adoção de crianças maiores e a construção do vínculo familiar: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Neves, Anamaria Silva;Clemens, Juçara; Serralha Conceição Aparecida. É acompanhante ou usuária? Implicações sobre a posição da família no atendimento a crianças e adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial de Infância e Adolescência. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; GRANATO, T. M. M.; AIELO, T. V.; TACHIBANA, M.; CURY, V. E.. A menina abrigada não tem ninguém: encontros narrativos sobre a violência familiar. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
GRANATO, T. M. M.;Clemens, Juçara; AIELO, T. V.. Imaginário coletivo de mulheres em tratamento psiquiátrico sobre sofrimento feminino. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Clemens, Juçara; PEREIRA, E. R.; GOMES, A. H.. Lia e a rede de atenção psicossocial. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; ELIAS, M. A.. Entrega voluntária à adoção: escuta psicanalítica e os impasses da maternidade. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; MARIN, I. S. K.. A violência sexual na infância: uma leitura psicanalítica sobre o corpo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; HUEB, M. F. D.. A adoção de crianças maiores e a construção do vínculo familiar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; SERRALHA, C. A.. Reverberações do diagnóstico de autismo para a família: um estudo psicanalítico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; BOM-TEMPO, J. S.; PEGORARO, R. F.. Tentativas de suicídio e internação em hospital geral: o que pensam os jovens?. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; RIBEIRO, M. J.; PEREIRA, M. C. B.. O conceiro winnicottiano de preocupação materna primária e a importância do ambiente no início da vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; TACHIBANA, M.; POHL, K.. Entre(linhas) da UTI Neonatal: a experiência emocional de mulheres mães durante a pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
TACHIBANA, M.;Clemens, Juçara; ELIAS, M. A.. Bem-me-quer, mal-me-quer: narrativas de mulheres acerca do aborto provocado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; ELIAS, M. A.; PEGORARO, R. F.. Maternidade solo: as vivências de maternidade de mulheres-mães. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; TACHIBANA, M.; PEGORARO, R. F.. As mulheres-mães usuárias de Banco de Leite Humano e suas vivências de rede de apoio na amamentação e maternagem.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; TACHIBANA, M.; SANCHEZ, M. B. L. M.. A vivência de amamentação de mães de neonatos internados na UTI neonatal do HCUFU.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
TACHIBANA, M.;Clemens, Juçara; NEVES, A. S.. Indagações de mães de crianças autistas: investigação psicanalítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
PEREIRA, E. R.; PEGORARO, R. F.;Clemens, Juçara. Perdas estacionais e neonatais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; PEGORARO, R. F.; RIBEIRO, M. J.. Cantigas de desejo e gravidez que embalam a mulher, a mãe e a filha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; PEGORARO, R. F.; RIBEIRO, M. J.. Mulher, você sofre de quê? A ansiedade na maternidade, no puerpério e a relação mãe-bebê?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
NEVES, A. S.;Clemens, Juçara; SOUZA JUNIOR, J. C.. É ser pai? considerações psicanalíticas sobre a constituição do pai na família contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
PARAVIDINI, J. L. L.;Clemens, Juçara; FERREIRA, L. M. S.. O bebê, o Outro primordial e as ficções psicanalíticas: um diálogo possível entre as diferentes concepções de psiquismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
PARAVIDINI, J. L. L.;Clemens, Juçara; QUAGLIATTO, T. M.. Parto e vínculo entre mãe-bebê: aspectos psicanalíticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; Neves, Anamaria Silva; Souza, Karollyne Kerol. Quando o familiar se transforma em estranho: considerações acerca da devolução de crianças adotivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara; Silva, Luiz Carlos Avelino da; Martins, Christina Tavares Mota. Psicanálise, direito, infância e adolescência: um diálogo que busca transformar a experiência de abrigamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
Clemens, Juçara. Envelhecimento, estresse e coping: um estudo em idosos no município de Guaramirim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Gruaramirim.
Clemens, Juçara. As contribuições do psicólogo no contexto organizacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Gruaramirim.
Sengl, Carla Schubert;Clemens, Juçara. Pesquisa qualitativa com mulheres mastectomizadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages.
Jeane Patrícia dos Santos; Tânia Aparecisa Furtado Souza;Clemens, Juçara. Auto percepção da pessoa portadora de deficiência visual congênita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages.
Clemens, Juçara; PILATTI, C. S. B.. B. Pilatti.Inconsciente freudiano: epistemologia e cientificidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Facvest.
Clemens, Juçara; Mattia,A.P.M.. Linguagem e tratamento analítico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Facvest.
Clemens, Juçara; Ramos, S.M.. A representação da paternidade:nomeação, reconhecimento e função.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Facvest.
