Allan Araújo

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2016) na linha de estudos de Filosofia Contemporânea, com pesquisa sobre antagonismos e proximidades entre a filosofia de Nietzsche e a filosofia de Platão; especialista em Ética em Perspectiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), com pesquisa em Nietzsche; licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) e em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2009). É membro do Grupo de Pesquisa de Filosofia Contemporânea da UFPA registrado pelo CNPq. Tem experiência na área de Filosofia e de História, com ênfase na história e no pensamento do século XIX e XX, desenvolvendo estudos nos seguintes temas e autores: ética e filosofia política; Platão; Nietzsche; Foucault; Sexualidade, gênero e masculinidade no Brasil de fins do século XIX. Como docente tem experiência nas séries finais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em instituições públicas e privadas.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em FILOSOFIA

2014 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: Antagonismo e Proximidades entre a Filosofia de Nietzsche e a Filosofia de Platão, Ano de Obtenção: 2016
Roberto de Almeida Pereira de Barros.Coorientador: Ernani Pinheiro Chaves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Nietzsche; Platonismo; Inversão do Platonismo; Conceito de justiça; Crítica ao Igualitarismo; Crítica à Democracia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.

Especialização em Ética em Perspectiva

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Nietzsche e a Consideração Moral da Verdade
Orientador: Dr. Antônio Edmilson Paschoal

Graduação em andamento em Licenciatura em História

2011 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A Representação do Sujeito Homossexual em Bom-Crioulo: um estudo sobre a masculinidade no Brasil de fins do século XIX (1880-1895)
Orientador: Dra. Daniele Rocha Saucedo

Graduação em Filosofia

2007 - 2009

Centro Universitário Franciscano do Paraná
Título: Martin Heidegger e a questão "Qu'est-ce que la Philosophie?"
Orientador: Dr Jaime Spengler
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2010 - 2011

Extensão universitária em Ética em Perspectiva. (Carga horária: 360h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Organização de eventos

CHAVES, E. ; BARROS, Roberto A. P. ; ARAUJO, Allan D. ; ARAUJO, Raul R. ; REMIGIO, Luan J. S. . III Congresso Nacional / I Congresso Internacional Nietzsche e a Filosofia. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

Mesa Redonda - Filosofia, Ciência e Religião.Como falar de política, homofobia, espiritualidade, preconceitos e valores em um mundo onde os direitos humanos são ignorados? Um olhar comparativo entre a ciência, a filosofia e a religião.. 2016. (Outra).

Café Filosófico.O Trágico no Zaratustra de Nietzsche.. 2015. (Encontro).

Eterno Retorno: novas fontes, nova interpretação.Nietzsche, leitor de Platão. 2015. (Outra).

I Encontro de Filosofia e Ciências Sociais da Uespi.Antagonismo e Proximidades entre a Filosofia de Nietzsche e a Filosofia de Platão: uma introdução ao pensamento político de Nietzsche.. 2015. (Encontro).

I Encontro de Filosofia e Ciências Sociais da Uespi.Minicurso: Nietzsche, Platão e a Política.. 2015. (Encontro).

I Encontro de Filosofia e Ciências Sociais da Uespi.Uma introdução ao pensamento político de Nietzsche. 2015. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da Ufpr.Antagonismo e Proximidades entre a Filosofia de Nietzsche e a Filosofia de Platão. 2015. (Encontro).

Conferência "A Filosofia da História como o lugar de efetivação da liberdade no sistema de ciência hegeliano". 2014. (Outra).

Conferência "O CASO WAGNER NA AURORA DA CRÍTICA MUSICAL". 2014. (Outra).

III Congresso Nacional / I Congresso Internacional Nietzsche e a Filosofia. Sobre o sentimento de culpa e a consciência moral em Nietzsche e Freud. 2014. (Congresso).

III Simpósio de Filosofia e Literatura: Recados do Dito e do não-dito.NIETZSCHE E MÁRIO DE ANDRADE: UM DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA. 2014. (Simpósio).

XVI Encontro Nacional da ANPOF. Zaratustra e Sócrates: proximidade e distância entre a filosofia de Nietzsche e a filosofia de Platão. 2014. (Congresso).

A Era de Ouro do Radio no Brasil. 2013. (Seminário).

Cidades, Regiões e Urbanização na Amazônia. 2013. (Seminário).

