Marcelo da Silva Araújo Tavares

Marcelo Tavares obteve seu Mestrado em Psicologia (1989) e o Doutorado em Psicologia Clínica (1993) pela Alliant Internatinal University (antes nomeada United States International University). Atua como Professor Adjunto da Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PsiCC), onde coordena o Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio. Seus interesses principais envolvem a Intervenção em Crise e seus temas correlatos: o impacto de eventos de vida adversos e de traumas precoces; o sofrimento ou vulnerabilidade psíquica grave; a psicodinâmica da crise e as técnicas de psicoterapia e de intervenção emergencial; a avaliação e intervenção nos casos de risco (suicídio, violência, traumas); a estruturação e os transtornos de personalidade, a psicopatologia e as comorbidades. Há também o interesse na formação técnica e experiência subjetiva do profissional de Saúde Mental no exercício de atividades da Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio. As pesquisas atuais tratam de três temas principais: (1) o suicídio e sua prevenção; (2) avaliação e intervenção precoce para prevenção de comportamento de risco e do sofrimento psíquico grave; e (3) eventos de vida adversos e sua relação com sofrimento psíquico grave. Os valores associados a este trabalho são: a identificação precoce de risco, o desenvolvimento de fatores de proteção, a prevenção e a atenção ao sofrimento psíquico grave. Os eventos adversos de vida, os fatores de risco e o sofrimento psíquico grave são condições mais frequentemente associadas ao comprometimento das estruturas da personalidade, à presença de comorbidades psicopatológicas, e à história de conflitos relacionais graves e de ralações de ajuda fracassadas. A abordagem clínica principal na Intervenção em Crise é psicodinâmica, utilizando técnicas expressivo-suportivas com base nas Teorias das Relações Objetais.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Clinical Psychology

1989 - 1993

United States International University
Título: A Multimethod Study of Four Dimensions of Narcisism: Exploitativeness, Entitlement, Exhibitionism and Superiority
Orientador: Jonh Cone
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Narcisism; Exploitativeness; Entitlement; Exhibitionism; Superiority; Multimethod. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Master of Arts in Psychology

1987 - 1989

United States International University
Título: Clinical Practicum in Crisis Intervention,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Linda Moneyham
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Intervenção em Crise; psicoterapia psicodinâmica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Aperfeiçoamento em Object Relations Theory & Therapy Training Program

1989 - 1991

Washington School Of Psychiatry
Ano de finalização: 1991;

Graduação em Bacharel Em Psicologia

1977 - 1981

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Psicologia

1977 - 1981

Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2013 - 2013

Pós-Doutorado. , The University of Alabama, UA, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2015 - 2015

Suicide Bearevement Clinician Training Program. (Carga horária: 8h). , International Association of Suicide Prevention, IASP, Estados Unidos.

2006 - 2006

Suicide-preventive interventions a psychotherapy. (Carga horária: 40h). , Karolinska Institutet, KI, Suécia.

2002 - 2002

Suicide and depressiona campaings. (Carga horária: 40h). , Karolinska Institutet, KI, Suécia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Avaliação Psicológica Em Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Desvios da Conduta.

Organização de eventos

TAVARES, M. . Seminário de Serviços de Apoio Psicológico e Social a Estudantes nas IEFS. 2005. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Psicolgia. Psicofarmacologia clínica: A trajetória de uma proposta. 2002. (Congresso).

Suicídio: A construção de alternativas para o indivíduo e a família.Oficina técnica destinada a profissionais da área de saúde mental voltada para o exame do problema do suicídio para o indivíduo, a família e a sociedade e voltado para o desenvovimento de estratégias clínicas e institucionais para se lidar lidar com o suicídio, com a ideação suicida e com as tentativas de suicidio.. 2002. (Oficina).

The British Defeat Depression Campaign and Suicide Prevention.The Crisis Intervention and Suicide Prevention Program at the University of Brasília, Brasil. 2002. (Encontro).

IV Congresso Nacional de Psicologia. IV Congresso Nacional de Psicologia. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Larissa Vasquez Tavira

TAVARES, M.; MONTENEGRO, B.; Lionço, T.; Lordelo, S. R.. Sofrimento psíquico e comportamento suicida em uma página do Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tatiane Gouveia de Miranda

TAVARES, M.; NAVES, M.; Ferreira, C. M.; Neubern, M. S.. Autópsia psicológica: compreendendo casos de suicídio e o impacto da perda. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carmelita Gomes Rodrigues

TAVARES, M.; MONTENEGRO, B.; RIBEIRO, J. P.; Neubern, M. S.. Aliança terapêutica na psicoterapia online em atendimentos síncronos. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Augusto Rossi

PRIMI, R.; CARVALHO, L. F.;TAVARES, M.. Evidências de validade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

Aluno: Karine Viana Maciel

CASTRO, L. K.;TAVARES, M.; WERLANG, B. S. G.; FALCKE, D.. Cicatrizes de um trauma: Aspectos emocionais relacionados ao ato de tentativa de suicídio pelo uso do fogo. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carlos Eduardo da Silva Portela

TAVARES, M.; Neubern, M. S.; Arrais, A. R.; COSTA, I. I.. O primeiro socorro na tentativa de suicídio: Decisões e estratégias de intervenção em crise. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lana dos Santos Wolf

AMPARO, D. M.; SOUZA, M. A.; COSTA, L. F.;TAVARES, M.. Adolescência e passagem ao ato sexual violento: análise do eixo narcísico-identitário no método de Rorschach. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Artur Mamed Candido

TAVARES, M.PRIETO, D.; Murta, S. G.; Neubern, M. S.. O enlutamento por suicídio: Elementos de compreensão na clínica da perda. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karen Weizenmann da Matta

TAVARES, M.PRIETO, D.; Pedroza, R. L. S.; DINIZ, G.. Evasão Universitária Estudantil: Precursores Psicológicos do Trancamento de Matrícula por motivo de Saúde Mental. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Samita Batista Vaz dos Santos

TAVARES, M.; VASQUES-MENEZES, I.;PRIETO, D.; AMPARO, D. M.. O Método de Rorschach no Estudo de Casos de Tentativa de Suicído Clinicamente Grave. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Júlia Camarotti Rodriguesunb

