Gabriel Constantino Blain

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2005) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2010) com área de concentração em física do ambiente agrícola. Tem experiência na área de estatística climatológica aplicada a agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: seca, variabilidade climática, detecção de tendências e variações climáticas em séries temporais agrometeorológicas e incorporação de tendências climáticas nas estimativas das probabilidades de ocorrência de eventos extremos de temperatura do ar e precipitação pluvial. Ingressou na carreira de pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC) em 01/2005. É professor credenciado no curso de pós-graduação do Instituto Agronômico, responsável pelas disciplinas Bioclimatologia, Climatologia I e II e Estatística experimental. Atuou como diretor do Centro de P&D de Ecofisiologia e Biofísica do Instituto Agronômico entre 08/2012 e 08/2013 e como assessor técnico e diretor geral substituto do mesmo instituto entre 08/2013 e 09/2016. Entre 10/2016 e 03/2018 colaborou como membro do conselho da área de Gestão de Recursos Agroambientais do programa de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC e, em 03/2018, tornou-se coordenador do referido programa. Foi editor associado da revista Bragantia entre 01/2011 e 02/2013, onde desde 03/2013 ocupa o cargo de editor-chefe. É parecerista em mais de 20 revistas científicas nacionais e internacionais. Contribui como assessor Ad hoc para a FAPESP e CNPq. É participante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas na qualidade de autor colaborador, do Grupo de articulações de ações executivas do Programa de Desastras Naturais da Casa Militar do Estado de São Paulo e da comissão de meteorologia agrícola (CAgM; 2018-2022) da organização meteorológica mundial (WMO) na área de gerenciamento de riscos agrometeorológicos, com enfoque no fenômeno da seca (ET 3.1 - Expert Team on Drought).

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia

2007 - 2010

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Título: PRECIPITAÇÃO PLUVIAL E TEMPERATURA DO AR NO ESTADO DE SÃO PAULO: PERIODICIDADES, PROBABILIDADES ASSOCIADAS, TENDÊNCIAS E VARIAÇÕES CLIMÁTICAS
Sergio Oliveira Moraes.

Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical

2003 - 2005

Instituto Agronômico de Campinas
Título: Avaliação e Adaptação do Índice de Severidade de Seca Palmer (PDSI) e do Indice Padronizado de Precipitação (SPI) às condições climáticas do Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2005
Orivaldo Brunini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Agrícola

1995 - 2001

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Uso do software R para análises em estatística experimental. (Carga horária: 20h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

2017 - 2017

Promoting efforts towards internationalization of Brazilian Journals. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.

2013 - 2013

Intereditores. (Carga horária: 8h). , Diálogo Técnico, DT, Brasil.

2012 - 2012

Multivariate and Nonparametric Methods. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

A Classificação de Solos na Nova Nomenclatura da E. (Carga horária: 8h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

2000 - 2000

Curso Manejo de Estações Meteorológicas. (Carga horária: 8h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

1997 - 1997

Curso Básico de Irrigação. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia/Especialidade: Análise de Riscos Climáticos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2018. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . 4 Congresso da Pós-graduação/ 2 Encontro de Divulgação Científica do Instituto Agronômico. 2018. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2013. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).

Blain, Gabriel C. . Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Cenários climáticos para temperatura média do ar durante o ciclo da uva na região do circuitos das frutas, São Paulo. 2015. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Índice padronizado de precipitação (SPI): qualidades, limitações e possíveis adaptações. 2011. (Congresso).

3Simpósio Internacional de Climatologia.Detecção de tendências monótonas em séries decendiais de evapotranspiração real em Campinas-SP. 2009. (Simpósio).

XVI Congresso Brasileir de Agrometeorologia. Causas, efeitos, índices meteorológicos e análise da seca. 2009. (Congresso).

Gestão do risco climático no setor agrícola. 2008. (Seminário).

2nd International Work shop on crop monitoring and forecasting in south america.2nd International Work shop on crop monitoring and forecasting in south america. 2006. (Oficina).

IV congresso brasileiro de biometeorologia. Mudanças climáticas: Impactos sobre o homem, a planta e o animal.. Apresentação de trabalho e participação na comissão científica do evento. 2006. (Congresso).

XIV congresso brasileiro de meteorologia. Avaliação das medidas de posição estatística para a caracterização das séries de precipitação mensal no estado de São Paulo. 2006. (Congresso).

Alterações climáticas e biodiversidade. 2005. (Encontro).

II Conferência Regional Sobre Mudanças Globais: América do Sul. Conferência Regional Sobre Mudanças Globais observadas na América do Sul com enfoque para mudanças climáticas. 2005. (Congresso).

Recursos Hídricos. 2005. (Encontro).

VIX Congresso brasileiro de agrometeorologia. VIX Congresso brasileiro de agrometeorologia. 2005. (Congresso).

Clima e Previsão de Safras. 2004. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Meteorologia. XII Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2002. (Congresso).

Situação atual e perspectivas da pós-colheita de frutas e hortaliças. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luís Alberto Silva Antolin

MARIN, F. R.;Blain, Gabriel C.; Quiring, J. L.; VIANNA, M. S.. Simulação de cenários agrícolas futuros para a cultura do feijão no Brasil com base em projeções de mudanças climáticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa de Camargo

PIRES, R. C. M.Blain, Gabriel C.; MATSUDA, E. E.. Influência de preparos do solo no sistema radicular da cana-de-açúcar. 2018. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Gláucia Cristina Pavão

PIRES, R. C. M.; SOUZA, C. F.; AZEVEDO, F. A.; QUAGGIO, J. A.; MATSUDA, E. E.;Blain, Gabriel C.. Produção e qualidade de frutos de laranja "Valência" fertirrigadas sob déficit hídrico controlado na região centro-sul do Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Victor Brunini Moreto

