Paty Aparecida Pereira
Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), especialização em fisioterapia Cárdio Respiratória pelo Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2006), graduação em fisioterapia pela Universidade Positivo (2004). Atuou como docente do Curso de Fisioterapia na Universidade do Contestado Campus Mafra-SC, participou assiduamente como membro do colegiado e do núcleo docente estruturante do curso de fisioterapia, e pesquisadora do núcleo de pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente (NUPESC), membro do conselho científico da Revista Saúde Coletiva e Meio Ambiente e membro do Comitê de Ética e Pesquisa. Experiência Saúde Pública; e em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Metabólica, geriatria e atendimento domiciliar especializado.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Tecnologia em Saúde
2011 - 2013
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: ?Efeitos Terapêuticos do Kinesiotape® na Dor e Funcionalidade em Indivíduos Portadores de Lombalgia Mecânica Degenerativa?
Orientador: Auristela Duarte de Lima Moser
, Ano de Obtenção: 2013.
Especialização em fisioterapia cárdiorespiratória
2004 - 2005
Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos
Título: Hipertensão arterial e exercício físico: O que o fisioterapeuta deve saber
Graduação em fisioterapia
1999 - 2003
Universidade Positivo
Título: Efeitos de um Programa de exercícios físicos em mulheres hipertensas com hipertensão normal-alta e estágio I, de 40 a 70 anos de idade.
Orientador: Juliana Londero Silva
Formação complementar
2024 - 2024
fisioterapia Respiratória Adulto e Pediátrico. (Carga horária: 16h). , Pulsecor, PULSECOR, Brasil.
2018 - 2018
Pilates completo. (Carga horária: 120h). , VOLL PILATES GROUP, VOLL, Brasil.
2012 - 2012
Kinesiotaping. (Carga horária: 16h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.
2006 - 2006
Mobilização Neural. (Carga horária: 16h). , Universidade do Contestado, UnC, Brasil.
2003 - 2003
Estágio supervisionado - Hospitalar. (Carga horária: 210h). , Hospital Nossa Senhora das Graças, HNSG, Brasil.
2003 - 2003
Estágio supervisionado - Geriatria. (Carga horária: 210h). , Asilo São Vicente de Paulo, ASILO, Brasil.
2003 - 2003
Estágio supervisionado - Ortopedia e traumatologia. (Carga horária: 210h). , Universidade Positivo, UNICENP, Brasil.
2003 - 2003
Estágio supervisionado em neurologia. (Carga horária: 210h). , Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, FEPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
PEREIRA, P. A. . Mesa Redonda Saúde Coletiva e Interdisciplinaridade. 2017. (Outro).
PEREIRA, P. A. . Blitz da Saúde. 2017. .
PEREIRA, P. A. . VI Semana de Fisioterapia. 2017. (Outro).
PEREIRA, P. A. . IV Encontro Científico de Apresentação Oral e Banner. 2017. (Exposição).
PEREIRA, P. A. ; PETRECA, D. ; CAMPOS, R. ; LIMA, M. C. A. M. . II Encontro de Idosos da UnC. 2013. (Outro).
PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. ; LIMA, M. C. A. M. ; PETRECA, D. . I Encontro de Idosos da UnC. 2012. (Outro).
LIMA, M. C. A. M. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Dia Mundial da Saúde. 2009. (Outro).
LIMA, M. C. A. M. ; CAMPOS, R. ; PEREIRA, P. A. . Curso Suporte Básico de Vida. 2009. (Outro).
LIMA, M. C. A. M. ; PEREIRA, P. A. . Dia Nacional de Combate as Drogas. 2009. (Outro).
PEREIRA, P. A. ; LIMA, M. C. A. M. . Sipat - Evento de Saúde. 2009. (Outro).
PEREIRA, P. A. ; LIMA, M. C. A. M. . Mulher em Movimento. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Nacional de Envelhecimento Humano. Treinamento Funcional em Idosas com Alzheimer. 2018. (Congresso).
4ª edição do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX).Deficiências da Área de atuação da Fisioterapia no Município de Piên-PR. 2014. (Seminário).
I Congresso Catarinense em Promoção da Saúde. 2014. (Congresso).
I Congresso Catarinense em Promoção da Saúde. Deficiências da Área de atuação da Fisioterapia no Município de Piên-PR. 2014. (Congresso).
I Congresso Catarinense em Promoção da Saúde. Efeitos de um Circuito Proprioceptivo e da Bola Suiça na Estabilidade Postural em Deficientes Visuais. 2014. (Congresso).
Seminário de Licenciatura "Ação Para o Saber".Prática Pedagógica - Programa de Educação Ambiental. 2014. (Oficina).
Curso "Ventilação Mecânica no XIV Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva. 2011. (Outra).