Cidade Velha de Cabo Verde, a Ribeira Grande de São Tiago: aspectos urbanisticos-arquitetônicos e arquiológicos da primeira cidade Europeia nos Trópicos. 2013. (Simpósio).

Democracia e Representação: cenas, cenários e história do ativismo feminino na política paraense. 2013. (Simpósio).

Diálogos Sociais: o impacto social do lixo. 2013. (Encontro).

Interfaces entre a Canção Popular e o Ensino de História.Canção Popular e o Ensino de História. 2013. (Oficina).

Nietzsche e Adorno no Modernismo Brasileiro. 2013. (Encontro).

Walter Benjamin e a fotografia de cidades. 2013. (Encontro).

XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.A relação entre a ação, a práxis e o tempo no pensamento aristotélico. 2013. (Seminário).

III Congresso de Humanização: II Jornada Interdisciplinar de Humanização. 2012. (Congresso).

Por uma outra Economia. 2012. (Encontro).

X Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. 2012. (Congresso).

II Simpósio Estadual de HIstória e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. 2010. (Simpósio).

III Literatura e Ensino: Literatura e Erotismo / Literatura e Filosofia. 2009. (Oficina).

Ciclo de Seminários PET Filosofia "DEUS". 2008. (Seminário).

Colóquio Nacional - Cinquentenário da publicação de "The Human Condition". 2008. (Outra).

Congresso Internacional Merleau-Ponty. 2008. (Congresso).

III Colóquio "Pensamento, Objeto e Linguagem". 2008. (Outra).

IV Congresso Internacional Franciscano "Pensamento e Atualidade de Duns Scotus". 2008. (Congresso).

Programa de Desenvolvimento Profissional.Ler e Pensar. 2008. (Outra).

Campanha de Arrecadação de Agasalhos.Festividade com os irmãos de rua. 2007. (Encontro).

Ciclo de Seminários PET Filosofia "Política". 2007. (Seminário).

Colóquio sobre Filosofia e Violência. 2007. (Encontro).

Conferência "A tripartição da alma na República de Platão". 2007. (Congresso).

Heidegger: 80 anos de publicação de Ser e Tempo. 2007. (Congresso).

Mini-curso "Modelos nas ciências e na Lógica". 2007. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, Allan D. ; Angelita Woltmann ; NEUBAUER, V. S. ; LINCK, I. M. D. . A Condição Humana e sua Problemática Universal. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 2. 592p .

  • ARAUJO, Allan D. ; MENDONCA, Geovany. N. . Cartase como equilibrio humano. Gazeta do Povo - Boletim de Leitura Orientada, Gazeta do Povo, p. 04 - 04, 19 maio 2009.

  • ARAUJO, Allan D. . Pensar na morte não é pensar em morrer, mas em saber viver. Gazeta do Povo - Boletim de Leitura Orientada, Gazeta do Povo, p. 04 - 04, 05 maio 2009.

  • ARAUJO, Allan D. ; ANDRADE, Jeâ. P. . A inovação política em Maquiavel. Gazeta do Povo - Boletim de Leitura Orientada, Gazeta do Povo, p. 04 - 04, 21 out. 2008.

  • ARAUJO, Allan D. ; SILVA, M. F. . Marx: trabalho e alienação. Gazeta do Povo - Boletim de Leitura Orientada, Gazeta do Povo, p. 04 - 04, 07 out. 2008.