ROLIM, Glauco de SouzaPIRES, R. C. M.; CECILIO FILHO, A. B.;Blain, Gabriel C.; Scala Júnir, N.L.. Modelos agrometeorológicos de previsão de produtividade e qualidade de laranjas 'valência'. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: André Luiz Barros de Oliveira Silva

PIRES, R. C. M.Blain, Gabriel C.; MATSUDA, E. E.. Produção e eficiência no uso de quatro cultivares de cana-de-açúcar irrigadas por gotejamento superficial em Campinas, SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Gabriel Bruno de Lemos

OZAKI, V. A.; LOBOS, C. M. V.;Blain, Gabriel C.. Precificação de derivativos climáticos no Brasil: uma abordagem estatística alternativa e construção de um algoritmo em R. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila da Silva Dourado

OLIVEIRA, S. R. M.;Blain, Gabriel C.; MEIRA, C. A. A.. Mineração de dados climáticos para análise de eventos extremos de precipitação. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alessandro Toyama Almeida

Sentelhas, Paulo CesarBlain, Gabriel C.; MORAES, S. O.. Impacto do fenômeno El Nio oscilação sul na variabilidade climática e seus efeitos na produtividade da cultura de cana-de-açúcar em diferentes regiões brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: IZABELE BRANDÃO KRUEL

MEDEIROS, S. L. P.;Blain, Gabriel C.; DALCOL-LUCIO, A.; DURIGON, A.; KOEFENDER, J.. Tendências e probabilidade de ocorrência de eventos meteorológicos extremos em séries temporais do Rio Grande do Sul. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliana Aparecida dos Santos da Silva

CECILIO FILHO, A. B.; PRADO, R. M.; MANTOVANI, J. R.; CAZETTA, J. O.; SILVA, A. B.; BARBOSA, J. C.; PILAU, F. G.;Blain, Gabriel C.. Nutrition, development and growth of processing tomato: a mathematica approach.. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Producao Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Edmir Vicente Lamarca

BARBEDO, C. J.;Blain, G. C.. Soma térmica como condicionadora quantitativa da tolerância à dessecação e da germinação, na produção de sementes de Eugenia pyriformis Cambess. 2013. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: JERRY ADRIANI JOHANN

ROCHA, J. V.; FONTANA, D. C.;ROLIM, Glauco de Souza; COUTINHO, A. C.;Blain, Gabriel Constantino. Calibração de Dados Agrometeorológicos e Estimativa de Área e Produtividade de Culturas Agrícolas de Verão no Estodo de Paraná. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Cristina Araújo Picoli

LAMPARELLI, R. A. C.; MURA, J. C.;BLAIN, G. C.; COUTINHO, A. C.; ROCHA, J. V.. Utilização de dados palsar/arlos (banda L) no monitoramento da cana-de-açúcar. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ludmila Bardin Camparotto

GIAROLLA, A.PEZZOPANE, José Ricardo MacedoBLAIN, G. C.; GUERREIRO FILHO, O.;CAMARGO, Marcelo Bento Paes de. Regiões climáticas e qualidade de cafés naturais do tipo arábica no estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen

MORAES, S. O.; Scala Júnir, N.L.; Quiring, J. L.; Silva, A.C.S.;BLAIN, G. C.. Revisão sistemática e metassíntese: medições de gases de efeito estufa (GEE) emitidos pela pecuária bovina. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: André Luiz Barros de Oliveira Silva

Blain, Gabriel C.; MATSUDA, E. E.; XAVIER, M. A.. Irrigação aplicada em diferentes intervalos após o corte e os efeitos no sistema radicular e produtividade em cultivares de cana-de-açúcar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Taiane Santos Silva

MOURA, M. F.;Blain, Gabriel C.; MICAELIS, E.. Zoneamento edafotopoclimático para o cultivo de uvas viníferas no município de Louveira, São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Deborah Fernanda Santana da Silva

NERY, J. T.;Blain, Gabriel C.; AVILA, A. M. H.. Variabilidade de precipitação pluviométrica de Estado de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Gabriel C. Blain. Concurso de Pesquisador/Professor - CEPAGRI/UNICAMP. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

Gabriel C. Blain. Seleção de bolsista para o programa de doutorado sanduíche - PDSE/CAPES. 2018. Instituto Agronômico de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emilio Sakai

BRUNINI, Orivaldo; VOLPE, Clóvis Alberto;SAKAI, Emilio. Avaliação e adaptação do Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) e do Índice Padronizado de Precipitação (SPI) às condições climáticas do Estado de São Paulo.. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO

CAMARGO, M. B. P.. Precipitação pluvial e temperatura do ar no Estado de São Paulo: periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Rinaldo de Oliveira Calheiros

BLAIN, G. C.;BRUNINI, O.; VOLPE, C. A.;SAKAI, E.CALHEIROS, R. O.; NUNES, L. H.; TREMOCOLDI, W. A.. Avaliação e adaptação do índice de severidade de seca de Palmer (PDSI) e do índice padronizado de precipitação (SPI) às condições climáticas do Estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

José Teixeira Filho

TEIXEIRA FILHO, J.. ?Comportamento Térmico de Solos Úmidos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo Cesar Sentelhas

SENTELHAS, P. C.; MORAES, Sérgio Oliveira de;CAMARGO, Marcelo Bento Paes deKayano, Mary Toshie; PIEDADE, Sônia Maria de Stephano. Precipitação pluvial e temperatura do ar no Estado de São Paulo: periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Paulo Cesar Sentelhas

SENTELHAS, P. C.Kayano, M.T.; PIEDADE, Sônia Maria de Stephano. Séries de dados meteorológicos: tendências e variações climáticas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

MARY TOSHIE KAYANO

MORAES, S. O.; PIEDADE, S. M. S.;SENTELHAS, P. C.KAYANO, M. TCAMARGO, M. B. P.. Precipitação pluvial e temperatura do ar no Estado de São Paulo: periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de São Paulo.

