Daiane Aparecida Cavalcante
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e mestrado em Pós-graduação em Línguística pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Ministrou disciplina sobre a metodologia do ensino língua portuguesa, pela- FASP - FACULDADE SAO FRANCISCO DA PARAIBA. É Professora da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas. Tem experiência na área de Letras, sociolincom ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguintprincipalmente nas áreas de concentração de análise linguística e variação linguística, mais especificamente na área da Sociolinguística, área do funcionamento linguístico, da língua em uso. Doutora em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Participa do Grupo de estudo em Contato linguístico, coordenado pelo professor Dr Rubens Marques de Lucena. Participou do processo de fundação da FASS (Faculdade Socorro Soares), atuando na elaboração do PPC do Curso de Letras, reuniões avaliativas e formativas com o MEC. Participa atualmente da comissão da correção de provas do processo de seletivo simplificado da Secretaria de ação e de Desenvolvimento Social.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Lingüística
2020 - Atual
Universidade Federal da Paraíba
Título: O perfil atitudinal da comunidade de fala piranhense: O que dizem os piranhenses sobre o seu modo de falar?
Dr. Rubens Marques de Lucena.
Mestrado em Pós-graduação em Línguística
2016 - 2018
Universidade Federal da Paraíba
Título: O processo de gramaticalização do Então, Ano de Obtenção: 2018
Camilo Rosa Silva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2019 - 2019
Segmentação Acústica da Fala. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2016 - 2016
O Ensino de gramática numa abordagem funcionalista: Implicações e contribui. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2013 - 2013
Interacionismo e Clínica da Linguagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Programa de Monitoria. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em O traidor, o malandro e o artista no teatro de Chi. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
Intérprete de Libras. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programa de Monitoria. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
O ciclo da cana-de-áçucar: uma mega-narrativa. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
Aspectos morfossintáticos do Português Brasileiro. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
Dicotomias do corpo feminino em O Quinze. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
A poesia de Manoel de Barros: O sagrado e os dilem. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2010 - 2010
I Jornada Pedagógica de São José de Piranhas. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, PMSJP, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Organização de eventos
CAVALCANTE, D. A. . III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E ECOCRÍTICA. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
III COLÓQUIO NACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOGEOLINGUÍSTICA. 2022. (Outra).
III COLÓQUIO NACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOGEOLINGUÍSTICA. 2022. (Outra).
IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros textuais.Práticas Discursivas do cotidiano: entre o poder e a resistência. 2017. (Simpósio).
III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. A representação do negro na poesia: o resgate da identidade e memória. 2016. (Congresso).
I SEMANA NACIONAL DE LETRAS- HOMENAGEM A LUÍZ ANTÔNIO MARCUSCHI. O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ENTÃO; MAPEANDO MULTIFUNÇÕES. 2016. (Congresso).
I SEMANA NACIONAL DE LETRAS- HOMENAGEM A LUÍZ ANTÔNIO MARCUSCHI. A REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO E DO PROFANO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A SIMBOLOGIA RELIGIOSA EM IRACEMA E O TEXTO BÍBLICO A CULPA ORIGINAL. 2016. (Congresso).
XXVI JORNADA DO GELNE- GRUPOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE.O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ENTÃO EM DADOS DA ORALIDADE. 2016. (Simpósio).
II Coloquio de Estudos Críticos da Literatura.Romeu e Julieta: Uma abordagem dos conflitos ideológicos. 2013. (Outra).
IX ENAl-Encontro de Aquisição de Linguagem- III EIAL- Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem- II EIPA- Encontro internacional do GT de Psicolinguística da ANPOLL.Posicionamento e constituição de sentidos na leitura e na escrita infantil à luz da Teoria da Avaliatividade. 2013. (Encontro).
VII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais em sala de aula: Um olhar que conduz às práticas de compreensão e produção textual. 2013. (Simpósio).
Semana de Letras - II ENCLIR- Homenagem a Rachel de Queiroz- II Simpósio de Iniciação à Docência de de Língua Portuguesa- PIBID.Interação e Ensino: quando o conteúdo é a medida.. 2011. (Simpósio).
Semana de Letras - II ENCLIR- Homenagem a Rachel de Queiroz- II Simpósio de Iniciação à Docência de de Língua Portuguesa- PIBID. 2011. (Outra).
Semana de Letras - II ENCLIR- Homenagem a Rachel de Queiroz- II Simpósio de Iniciação à Docência de de Língua Portuguesa- PIBID.Interação e Ensino: quando o conteúdo é a medida.. 2011. (Outra).
Semana de Letras - II ENCLIR- Homenagem a Rachel de Queiroz- II Simpósio de Iniciação à Docência de de Língua Portuguesa- PIBID.O Brasil no teatro de Chico Buarque de Holanda. 2011. (Outra).
VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Aspectos Morfossintáticos do Português Brasileiro: Tendências atuais. 2011. (Seminário).
VII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. 2011. (Seminário).