TAVARES, M.; Oliveira, M. G.; COELHO, V. L. D.;PRIETO, D.. A entrevista clínica no contexto do risco de suicídio. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Liliane Domingos Martins

TAVARES, M.; VILLEMOR-AMARAL, A. E.; FLEURY, A.; COSTA, I. I.. Sofrimento psíquico grave e risco suicida: Uma análise pelo Método de Rorschach. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: André de Carvalho Barreto

BUCHER, J. S. N. F.;TAVARES, M.; ALMEIDA, P. C.; KOLLER, S. H.. Estudo quantitativo sobre predição à agressão de gênero em estudantes universitários. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Cristina M

TAVARES, M.; CORREA, H.; DINIZ, G.; VASQUES-MENEZES, I.. Moura. Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Meirilane Naves

TAVARES, M.; PARAVIDINI, J. L. L.; COELHO, V. L. D.; VASQUES-MENEZES, I.. Uso de um modelo padronizado de registro clínico na psicoterapia psicodinâmica. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Simone Bohry

TAVARES, M.; ARRAIS, A.; TUNES, E.; VASQUES-MENEZES, I.. Crise psicológica do universitário e trancamento geral de matrícula por motivo de saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marinalva da Conceição Victor

COELHO, V. L. D.; GÜNTHER, I. A.; MIRANDA, F. J.;TAVARES, M.. A meia-idade masculina: um estudo sobre a paternidade, conjugabilidade e relação com o trabalho. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Beatriz Montenegro

TAVARES, M.; WERLANG, B. S. G.; COELHO, V. L. D.; DINIZ, G.. Eventos de vida e risco de suicídio em estudantes de uma universidade pública brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre Domanico da Cunha

TAVARES, M.; DINIZ, G.; VASQUES-MENEZES, I.; COELHO, V. L. D.. Um estudo preliminar paea desenvolvimento de um modelo de registro clínico em psicoterapia psicodinâmica. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marinalva Conceição Victor

COELHO, V. L. D.; GÜNTHER, I. A.; MIRANDA, F. J.;TAVARES, M.. Meia idade masculina: um estudo sobre paternidade, conjugalidade e relação com o trabalho. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daren Tashima

TAVARES, M.; DINIZ, G.; COELHO, V. L. D.. Indicadores de risco de suicídio em estudantes universitários. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sandra Silveira Carvalho

COELHO, V. L. D.;TAVARES, M.; SUDBRACK, M. F. O.; COSTA, I. I.. Acompanhamento terapêutico: Que clínica é essa?. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniela Yglesias de Castro Prieto

TAVARES, M.; AMARAL, A. E. V.; FLEURY, A.; COELHO, V. L. D.. Sofrimento narcísico e dificuldades nas relações de objeto nas tentativas de suicídio. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Giovana Del Bianco Perlim

DINIZ, G.;TAVARES, M.; MARTINEZ, A. M.. Casais que trabalham e são felizes: Realidade ou mito?. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Cristina Sanchotene Pinto Alcalde

TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.; CELES, L. A. M.. Suicídio sob a ótica das relações objetais na prática clínica. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Virgínia Nunes Turra

TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.; RIBEIRO, J. P.. A validade de três indicadores de depressão por auto-relato. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Robson Medeiros de Araújo

TAVARES, M.; PASQUALLI, L.; LAROS, J. A.. Análise da estrutura fatorial do Inventário Fatorial de Personalidade - IFP. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mara Rúbia de Camargo Alves

TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.;TRÓCCOLI, B. T.. A avaliação empírica da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS): Um estudo inicial. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Andéa Alessandra Gazzotti Santos

CODO, W.;TAVARES, M.TRÓCCOLI, B. T.. Histeria e trabalho: A dor e o sofrimento psíquico nas relações de cuidado. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcela Novais Medeiros

TAVARES, M.; Machado, L. Z.; SANTOS, C. V. M.; BRITO, V. C. A.; ANGELIM, F. P.; DINIZ, G.. Avaliação de risco em casos de violência contra a mulher perpetrada por parceiro íntimo. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Timóteo Madaleno Vieira

DINIZ, G.;TAVARES, M.; DINIZ NETO, O.; Neubern, M. S.; OLIVEIRA, C. I.; RIBEIRO, J. P.. Conjugalidade e divórcio no mundo evengélico: Destradicionalização e formação de um modelo hedocultural. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Beatriz Montenegro Franco de Souza

TAVARES, M.; CAIS, C. F. S.; WERLANG, B. S. G.; Arrais, A. R.; COELHO, V. L. D.; DINIZ, G.. O julgamento clínico do risco de suicídio. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marília Ávila de Freitas Aguiar

Tavares, E. C.;TAVARES, M.; Ricas, J.; Alvim, C. G.; Grillo, C. F. C.; Goulart, L. M. H. F.. Tentativa de suicídio por meio de medicamentos: As percepções dos adolescentes. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovana Dal Bianco

TAVARES, M.. Casamento contemporâneo: um estudo dos impactos da interação família-trabalho na satisfação conjugal. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ione Vasques-Menezes

TAVARES, M.; ABRAHÃO, J. I.; JAQUES, Maria da Graça; COELHO, V. L. D.; DINIZ, G.. A contribuição da psicologia clínica na compreensão do Burnout: um estudo com professores. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vera Lucia Marques de Figueiredo

PASQUALLI, L.; ALVES, I. C. B.; YAZIGI, L.;TRÓCCOLI, B. T.TAVARES, M.. Uma adaptação brasileira do teste de inteligência WISC-III. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elizabete do Nascimento

PASQUALLI, L.;TAVARES, M.; ALVES, I. C. B.; CUSTÓDIO, E. M.; JANCZURA, G. A.. Adaptação e validação do WAIS-III para o contexto brasileiro. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vilma Valeria Dias Couto

TAVARES, M.; Murta, S. G.; MONTENEGRO, B.; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Comportamento suicida e vínculo a pais e pares em adolescentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marcela Novais Medeiros

TAVARES, M.; DINIZ, G.;PRIETO, D.; Murta, S. G.. Avaliação de Risco em Casos de Violência Perpetrada por Parceiro Íntimo: A Identificação da Reincidência e da Letalidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Avimar Ferreira Junior

SILVA, M. V. O.;TAVARES, M.; RIBEIRO, J. C. S.. Análise do discurso dos comentários em notícias de suicídios em portais da internet. 2014.

