Carlos Roberto Ferreira

Graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1987), especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (1991), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro Oeste. Tem experiência e desenvolve pesquisa nas áreas de Educação Matemática e Matemática Aplicada em Finanças com os seguintes temas: Modelagem Matemática, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais na Educação, Análise de Investimento e Educação Financeira.

Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO EIXO METODOLÓGICO DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
, Ano de obtenção: 2016. Dionísio Burak. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Formação de Professor; Ensino e Aprendizagem.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE, Ano de Obtenção: 2010
Dionísio Burak.Bolsista do(a): FUNDAÇÃO ARAUCARIA, FA, Brasil. Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação a distância online; Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Matemática - Modelagem Matemática

1990 - 1991

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava
Título: Modelagem Matemática - Eletrificação

Graduação em Matemática

1984 - 1987

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Modelagem Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Adminstração Financeira/Especialidade: Análise de Investimento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Matemática Financeira.

Organização de eventos

FERREIRA, C. R. . XXV SEMANA DA MATEMÁTICA E V JORNADA DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. 2025. (Congresso).

LUDKA, V. M. ; FERREIRA, C. R. ; FERNANDES, P. H. C. ; POLETTO, R. S. ; ZONTINI, L. R. S. ; BELINELLI, G. P. . MOPPE ? I Mostra de Pesquisas e Produtos Educacionais. 2021. (Outro).

FERREIRA, C. R. . XXII Semana da Matemática. 2019. (Congresso).

FERREIRA, C. R. . II JORNADA DA MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. 2019. (Congresso).

FERREIRA, C. R. . XXI Semana da Matemática - Unicentro. 2018. (Congresso).

FERREIRA, C. R. . Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática do Paraná. 2018. (Congresso).

FERREIRA, C. R. . XX Semana da Matemática - Unicentro. 2017. (Congresso).

FERREIRA, C. R. . XIX Semana da Matemática - Unicentro. 2016. (Congresso).

BURAK, D. ; FERREIRA, C. R. . XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Outro).

FERREIRA, C. R. . X Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM. 2009. (Outro).

Participação em eventos

XXV SEMANA DA MATEMÁTICA E V JORNADA DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL.Desvendando a Bolsa de Valores: da análise tradicional à revolução da IA no mercado de ações.. 2025. (Encontro).

I Seminário Internacional em Ensino de Ciências e Matemática em tempos mediados pelas tecnologias digitais. 2023. (Seminário).

I Seminário Internacional em Ensino de Ciências e Matemática em tempos mediados pelas tecnologias digitais.Comissão Científica. 2023. (Seminário).

X SEMANA DO MEIO AMBIENTE: RESILIÊNCIA CLIMÁTICA: DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS PARA AGENDA 2030. 2023. (Encontro).

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - IX CIBEM. Avaliador de trabalhos. 2022. (Congresso).

IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM). 2022. (Encontro).

IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM).Avaliador. 2022. (Encontro).

IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática - IX EPMEM.Minicurso 6 - O uso de tecnologias digitais em atividades de Modelagem Matemática. 2022. (Encontro).

I SinmaEPT - Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica.O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA:UMA EXPERIÊNCIA COM A SALA DE AULA INVERTIDA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2021. (Simpósio).

MOPPE ? I Mostra de Pesquisas e Produtos Educacionais.Ciências Exatas. 2021. (Encontro).

MOPPE ? I Mostra de Pesquisas e Produtos Educacionais. 2021. (Encontro).

MOPPE ? I Mostra de Pesquisas e Produtos Educacionais.Ciências Exatas. 2021. (Encontro).

27 Encontro Anual de Iniciação Científica.Apresentação de trabalhos de iniciação científica. 2018. (Encontro).

27º Encontro Anuual de Iniciação Científica.Avaliação de trabalhos. 2018. (Encontro).

VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática ? EPMEM.Modelagem Matemática, Tecnologias e a Sala de Aula. 2018. (Encontro).

VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática ? EPMEM. 2018. (Encontro).

XI FELIMAT - Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2017. (Encontro).

XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Flipped Classroom ? a sala de aula invertida em atividades de Modelagem Matemátic. 2017. (Encontro).

XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Avaliador. 2017. (Encontro).

XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Moderador. 2017. (Encontro).

XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2017. (Encontro).

XX Semana da Matemática - Unicentro.Produção e edição de videoaulas. 2017. (Outra).

XX Semana da Matemática - Unicentro. 2017. (Outra).

XIX Semana da Matemática - Unicentro.Sequência de Fibonacci: a proporção divina aplicada ao mercado de ações. 2016. (Encontro).

IX Semana de Estudos de Matemática.A sala de aula invertida. 2015. (Seminário).

XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Um estudo sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática como Eixo Metodológico do Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2014. (Encontro).

VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Ações e Interações envolvidas nas atividades de Modelagem Matemática. 2013. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliador. 2013. (Encontro).

V ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A Modelagem Matemática na Educação Matemática como eixo metodológico do ensino e aprendizagem da Matemática - uma proposta. 2012. (Encontro).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em modelagem matemática na educação matemática. 2012. (Seminário).

VIII Semana de Matemática - União da Vitória.Matemática Financeira - Decifra-me ou Devoro-te. 2011. (Oficina).

XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática.Modelagem Matemática na sala de aula: a questão do currículo. 2011. (Encontro).

XV Semana de Estudos de Matemática - Unicentro.Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. 2011. (Oficina).

XXV Semana Acadêmica de Matemática - Unioeste.Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. 2011. (Oficina).

IV EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2010. (Encontro).

X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem Matemática - Uma experiência com a formação continuada de professores utilizando a educação a distância online. 2010. (Encontro).

Capacitação de Professores para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2009. (Outra).

IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação - IV SIPEM. 2009. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação - IV SIPEM.RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA DE RESUMOS DE PESQUISAS E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NOVO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2009. (Seminário).

Semana de Estudos da Matemática.Uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino de funções - O uso do Software Graph. 2009. (Outra).

VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Modelagem Matemática. 2009. (Outra).

VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Modelagem Matemática.Considerações Iniciais sobre um curso de Modelagem Matemática em ambientes virtuais. 2009. (Outra).

X Encontro Paranaense de Educação Matemática.O uso do Software Graph - Uma proposta para o ensino de funções. 2009. (Encontro).

III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática - III EPMEM. 2008. (Encontro).

III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática - III EPMEM.A primeira experiência com a Modelagem Matemática - a construção de um modelo. 2008. (Encontro).

I Salão de Extensão: estabelecendo diálogos, construindo perspectivas.Comissão científica. 2008. (Outra).

Mostra de profissões.Perfil do profissional de matemática. 2003. (Encontro).

Terceira Semana de Matemática. 1990. (Encontro).

Curso de Atualização Pedagógica. 1989. (Seminário).

Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. 1988. (Encontro).

Desenho Geométrico. 1987. (Oficina).

IV Simpósio Sul-Brasileiro do Ensino de Ciências. 1986. (Simpósio).

I Semana de Informática. 1985. (Simpósio).

Novas Técnicas de Instrumentalização da Matemática. 1985. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Izalene Klipe

SANTOS, C.F.R.;FERREIRA, C. R.; BARONE, D.A.C.. STEAM EDUCATION: UMA ALTERNATIVA PARA INTEGRAR DISCIPLINAS E DESPERTAR O INTERESSE DO EDUCANDO. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: TAÍS DE FÁTIMA RAMOS

FERREIRA, C. R.; CAETANO, P. D. J. J.; BITENCOURT, S.. PEER INSTRUCTION (INSTRUÇÃO ENTRE PARES): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: EDISLAINE DE ALMEIDA FRANCO

FERREIRA, C. R.; PIRES, M. N. M.; SANTOS, C.F.R.. O MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE REMOTO. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Rafaeli Ramos

FERREIRA, C. R.; BITENCOURT, P. D. S.; CAETANO, P. D. J. J.. INVERTENDO A SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Carina Chulek

FERREIRA, C. R.; VERONEZ, M.R.D; BORSSOI, A. H.. Produção de (signos) interpretantes mediada pela tecnologia em atividades de modelagem matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Eliane do Carmo Marconato

FERREIRA, C. R.; VERONEZ, M. R. D.; PIRES, M. N. M.. O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: GILIANE SOUZA DE MATOS DOS SANTOS

FERREIRA, C. R.; KNUPPEL, M. A. C.; SANTOS, E.M.. ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE EaD: Um estudo de caso que utiliza metodologias ativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Silton Jose Dziadzio

FERREIRA, C. R.; SANTOS, E.M.; COLOMBO, J. A. A.. Modelagem Matemática: potencializando a sala de aula invertida. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Talita Mireli Zamboni

FERREIRA, C. R.; COLOMBO, J. A. A.; BENNEMANN, M.. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: O QUE AS PESQUISAS ACADÊMICAS REVELAM?. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.

Aluno: Braian Lucas Camargo Almeida

COLOMBO, J. A. A.;FERREIRA, C. R.; BATISTUS, D. R.. Possibilidades e limites de uma intervenção pedagógica pautada na metodologia da sala de aula invertida para os anos finais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.

Aluno: Eliane do Carmo Marconato

FERREIRA, C. R.; VERONEZ, M. R. D.; PIRES, M. N. M.. O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Carina Chulek

VERONEZ, M.R.D;FERREIRA, C. R.; BORSSOI, A. H.. Produção de (signos) interpretantes mediada pela tecnologia em atividades de modelagem matemática. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Giliane Souza de Matos

FERREIRA, C. R.; KNUPPEL, M. A. C.; SANTOS, E.M.; BITENCOURT, S.. Ensino e Aprendizagem da Matemática na Modalidade EaD Online. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Silton Jose Dziadzio

FERREIRA, C. R.; SANTOS, E.M.; COLOMBO, J. A. A.. Modelagem Matemática: potencializando a sala de aula invertida. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Leandro Vicente Gonçalves

FERREIRA, C. R.; LEINEKER, L. R.; CARARO, E. F. F.. A SALA DE AULA INVERTIDA E AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Thais Maya Koga

FERREIRA, C. R.; MARTINS, M.; GRYCZAK, V.. ESTRATÉGIAS HEURÍSTICAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Márcia Inês Schabarum Mikuska

FERREIRA, C. R.; GRYCZAK, V.; CARARO, E. F. F.. METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA AO SOFTWARE GRAPH: Uma proposta para o ensino de funções no Ensino Médio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernando Dias de Oliveira

FERREIRA, C. R.; CARARO, E. F. F.; MARTINS, M.. O APLICATIVO SCRATCH: Uma proposta para ensino e aprendizagem da matemática. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Gamaliel Martins Gomes Neto

FERREIRA, C. R.; LEINEKER, L. R.; CARARO, E. F. F.. MODELAGEM MATEMÁTICA: Uma proposta para o ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: ANDRÉ YOSHIO CARAM OGOSHI

FERREIRA, C. R.; GRYCZAK, V.; Bogo, L.B.; Francisco, R.. COEFICIENTE BETA E FEAR & GREED INDEX: UMA ANÁLISE DO RISCO, MEDO E GANÂNCIA DE UMA CARTEIRA DE AÇÕES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Matheus Santos Mendes

FERREIRA, C. R.; GRYCZAK, V.; VARGAS, G. R.. Análise de Risco e Retorno: um estudo de uma carteira de ações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Alessandro Serconi Bogusch

FERREIRA, C. R.. Diagnóstico empresarial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Adriana Cristina dos Santos e Daniela Gabriel Macedo Consort

FERREIRA, C. R.. Analise e diagnóstico da pratica de exportação de cachaça em uma empresa de pequeno porte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Ana Paula Bonfim e Edgar Brasil Ferreira

FERREIRA, C. R.. Consultoria empresarial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: André Dalla Loastra e Santiago Martins dos Santos

