Ana Maria Pires Novaes

Doutorou-se em Letras (subárea Estudos Linguísticos) em 2005, na Universidade Federal Fluminense, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Eduardo Falcão Uchôa. Nesta mesma instituição, obteve o grau de Mestre em Letras (2000), com pesquisa sobre a incidência dos conectores oracionais no português escrito contemporâneo. Graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, desde então, preocupa-se com questões relativas ao ensino de língua materna. Como professora adjunta, atuou no Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá e no Curso de Administração de 2002 a 2017. Exerceu também a função de Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Estácio de Sá - Campus Recreio. Até 2013, foi professora Adjunta da UNISUAM no curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local, na Graduação e na Pós-Graduação lato sensu. Coordenou o projeto de Extensão da UNISUAM Nivelamento em Língua Portuguesa e o projeto Rodas de Leitura/ Formação de Leitores. Durante muitos anos, foi professora do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro ISERJ e coordenou a equipe de Língua Portuguesa e Literatura do Curso de Formação de Professores dessa instituição. Desenvolveu projeto de iniciação científica, aprovado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, no período 2012-2013, Práticas Discursivas, Letramento e Gêneros Textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, para a melhoria dos índices de desempenho dos alunos do Ensino Médio do CIEP-326-Professor César Pernetta, localizado no Parque União, Complexo da Maré, Bonsucesso, Rio de Janeiro. Em 2016, teve novo projeto contemplado com financiamento pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (APQ1), intitulado A Linguagem dos Acórdãos: processos persuasivos e recursos retóricos em decisões que envolvem Direitos da Personalidade. Desde 2017, vem desenvolvendo o projeto de pesquisa Discurso Jurídico, Intertextualidade e Polifonia: a pluralidade de vozes nas decisões judiciais. Define como suas principais áreas de atuação os estudos da Linguagem, a linguagem jurídica, a Língua Portuguesa e seu ensino, dentro de uma perspectiva interacionista, inspirada por Bakhtin. Termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: gêneros discursivos; discurso e argumentação; letramento; práticas sociais e ensino de língua materna; cultura; educação não formal.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem/Estudos Lingüísticos)

2001 - 2005

Universidade Federal Fluminense
Título: Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos
Prof Dr. Carlos Eduardo Falcão Uchôa.

Mestrado em Letras (Língua Portuguesa)

1996 - 2000

Universidade Federal Fluminense
Título: Pesquisa e ensino: os conectores oracionais e sua incidência no português culto do Brasil,Ano de Obtenção: 2000
Prof Dr. Carlos Eduardo Falcão Uchôa.

Graduação em Letras (Português/ Literatura)

1967 - 1970

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

Extensão universitária em Lingüística Teórica e Lingüística Aplicada. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1996 - 1996

Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Filologia Românica História da Língua Portuguesa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Filologia Portuguesa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Estilística da Língua Portuguesa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Descrição do Português Moderno. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1996 - 1996

Estilística da Língua Portuguesa. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1994 - 1994

Projeto SED - Software Educacional. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos da Linguagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Discurso e Argumentação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOVAES, Ana Maria Pires . I Seminário de Pesquisa do Campus Recreio. 2017. (Outro).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; AVELAR, Kátia Eliane Santos . II Círculo de Debates em Desenvolvimento Local. 2012. (Outro).

NOVAES, Ana Maria Pires . Seminário de Pesquisa ?Experiências de Pesquisa em Letras? da Especialização em Língua Portuguesa: Leitura, Gramática e Produção de Textos. 2010. (Outro).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MICHELLI, Regina Silva ; MARUCCI, F. S. ; TINDO, C. L. ; SANTOS, A. M. S. . I CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM. 2010. (Congresso).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires . Seminário de pesquisa. 2010. (Outro).

NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de ; MICHELLI, Regina Silva . I Encontro de profissionais de Leitura e Produção de Textos. 2009. (Outro).

NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de ; MICHELLI, Regina Silva . V Simpósio de Língua e Literatura e I Colóquio de Pesquisa em Letras. 2009. (Outro).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MICHELLI, Regina Silva . V Simpósio de Língua e Literatura e I Colóquio de Pesquisa em Letras.. 2009. (Outro).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MICHELLI, Regina Silva . I Encontro de profissionais de Leitura e produção de Textos.. 2009. (Outro).

NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de . Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Letras. 2008. (Outro).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires . Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em Letras. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Direitos Humanos em Perspectiva.Direitos Humanos e Educação. 2018. (Seminário).

Direitos Humanos em Perspectiva.Direitos Humanos e Educação. 2018. (Seminário).

Mulher, Poder e Democracia - Semana Cultural da Justiça Feminina.Mulher e Arte. 2018. (Seminário).

IX SEMINÁRIO DE PESQUISA DA ESTÁCIO E V JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESA.Mediação e Direito 1. 2017. (Seminário).

XIII FELIN -Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ e I Congresso Internacional de Língua Portuguesa. Perspectivas Sociointeracionais dos Estudos da Linguagem e seus Reflexos no Ensino de Língua Materna. 2017. (Congresso).

XIII Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ (XIII FELIN) e I Congresso Internacional de Língua Portuguesa. PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA COM GÊNEROS TEXTUAIS NO CURSO DE DIREITO DA UNESA. 2017. (Congresso).

XIII Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ (XIII FELIN) I Congresso Internacional de Língua Portuguesa (I CILP). Intertextualidade e Polifonia: uma análise da hierarquia de vozes em Decisões dos Tribunais de Justiça Brasileiros. 2017. (Congresso).

VIII Seminário de Pesquisa da Estácio e IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA.PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2016. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa da Estácio.A linguagem dos Acórdãos: processos persuasivos e recursos retóricos em decisões que envolvem direitos da personalidade. 2015. (Seminário).

XII FELIN -Língua Portuguesa -Tradições e Modernidade. Práticas de Leitura e Escrita: propostas de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais/discursivos. 2015. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa Estácio e II Jornada de Iniciação Científica da UNESA.Estratégias Discursivas em Gêneros Textuais da Área Jurídica. 2014. (Seminário).

VI SINEFIL- Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Estratégias Discursivas em Gêneros Textuais da Área Jurídica: um olhar sobre a produção de textos de alunos do Curso de Direito da UNESA. 2014. (Simpósio).

Congreso Internacional Lectura 2013:para leer el XXI. Práticas Discursivas, Letramento e Gêneros Textuais:uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Práticas Discursivas em escola pública de Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

54 International Congress of Americanists:. Práticas Discursivas em Contexto de Educação Não Formal: uma experiência de letramento no Complexo da Maré. 2012. (Congresso).

I Simpósio de Estudos sobre Letramentos.Gêneros Textuais e Práticas de Letramento. 2012. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (VI SIGET).Universidade e Letramento: os gêneros discursivos como objeto de pesquisa e ensino. 2011. (Simpósio).

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais / Diversidades e (Des) Igualdades. Intercâmbio entre Oralidade e Escrita em Práticas Discursivas Escolares. 2011. (Congresso).

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA E III SIMPÓSIOINTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.Práticas Discursivas e Organização Social: O Letramento em Contexto de EducaçãNão Formal. 2011. (Simpósio).

XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguìstica e III Simpósio Internacional de Letras e Linguìstica. Letramento, Inclusão Social e Desenvolvimento Local. Práticas Discursivas e Organização Social: O Letramento em Contexto de Educação Não Formal. 2011. (Congresso).

II Seminário de Docência Superior UNISUAM. 2010. (Seminário).

X FELIN - UERJ. ?Práticas Discursivas, Letramento e Gêneros Textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro?. 2010. (Congresso).

XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente:políticas e práticas educacionais.PAINEL: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O TEXTO, O LINGÜÍSTICO, A PRODUÇÃO DE SENTIDO. 2010. (Encontro).

17 CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - 17 COLE LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA UNIVERSIDADE: CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO ALUNO. Fatores de Textualidade e Gêneros Discursivos: o resumo acadêmico como objeto de ensino em práticas de leitura e produção textual. 2009. (Congresso).

Círculo ? Rodas de Conversa Bakhtiniana-Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso ? GEGe. (Org.)..inguagem, interação e gêneros discursivos: reflexões em torno das questões centrais da proposta bakhtiniana. 2009. (Outra).

Semana Acadêmica do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).Relatório Jurídico. 2009. (Oficina).

Seminário de Pesquisa do programa Multidisciplinar de Pós-Graduação lato sensu em Letras. 2009. (Seminário).

V SIGET- Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Dissertação: de tipologia a gênero textual - uma proposta sob o olhar da interação. 2009. (Simpósio).

V Simpósio de Língua e Literatura da UNISUAM.A Língua portuguesa e sua Expressão no Mundo (Conferência). 2009. (Simpósio).

Dia da respondabilidade Social. Faculdade de Filosofia, Ciências e letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.Novo Acordo Ortográfico. 2008. (Outra).

IV Simpósio de Língua e Literatura da UNISUAM- Homenagem a Machado de Assis.As Relações Semânticas na Análise Gramatical. 2008. (Oficina).

IV Simpósio de Língua e Literatura da UNISUAM- Homenagem a Machado de Assis.Desvendando, através da Poesia, a Leitura e a Escrita. 2008. (Oficina).

VI Semana Acadêmica das Licenciaturas:Humanas letras e Matemática.Semântica: Associação de idéias e Linguagem Figurada. 2008. (Outra).

VI Semana Acadêmica das Licenciaturas:Humanas letras e Matemática.Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa ? ENADE (Palestra). 2008. (Outra).

XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, Tessituras, Interações, Convergências. As Muitas Vozes de uma Resenha Crítica: por uma Concepção Interativo-Dialógica da Linguagem. 2008. (Congresso).

Curso de Extensão (Centro Universitário Augusto Motta).Argumentação Jurídica (setembro a novembrode 2007). 2007. (Outra).

Curso de Extensão (Centro Universitário Augusto Motta).Argumentação Jurídica (abril a junho de 2007). 2007. (Outra).

II Simpósio de Língua e Literatura da UNISUAM.Língua Portuguesa: Pesquisa e Ensino (mesa redonda). 2006. (Outra).

