Cintia Teixeira Zaparoli

Mestrado em Urbanismo PUCCAMP 2008/2010, UM BALANÇO DA PRÁTICA DA POLITICA URBANA OBSERVAÇÃO A PARTIR DE CAMPINAS; Elaboração de projetos de habitação multifamiliar para Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, Professora na UNIP Jundiaí, Anhanguera FAC4, IFSP Campinas, Colégio Técnico Bento Quirino; Arquiteta na VipCooper Cooperativa Habitacional, Projetos de exposições internacionais para REDE ACAMPA, 2022 E 2023, Gerente Regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, 2014/2015, Coordenadora de Projetos e Obras da Sub-Prefeitura do Jabaquara da Prefeitura Municipal de São Paulo 2013/2014, Coordenadora Setorial de Planejamento Físico Habitacional na SEHAB - Prefeitura Municipal de Campinas de 2011/2013 e 2005/2009, participação em conselhos municipais: COMDEMA, CMDU, CONCIDADES, CONGEAPA de Campinas, Coordenadora de aprovação de projetos de arquitetura na MRV Engenharia no Depto. de Desenvolvimento Imobiliário em 2011. Consultora Técnica para o Programa Estadual de Regularização Fundiária CIDADE LEGAL, na região de Ribeirão Preto e Franca, de 2009 a 2011; Coordenadora Setorial de Planejamento Físico Habitacional de 2005 a 2009, Arquiteta Urbanista na Cohab Campinas em 2003 e 2004 na regularização fundiária de 82 favelas no município de Campinas, estagiária na COHAB CAMPINAS de 1997 a 1999; Bolsista de iniciação científica com a Professora Dra. Laura Machado de Mello Bueno no tema : Metodologia de Urbanização de Favelas em 1996 pelo CEATEC DA FAU PUCCAMPINAS; GRADUAÇÃO em Arquitetura e Urbanismo na FAU PUC CAMPINAS, 1994/1999. Desenhista à nanquim em vários escritórios de Arquitetura. Curso Técnico em Edificações na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, 1988/1989;

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2017 em Urbanismo

2015 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Ilusões e possibilidades da governança na cidade eficiente: habitação e infraestrutura urbana em territórios de desigualdade. O caso da Região Metropolitana de Campinas
Patricia Rodrigues Samora. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2017Palavras-chave: territorio.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Urbanismo

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Um balanço da pratica da política urbana: a experiência de Campinas, Ano de Obtenção: 2010
Laura Machado de Mello Bueno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: acesso a terra urbana; instrumentos urbanisticos; plano diretor municipal.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Outras atividades de serviços.

Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA NA EDUCAÇÃO BASICA

2024 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Graduação em arquitetura e urbanismo

1994 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Bolsista do(a): caixa economica federal/credito educativo, CEF, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

estatística inferencial apl. a eng de avaliações. (Carga horária: 24h). , intituto brasileiro de avaliações e perícias de engenharia de são paulo, IBAPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Organização de eventos

ZAPAROLI, C. T. . OFICINA de ATHIS ? Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em Campinas e Ribeirao Preto, promovido por PEABIRU/SASP/CAU SP. 2016. (Outro).

ZAPAROLI, C. T. . Encontro Estadual de Arquitetos Urbanistas - SASP - 2015. 2015. (Outro).

ZAPAROLI, C. T. . XI Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, realizado na cidade de Campinas. 1998. (Congresso).

Participação em eventos

II Escola Internacional de Autogestão - Unesp/Enff. 2024. (Outra).

Curso de Realidade Brasileira PUC SP/ENFF. 2023. (Seminário).

Curso Nacional de Questão Ambiental - Biomas em Resistencia. 2023. (Seminário).

Curso de Construção Agroecológica: canteiro Autogestionário na Escola Popular Rosa Luxemburgo. 2021. (Oficina).

Curso de construção Agroecologica Canteiro Autogestionario na Escola Popular Rosa Luxemburgo. 2021. (Outra).

Curso de Formação de brigada em prevenção e combate a incendios florestais - ICMBIO. 2021. (Outra).

XIX Semana de Atividades Integradas CEATEC da PUC Campinas.Politicas urbanas e habitação social em Campinas -SP. 2017. (Outra).

1º Encontro Internacional de Pesquisas para Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis, realizado por: LABINUR - Laboratório de Investigações Urbanas/Programa de Pós Graduação de Arquitetura, Tecnologia e Cidade, FEC, UNICAMP, 01/03/2016.. 2016. (Encontro).

IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Estado da Arte. Porto Alegre, 25 a 29 de julho de 2016. 2016. (Encontro).

Jornada Direito Urbanistico e temas de Urbanismo, Escola de Contas do TCMSP. 2016. (Outra).

OFICINA de ATHIS ? Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em Campinas, promovido por PEABIRU/SASP/CAU SP, 1 a 3 de abril de 2016.contribuição da organização sindical dos arquitetos na ATHIS. 2016. (Oficina).