FERREIRA, C. R.. O desafio do administrador publico perante a lei de responsabilidade fiscal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Cicero Seiji Tasaca e Marcelo Marques de Oliveira

FERREIRA, C. R.. Diagnóstico e desenvolvimento de projeto de implantação de auto center. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Danielle Vendramini Silva

FERREIRA, C. R.. Globalização e as experiências de integração economicas regionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Edson Marcelo de Brito

FERREIRA, C. R.. Analise de Investimentos: Aplicações dos métodos determinísticos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Elen Cristina dos Santos Favaretto

FERREIRA, C. R.. Projeto de viabilidade de produção de bio diesel - Caramuru Alimentos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Eloiza Heidemann de Freitas e Fernanda Ribeiro Francica

FERREIRA, C. R.. Processo de recrutamento e seleção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Jaqueline Fernanda Reis e Susana Loureiro

FERREIRA, C. R.. Proposta de implantação de um sistema de informações computadorizadas na Dinamos Papelaria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: José Abilio Dias de Matos e Moises dos Reis Polymante

FERREIRA, C. R.. Importância da Logistica no transporte de cargas - A intermodalidade como ferramenta estratégica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Luciana Clita e Patricia Aparecida Indio do Brasil

FERREIRA, C. R.. Implantação de área de recursos humanos na empresa Amortece car. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Aluno: Marco Aurelio Perugini e Wellington Wright Arruda Garcia

FERREIRA, C. R.. Layout e Arranjo Fisico: sua importância no processo de crescimento da Empresa Doze Tribos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

FERREIRA, C. R.; COSTA, J. R.; RODRIGUES, S.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2024. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; COSTA, J. R.; SANTOS, C.F.R.. Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores. 2023. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; COSTA, J. R.; SANTOS, C.F.R.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2020. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; GRYCZAK, V.; COSTA, J. R.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2019. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; BECKMANN, K.W; SANTOS, C.F.R.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2018. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; COSTA, J. R.; GAVANSKI, D.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; LOPES, M. R.; RODRIGUES, S.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; MARTINS, M.; SILVA, D. P.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; BARONE, K.. Banca examinadora para contratação de professores colaboradores. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; Morgado, J.F.; Resende, S.M.. Banca examinadora de teste seletivo para contratar professor colaborador. 2005. Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

FERREIRA, C. R.; Morgado, J.F.; Resende, S.M.; SANTOS, J. R.. Banca Examinadora de Teste Seletivo para contratar professor colaborador. 2002. Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

FERREIRA, C. R.; Morgado, J.F.; SANTOS, J. R.; CASINI, I.. Banca examinadora de teste seletivo para contratar professor colaborador. 2001. Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

SCHNEIDER, S.;FERREIRA, C. R.; Bogo, L.B.. Promoção à Classe de Professor Associado B - Marlon Soares. 2024. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; Nogueira, C.M.I; GRYCZAK, V.. Promoção à Classe de Professor Associado - José Roberto Costa. 2022. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

FERREIRA, C. R.; GOULART, M. B.; GRYCZAK, V.. Promoção à Classe de Professor Associado - Marlon Soares. 2022. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientou

Bruna Rodrigues Kieling

A IA e o Ensino e Aprendizagem de Matemática; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Ediane Elita Carlos

Sala de aula invertida; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Edislaine Almeida Franco

Sala de aula invertida; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Thais de Fátima Ramos

PEER INSTRUCTION (INSTRUÇÃO ENTRE PARES): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Rafaeli Ramos

Resolução de problemas e sala de aula invertida; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Giliane Souza Matos

Metodologias ativas e Ensino a Distância; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Eliane do Carmo Marconato

Educação Financeira por meio da Metodologia de Resolução de Problemas; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Silton Jose Dziadzio

Modelagem Matemática: potencializando a sala de aula invertida; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Luciane Gomes Ribeiro

Organização da avaliação no processo de ensino e aprendizagem na aplicação da modelagem matemática; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Giovana Boschi

Modelagem Matemática: uma proposta de ensino e aprendizagem da Matemática em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

ISOLETE RIBAS CALDAS

Modelagem Matemática ? uma estratégia para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Liliane Tonial

A Modelagem Matemática na Educação Matemática: Estratégias de Ensino e Aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

ELENITA MELLO LEAO

A Modelagem Matemática e o consumo de refrigerante; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

MARIA CZECHOWSKI

A Modelagem Matemática na Construção de Maquetes; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Nelta Dindamara de Matos Lima

Modelagem Matemática: Atividades Lúdicas num Supermercado Fictício; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Sildia Stafim

Uso do Laboratório de Matemática na Perspectiva da Modelagem Matemática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Claudete Adria

Formação de docentes das séries iniciais: uma experiência com a modelagem matemática; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Keli Cristina Minosso Zocchi

Aplicação da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática em uma turma de 6ª série; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Marli Maria Finger Conte

Modelagem Matemática: Investindo em Ações; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Marli de Fátima Fiorentin

Modelagem Matemática: uma experiência no Ensino Médio; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

José Eloir de Almeida

O ensino de geometria espacial utilizando a metodologia da resolução de problemas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Umberto Paulo Amadori

Comparação do custo de construção entre uma casa convencional e uma casa ecológica, utilizando o Método da Modelagem Matemática; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Jussara Terezinha Hannel Sambugaro

O Ensino da Matemática utilizando a Metodologia de Resolução de Problemas nas séries iniciais do ensino fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Karin Regina Minosso Gnoatto

Modelagem Matemática: Aproveitamento da água da chuva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Arivone Dal Sant Bellé

Modelagem Matemática: uma experiência nas séries iniciadas no ensino fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Valéria Paiva Ziolli

Produção de óleos essenciais - um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerencia Contabil Financeira) - Fundação Educacional do Município de Assis; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Roberto Rech

Ensino de Matemática - Resolução de Problemas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Margarete Hoepers

Ensino de Funções: utilização de médias tecnológicas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