IV Semana Acadêmica das Licenciaturas:Humanas, Letras e Matemática.Leitura e Produção Textual:Base semiótica para a educação do 3 Milênio. 2006. (Outra).

IV Semana Acadêmica das Licenciaturas:Humanas, Letras e Matemática.Estudos sobre a linguagem: Discurso e Interação. 2006. (Outra).

X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Carta: uma leitura bakhtiniana do gênero. 2006. (Congresso).

Simpósio de Língua e Literatura (UNISUAM).Leitura do conto ?A Cartomante? de Machado de Assis ( Coordenação da oficina). 2005. (Oficina).

A Língua Portuguesa em seus Múltiplos Aspectos. (UNISUAM).A Língua Portuguesa em seus Múltiplos Aspectos. 2004. (Outra).

Oficina de Formação Continuada: É possível uma Aula Diferente? (UNESA). 2002. (Oficina).

Gramática e Gramáticos:Novos Rumos da Descrição Gramatical (UFF).Descrição e Ensino: os conectores oracionais e sua incidência no Português culto do Brasil. 2001. (Encontro).

I Encontro do Curso Normal Superior 'Diálogos em Formação'. 2000. (Encontro).

Semana de Letras (UNISUAM).O Caráter Múltiplo da Leitura: A Formação de um Leitor Competente como Decorrência da Ação Pedagógica (mesa redonda). 2000. (Outra).

V Fórum de Estudos Língüísticos. 2000. (Outra).

IV Fórum de Estudos Língüísticos. 1999. (Outra).

III Fórum de Estudos Língüísticos. 1998. (Outra).

II Fórum de Estudos Lingüísticos. 1997. (Outra).

Curso de Atualização em Língua Portuguesa- Lingüística Teórica e Lingüística Aplicada ministrado pelo Prof. Eugenio Coseriu da Universidade de Tübingen/Alemanha) (UFF). 1996. (Outra).

I Fórum de Estudos Lingüísticos. 1996. (Outra).

I Seminário de Pós-graduação em Letras da UFF.I Seminário de Pós-graduação em Letras da UFF. 1996. (Seminário).

I Congresso de Leitura e de Literatura Infanto-Juvenil do Rio de Janeiro. 1994. (Congresso).

Seminário de Avaliação Diagnóstica. 1994. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávio César Silva de Freitas

MIRANDA, Maria Geralda de;AVELAR, Kátia Eliane SantosNOVAES, Ana Maria Pires. Portal Digital para Integração Empresa e Escola: Instrumento para a Cidadania. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Valmir de Sousa Farias

MIRANDA, Maria Geralda de; SEIXAS FILHO, J. T.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Mandioca como patrimônio Imaterial do Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Jessica Juliana Bezerra Gondim

CAMARA, T. M. N. L.; SANTOS, D. S.;NOVAES, Ana Maria Pires. Estratégias Produtivas no Trabalho com Leitura Literária no Ensino Fundamental: uma experiência que deu certo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natércia Almeida Lacerda

PEREIRA, M. T. G.; CAMARA, T. M. N. L.;NOVAES, Ana Maria Pires. Falar, Escutar, Ler e Escrever na Escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Pinto da Silva

MIRANDA, Maria Geralda de; VITERBO FILHO, J.;NOVAES, Ana Maria Pires; WINTER, E.; DUSEK, P. M.. Ferramenta de Orientação para Elaboração de Texto Argumentativo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Giselle da Silva Botelho

MIRANDA, Maria Geralda de; SOUZA, R. O. L.; DUSEK, P. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; SILVA, M. L.. Turismo Cervejeiro como Alternativa de Desenvolvimento Local para a cidade de Petrópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Paulo Sisto Freitas

MIRANDA, Maria Geralda de; SEIXAS FILHO, J. T.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Cultura Quilombola na Culinária: da Agrofloresta para o Turismo Gastronômico. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Valter Agustinho de Melo

AVELAR, Kátia Eliane Santos; MIRANDA, Maria Geralda de;NOVAES, Ana Maria Pires. ECOLETA: uma proposta para o recolhimento adequado de resíduos sólidos domésticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Shirley Araujo Cabral

AVELAR, Kátia Eliane Santos; WINTER, E.;NOVAES, Ana Maria Pires. Teoria Construtivista: Inclusão Social de Alunos com Baixo Rendimento no Processo de Alfabetização. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Aline Cristina Cruz e Lima

CÂMARA, Tânia Maria Nunes Lima; SANTOS, D. S.;NOVAES, Ana Maria Pires. Leitura no Ensino Médio: a interdisciplinaridade como orientação metodológica de um ensino produtivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Vidal de Vargas

CAMARA, T. M. N. L.; PEREIRA, M. T. G.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Alma Peregrina do Texto Literário e os Desafios de sua Escolarização. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosana da Silva Berg

NOVAES, Ana Maria Pires; CAMARA, T. M. N. L.; MIRANDA, Maria Geralda de; Avelar, K. E. S.. PROFICIÊNCIA LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO SAERJINHO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Denis Fernandes de Oliveira

CÂMARA, Tânia Maria Nunes Lima;NOVAES, Ana Maria Pires; PEREIRA, M. T. G.. Pedra, Pedro que só quero pedros, pedra!: o valor expressivo das frases nominais na leitura de Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Lanzellotti Neto

FERNANDO, H. J.; Avelar, K. E. S.;NOVAES, Ana Maria Pires; SEIXAS FILHO, J. T.; MIRANDA, Maria Geralda de. . O PERFIL DO DOCENTE E O USO DO LÚDICO PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Jogos matemáticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Alessandra Ferreira

CÂMARA, Tânia Maria Nunes Lima; ARAUJO, L. D.;NOVAES, Ana Maria Pires. Leitura e Produção de Textos no Ensino Médio:da estaticidade conservadora ao dinamismo de uma proposta dialógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Soares Dutra

CAMARA, T. M. N. L.;NOVAES, Ana Maria Pires; PEREIRA, M. T. G.. O Espaço da Oralidade na Aula de Língua Portuguesa:o que propõem os PCN e o que os livros didáticos oferecem. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Jose Tavares do Carmo

MIRANDA, Maria Geralda de; CARMO, R. J. T.;NOVAES, Ana Maria Pires; SANTOS, E. M.; SILVA, R. F.. A Festa da Penha:Cultura Popular e Desenvolvimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Marilane da Costa Gonçalves

GONCALVES, M. C.; CASTAGNA, A.;NOVAES, Ana Maria Pires; CASSANO, M. G.; CAMARA, T. M. N. L.. A importância do professor dos períodos iniciais em curso de nível superior: por um trabalho de mediação e na superação de dificuldades de leitura e escrita.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Maria Aparecida dos Santos Siqueira

MIRANDA, Maria Geralda de; CASSANO, M. G.;NOVAES, Ana Maria Pires; PEREIRA, L. R.; Avelar, K. E. S.. Letramentos Formal e Não Formal:Ferramentas de Inclusão Social na Inter-Ação Família-Escola e Aluno. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Talita da Silva Campos

NOVAES, Ana Maria Pires; VASCONCELLOS, Z. M. C.; CÂMARA, Tânia Maria Nunes Lima. A Prova Brasil e a contribuição para os processos de letramento e formação de alunos leitores. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marise Ferreira da Motta

NOVAES, Ana Maria Pires; MOLLICA, M. C. M.; SANTOS, D. V.. O Fenômeno Variável da Concordância Verbal em Redações da EJA: Uma Abordagem Sociolingüística. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Roberto de Araújo

MIRANDA, Maria Geralda de;NOVAES, Ana Maria Pires; CAMARA, T. M. N. L.. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: José Enildo Elias Bezerra

PEREIRA, M. T. G.; RIBEIRO, A. A.; CAMARA, T. M. N. L.;NOVAES, Ana Maria Pires; PIMENTEL, C.. Leitura, Produção Textual e Reescrita no Ensino Médio: uma experiência na Amazônia Oriental. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Damiana Maria de Carvalho

PEREIRA, M. T. G.; SANTOS, D. S.; CARNEIRO, F. M.;NOVAES, Ana Maria Pires. Leitura e Reescritura de Microcontos: a Relevância na Sala de Aula. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábia dos Santos Marucci

MARIANI, Bethânia Sampaio Corrêa; ROMÃO, Lucília Maria Sousa;NOVAES, Ana Maria Pires. Os sentidos da falta de leitura: uma abordagem discursiva. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jessica Juliana Bezerra Gondim

CAMARA, T. M. N. L.; SANTOS, D. S.;NOVAES, Ana Maria Pires. Estratégias no Ensino de leitura Literária para o 6 e 7 anos do Ensino Fundamental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Sisto Freitas

MIRANDA, Maria Geralda de; SEIXAS FILHO, J. T.;NOVAES, Ana Maria Pires. Quilombo do Campinho da Independência:da Agrofloresta para a Mesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Valmir de Sousa Farias

MIRANDA, Maria Geralda de; SEIXAS FILHO, J. T.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Mandioca na Cozinha Quilombola. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Shirley Araujo Cabral

NOVAES, Ana Maria Pires; WINTER, E.; Avelar, K. E. S.. Teoria Construtivista:Inclusão Social de Alunos com Baixo Rendimento no Processo de Alfabetização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Leonardo Lopes Campos

AVELAR, Kátia Eiane Santos; WINTER, E.;NOVAES, Ana Maria Pires. Modelo de Simulação para Implantação de Melhorias Sustentáveis em Processos Produtivos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Valter Agustinho de Melo

AVELAR, Kátia Eliane Santos; MIRANDA, Maria Geralda de;NOVAES, Ana Maria Pires. ECOLETA: uma proposta para o recolhimento adequado de resíduos sólidos domésticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Flávio César Silva de Freitas

MIRANDA, Maria Geralda de;AVELAR, Kátia Eliane SantosNOVAES, Ana Maria Pires. Portal Digital para Integração Empresa e Escola: Instrumento para Cidadania. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Vinicius Pinto da Silva

MIRANDA, Maria Geralda de; REZENDE, A. L. T.;NOVAES, Ana Maria Pires; VITERBO FILHO, J.. Software de Orientação para Elaboração de Texto Argumentativo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Rachel Vieira Rebouças de Carvalho

NOVAES, Ana Maria Pires; CASSANO, M. G.; CAMARA, T. M. N. L.. Mudança comportamental possível através do letramento: contribuições para o desenvolvimento local.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Verônica Rosa dos Santos

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. O discurso argumentativo em sentenças penais. 2009.