Clemens, Juçara; PIRES, A. J.. Uma leitura psicanalítica das vivências subjetivas à profissão do bombeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Facvest.
GRANATO, T. M. M.;Clemens, Juçara; AIELO, T. V.. The living experience of women and female suffering psychiatrical teratmente. 2021. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
GRANATO, T. M. M.;Clemens, Juçara; AIELO, T. V.. The maternal experience lived by women on a double shift. 2021. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
GRANATO, T. M. M.;Clemens, Juçara; AIELO, T. V.. Collectives imaginaries of public health professionals about adolecents with mental desorders. 2021. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Orientou
Contribuições para a compreensão do sofrimento materno na relação mãe-bebê: a mãe com depressão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
As mulheres-mães usuárias de Banco de Leite Humano e suas vivências de rede de apoio na amamentação e maternagem; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
A vivência de amamentação de mães de neonatos internados na UTI neonatal do HCUFU; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Acolhimento das vivências de mulheres-mães em maternidade solo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Nas alcovas da amamentação: o sofrimento psíquico de mulheres que apresentam dificuldades em amamentar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
A mãe winnicottiana e os aspectos que compõe o ambiente no maternal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Cantigas de desejo e gravidez que embalam a mulher, a mãe e a filha; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Mulher, você de quê? A ansiedade na maternidade e no puerpério e a relação mãe-bebê; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Quando os pais transformam o familiar em estranho: considerações acerca da devolução de crianças adotivas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Psicanálise, direito, infância e adolescência: um diálogo que busca transformar a experiência de abrigamento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Parto e vínculo entre mãe-bebê: aspectos psicanalíticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
A orientação sexual na escola e sua significação na sexualidade do adolescente; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
A representação da inclusão das pessoas com necessidades especiais auditivas no mercado de trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
A significação das vivências do socorrista da SAMU; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Você tem medo de que? A homossexualidade e a homofobia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
As representações sociais do idoso frente as instituições gerontológicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
As fantasias maternas sobre o aleitamento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
As relações entre as técnicas e as mães que amamentam no contexto do Banco de Leite Humano do HCUFU; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Escuta do sofrimento psíquico das mães que buscam atendimento no Banco de Leite Humano do HCUFU; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Acolhimento Psicológico as mães Usuárias do Danco de leite Humano do HCUFU; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Acolhimento Psicológico as mães Usuárias do Danco de leite Humano do HCUFU; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Acolhimento Psicológico as mães Usuárias do Danco de leite Humano do HCUFU; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Acolhimento Psicológico as mães Usuárias do Danco de leite Humano do HCUFU; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Acolhimento Psicológico as mães Usuárias do Danco de leite Humano do HCUFU; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2019; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Castro; Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionaizante em psicologia Clínica e Social: Psicologia Hospitalar; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionaizante em psicologia Clínica e Social: Psicologia Hospitalar; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante: Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante: Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Vinhal Ferreira; Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica e Social: Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2016; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Clínica; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho; 2010; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Clínica; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Esdtágio em Psicologia Clínica; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Clínica; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Institucional; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio em Psicologia Institucional; 2008; Orientação de outra natureza; (Faculdade de Psicoogia de Lages - FACVEST) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica; 2007; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade de Psicologia de Lages; Orientador: Juçara Clemens;
Produções bibliográficas
-
Clemens, Juçara ; Mériti de Souza . Sobre o não Dito do Feminino e da Maternidade. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 20, p. 641-659, 2020.
-
Cintra, A.L. ; Clemens, Juçara ; SOUZA, M. . Ser menino, ser menina: é tão simples assim?. SIG: Revista de Psicanálise , v. 4, p. 22-34, 2015.
-
Clemens, Juçara ; SOUZA, M. ; FERREIRA, M. A. . Diferencia sexual, psicoanálisis y teorias feministas: algunas lecturas críticas. Alternativas en Psicología , v. XVIII, p. 8-21, 2014.
-
BURIN, Cristiane ; Clemens, Juçara ; COSTA, Magda Beatriz Martins ; DECKER, Cristiane ; FIORENZANO, Maria Helena M ; FIRPO, Martha Almeida de Oliveira ; HEBERLE, Ricardo ; LEITE, Paula Daud Sarmento ; LERCH, Maria da Graça de M ; PAIXÃO, Christiane V da ; SEEWALD, Frederico ; SILVA, Aline Pinto da ; SILVA, Luis Augusto Roncato ; SOARES, Mari Gleide M ; VEIGA, Sandra Mara . Psicanálise de Crianças: Questões Diagnósticas. Revista do CEP-PA , Porto Alegre, v. 10, n.1, p. 57-77, 2003.