ANDRÉ YOSHIO CARAM OGOSHI

Fear & Greed index e coeficiente beta: uma análise do risco, medo e ganância de uma carteira de ações; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Matheus Santos Mendes

Análise de risco e retorno: um estudo de uma carteira de ações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Luciana Klita

Implantação da área de recursos humanos na empresa Amortece Car; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Daniela Gabriel Macedo Consorte

Análise e diagnótico da pratica de exportação de chachaça em uma empresa de pequeno porte; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Alessandro Serconi Bogusch

Diagnóstico empresarial; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Simone dos Santos

Programação linear e suas aplicações; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdade Apucarana; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Thalles Felipe Horn

Análise de Investimentos: Um estudo de avaliação de projetos no contexto empresarial; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Ígor Alves Chalkidis

Estudo do comportamento do mercado de ações da bolsa brasileira e seus reflexos no períodos das principais pandemias ocorridas no século XX e XXI; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Lucas Vieira Camargo Ramos

Geometria dos Fractais: novas possibilidades de previsão para o mercado de capitais; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Guilherme Weber Menon

Retrações de Fibonacci e Média Móvel Exponencial: a relação das técnicas com o risco e retorno na compra de ações; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Matheus Santos Mendes

Retração de Fibonacci Vs Média móvel exponencial: maximizando os ganhos no mercado de capitais; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Kassia Cristina Talini Huf

O PRINCIPIO DE PARETO: Uma contribuição ao ensino e aprendizagem da Matemática; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Bruna Rodrigues Kieling

Resolução de Problemas com o Software Graph: uma nova abordagem para o ensino de funções; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Bruna Rodrigues Kieling

Monitoria na disciplina de Matemática Financeira; 2018; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Guilherme Weber Menon

Monitoria disciplina Matemática Finaneira; 2018; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Oseias Costa

Ensino de matemática para deficientes auditivo; 2016; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Roberto Ferreira;

Produções bibliográficas

  • MARCONATO, E. C. ; FERREIRA, C. R. . PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 17, p. 190-205, 2022.

  • DZIADZIO, SILTON ; FERREIRA, CARLOS . SALA DE AULA INVERTIDA: CARACTERIZAÇÃO E REFLEXÕES DAS TRÊS ETAPAS DO MÉTODO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 9, p. 411-425, 2020.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE VIA SOFTWARE MOODLE. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 11, p. 187-202, 2016.

  • DZIADZIO, S. J. ; FERREIRA, C. R. ; SANTOS, E.M. . Sala de aula invertida e tecnologia da informação e comunicação: Metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de Matemática. Série Educar ? Matemática, Tecnologia, Engenharia. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 35, p. 1-18.

  • GONCALVES, L. V. ; FERREIRA, C. R. ; GONCALVES, L. A. S. . A SALA DE AULA INVERTIDA E AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL. In: Sidney Lopes Sanchez Junior; Patrícia Ferreira Concato de Souza; Márcia Ines Schabarum Mikuska.. (Org.). Ensino da matemática: ressignificando o ensinar e o aprender 1.ed. na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 1ªed.Curitiba: Editora Bagai, 2020, v. 1, p. 124-136.

  • CALDAS, I. R. ; FERREIRA, C. R. . MODELAGEM MATEMÁTICA: Uma estratégia para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. In: Ricardo Hasper; Gilian Cristina Barros; Claudia Cristina Muller. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016.. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 1-14.

  • BOSCHI, G. ; FERREIRA, C. R. . Modelagem Matemática: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática em uma turma de 7º ano do ensino fundamental. In: Ricardo Hasper Gilian Cristina Barros Claudia Cristina Muller. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 15-36.

  • RIBEIRO, L. G. ; FERREIRA, C. R. . ORGANIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Ricardo Hasper Gilian Cristina Barros Claudia Cristina Muller. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2016. 1ed.Curitiba: SEED, 2018, v. 1, p. 37-57.

  • FERREIRA, C. R. . A Modelagem Matemática na formação continuada de professores: o relato de uma experiência. In: Brandt, C.F.; Burak, D; Kluber, T.E. (Org.). Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações (2ª edição revisada e ampliada). 2ªed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, v. 01, p. 147-162.

  • LEAO, E. M. ; FERREIRA, C. R. . A Modelagem Matemática na Educação Matemática: um estudo sobre o consumo de refrigerante. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. I, p. 1-17.

  • LEAO, E. M. ; FERREIRA, C. R. . A Modelagem Matemática e a qualidade de vida. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE: PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. II, p. 1-19.

  • TONIAL, L. ; FERREIRA, C. R. . A Modelagem Matemática na Educação Matemática: estratégias de ensino e aprendizagem. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. 1, p. 18-31.

  • TONIAL, L. ; FERREIRA, C. R. . A Modelagem Matemática na Educação Matemática: Estratégias de Ensino e Aprendizagem. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. II, p. 20-38.

  • CZECHOWSKI, M. ; FERREIRA, C. R. . MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um estudo sobre a construção de maquetes.. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. 1, p. 32-48.

  • LIMA, N. D. M. ; FERREIRA, C. R. . MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: comercializações num supermercado fictício.. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. 1, p. 49-62.

  • STAFIN, S. ; FERREIRA, C. R. . MODELAGEM MATEMÁTICA: O uso do laboratório de matemática na perspectiva da modelagem. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED, 2016, v. 1, p. 63-80.

  • ALMEIDA, J. E. ; FERREIRA, C. R. . Resolução de problemas: uma proposta metodológica para o ensino de geometria espacial. In: Simone Rebello Bergmann; Valnei Francisco da França; Welington Tavares dos Santos. (Org.). O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANENSE, 2008.. 1ed.Curitiba: SEED, 2011, v. 1, p. 1-21.

  • AMADORI, U. P. ; FERREIRA, C. R. . Comparação entre o custo de construção de uma casa convencional e uma casa ecológica utilizando o método da modelagem matemática.. In: Simone Rebello Bergmann; Valnei Francisco da França; Welington Tavares dos Santos. (Org.). O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANENSE, 2008.. 1ed.Curitiba: SEED, 2011, v. 1, p. 1-22.