Aluno: Adriana Lopes de Oliveira

MIRANDA, Maria Geralda de; CAMARA, T. M. N. L.;NOVAES, Ana Maria Pires. Classificados e ?Classificados Poéticos?: gêneros textuais e ensino. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Alex Ribeiro Cerqueira

MIRANDA, Maria Geralda de; ALMEIDA, Flavio Garcia de;NOVAES, Ana Maria Pires. A Retórica em Contos de Humor Brasileiros. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: MARCIA PINHEIRO

NOVAES, Ana Maria Pires; CAMARA, T. M. N. L.. A Fala Política: Lula e seus tropos.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Elizabeth Araujo Vidal

NOVAES, Ana Maria Pires. A arte da persuasão: uma análise do filme "Doze homens e uma sentença". 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Tatiana da Silva Oliveira

NOVAES, Ana Maria Pires. Vendendo para mulheres: peças publicitárias da Revista Veja (maio de 2007) dirigidas ao público ao público feminino. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Islane Santos Bastos

NOVAES, Ana Maria Pires. Olhares sobre a literatura africana: religiosidade como fator de resistência cultural. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Soraya da Silva Pery

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. A construção do discurso argumentativo na mídia jornalística. 2007.

Aluno: Bárbara Vieira Souza

NOVAES, Ana Maria Pires; RIBEIRO, Anderson da Silva; MIRANDA, Maria Geralda de. A escrita como atividade intelectual e criativa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Glaucia Gama Figueiredo

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de; RIBEIRO, Anderson da Silva. Incentivo e promoção da leitura no Ensino Fundamental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Luciana Mendes Santos

NOVAES, Ana Maria Pires. A literatura e suas práticas: leitura, texto e metodologia. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Literários) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina de Oliveira Fragoso

NOVAES, Ana Maria Pires; LINHARES, L. I.; COUTO, A. P. B. M.. A Certidão de Dívida Ativa como Título Passível de Protesto em Cartório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Dandara Aída Pinho Alves

LINHARES, L. I.;NOVAES, Ana Maria Pires; COUTO, A. P. B. M.. Guarda Compartilhada: uma abordagem sob o foco do Melhor Interesse do Menor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiza Lima Menezes dos Santos

COUTO, A. P. B. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; LINHARES, L. I.. Inconstitucionalidade da Redução da Maioridade Penal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

COUTO, A. P. B. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; LINHARES, L. I.. O Desrespeito ao Direito Internacional e a Falta de Punição do Estado Infrator: o caso da Prisão de Guantánamo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: MARIA DO CARMO FERREIRA JAZBIK

CUNHA NETO, M. J.;NOVAES, Ana Maria Pires. O Atraso na Entrega das Chaves do Imóvel sob a Ótica do CDC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Wagner dos Santos Rosa

PEREIRA, F. S. L.;NOVAES, Ana Maria Pires; MACEDO, I. F.. A Ineficácia do Sistema Penitenciário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gustavo Leite Pereira

QUEIROZ, J. C.; ARAUJO, L. G. V.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Responsabilidade Civil do Motociclista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiz Ricardo Martins Lopes Filho

NOVAES, Ana Maria Pires; QUEIROZ, J. C.; ARAUJO, L. G. V.. Análise da Constitucionalidade Material da Proposta de Emenda à Constituição n171/1993 sobre Redução da Maioridade Penal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alexandre Giacobbo Kopezynski

QUEIROZ, J. C.; ARAUJO, L. G. V.;NOVAES, Ana Maria Pires. Assédio Moral e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sergio Santos de Souza

QUEIROZ, J. C.; ARAUJO, L. G. V.;NOVAES, Ana Maria Pires. Responsabilidade Civil do Estado: uma análise de suas características e controvérsias sobre atos jurisdicionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Simone Santos Amaral

ESPOSEL, G. V.; SILVA, M. C. F.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Inconstitucionalidade da Redução da Maioridade Penal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tatiana Linhares Fernandes

FRAGA, F. S. E.; MADEIRA, A. S.;NOVAES, Ana Maria Pires. O Princípio da Boa Fé Objetiva na Fase Pré-Contratual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aline Araujo Ferreira

FRAGA, F. S. E.; MADEIRA, A. S.;NOVAES, Ana Maria Pires. O Direito Autoral na Era Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fábio de Almeida Lopes

TAVARES, F.de A. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; CAMPOS JUNIOR, R.G.R.. A Função Punitivo-Pedagógica do Dano Moral.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rodrigo Mendonça de Castilho

TAVARES, F.de A. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; CAMPOS JUNIOR, R.G.R.. Síndrome da Alienação Parental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sérgio Gondinho Valente

TAVARES, F.de A. M.;NOVAES, Ana Maria Pires; CAMPOS JUNIOR, R.G.R.. Aquisição de Imóvel Rural por Empresa Brasileira Controlada por Estrangeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Eduardo Paladino

NOVAES, Ana Maria Pires; MORAES, E. B. de M.; MACEDO, I. F.. A Defesa do Consumidor e o prejuízo para o Fornecedor: omissão da Lei 8078/90 quando do abandono de máquinas e equipamentos pelo Consumidor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Karla Moreira Branco

MORAES, E. B. de M.;NOVAES, Ana Maria Pires; MACEDO, I. F.. A Validade Jurídica do Contrato de Namoro e o Reconhecimento do Namoro Qualificado frente aos Pressupostos da União Estável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Jorge Alberto Pimentel Leal

NOVAES, Ana Maria Pires; ARAUJO, L. G. V.; SILVA, M. L. A. E.. Garantia da Ordem e da Lei:aspectos constitucionais e infraconstitucionais que delimitam esta atribuição subsidiária das Forças Armadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Patrícia de Souza Carvalho

NOVAES, Ana Maria Pires; ARAUJO, L. G. V.; SILVA, M. L. A. E.. O Populismo Penal e a Falência das Políticas Criminais Brasileiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ROSANA PEREIRA BATISTA

NOVAES, Ana Maria Pires; SILVA, M. C. F.; MELLO, A. C.. O Dano Moral nas Causas de Direito do Consumidor: a problemática da reparação do dano moral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thalys Gessário Pereira

NOVAES, Ana Maria Pires; SILVA, M. L. A. E.; ARAUJO, L. G. V.; ESPOSEL, G. V.. A Ineficiência Estatal na Ressocialização do Cidadão Apenado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rafael Borges Canaan

NOVAES, Ana Maria Pires; ARAUJO, L. G. V.; SILVA, M. L. A. E.. Direito Penal do Inimigo e sua Aplicabilidade no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marilane da Costa Gonçalves

CASSANO, M. G.;NOVAES, Ana Maria Pires; CAMARA, T. M. N. L.. A importância do professor dos períodos iniciais em curso de nível superior: por um trabalho de mediação e na superação de dificuldades de leitura e escrita.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Thaís Cristina Coutinho Guedes

VELOSO, Ataide José M.;NOVAES, Ana Maria PiresMOTTA, Marise Ferreira da. A Banalização do Jargão Militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Fabiana Carvalho Barros

VELOSO, Ataide José M.;NOVAES, Ana Maria PiresMOTTA, Marise Ferreira da. O Social em Jorge Amado: Capitães de Areia e Mar Morto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Ricardo Barbosa dos Santos

VELOSO, Ataide José M.;NOVAES, Ana Maria PiresMOTTA, Marise Ferreira da. A Polêmica dos Estrangeirismos e seu Uso na Administração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: JANAINA TEIXEIRA DE SOUZA

CARVALHO, Leda de;NOVAES, Ana Maria PiresMOTTA, Marise Ferreira da. Quem Nunca Sentiu Ciúme que Atire a Primeira Pedra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Rosinete da Silva Moraes

NOVAES, Ana Maria Pires; SAMU, L.. Aspectos lingüísticos no romance ?Macunaíma?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Andréa Leonço Baptista

NOVAES, Ana Maria Pires; SAMU, L.. O Carnaval da Língua Portuguesa: as metáforas caem no samba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Wagner Bonfim dos Santos

NOVAES, Ana Maria Pires; SAMU, L.. Polissemia nas Manchetes de Jornais. 2007.

Aluno: Casemiro Moreira Filho

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. O Aspecto Sintático na obra O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago: uma representação pós-moderna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Roberto Ponciano Gomes de Souza Junior

NOVAES, Ana Maria Pires; DIAS, Helena. A Influência de Frederico garcia Lorca na Evolução da Poesia de Pablo Neruda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Maria Celma da Silva Alleluia

NOVAES, Ana Maria Pires; SAMU, L.. Gírias como Forma de identificação de um Grupo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Anelize da Silva Ambrósio

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. As Identidades Africanas nas Personagens de Mia Couto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Bruno da Costa Ribeiro

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. A Roupa Nova das Cantigas Provençais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Arilene Oliveira de Moraes

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. Álvaro de Campos: um seguidor de Walt Whitman. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Larissa Conceição Sabino Silva

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. A Alegria em Ensaio sobre a Cegueira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Luiza Helena Soares Benita

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. Mulher Sinônimo de Opressão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Daiana Brandão Pereira

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. A Ilha Desconhecida: A Grande Metáfora entre o Sonho e a Realidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Adriana Gomes de Jesus

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. Literatura Africana no Ensino Fundamental: uma Proposta de Leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Roberto Frazão Coelho

RAMIREZ, Fátima; VELOSO, Ataide José M.;NOVAES, Ana Maria Pires. A Importância dos Phrasal Verbs, Idioms e Slangs no aprendizado de Língua Inglesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Cristiane Purcena Antônio

NOVAES, Ana Maria Pires; MIRANDA, Maria Geralda de. Mítica da Epopeia de Camões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta.

