Jean Charles Ribeiro Chagas

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2013) com habilitações em Literaturas e Línguas Portuguesa, Francesa e Brasileira; Especialista em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura pelo Centro de Avaliação e Capacitação Profissional do Maranhão - CAPEM - Santa Fé (2014); Pesquisas nas seguintes áreas: Cultura, Identidade, Imagem, Memória, Literatura, Cinema e Direitos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2025 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Título: O sobrevivente, o relato e o suicídio: imagem, discurso e memórias nas faces ocultas da Ditadura Militar.
Orientador: José Magno de Sousa Vieira

Especialização em Linguística, Literatura e Língua Portuguesa

2012 - 2014

Centro de Avaliação e Capacitação e Profissional do Maranhão
Título: Guarneci: a análise do discurso como fundamentação teórica aos estudos da oralidade e da transdisciplinaridade nas toadas do Auto do Bumba-meu-Boi em São Luís do Maranhão.
Orientador: Gleise Ingrid Sales Melo

Graduação em Letras

2008 - 2013

Universidade Federal do Maranhão
Título: A difícil arte de se comunicar: o conflito de vozes do mito no discurso do filme Babel.
Orientador: Naiara Sales Araújo

Formação complementar

2015 - 2016

Curso de Formação de Tutores do Profuncionário. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE, Brasil.

2015 - 2015

Lousas Digitais Interativas. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Formação em Educação a Distância para Tutores do Profuncionário. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Participação em eventos

Simpósio Internacional de Educação a Distância.ENCURTANDO AS DISTÂNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL. 2016. (Simpósio).

XIII Encontro Regional de Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).

X Encontros Humanísticos, NA Universidade Federal do Maranhão, este último (realizado em novembro de 2010) com apresentação de trabalho..Título: A construção da memória afro-brasileira em São Luís: relações entre o Tambor-de-Mina e a Festa do Divino. 2010. (Encontro).

22° Edição do Festival Brasileiro de Poesia do Maranhão-POEMARÁ.Capítulo sem versículo. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, J. C. R. . NARRATIVA E MEMÓRIA SEBASTIÂNICA: um rei português que virou encantado nas terras do Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, J. C. R. . Teoria da Adaptação: Literatura, Cinema e outras Mídias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, J. C. R. . O dilema de Nêgo Chico: a Análise do Discurso como fundamentação teórica aos estudos da Linguagem e da Memória no Auto do Bumba-meu-Boi em São Luís do Maranhão.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, J. C. R. . Encurtando as distâncias: uma reflexão sobre o sentido da tecnologia na educação atual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHAGAS, J. C. R. . Quem desencantar Lençóis vai abaixo o Maranhão: o mito e o discurso do Rei Sebastião nos Terreiros de Mina de São Luís do Maranhão.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, J. C. R. . A Construção da memória afro-brasileira em São Luís: relações entre o Tambor de Mina e a Festa do Divino.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CHAGAS, J. C. R. . GUARDA-ROUPAS. 2017; Tema: Crônicas textuais. (Site).

CHAGAS, J. C. R. . Coisas Pequenas. 2017; Tema: Crônica textual. (Site).

CHAGAS, J. C. R. . Perfeitas Imperfeições. 2017; Tema: Crônica textual. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial e a distância, Carga horária: 20

2015 - 2017

Fundação Nacional da Criança e do Adolescente

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Socioeducador, Carga horária: 36

2017 - 2018

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Pe. Macos Passerini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 40

2016 - 2018

Instituto de Ensino Superior Múltiplo

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor em disciplinas específicas, Carga horária: 60

Outras informações:
Aulas de Línguas e Literaturas ministradas nos anos de setembro de 2016, maio, agosto de 2017, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2018

2018 - 2019

LABORÁTORIO EDUCACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor em disciplinas específicas

Outras informações:
Aulas de Metodologia do Trabalho Científico em dezembro de 208 e janeiro de 2019.