-
PAIXÃO, Christiane V da ; BURIN, Cristiane ; Clemens, Juçara ; COSTA, Magda Beatriz Martins ; DECKER, Cristiane ; FIORENZANO, Maria Helena M ; FIRPO, Martha Almeida de Oliveira ; HEBERLE, Ricardo ; LERCH, Maria da Graça de M ; LEITE, Paula Daud Sarmento ; SILVA, Aline Pinto da ; SILVA, Luis Augusto Roncato ; SEEWALD, Frederico ; SOARES, Mari Gleide M ; VEIGA, Sandra Mara . Era uma vez. Revista do CEP-PA , Porto Alegre, v. 11, n.09, p. 40-51, 2002.
-
Clemens, Juçara ; Pereira, Eliane Regina (Eliane Regina Pereira) . Caderno de Estudos: Psicologia. 1. ed. Indaial: Asselvi, 2009. v. 1. 133p .
-
Clemens, Juçara ; Pereira, Eliane Regina (Eliane Regina Pereira) . Caderno de Estudos:Psicologia Geral e do Desenvolvimento. 1. ed. Indaial: Asselvi, 2009. v. 1. 138p .
-
Clemens, Juçara ; Pereira, Eliane Regina (Eliane Regina Pereira) . Caderno de Estudos: Psicologia da Educação e da Aprendizagem. 1. ed. Indaial: Asselvi, 2009. v. 1. 118p .
-
Clemens, Juçara . Pais podem se fazer presentes mesmo longe. Jornal Zero Hora, Caderno ZH Escola, Porto Alegre, p. 1 - 8, 08 dez. 2003.
-
Clemens, Juçara ; PEREIRA, Eliane Regina ; ASSIS, N. . Maternidade no território das políticas públicas de saude da mulher. In: II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de psicologia da Saude, 2013, Faro. Atas do II Congresso Ibero-Americano/III Luso-Brasileiro de Psicologia da Saude. Faro: Universiadde de Faro, 2013.
-
Clemens, Juçara ; NUNES, Maria Lúcia Tiellet ; LOUREIRO, Daniele Concli ; ALVES, Mariana Moreira . O Método de Observação da Relação Mãe-Bebê, de Esther Bick e a Formação do Psicoterapeuta. In: V Congresso Latino-Americano de Psicoterapia, 2004, Porto Alegre. O Desenvolvimento da Psicoterapia e suas Interfaces, 2004. p. 99-99.
-
Clemens, Juçara ; TIELLET, Maria Lúcia Nunes . O Método de Esther Bick nas Revistas Brasileiras de psicanálise. In: II Congresso da Federeación Latinoamericana de Associaciones de Psicoterapia e Psicoanalítica y Psicoanalisis, 2003, Buenos Aires. II Congresso Latinoamericano: El psicoanálisis en tiempo de crisis. Buenos Aires: Marcelo Kohan, 2003. p. 398-412.
-
Clemens, Juçara ; HELLER, Augusta ; LEITE, Paula Daudt Sarmento ; COSTA, Magda Beatriz Martins ; VIERO, Romulo . Novas dúvidas a velhas questões do ser psicoterapeuta. In: IV Congresso da Associación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalítica, 2001, Montevidéo. Desafios a la Psicoterapia, 2001.
-
FERREIRA, A. C. L. ; Clemens, Juçara . Possibilidades para compreensão da maternidade solo através de uma personagem ficcional. In: XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2019, Salvador. Anais do XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2019.
-
Clemens, Juçara ; AIRES, M. S. ; MARTINS, B. M. M. . Relato de experiência sobre acolhimento as usuárias de um banco de leite humano. In: V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde/Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior, 2019, Faro, Portugal. Books of Abstracts- V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Promoção da Saúde e Bem-Estar no Ensino Superior. Faro, Portugal: CIEO ? Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, 2019. v. 1. p. 21-21.
-
SANTANA, A. C. ; SILVA, B. L. ; Clemens, Juçara . Maternidade: os recursos psíquicos para o cuidar. In: V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso da Saúde e Bem-Estar no Ensino Superior, 2019, Faro, Portugal. Books of Abstracts- V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Promoção da Saúde e Bem-Estar no Ensino Superior. Faro, Portugal: CIEO ? Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, 2019. v. 1. p. 69-69.
-
AIRES, M. S. ; Clemens, Juçara ; MARTINS, B. M. M. . A importância do acolhimento das mães que amamentam pelos profissionais de saúde. In: V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018, São Paulo, SP. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
MARTINS, B. M. M. ; Clemens, Juçara ; AIRES, M. S. . Considerações sobre o sofrimento psíquico de mães com dificuldades na amamentação. In: V Congresso Psicologia: Ciência e Profissão, 2018, São paulo, SP. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
SANTANA, A. C. ; SILVA, B. L. ; Clemens, Juçara . Mulheres em final de gestação: sofrimento psíquico e suas manifestações. In: V Congresso Psicologia: Ciência e Profissão, 2018, São paulo: SP. Anais do V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2018.