Aluno: Andrea de Albuquerque B

NOVAES, Ana Maria Pires. B. de Oliveira.Adoção por homossexuais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcia Elia de Marsillac

NOVAES, Ana Maria Pires. Incidência de contribuição previdenciária sobre salário indireto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: José Renato Pereira Rangel

NOVAES, Ana Maria Pires. A caracterização do dano moral nos serviços prestados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Audrey Gomes Vieira Sayão

NOVAES, Ana Maria Pires. A evolução histórica do concubinato no D. Família. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maristela Albuquerque Guimarães

NOVAES, Ana Maria Pires. DNA - Engenharia genética avanço tecnológico revolucionário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra Escobar Vieira

NOVAES, Ana Maria Pires. Responsabilidade civil por erro médico na cirurgia plástica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: João Paulo Lacerda M

NOVAES, Ana Maria Pires. Ramos.A visão consumista do contrato de arrendamento mercantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vera Lúcia Pereira S

NOVAES, Ana Maria Pires. Maia.A função social da propriedade e o D. da superfície. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LILIANE DOS SANTOS

NOVAES, Ana Maria Pires. As provas ilícitas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Dulcenéa Garçone Paiva

NOVAES, Ana Maria Pires. Responsabilidade civil do cirurgião plástico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernanda de Araújo Quintella

NOVAES, Ana Maria Pires. Fatos e vícios do produto na relação de consumo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Michele Delphin de Oliveira

NOVAES, Ana Maria Pires. Serviço público essenciais à luz do CDC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Nélio Brito Monteiro

NOVAES, Ana Maria Pires. Procedimento sumaríssimo da justiça trabalhista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Shelly Cristine Peclat Cordeiro Stanler

NOVAES, Ana Maria Pires. Responsabilidade civil subjetivo do Estado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Valessa Nascimento Valido da Conceição

NOVAES, Ana Maria Pires. A ineficácia das penas privativas recup. do condenado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ivy Cristina Soares Maia

NOVAES, Ana Maria Pires. Das comissões de conciliação prévia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Maria Telles Benzi de Castro

NOVAES, Ana Maria Pires. A justa causa no direito trabalhista: alcoolismo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Glorita Cafaty de Carvalho

NOVAES, Ana Maria Pires. Flexibilização das normas trabalhistas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Elisângela Cardoso Figueira

NOVAES, Ana Maria Pires. Erro médico em cirurgias plástica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Renata Mauro D

NOVAES, Ana Maria Pires. Annechino.Reprodução assistida sob a ótica do Direito Brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ricardo Nabuco R

NOVAES, Ana Maria Pires. dos Santos.Ônus de sucumbência progressivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Estefanio

NOVAES, Ana Maria Pires. Crimes na internet. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Francisco Burgos Sande e Oliveira

NOVAES, Ana Maria Pires. Cargo RM Comissão - Contribuição Previdenciária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Pablo Dacosta Sartori

NOVAES, Ana Maria Pires. A marca na propriedade industrial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana Prado Paiva

NOVAES, Ana Maria Pires. Eutanásia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Danielle Regnier de Souza Braga

NOVAES, Ana Maria Pires. Prisão cautelar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carlos Augusto Azevedo

NOVAES, Ana Maria Pires. Contratação dir. bens/serviçosAP, com dispensa/resig. licitação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Shirlei A

NOVAES, Ana Maria Pires. da Silva.A LEP e o trabalho do preso com solução para readaptação social. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcello Pucú de Stephano

NOVAES, Ana Maria Pires. O processo de impeachment: legalidade e moralidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Andressa Manuela C

NOVAES, Ana Maria Pires. Medeiros.O servidor público diante da reforma administrativa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alexsandro Barros de Sá

NOVAES, Ana Maria Pires. Responsabilidade civil do erro médico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paula Martins Moraes dos Santos

NOVAES, Ana Maria Pires. O aparelho repressor do Estado e o abuso de poder. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vanessa Cristina V

NOVAES, Ana Maria Pires. da Silva.Responsabilidade civil do médico em cirurgias plásticas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt

BITTENCOURT, Terezinha Maria da Fonseca Passos. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Terezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt

BITTENCOURT, Terezinha Maria da Fonseca Passos. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Claudio Cezar Henriques

HENRIQUES, Claudio Cezar.; UCHOA, Carlos Eduardo Falcão; VALENTE, André; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; BITTENCOURT, Terezinha M. F. Passos. Entre a Fala e a Escrita: uma proposta de ensino da língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Claudio Cezar Henriques

HENRIQUES, Claudio Cezar.; UCHOA, Carlos Eduardo Falcão; MONNERAT, Rosane. Pesquisa e Ensino: os conectores oracionais e sua incidência no português culto do Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Maria Teresa Gonçalves Pereira

PEREIRA, M. T. G.. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Rosane Santos Mauro Monnerat

MONNERAT, R. S. M.; UCHOA,C. E. F.; HENRIQUES, C. C.. Os conectores oracionais e sua incidência no português culto do Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Regina Silva Michelli Perim

MICHELLI, Regina; UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; HENRIQUES, Claudio Cezar; VALENTE, André Crim; BITTENCOURT, Teresinha Maria F P. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

André Crim Valente

UCHÔA, C. E. F.; PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves; HENRIQUES, Claudio Cezar;VALENTE, A. C.; BITTENCOURT, Terezinha. Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos. 2005. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Lanzelotti Neto

; O ensino de matemática: é possível aprender com prazer?; ; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Coorientador);

Rosana da Silva Berg

Ler, contar e ouvir histórias um caminho para o letramento na Biblioteca Comunitária do Complexo do Alemão; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Maria Aparecida dos Santos Siqueira

Letramentos formal e não formal: ferramentas de inclusão social na inter-ação família, escola e aluno; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Edna Parizze de Viveiros

Livros, Leitura e Biblioteca Escolar: um Projeto para o Letramento; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Maria Madalena da Silva Garcez

O protagonismo infanto-juvenil: o diálogo como instrumento do desenvolvimento local; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Petronilha Alice Almeida Meirelles

Educação de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento Local: uma experiência de letramento a partir dos gêneros textuais; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

VERA APARECIDA MONTEIRO SILVA ABRANTES

Estação Leitura: Perfil de leitores trabalhadores; ; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Coorientador);

Ricardo Jose Tavares do Carmo

A festa da Penha e a Importância da cultura para o desenvolvimento local; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Coorientador);

MARIA INÊS FERNANDES CAMÊLO

Proposta de implantação de parceria escola-empresa no curso técnico de segurança do trabalho do CEFET; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Coorientador);

Cássia Guimarães Armando

Cotidiano escolar; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta; (Coorientador);

Maria da Luz dos Santos Rodrigues

O Gênero Letra de Música como Recurso Pedagógico para o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Rose Elen de Azevedo

O Texto de Opinião: estratégias argumentativas; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Amanda Barbosa Martins

Discurso Jurídico, Intertextualidade e Polifonia:a Pluralidade de Vozes nas decisões Judiciais; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Rafaela Jorge Fachini

Discurso Jurídico, Intertextualidade e Polifonia:a Pluralidade de Vozes nas decisões Judiciais; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Júlia Braga Lemos Teixeira de Melo

DISCURSO JURÍDICO, INTERTEXTUALIDADE E POLIFONIA: A PLURALIDADE DE VOZES NAS DECISÕES JUDICIAIS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito; (Orientador);

Júlia Braga Lemos Teixeira de Melo

A Linguagem dos Acórdãos: processos persuasivos e recursos retóricos em decisões que envolvem Direitos da Personalidade; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Natasha Gomes de Almeida Munhoz

DISCURSO JURÍDICO, INTERTEXTUALIDADE E POLIFONIA: A PLURALIDADE DE VOZES NAS DECISÕES JUDICIAIS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito; (Orientador);

Michele Mileipp P

da Cruz; PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE: os gêneros discursivos da ordem do argumentar como objeto de pesquisa e de ensino; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Waleska Fraga de Araujo Martins

Práticas Discursivas, letramento e Gêneros Textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Rosilene Oliveira Silva

Práticas Discursivas, letramento e Gêneros Textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Cristiane Fernandes do Carmo

GÊNEROS DISCURSIVOS e ENSINO: do simulacro da sala de aula à produção eficiente de diferentes textos na vida social questões linguísticas, culturais e pedagógicas; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Veronica Pinheiro de Souza de Carvalho

GÊNEROS DISCURSIVOS e ENSINO: do simulacro da sala de aula à produção eficiente de diferentes textos na vida social - questões linguísticas, culturais e pedagógicas; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Rosilene Oliveira Silva

Rodas de Leitura /Formação de Leitores; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Augusto Motta; (Orientador);

Sandra Ferreira Coelho

Exercício da Cidadania em um Mundo sem Fronteiras:uma Proposta de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa como Instrumento de Inserção Social e Geração de Renda; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta,; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Raquel Vieira Rebouças de Carvalho

; Mudança Comportamental possível através do Letramento: contribuições para o Desenvolvimento Local; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Jane Casadonte Heringer

Acessibilidade e Inclusão de alunos com Necessidades Especiais: um estudo de caso na escola técnica estadual Visonde de Mauá; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta,; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

José João Valente

Currículo Escolar, Mercado de Trabalho e Inovação: uma Proposta de Atualização Contínua; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta,; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Solange da Silva Chaves

A questão da leitura no Ensino Médio nas empresas de transportes urbanos da cdade do Rio de Janeiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Aldenice Elias de Lima

A Importância da Contextualização dos Conteúdos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria da Glória de Medeiros

Intertextualidade e paródia: uma análise de Novas Fábulas Fabulosas de Millôr Fernandes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Daniela de Carvalho Silva

Pontuação: aspectos sintáticos, semânticos e estilísticos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria de Fátima Coelho da Silva

As marcas da Oralidade na Escrita dos Alunos da EJA: uma proposta para o ensino da ortografia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Andreá Dias Samora

O ensino de gramática na Escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Jandira Silva dos Santos

Manchetes jornalísticas: questões ideológicas, semânticas e discursivas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Vânia Figueiredo Pereira