Orivaldo Brunini

BRUNINI, O.SAKAI, EmilioVOLPE, Clovis Alberto. Adaptação e Avaliação do Indice de severidade de seca de Palmer we do indice padronizado de precipitação às condições climaticas do Estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edimar Pereira dos Santos Junior

VIABILIDADE DO USO DE DADOS PROVENIENTES DO CLIMATIC RESEARCH UNIT (CRU TS V; 4; 02) NO MONITORAMENTO PROBABILÍSTICO PADRONIZADO DA SECA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

ANA CAROLINA FREITAS XAVIER

Probabilidade de eventos meteorológicos extremos com base em diferentes taxas de emissão de gases de efeito estufa: modelagens não lineares; Início: 2017; Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Mariana Rezendo Fontolan

Modelos climáticos ETA-HadGEM2-ES e ETA-MIROC5 no estudo de eventos extremos no estado de São Paulo; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Heloísa Ramos Pereira

VERIFICAÇÃO DA PERFORMANCE DO MODELO ETA ACOPLADO A DOIS MODELOS GLOBAIS PARA ESTUDO DA CLIMATOLOGIA DE SECA NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Ricardo Corradi do Prado

UTILIZAÇÃO DE DADOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL DO EUROPEAN CENTER FOR MEDIUM-RANGE WEATHER FORECAST PARA MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA METEOROLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2017; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Monica Cristina Meschiatti

Avaliação e incorporação da presença de mudanças climáticas na probabilidade de ocorrência de extremos meteorológicos; 2016; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

IZABELE BRANDÃO KRUEL

Temperaturas mínimas extremas no Rio Grande do Sul: Probabilidades e tendências climáticas; 2013; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Alaym Rosa Bernardo Borges

DESEMPENHO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERENCIA PARA LOCALIDADE DE CAMPINAS, SP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

[Nome removido após solicitação do usuário]

CARACTERIZAÇÃO DO REGIME DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL DO CIRCUITO DAS ÁGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO POR MEIO DA DISTRIBUIÇÃO GAMA; 2005; 11 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Monica Meschiatti

DETECÇÃO DE TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NAS SÉRIES DECENDIAIS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL E TEMPERATURA DO AR DA LOCALIDADE DE MONTE ALGRE DO SUL -SP; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Danielle Chiuratto Godoy

VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL MENSAL EM DOZE POSTOS METEOROLÓGICOS DO INSTITUTO AGRONÔMICO; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Gabriel Constantino Blain;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Bianor Sverzut

Atividade de orientação face às suas reprovações em disciplinas; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Claudio Bianor Sverzut;

Sergio Oliveira Moraes

Precipitação pluvial e temperatura do ar no Estado de São Paulo: periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas; 2010; Tese (Doutorado em PPG em Física do Ambiente Agrícola) - Escola Superior de Agricultura Liuz de Queiroz,; Orientador: Sergio Oliveira Moraes;

Luci Hidalgo Nunes

Monitoria de disciplina de graduação (Climatologia II); 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP; Orientador: Lucí Hidalgo Nunes;

Orivaldo Brunini

Avaliação e adaptação do Indice de Severidade de seca de Palmer e do Indice padronizado de Precipitação para as condições climaticas do Estado de São Paulo; 2005; 101 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Orivaldo Brunini;

Orivaldo Brunini

Avaliação do Indice padronizado de precipitação para quantificar a seca no Estado de São Paulo; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Orivaldo Brunini;

Orivaldo Brunini

Balanco Hidrico-Aconselhamento agrometeorologico; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Orivaldo Brunini;

Orivaldo Brunini

Avaliação das condições de seca no Estado de São Paulo; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Orivaldo Brunini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONTOLAN, M. R. ; XAVIER, A. C. F. ; PEREIRA, HELOISA RAMOS ; BLAIN, G. C. . Using climate change models to assess the probability of weather extremes events: a local scale study based on the generalized extreme value distribution. BRAGANTIA , p. 146-157, 2019.

  • XAVIER, A. C. F. ; Blain, Gabriel Constantino ; MORAIS, M. V. B. ; SOBIERAJSKI, G. R. . Selecting -the best- nonstationary Generalized Extreme Value (GEV) distribution: on the influence of different numbers of GEV-models. BRAGANTIA , v. 78, p. 606-621, 2019.

  • XAVIER, A. C. F. ; RUDKE, A. P. ; FUJITA, T. ; BLAIN, G. C. ; MORAIS, M. V. B. ; ALMEIDA, D. S. ; RAFFEE, S. A. A. ; MARTINS, L. D. ; SOUZA, R. A. F. ; FREITAS, E. D. ; MARTINS, J. A. . Stationary and nonstationary detection of extreme precipitation events and trends of average precipitation from 1980 to 2010 in the Paraná River basin, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY , v. 40, p. 1-16, 2019.

  • SILVA, ANDRÉ LUIZ BARROS DE OLIVEIRA ; Pires, Regina Célia de Matos ; OHASHI, AUGUSTO YUKITAKA PESSINATTI ; PAVÃO, GLAUCIA CRISTINA ; Blain, Gabriel Constantino . CALIBRATION AND ACCURACY OF TWO ELECTROMAGNETIC METHODS OF SOIL MOISTURE MEASUREMENT IN OXISOL. IRRIGA , v. 24, p. 747-757, 2019.

  • PEREIRA, HELOISA RAMOS ; MESCHIATTI, MONICA CRISTINA ; Pires, Regina Célia de Matos ; Blain, Gabriel Constantino . On the performance of three indices of agreement: an easy-to-use r-code for calculating the Willmott indices. BRAGANTIA , v. 77, p. 394-403, 2018.