Aluno: Timóteo Madaleno Vieira

DINIZ, G.;TAVARES, M.; DINIZ NETO, O.; RIBEIRO, J. P.. O antigo e novo modelo de casamento no mundo evangélico: definições teóricas e análises empíricas do cenário brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Meirilane Naves da Silva

TAVARES, M.; CAIS, C. F. S.; OLIVEIRA, M. G.; COELHO, V. L. D.. A contribuição do diagnóstico descritivo e psicodinâmico para o planejamento do tratamento em casos de transtorno bipolar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniela Yglesias de Castro Prieto

TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; PASQUALLI, L.. fatores protetivos e fatores de risco para suicídio: avaliação através de escalas de auto-aplicação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Giovana Dal Bianco Perlin

DINIZ, G.; BUCHER, J. S. N. F.;TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.. Dimensões associadas à insatisfação no casamento de duplo-trabalho: além das escalas, por trás dos discursos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Estela Ribeiro Versiani

CELES, L. A. M.;TAVARES, M.; VIANA, T. C.; RIVERA, T. C.. A efetividade do processo de análise - Uma aboradagem à luz da noção de reconhecimento.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlene Maria Dias Tenório

RIBEIRO, J. P.;TAVARES, M.; PETRELLI, R.; HOLANDA, A. F.. O desenvolvimento da personalidade numa abordagem gestáltica. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sebastião Benício Costa Neto

ARAÚJO, T. C.;TAVARES, M.; COELHO, V. L. D.. Avaliação da qualidade de vida em pessoas portadoras de câncer da cabeça e pescoço. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elizabete do Nascimento

PASQUALLI, L.;TAVARES, M.TRÓCCOLI, B. T.. Adaptação e validação do WAIS-III para o contexto brasileiro. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de Brasília.

TAVARES, M.. Seleção de candidatos ao posto de Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. 1998. Universidade de Brasília.

TAVARES, M.. Seleção de candidatos ao posto de Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. 2000. Universidade de Brasília.

Orientou

Renan Lopes de Lyra

Perfil e fatores de risco e proteção em idosos com comportamento suicida; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Carlos Henrique Aragão Neto

Fatores de proteção e a intervenção preventida do suicído com adolescentes em escolas; Início: 2014; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Larissa Tavira

Sofrimento psíquico e comportamento suicida em uma página do Facebook; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Carmelita Gomes Rodrigues

Aliança terapêutica na psicoterapia online em atendimentos síncronos; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Tatiane Gouveia de Miranda

Autópsia psicológica: compreendendo casos de suicídio e o impacto da perda; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Carlos Eduardo da Silva Portela

O primeiro socorro na tentativa de suicídio: decisões e estratégias de intervenção em crise; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Karen Weizenmann da Matta

Evasão Universitária Estudantil: Precursores Psicológicos do Trancamento de Matrícula por motivo de Saúde Mental; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Artur Mamed Candido

O enlutamento por suicídio: Elementos de compreensão na clínica da perda; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Samita Batista Vaz dos Santos

O Método de Rorschach no Estudo de Casos de Tentativa de Suicído Clinicamente Grave; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Júlia Camarotti Rodrigues

A entrevista clínica no contexto do risco de suicídio; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Liliane Domingos Martins

Sofrimento psíquico grave e risco suicida: Uma análise pelo Método de Rorschach; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Cristina Marcos de Moura

Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte; 2007; 188 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Meirilane Naves

Uso de um modelo padronizado de registro clínico na psicoterapia psicodinâmica; 2007; 300 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Simone Bohry de Oliveira

Crise psicológica do universitário e trancamento geral de matrícula por motivo de saúde; 2007; 240 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Beatriz Montenegro

Eventos de vida e risco de suicídio em estudantes de uma universidade pública brasileira; 2005; 120 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Alexandre Domânico

Un estudo preliminar para desenvolvimento de um modelo de registro clínico em psicoterapia psicodinâmica; 2005; 129 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Darem Tashima

Indicadores de risco de suicídio em estudantes universitários; 2004; 225 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Daniela Ygelsias de Castro Prieto

Sofrimento narcísico e dificuldades nas relações de objeto nas tentativas de suicídio; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Ana Cristina Sanchotene Pinto Alcalde

Suicídio sob a Ótica das Relações Objetais na Prática Clínica; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Virgínia Nunes Turra

A validade de três indicadores de depressão por auto-relato; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Mara Rúbia de Camargo Alves

A avaliação empírica da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS): Um estudo inicial; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Vilma Valeria Dias Couto

Vínculo a pais e pares e comportamento suicida em adolescentes; 2017; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Marcela Novais Medeiros

Avaliação de risco em casos de violência contra a mulher perpetrada por parceiro íntimo; 2015; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Meirilane Naves da Silva

Uso de um modelo padronizado de registro clínico na psicoterapia psicodinâmica; 2013; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Reginaldo Torres Alves Júnior

Um sistema de análise de entrevistas forenses com crianças em casos de suspeita de abuso sexual; 2013; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Beatriz Montenegro Franco de Souza

História e Avaliação de Risco de Tentativa de Suicídio; 2012; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Daniela Yglesias de Castro Prieto

Indicadores de proteção e de risco para suicídio por meio de escalas de auto-relato; 2007; Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Ione Vasques Menezes

A contribuição da psicologia clínica na compreensão do burnout - um estudo com professores; 2005; 425 f; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Andre de Castro Ferreira

Avaliação do risco de suicídio por meio da análise de afetos intoleráveis associados ao risco iminente nas crises suicidas; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Marihá Camelo Madeira de Moura

Avaliação do risco de suicídio por meio da análise de indicadores clínicos: sinais e sintomas relacionados a transtornos e características de personalidade; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Marcelo da Silva Araújo Tavares;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, CARMELITA GOMES ; Tavares, Marcelo de Araújo . PSICOTERAPIA ONLINE: DEMANDA CRESCENTE E SUGESTÕES PARA REGULAMENTAÇÃO. PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO) , v. 21, p. 735-744, 2017.