-
Clemens, Juçara ; PEGORARO, R. F. ; TOLLENDAL, M. G. ; RIGOBELLO, T. X. . Escuta de uma mulher em sofrimento psíquico relacionado ao puerpério: estudo de caso. In: IV Congresso Iberoamericano e IV Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, 2016, Florianópolis, SC. ANAIS do V Congresso Brasileiro, IV Congresso Iberoamericano e IV Congresso Lusobrasileiro de Psicologia da Saúde.. Florianópolis, 2016. v. I. p. 2-372.
-
Silva, Mônica Lúcia do Nascimento ; Clemens, Juçara . Competência técnica não basta: a importância do aprendizado e resgate das competências sociais nas relações de trabalho. In: I Mostra Científico-Cultural do Grupo Uniasselvi/Fameblu, 2010, Blumenau. IMostra Científico-Cultural do Grupo Uniasselvi/Fameblu. Indaial: Editora do Grupo Uniasselvi, 2010. v. 1. p. 07-101.
-
Militz, Cássia ; Leuchtenberger, Lara ; Pereira, Rafael Rodrigo ; Clemens, Juçara . O homem e o trabalho: movimento e transformação. In: I Mostra Cientíico-Cultural do Grupo Uniasselvi/Fameblu, 2010, Blumenau. I Mostra Cientíico-Cultural do Grupo Uniasselvi/Fameblu. Indaial: Editora do Grupo Uniasselvi, 2010. v. 1. p. 07-101.
-
Link, Larissa ; Porto, Renata Ferreira ; Clemens, Juçara ; MAGNO, A. . Satisfação no trabalho e comprometimento com a organização. In: I Mostra Científico-Cultural, 2010, Blumenau-SC. I Mostra Científico-Cultural. Indaial-Sc: Editora Grupo Uniasselvi, 2010. v. 1. p. 5-99.
-
Clemens, Juçara . A Formação do Terapeuta e o Método de Observação da Relação Mãe- bebê, de Esther Bick. In: III Jornada do Programa de Pós- Graduação em Psicologia, 2003, Porto Alegre. Teoria e Prática da Pesquisa em Psicologia: Desafios Atuais. Porto Alegre: Evangraf, 2003. p. 51-52.
-
Clemens, Juçara ; GRANATO, T. M. M. . Madre y lactancia: entre los ideales culturales, los expertos y la impotencia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Clemens, Juçara . Amamentação e retorno ao trabalho: alguns aspectos psicológicos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, L. C. ; HORACIO, M. F. ; Clemens, Juçara . A importância da rede de apoio para pais em processo de amamentação:relato de abordagens em Bando de Leite Humano. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VITALLI, J. S. ; FIGUEIREDO, I. F. ; Clemens, Juçara . Relato de experiência sobre projeto de extensão em um Banco de Leite Humano: a escuta sensível na abordagem psicoeducativa. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, K. ; Clemens, Juçara . O enriquecimento da escuta das extensionistas no Banco de Leite Humano. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PERES, F. E. ; BRITO, G. ; CARNEIRO, T. ; Clemens, Juçara . O acolhimento da maternidade: desafios, demanda por apoio e necessidade de superar ideais sociais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COUTO, M. V. M. M. ; Clemens, Juçara . A importância da rede de apoio à amamentação, sob a perspectiva do ambiente facilitador de Winnicott. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Clemens, Juçara . Aspectos emocionais da amamentação: abordagem psicoeducativa às mães e acompanhantes usuárias dos serviços do BLH. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Clemens, Juçara ; TACHIBANA, M. . A criança, o acolhimento familiar e as vinculações afetivas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. M. E. ; COSTA, B. G. ; FERNANDES, D. P. ; Clemens, Juçara ; ANDRADE, L. P. ; AIRES, M. S. ; DIAS, M. A. . Relato de experiência do projeto de extensão da Psicologia no Banco de Leite Humano HCUFU. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Clemens, Juçara ; SOUZA, M. . O não dito da maternidade e do feminino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Clemens, Juçara ; PEGORARO, R. F. ; TOLLENDAL, M. G. ; RIGOBELLO, T. X. . Escuta de uma mulher em sofrimento psíquico relacionado ao puerpério: estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Clemens, Juçara ; PEREIRA, Eliane Regina ; ASSIS, N. . Maternidade no território das políticas públicas de saude da mulher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Clemens, Juçara . Psicoterapia: psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUBLER, M. ; Clemens, Juçara . A ansiedade e sua interferência nas relações de trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, M. ; Clemens, Juçara . Feminilidade, leituras freudianas e as possibilidades para além da postura fálica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUNES, Maria Lúcia Tiellet ; Clemens, Juçara . A formação do psicoterapeuta e a observação da relação mãe-bebê. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara . I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara ; Jeane Patrícia dos Santos . Ludoterapia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Clemens, Juçara ; LEITE, Paula Daudt Sarmento ; COSTA, Magda Beatriz Martins ; HELLER, Augusta ; VIERO, Romulo . Quando a lei não opera. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara . Agressividade e Desenvolvimento Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Clemens, Juçara ; LEITE, Paula Daudt Sarmento . Adolescência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Clemens, Juçara ; HELLER, Augusta ; LEITE, Paula Daudt Sarmento ; COSTA, Magda Beatriz Martins ; VIERO, Romulo . Novas dúvidas a velhas questões do ser psicoterapeuta. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara . A Escuta Analítica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Clemens, Juçara . Masculino-feminino: entre a natureza e a cultura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara . A Escuta Analítica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Clemens, Juçara . Agressividade e Desenvolvimento Emocional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Clemens, Juçara . Desenvolvimento Primitivo e Agressão. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Clemens, Juçara . Apresentação do Dossiê Freud e a Educação. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2018 (Aprender- Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação).