  • PRADO, RICARDO CORRADI DO ; Blain, Gabriel Constantino ; PICOLI, MICHELLE CRISTINA ARAUJO . Rainfall data from the European center for medium-range weather forecast for monitoring meteorological drought in the state of São Paulo . ACTA SCIENTIARUM. TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 40, p. 34947, 2018.

  • BARDIN-CAMPAROTTO, L. ; BLAIN, G. C. ; PRELA-PANTANO, A. . Índice climático de qualidade para cafés naturais do tipo arábica. Agrometeoros , v. 26, p. 257-266, 2018.

  • CAMPAROTTO, LUDMILA B. ; Blain, Gabriel C. ; Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz . Diferença entre precipitação pluvial e evapotranspiração potencial em época de colheita de uva.. AMBIÊNCIA , v. 14, p. 57-71, 2018.

  • Blain, Gabriel Constantino ; XAVIER, ANA CAROLINA FREITAS . TRANSFORMING THE PALMER DROUGHT SEVERITY INDEX INTO A STANDARDIZED MULTI-SCALAR INDEX: ASSESSING THE NORMALITY ASSUMPTION UNDER SOUTH AMERICA TROPICAL-SUBTROPICAL CONDITIONS. EXPERIMENTAL AGRICULTURE , v. 55, p. 1-13, 2018.

  • Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA ; Blain, Gabriel Constantino . Plant parameters and must composition of -Syrah? grapevine cultivated under sequential summer and winter growing seasons. BRAGANTIA , v. 76, p. 345-351, 2017.

  • Blain, Gabriel Constantino ; DE AVILA, ANA MARIA H. ; PEREIRA, VÂNIA ROSA . Using the normality assumption to calculate probability-based standardized drought indices: selection criteria with emphases on typical events. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY , v. 38, p. e418-e436, 2017.

  • PEREIRA, VÂNIA ROSA ; BLAIN, G. C. ; AVILA, ANA MARIA HEUMINSKI DE ; PIRES, R. C. M. ; PINTO, HILTON SILVEIRA . Impacts of climate change on drought: changes to drier conditions at the beginning of the crop growing season in southern Brazil. BRAGANTIA , v. 77, p. 201-211, 2017.

  • SILVA, ANDRÉ L. B. DE O. ; PIRES, REGINA C. M. ; RIBEIRO, RAFAEL V. ; MACHADO, EDUARDO C. ; BLAIN, Gabriel C. ; OHASHI, AUGUSTO Y. P. . Development, yield and quality attributes of sugarcane cultivars fertigated by subsurface drip irrigation. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 20, p. 525-532, 2016.

  • MESCHIATTI, MONICA CRISTINA ; Blain, Gabriel Constantino . Increasing the regional availability of the Standardized Precipitation Index: an operational approach. Bragantia. , v. 75, p. 507-521, 2016.

  • PEDRO JUNIOR, M. J. ; HERNANDES, José Luiz ; BLAIN, G. C. ; BARDIN-CAMPAROTTO, L. . Desempenho vitivinicola da uva BRS Lorena sustentada em manjedoura na forma de Y. SCIENTIA VITAE , v. 3, p. 27-33, 2016.

  • BARDIN, Ludmila ; PEDRO JUNIOR, M. J. ; BLAIN, G. C. ; HAMADA, Emilia ; HERNANDES, José Luiz . Impactos das mudanças climáticas sobre a viticultura na região do Circuito das Frutas, São Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA , v. 8, p. 10-17, 2016.

  • HERNANDES, José Luiz ; PEDRO JUNIOR, M. J. ; BLAIN, G. C. ; BARDIN-CAMPAROTTO, L. . Manejo do dossel e raleio de cachos na videira Syrah em safra de inverno. REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA , v. 8, p. 26-31, 2016.

  • Blain, Gabriel Constantino . The influence of nonlinear trends on the power of the trend-free pre-whitening approach . Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 37, p. 21-28, 2015.

  • Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA ; Blain, Gabriel Constantino . Balanço de energia e consumo hídrico de vinhedo de ?Cabernet Franc?. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico) , v. 74, p. 234-238, 2015.

  • MESCHIATTI, MONICA C. ; Blain, G. C. . Is the Conditional Density Network more suitable than the Maximum likelihood for fitting the Generalized Extreme Value Distribution? . Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 37, p. 417, 2015.

  • Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; Blain, Gabriel Constantino ; BARDIN-CAMRAROTTO, LUDMILA . PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA 'CABERNET SAUVIGNON' SUSTENTADA EM ESPALDEIRA E MANJEDOURA NA FORMA DE Y. Revista Brasileira de Fruticultura , v. 37, p. 806-810, 2015.

  • KRUEL, I. B. ; MESCHIATTI, MONICA C. ; BLAIN, G. C. ; AVILA, A. M. H. . Climate trends in the municipality of Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. Engenharia Agrícola (Online) , v. 35, p. 769-777, 2015.

  • BLAIN, Gabriel C. ; MESCHIATTI, MONICA C. . Inadequacy of the gamma distribution to calculate the Standardized Precipitation Index. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 19, p. 1129-1135, 2015.

  • BLAIN, Gabriel C. ; MESCHIATTI, MONICA C. . Using multi-parameters distributions to assess the probability of occurrence of extreme rainfall data. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 18, p. 307-313, 2014.

  • Blain, Gabriel Constantino . Removing the influence of the serial correlation on the Mann-Kendall test. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 29, p. 161-170, 2014.

  • BLAIN, G. C. ; BARDIN, L. . Detecting trends in 10-day rainfall amounts at five sites in the state ofSão Paulo, Brazil. Acta Scientiarum. Technology (Impresso) , v. 36, p. 685-692, 2014.

  • BLAIN, Gabriel C. . Dry months in the agricultural region of Ribeirão Preto, state of São Paulo-Brazil: an study based on the extreme value theory. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 34, p. 992-1000, 2014.