  • AGUIAR, J. G. G. ; VERDE, G. K. G. R. V. ; Tavares, M. S. A. . Clínica Psicodinâmica do Trabalho: análise das vivências de colaboradores da limpeza. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v26.n2.2016 , v. 26, p. 197-206, 2016.

  • COUTO, V. V. D. ; Tavares, M. S. A. . Apego e risco de suicídio em adolescentes: estudo de revisão. Revista da SPAGESP , v. 17, p. 120-136, 2016.

  • PRIETO, D. Y. C. ; TAVARES, M. . Crise suicida: sofrimento narcísico e dificuldades nas relações de objeto. Alter: Revista de Estudos Psicanalíticos , v. 32, p. 25-40, 2014.

  • TAVARES, M. . Considerações Preliminares à Condução de uma Avaliação Psicológica. Avaliação Psicológica (Impresso) , v. 11, p. 321-333, 2012.

  • TAVARES, M. . Professor Emérito Jorge Ponciano Ribeiro. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO) , v. 23, p. 63-64, 2007.

  • ORSINI, Mara Rúbia de Camargo Alves ; TAVARES, M. ; TRÓCCOLI, B. T. . Adaptação brasileira da escala de atitudes disfuncionais (DAS). PSICO-USF (IMPRESSO) , Itatiba, v. 11, p. 25-33, 2006.

  • TAVARES, M. . Prevenção, riscos e identificação precoce. Psicologia, Ciência e Profissão - Diálogos , v. 2, n.3, p. 51-53, 2006.

  • RIBEIRO, J. P. ; TAVARES, M. ; ESPERIDIÃO, E. ; MURANI, Denize Bouttelet . Análise das diretrizes curriculares: Uma visão humanista na formação do enfermeiro. Revista Enfermagem (UERJ) , Rio de Janeiro, p. 403-409, 2005.

  • PRIETO, D. ; TAVARES, M. . Fatores de Risco para o Suicídio e Tentativa de Suicídio: Incidência, Eventos Estressores e Transtornos Mentais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , Rio de Janeiro, v. Prelo, 2005.

  • TAVARES, M. . Validade Clinica. Psico-USF , Universidade São Francisco, v. 8, n.2, p. 125-136, 2003.

  • TAVARES, M. . O papel do clínico pesquisador para o desenvolvimento da psicologia.. Psicologia. Reflexão e Crítica , Porto Alegre, v. 8, n.2, p. 10-20, 1997.

  • AMPARO, D. M. (Org.) ; OKINO, E. T. K. (Org.) ; OSORIO, F. L. (Org.) ; HISATUGO, C. L. C. (Org.) ; TAVARES, M. (Org.) . Livro de Programa e Resumos do VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. 1. ed. Brasília: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012. v. 1. 286p .

  • AMPARO, D. M. (Org.) ; OKINO, E. T. K. (Org.) ; OSORIO, F. L. (Org.) ; HISATUGO, C. L. C. (Org.) ; TAVARES, M. (Org.) . Métodos projetivos e avaliação psicológica: Atualizações, avanços e perspectivas. 1. ed. Brasília: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012. v. 1. 592p .

  • ANACHE, A. A. (Org.) ; TAVARES, M. (Org.) ; WERLANG, B. S. G. (Org.) ; NUNES, C. H. S. S. (Org.) ; PRIMI, R. (Org.) ; FERREIRA, M. C. (Org.) ; SANTOS, A. A. A. (Org.) ; VILLEMOR-AMARAL, A. E. (Org.) ; REPPOLD, C. T. (Org.) . Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. 1. ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2010. v. 1. 196p .

  • MEDEIROS, M. N. ; Tavares, Marcelo . Construção e validação de checklist de avaliação de risco de violência contra a mulher nas relações de intimidade. In: Stevens, C.; Oliveira, S.; Zanello, V.; Silva E.; Portela, C.. (Org.). Mulheres e violências: Interseccionalidades. 1ed.Brasília: Technopolitik, 2017, v. 1, p. 543-565.

  • Tavares, Marcelo ; Lordelo, S. R. ; MONTENEGRO, B. . Estratégias preventivas do suicídio com adolescentes nas escolas. In: Sheila Giardini Murta; Cristineide Leandro-França; Karine Brito dos Santos; Larissa Polejack. (Org.). Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015, v. 1, p. 1-.

  • MONTENEGRO, B. ; TAVARES, M. . Avaliação e julgamento clínico do risco agudo de suicídios. In: Ileno Izídio da Costa. (Org.). Sofrimento humano, crise psíquica e cuidado. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2014, v. 1, p. 1-337.

  • TAVARES, M. . Suicídio e o luto dos sobreviventes. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). O Suicídio e os Desafios para a Psicologia. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013, v. 1, p. 43-58.

  • Tavares, M. S. A. . Perguntas respondidas sobre o suicídio. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). O Suicídio e os desafios para a Psicologia. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013, v. 1, p. 143-146.

  • TAVARES, M. ; WERLANG, B. S. G. . O conceito de crise na Clínica da Intervenção em Crise. In: Terezinha de Camargo Viana; Gláucia Starling Diniz; Liana Costa Fortunato; Valeska Zanello. (Org.). Psicologia clínica e cultura contemporânea. 1ed.Brasília: Liber Livros, 2012, v. 1, p. 485-508.

  • NAVES, M. ; TAVARES, M. ; DOMÂNICO, A. ; VILLEMOR-AMARAL, A. E. . Registro Clínico: funções e benefícios. In: Terezinha de Camargo Viana; Gláucia Starling Diniz; Liana Costa Fortunato; Valeska Zanello. (Org.). Psicologia clínica e cultura contemporânea. 1ed.Brasília: Liber Livros, 2012, v. 1, p. 529-547.