Curso de Estatística Básica Aplicada Á Pesquisa Clínica.. 2011. (Outra).
XIV Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva. 2011. (Congresso).
Curso Cinesiotape. 2010. (Outra).
Curso De Ginática Laboral. 2010. (Outra).
Congresso Sulbrasileiro de fisioterapia traumáto-ortopédica. 2007. (Congresso).
Curso Mobilização Neural. 2007. (Outra).
Jopef Wellnes- Correção Postural sobre a Bola Suiça. 2005. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva. 2004. (Congresso).
Fisioterapia Respiratória- Atualizações e Novos Conceitos. Módulo I. 2003. (Outra).
Curso FNP/ Kabat - Unicenp. 2002. (Outra).
Curso Tração Cervica e lombar l- Dr. Saunders. 2002. (Outra).
5o Meeting Sports - Fisioterapia Aquática. 2001. (Congresso).
Jopef Fisioterapia- Fisioterapia e ergonomia na prevenção das LER/DORT. 2001. (Congresso).
Jopef Fisioterapia- Ginástica Postural Corretiva. 2001. (Congresso).
Palestra Multiterapia Biológica em Acupuntura. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
PEREIRA, P. A.. Os Efeitos da Endermoterapia na função respiratória. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Uso da realidade virtual como abordagem fisioterapêutica na reabilitação de doenças neurológicas: uma revisão sistemática. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; CAMPOS, R.. Prevalência de Pneumonia Nosocomial e ventilação mecânica invasiva em pacientes críticos em Unidade de Terapia Intensiva.. 2011 - Faculdade Inspirar.
PEREIRA, PATY. Fibromialgia: dor, sono e capacidade respiratória. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, PATY. Saúde do trabalhador: Docentes pós pandemia de COVID 19 e Qualidade de Vida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. A atuação da fisioterapia no paciente com insuficiência renal crônica ? uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Fisioterapia na síndrome da apneia obstrutiva do sono: uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; VEIGA, R.; BOSSY, I.. Drenagem linfática manual para constipação intestinal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; SCHAFACHECK, E.; CAMPOS, R.. Avaliação fisioterapêutica nas alterações orofaciais em pacientes entubados e traqueostomizados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
DIAS, E. P.; CARMO, K. C.;PEREIRA, P. A.. Fisioterapia associada a música no treino da habilidade funcional em idosos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
DIAS, E. P.; CARMO, K. C.;PEREIRA, P. A.. Avaliação da função respiratória em mulheres atendidas em um centro de atenção psicossocial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
DIAS, E. P.; MAIA, E. W.;PEREIRA, P. A.. Prevalência e conhecimento dos fatores de riscos de doenças cardiovasculares em corredores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; GRZELCZAK, M. T.. Disponibilidade e característica dos programas de reabilitação cardíaca do planalto norte catarinense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; BASSANI, J. A.. Estilo de vida de universitárias da área da saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; CAMPOS, R.; PACHECO, I.. Capacidades respiratórias em universitários usuários de narguilé e cigarro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; DIAS, E. P.; VANDRESSEN, F.. Aspectos clínicos de recém nascidos admitidos em uma unidade de tratamento intensivo com síndrome do desconforto respiratório agudo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; CAMPOS, R.; CARMO, K. C.. Treinamento funcional em idosas com Alzheimer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.; SEMMER, J.. Fisioterapia respiratória associada a auriculoterapia como terapia integrativa complementar em um grupo de tabagistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.; SEMMER, J.. Perfil dos participantes do programa hiperdia de uma unidade básica de saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; CAMPOS, R.. O uso do canto como ferramenta terapêutica na reabilitação respiratória em idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.; LUZ, A. G.;PEREIRA, P. A.. Capacidade cardiorrespiratória em idosos submetidos a um treino funcional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
STECLAN, C. A.; HORODESKI, J. S.;PEREIRA, P. A.. Análises fisiológicas e bioquímicas em corredores de rua: um parecer fisioterapêutico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
HORODESKI, J. S.;PEREIRA, P. A.; CUNHA, T. R.. Políticas públicas e promoção de saúde em relação aos refugiados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; CAMPOS, R.; SCHELBAUER, C.. Percepção de pais e cuidadores sobre a repercussão e a importância da equoterapia aos praticantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
BOSSY, I.;PEREIRA, P. A.; BASSANI, J. A.. Tricoscopia para avaliação das afecções do couro cabeludo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.; NIKOLAJOF, A.. Análise da capacidade funcional entre idosas institucionalizadas e não institucionalizadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; MORO, A.. O uso do canto como ferramenta terapêutica na reabilitação respiratória em idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; LUZ, A. G.; FUENTES FILHO, A. R.. Análise da pressão plantar e distribuição de peso corporal em gestantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.; MAZON, L.;PEREIRA, P. A.. As condições de saúde dos agentes comunitários de saúde na cidade de Rio Negrinho-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; FUENTES FILHO, A. R.; HORODESKI, J. S.. Análise ergonômica do trabalho e riscos de lesões musculoesquelticas em uma empresa de cerâmica do Planalto Norte Catarinense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; FUENTES FILHO, A. R.; HORODESKI, J. S.. Efeitos da bandagem funcional elástica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.; FUENTES FILHO, A. R.; HORODESKI, J. S.. Os efeitos da bandagem em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.. Toxicidade do agrotóxico na função respiratória de agricultores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.. A prática da fumicultura e suas implicações para a saúde do trabalhador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
CAMPOS, R.;PEREIRA, P. A.; HORODESKI, J. S.. Condições de saúde e riscos de acidentes na construção civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Estudo comparativo entre mobilização neural e reeducação postural global (RPG) como recurso fisioterapêutico anti álgico em indivíduos portadores de lombociatalgia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Estudo comparativo da técnica Mobilização Neural e exercícios proprioceptivos em mulheres idosas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Analise ergonômica no ciclo de trabalho em funcionários de uma microempresa fabricante de esquadria de ferro.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Intervenção fisioterapêutica em pacientes portadores da síndrome Femoropatelar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. Reabilitação Cardiopulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado.