  • FERREIRA, C. R. . A modelagem matemática na formação continuada de professores: o relato de uma experiência.. In: Célia Finck Brandt; Dionísio Burak;Tiago Emanuel Klüber. (Org.). MODELAGEM MATEMÁTICA - uma perspectiva para a Educação Básica. 1ed.Ponta Grossa,PR: Editora UEPG, 2010, v. 1, p. 81-96.

  • BRANDT, C. F. ; BURAK, D. ; KLUBER, T. E. ; FERREIRA, C. R. ; TOZETTO, A. S. . Da estrutura dos resumos de pesquisa à disseminação do conhecimento em educação matemática: relações e implicações. In: Sônia Maria Clareto; Adlai Ralph Detoni; Rosa Monteiro Paulo. (Org.). Filosofia, matemática e educação matemática : compreensões dialogadas. 1ed.JUIZ DE FORA - MG: Editora UFJF, 2010, v. 1, p. 127-146.

  • FERREIRA, C. R. . Tecnologia do ensino e da aprendizagem da matemática: uma proposta com o Software Graph. In: Dionísio Burak;Edilson Roberto Pacheco;Tiago Emanuel Klüber. (Org.). Educação Matemática: Reflexões e Ações. 1ed.Curitiba,PR: CRV, 2010, v. 1, p. 231-250.

  • FERREIRA, C. R. ; CARARO, E. F. F. ; ALVES, C.F. ; LUZ, P. S. . Modelagem Matemática: uma experiência com a Educação Financeira no Novo Ensino Médio. In: IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática - IX EPMEM, 2022, União da Vitória. Anais do IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. União da Vitória: Universidade Estadual do Paraná ? Campus de União da Vitória (UNESPAR), 2022. v. 1. p. 1-26.

  • DZIADZIO, S. J. ; FERREIRA, C. R. ; SANTOS, E.M. . SALA DE AULA INVERTIDA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. In: VI SINECT - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 2018, Ponta Grossa. Anais do VI SInect 2018. Ponta Grossa: SINECT UTFPR, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • FERREIRA, C. R. . Um estudo sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática como Eixo Metodológico do Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais eletronico. Recife: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • BURAK, D. ; FERREIRA, C. R. . Ações e Interações envolvidas nas atividades de Modelagem Matemática.. In: VIII Conferencia Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria-RS. VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Santa Maria-RS: Centro Universitario Franciscano, 2013. v. 1. p. 1-13.

  • FERREIRA, C. R. . O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, CURITIBA. ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2013. v. 1. p. 1-10.

  • BURAK, D. ; FERREIRA, C. R. ; BRANDT, C. F. ; KLUBER, T. E. ; KAVIATKOVSKI, M. A. C. . Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em modelagem matemática na educação matemática.. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Petrópolis - RJ. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Brasilia: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. v. 1. p. 1-16.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . A Modelagem Matemática na Educação Matemática como eixo metodológico do ensino e aprendizagem da Matemática - uma proposta. In: V ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Toledo - Pr. IV EPMEM: Modelagem matemática: perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de matemática. Toledo: UTFPR, 2012. v. 1. p. 1-11.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Modelagem Matemática na sala de aula: a questão do currículo. In: XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011, Apucarana - PR. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011. p. 1-13.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Modelagem Matemática - Uma experiência com a formação continuada de professores utilizando a educação a distância online. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador, BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • FERREIRA, C. R. . O uso do Software Graph - Uma proposta para o ensino de funções. In: X Encontro Paranaense de Educação Matemática - X EPREM, 2009, Guarapuava. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática. Guarapuava,PR: UNICENTRO, 2009. v. 1. p. 1037-1048.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Considerações iniciais sobre um curso de Modelagem Matemática em ambientes virtuais. In: VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Modelagem Matemática, 2009, Londrina,PR. Ações, pesquisas e o delinear de perspectivas.. Londrina,PR: UEL, 2009. v. 1. p. 1-13.

  • BRANDT, C. F. ; TOZETTO, A. S. ; FERREIRA, C. R. ; KLUBER, T. E. ; BURAK, D. . Relações entre a estrutura de resumos de pesquisas e a disseminação do conhecimento novo no campo da Educação Matemática. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação - IV SIPEM, 2009, Taguatinga,DF. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação Matemática. Taguatinga,DF: UCB, 2009. v. 1. p. 1-19.

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . A primeira experiência com a Modelagem Matemática - a construção de um modelo. In: III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática - III EPMEM, 2008, Guarapuava, PR. Perspectiva da Modelagem Matemática no Ensino. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2008. v. 1. p. 268-279.

  • FERREIRA, C. R. . FLIPPED CLASSROOM ? A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017.

  • FERREIRA, C. R. ; CARDOSO, S. ; VARGAS, F. . Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. In: XV Semana de Estudos de Matemática, 2011, Guarapuava. XV Semana de Estudos de Matemática, 2011. p. 1-5.

  • FERREIRA, C. R. . Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. In: XXV Semana Acadêmica da Matemática, 2011, Cascavel. XXV Semana Acadêmica da Matemática, 2011. p. 1-1.

