Cristiane Cardoso Lopes
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA no Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE. Durante a graduação, atuou como estagiária voluntária do Núcleo de Estudos e Educação Cientifica, Ambiental e Práticas Sociais-Necaps/CCSE/UEPA, desenvolvendo ações de ensino-pesquisa e extensão nas áreas da educação cientifica, educação ambiental e educação e saúde, com o foco na juventude e atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada; Produção, Apropriação e Difusão do Conhecimento. Estagiou também como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculada a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas do projeto nas escolas de ensino fundamental e médio.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2014 - 2014
Curso de Extensão em Formação Cultural. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2013 - 2013
curso de formação de novos estagiários/2013. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
LOPES, C. C. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. F. S. ; DIAS, M. . Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps. 2014. (Outro).
DIAS, M. ; SIQUEIRA JUNIOR, L. F. S. ; MORAES, E. ; CORDERO, J. ; LOPES, C. C. . IV Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares. 2014. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro Paraense de Pesquisa em Físcia e Ensino de Física. 2017. (Encontro).
II Encontro Paraense de Pesquisa em Físcia e Ensino de Física.A Física e os Super-Heróis. 2017. (Encontro).
II Encontro Paraense de Pesquisa em Físcia e Ensino de Física.Robô Guindaste Hidráulico. 2017. (Encontro).
III Encontro de Iniciação à Docência do PIBID/UEPA "Diálogos interdisciplinares e formação de professores no contexto amazônico: entre pedras e caminhos a trilhar" e.Utilização de Mapas Conceituais como Instrumento Avaliativo para o ensino de Física". 2017. (Encontro).
III Encontro Pibid - UEPA.Utilização de Mapas Conceituais como Instrumento avaliativo para o ensino de Física. 2017. (Encontro).
I Semana de Física da EEEM Augusto Meire.A Física dos Super-Heróis: Um estudo sobre a utilização de personagens como método de ensino para alunos de ensino médio de escolas públicas. 2017. (Outra).
I Semana de Física da EEEM Augusto Meire.A Física dos Super-Heróis: Um estudo sobre a utilização de personagens como método de ensino para alunos de ensino médio de escolas públicas. 2017. (Outra).
II Encontro de Iniciação à docência do PIBID/UEPA e I CIENEX Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão. Ações do PIBID/Física na Escola Augusto Montenegro. 2016. (Congresso).
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Recursos Pedagógicos para o Ensino de Ciências no Ensino Médio: Experimentos de Termoquímica para Professores de Ciências Naturais em formação. 2015. (Exposição).
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,. Experimentos de Química como Proposta Metodológica para o Ensino de Ciências do 9º ano. 2015. (Exposição).
I Jornada Científica do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2015. (Outra).
Ciclo de Diálogos Científicos do NECAPS.Corpo Malhado significa saúde?. 2014. (Outra).
I seminário de ensino, pesquisa e extensão do Necaps. 2014. (Seminário).
Semana do Meio Ambiente do NECAPS 2014. 2014. (Oficina).
Workshop on Renewable Energy and Nano technology. 2014. (Congresso).
2º Ciclo para o Ensino de Ciências da UEPA: Juventude, Universidade e Sociedade. 2013. (Seminário).
XV Jornada Itinerante de Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude: Articulação, Universidade e Escola..Corpo Malhado Significa Saúde?. 2013. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
LOPES, C. C. . Experimentos de Química como Proposta Metodológica para o Ensino de Ciências do 9º ano.. In: 67º reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciência, 2015, são carlos - SP. Experimentos de Química como Proposta Metodológica para o Ensino de Ciências do 9º ano., 2015.
-
LOPES, C. C. . Recursos Pedagógicos para o Ensino de Ciências no Ensino Médio: Experimentos de Termoquímica para Professores de Ciências Naturais em formação.. In: 67º reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciência, 2015, são carlos - SP. Recursos Pedagógicos para o Ensino de Ciências no Ensino Médio: Experimentos de Termoquímica para Professores de Ciências Naturais em formação., 2015.
-
LOPES, C. C. ; SANTOS, M. C. . A Física e os Super-Heróis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, C. C. . A Física dos Super-Heróis: Um estudo sobre a utilização de personagens de super-heróis como método de ensino para alunos de ensino médio de escola pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, C. C. . Utilização de Mapas Conceituais como Instrumento avaliativo para o ensino de Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, C. C. . Utilização de Mapas Conceituais como Instrumento Avaliativo para o ensino de Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, C. C. ; SANTOS, M. C. . Robô Guindaste Hidráuloco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, C. C. . A Física no dia-a-dia: Uma abordagem sobre Metodologia para o Ensino de Física nas Escolas através do Cotidiano do aluno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, C. C. . Recursos Pedagógicos para o Ensino de Ciências no Ensino Médio: Experimentos de Termoquímica para Professores de Ciências Naturais em formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, C. C. . Experimentos de Química como Proposta Metodológica para o Ensino de Ciências do 9º ano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, C. C. . Física e os super-heróis: Uma combinação imbativel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DIAS, M. ; LOPES, C. C. . Corpo Malhado significa saúde?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, C. C. ; DIAS, M. . Corpo Malhado Significa Saúde?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2014
A Formação Cultural do Estudante de Graduação: A Contribuição da ação pedagógica da Iniciação Cientifica por meio dos ciclos de diálogos Cientificos do Necaps, Descrição: Este projeto é resultante da práxis do Necaps a partir de vivências pedagógicas sobre educação cientifica, ambiental e saúde dirigidas a formação inicial de professores, desenvolvidas pelo estágio extracurricular no âmbito do núcleo e nos atendimentos realizados na educação superior, por meio de ações de ensino-pesquisa e extensão, construídas ao longo de sua tragetória acadêmica (1996-2013) no CCSE/UEPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Cristiane Cardoso Lopes - Coordenador / Carlos Alberto Saldanha da Silva Junior - Integrante / Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Marcela Morais Henriques - Integrante / Julia Barbosa Queiroz da Silva - Integrante / Luiz Flávio da Silva Siqueira Junior - Integrante / Marcelly Costa Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
2013 - 2016
Universidade do Estado do ParáVínculo: Estagiário Voluntário-NECAPS, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações:
Desenvolve ações de ensino-pesquisa e extensão, no Núcleo de Estudos em Educação Cientifica, Ambiental e Práticas Sociais-Necaps, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação/CCSE, da Universidade do Estado do Pará/UEPA.
Atividades
-
04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Necaps, .,Linhas de pesquisa
-
04/2013 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Necaps, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiane Cardoso Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?