PEREIRA, P. A.. A eficácia da cinesioterapia ativo resistida macanicamente para ganho de força muscular em pacientes portadores de osteoporose:Estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. Estudo comparativo entre o ultra-som contínuo e pulsátil em mulheres com fribromialgia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. Análise dos benefícios do método isostretching em secretárias com lombalgia crônica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. Protocolo de tratamento fisioterapêutico em pós-operatório de fratura de diáfise de fêmur com fixação por haste intramedular-estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. A IMPORTÂNCIA DA CONTRAÇÃO DO ASSOALHO PÉLVICO: CONHECIMENTO E ORIENTAÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. A INFLUENCIA DO MÉTODO PILATES NA FLEXIBILIDADE DA CADEIA MUSCULAR POSTERIOR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. INCONTINÊNCIA URINÁRIA ENTRE AS MULHERES Do Muninicípio de RIO NEGRO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. EFICÁCIA DA HIDROCINESIOTERAPIA ASSOCIADA A MOBILIZAÇÃO NEURAL NO TRATAMENTO DA LOMBOCIATALGIA DECORRENTE DE PROTUSÃO DISCAL POSTERIOR ? ESTUDO DE CASO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LOMBALGIA ATRAVÉS DA MASSOTERAPIA EM FUNCIONÁRIAS DO SETOR DE COZINHA E LAVANDERIA DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
PEREIRA, P. A.. A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICO NA CONFECÇÃO DE PRÓTESE PARA MEMBRO INFERIOR: RELATO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM MALFORMAÇÃO CONGÊNITA DE MEMBROS (ESTUDO DE CASO). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra.
Orientou
Risco de quedas em mulheres idosas com incontinência urinária; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; (Orientador);
Sarcopenia e o Medo de Cair; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; (Orientador);
Sono e qualidade de vida em idosos fisicamente ativos; ; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; (Orientador);
Incontinência Urinária e fatores associados em idosas fisicamente ativas; ; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; (Orientador);
Risco de quedas em mulheres idosas com incontinência urinária; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Incontinência urinária e fatores associados em idosas fisicamente ativas; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Watanabe; Sono e qualidade de vida em idosos fisicamente ativos; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Sarcopenia e o medo de cair em idosos frequentadores de um centro de convivência; ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Sintomas Osteomusculares em trabalhadores motociclistas; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Prevalência de incontinência urinária de esforço em mulheres praticantes de crossfit; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da Quiropraxia nas pressões plantares após ajustes na articulação Sacroilíaca; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Caracterização da capacidade funcional e respiratória em adultos e Jovens Pós-Covid; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Índice de capacidade para o trabalho (ICT) e a prevalência de sintomas osteomusculares de colaboradores de uma indústria beneficiadora de vidros; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Intervenções fisioterapêuticas em atletas corredores: da prevenção ao tratamento; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Treinamento da marcha em ambiente virtual e robotizado em pacientes pós acidente vascular cerebral: revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Intervenções fisioterapêuticas em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise: uma revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Qualidade de vida em pacientes renais: Uma revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Fisioterapia associada a música no treino da habilidade funcional em idosos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Avaliação da função respiratória em mulheres atendidas em um centro de atenção psicossocial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Prevalência e conhecimento dos fatores de riscos de doenças cardiovasculares em corredores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Aspectos Clínicos de recém nascidos admitidos em uma unidade de tratamento intensivo com SDRA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Treinamento Funcional em idosas com Alzheimer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Fisioterapia respiratória associada a auriculoterapia como terapia integrativa complementar em um grupo de tabagistas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Perfil dos partcipantes do programa Hiperdia de uma unidade básica de saúde; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Capacidades respiratórias em universitários usuários denarguilé e cigarro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Percepção dos pais e cuidadores sobre a repercussão e a importância da equoterapia aos praticantes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Análise da capacidade funcional entre idosas institucionalizadase não institucionalizadas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Análise da pressão plantar e distribuição de peso corporal em gestantes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Análise Ergonômica do trabalho e riscos de lesões musculoesqueléticas em uma empresa de cerâmica do planalto norte catarinense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da bandagem funcional elástica em mulheres mastectomizadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os efeitos da bandagem funcional elástica em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Visão dos acadêmicos do curso de fisioterapia sobre atenção básica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Benefícios de uma Programa em Educação em Saúde com ênfase postural em alunos do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Análise da Acessibilidade em Portadores de Deficiência Física nas escolas municipais em São Bento do Sul; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