  • FERREIRA, C. R. . Uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino de funções - O uso do Software Graph. In: Semana de Estudos da Matemática, 2009, Guarapuava,PR. Semana de Estudos da Matemática. Guarapuava,PR: UNICENTRO, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • FERREIRA, C. R. . A sala de aula invertida. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, C. R. . Sequência de Fibonacci e a proporção divina aplicada ao mercado de ações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, C. R. . Flipped Classroom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, C. R. . Um estudo sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática como Eixo Metodológico do Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BURAK, D. ; FERREIRA, C. R. ; BRANDT, C. F. ; KLUBER, T. E. ; KAVIATKOVSKI, M. A. C. . Sobre os objetivos de pesquisa concernentes à investigação em modelagem matemática na educação matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . A Modelagem Matemática na Educação Matemática como eixo metodológico do ensino e aprendizagem da Matemática - uma proposta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Modelagem Matemática na sala de aula: a questão do currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. . Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, C. R. ; VARGAS, F. ; CARDOSO, S. . Uso do computador no ensino-aprendizagem de matemática: uma proposta com o software graph. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Modelagem Matemática - Uma experiência com a formação continuada de professores utilizando a educação a distância online. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . Considerações iniciais sobre um curso de Modelagem Matemática em ambientes virtuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDT, C. F. ; TOZETTO, A. S. ; FERREIRA, C. R. ; KLUBER, T. E. ; BURAK, D. . RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA DE RESUMOS DE PESQUISAS E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO NOVO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. R. ; BURAK, D. . A primeira experiência com a Modelagem Matemática - a construção de um modelo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FERREIRA, C. R. . Comissão Científica do I Seminário Internacional em Ensino de Ciências e Matemática em tempos mediados pelas tecnologias digitais. 2023.

FERREIRA, C. R. . Comissão Científica do IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM). 2022.

FERREIRA, C. R. . IX Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM). 2022.

FRANCO, E. A. ; FERREIRA, C. R. . O MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NUM AMBIENTE REMOTO.. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

RAMOS, T.F. ; FERREIRA, C. R. . PEER INSTRUCTION (INSTRUÇÃO ENTRE PARES): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

DZIADZIO, S. J. ; FERREIRA, C. R. . Modelagem Matemática e Sala de Aula Invertida: uma possibilidade para o ensino de matemática. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

RAMOS, R. ; FERREIRA, C. R. . METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA AO MÉTODO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES SOBRE A PRÁTICA. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

MATOS, G. S. ; FERREIRA, C. R. . Atividades de Matemática na Modalidade EaD: o uso das Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas no processo da Sala de Aula Invertida. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

MARCONATO, E. C. ; FERREIRA, C. R. . O Ensino da Matemática Financeira via Resolução de Problemas possibilidades e reflexões sobre Educação Financeira.. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . MBA em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria - Turma 28. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria - Turma 30. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA Estratégias Cooperativas - Cresol. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. ; MARTINS, M. . Matemática Financeira Aplicada ao Cooperativismo de Crédito. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . Pesquisa em Matemática em Sala de Aula. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . Series de pagamentos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Série Imediatas Antecipadas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Séries Imediatas Postecipadas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Séries Uniformes Diferidas. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Capitalização. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Série de Pagamentos Extras - Balão. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Séries Variáveis. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Sistema de Amortização Francês sem correção monetária. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Sistema de Amortização Francês com correção monetária. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Sistema de Amortização Constante sem correção monetária. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Sistema de Amortização Constante com correção monetária. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

FERREIRA, C. R. . Gestão Administrativa Financeira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Administrativa Financeira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Administrativa Financeira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO, L. G. ; FERREIRA, C. R. . Organização da Avaliação no processo de Ensino e Aprendizagem na aplicação da Modelagem Matemática. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

CALDAS, I. R. ; FERREIRA, C. R. . Modelagem Matemática ? uma estratégia para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. ; BOSCHI, G. . Modelagem Matemática: uma proposta de ensino e aprendizagem da matemática em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: APRENDIZAGENS A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Administrativa Financeira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Administrativa Financeira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Matemática Financeira Aplicada ao Cooperativismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Matemática Financeira Aplicada ao Cooperativismo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013. (Editoração/Anais).

FERREIRA, C. R. . MBA em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria Turma XVII. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Análise de Investimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira - Mercado de Ações - Investindo com Segurança. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira - Engenharia Econômica e Estratégias de Investimentos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira - Engenharia Econômica - TURMA XVI. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira - Engenharia Econômica - TURMA XVII. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira - Engenharia Econômica e Decisão Estratégias de Investimentos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização em Controladoria, Contabilidade e Gerencial Financeira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Mercado de ações - Investindo com Segurança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Análise de Investimento e Engenharia Econômica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Mercado de Capitais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Mercado de Capitais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Mercado de ações - Investindo com Segurança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira Contábil e Controladoria - Turma XII - Engenharia Economica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria - Turma XII - Estratégias e Decisões de Investimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino de funções - o uso do software Graph. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, C. R. . Uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino de funções - o uso do software Graph. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, C. R. . Gestão Empresarial - Turma Apucarana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Empresarial - Turma Londrina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Financeira, Contábil e Auditoria. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Financeira Contábil e Auditoria - Turma 2 Apucarana. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Financeira, Contábil e Auditoria - Turma 3 Londrina. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTABIL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONTABIL E CONTROLADORIA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA - Gestão Financeira e Contábil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Matemática Financeira Aplicada - HP12C. 2006. .

FERREIRA, C. R. . ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONTÁBIL E CONTROLADORIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Financeira e Contábil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Administração Financeira, Contábil e Controladoria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão financeira contábil e controladoria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão estratégica de negócios. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA, GERÊNCIA CONTÁBIL E FINANCEIRA.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, CONTABIL E CONTROLADORIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONTABIL E CONTROLADORIA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Administração financeira contábil e controladoria. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Gestão Financeira e Contábil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . MBA - Gestão estratégicas de empresas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Matemática Financeira Aplicada. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

FERREIRA, C. R. . Curso de administração financeira, contábil e controladoria. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização em gerência contábil e controladoria. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização em gerência contábil com ênfase em contabilidade pública e auditoria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Curso de administração financeira, contábil e controladoria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização financeira, contábil e controladoria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização em Gerência Contábil, financeira e controladoria. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERREIRA, C. R. . Especialização em gestão financeira e contábil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Um estudo sobre a aplicação da Metodologia Peer Instruction ou Instrução entre Pares em atividades de Modelagem Matemática, Descrição: O objetivo central desta pesquisa é analisar a aplicação da metodologia Peer Instruction ou Instrução entre Pares em atividades de Modelagem Matemática, verificando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se investigar como essa abordagem pode contribuir para o envolvimento ativo e colaborativo dos alunos, o desenvolvimento de competências matemáticas e a construção de conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador.