-
Clemens, Juçara ; MAIA, L. ; ARAUJO, Z. . Dossiê Freud e a Educação. Vitória da Conquista, BA: UESB, 2017 (Organização de periódico).
-
Clemens, Juçara . O Catador de Sonhos II. Porto Alegre 2001 (Boletim Interno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre).
-
Clemens, Juçara . O Catador de Sonhos. Porto Alegre 2001 (Boletim Interno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre).
-
Clemens, Juçara . Próximo Vôo , Embarque Portão 2000. Porto Alegre 1999 (Boletim Interno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre).
Outras produções
Clemens, Juçara . Parecer ad hoc da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. 2019.
Clemens, Juçara . Parecer ad hoc para a XIII Semana de Psicologia: horizontes ampliados. 2018.
Clemens, Juçara . Parecer ad hoc para Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. 2016.
Clemens, Juçara . Parecer ad hoc para a XXI Semana de Psicologia: Psicologia Direito de Cidadania. 2016.
Clemens, Juçara . Parecer ad hoc da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. 2016.
Clemens, Juçara . Participação na equipe de pesquisa do projeto Estudo de Validade das Escalas de Auto-Relato de Beck. 1995.
Clemens, Juçara ; SANTOS, M. N. ; FERREIRA, D. M. L. M. . Mitos e Verdades sobre o aleitamento materno. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Clemens, Juçara ; AIRES, M. S. ; SILVA, A. M. E. ; ANDRADE, L. P. D. ; FERNANDES, D. P. ; DIAS, M. A. . Aspectos psicológicos da amamentação. 2019. (Produção de material textual para mães em amamentação e rede de apoio).
Clemens, Juçara . Construção de atividades para intervenção em psicoterapia para crianças e adiolescentes. 2013. (Revisor Técnico).
Clemens, Juçara . As contribuições de Melanie Klein para a psicanálise. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Clemens, Juçara ; Pereira, Eliane Regina (Eliane Regina Pereira) . Psicoterapia com Crianças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Clemens, Juçara ; TOFANI, Ana Cristina Azambuja ; ANDRETTA, Ilana ; VAZ, Cícero Emídio . Transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo na técnica projetiva de Rorschach. 2004 (Poster) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
Uma psicóloga no banco de leite humano: a amamentação e o ambiente para além do leite materno, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Tânia Mara Marques Granato - Integrante.
-
2019 - Atual
Acolhimento das vivências de mulheres-mães em maternidade solo, Descrição: A partir da teorização psicanalítica e, principalmente, das ideias de Donald Wood Winnicott, entende-se que através da relação mãe-bebê e dos cuidados ambientais adequados um sujeito se constitui. Embora esse autor tenha vivido no século passado, suas ideias não se restringem à sua época, pois ao destacar as tarefas e papéis tanto da mãe quanto do pai nos cuidados com o filho, ele antecipa aspectos que encontramos hoje nas novas configurações familiares. Estas estão marcadas, principalmente, pelo novo modelo histórico de mulher, àquela que rejeita constituir sua identidade unicamente pela matrimônio e maternidade, ingressando no mercado de trabalho e indo além do espaço doméstico. A novas formas de parentalidade se firmam entendendo que tornar-se mãe e pai está para além de uma função biológica. Dessa maneira, encontramos um novo cenário econômico, social e político no mundo contemporâneo e, também, no universo feminino para a maternagem. Essa mudanças instigam as mulheres-mães a conciliar suas mais recentes conquistas garantidas principalmente pelos movimentos feministas com as tarefas da maternagem. Comprende-se a partir disso que mulheres que encaram a maternidade tendo pouca ou nenhuma participação do pai da criança em seu desenvolvimento, fazem parte dessas novas formas de parentalidade. Busca-se, portanto, com essa pesquisa, através de entrevistas com roteiro semi-dirigido, oferecer um espaço de acolhimento para que as mulheres-mães possam falar sobre suas vivências a respeito da maternidade solo. Esta assim chamada, informalmente, em blogs e mídias sociais como a maternidade na qual a mãe cuida sozinha e/ou com pouca participação do pai do bebê em seus cuidados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Ana Cecília Lima Ferreira - Integrante.