OS EFEITOS DA BANDAGEM FUNCIONAL NAS ALTERAÇÕES CERVICAIS EM PROFESSORAS DA REDE PUBLICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Estudo comparativo dos efeitos de um circuito proprioceptivo e da bola suíça na estabilidade postural em portadores de deficiência visual; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos do Kinesiotape em gestantes com lombalgia; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Análise dos efeitos do Kinesiotape no equilíbrio em pacientes com Acidente Vascular Cerebral; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Estudo Comparativo do equilíbrio em idosos institucionalizados e não institucionalizados; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Estudo Comparativo da capacidade funcional entre idosos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da Reabilitação Cardíaca fase III em paceintes pós Infarto Agudo do Miocárdio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da terapia manual associado ao uso da TENS em pacientes com Disfunções Temporomandibular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
A atuação do fisioterapeuta como Perito Judicial: Uma Visão Analítica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Reabilitação Vestibular em pacientes portadores de vertigem postural paroxística benigna; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Estudo comparativo entre a Técnica Mobilização neural e exercícios da Série de Wilians em pacientes com lombociatalgia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
OS EFEITOS DA EQUOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO ASSOCIADO COM A PSICOMOTRICIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
ANALISE DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS E RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL DO TIPO FUNCIONAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
AUMENTO DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES COM ESCOLIOSE ATRAVÉS DO MÉTODO REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Estudo Comparativo Entre O TENS e exercícios cinesioterapueticos em gestantes com dor lombar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Benefícios da Shantala no Desenvolvimento motor em Lactentes pré termo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os benefícios do Método Pilates no solo no aumanto da força muscular do músculo reto abdominal e diminuição da diástase em primípara: estudo de Caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os benefícios da fisioterapia no tratamento da capsulite adesiva de ombro no estágio doloroso, através da mobilização articular, cinesioterapia ativa assistida associada ao do TENS e ultra-som; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os benefícios da cinesioterapia ativa aplicada em um grupo da 3a idade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Benefícios de protocolo de tratamento fisioterapêutico na síndrome do carpo em pacientes com indicação cirúrgica; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
A eficácia da cinesioterapia associada à órtese no tratamento de pé equinovaro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os benefícios da equoterapia no desenvolvimento motor em uma criança portadora de síndrome de down: estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Atuação da fisioterapia no pós-operatório de artroplastia de quadril devido à luxação congêntita: estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Método Pilates no quadro álgico na hérnia de disco lombar; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Os efeitos da aplicação de exercícios cinesioterapêuticos sobre a bola suiça no equilíbrio dinâmico e estático de uma paciente portadora de Esclerose Múltipla-Relato de Caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
A eficácia da massoterapia modeladora associada a endermologia em gordura localizada no abdômen; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da hidrocinesioterapia na estimulação do desenvolvimento neuromotor das crianças deficientes visuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos dos exercícios realizados na bola suiça para do equilíbrio em deficientes visuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos de método Pilates no fortalecimento abdominal; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Exercícios cinesioterapêuticos na dor lombra em gestantes primigestas; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
A massoterapia aplicada na lombalgia em profissionais da área de serviços gerais do Hospital são vicente de Paula; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Efeitos da hidrocinesioterapia no tratamento da lombociatalgia decorrente da protusão discal posterior; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade do Contestado Campus Mafra; Orientador: Paty Aparecida Pereira;
Produções bibliográficas
-
KOSTER, ANNA KAROLINE PRESTES ; PEREIRA, PATY . Incontinência urinária e seus fatores associados em idosas fisicamente ativas. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 13, p. 81-93, 2024.
-
PSCHEIDT, THAYNARA SABRINE ; PEREIRA, PATY APARECIDA . A música como prática integrativa complementar em idosos institucionalizados. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 10, p. 16-28, 2021.