  • TAVARES, M. . Da ordem social da regulamentação da Avaliação Psicológica e do uso dos testes. In: Alexandra Ayach Anache; Marcelo Tavares; Blanca Susana Guevara Werlang; Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes; Ricardo Primi; Maria Cristina Ferreira; Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Anna Elisa de Villemor-Amaral; Caroline Tozzi Reppold. (Org.). Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2010, v. 1, p. 31-56.

  • TAVARES, M. ; Osse, Cleuser M. C. ; MOURA, C. M. ; BOHRY, S. ; Rodrigues, Júlia Camarotti ; Portela, C. E. . Apoio psicológico e social a estudantes nas universidades brasileiras. In: G. G. Kullmann; L. L. Pozobon; R. M. Domingues; S. T. Mello. (Org.). Apoio estudantil: Reflexões sobre o ingresso e permanência no ensino superior. 1ed.Santa Maria, RS: Editora Universidade Federal de Santa Maria, 2008, v. 1, p. 255-287.

  • CODO, W. ; TAVARES, M. . Paranóia através do trabalho. In: Wanderley Codo. (Org.). O trabalho enlouquece? Um encontro entre a clinica e o trabalho.. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2004, v. 1, p. 207-238.

  • TAVARES, M. . A clínica na confluência da história pessoal e profissional. In: Wanderley Codo. (Org.). O trabalho enlouquece? Um encontro entre a clinica e o trabalho.. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2004, v. 1, p. 53-103.

  • TAVARES, M. . Modelos de Prevenção do Suicídio: Princípios e Estratégias. In: Marcelo Tavares. (Org.). Direitos Humanos e Violência. 1ed.Fortaleza: UNIFOR, 2004, v. 1, p. 1-1.

  • TAVARES, M. . A Entrevista Estruturada para o DSM-IV. In: Jurema Alcides Cunha. (Org.). Psicodiagnóstico V. 5ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, v. 1, p. 75-86.

  • TAVARES, M. . A Entrevista Clínica. In: Jurema Alcides Cunha;. (Org.). Psicodiagnóstico V. 5ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, v. 1, p. 45-56.

  • TAVARES, M. ; Daniela Diniz ; Rodrigues, Júlia Camarotti . Suicídio: Possível prevenir, impossível remediar. Constituição e Democracia, Brasília, DF, p. 8 - 9, 15 maio 2007.

  • MONTENEGRO, B. ; TAVARES, M. . Eventos de vida e risco de suicídio em estudantes de uma universidade pública brasileira. In: II Congresso Latinoamericano de Suicidologia da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC), 2007, Belo Horizonte - MG. Rev Med Minas Gerais 2006; 16 (4 Supl 3): 139 ? 220. Belo Horizonte - MG: Cooperativa Editora e de Cultura Médica Ltda., 2007. v. 4. p. 158-159.

  • TAVARES, M. . A Crise é Universal. In: 2ª Mostra Multicultural Milton Santos, 2004, Goiânia. Caderno de Textos da 2ª Mostra Multicultural Milton Santos. Goiânia: Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás, 2004. v. 1. p. 53-60.

  • TAVARES, M. ; PRIETO, D. ; MONTENEGRO, B. . Modelos em Saude Mental: Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Saúde, Justiça e Cidadania, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Petrópolis: ABRASCO, 2003. v. 8.

  • MONTENEGRO, B. ; TAVARES, M. ; PRIETO, D. . Prevenção do suicídio em estudantes universitários por meio da identificação precoce de risco. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Saúde, Justiça e Cidadania, 2003, Brasília. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2003. v. 8.

  • TAVARES, M. . Teoria da Técnica em Psicoterapia Psicodinâmcia Breve: O Processo Terapêutico Segundo Davanloo. In: III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo, 1996, Recife. Anais do III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo. Recife: Editora Fasa, 1995. v. 1. p. 107-111.

  • TURRA, V. N. ; TAVARES, M. ; SIMÔES, A. . Um estudo de caso de dificuldade de identidade segundo o modelo de psicoterapia dinâmica de Davanloo. In: III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo, 1996, Recife. Anais do III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo. Recife: Editora Fasa, 1995. p. 103-106.

  • SIMÔES, A. ; TAVARES, M. ; TURRA, V. N. . Um exemplo de processo de focalização em psicoterapia dinâmica breve: As primeiras sessões. In: III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo, 1996, Recife. Anais do III Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo. Recife: Editora Fasa, 1995. v. 1. p. 113-118.

  • TAVARES, M. . A validade clínica e o uso dos métodos projetivos. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012, Brasília. Livro de Programa e Resumos do VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Brasília: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012. v. 1. p. 11-11.

  • Rodrigues, Júlia Camarotti ; TAVARES, M. . Análise de casos clínicos de risco de suicídio. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. SP: Casa do Psicólogo, 2008. v. 1.

  • TAVARES, M. . Crise suicida e risco imediato: Equívocos comuns e imperativos clínicos. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. SP: Casa do Psicólogo, 2008. v. 1.

  • BONANI, E. W. K. A. C. ; Balsem Pinelli Jr. ; TAVARES, M. ; Jussane Oliveira . Rorschach: Psicodiagnóstico em Instituição Psiquiátrica. In: V Encontro da Associação Brasileira de Rorschach, 2008, Ribeirão Preto - SP. Anais do V Encontro da Associação Brasileira de Rorschach, 2008.

  • TAVARES, M. . A integração do método de Rorschach e da técnica de apercepção temática na avaliação de pacientes em risco de suicídio.. In: IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2006, Brasília. Métodos Projetivos: Investigações psicológicas, cultura e subjetividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. v. 1. p. 82-82.

  • TAVARES, M. . Working through negative transference with suicidal patients. In: 2nd International Suicidality and Psychoanalysis Congress, 2006, Londres. Relating to self-harm and suicide: Psychoanalytic perspectives on therapy, practice and prevention. Londres: The Tavistock and Portman NHS Trust, 2006. v. 1. p. 25-25.