A complexidade da produção e interpretação de textos e a comunicação empresarial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Talita da Silva Campos

Língua Portuguesa e Ensino: Reflexões e Propostas por uma Nova Prática; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Tatiana Dantas dos Santos

As Interfaces da Língua nas Práticas Comunicativas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Michelle dos Santos Meloni

O Gênero Textual Síncrono da Internet; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Márcia André Bermudez dos Reis

A Influência da Fala na Escrita; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Cátia de Oliveira

As Representações Femininas em Clarice Lispector; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria Alice Loureiro Lemos

Variedades Lingüísticas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Cleusa Sobral Mendes

Mecanismos de Estruturação Textual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Petronilha Alice Almeida Meirelles

A linguagem poética de Cecília Meireles como estímulo à leitura e produção textual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

ELAINE DE ABREU GOMES

O emprego das modalidades da língua no processo de produção textual; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Marise Ferreira da Motta

A variação linguística nos compêndios didáticos: uma abordagem crítica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Arquimedes de Oliveira

Leitura: compromisso de todo docente; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Cleide Simone Chica Peçanha

A oralidade em Bem do seu tamanho, de Ana maria Machado: uma abordagem estilística; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Luciene da Silva Barbosa

O ensino tradicional de gramática: contradição e perspectiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura, gramática e produção d) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Onofre José do Nascimento

A leitura e a sua importância; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria da Graça Barreto Lauback

O despertar da alfabetização; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Lúcia Rodrigues dos Santos

Formar leitores: um grande desafio; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Rita Amélia Leal Lima

O Caminho da Leitura na Escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Gramática e Produção de Textos) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Carla Verônica da Silva

Produção textual: uma dificuldade ou falta de hábito?; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Luciene Victorino Quintino

A falta de um diálogo criativo e criador com as escolhas do autor: reflexos na leitura; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Francisco de Assis Alves

Texto e discurso: fatores de textualidade - coerência e coesão textuais; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Elizângela Carvalho Muniz

A Importância do Incentivo à Leitura do 6 ao 9 Ano do Ensino Fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Erica Silva de Oliveira

Figuras da Linguagem na Publicidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Rosimeri Silva Justa

Texto: instrumento de leitura e facilitador da gramática; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Jussier dos Santos

A língua e o jornal: um caso de semântica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Carla Cristina Jorge Luiz

O uso polissêmico dos signos nos textos publicitários; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Monique Martins de Araújo

Por que o hábito da leitura amplia o nível de conhecimento do indivíduo?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Anna Cecília Peçanha Coutinho Guimarães

As alterações da língua portuguesa nos textos publicitários: uma análise dos anúncios do início do século XX e início do século XXI; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Natalia de Oliveira Rosa

A intertextualidade como proposta de ensino de Língua portuguesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Shirley Sousa Gomes

O uso e a influência das gírias na língua portuguesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Regina Célia Mocambra do Lago

A Inteligibilidade textual na poesia de Manoel de Barros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Raquel Marçal Souza

A internet e as marcas de oralidade na escrita formal dos usuários; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Max Alex de Souza Campello

A interferência do texto escrito no texto oral: uma análise do discurso religioso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Dayane Rangel Fernandes

Produção de textos: uma análise da coesão e da coerência sob a perspectiva da Lingüística Textual; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Andréa Morgado Barbosa

Dificuldades na compreensão de textos: causas, conseqüências e justificativas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Jorgeane Paula do Nascimento Sousa

O letramento como elemento fundamental para a formação do cidadão crítico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Paulo Freitas da Silva

Oralidade e escrita; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Francinele Rodrigues Pancorvo Musser

O verbal e o visual como recurso de linguagem para a produção de textos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Mauro Igor dos Santos Silva

A importância da leitura na formação de alunos leitores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Nicole Silva do Nascimento

O elemento coesivo na escrita do deficiente auditivo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Claudenice Cardoso Araújo

A linguagem na aviação civil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Cristiane da Silva Barcelos

Redescobrindo o prazer da leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Thalita Alessandra Pedro da Silva

A influência do Latim na Língua Portuguesa atual; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Ana Paula Abreu da Conceição

Tentando sanar as deficiências no ensino de português; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Verônica Conceição de Oliveira

A evolução da Língua Portuguesa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Priscila Candida Mantuan

Uma viagem pelo mundo de Macunaíma; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maracy Barbosa de Lima Souza

O uso do advérbio e do prefixo de negação: uma análise morfossintática e semântica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria do Socorro Moura Soares

A Casa da Ciência da UFRJ como espaço da educação não-formal; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Maria Helena Santos Peçanha

Jornal como recurso pedagógico; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Sônia Maria Simões Pereira

Comunicação e interação: por uma praxis dialógica; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Lúcia Fátima Mendes dos Santos

Monteiro Lobato e suas múltiplas leituras por jovens e adultos; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Normal Superior) - Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Marise Ferreira da Motta

A valorização da variedade culta no ensino de língua materna; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Marcos Antônio Galdino de Souza

Coerência aplicada ao texto de redação; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Francisco de Assis Alves

Gramática Tradicional e Gramática Internalizada; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Aline Pinto de Oliveira

A Importância do Trabalho com a Textualidade nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Luciene Victorino Quintino

As marcas formais na construção do sentido do texto: um estudo do significante e do significado; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Márcia Conceição de Oliveira

O uso dos elementos coesivos de referência na construção dos anúncios em Inglês; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Solange Oliveira da Costa

Operações Semânticas: Uma Viagem à Língua Viva; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Sara Keyne de Azevedo Rodrigues

Práticas Discursivas no Ensino Superior; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito; Orientador: Ana Maria Pires Novaes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Falcão Uchôa

Pesquisa e ensino: os conectores oracionais e sua incidência no português culto do Brasil; 2000; Dissertação (Mestrado em Instituto de Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Carlos Eduardo Falcão Uchôa;

Carlos Eduardo Falcão Uchôa

Entre a fala e a escrita: uma proposta de ensino de língua materna a partir dos gêneros discursivos; 2005; Tese (Doutorado em Instituto de Letras) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Carlos Eduardo Falcão Uchôa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NOVAES, Ana Maria Pires . PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA SEQUÊNCIA TIPOLÓGICA NARRATIVA NO GÊNERO PETIÇÃO INICIAL. SEMIOSES (RIO DE JANEIRO) , v. 11, p. 69-81, 2017.

  • NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de ; AVELAR, Kátia Eliane Santos . Educação não Formal como ferramenta para a Geração de Renda para Moradores da Comunidade da Maré,. Revista Espacios , v. 36, p. 11-20, 2015.

  • VIVEIROS, E. P. ; MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; AVELAR, Kátia Eliane Santos . POR UMA NOVA ÉTICA AMBIENTAL.. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 20, p. 331-523, 2015.

  • NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de . PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO. SEMIOSES (RIO DE JANEIRO) , v. 9, p. 92-104, 2015.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . ?Estratégias Discursivas em Gêneros Textuais da Área Jurídica: Um Olhar sobre a Produção de Textos de Alunos do Curso de Direito da UNESA?. Revista Philologus , v. 58, p. 920-929, 2014.

  • MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; Avelar, K. E. S. . MESTRADO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA PROPOSTA INOVADORA. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , v. 10, p. 451-474, 2013.

  • COELHO, S. F. ; Avelar, K. E. S. ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de . A emergência da língua inglesa como reflexo da hegemonia americana na economia mundial.. Espacios (Caracas) , v. 34, p. 7-18, 2013.

  • FREIRE, R. S. ; MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; Avelar, K. E. S. ; CARDOSO, F. T. . Gestão participativa: Espaço para o desenvolvimento do capital intelectual. Espacios (Caracas) , v. 34, p. 1, 2013.

  • MEIRELLES, P. A. A. ; VASCONCELOS, C. A. B. ; NOVAES, Ana Maria Pires . Letramento na Educação Ambiental:um exemplo de sustentabilidade. Ambiente & Educação , v. 18, p. 93-104, 2013.

  • SILVA, S. H. C. ; MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MORAGAS, C. J. ; AVELAR, Kátia Eliane Santos . Favela da Maré: história, simbologias e organização social.. Espacios (Caracas) , v. 5, p. 5, 2012.

  • SILVA, S. H. C. ; MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; MORAGAS, C. J. ; Avelar, K. E. S. . REDE DE SABERES POPULARES EM PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DA MARÉ, RIO DE JANEIRO, RJ.. Polêm!ca , v. 11, p. 404-413, 2012.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Letramento, Oralidade e Escrita em Contexto Digital. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 17, p. 182-193, 2012.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . O Discurso Dialógico no Gênero Cartas do Leitor. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 3, p. 76-85, 2012.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Gêneros Discursivos e Produção de Textos: de práticas socioculturais a objetos de ensino. Revista Augustus (UNISUAM. Online) , v. 31, p. 86 / 9-93, 2011.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . ORALIDADE E ESCRITA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS DA SALA DE AULA: INTERFACES. Semioses (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 12-21, 2011.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Pesquisa lingüística e prática pedagógica: de como a teoria se aplica no contexto da sala de aula. Semioses (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 68/3-76, 2009.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . O CARÁTER PLURAL DA ADJETIVAÇÃO MACHADIANA. Semioses (Rio de Janeiro) , v. 3, p. 1-3, 2008.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Tradição gramatical: contradições do ensino. Revista Augustus (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, p. 9-12, 2002.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Descrição e Ensino: os conectores oracionais e sua incidência no português culto do Brasil. Cadernos de Letras da UFF , Niterói, p. 109-121, 2001.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . Leitura: uma questão interdisciplinar. Revista de Letras , Rio de Janeiro, p. 69-74, 1999.

  • NOVAES, Ana Maria Pires . A Normalista dos Anos Oitenta. Revista Temas da Educação Uerj, Rio de Janeiro, 1987.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOVAES, Ana Maria Pires . RELATÓRIO FINAL PROJETO PESQUISA PRODUTIVIDADE ? 2016. 2017. (Relatório de pesquisa).