  • ARAUJO, Allan D. . Nietzsche e Mário de Andrade: um diálogo entre Filosofia e Literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, Allan D. . A relação entre a ação, a práxis e o tempo no pensamento aristotélico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, Allan D. ; CHAVES, E. . Idealista por excesso de sensualismo: o estatuto de Platão no Crepúsculo dos Ídolos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, Allan D. . Nietzsche e o impulso a verdade 2015 (A Condição Humana).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    ?Idealista por excesso de sensualismo: o estatuto de Platão no Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche?, Descrição: Esse Plano de Pesquisa vinculado ao Edital de Mobilidade Nacional está ligado ao projeto de Iniciação Científica (Pibic) Edital 2013-2014, cujo Plano de Trabalho do aluno se intitula, originalmente, ?Idealista por excesso de sensualismo: o estatuto de Platão no Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche?, originalmente vinculado ao Projeto de Pesquisa do Orientador sob o título ?Nietzsche e o Crepúsculo dos Ídolos ? Parte Final?. O objetivo desse Plano de Pesquisa de Mobilidade é enfatizar, no que se refere ao Plano de Trabalho original do aluno, a estreita relação um tanto que ?positiva? do estatuto que Platão recebe no texto de Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos. Trata-se então de estreitar o horizonte Platão/Nietzsche, notadamente por meio do horizonte teórico da erótica platônica, tal como Nietzsche a lê no aforismo 23 do capítulo ?Incursões de um extemporâneo? do Crepúsculo dos Ídolos, no que se refere ao segundo discurso proferido por Sócrates, no diálogo Fedro do Platão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Allan Araujo - Integrante / Ernani Chaves - Integrante / Jorge Luíz Viesenteiner - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche e o papel de Platão, Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar a mudança na avaliação que Nietzsche faz tanto de Platão como Typus quanto em relação a sua filosofia, especialmente por meio da fórmula ?idealista por excesso de sensualismo?, no horizonte do Crepúsculo dos Ídolos. Especificamente, trata-se de: a) contextualizar a crítica negativa que Nietzsche faz contra Platão, especialmente em obras anteriores ao Crepúsculo dos Ídolos, notadamente em Além do bem e do mal a partir da relação com o corpo e com a verdade; b) explicar a importância do discurso de Lísias e dos dois discursos de Sócrates no Fedro de Platão, para compreender em que sentido Nietzsche associa a definição de Filosofia para Platão como ?competição erótica? e, por fim, c) analisar em que consiste a avaliação positiva que Platão recebe, principalmente por meio do significado do seu ?idealismo?, numa estreita contraposição aos idealismos anêmicos à lá Spinoza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Allan Araujo - Integrante / Ernani Chaves - Integrante / Jorge Luíz Viesenteiner - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    A relação entre a ação, a práxis e o tempo no pensamento aristotélico., Descrição: O objetivo do projeto é analisar o conceito de tempo no pensamento aristotélico, bem como, discutir o âmbito da ação e da práxis humana e sua relação com o tempo, de acordo com a concepção de Aristóteles. Pensando na questão da problemática proposta nesse trabalho, foram fixados os seguintes objetivos: I) Discussão sobre o conceito de ação e práxis humana e sua relação com o tempo, de acordo com a concepção de Aristóteles; II) Análise sobre a relação existente entre o tempo e a dimensão psicofisiológica do homem; III) E por fim, a demonstração da ressignificação do tempo como momento oportuno.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Allan Araujo - Integrante / Fred Carlos Trevisan - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BIBIC

2012 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC

2011 - 2013

Colegio Estadual Professora Ottilia Honório da Silva - EFM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 36

2010 - 2010

Colegio Estadual Professor Paulo Freire

Vínculo: Regime Especial de Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Ensino Religioso

2009 - 2009

Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Para

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Realizações de atividades junto à Equipe de Filosofia como: leitura crítica das Diretrizes Curriculares de Filosofia, revisão do Livro Didático Público da Disciplina de Filosofia, catalogação de livros da biblioteca do Departamento de Educação Básica bem como tarefas relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo departamento.

2008 - 2008

Instituto RPC

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxilio na elaboração de materiais didáticos.

Outras informações:
Elaboração de materiais didáticos para disciplina de Filosofia.

2007 - 2007

Biblioteca Publica do Parana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Orientação a Pesquisa.

2012 - 2013

escola podium

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História

Outras informações:
Professor de História do Ensino Fundamental.

2010 - 2010

Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos - EFM

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia., Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do do ensino médio da disciplina de Filosofia e professor de História do ensino fundamental.

2010 - 2010

COLEGIO ESTADUAL MATHIAS JACOMEL - EFM

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia.

Outras informações:
Professor de História e Filosofia no ensino médio.

2010 - 2010

Colégio Estadual Professor Mario Braga

Vínculo: Regime Especial de Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Sociologia

2016 - 2017

COLÉGIO ESTADUAL SENHORINHA DE MORAES SARMENTO -EFM

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia, Carga horária: 36

2019 - Atual

Col. Prof. Júlio Mesquita - EFM e EJA

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia, Carga horária: 24

2019 - Atual

Col. Est. Natalia Reginato - EFM e Profs.

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de História e Filosofia, Carga horária: 8

2019 - 2019

Col. Est. Alfredo Parodi - EFM

Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 8

2020 - Atual

Curso e Colégio Acesso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 8