-
2019 - Atual
A vivência de amamentação de mães de neonatos internados na UTI neonatal do HCUFU, Descrição: Estudos comprovam que a amamentação desperta no sujeito, desde muito cedo, algo para além da nutrição, contribuindo também para a formação da sua constituição psíquica. O contato do bebê ao seio da mãe é um forte fator para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. O aleitamento materno também configura para a dupla mãe-bebê uma oportunidade de interação, contribuindo para o estabelecimento de vínculos afetivos que resultam em maior segurança para a mãe e promoção do desenvolvimento afetivo-emocional e social da criança. Logo, esse seria o início da formação do campo psicossomático da criança, que comporta o funcionamento da psique relacionada ao soma por toda vida. A mãe, durante a gestação, constrói todo um imaginário sobre o seu bebê. Contudo, quando esse bebê nasce, ela passa a ter que lidar com o bebê real, sendo este diferente de todas as fantasias construídas. Também pode manifestar sentimentos ambivalentes e múltiplos e uma reorganização psíquica se faz fundamental para a interação mãe-bebê. Contudo, nem sempre esse momento tão íntimo entre mãe e filho ocorre como o previsto. Por fatores diversos alguns bebês precisam ser hospitalizados, logo após o nascimento, interferindo diretamente na amamentação. Esse projeto busca, então, conhecer como se dá a vivência da amamentação de mães, atendidas pelo Banco de Leite Humano, com neonatos internados na UTI neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, as quais se deparam com dados de realidade intensos. Serão realizadas observações e entrevistas semi-dirigidas no intuito de compreender como é a rotina de amamentação da mulher-mãe cujo bebê está hospitalizado, além de buscar as facilidades e as dificuldades enfrentadas durante esse processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Brenda Garcia Costa - Integrante.
-
2019 - Atual
As mulheres-mães usuárias de Banco de Leite Humano e suas vivências de rede de apoio na amamentação e maternagem, Descrição: A mãe através dos cuidados ao seu bebê, nos modos de segurar e manipular disponibiliza recursos ambientais que favorecem o amadurecimento desse bebê. A amamentação é um destes recursos que a mãe oferece, que contribui para o amadurecimento tanto físico como emocional do bebê. Não só pelo aspecto nutricional que a amamentação ganha importância na relação mãe-bebê. A amamentação é um gesto de intimidade da mãe para com o filho que é constituído na relação entre ambos. Amamentar não é algo que está pronto e, desse modo, sofre interferências de padrões sociais, culturais e da ciência. A mãe vivencia com cada bebê uma relação única, embora continue sendo mulher com suas necessidades, características, modo de ser, pensar e agir. Além disso, para que essa mãe consiga oferecer tais recursos ao seu bebê, ela entra em um estado psíquico de preocupação materna primária, no qual há uma regressão psíquica e sua sensibilidade é aumentada para que assim possa identificar as necessidades de seu bebê. Desse modo, nesses primeiros meses da maternidade e amamentação a mulher não pode ser ignorada no cuidado de si, uma vez que ela necessita também de recursos ambientais que a possibilitem cuidar do seu bebê. Assim, destacamos a importância da rede de apoio à essas mulheres que amamentam, oferecendo apoio e suporte para que possam vivenciar a maternidade e a amamentação de forma única, intensa e com menos sofrimento. Entendemos aqui a rede de apoio como qualquer indivíduo presente na vida dessa mulher-mãe capaz de auxiliá-la durante o processo da amamentação e de sua maternagem. Portanto, vemos o acolhimento dessas mães que buscam orientações no Banco de Leite como uma oportunidade de oferecer um apoio e suporte psicológico que contribua para sua rede de apoio. Além disso, buscamos conhecer e compreender como se dão as redes de apoio dessas mulheres-mães e como isso interfere em suas vivências de amamentação e maternagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Marília dos Santos Aires - Integrante.