NOVAES, Ana Maria Pires . RELATÓRIO FINAL PROJETO PESQUISA PRODUTIVIDADE 2015. 2016. (Relatório de pesquisa).

NOVAES, Ana Maria Pires . RELATÓRIO FINAL PROJETO PESQUISA PRODUTIVIDADE ? 2014. 2015. (Relatório de pesquisa).

NOVAES, Ana Maria Pires . RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO FINAL DE PROJETO DE PESQUISA/FAPERJ. 2013. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, Maria Geralda de ; NOVAES, Ana Maria Pires ; AVELAR, Kátia Eliane Santos ; LOVISOLO, H. . Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROJETOPEDAGÓGICO).

NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS DA UNISUAM. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROJETO PEDAGÓGICO).

NOVAES, Ana Maria Pires . Metodologias e Práticas Pedagógicas em Letras: questões teóricas e perspectivas críticas. 2009. (Coordenação de mesa-redonda).

NOVAES, Ana Maria Pires ; MIRANDA, Maria Geralda de ; CAMARA, T. M. N. L. . Argumentação Jurídica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOVAES, Ana Maria Pires . Língua Portuguesa: pesquisa e ensino. 2006. (Coordenação de mesa-redonda).

NOVAES, Ana Maria Pires . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO NORMAL SUPERIOR DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ). 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROJETO PEDAGÓGICO).

NOVAES, Ana Maria Pires . "Mestres do Povo" (vídeo) e projeto "Fabrincando". 2011 (Mediadora) .

NOVAES, Ana Maria Pires . Universidade e Desenvolvimento Social:Desafios e Possibilidades para o Ensino. 2011 (Participação em mesa-redonda) .

NOVAES, Ana Maria Pires . Letramento e Inclusão Social. 2011 (Participação em mesa-redonda) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    DISCURSO JURÍDICO, INTERTEXTUALIDADE E POLIFONIA: A PLURALIDADE DE VOZES NAS DECISÕES JUDICIAIS, Descrição: Trata-se de projeto de iniciação científica na área dos estudos da linguagem jurídica, intitulado ?Discurso Jurídico, Intertextualidade e Polifonia: a pluralidade de Vozes nas Decisões Judiciais?, que vem sendo desenvolvido no Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá a partir de fevereiro de 2017. Tal projeto visa estudar, no discurso jurídico, o papel da intertextualidade e da polifonia na construção dos sentidos e da argumentatividade, bem como articular a pesquisa da jurisprudência aos estudos do texto e do discurso. A metodologia empregada é de natureza bibliográfica e documental. O corpus da pesquisa será constituído a partir da seleção de acórdãos relativos aos Direitos da Personalidade em sites dos diversos Tribunais de Justiça brasileiros. Analisar as marcas da polifonia (citações, aspeamentos, referências, presença dos verbos dicendi ou de elocução, uso dos operadores argumentativos) que evidenciam a pluralidade de vozes, verificar as marcas mais frequentes e os efeitos de sentido gerados por esses recursos, bem como o papel da intertextualidade na organização discursiva desse gênero textual são objetivos desta proposta. Será realizado ainda um levantamento da incidência dos discursos normativos, doutrinários e jurisprudenciais para se determinar a hierarquia de falas nas peças analisadas e seu uso pelos operadores do Direito. Intenta-se que os resultados do projeto contribuam não só para os estudos da linguagem, como também para uma abordagem interdisciplinar das questões jurídicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Sara Keyne de Azevedo Rodrigues - Integrante / Rafaela Jorge Fachini - Integrante / Julia Braga Lemos Teixeira de Melo - Integrante / Natasha Gomes de Almeida Munhoz - Integrante / Amanda Barbosa Martins - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa científica que visa contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá no que diz respeito à compreensão leitora e à produção de textos de diferentes gêneros discursivos exigidos na vida social, bem como daqueles que deverão ser produzidos no exercício profissional. Não se pode deixar de considerar que grande parte dos alunos dos primeiros períodos do Curso de Direito, bem como de outros cursos da IES, recém-saídos do ensino médio de escolas públicas e privadas, apresenta dificuldades nessa área como revelam os resultados de diferentes sistemas/programas de avaliação da Educação Básica. Assim, este projeto, cuja base teórico-metodológica está centrada no trabalho com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2000) e na possibilidade de concebê-los como ferramentas de ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), apresenta-se oportuno em um momento em que o ensino-aprendizagem da língua precisa dar conta das diferentes práticas sociais e da variedade de gêneros que circulam na vida social contemporânea. Além disso, o Curso de Direito tem como alvo formar profissionais capazes para o exercício da advocacia, e isso só será possível, com o desenvolvimento da leitura, análise, interpretação e produção de textos de diferentes gêneros que circulam neste domínio discursivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Rafaela Jorge Fachini - Integrante / José Tadeu de Oliveira Garrido - Integrante / João Markos de Carli Ribeiro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A linguagem dos Acórdãos: processos persuasivos e recursos retóricos em decisões que envolvem direitos da personalidade, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa científica na área dos estudos da linguagem jurídica, intitulado ?A Linguagem dos Acórdãos: processos persuasivos e recursos retóricos em decisões que envolvem Direitos da Personalidade?, aprovado pela FAPERJ em 2016 (APQ1 ? Auxílio à Pesquisa), que vem sendo desenvolvido no Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, no município do Rio de Janeiro. Tal projeto, numa perspectiva interdisciplinar, visa articular a pesquisa da jurisprudência que emana dos Tribunais de Justiça do país aos estudos do texto, do discurso e da argumentação por meio da análise dos processos persuasivos presentes em decisões relativas a esses direitos. Estudar a forma composicional dos acórdãos, como este gênero textual se organiza discursivamente, as estratégias persuasivas e os recursos retóricos presentes nessa peça processual são objetivos desta proposta. No desenvolvimento da pesquisa, são considerados os conceitos de gênero do discurso, interação, polifonia, bem como os de tese, ?orador? e ?auditório?. A metodologia empregada é de natureza bibliográfica e documental. Os dados que constituem o corpus estão circunscritos a decisões relativas aos Direitos da Personalidade, que têm vida, honra, imagem, nome e intimidade como marcos fundamentais. Os resultados parciais da pesquisa demonstram ter os acórdãos uma macroestrutura textual bem definida, com padrões pré-estabelecidos. Demonstram também a aplicação da hermenêutica jurídica a partir de um juízo de ponderação de interesses e a relevância dada, na apreciação da lide, às peculiaridades do caso concreto em exame. A análise dos recursos retóricos e das estratégias persuasivas evidencia o discurso normativo como base do domínio jurídico e o uso recorrente da jurisprudência para validar o ponto de vista defendido. . Espera-se, ao final da pesquisa, que este projeto possa contribuir não só para os estudos que se desenvolvem na área da linguagem, mas também para os que se realizam nas disciplinas do eixo profissionalizante do curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Sara Keyne de Azevedo Rodrigues - Integrante / Rafaela Jorge Fachini - Integrante / Natasha Munhoz - Integrante / Julia Braga Lemos Teixeira de Melo - Integrante / Amanda Barbosa Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Discurso Jurídico e Processos Persuasivos em Decisões que envolvem Direitos da Personalidade, Descrição: O projeto de pesquisa ?Discurso Jurídico e Processos Persuasivos em Decisões que envolvem Direitos da Personalidade? visa estudar, em acórdãos produzidos por diversos Tribunais de Justiça de nosso país, o modo como diferentes temáticas relacionadas a esses direitos se estruturam discursivamente, os mecanismos de organização textual, os componentes argumentativos e os processos de persuasão presentes nessa peça processual. Tal proposta está em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, que tem como eixo central a Hermenêutica Constitucional do Direito e como uma de suas linhas de pesquisa ?Direitos Fundamentais e Novos Direitos?. diferentes áreas do conhecimento. Este projeto visa justamente esse intercâmbio ao fomentar a pesquisa da jurisprudência que emana dos Tribunais de Justiça brasileiros, articulando-a aos estudos do texto, do discurso jurídico e da argumentação. A pesquisa da jurisprudência e de outras fontes do Direito poderá contribuir para o desenvolvimento de estudos e trabalhos nas diferentes disciplinas do curso, em estreita relação com a prática. Espera-se, principalmente, que os reflexos dessa pesquisa cheguem à sala de aula de modo a possibilitar aos alunos, entre outras habilidades e competências, a utilização do raciocínio jurídico, da argumentação, da persuasão e da reflexão crítica; o desenvolvimento da leitura, análise, interpretação e produção de textos jurídicos de diferentes gêneros que circulam neste domínio discursivo; o uso de tecnologias e métodos para a permanente compreensão e aplicação do Direito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Sara Keyne de Azevedo Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Estratégias Discursivas em Gêneros Textuais da Área Jurídica, Descrição: Neste projeto busca-se analisar diferentes gêneros do domínio discursivo jurídico, produzidos por alunos da Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá, com vistas a desenvolver habilidades e competências necessárias à elaboração de peças processuais, exigidas no exercício profissional. Estudar a forma composicional dessas peças, como se organizam discursivamente, as estratégias persuasivas utilizadas são objetivos desta proposta. A fundamentação teórica tem suas bases nas pesquisas do texto e do discurso, em especial nas obras de Bakhtin (1986; 2000) e nos estudos da argumentação e da retórica, propostos por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2007), entre outros estudiosos. Espera-se que os resultados da pesquisa, possam contribuir para a diagnose das principais dificuldades apresentadas pelos alunos na produção de textos jurídicos e , a partir delas, possam ser oferecidas metodologias mais adequadas de ensino-aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Andrea Cleto Mello - Integrante.

  • 2012 - 2014

    No Meio do Caminho Tinha uma Biblioteca, Descrição: O projeto No meio do caminho tinha uma biblioteca visa a aproximar trabalhador e livro com o objetivo de promover a leitura além dos muros da escola. O ?meio do caminho? é o Corredor Cultural da estação ferroviária de Bonsucesso, que faz integração com o teleférico do Complexo do Alemão. A ?biblioteca?, cujo sistema de empréstimos é baseado unicamente no fator confiança, é um balcão onde ficam reunidos e organizados livros adquiridos através de doações. A estratégia adotada no projeto é trazer os livros para onde a população circula ou se concentra, a fim de facilitar e simplificar o acesso a eles. As escolhas de títulos são mediadas, quando há solicitação, e, na maioria das vezes, no ato de devolução, os leitores comentam ou criticam os enredos com a ?emprestadora de livros?, estabelecendo uma consistente e rica troca de experiências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante / Edna Parizze de Viveiros - Integrante / Vera Aparecida Monteiro Silva de Abrantes - Integrante.