  • 2022 - 2024

    Materiais Curriculares Educativos sobre Modelagem Matemática - MCEMM, Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um aplicativo com Materiais Curriculares Educativos sobre Modelagem Matemática para apoio à formação dos Professores de Matemática. Após o planejamento, o aplicativo será desenvolvido com a inserção de materiais de apoio ao trabalho pedagógico do professor. Serão exemplos de atividades de Modelagem com temas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, com todas as etapas comentadas. Para aprofundamento teórico os professores terão acesso a um acervo sobre Modelagem Matemática com textos e entrevistas com pesquisadores da área. Concluído o desenvolvimento do aplicativo, alguns professores de matemática serão convidados a utilizá-lo para avaliação. Com os dados coletados, através de observações e entrevistas, serão realizadas as análises e conclusões do trabalho para publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador / Tiago Emanuel Kluber - Integrante / Dulce Maria Strieder - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Práticas e Pesquisas em Educação Matemática, Descrição: O Macroprojeto Práticas e Pesquisas em Educação Matemática vinculado a linha 2 abarca um conjunto de investigações que compõem os projetos de pesquisa institucionais, aprovados internamente na UNICENTRO e/ou em agências de fomento à pesquisa estaduais ou nacionais. Todos os projetos mantêm relação estreita com a linha de pesquisa " Ensino e Aprendizagem em Matemática e são coordenados por pesquisadores credenciados no PPGEN. Estes projetos favorecem pesquisas que integram estudantes do programa de pós graduação, iniciação científica e os docentes do programa. Esse macroprojeto tem a intenção de unificar e sistematizar as pesquisas, fomentar investigações, estudos e o desenvolvimento de Produtos Educacionais, abarcando: estudos e investigações acerca de distintas práticas pedagógicas e ferramentas metodológicas e tecnológicas na Educação Matemática; estudos e investigações acerca da formação de professores da Matemática; estudos e investigações acerca da modelagem matemática; estudos e investigações acerca das normas de gênero e sexualidade produzidas, ensinadas e regularizadas em diferentes espaços educativos na Educação Matemática; estudos e investigações acerca da formação docente e práticas pedagógicas de estudantes com deficiência e altas habilidades... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Integrante / Dionísio Burak - Integrante / Clodogil Fabiano Ribeiro Dos Santos - Integrante / Laynara dos Reis Santos Zontini - Integrante / Prof.ª Dra. Joyce Jaquelinne Caetano - Coordenador / Carla Blum Vestena - Integrante / Márcio André Martins - Integrante / Bettina Heerdt - Integrante / Lucia Virginia Mamcasz Viginheski - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Ensino de Educação Matemática, Descrição: Desenvolver pesquisa de modo indissociável a formação continuada de professores e a pesquisa na área de Educação Matemática. Os objetivos são: formar pesquisadores para atuar na área da Educação Matemática tratando das questões relativas às formas e processos do ensinar e do aprender matemático; realizar estudos, pesquisas e avaliar ações de formação inicial e continuada de professores. Para a consecução dos objetivos promove estudos, discussões e investigações relativas às práticas pedagógicas e sobre a formação de professores para atuar no ensino de Matemática; desenvolve pesquisa, estudos, confecciona e organiza roteiros de encaminhamento para o uso de Materiais Didáticos em sala de aula; desenvolve estudos e pesquisas relativas à aplicação da Informática no Ensino de Matemática; desenvolve um resgate histórico da produção em Educação Matemática. O Grupo articula-se apoiado em sublinhas de pesquisas: Práticas de Ensino e Materiais Didáticos; Modelagem Matemática na Educação Matemática; História da Matemática, Tecnologias na Educação Matemática que consideram as atuais Tendências Metodológicas em Educação Matemática.Endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3354294486501697. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (6) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Integrante / Dionísio Burak - Coordenador / José Roberto Costa - Integrante / Vantielen da Silva Silva - Integrante / ELHANE DE FATIMA FRITSCH CARARO - Integrante / Laynara dos Reis Santos Zontini - Integrante / Márcio André Martins - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Flipped Classroom - A sala de aula invertida em atividades de Modelagem Matemática, Descrição: Este estudo busca responder a seguinte questão: O que se revela durante o desenvolvimento das etapas da Modelagem, quando se utiliza o conceito da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroon) no trabalho com os estudantes? No contexto da questão, o objetivo é verificar se a aplicação do conceito da sala de aula invertida nas atividades de Modelagem, contribui para que os estudantes assimilem melhor os conteúdos, criando estratégias para solucionar problemas, conseguindo argumentar com espírito crítico, trabalho coletivo e desenvolvimento da autonomia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    O uso da Grounded Theory (Teoria Fundamentada) em um estudo de Modelagem Matemática na Educação Matemática, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a aplicação da Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) na abordagem qualitativa de pesquisa e discutir a evolução da teoria, o processo de trabalho, as vantagens ou não de sua utilização, o papel do pesquisador, o desenvolvimento de trabalhos utilizando esta teoria na pesquisa em Educação Matemática e contribuir com pesquisadores, trazendo informações relevantes que suportem os processos de escolha e de execução dessa técnica de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) . , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Um estudo sobre a modelagem matemática na educação matemática como eixo metodológico do ensino e aprendizagem da matemática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Centro-Oeste - Remuneração.