  • TAVARES, M. . Identificando crise suicida:Indicadores clínicos de risco iminente e as diferenças da avaliação do risco de médio e longo prazo. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, SP. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

  • TAVARES, M. . Working through negative transference with suicidal patients. In: IV International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology, 2003, Brasília. Livro de Resumos do IV International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology. Brasília: Positiva Gráfica e Editora / ABRAFIPP, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • TAVARES, M. . Clinical work: Connecting personal and professional histories. In: IV International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology, 2003, Brasília. Livro de Resumos do IV International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology. Brasília: Positiva Gráfica e Editora / ABRAFIPP, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • TAVARES, M. ; PRIETO, D. ; MONTENEGRO, B. . Formas de violência e Risco de Suicídio em Adolescentes. In: I Encontro Internacional de Violência, Exclusão Social e Desenvolvimento Humano, 2003, Brasília. Caderno de Resumos do I Encontro Internacional de Violência, Exclusão Social e Desenvolvimento Humano. Brasília: LAPES / PED / IP / UnB, 2003. v. 1. p. 55-55.

  • TAVARES, M. ; PRIETO, D. ; MONTENEGRO, B. . Modelos em Saúde Mental: Intervenção em Crise e Prevenção do Suicído. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Saúde, Justiça e Cidadania, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 96-97.

  • MONTENEGRO, B. ; PRIETO, D. ; TAVARES, M. . Prevenção do suicídio em estudantes universitáriaos por meio da identificação precoce de risco.. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Saúde, Justiça e Cidadania, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 94-94.

  • PRIETO, D. ; TAVARES, M. ; MONTENEGRO, B. . Fatores de risco de suicídio e de tentativas de suicídio: Fatores estressores, eventos desencadeantes, quadros psicopatológicos e caracterísciticas de personalidade. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Saúde, Justiça e Cidadania, 2003, Brasília. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 839-839.

  • TAVARES, M. ; PRIETO, D. . Avaliação de risco de suicídio: Instrumentos de auto-relato e o Método de Rorschach. In: I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2003, Campinas. Anais do I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. v. 1. p. 1-1.

  • TAVARES, M. . Negative transference and treatment expectation with suicidal patients.. In: XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP), 2003, Estocolmo, Suécia. Abstract book of the XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP). Estocolmo: IASP, 2003. v. 1. p. 403:4-403:4.

  • PRIETO, D. ; TAVARES, M. . Suicide, narcisistic suffering and difficulties in object relations.. In: XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP), 2003, Estocolmo, Suécia. Abstract book of the XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP). Estocolmo: IASP, 2003. v. 1. p. P2:21-P2:21.

  • DINIZ, G. ; TAVARES, M. . Acting against the odds: Invoving families in suicide prevention.. In: XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP), 2003, Estocolmo. Abstract book of the XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP). Estocolmo: IASP, 2003. v. 1. p. 307:5-307:5.

  • TAVARES, M. ; DINIZ, G. ; MONTENEGRO, B. . Validation of suicide self-report instruments in portuguese.. In: XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP), 2003, Estocolmo. Abstract book of the XXII World Congress of the International Association for Suicide Prevention (IASP). Estocolmo: IASP, 2003. v. 1. p. P2:40-P2:40.

  • PRIETO, D. ; TAVARES, M. . Análise de fatores de risco: Estudos epidemiológicos sobre o suicídio.. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia, 2002, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • LOBO, F. ; BARROSO, R. ; TAVARES, M. . A construção em fantasia do self e das relações de objeto em pacientes com tentativa de suicídio. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia, 2002, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • TAVARES, M. . Avaliação psicológica nos diferentes contextos: A entrevista no contexto jurídico-forense. In: VI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2002, Belo Horizonte. Programa e Resumos do VI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva, 2002. v. 1. p. 31-31.

  • TAVARES, M. . Fundamentos de psicofarmacologia clínica. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • TAVARES, M. . Uma Reflexão Sobre os Aspectos Éticos e Técnicos do Treinamento Didático em Avaliação Psicológica. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica, 2001, Itativa, SP. Anais do IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. v. 1. p. 61.

  • TAVARES, M. . História e Avaliação do Risco de Tentativa de Suicídio (HeARTS): Um Modelo e Uso de Entrevista Clínica Semi-estruturada. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica, 2001, Itatiba, SP. Anais do IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. v. 1. p. 153.

  • PRIETO, D. ; MONTENEGRO, B. ; TAVARES, M. . Estudo de caso: Adolescente com Transtorno Borderline e História de Tentativas Sucessivas de Suicídio. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica, 2001, Itatiba, SP. Anais do IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e Oustras Técncias de Avaliação Psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. v. 1. p. 114-115.

  • TAVARES, M. . O procedimento de avaliação clínica para a psicoterapia psicodinâmica: Conjugando a entrevista e a técnica de apercepção temática. In: VIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2000, Serra Negra, SP. Anais da ANPEPP. Campinas, SP: Editora Átomo e Alínea Editora, 2000. v. 1. p. 175.

  • RODRIGUES, CARMELITA GOMES ; TAVARES, M. . Aliança terapêutica da psicoterapia breve online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, M. . Intervenção em situações de crise e prevenção do suicídio nas organizações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, M. . Promoção da Saúde como Elemento Formador no Contexto Universitário: O Papel do Apoio Psicológico e Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, M. . Apoio Psicológico e Social aos Estudantes Universitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, M. . Construindo novas perspectivas de atenção psicológica e social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, M. . A Ponte. São Paulo, SP: Imagem Filmes, 2007. (Tradução/Outra).

  • TAVARES, M. . A Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV, 1997. (Tradução/Outra).

Outras produções

MONTENEGRO, B. ; TAVARES, M. . Teste de Abuso na Infância. 2007.

TAVARES, M. ; MONTENEGRO, B. . História e Avaliação de Risco de Tentativa de Suicídio. 2007.

ORSINI, Mara Rúbia de Camargo Alves ; TAVARES, M. ; TRÓCCOLI, B. T. . Escala de Atitudes Disfuncionais. 2006.

TAVARES, M. ; MONTENEGRO, B. ; PRIETO, D. . Questionário de Comportamento Suicida Revisado. 2006.

TAVARES, M. ; PRIETO, D. ; MONTENEGRO, B. . Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa. 2006.