  • 2012 - 2013

    PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE: OS GÊNEROS DISCURSIVOS DA ORDEM DO ARGUMENTAR COMO OBJETO DE PESQUISA E DE ENSINO, Descrição: Esta pesquisa pretende analisar gêneros discursivos que se configuram como trabalhos acadêmicos e produções científicas, com vistas a romper a dicotomia que se estabelece entre o modelo tradicional de ensino e a elaboração efetiva desses gêneros nas práticas sociodiscursivas da contemporaneidade. Além disso, visa contribuir, de maneira efetiva, para a produção proficiente de textos acadêmico-científicos que atendam às exigências dos gêneros, objeto da pesquisa, principalmente artigos científicos, monografias e dissertações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Michele Mileipp P. da Cruz - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Práticas Discursivas, Letramento e Gêneros Textuais: uma proposta de ensino de leitura e escrita em escola pública de Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa científica na área do ensino de leitura e escrita com vistas à implementação de ações efetivas para a melhoria dos índices de desempenho dos alunos do Ensino Médio do CIEP-326-Professor César Pernetta, localizado no Parque União, Complexo da Maré, Bonsucesso, Rio de Janeiro. Tais ações objetivam, por meio do trabalho com diferentes gêneros que circulam na vida social, o desenvolvimento da capacidade leitora e produção proficiente de textos. Intenta-se também oportunizar ao corpo docente o contato com uma proposta teórico-metodológica, centrada no trabalho com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2000) e na possibilidade de concebê-los como ferramentas de ensino e meios de articulação entre experiências socioculturais e práticas escolares (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os diversos sistemas/programas de avaliação, dentre os quais se destacam o ENEM, o SAEB e o PISA têm constatado que o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, ainda, não alcançou o resultado esperado. Os dados mensuráveis desses sistemas e o IDEB parecem configurar certa ineficácia das metodologias de ensino e letramento oferecidas pela escola, que não têm possibilitado a ampliação da competência comunicativa dos alunos. Assim, faz-se necessário investir em projetos que possam minorar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, as quais se revelam em desacordo com o que seria esperado no ensino médio. Nossa proposta é desenvolver com turmas da escola indicada atividades progressivas de leitura e produção textual por meio de sequências didáticas, bem como rodas de leitura e oficinas de texto. Os gêneros escolhidos pertencem a três domínios sociais: do narrar, do relatar e do argumentar de modo a permitir o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis a uma atuação social cidadã e à inserção no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Waleska Fraga de Araújo Martins - Integrante / Rosilene Oliveira Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Letramentos formal e não formal: ferramentas de inclusão social na inter-ação família, escola e aluno, Descrição: O presente projeto, vinculado ao projeto aprovado no âmbito do Observatório da Eduação INEP/CAPES - Orientação de letramento(s) e construção de percursos de leitura de jovens e adultos nos Ensinos Fundamental e Médio: o protagonismo do sujeito-leitor na constituição dos sentidos ?, sob a coordenação da Profª Dra. Maria da Graça Cassano, visa a desenvolver com os alunos de uma turma do 1 segmento do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, localizada na comunidade de Marcilio Dias, do Complexo da Maré, Rio de Janeiro, atividades que ampliem seus níveis de letramento, envolvendo suas respectivas famílias. Busca-se, com isso, o aperfeiçoamento da leitura e da escrita para o progresso social e individual por meio da inter-ação escola-aluno-família.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Integrante / Maria da Graça Cassano - Coordenador / Maria Aparecida dos Santos Siqueira - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AQUARIOFILIA COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO E MUDANÇA DE ATITUDE DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: O estudo objetiva promover o aprendizado de alunos do ensino fundamental, quanto à importância da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida, por meio de atividades relacionadas à educação ambiental e manutenção de peixes ornamentais em aquário. Durante a introdução de práticas e dinâmicas de grupo, os alunos serão avaliados e os resultados tabulados e analisados. Para os alunos que mostrarem interesse, em se especializar na atividade de aquariofilia, de uma forma mais profissional serão oferecidos cursos avançados, no Laboratório de Pesquisa em Biologia da UNISUAM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Sílvia Conceição Reis Pereira Mello - Integrante / José Teixeira de Seixas Filho - Integrante / Antonio Carlos Palermo Chaves - Integrante.

  • 2011 - 2013

    LETRAGUIA: Educação não formal com vistas à gestão de projetos de geração de renda em comunidades, Descrição: Trata-se do projeto LETRAGUIA: Educação não formal na gestão de projetos de geração de renda em comunidades, desenvolvido na comunidade da Maré, junto ao Projeto Cheiro de Vida e à ONG Grupo ASAS. O projeto LETRAGUIA tem como escopo, inicialmente, estudar o impacto da educação não formal em projetos de geração de renda e como ação efetiva instrumentalizar as artesãs participantes do projeto Cheiro de Vida, desenvolvido na Maré para que elas possam gerir o empreendimento (confecção de artesanatos com a utilização de plantas medicinais e aromáticas) de forma sustentável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante / Maria Aparecida dos Santos Siqueira - Integrante.

  • 2010 - 2013

    RODAS DE LEITURA / FORMAÇÃO DE LEITORES, Descrição: O Projeto ?Rodas de Leitura / Formação de Leitores?, ao propor a leitura literária como eixo para o desenvolvimento da competência textual e discursiva dos alunos, habilitando-os à reflexão crítica, imprescindível à formação universitária, às exigências do mercado de trabalho e ao exercício pleno da cidadania, vem ao encontro dos objetivos da UNISUAM, que, como instituição de ensino comprometida com a responsabilidade social e pólo irradiador de cultura e educação, investe em projetos que capacitem o alunado para um melhor desempenho acadêmico e profissional. Ao ter como matéria-prima o texto literário e como objetivos o aprimoramento da leitura crítica e da análise, bem como o debate em torno da temática dos textos apresentados e a reflexão sobre as situações focalizadas, entre outros, o Projeto pretende, além de fomentar o interesse pelo universo da leitura, inserir os alunos dos diferentes cursos da IES em um contexto sociocultural e acadêmico mais amplo, estimulando-o ao estudo e à pesquisa permanentes. As atividades que compõem as rodas visam desenvolver as práticas de leitura e escrita para além da sala de aula, de modo a contribuir para o letramento contínuo do graduando, fundamental para que este possa atingir a autonomia intelectual e a atuação cidadã na sociedade em que se insere. O presente projeto propicia, ainda, campo de estágio, ao envolver os alunos do Curso de Letras, matriculados nas disciplinas Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado de Literatura, possibilitando aos futuros profissionais da Educação a vivência de atividades que permitirão uma prática pedagógica mais criativa e em consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que, dentro da diversidade dos gêneros, tratam da especificidade do texto literário.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante / Anderson da Silva Ribeiro - Integrante / Alexsandra Machado Silva dos Santos - Integrante / Rosilene Oliveira Silva - Integrante.