  • PEDRO, MÁRIO JOSÉ ; Hernandes, José Luiz ; Blain, Gabriel Constantino ; BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA . Produtividade, fenologia e maturação da -Cabernet Sauvignon? para diferentes épocas de poda. Ciência e Técnica Vitivinícola , v. 29, p. 9-15, 2014.

  • BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA ; Blain, Gabriel Constantino ; Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; CIA, PATRÍCIA . Climate trends in a non-traditional high quality wine producing region. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico) , v. 73, p. 327-334, 2014.

  • Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; Blain, Gabriel Constantino ; BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA . Curva de maturação e estimativa do teor de sólidos solúveis e acidez total em função de graus-dia: uva IAC 138-22 'Máximo'. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico) , v. 73, p. 81-85, 2014.

  • Blain, Gabriel Constantino . Revisiting the critical values of the Lilliefors test: towards the correct agrometeorological use of the Kolmogorov-Smirnov framework. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico) , v. 73, p. 192-202, 2014.

  • PEDRO JUNIOR, M. J. ; HERNANDES, José Luiz ; BLAIN, G. C. ; BARDIN, Ludmila . Fenologia, produção e evolução da curva de maturação da videira Cabernet Franc cultivada em clima úmido. REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA , v. 6, p. 8-15, 2014.

  • BARDIN-CAMPAROTTO, LUDMILA ; Pedro Júnior, Mário José ; Blain, Gabriel Constantino ; Hernandes, José Luiz . Sistema geovitícola para a produção de uvas para vinho na região do Circuito das Frutas-SP. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 36, p. 900-908, 2014.

  • CAMPAROTTO, LUDMILA B. ; BLAIN, Gabriel C. ; GIAROLLA, ANGÉLICA ; ADAMI, MARCOS ; Camargo, Marcelo B. P. de . Validação de dados termopluviométricos obtidos via sensoriamento remoto para o Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 17, p. 665-671, 2013.

  • Hernandes, José Luiz ; Pedro Júnior, Mário José ; Blain, Gabriel Constantino ; ROLIM, Glauco de Souza . Comportamento produtivo da videira 'Niagara Rosada' em diferentes sistemas de condução, com e sem cobertura plástica, durante as safras de inverno e de verão. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 35, p. 123-130, 2013.

  • Pedro Júnior, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; Blain, Gabriel Constantino ; ROLIM, Glauco de Souza . Microclima em vinhedos de 'Niagara rosada' em diferentes sistemas de condução durante safras de inverno e de verão. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 35, p. 151-158, 2013.

  • Gabriel C. Blain . Seasonal variability of maximum daily rainfall in Campinas, State of São Paulo, Brazil: trends, periodicities, and associated probabilities - doi: 10.4025/actascitechnol.v35i3.16222. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 35, p. 557-564, 2013.

  • BARDIN, L. ; PEDRO JR, Mário José ; Blain, G. C. ; Hernandes, José Luiz . Climatic potential for wine grape in the 'Circuito das Frutas' region, São Paulo State, Brazil.. Ciência e Técnica Vitivinícola , v. 28, p. 335-338, 2013.

  • Blain, Gabriel Constantino . The Mann-Kendall test: the need to consider the interaction between serial correlation and trend - doi: 10.4025/actasciagron.v35i4.16006. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 35, p. 393-402, 2013.

  • PEDRO JR, Mário José ; Hernandes, José Luiz ; Blain, G. C. ; CAMPAROTTO, LUDMILA B. . Produção e qualidade da uva BRS Lorena sustentada em espaldeira em São Roque, SP. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia , v. 5, p. 8-16, 2013.

  • BLAIN, G. C. . Extreme value theory applied to the standardized precipitation index - doi: 10.4025/actascitechnol.v36i1.17475. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 36, p. 147-155, 2013.

  • Hernandes, José Luiz ; Blain, Gabriel Constantino ; Pedro Júnior, Mário José . Controle de moscas-das-frutas (diptera: tephritidae) em cultivo orgânico de ameixa pelo ensacamento dos frutos com diferentes materiais. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 35, p. 1209-1213, 2013.

  • Blain, Gabriel Constantino . The modified Mann-Kendall test: on the performance of three variance correction approaches. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico) , v. 72, p. 416-425, 2013.

  • Blain, Gabriel Constantino . Monthly values of the standardized precipitation index in the State of São Paulo, Brazil: trends and spectral features under the normality assumption. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 71, p. 122-131, 2012.

  • Blain, Gabriel Constantino . Revisiting the probabilistic definition of drought: strengths, limitations and an agrometeorological adaptation. Bragantia (São Paulo) , v. 71, p. 132-141, 2012.

  • BLAIN, Gabriel C. ; Camargo, Marcelo B. P. de . Probabilistic structure of an annual extreme rainfall series of a coastal area of the State of São Paulo, Brazil. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 32, p. 552-559, 2012.

  • BLAIN, G. C. . Aplicação do conceito do índice padronizado de precipitação à série decendial da diferença entre precipitação pluvial e evapotranspiração potencial. Bragantia (São Paulo) , v. 70, p. 234-245, 2011.

  • BLAIN, G. C. ; Kayamo, M.T. . 118 anos de dados mensais do Índice Padronizado de Precipitação: série meteorológica de Campinas, Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 26, p. 137-148, 2011.

  • BLAIN, G. C. ; Lulu, Jorge . Valores anuais absolutos de séries diárias de temperatura máxima e mínima do ar no estado de São Paulo: tendências, periodicidades e probabilidades associadas. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 26, p. 29-40, 2011.

  • BLAIN, G. C. . Totais decendiais de precipitação pluvial em Campinas, SP: persistência temporal, periodicidades e tendências climáticas. CIENCIA RURAL , v. 41, p. 789-795, 2011.