-
PEREIRA, P. A. ; RODRIGUES, D. C. M. ; SCHARMACH, C. . Deficiência das áreas de atuação da fisioterapia no município de Piên- PR. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 2, p. 29-29, 2015.
-
PEREIRA, P. A. . Os efeitos da equoterapia como recurso terapêutico associado com a psicomotricidade em pacientes portadores de síndrome de down. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 1, p. 117-130, 2012.
-
PEREIRA, P. A. ; LEANDRO, D. F. . Estudo de Caso: Os Benefícios da Equoterapia no Desenvolvimento Motor em uma Criança Portadora de Síndrome de Down. REVISTA INSPIRAR , v. 1, p. 20-23, 2009.
-
CAMPOS, R. (Org.) ; PEREIRA, P. A. (Org.) . Práticas em fisioterapia sob o prisma das revisões sistemáticas. 1. ed. Mafra: Editora da UnC, 2020. 404p .
-
FLORENTINO, F. K. D. ; PEREIRA, P. A. . Treinamento da marcha em ambiente virtual e robotizado no paciente pós acidente vascular cerebral: revisão sistemática. In: Renata Campos; Paty Aparecida Pereira. (Org.). Práticas em fisioterapia sob o prisma das revisões sistemáticas. 1ed.Mafra: Editora UnC, 2020, v. , p. 52-68.
-
FILIPPIM, F. R. ; PEREIRA, P. A. . Qualidade de vida em pacientes renais: uma revisão sistemática. In: Renata Campos; Paty Aparecida Pereira. (Org.). Práticas em fisioterapia sob o prisma das revisões sistemáticas. 1ed.Mafra: Editora UnC, 2020, v. , p. 90-108.
-
SANTOS, F. S. ; PEREIRA, P. A. . Estratégias fisioterapêuticas utilizadas em atletas corredores: da prevenção ao tratamento. In: Renata Campos; Paty Aparecida Pereira. (Org.). Práticas em fisioterapia sob o prisma das revisões sistemáticas. 1ed.Mafra: Editora UnC, 2020, v. , p. 296-317.
-
PASSOS, R. M. ; PEREIRA, P. A. . Intervenções fisioterapêuticas em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise: uma revisão sistemática. In: Renata Campos; Paty Aparecida Pereira. (Org.). Práticas em fisioterapia sob o prisma das revisões sistemáticas. 1ed.Mafra: Editora UnC, 2020, v. , p. 376-390.
-
MENGARDA, A. ; RAFALSKI, E. ; BUENO, J. S. ; SCHNVITZKI, K. ; NOVACKI, V. ; PEREIRA, P. A. . Sobrecarga em cuidadores informais de crianças em relação ao seu grau de dependência. In: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2023, Mafra, SC. Anais SIPEX 2023: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão. Mafra, SC: Editora da UNC, 2023. p. 132-132.
-
CORDEIRO, G. ; STOEBERL, G. S. ; SEQUEDA, J. J. N. ; PRADO, R. A. K. ; PEREIRA, P. A. . Qualidade de vida e funcionalidade na escoliose congênita. In: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2023, Mafra, SC. Anais SIPEX 2023: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão. Mafra, SC: Editora da UNC, 2023. p. 478-479.
-
SILVA, A. L. B. ; LIMA, M. F. ; GABARDO, M. M. ; SOUZA, N. W. ; ALVES, N. C. ; BUBA, V. ; PEREIRA, P. A. . Prevalência de dores musculoesqueléticas em trabalhadores de uma madeireira. In: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2023, Mafra, SC. Anais SIPEX 2023: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão. Mafra, SC: Editora da UNC, 2023. p. 611-612.
-
MENGARDA, A. ; RAFALSKI, E. ; BUENO, J. S. ; SCHNVITZKI, K. ; NOVACKI, V. ; PEREIRA, P. A. . Percepção dos pacientes quanto à evolução no tratamento fisioterapêutico em uma clínica escola de fisioterapia. In: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2023, Mafra, SC. Anais SIPEX 2023: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão. Mafra, SC: Editora da UNC, 2023. p. 1216-1217.
-
WATANABE, A. N. N. ; KOSTER, A. K. P. ; ROIK, D. F. ; REGI, E. F. ; PORTELA, J. L. ; PEREIRA, P. A. . Barreiras de acessibilidade encontradas no ambiente escolar: uma percepção dos pais e/ou familiares. In: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2023, Mafra, SC. Anais SIPEX 2023: XII Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão. Mafra, SC: Editora da UNC, 2023. p. 144-145.