  • 2010 - 2012

    GÊNEROS DISCURSIVOS e ENSINO: do simulacro da sala de aula à produção eficiente de diferentes textos na vida social ? questões linguísticas, culturais e pedagógicas, Descrição: O Projeto ?Gêneros discursivos e Ensino: do simulacro da sala de aula à produção eficiente de diferentes textos na vida social ? questões linguísticas, culturais e pedagógicas? apresenta-se oportuno em um momento em que o ensino-aprendizagem da língua precisa dar conta das diferentes práticas sociais e da variedade de gêneros que circulam na vida social contemporânea. Além disso, as políticas educacionais brasileiras evidenciam preocupação com os baixos índices apresentados pela maioria dos egressos dos diferentes sistemas de ensino nos processos de avaliação, como ENEM, ENADE, entre outros. Para embasar a pesquisa, adotam-se os postulados teóricos de Bakhtin e os estudos sociointeracionistas da atualidade, que tomam as situações socioculturais e os usos autênticos da linguagem como ponto de partida para as investigações de natureza científica. O Projeto caracteriza-se metodologicamente por pesquisa bibliográfica e de campo, articulando teoria linguística e prática docente.Os alunos envolvidos, do 4 e 5 períodos do Curso de Letras, serão orientados na leitura de textos teórico-críticos que subsidiem o trabalho a ser desenvolvido nas escolas de estágio supervisionado e em turmas do Projeto de Nivelamento em Língua Portuguesa da UNISUAM. A pesquisa de campo, para a constituição do corpus, será realizada em situações concretas de comunicação - aulas de leitura e produção de textos, oficinas, salas de leitura e/ou projetos que envolvam atividades de Língua Portuguesa. A amostra complementar, constituída de redações produzidas pelos candidatos aos últimos vestibulares da UNISUAM, servirão de base para a análise do texto dissertativo-argumentativo, para observação do atendimento à estrutura textual exigida. Na etapa final do Projeto, buscar-se-á elaborar uma proposta de ensino com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos de diferentes gêneros, que capacitem os alunos para as diferentes situações discursivas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Cristiane Fernandes do Carmo - Integrante / Aline dos Santos Farias - Integrante / Tatiana de Oliveira Ramalho - Integrante / Sandra Maria Hecht Ferreira - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Projeto Multidisciplinar de Estudos da Linguagem: Pesquisas, Eventos, Metodologias e Produção de Material didático-pedagógico, Descrição: Trata-se de projeto multidisciplinar com ênfase nos Estudos da Linguagem, voltado para pesquisas, eventos, metodologias e produção de material didático-pedagógico, que congrega, a princípio, o Curso de Graduação em Letras, o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Letras, o Mestrado em Desenvolvimento Local, e os Cursos de Direito, Pedagogia, Geografia, Ciência da Computação e Arquitetura, o Programa de Leitura e de Produção de Textos, além de alguns projetos de Extensão universitária como o Nivelamento em Língua Portuguesa, com vistas a promover a interação acadêmico-científica entre áreas e subáreas, que têm como base Linguagens, discursos, códigos, tecnologias da informação e da educação e práticas pedagógicas. Tal projeto tem como objetivo a criação de um espaço técnico-acadêmico-científico que possibilite o trabalho multidisciplinar com alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu e abrigue projetos de Iniciação Científica (PIBIC), projetos de Extensão, entre outros, sob a orientação de docentes da equipe do (LAMEL). Além disso, visa implementar uma discussão transdisciplinar com outros projetos em desenvolvimento nas unidades da IES ou mesmo fora delas. As teorias modernas do discurso servem de base multidisciplinar para o LAMEL, não só por possibilitarem o diálogo entre diversas correntes teóricas, mas, sobretudo, por acolherem, ao longo de sua história, pesquisas em múltiplas áreas, especialmente nas que se cruzam neste projeto: estudos da linguagem em seus múltiplos vieses (linguístico, literário, semiótico, filosófico, jurídico, sociológico). O LAMEL, cuja coordenação, está a cargo da Profa. Dra. Maria Geralda de Miranda, estudiosa das Literaturas de Língua Portuguesa, e a sub-coordenação, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Ana Maria Pires Novaes, que atua na área de Língua Portuguesa, Estudos Linguísticos e Linguística Aplicada, intenta congregar pesquisadores de língua materna e estrangeiras, de Lingüística, Artes, Educaçã. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Integrante / Maria Geralda de Miranda - Coordenador / Maria da Graça Cassano - Integrante / Fabia dos Santos Marucci - Integrante / Ataíde José M. Veloso - Integrante / Herminia Helena Castro e Silva - Integrante / Cleyson M. Mello - Integrante / Francisco José Dias de Moraes - Integrante / Glória Elena P. Nunes - Integrante / Leda de Carvalho - Integrante / Ricardo Esteves - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Diretório de Pesquisa CNPq - Estudos literários: literatura; outras linguagens; outros discursos, Descrição: Diretório de pesquisa que visa aos estudos comparados entre linguagem literária e a linguagem das diversas representações imagéticas, tanto visuais, quanto sonoras, e entre o discurso literário e o discurso de outros campos do saber, intervindo nos três eixos básicos da convivência universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão, interferindo na construção e na divulgação do saber. Tem articulação com o Projeto de Extensão Universitária da UERJ Publicações Dialogarts, disponível em http://www.dialogarts.com.br/casepel.htm. e participação da equipe em eventos acadêmicos internos ou externos, locais, estaduais, nacionais e internacionais, com especial destaque para os eventos da ABRALIC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Integrante / Flavio Garcia de Almeida - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante / Regina Silva Michelli - Integrante / Marcello de Oliveira Pinto - Integrante / Anderson da Silva Ribeiro - Integrante / Alexsandra Machado Silva dos Santos - Integrante / Tania Maria Nunes de Lima Camara - Integrante / Jurema José de Oliveira - Integrante / Maria Alice Pires Cardoso de Aguiar - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 11

  • 2006 - Atual

    SePEL- Seminário Permanente de Estudos Literários, Descrição: Estudos Literários: LiIteratura; outras linguagens; outros discursos, Diretório CNPQ, com certificação da UERJ. Linhas de pesquisa e objetivos: 1- Literatura e outras linguagens: desenvolver o estudo comparativo entre a linguagem literária e a linguagem das diversas representações imagéticas, tanto visuais quanto sonoras. 2- Literatura e outros discursos: desenvolver o estudo comparativo entre o discurso literário e o discurso de outros campos do saber.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Integrante / Flavio Garcia de Almeida - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante / Regina Silva Michelli - Integrante / Marcello de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - Atual

    Literatura Infanto-Juvenil, Leitura, Gêneros do Discurso e Ensino: Interfaces Culturais, Descrição: Este projeto tem em vista pesquisar a importância da literatura infanto-juvenil, em particular a brasileira, como agente propiciador de uma leitura crítica e de uma produção de textos que revele a competência no emprego da língua, em suas diferentes modalidades. Considera-se que uma literatura com escritores premiados internacionalmente como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Lygia Bojunga carece de maior visibilidade nos meios educativos e acadêmicos. Destaca-se ainda que os docentes formados em Letras desempenham atividades profissionais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, sendo imprescindível o conhecimento de escritores voltados para essa área. As políticas educacionais brasileiras evidenciam preocupação com uma leitura crítica de mundo, o que passa necessariamente pela leitura crítica de textos de diferentes gêneros narrativa, poesia, história em quadrinhos, teatro, cinema - numa visão comparatista. O projeto tem por base teórica os estudos nesse campo de conhecimento, articulando língua e literatura nas salas de aula. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Integrante / Regina Silva Michelli - Coordenador / Anderson da Silva Ribeiro - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Estudos Contemporâneos da Linguagem: Questões Socioculturais e Discursivas, Descrição: Criado em 2006, na UNISUAM, o grupo Estudos Contemporâneos da Linguagem: Questões socioculturais e discursivas tem como líderes as professoras doutoras Maria Geralda de Miranda e Ana Maria Pires Novaes. É um grupo multidisciplinar, que reúne pesquisadores da área de Letras, Comunicação Social e Educação. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo refletem preocupações com os estudos da linguagem, em sentido amplo. Enfocam questões relativas à leitura e produção de textos em variados gêneros e à leitura literária e ao letramento. O grupo desenvolve também estudos na área da linguagem e novas tecnologias, linguagem e ensino e linguagem e cultua. Vários membros do grupo desenvolvem projetos de iniciação científica (PIBIC)e são docentes do curso de pós-graduação em Língua Portuguesa: Leitura, Gramática e Produção de Textos. Participam também dos projetos do Laboratório Multidisciplinar de Estudos da Linguagem - LAMEL, apoiado pela FAPERJ, e da edição das revistas científicas Augustus e Semioses. A partir de 2011, diversos membros do grupo atuarão em projeto sobre Letramento, apoiado pela CAPES.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador / Maria Geralda de Miranda - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Participação como pesquisadora na equipe de Implantação do Curso Normal Superior, Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1998 - 1999

    Participação no grupo de trabalho para elaboração do Projeto Pedagógico do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1994 - 1994

    Formação de Professores: nível superior - participação no projeto da unidade de Formação de Professores do Centro Tecnológico de Qualidade da Educação do Rio de Janeiro, Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1988 - 1988

    Professora responsável pela proposta de ensino de Língua Portuguesa do Curso de Formação de Professores, Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1988 - 1988

    Participação no grupo de trabalho para elaboração do projeto do Curso de Formação de Professores em Quatro Anos (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro/ Fundação Escolar Panamericana), Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1987 - 1987

    Partcipação como pesquisa no projeto A Normalista dos Anos Oitenta, Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

  • 1986 - 1986

    Partcipação como pesquisadora no projeto Quem é a normalista? Uma indagação necessária e atual., Descrição: Participação como pesquisadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria Pires Novaes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Doutor em Letras, Universidade Federal Fluminense.

2000

Mestre em Letras, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Jurídicas. , Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, Recreio dos Bandeirantes, 22790710 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24978965, Ramal: 8998

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - 2017

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental , Redação Instrumental

  • 08/2014

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso

  • 08/2013

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de Curso, Estágio Supervisionado

  • 01/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia no Ensino do Direito, Redação Forense, Teoria da Argumentação, Interpretação e Produção de Textos Aplicados ao Direito

  • 02/2002

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português I, Português III, Tópicos de Linguagem Jurídica, Metodologia da Pesquisa em Direito, Metodologia dos Estudos Universitários

1999 - 2013

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local

Atividades

  • 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2010

    Ensino, Comunicação Social (Jornalismo), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção do Texto Argumentativo

  • 02/2009

    Direção e administração, Centro Universitário Augusto Motta, .,Cargo ou função, Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Letras.

  • 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II (Morfossintaxe II)

  • 01/2008

    Ensino, Leitura, Gramática e Produção de Textos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe, Linguística e Gramática

  • 01/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura, Interpretação e Produção de Textos, Linguística Aplicada

  • 11/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Graduação e Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Graduação e Pesquisa, Letras.,Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Letras, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Semioses.

  • 02/2005

    Direção e administração, Centro Universitário Augusto Motta, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa: Leitura, Gramática e Produção de Textos.

  • 02/2003

    Direção e administração, Centro Universitário Augusto Motta, .,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio Supervisionado em Letras.

  • 01/2003

    Extensão universitária , Centro Universitário Augusto Motta, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Estágio Supervisionado em Letras.

  • 01/2001

    Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística e ensino de gramática, Lingüística e produção textual, Morfossintaxe, Fonética e fonologia

  • 04/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa IV, Lingüística I, Lingüística II, Introdução à Língua Portuguesa, Pesquisa e prática pedagógica, Oficina de leitura em Língua Portuguesa, Prática de ensino em Língua Portuguesa, Prática de ensino em Literatura

1974 - 2008

Instituto de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora docente I, Carga horária: 20

Outras informações:
De 1999 a 2008, a docente atuou no Curso Normal Superior (CNS/ISERJ).

Atividades

  • 01/1999

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura

  • 01/1997

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Tijuca.,Cargo ou função, Coordenadora da Sala de Literatura Infantil e Juvenil.

  • 01/1992

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Tijuca.,Cargo ou função, Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.

  • 01/1980

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura

  • 01/1990

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Tijuca.,Cargo ou função, Acessora Pedagógica da Direção Geral.

  • 01/1984

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Tijuca.,Cargo ou função, Coordenadora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio.

  • 01/1986

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Tijuca.,Cargo ou função, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio.

2018 - Atual

Universidade Santa Úrsula

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10

2001 - 2005

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Aluna do doutorado em Letras, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - aluno doutorado, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2001 - 10/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciência da Linguagem.,Linhas de pesquisa

1998 - 1999

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1998 - 02/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV

  • 03/1998 - 02/1999

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de sintaxe