Palestra na disciplina ?Infraestrutura e projetos de regeneração urbana?, com Profa. Dra. Andrea Bazarian Vosgueritchian, POS URB /PUCCAMP , disciplina ?cidade urbanismo e sustentabilidade?, 26/04/2016. 2016. (Outra).

Palestra na disciplina sobre os desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil face à complexidade da sociedade atual, proferida, pelo Prof. Dr. Arlindo Philippi Jr., Diretor de Avaliação da CAPES/MEC, PUCCAMPINAS, 10 de junho de 2016.. 2016. (Outra).

Vivencia Pratica em Permacultura do Viveiro de Talentos.Bio construção - painéis de Bambu. 2016. (Oficina).

XVIII Semana de Atividades Integradas do CEATEC PUC Campinas,.Conhecendo o PAC urbanização de assentamentos precários em Campinas, Pac Anhumas e Pac Viracopos. 2016. (Outra).

Em defesa da sociedade, organizado pelo CAU SP e Corpo de Bombeiros de SP. 2015. (Seminário).

Encontro Estadual de Arquitetos e Urbanistas realizado pelo SASP.comissao organizadora. 2015. (Encontro).

XVI ENANPUR. 2015. (Encontro).

1 URB FAVELAS - SEM. NACIONAL DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS. 2014. (Seminário).

Congresso de Arquitetura Publica e Social oranizada pela AEAABC. 2014. (Outra).

Conresso Estadual de Arquitetura Hospitalar promovido pela AEAABC. 2014. (Congresso).

Conferencia das Cidades 2013. 2013. (Outra).

forum de pavimentação na cidade de São Paulo da Escola Sup. de Gestão e contas públicas-TCMSP. 2013. (Outra).

Forum de Pavimentação na cidade de São Paulo diagnosticos e diretrizes, Escola de Contas do TCMSP. 2013. (Outra).

Primeira Conferencia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. 2013. (Outra).

Seminário Estatuto da Cidade + 10 anos - avanços e desafios. 2011. (Seminário).

Seminário Temático Regional - PLHIS.Aspectos Estratégicos do Plano Local de Habitação de Interesse Social. 2010. (Seminário).

2º Congresso Internacional de História Urbana. Da construção do território ao planejamento das cidades: competencias e saberes profissionais na Europa e nas Américas - 1850/1930. 2009. (Congresso).

Curso de Capacitação Tecnica do PROGRAMA CIDADE LEGAL.Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais CIDADE LEGAL. 2009. (Outra).

1º Encontro Internacional da Extensão e da Pesquisa - PUCCAMP.Extensão e assuntos comunitários. 2006. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico ? IBDU - USP SP. 2006. (Congresso).

Oficina de Capacitação do Ministério das Cidades.Habitação e Saneamento. 2006. (Oficina).

5ª Oficina de Capacitação para elaboração de Plano Diretor P.Plano Diretor e Ações de Regularização Fundiária. 2005. (Oficina).

Curso de Direito Ambiental.Direito Ambiental. 2005. (Outra).

Curso de Parcelamento do Solo Urbano - SECOVI.Projetos Técnicos - Saneamento Basico e Drenagem Superficial. 2005. (Outra).

1º Encontro Internacional a Metrópole e o Futuro.Reconhecendo e planejando Campinas. 2004. (Encontro).

2º Seminário de Habitação da RMC. 2004. (Seminário).

V Curso de Licitações e contratos Administrativos realizado pela COHAB Campinas. 2004. (Outra).

Forum Ibero Americano de Habitação - Projetos de Extensão PUCCAMP.cidade para todos. 2003. (Outra).

1º Encontro sobre Gestão Municipal do Meio Ambiente.Aspectos Institucionais e Legais. 1999. (Encontro).

3ºEncontro Anual de Iniciação Científica da PUCCAMP.Projeto e Favela: Metodologia de Projeto para urbanização de Favelas.. 1997. (Encontro).

3º Seminário Nacional de Informática Aplicada ao Ensino de Arquitetura.Informática na arquitetura. 1997. (Seminário).

X EREA - Encontro Regional de Estudantes de arquitetura. 1997. (Encontro).

XXI ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura. 1997. (Encontro).

2º Encontro de Iniciação Científica da PUCCAMP.Metodologia de Projeto para urbanização de Favelas. 1996. (Encontro).

Conferencias de Planejamento Urbano L'HABITAT - FAU PUCCAMP.A estratégia de Planejamento Urbano em Lisboa e Planejar e Qualificar a periferia.. 1996. (Outra).

Curso de Extensão universitária "Futuros da Cidade" - FAU PUCCAMP.Futuros da Cidade. 1996. (Outra).

IX EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquietura. 1996. (Encontro).

VI ELEA - Encontro Latinoamericano de Estudantes de Arquitetura. 1996. (Encontro).

Work Shop - Metodologias para elaboração de Planos Locais- L'HABITAT FAU PUCCAMP.Planos Locais. 1996. (Outra).

2º Work Shop sobre Habitação Popular - FAU PUCCAMP.Habitação Popular. 1994. (Outra).