-
2018 - 2018
Escuta do sofrimento psíquico das mães que buscam atendimento no Banco de Leite Humano do HCUFU, Descrição: A mãe através dos cuidados ao seu bebê, nos modos de segurar e manipular disponibiliza recursos do ambiente que favorecem o amadurecimento desse bebê. A amamentação é um dos recursos que a mãe oferece ao bebê para esse amadurecimento tanto físico como emocional. Não só pelo aspecto nutricional que a amamentação ganha importância na relação mãe-bebê. A amamentação assim é um gesto de intimidade da mãe para com o bebê que é constituído na relação entre ambos. Amamentar não é algo que está pronto e, desse modo, sofre interferências de padrões sociais, culturais e da ciência. A mãe vivencia com cada bebê uma relação única, embora continue sendo mulher com suas necessidades, características, modo de ser, pensar e agir. Desse modo, nesses primeiros meses da maternidade e amamentação a mulher não pode ser ignorada no cuidado de si. A existência de apoio por parte das equipes, mais especificamente de suporte psicológico, pode auxiliar a mulher na construção do cuidado de si frente às mudanças e incertezas que vivencia. Entendemos que a escuta das mulheres-mães que amamentam, em sofrimento psíquico, solicita o cuidado equilibrado de uma postura mais desapegada do cuidador (pesquisadora), ao não ocupar o centro da cena com falas e atitudes ?especializadas?, instrutivas e direcionadas, a partir de teorias e técnicas. O que se busca aqui é que a participação das pesquisadoras na realização da escuta às mulheres permita o ?deixar ser? dessas mulheres, favorecerendo um espaço de escuta para que as próprias mulheres possam (re)significar suas vivências. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Bruna Marina Melo Martins - Integrante.
-
2018 - 2018
As relações entre as técnicas e as mães que amamentam no contexto do Banco de Leite Humano do HCUFU, Descrição: A saúde mental do indivíduo se constitui precocemente através da relação com a mãe. Ela que oferece desde o início um ambiente facilitador para os processos evolutivos e as interações naturais do bebê com o meio. A amamentação é um dos recursos que a mãe oferece para esse amadurecimento tanto físico como emocional. Não só pelo aspecto nutricional que a amamentação ganha importância na relação mãe-bebê. A amamentação assim é um gesto de intimidade da mãe para com o bebê que é constituído na relação entre ambos. Amamentar não é algo que está pronto e, desse modo, sofre interferências de padrões sociais, culturais e da ciência. Como representantes da ciência, os médicos, os enfermeiros, os nutricionistas e profissionais da saúde, podem ser vistos pelas mães como aqueles que sabem sobre amamentação. É preciso também contextualizar essa temática em relação a aspectos mais amplos. Esforços conjuntos sobre a questão da amamentação foi realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Nações Unidas pela Infância (UNICEF) através da Estratégia global para alimentação de lactentes e crianças na primeira infância, da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). No Brasil tem-se o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno e as estratégias da Rede Cegonha que amplia e qualifica a assistência prestada às gestantes e aos bebês no SUS. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender como se dão as relações entre os(as) técnicos(as) e as mães que amamentam no contexto do Banco de Leite Humano do HC da UFU.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Marília dos Santos Aires - Integrante.
-
2003 - 2005
A Formação do Psicoterapeuta e a ORMB de Esther Bick, Descrição: Trata-se de um projeto de dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juçara Clemens - Coordenador / Maria Lúcia Tiellet Nunes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Prêmios
2019
Premiação na XXIV Semana da Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.
2015
Aprovada em primeiro lugar em concurso público para o cargo de docente no magistério superior, Universidade Federal de Uberlândia.
2014
Paraninfa, Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2013
Amiga da Turma, Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2012
Paraninfa, Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2010
Nome de Turma, Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2007
Paraninfa, Faculdade de Psicologia de Lages.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Psicologia. , Av. Pará 1720, sala 2C15, Umuarama, 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32258506
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2018
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora A1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Substituta Curso de Psicologia
Atividades
-
03/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infância, Adolescência e Laços Sociais
-
04/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise I: Fundamentos Epistemológicos e Clínicos
-
02/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia da Criança e do Adolescente
-
08/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Psicologia, História e Sistemas em Psicologia II, Psicologia da Personalidade I
-
03/2019 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração do edital e acompanhamento da eleição da direção da clínica psicológica.
-
08/2015 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Psicologia.,Cargo ou função, membro da comissão para análise de ações de extensão.
-
09/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento Acadêmico.
1990 - 2015
Profissional AutônomoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Profissional Autônomo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atendimento em consultório particular realizando psicoterapia psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos e psicodiagnóstico.
Atividades
-
09/1990 - 06/2015
Serviços técnicos especializados , Profissional Autônomo.,Serviço realizado, Psicoterapia.
-
09/1990 - 06/2015
Serviços técnicos especializados , Profissional Autônomo.,Serviço realizado, Psicodiagóstico.
2013 - 2015
Centro Universitário - Católica de Santa CatarinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Disciplina de Comportamento Humano, Organizacional e Ambiental, no curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdência Social.
2014 - 2015
Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina de Comportamento Humano, Organizacional e Ambiental, no curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdência Social.