  • BLAIN, G. C. ; MORAES, S. O. . Caracterização estatística de oito séries de precipitação pluvial máxima diária da secretaria de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 26, p. 225-234, 2011.

  • BLAIN, G. C. . Considerações estatísticas relativas a seis séries mensais de temperatura do ar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 26, p. 279-296, 2011.

  • BLAIN, G. C. . Standardized precipitation index based on pearson type III distribution. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 26, p. 167-180, 2011.

  • BLAIN, G. C. ; PIRES, R. C. M. . Variabilidade temporal da evapotranspiração real e da razão entre evapotranspiração real e potencial em Campinas, Estado de São Paulo. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 70, p. 460-470, 2011.

  • Blain, Gabriel Constantino . Cento e vinte anos de totais extremos de precipitação pluvial máxima diária em Campinas, Estado de São Paulo: análises estatísticas. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 70, p. 722-728, 2011.

  • Hernandes, José Luiz ; Pedro Júnior, Mário José ; Blain, Gabriel Constantino . Fenologia e produção da videira 'Niagara Rosada' conduzida em manjedoura na forma de y sob telado plástico durante as safras de inverno e de verão. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 33, p. 499-504, 2011.

  • Júnior, Mário José Pedro ; Hernandes, José Luiz ; Souza Rolim, Glauco de ; Blain, Gabriel Constantino . Microclima e produção da uva de mesa 'Niagara Rosada' conduzida em espaldeira a céu aberto e em manjedoura na forma de "Y" sob cobertura de telado plástico. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 33, p. 511-518, 2011.

  • Blain, Gabriel Constantino . Mudanças climáticas e a fruticultura. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 33, p. 7-12, 2011.

  • Blain, Gabriel Constantino . Incorporating climate trends in the stochastic modeling of extreme minimum air temperature series of Campinas, state of São Paulo, Brazil. Bragantia (São Paulo) , v. 70, p. 952-957, 2011.

  • Blain, Gabriel Constantino . Modeling extreme minimum air temperature series under climate change conditions. CIENCIA RURAL , v. 41, p. 1877-1883, 2011.

  • BLAIN, G. C. . Séries anuais de temperatura máxima média do ar no Estado de São Paulo: variações e tendências climáticas. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 25, p. 114-124, 2010.

  • BLAIN, G. C. ; PEZZOPANE, José Ricardo Macedo ; Pezzopane, José E. M. ; Bonomo, R. . Índice padronizado de precipitação aplicado às condições de seca no Estado do Espírito Santo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 14, p. 1067-1073, 2010.

  • BLAIN, G. C. . Tendências e variações climáticas em séries anuais de precipitação pluvial do Estado de São Paulo. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 69, p. 765-770, 2010.

  • BLAIN, G. C. . Detecção de tendências monótonas em séries mensais de precipitação pluvial do estado de São Paulo. Bragantia (São Paulo) , v. 69, p. 1027-1033, 2010.

  • BLAIN, G. C. ; Kayamo, M.T. ; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de . VARIABILIDADE AMOSTRAL DAS SÉRIES MENSAIS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM DUAS REGIÕES DO BRASIL: PELOTAS-RS E CAMPINAS-SP. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 24, p. 1-11, 2009.

  • BLAIN, G. C. . Considerações estatísticas relativas à oito séries de precipitação pluvial da Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 24, p. 12-23, 2009.

  • BLAIN, G. C. ; Kayamo, M.T. ; Sentelhas, Paulo Cesar ; Lulu, Jorge . Variabilidade sazonal da evapotranspiração relativa em Campinas (SP): caracterização climática e análise de tendências. Bragantia (São Paulo) , v. 68, p. 545-553, 2009.

  • BLAIN, G. C. ; PICOLI, M. C. A. ; Lulu, Jorge . Análises estatísticas das tendências de elevação nas séries anuais de temperatura mínima do ar no Estado de São Paulo. Bragantia (São Paulo) , v. 68, p. 807-815, 2009.

  • BLAIN, G. C. ; Kayamo, M.T. ; Sentelhas, Paulo Cesar ; Lulu, Jorge . Possible influences of pacific decadal oscillation in the ten day based radio between actual and potential evapotranspiration in the region of Campinas, São Paulo State, Brazil. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 68, p. 797-805, 2009.

  • Lulu, Jorge ; Sentelhas, Paulo Cesar ; PEDRO JR, Mário José ; PEZZOPANE, José Ricardo Macedo ; BLAIN, G. C. . Spatial variability of leaf wetness duration in a 'niagara rosada' vineyard. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , v. 28, p. 104-114, 2008.

  • Lulu, Jorge ; Sentelhas, Paulo Cesar ; PEDRO JR, Mário José ; PEZZOPANE, José Ricardo Macedo ; BLAIN, G. C. . ESTIMATING LEAF WETNESS DURATION OVER TURFGRASS, AND IN A 'NIAGARA ROSADA' VINEYARD, IN A SUBTROPICAL ENVIRONMENT.. SCIENTIA AGRICOLA , v. 95, p. 10-17, 2008.

  • BRUNINI, Orivaldo ; ABRAMIDES, Pedro Luís Guardia ; Pantano, A.P. ; ROLIM, Glauco de Souza ; BLAIN, G. C. ; RIBEIRO, R. V. ; TREMOCOLDI, Wanderley Antonio ; CALHEIROS, R. V. ; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de ; PEDRO JR, Mário José . Monitoramento ambiental e hidrometeorológico no Estado de São Paulo - Uma ação pelo CIIAGRO-SAA.. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária , v. 1, p. 90-97, 2008.

  • BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Orivaldo . ANALISE COMPARATIVA DOS ÍNDICES DE SECA DE PALMER, PALMER ADAPTADO E ÍNDICE PADRONIZADO DE PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 22, p. 105-111, 2007.

  • BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Orivaldo . CARACTERIZAÇÃO DO REGIME DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL, EM ESCALA DECENDIAL, NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 22, p. 75-82, 2007.

  • BLAIN, G. C. ; PIEDADE, S. M. S. ; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de ; GIAROLLA, A. . DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL MENSAL OBSERVADA NO POSTO METEOROLÓGICO DA INSTITUTO AGRONÔMICO, EM CAMPINAS, SP. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 66, p. 347-355, 2007.

  • BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Orivaldo . ANÁLISE DA ESCALA TEMPORAL DE MONITORAMENTO DAS SECAS AGRÍCOLAS E METEOROLÓGICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 22, p. 255-261, 2007.

  • BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Orivaldo . QUANTIFICAÇÃO DA SECA AGRÍCOLA PELO ÍNDICE PADRONIZADO DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL (IPER) NO ESTADO DE SÃO PAULO. Bragantia (São Paulo) , Campinas - SP, v. 65, n.3, p. 517-528, 2006.

  • BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Orivaldo . AVALIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ÍNDICE DE SEVERIDADE DE SECA DE PALMER (PDSI) E DO ÍNDICE PADRONIZADO DE PRECIPITAÇÃO (SPI) ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Bragantia (São Paulo) , Campinas, v. 64, n.4, p. 695-705, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BLAIN, G. C. ; ROLIM, Glauco de Souza ; BRUNINI, Orivaldo . DIMES - SOFTWARE PARA CÁLCULO E INTERPRETAÇÃO DO ÍNDICE PADRONIZADO DE PRECIPITAÇÃO (SPI) EM VISUAL BASIC FOR APPLICATION EM AMBIENTE MS-EXCEL. 2005.

BRUNINI, Orivaldo ; BRUNINI, A. P. ; PEREIRA, A. C. ; SILVA, E. A. ; BLAIN, G. C. ; YAMAMURA, R. C. M. ; SANTOS, Ricardo Luis dos ; BRIGANTE, Rodrigo Sarpa . HomePage do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. 2002.

BARDIN, L. ; Júnior, Mário José Pedro ; BLAIN, G. C. ; MORAES, J. F. L. ; Hernandes, José Luiz . Polo turístico do circuito das frutas do Estado de São Paulo: fisiografia e clima. 2013.

BRUNINI, Orivaldo ; SAKAI, E. ; ARRUDA, F. B. ; ALFONSI, R. R. ; PIRES, R. C. M. ; ROSSETTI, J. C. ; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de ; PEDRO JR, Mário José ; PINTO, Hilton Silveira ; ZULLO JR, Jurandir ; SILVA, E. A. ; BRUNINI, A. P. ; BLAIN, G. C. . Sistema de Alerta Meteorológico para o Manejo da Irrigação e dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio São José dos Dourados. 2002.

BRUNINI, Orivaldo ; PINTO, Hilton Silveira ; PIRES, R. C. M. ; GALLO, Paulo Boller ; ARRUDA, F. B. ; SAKAI, E. ; BOLOGNESI, D. ; ZULLO JR, Jurandir ; SILVA, E. A. ; BLAIN, G. C. ; BRUNINI, Andrew Patrick Ciareli . Quantificação da Demanda Hídrica e da Disponibilidade de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Pardo. 2001.

BLAIN, G. C. . Tendências climáticas: Dois pontos de vista. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLAIN, G. C. . Climatologia Agrícola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLAIN, G. C. ; ROLIM, Glauco de Souza . Índices de Risco de Incêndio e o trabalho do IAC/Ciiagro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLAIN, G. C. . Estações Meteorológicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLAIN, G. C. . Balanço hídrico: conceitos e aplicação no estado de São Paulo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BLAIN, G. C. . Evapotranspiração e balanço hídrico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Generalização do método da ?Análise de Frequência Regional? com ênfase a aplicações agrometeorológicas, Descrição: A relativa baixa densidade das redes brasileiras de estações meteorológicas e frequentes problemas de consistência em seus dados são uma das principais limitações ao aprimoramento das estimativas da probabilidade de ocorrência de eventos agrometeorológicos. Nesse contexto, o método da ?Análise de Frequência Regional? (RFA) pode, uma vez adaptado aos interesses agrícolas, concorrer para melhoria dos estudos probabilísticos de tais eventos. O conceito fundamental da RFA é baseado no estabelecimento das chamadas regiões ou grupos homogênos, nos quais as séries históricas que os formam devem apresentar distribuições de frequência com formas idênticas, diferindo-se entre si apenas por um fator de escala local. A distribuição que apresenta forma válida para todos os pontos de coleta do grupo homogêneo é denominada ?distribuição regional? e seus parâmetros são estimados utilizando-se todas as séries meteorológicas da região. A RFA também avalia, em base regional, a qualidade dos dados obtidos a partir das estações que formam o grupo homogêneo. Naturalmente, essas características enfatizam a importância da aplicação da RFA em regiões onde a disponibilidade e a qualidade de dados históricos são fatores limitantes ao desenvolvimento da climatologia agrícola. Contudo, por ter sido inicialmente desenvolvida para aplicação exclusiva à séries de valores extremos, a RFA, em sua forma original, não pode ser aplicada em diversos estudos de interesse agrícola. Assim, sob a hipótese de que o algoritmo de cálculo da RFA deve ser alterado conforme a distribuição de frequência da variável em estudo, o objetivo geral desse projeto é adaptar esse método para uso em distintas variáveis de interesse agrometeorológico (temperaturas do ar adversas ao desenvolvimento vegetal, índices probabilísticos padronizados de seca, evapotranspiração potencial, evapotranspiração real e demais parâmetros do balanço hídrico). A adaptação será realizada por meio de diversos experimentos de simulações de Monte Carlo, baseadas em dados obtidos por distintas redes de estações meteorológicas brasileiras. Dentre os principais resultados esperados destacam-se (i) o desenvolvimento de metodologia generalizada para utilização da RFA em distintas distribuições paramétricas, (ii) desenvolvimento e utilização de método inédito para aferição, em base regional, da qualidade de todos os dados a serem utilizados no projeto e (iii) desenvolvimento de algoritmo computacional em ambiente R de programação (software de licença livre) para o cálculo da RFA adaptada à distintos interesses agrícolas. Assim, sob o ponto de vista científico infere-se que esse projeto desenvolverá metodologia que concorrerá para o aprimoramento de pesquisas baseadas em séries temporais, com especial enfoque aos estudos de climatologia agrícola. Sob o ponto de vista de desenvolvimento técnico, infere-se que esse projeto impactará positivamente as estimativas das probabilidades de ocorrência das variáveis consideradas, incluindo o monitoramento do fenômeno seca por meio de em índices probabilísticos e padronizados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Constantino Blain - Coordenador / Ana Carolina Freita Xavier - Integrante / Graciela da Rocha Sobierajski - Integrante / Edimar Pereira do Santos Jr - Integrante / Letícia Lopes Martins - Integrante / Julia Camila de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2009 - Atual