TAVARES, M. . História e Avaliação de Risco de Tentativas de Suicídio - HeARTS, Versão 3. 2012.

TAVARES, M. . Histório e Avaliação de Risco de Tentativa de Suicídio - HeARTS, Versão 2. 2007.

TAVARES, M. . História e Avaliação de Risco de Tentativa de Suicídio - HeARTS, Versão 1. 2000.

TAVARES, M. . Programa de Apoio Psicológico nas Tentativas de Suicídio. 2001.

TAVARES, M. . Programa de Apoio Psicológico nas Tentativas de Suicídio. 2000.

TAVARES, M. . Programa de Apoio Psicológico nas Tentativas de Suicídio. 1999.

ANGELINI, A. L. ; PROENCA, M. ; TAVARES, M. ; GUARESCHI, N. M. F. . Conselho Federal de Psicologia Entrevista com o Psicólogo Arrigo Leonardo Angelini. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TAVARES, M. . Direto de Brasília - Entrevista: Prevenção do Suicídio. 2006.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2012

    Atualização da SCID: Uma Entrevista para avaliação dos quadros psicopatológicos segundo o DSM-IV-TR., Descrição: Este projeto pretende atualizar a tradução e re-adaptar a SCID ? Entrevista Clínica Estruturada ? para a realidade brasileira, agora para o DSM-IV-TR. Trata-se de um método diagnóstico de 44 quadros psicopatológicos mais comuns em Saúde Mental, entre transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade, por uso de substâncias, somatoformes, de alimentação e de ajustamento. A SCID é um método internacionalmente reconhecido que apresenta os maiores índices de validade e fidedignidade no diagnóstico dos transtornos mentais, tanto para uso clínico quanto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador / Beatriz Montenegro - Integrante / Meirilane Naves - Integrante / Rodrigues, J. C. - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2008 - Atual

    Saúde Mental e Intervenção em Crise no contexto da Prevenção do Suicídio, Descrição: Este projeto de pesquisa visa examinar e desenvolver questões relativas às teorias, técnicas e tecnologias em Saúde Mental voltadas para a prevenção e a intervenção terapêutica em situações de sofrimento psíquico grave, nos transtornos mentais, nas situações de crise, de exacerbação sintomática aguda, de vulnerabilidade ou risco significativo, de ideação e/ou tentativas de suicídio, de violência, entre outras condições nas quais encontramos, via de regra, o comprometimento das estruturas da personalidade, quadros psicopatológicos e comorbidade. Essas pesquisas se organizam em três direções primordiais, voltadas para: (1) o estudo do psicodiagnóstico, das estratégias de avaliação psicológica, dos instrumentos e procedimentos de avaliação do risco de suicídio e da crise suicida, considerando a multiplicidade de métodos a alcance da psicologia clínica, como, por exemplo, por meio do uso de protocolos de entrevistas e de avaliação psicodiagnóstica, listas de checagem, testes psicológicos ou instrumentos por autorrelato (questionários); (2) o estudo dos procedimentos interventivos nas crises suicidas, considerando a avaliação de risco, as implicações psicodiagnósticas diferenciais, estruturais e psicodinâmicas, as vulnerabilidades evolutivas, as relações de suporte e redes de apoio, e as políticas de saúde; (3) desenvolver estratégias de intervenção preventiva visando particularmente o fortalecimento de fatores de proteção ao suicídio ao longo do desenvolvimento em diferentes populações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2012

    Fatores de proteção e de risco de suicídio: Meios de identificação precoce de risco de suicídio., Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de instrumentos de identificação precoce de risco de suicídio com a população universitária validando cinco instrumentos por auto-relato (questionários) internacionalmente reconhecidos. Entre eles estão: - Questionário de Comportamento Suicida Revisado; - Inventário de Razões para Viver; - Inventário de Resiliência ao Suicídio; - Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa e - Escala de Múltiplas Atitudes de Tendências Suicidas. Estes instrumentos têm potencial de uso em pesquisas, na prevenção e na clínica psicológica (intervenção em crise). Interessa-se também pela identificação de diversos indicadores clínicos a partir do Inventário de Personalidade Multifásico Minnesota (MMPI-2) e seus correlatos do risco de suicídio.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador / Daniela Ygelsias de Castro Prieto - Integrante / Gláucia Ribeiro Starling Diniz - Integrante / Darem Tashima - Integrante / Beatriz Montenegro - Integrante / Cristina M Moura - Integrante / Meirilane Naves - Integrante / Simone Bohry - Integrante / Liliane Domingos Martins - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 1999 - 2012

    ICPS: Saúde psicológica, intervenção em crise e prevenção do suicídio com estudantes universitários., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver metodologia de prevenção de crises no contexto universitário bem como mapear a situação dos estudantes, desde a identificação precoce de risco, o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de intervenção visando particularmente estudantes universitários com ideação suicida, que tenham feito uma tentativa recente ou que estejam em situação de risco ou de crise.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador / Gláucia Ribeiro Starling Diniz - Integrante / Darem Tashima - Integrante / Beatriz Montenegro - Integrante / Cristina M Moura - Integrante / Meirilane Naves - Integrante / Simone Bohry - Integrante.

  • 1997 - 2012

    HeARTS: História e avaliação de risco de tentativa de suicídio - Instrumental e formação de competências., Descrição: Este projeto visa desenvolver uma entrevista semi-estruturada para a avaliação da história de tentativas de suicídio ? incluindo (a) intencionalidade, métodos de tentativas, acessibilidade e letalidade dos métodos; (b) fatores precipitantes, determinantes pessoais (impulsividade, agressividade, qualidade de julgamento, capacidade de enfrentamento), determinantes situacionais (conflitos, estressores) e determinantes históricos (eventos de vida adversos, como negligência, abuso físico ou sexual, alcoolismo ou uso de drogas ilícitas na família); (c) a presença de transtornos mentais (depressivos ou outros quadros psicopatológicos) e (d) expectativa futuras e a motivação para o tratamento. Visa explorar este instrumento em seu potencial diagnóstico na intervenção em crise e na prevenção do suicídio e em seu potencial no treinamento de competências para profissionais que lidam com pacientes em risco de suicídio na identificação de situações críticas de risco iminente e no reconhecimento de estratégias de intervenção, como, por exemplo, reconhecimento da necessidade de apoio medicamentoso, de controle de acesso aos meios de autoextermínio ou de investimento na transição de cuidados para tratamento continuado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador / Daniela Ygelsias de Castro Prieto - Integrante / Beatriz Montenegro - Integrante / Meirilane Naves - Integrante / Rodrigues, J. C. - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 1997 - 2004