I Colóquio Nacional de Estudos Llinguísticos e Literários- I CNELL- VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros- VII SELLP. 2010. (Outra).
I Simpósio de Iniciação à Docência e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Simpósio).
Orientou
O papel do docente no processo de alfaletramento nos anos iniciais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas do Ceará; Orientador: Daiane Aparecida Cavalcante;
Produções bibliográficas
-
CAVALCANTE, D. A. ; William Ferreira Lacerda de Furtado ; Rubens Marques de Lucena . Crenças e atitudes linguísticas da comunidade de fala piranhense à luz da Sociolinguística Variacionista. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS , v. 14, p. 439-457, 2020.
-
ALVES, A. C. ; CAVALCANTE, D. A. ; PEDROSA, JULIENE LOPES RIBEIRO . O PADRÃO SILÁBICO CVC DO INGLÊS POR APRENDIZES BRASILEIROS. MUITAS VOZES , v. 09, p. 113-126, 2020.
-
CAVALCANTE, D. A. . MAPEANDO MULTIFUNÇÕES DO ?ENTÃO? À LUZ DOS MECANISMOS MOTIVADORES DE GRAMATICALIZAÇÃO DE BYBEE. LINGUAGENS & LETRAMENTOS , v. 3, p. 46-65, 2018.
-
OLIVEIRA, R. M. L. de ; CAVALCANTE, D. A. ; SILVA, S. D. da M. . Posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil à luz da teoria da avalliatividade. Revista Linguística , v. 11, p. 62-75, 2015.
-
CAVALCANTE, D. A. ; OLIVEIRA, R. M. L. de ; SILVA, S. D. da M. . PRÁTICAS ESCOLARES EM DEBATE: O TRABALHO COM TEXTOS NA FASE INICIAL DA ESCOLARIZAÇÃO. Diálogo das Letras , v. 01, p. 6-26-26, 2012.
-
CAVALCANTE, D. A. ; LUCENA, W. F. F. . Compêndio de Letras teorias, métodos, pesquisas, análises e ensino. 1. ed. Curitiba-PR: Bagai, 2021. v. 1. 298p .
-
CAVALCANTE, D. A. . Linguística Funcional: perspectivas teóricas e metodológicas. 01. ed. Rio de Janeiro: Letras e versos, 2021. v. 01. 140p .
-
CAVALCANTE, D. A. ; William Ferreira Lacerda de Furtado . ? O PERFIL SOCIAL E IDENTITÁRIO DA COMUNIDADE DE FALA DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS (PB) SOB O VIÉS DA TEORIA DA ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS ................. In: LUCENA. (Org.). ESTUDOS EM CONTATO LINGUÍSTICO Língua materna em perspectiva. 01ed.SÃO PAULO: BLUCHER, 2022, v. I, p. 95-111.
-
CAVALCANTE, D. A. . E ENTÃO? COM QUE SENTIDO EU VOU, PARA A FUNÇÃO QUE O CONTEXTO ME CONVIDOU? O COMPORTAMENTO FUNCIONAL DO ENTÃO NO DOMÍNIO DISCURSIVO. In: SOUZA; PEREIRA; SILVA. (Org.). LINGUÍSTICA FUNCIONAL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. 01ed.RIO DE JANEIRO: LETRAS E VERSOS, 2020, v. I, p. 93-114.
-
CAVALCANTE, D. A. . O ensino de gramática numa abordagem funcionalista: Implicações para o uso e a prática da análise linguística. In: Regina Celi Mendes Pereira, Mônica Mano Trindade Ferraz, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa. (Org.). Letramentos em cena. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2017, v. 1, p. 373-384.
-
OLIVEIRA, R. M. L. de ; CAVALCANTE, D. A. ; SILVA, S. D. da M. . Posicionamento e constituição de sentidos na escrita infantil à luz da teoria da avaliatividade. Revista Linguística, Rio de Janeiro, p. 62 - 76, 13 dez. 2015.
-
ANILDA COSTA ALVES ; CAVALCANTE, D. A. . A AQUISIÇÃO DO INGLÊS (L2) COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DE UMA VISÃO BAKHTINIANA UM ESTUDO DE CASO. In: I SEMANA DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SOUSA-PB, 2020, SOUSA-PB. TRAVESSIAS DA LINGUAGEM AS VEREDAS DA INCLUSÃO E DO ENSINO. SOUSA-PB: IFPB, 2019. v. 01. p. 14-23.
-
CAVALCANTE, D. A. ; LUCENA, W. F. F. . CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS NA SALA DE AULA: A PESQUISA ETNOGRÁFICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SOB UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. In: I SEMANA DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS SOUSA-PB, 2020, SOUSA-PB. TRAVESSIAS DA LINGUAGEM AS VEREDAS DA INCLUSÃO E DO ENSINO. SOUSA-PB: IFPB, 2019. v. 01. p. 90-99.
-
CAVALCANTE, D. A. . O estágio de gramaticalização do então à luz dos princípios de Hopper. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV Sinalge, 2017.