2011 - 2011
Faculdade Metropolitana de GuaramirimVínculo: Professora Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2011 - 2011
Faculdade Metropolitana de GuaramirimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 19
Atividades
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Faculdade Metropolitana de Guaramirim, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico IV, Estágio Básico VI, Psicologia e Inclusão Social
-
07/2011 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade Metropolitana de Guaramirim.,Serviço realizado, Supervisão de estágio profissionalizante em psicologia clínica- abordagem psicanalítica.
-
06/2011 - 10/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Psicologia.,Serviço realizado, Coordenação do Serviço-Escola.
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Faculdade Metropolitana de Guaramirim, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Experimental do Comportamento II, Psicologia da Adolescência
2011 - 2011
Faculdade Metropolitana de GruaramirimVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Interina do Serviço-Escola, Carga horária: 4
2011 - 2011
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do ensino superior, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Faculdade de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Psicodinâmicas I
2008 - 2010
Faculdade Metropolitana de BlumenauVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Atividades
-
07/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdade Metropolitana de Blumenau.,Serviço realizado, Estágio profissionalizante em psicologia organizacional e do trabalho.
-
07/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdade Metropolitana de Blumenau.,Serviço realizado, Estágio profissionalizante em psicologia clínica- abordagem psicanalítica.
-
07/2008 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Educativa, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Supervisão de EstágioBásico Organizacional, Teorias e Técnicas Psicanalíticas
2006 - 2006
Faculdade MeridionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2006 - 11/2006
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagens Clínicas:Psicanálise
2005 - 2008
Faculdade de Psicologia de LagesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional e do Trabalho II
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico II: Análise Institucional
-
08/2007 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia de Lages, Faculdade de Psicologia de Lages.,Atividade realizada, Orientação de TCC.
-
02/2007 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia de Lages, Faculdade de Psicologia de Lages.,Atividade realizada, Supervisão de Estágio em Psicologia Clínica.
-
02/2006 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Instituições
-
07/2005 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicoterapia Infantil
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Psicanalítica
2007 - 2008
COLEGIO SIGMAVínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 4
Outras informações:
Assessoria em psicologia.
Atividades
-
11/2007 - 03/2008
Serviços técnicos especializados , Colégio Sigma.,Serviço realizado, Assessoria em psicologia, análise da instituição.
2000 - 2003
Centro de estudos Psicanalíticos de Porto AlegreVínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro Efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre.
Integrante do Núcleo de Infância e Adolescência do CEP de PA, voltada ao atendimento, estudo, supervisão e consultoria desde 2001 até o presente momento.
Atividades
-
04/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudo Psicanalíticos de Porto Alegre, Centro de Estudo Psicanalíticos de Porto Alegre.,Atividade realizada, Membro correspondente.
-
03/2003 - 03/2012
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Psicanálise, Escola de Psicanálise.,Atividade realizada, Supervisão de atendimento clínico.
-
03/2005 - 07/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Grupos de Estudos e Relações Com a Comunidade, Comissão de Grupos de Estudo e Relações Com a Comunidade.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
03/2000 - 12/2003
Ensino, Teoria Psicanalítica e Suas Aplicações Clínicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Freud I, Seminário de Técnica Psicanalítica I, Seminárioo de Freud III, Seminário de Freud IV
-
04/2000 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Biblioteca, Comissão de Biblioteca e Publicações.,Cargo ou função, Membro de comissão.
1988 - 1990
Lojas RennerVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 44
Atividades
-
07/1988 - 08/1990
Serviços técnicos especializados , Lojar Renner, Recursos Humanos.,Serviço realizado, Recrutamento e Seleção.
-
07/1988 - 08/1990
Serviços técnicos especializados , Lojas Renner.,Serviço realizado, Entrevistas de Desligamento.
-
07/1988 - 08/1990
Serviços técnicos especializados , Lojas Renner.,Serviço realizado, Desenvolvimento Gerencial.
-
07/1988 - 08/1990
Serviços técnicos especializados , Lojas Renner.,Serviço realizado, Acompanhamento de Funcionários.
-
07/1988 - 08/1990
Treinamentos ministrados , Lojas Renner.,Treinamentos ministrados, Grupos Operativo
-
07/1988 - 08/1990
Treinamentos ministrados , Lojas Renner.,Treinamentos ministrados, Treinamento Motivacional
1983 - 1983
Colégio Anchieta - RSVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 22
1981 - 1981
Colégio Anchieta - RSVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22
1981 - 1981
Colégio Anchieta - RSVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 22
Atividades
-
04/1983 - 12/1983
Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por Atividade
-
08/1981 - 12/1981
Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por Atividade
-
03/1981 - 07/1981
Estágios , Colégio Anchieta - RS.,Estágio realizado, Estágio curricular (Magistério).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juçara Clemens e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?