    ICTAE: Intervenção em crise na tentativa de auto-extermínio., Descrição: Este projeto visa acolhimento de pacientes após uma tentativa de suicídio de gravidade suficiente para gerar uma internação em uma unidade de emergência no sistema de saúde pública no intuito de (1) conhecer o perfil sócio-demográfico e clínico dos pacientes e (2) o desenvolvimento de estratégias clínicas e de intervenção em crise com estes pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador / Daniela Ygelsias de Castro Prieto - Integrante / Darem Tashima - Integrante / Fernanda Lobo - Integrante / Rodrigo Barroso - Integrante / Beatriz Montenegro - Integrante / Cristina M Moura - Integrante., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2

  • 1995 - 2002

    SCID: Entrevista clínica semi-estruturada para avaliação dos quadros psicopatológicos segundo o DSM-IV., Descrição: Este projeto visa a tradução e adaptação para a realidade brasileira da SCID ? Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV, desenvolvendo, para o uso no Brasil, um método internacionalmente reconhecido que apresenta maior confiabilidade e validade, tanto para uso clínico quanto de pesquisa, abrangendo o diagnóstico de 44 quadros psicopatológicos mais comuns em Saúde Mental, entre transtornos psicóticos, do humor, de ansiedade, por uso de substâncias, somatoformes, de alimentação e de ajustamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo da Silva Araújo Tavares - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2012

Diploma de Honra ao Mérito, Conselho Regional de Psicologia, 1ª Região.

1993

Outstanding Dissertation Award, United States International University.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica. , ICC Sul - Caixa Postal 4500, Campus Darcy Ribeiro, 71900970 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 4500, Telefone: (61) 31076961, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1993

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor como bolsista recém-doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2001

    Estágios , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio em psicologia forense e avaliação psicológica.

  • 03/1994

    Estágios , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Estágio realizado, Estágio em avaliação psicológica, psicoterapia e intervenção em crise.

  • 06/1993

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Psicoterapia e Psicodiagnóstico.

  • 04/1993

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Linhas de pesquisa

  • 04/1993

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Psicolgia Clínica, Métodos de Pesquisa em Psicolgia Clínica, Processos Inconscientes, Pesquisa I, Pesquisa II, Estudos Dirigidos I, Estudos Dirigidos II, Estágio Supervisionado em Prática de Ensino, Tópicos Especiais em Psicopatologia, Seminário de Psicologia Clínica

  • 04/1993

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção em Crise, Método de Rorschach, Psicopatologia I, Técnicas Projetivas, Tópicos Especiais em Psicodiagnóstico, Tópicos Especiais em Psicopatologia, Tópicos Especiais em Psicoterapia

  • 04/1993

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Bacharel, Estágio Supervisionado Psicólogo I, Estágio Supervisionado Psicólogo II, Estágio Supervisionado Psicólogo III, Pesquisa em Avaliação Psicológica, Pesquisa em Psicologia Clinica I, Pesquisa em Psicologia Clinica II, Pesquisa em Psicologia I, Pesquisa em Psicologia II, Teorias e Técncias Psicoterápicas I, Teorias e Técncias Psicoterápicas II

  • 09/2010 - 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Decanato de Assuntos Comunitários.,Linhas de pesquisa

  • 12/2005 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Cargo ou função, Membro do GT para elaboração da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio no Ministério da Saúde.

  • 05/2004 - 07/2004

    Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso no Fórum Permanente de Professores: Escola e professor como agente de prevenção do suicídio.

  • 07/2000 - 06/2004

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Cargo ou função, Sub-chefe de Departamento.

  • 06/1996 - 06/1999

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.,Cargo ou função, Membro da Coordenação de Pós-graduação representando a Área de Concentração em Psicologia Clínica.

2008 - 2012

Conselho Federal de Psicologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão Nacional em Avaliação Psicológica, Carga horária: 4

2001 - 2004

Conselho Regional de Psicologia 1ª Região

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 4

Outras informações:
A participação no Conselho de classe permite uma interfase mais realista com a profissão e uma oportunidade de influenciar o seu destino de modo coerente com os valores da academia, valorizando o uso da ética, da informação e do conhecimento cientificamente fundamentados no debate democrático e nas decisões da classe. Por esses motivos, confirmados por essa experiência, acredito que profissionais com experiência acadêmica devam se fazer presentes em cada gestão dos Conselhos de Psicologia, Regionais e Federal.

Atividades

  • 09/2001 - 09/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Avaliação Psicológica, .,Cargo ou função, Membro de comissão.

1985 - 1987

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvia trabalhos de intervenção terapêutica e prevenção de crises no contexto universitário. Os programas de prevenção de crises foram desenvolvidos e implementados em cinco turmas, para a Escola de Medician (2), Escola de Engenharia (1), Veterianária (1) e Psicologia (1). O trabalho de intervenção terapêutica englobava o apoio psicológico aos estudantes (psicoterapia individual e em grupo) e intervenção em crise (pronto-atendimento) em situações emergenciais.

Atividades

  • 09/1985 - 01/1987

    Serviços técnicos especializados , Pró Reitoria de Extensão, Divisão de Orientação Psicopedagógica.,Serviço realizado, Psicoterapia psicodionâmica individual e em grupo; avaliação clínica; prontoatendimento para intervenção em crise; programa de prevenção de crise com calouros.

1984 - 1985

Faculdades Integradas de Uberaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1984 - 08/1985

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupos e Relações Humanas

  • 08/1984 - 08/1985

    Extensão universitária , Departamento de Psicologia, Clínica de Apoio Psicológico.,Atividade de extensão realizada, Psicoterapia individual e de grupo.