-
BARBOSA, A. C. ; SAMPAIO, D. T. ; HUTTL, D. ; CARDOSO, E. C. ; SCHULTZ, M. S. ; CARDOSO, M. E. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Os efeitos da liberação miofascial diafragmática em pacientes sob ventilação mecânica invasiva. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 25-26.
-
BARROS, C. D. ; BAIL, G. R. ; HACK, L. K. ; RUCHINSKI, M. ; SCHAFHAUSER, N. M. L. ; SCHELBAUER, P. ; PEREIRA, P. A. . Variáveis antropométricas e fatores de risco cardiovascular em caminhoneiros. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 27-28.
-
MAI, A. C. ; BECKER, F. ; SUMOCOSKI, L. F. ; LIMA, L. ; WOICIEKOVSKI, M. J. ; SIQUEIRA, M. C. ; PEREIRA, P. A. . Caracterização das alterações lombares e distribuição de pressão plantar em pacientes de uma clínica escola de fisioterapia. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 35-36.
-
BASILIO, A. Q. ; GROHS, J. M. ; VIDAL, L. ; HIDELBRANDO, T. F. ; SILVA, V. ; SCHADECK, V. D. ; PEREIRA, P. A. . Dor e a qualidade do sono em pacientes atendidos em uma clínica escola de fisioterapia. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 53-54.
-
MAI, A. C. ; BECKER, F. ; SUMOCOSKI, L. F. ; LIMA, L. ; WOICIEKOVSKI, M. J. ; SIQUEIRA, M. C. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Efeitos da pressão expiratória positiva em pacientes de uma unidade de terapia intensiva. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 57-58.
-
MAI, A. C. ; BECKER, F. ; SUMOCOSKI, L. F. ; LIMA, L. ; WOICIEKOVSKI, M. J. ; SIQUEIRA, M. C. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Avaliação da função pulmonar em escolares e a sua relação com as características sociodemográficas. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 63-64.
-
BOTAPOFF, A. ; VALERIO, A. P. F. ; ALMEIDA, A. P. ; SCHNNEIDER, T. C. ; DIAS, T. M. ; PEREIRA, P. A. . Avaliação da capacidade funcional de motoristas idosos atendidos em uma clínica escola de ortopedia do planalto norte catarinense. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 65-66.
-
BOTAPOFF, A. ; VALERIO, A. P. F. ; ALMEIDA, A. P. ; SCHNNEIDER, T. C. ; DIAS, T. M. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Fatores preditivos para o desmame da ventilação mecânica em um hospital do planalto norte catarinense. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 67-68.
-
BOTAPOFF, A. ; ALMEIDA, A. P. ; VALERIO, A. P. F. ; SCHNNEIDER, T. C. ; DIAS, T. M. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Avaliação da função respiratória em pacientes de uma clínica escola de ortopedia do planalto norte catarinense. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 69-70.
-
JUNGLES, F. ; KUTCHKA, L. W. ; ULIAN, L. H. ; SWIRKOWSKI, M. R. V. ; JURICH, S. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Estudo dos fatores de risco modificáveis para a pneumonia associada à ventilação mecânica. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 79-80.
-
PEREIRA, P. A. ; PSCHEIDT, T. S. . A música como prática integrativa complementar na promoção de saúde em idosos de uma instituição de longa permanência. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 141-141.
-
BARROS, C. D. ; BAIL, G. R. ; HACK, L. K. ; RUCHINSKI, M. ; SCHAFHAUSER, N. M. L. ; SCHELBAUER, P. ; CAMPOS, R. ; PEREIRA, P. A. . Preditores para a funcionalidade em pacientes em ventilação mecânica. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 162-163.
-
PEREIRA, P. A. ; RANK, R. . Avaliação da qualidade de vida e sintomas osteomusculares de trabalhadores de uma indústria metal mecânica: uma estratégia de prevenção aos agravos à saúde. In: IX Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2019, Mafra. Articulação ensino, pesquisa e extensão: Anais SIPEX 2019. Mafra, SC: Editora da UnC, 2019. p. 442-442.
-
ANTON, A. ; BITENCOURT, C. ; ROSA, G. ; LIMA, J. A. P. ; KUPICKI, K. ; GUEDES, T. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Mobilização precoce na unidade de terapia intensiva. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 53-54.
-
BERGER, A. ; KATCHAN, B. S. ; SANTOS, D. C. ; POLATO, E. R. L. ; FERREIRA, R. S. O. ; PEREIRA, P. A. . Análise da distribuição da pressão plantar e do equilíbrio em indivíduos com lombalgia não específica. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 116-117.
-
MIKLEY, M. K. ; PEREIRA, P. A. . Treinamento funcional em idosas com Alzheimer. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 144-145.
-
BERGER, A. ; KATCHAN, B. S. ; SANTOS, D. C. ; POLATO, E. R. L. ; FERREIRA, R. S. O. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Mensuração da pressão do Cuff em pacientes com prótese traqueal em uma unidade de terapia intensiva. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 171-172.