-
CAVALCANTE, D. A. . O processo de gramaticalização do Então: Mapeando multifunções. In: I Semana Nacional de Letras - Linguagem e ensino - Uma homenagem à Luís Antonio Marcuschi, 2017, Cajazeiras-PB. I SEMANA NACIONAL DE LETRAS ? UAL/CFP/UFCG ? Linguagem e Ensino Homenagem a Luiz Antônio Marcuschi, 2017. v. 01. p. 286-294.
-
CAVALCANTE, D. A. . A REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO E DO PROFANO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A SIMBOLOGIA RELIGIOSA EM IRACEMA E O TEXTO BÍBLICO ?A CULPA ORIGINAL?. In: I Semana Nacional de Letras- Linguagem e ensino- Uma homenagem à Luís Antonio Marcuschi, 2017, Cajazeiras-PB. I Semana Nacional de Letras- Linguagem e ensino- Uma homenagem à Luís Antonio Marcuschi, 2017. v. 01. p. 549-557.
-
CAVALCANTE, D. A. . A MULTIFUNCIONALIDADE DO ENTÃO NA FALA CAJAZEIRENSE. In: X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, 2017, CAMPINA GRANDE. X SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA LÍNGUA(GENS), ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PROFISSIONALIZAÇÃO. Campina Grande: Selimel 2017.
-
CAVALCANTE, D. A. . o processo de gramaticalização do então em dados da oralidade. In: Gelne Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Gelne Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa comunicação, 2016. v. XXVI. p. 207-221.
-
CAVALCANTE, D. A. . A representação do negro na poesia: o resgate da identidade e memória. In: III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, 2016, João Pessoa. Diálogos ecocêntricos: arte, cultura e justiça. João Pessoa: Oficina da leitura, 2016.
-
CAVALCANTE, D. A. . Romeu e Julieta: Uma abordagem dos conflitos ideológicos. In: CECLIT, 2013, Pau dos Ferros. Colóquio de Estudos Críticos da Literatura. Pau dos Ferros: Edições UERN, 2013. v. II. p. 24-35.
-
CAVALCANTE, D. A. . MAPEAMENTO SOCIOLINGUÍSTICO DA COMUNIDADE DE FALA PIRANHENSE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, D. A. . O FENÔMENO DO CONTATO LINGUÍSTICO DIALETAL PARAIBANO: ATITUDES E ACOMODAÇÃO DO FALAR PIRANHENSE EM CONTATO COM FALANTES PARAENSES.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTE, D. A. . A representação do negro na poesia: o resgate da memória e identidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVALCANTE, D. A. . O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ENTÃO: MAPEANDO MULTIFUNÇÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, D. A. . A REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO E DO PROFANO: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A SIMBOLOGIA RELIGIOSA EM IRACEMA E O TEXTO BÍBLICO A CULPA ORIGINAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, D. A. . O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ENTÃO EM DADOS DA ORALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAVALCANTE, D. A. . O processo de gramaticalização do Então: Entre os limites do Discurso e da Gramática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTE, D. A. . A representação do negro na poesia: o resgate da identidade e memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAVALCANTE, D. A. . Romeu e Julieta: Uma abordagem dos conflitos ideológicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, D. A. . Posicionamento e constituição de sentidos na leitura e na escrita infantil à luz da Teoria da Avaliatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, D. A. ; SILVA, S. D. da M. . Gêneros textuais em sala de aula: Um olhar que conduz às práticas de compreensão e produção textual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAVALCANTE, D. A. . Interação e Ensino: quando o conteúdo é a medida.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
CAVALCANTE, D. A. . PROJETO PEDAGÓGICO GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS. 2022.
CAVALCANTE, D. A. . PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL- PDI. 2022.
CAVALCANTE, D. A. . PESQUISAS EM ANDAMENTO OU CONCLUÍDAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CAVALCANTE, D. A. . O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA: USO E ANÁLISE LINGUÍSTICA. 2016. .
CAVALCANTE, D. A. ; OLIVEIRA, R. M. L. de ; SILVA, S. D. da M. . Produção Textual na Universidade e Iniciação à Pesquisa: Contribuições para o professor em Formação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, D. A. ; OLIVEIRA, R. M. L. de ; SILVA, S. D. da M. . Produção Textual na Universidade e Iniciação à Pesquisa: Contribuições para o professor em Formação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de São José de PiranhasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
FASP - FACULDADE SAO FRANCISCO DA PARAIBAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40
Outras informações:
A disciplina ministrada intitulada: Cultura, Linguagem e Sociedade: língua falada e língua escrita, com carga horária de 40 h/a, no Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO, em nível de Pós-Graduação, lato sensu,neste INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS - ISEC.
2018 - Atual
OSEADVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40
Outras informações:
A disciplina Relações Étnico-raciais, foi ministrada no Curso Livre de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária de 40h. Na cidade de São José de Piranhas-PB.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daiane Aparecida Cavalcante e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?