XVIII ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura. 1994. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: João Pedro Martins

ZAPAROLI, C. T.; PIZZOLATO, P. P. B.; FARIA, S.;ZAPAROLI, C. T.. Cinema de rua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Denise Oliveira Souza

ZAPAROLI, C. T.; FARIA, S.; PIZZOLATO, P. P. B.. Clinica de Saúde Ocupacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista.

Produções bibliográficas

  • ZAPAROLI, C. T. . ?Projeto e favela: metodologia de projeto para urbanização de favelas?. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 1997, Campinas. Encontro Anual de Iniciação Científica, 1997.

  • ZAPAROLI, C. T. . o direito à cidade e a revolução urbana. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS , 2016.

  • ZAPAROLI, C. T. ; Bueno, Laura . a prática da política urbana: as ZEIS do Plano Diretor de Campinas. Urbana - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade , 2011.

  • ZAPAROLI, C. T. . Conhecendo o PAC Urbanização de Assentamentos Precarios em Campinas - Semana Integrada do Ceatec em 15/09/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

ZAPAROLI, C. T. . Dez anos de estatuto da cidade. 2011; Tema: Dez anos de Estatuto da Cidade. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Ilusões e possibilidades da governança na cidade eficiente: habitação e infraestrutura urbana em territórios de desigualdade. O caso da Região Metropolitana de Campinas., Descrição: na governança das cidades a economia urbana é considerada um investimento do excedente do capital financeiro no ambiente construído. Eficiencia na gestão dos recursos publicos é o que se pretende verificar tendo em vista o direito à cidade e o acesso universal aos serviços urbanos para todos os cidadãos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Cintia Teixeira Zaparoli - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    grupo de pesquisa água no meio urbano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Teixeira Zaparoli - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    um balanço da prática da política urbana: experiencia de Campinas, SP, Descrição: objetivo foi compreender a política urbana através do processo do Plano Diretor e do instrumento urbanístico das Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS, na cidade de Campinas-SP. Muitas leis acabam por beneficiar apenas uma pequena parcela dos cidadãos, geralmente os já melhor servidos por políticas e serviços urbanos.Para que se possa ter mais justiça e igualdade, para que populações de baixa renda possam ter acesso às terras urbanas e à regularização fundiária de suas moradias, não basta à existência de um instrumento urbanístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Teixeira Zaparoli - Coordenador.

  • 1996 - 1997

    ?Projeto e favela: metodologia de projeto para urbanização de favelas?, Descrição: 1996-1997- Auxiliar de Pesquisa de Doutoramento da Profa.Dra. Laura Machado de Mello Bueno :?Projeto e favela: metodologia de projeto para urbanização de favelas?, realizada na FAU PUCC Bolsa obtida pela Coordenadoria de Estudos e Apoio a Pesquisa ?CEAP PUC CAMPINAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Teixeira Zaparoli - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

VIP COOPER COOPERATIVA HABITACIONAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: AUTÕNOMO

2022 - 2022

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora PRONATEC, Carga horária: 8

Outras informações:
CURSO DE MICROEMREENDEDORISMO - modalidade FIC

2018 - 2019

Anhanguera Educacional Participações

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

2018 - 2018

INSTITUTO BRASILEIRO DE TREINAMENTO - POLIBENTINHO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

2015 - 2015

ASS. UNI. PAULISTA DE ENSINO REN. OBJETIVO-ASSUPERO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

2014 - 2015

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente Regional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos e Obras, Carga horária: 40

2011 - 2013

Prefeitura de Campinas - PMC

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Planejamento Fisico Habitacional, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

MRV ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES

Vínculo: Coordenadora de Aprovação MRV, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

GAB Engenharia

Vínculo: Assistente Tecnica, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
GAB ENGENHARIA - ASSESSSORIA tECNICA PARA O pROGRAM cIDADE lEGAL

2009 - 2011

Gadelho Associados

Vínculo: consultor tecnico, Enquadramento Funcional: arquiteta e urbanista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor Tecnico para o Programa Cidade Legal

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista prosup capes, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora

2005 - 2009

Prefeitura Municipal de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenadora planejam. físico habitacional, Carga horária: 36

Outras informações:
2008- responsável técnica por projetos e licitações do FNHIS/PAC 2007 para construção de unidades habitacionais 2005-2009- conselheira do COMDEMA ? Conselho Municipal do Meio Ambiente 2006- Comissão Técnica da Revisão do Plano Diretor - elaboração das ZEIS 2006? Responsabilidade técnica de Projetos com recursos OGU 2006 FNHIS construção de 313 unidades para melhoria de condições de habitabilidade e Regularização Fundiária do entorno de Viracopos 2005? Responsabilidade técnica de Projetos com recursos OGU 2005 Regularização Fundiária ? termos de concessão de direito real de uso.

2003 - 2005

Companhia de Habitação Popular de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: arquiteto e urbanista, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de projetos urbanos, regularização fundiária de favelas, implantação de tipologias habitacionais, paisagismo, projetos executivos e de prefeitura; aprovação, regularização de projetos junto a órgãos públicos

1996 - 1997

Coordenadoria de Estudos e Apoio a Pesquisa ? PUC CAMPINAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20