    Estatística agrometeorológica: periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas., Descrição: Aplicação e desenvolvimento de métodos matemático-estatísticos voltados à análise de séries temporais agrometeorológicas com o objetivo de quantificar periodicidades, probabilidades associadas, tendências e variações climáticas presentes nas mesmas. Possíveis influências agrícolas associadas a essas componentes também são analisadas. O projeto também avalia, por meio de simulações de Monte Carlo, (i) as probabilidades de ocorrência dos erros estatísticos Tipo I e II associadas ao uso de testes de tendência e (ii) a influência da correlação serial sobre esses métodos de detecção de alterações climáticas. Modelos estocásticos não estacionários são também utilizados a fim de incorporar a presença de mudanças nos padrões climáticos na probabilidade de eventos agrometeorológicos como a geada agronômica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Constantino Blain - Coordenador., Financiador(es): BASF S.A. - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / DuPont Agricutural Biotecnology - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 80 / Número de orientações: 11

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, Climatologia. , Av. Barão de Itapura, 1481, Botafogo, 13020902 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 28, Telefone: (19) 21310612, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - Atual

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Mestrando/Estagiário, Enquadramento Funcional: Mestrando/Estagiário, Carga horária: 40

2002 - 2003

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

1999 - 2001

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Processo SAA n 20.912/99

Atividades

  • 03/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral do Instituto Agronômico, Diretoria Geral do Instituto Agronômico.,Atividade realizada, Coordenador do programa de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC.

  • 08/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral do Instituto Agronômico, Diretoria Geral do Instituto Agronômico.,Atividade realizada, Editor responsável - Revista O Agronômico.

  • 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, .,Cargo ou função, Membro do Conselho superior da Comunidade Externa à Universidade - UNICAMP.

  • 03/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral do Instituto Agronômico, Diretoria Geral do Instituto Agronômico.,Atividade realizada, Editor chefe - Revista Bragantia.

  • 03/2012

    Ensino, Agricultura Tropical e Sub Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioclimatologia vegetal, Climatologia I, Climatologia II, Estatística experimental

  • 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, .,Cargo ou função, Grupo de articulações de ações executivas-GAEE do Programa de Desastras Naturais - Casa Militar do Estado de São Paulo.

  • 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, .,Cargo ou função, Membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas - Ministérios do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia.

  • 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, .,Cargo ou função, Comissão interna CNPq-PIBIC e PIBITI.

  • 01/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Agronômico de Campinas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2017 - 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral do Instituto Agronômico, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de área de Gestão de recursos agroambientais - Pós Graduação.

  • 08/2013 - 09/2016

    Direção e administração, Diretoria Geral do Instituto Agronômico, .,Cargo ou função, Assessor/Assistente Técnico.

  • 05/2014 - 05/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ecofisiologia e Biofísica, Centro de Ecofisiologia e Biofísica.,Atividade realizada, Visita técnica ao Agricultural Technology Research Institute, Council of Agriculture, Taipei, Taiwan - 40 horas..

  • 08/2012 - 08/2013

    Direção e administração, Centro de Ecofisiologia e Biofísica, .,Cargo ou função, Diretor de Divisão.

  • 01/2005 - 08/2013

    Serviços técnicos especializados , Instituto Agronômico de Campinas, .,Serviço realizado, Aconselhamento agrometeorológico por meio da quantificação das condições hídricas do estado de São Paulo.

  • 01/2005 - 08/2013

    Treinamentos ministrados , Instituto Agronômico de Campinas, .,Treinamentos ministrados, Uso de dados meteorológicos na agricultura

  • 01/2011 - 02/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral do Instituto Agronômico, Diretoria Geral do Instituto Agronômico.,Atividade realizada, Editor associado - Revista Bragantia.

  • 10/1999 - 12/2000

    Estágios , Centro de Ecofisiologia e Biofísica, Climatologia.,Estágio realizado, Monitoramento e Aconselhamento agrometeorológico.

1999 - 1999

Westfalia Landtechnick do Brasil

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

1998 - 1998

Westfalia Landtechnick do Brasil

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades nas áreas de vendas e assistência técnica

1998 - 1998

Westfalia Landtechnick do Brasil

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1999 - 09/1999

    Estágios , Desenvolvimento de Produtos, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de produtos.

  • 07/1998 - 08/1998

    Estágios , Vendas Assistência Técnica, .,Estágio realizado, Vendas e Assistência Técnica.

  • 01/1998 - 02/1998

    Estágios , Vendas Assistência Técnica, .,Estágio realizado, Vendas e Assistência técnica.