-
JOHN, A. C. ; PRZYBYLOK, C. ; BREDOW, C. C. ; KOVALCZIKOWSKI, J. K. ; ROGALEWSKI, M. R. A. ; SCHERMACK, S. S. ; PEREIRA, P. A. . Aplicação de kinesiotaping no tratamento de edema após luxação de cotovelo: relato de caso. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 314-314.
-
LISBOA, A. C. ; SCHLOEGL, M. F. ; PEREIRA, P. A. . Capacidades respiratórias em universitários usuários de narguilé e cigarro. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 497-497.
-
BERGER, A. ; KATCHAN, B. S. ; PEREIRA, P. A. . Perfil dos participantes do programa hiperdia de uma unidade básica de saúde. In: VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), 2018, Curitibanos, SC. Anais do VIII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX). Mafra, SC: UnC, 2018. p. 500-500.
-
SILVA, A. C. L. ; DINO, B. D. ; COLACO, C. A. ; PEDROSO, G. ; MIKLEY, M. K. ; BARUFF, W. B. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Fisioterapia na saúde da mulher: uma abordagem no centro de apoio psicosocial. In: III Semana da Saúde, 2018, Mafra. Anais da III Semana da Saúde. Mafra, SC: UnC, 2018. p. 19-20.
-
VITHOFT, B. ; SCHWARZ, H. ; MAZALLI, J. ; ENGELKE, L. ; ALVES, P. ; PEREIRA, P. A. ; VEIGA, R. . Análise da qualidade de vida e da funcionalidade da coluna lombar de pacientes submetidos a um programa de terapia em grupo. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 16-17.
-
ALPINHAKI, B. ; LINZMEYER, F. ; LINGOSKI, J. ; FERNANDES, M. F. ; CARDOSO, R. ; VEIGA, R. ; PEREIRA, P. A. . Avaliação da função e qualidade de vida de pacientes com dor lombar na clínica escola de ortopedia. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 28-29.
-
VITHOFT, B. ; SCHWARZ, H. ; MAZALLI, J. ; ENGELKE, L. ; ALVES, P. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Perfil ventilatório dos pacientes internados em UTI. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 30-31.
-
TRENTINI, A. ; VACELIK, B. ; BRITTO, L. ; SILVA, K. A. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Caracterização do processo de desmame em pacientes críticos. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 32-32.
-
LUZ, C. S. ; SPRANDEL, D. C. ; CORREA, M. A. P. S. ; DUMS, V. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Gravidade dos paciente internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do planalto norte catarinense. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 33-33.
-
TRENTINI, A. ; VACELIK, B. ; BRITTO, L. ; SILVA, K. A. ; PEREIRA, P. A. ; SARTORI, D. A. . Análise do desenvolvimento motor em crianças portadoras de paralisia cerebral. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 46-46.
-
TRENTINI, A. ; VACELIK, B. ; BRITTO, L. ; SILVA, K. A. ; PEREIRA, P. A. ; SANTOS, R. A. ; LUZ, A. G. . Função cognitiva e idosos institucionalizados. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 47-47.
-
LUZ, C. S. ; SPRANDEL, D. C. ; CORREA, M. A. P. S. ; DUMS, V. ; PEREIRA, P. A. . Analise do equilíbrio através do índice de marcha dinâmica em pacientes com afecções de membros inferiores em uma clínica escola de fisioterapia. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 50-50.
-
MACHADO, A. P. ; LIMA, B. G. G. ; GABARDO, D. P. ; AQUINO, G. P. ; PEREIRA, P. A. . Análise do efeito agudo da aplicação do kinesiotape em pectus excavatum: um estudo de caso. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 55-57.
-
MACHADO, A. P. ; LIMA, B. G. G. ; GABARDO, D. P. ; AQUINO, G. P. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . Esclerose lateral amiotrófica. Os desafios para a fisioterapia respiratória. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 59-60.
-
TRENTINI, A. ; VACELIK, B. ; BRITTO, L. ; SILVA, K. A. ; PEREIRA, P. A. ; HORODESKI, J. S. . Perspectiva de qualidade de vida em pacientes hospitalizados. In: VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, 2017, Mafra. Anais da VI Semana da Fisioterapia e IV Encontro Científico da Fisioterapia da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Mafra, SC: UnC, 2017. p. 62-62.
-
MAYER, D. B. ; GROCHOVSKI, C. S. ; MIELKE, D. C. ; PSCHEIDT, L. K. ; FERNANDES, V. L. ; PEREIRA, P. A. . Perfil dos pacientes com algia em coluna vertebral. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 96-96.