  • 2010 - 2013

    Modelagem Matemática na Brasil: na perspectiva da Meta-Compreensão, Descrição: Este projeto busca por uma meta-compreensão da Modelagem Matemática para explicitar sentidos e significados atribuídos a tal prática (a) tanto no âmbito da área específica de Educação Matemática, (b) quanto em termos específicos do Ensino de Matemática na Educação Básica. O objeto de pesquisa é a Modelagem Matemática na Educação Matemática, compreendendo a investigação das abordagens postas e tratadas nos trabalhos produzidos e publicados (i) em eventos científicos e pedagógicos de caráter nacional ou internacional realizados no Brasil, relativos a essa temática/prática educativa, entre 2005 e 2009, bem como (ii) em artigos de revistas e periódicos que acolheram pontos de vista sobre Modelagem Matemática no mesmo período. Em termos metodológicos institui-se um tipo de meta-análise a partir de olhares já efetuados pelos autores dos trabalhos, que permitem chegar a outros focos e elementos ainda não analisados. Espera-se com este projeto explicitar a meta-compreensão da Modelagem Matemática na área de Educação Matemática, em termos de teorias-e-práticas usuais para orientar o fazer docente, e configurar avanços no próprio campo de investigação pedagógica e científica das práticas de ensino que implicam modelar para aprender compreensivamente a matemática . Tal projeto pode estabelecer benefícios de abrangência Nacional para Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática, o que a médio e longo prazo são incorporadas em âmbito escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Integrante / Dionísio Burak - Coordenador / Célia Finck Brandt - Integrante / Tiago Emanuel Kluber - Integrante / Rosália Maria de Aragão - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    A formação continuada de professores em ambientes virtuais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Roberto Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Centro-Oeste - Remuneração.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Matemática. , Rua Presidente Zacarias. 875, Santa Cruz, 85015430 - Guarapuava, PR - Brasil - Caixa-postal: 85055370, Telefone: (42) 36211000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Matemática, Departamento de Matemática.,Atividade realizada, Vice Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática.

  • 05/2022 - 10/2022

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Financeira, Projetos I

  • 01/2022 - 06/2022

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pré - Cálculo

  • 02/2022 - 05/2022

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação e Comunicação

  • 02/2021 - 06/2021

    Direção e administração, CAD - Conselho de Administração.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Informação e Comunicação

  • 02/2020 - 05/2021

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Financeira, Matemática Financeira, Pré-Cálculo

  • 05/2020 - 02/2021

    Direção e administração, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Matemática.

  • 04/2019 - 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Membro do fórum das Licenciaturas da Unicentro.

  • 02/2019 - 02/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade realizada, Presidente do NDE do Curso de Licenciatura em Matemática.

  • 02/2019 - 02/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade realizada, Membro do NDE do Curso de Matemática Aplicada e Computacional.

  • 04/2020 - 05/2020

    Ensino, Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conteúdo e Prática

  • 02/2020 - 05/2020

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação e Comunicação

  • 02/2019 - 05/2020

    Direção e administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Matemática.

  • 12/2019 - 01/2020

    Ensino, Cooperativismo Solidário e Crédito Rural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira

  • 02/2019 - 12/2019

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I, Matemática Financeira

  • 08/2019 - 10/2019

    Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Cálculo

  • 08/2019 - 09/2019

    Ensino, Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Matemática em Sala de Aula

  • 04/2018 - 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Mestrado Ensino de Ciências e Matemática.

  • 06/2018 - 03/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade realizada, Membro do Fórum das Licenciaturas da UNICENTRO.

  • 02/2017 - 02/2019

    Direção e administração, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Matemática.

  • 02/2017 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Membro do CONSET - Conselho do Setor de Ciências Exatas e Tecnológico.

  • 07/2018 - 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Colegiado do Membro do Colegiado do programa de PósGraduação stricto sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização II, Matemática Financeira

  • 05/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Cargo ou função, Membro de comissão de sindicância.

  • 05/2018 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Avaliação aquisição de estabilidade Prof. Sandro Rodrigues.

  • 05/2016 - 05/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade realizada, Membro do Fórum das Licenciaturas da UNICENTRO.

  • 02/2016 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Tópicos em Matemática

  • 09/2017 - 10/2017

    Ensino, Cooperativismo Solidário e Crédito Rural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Matemática financeira aplicada ao cooperativismo de crédito

  • 08/2017 - 08/2017

    Extensão universitária , Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, XX Semana da Matemática.

  • 05/2016 - 05/2017

    Extensão universitária , Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Atividade de extensão realizada, Ministrante de curso no Projeto de Extensão "A formação matemática no curso de pedagogia: aprendizagens a partir da modelagem matemática".

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira, Tópicos em Educação Matemática, Instrumentalização II

  • 02/2012 - 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste.,Linhas de pesquisa

  • 02/2010 - 12/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira

  • 02/2010 - 12/2011

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática I

  • 02/2010 - 12/2011

    Ensino, Ciências Economicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada à economia

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização para o ensino de Matemática, Matemática Financeira, Tópicos em Educação Matemática

  • 11/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Curso de Matemática Financeira com utilização da calculadora financeira HP-12C.

  • 05/2009 - 06/2009

    Extensão universitária , Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Curso: Uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino de funções - o uso do software graph..

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática Elementar

1991 - 2006

Faculdade Estadual de Ciências Economicas de Apucarana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1991 - 12/2006

    Ensino, Ciëncias Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Financeira

  • 02/1991 - 12/2006

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Operacional, Matemática Financeira, Matemática

  • 02/1991 - 12/2006

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo

  • 08/2001 - 07/2003

    Direção e administração, Departamento de Métodos Quantitativos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1999 - 07/2001

    Direção e administração, Departamento de Métodos Quantitativos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

2000 - 2004

Faculdade Apucarana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 07/2001 - 03/2005

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I e III

1988 - 1991

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1988 - 01/1991

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física, Física Geral e Experimental, Prática de Ensino de Matemática I e II, Fundamentos da Matemática Elementar, Matemática I e II

1985 - 2006

Colégio São José - Apucarana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/1985 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

1990 - 2006

colegio mater dei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/1990 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

  • 12/2001 - 12/2002

    Direção e administração, Colégio Mater Dei.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico Ensino Médio.

1990 - 1992

Colégio São Camilo - Arapongas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1990 - 03/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Física