-
CAMARGO, C. C. ; LISBOA, D. ; CARVALHO, F. ; MARTINS, G. G. ; ZIELINSKI, R. ; PEREIRA, P. A. . Avaliação da dor e função de pacientes com lombalgia atendidos em uma clínica escola de fisioterapia. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 108-108.
-
OZAKI, B. ; SPRANDEL, D. C. ; ROSA, G. ; AQUINO, G. P. ; FREITAS, J. H. F. ; PETERS, M. ; PEREIRA, P. A. . Estilo de vida de agentes comunitárias de saúde de um ESF do planalto norte catarinense. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 129-129.
-
ALPINHAKI, B. ; GABARDO, D. P. ; CARDOSO, R. ; DUMS, V. ; GUERREIRO, W. ; PEREIRA, P. A. . O cuidar da saude ? ACS. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 138-138.
-
CANANI, C. D. ; PETERS, I. ; PADILHA, E. C. ; UHLMANN, S. ; MAIA, G. ; SANTOS, R. A. ; PEREIRA, P. A. . Perfil dos pacientes com algia atendidos em uma clínica escola de fisioterapia traumato- ortopédica de uma universidade do planalto norte catarinense. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 151-151.
-
MAYER, D. B. ; FERNANDES, V. L. ; PEREIRA, P. A. . Os efeitos da bandagem funcional em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. In: VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado, 2016, Canoinhas, SC. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2016. p. 167-167.
-
DALLAGO, C. ; MELO, J. ; DORNELLES, G. ; MELNEK, J. S. ; SEIFERT, M. ; OLDONI, M. ; BENDA, M. ; BECKER, L. E. ; PEREIRA, F. ; SCHIMDT, T. ; MAZON, L. ; PEREIRA, P. A. ; CAMPOS, R. . O PRÓ/PET na extensão universitária: uma abordagem para a saúde do trabalhador. In: IV Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2014, Mafra. Anais do IV Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2014. p. 121-121.
-
SCHARMACH, C. ; RODRIGUES, D. C. M. ; PEREIRA, P. A. . Deficiência das áreas de atuação da fisioterapia no município de Piên- PR. In: IV Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado, 2014, Mafra. Anais do IV Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade do Contestado. Mafra, SC: UnC, 2014. p. 246-246.
-
PEREIRA, P. A. . Segurança e Educação no Trânsito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, P. A. . Higiene Pessoal e sua relação com a produtividade do trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, P. A. . Doenças Crônicas não Transmissíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PETRECA, D. ; CAMPOS, R. ; STECLAN, C. A. ; PEREIRA, P. A. . Cidadania- Riscos Ocupacionais durante a execução do PEA, medidas de prevenção, amenização dos riscos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, P. A. . Qualidade de Vida: Estilo de Vida Ativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, P. A. . Traabalho X Trabalhador - Sobrecarga no Trabalho uma Visão Ergonômica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, P. A. . SIPAT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, P. A. . Dor lombar: Cuidados X Prevenção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, P. A. . Prevenção LER / DORT. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Contestado, Campus Universitário de Mafra. , Av. Presidente Nereu Ramos, 1071, Jardim do Moinho, 89300000 - Mafra, SC - Brasil, Telefone: (047) 36415500, Fax: (047) 36415555, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - 2024
Universidade do Contestado Campus MafraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
2006 - 2024
Universidade do Contestado Campus MafraVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Supervisora estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora surpevisora estágio Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paula.Professora das disciplinas de Saúde Coletiva, Fisioterapia Preventiva, Ergonomia no Curso de Fisioterapia.Professora da Disciplina de Fisiologia II no Curso de Ciências Bilológicas.
2006 - 2024
Universidade do Contestado Campus MafraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Atividades
-
03/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Ética e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa.
-
03/2018
Direção e administração, Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa.
-
03/2016
Direção e administração, Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.
-
02/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia aplicada à angiologia e Cardiologia, Fisioterapia aquática, Gerontologia, Fisioterapia Preventiva, Saúde Coletiva, Prática em Saúde Pública ( Saúde Do Homem e da Mulher),, Estágio Clínica Escola Ortopedia e Traumatologia, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso
-
07/2020 - 01/2021
Direção e administração, Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Fisioterapia.
2004 - 2009
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2004 - 2006
Academia AqualangVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10
2005 - 2007
Centro de Educação profissionalVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Anatomia e fisiologia (Técnico em enfermagem), Cinesiologia e biomecânica (podologia), Ergonomia (técnico em higiene dental), Anatomia e fisiologia ( Auxiliar em Farmácia)
2004 - 2004
CLÍNICA DE FISIOTERAPIA CANAÁVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 20
2005 - 2005
Clínica De fisioterapia NipoclinVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
2016 - 2017
Maternidade nDona Catarina KussVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paty Aparecida Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?