Alex Sandro Salvador dos Santos

Possui mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017) e graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Católica do Salvador (2008). Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em História Política da Educação, atuando principalmente na análise dos contextos regional (Bahia) e nacional (Brasil), bem como em estudos sobre Memória.

Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação e Contemporaneidade

2015 - 2017

Universidade do Estado da Bahia
Título: EDUCAÇÃO, POLITICA E SOCIEDADE NA BAHIA DO SÉC. XIX. O LICEU PROVINCIAL DA BAHIA ENTRE 1836 E 1870, Ano de Obtenção: 2017
Elizabete Conceição Santana.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Instrução; Liceu; Legislação; Estatuto.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: História da Bahia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.

Graduação interrompida em 2013 em Ciências Sociais

2010 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2013

Graduação em História Bacharelado e Licenciatura

2004 - 2008

Universidade Católica do Salvador
Título: Uma Leitura histórico-social da legislação escolar: O Estatuto do Liceu Provincial da Bahia de 1841
Orientador: Ione Celeste de Jesus Souza
Bolsista do(a): Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Formação de Tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Moodle. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2009 - 2009

História da Educação na Bahia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: História da Educação.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: História da Bahia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Participação em eventos

Palestra "A legislação do Ensino de nove anos". 2010. (Outra).

História da Educação na Bahia. 2009. (Outra).

IV Encontro Estadual de História ANPUH/BA.Uma Leitura histórico-social da legislação escolar: O Estatuto do Liceu Provincial da Bahia de 1841. 2008. (Simpósio).

IV Encontro Estadual de História ANPUH/BA. 2008. (Encontro).

Manuel Querino - Vida e Obra. 2008. (Seminário).

Pesquisas em Debate 2008. 2008. (Seminário).

"Fontes de Estudo para a História da Educação na Bahia". 2007. (Seminário).

"História da Educação: Formação do Campo". 2007. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de História. 2007. (Encontro).

Seminário - Método em Marx. 2007. (Seminário).

VIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica. Filosofia do engajamento político. 2005. (Outra).

VIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica. Século XIX: fontes e bibliografia para o estudo da escravidão em Salvador e Recôncavo baiano. 2005. (Outra).

VII SEMOC - Semana de Mobilização Científica.. 2004. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. In: Henrique Martins da Silva; Fernanda Soares Resende. (Org.). Entre instituições, práticas e saberes: o ensino de história e história da educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, v. 115, p. 65-83.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. In: Henrique Martins da Silva; Fernanda Soares Rezende. (Org.). Entre Instituições, práticas e saberes: o ensino de história e história da educação no Brasil. 1ed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2021, v. 115, p. 58-72.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . ?O Liceu Provincial: a origem do ensino secundário na província da Bahia?. In: Alexandre Augusto Cals e Souza; Vivian da Silva Lobato,. (Org.). ?POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Jundiaí: PACO, 2020, v. 78, p. 291-307.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . O Liceu Provincial: a origem do ensino secundário na província da Bahia. In: Alexandre Augusto Cals e Souza; Vivian da Silva Lobato. (Org.). ?POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO. 1ed.Jundiaí: PACO, 2020, v. 78, p. 291-307.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . O PANORAMA SOCIOPOLÍTICO E EDUCACIONAL DA BAHIA EM MEADOS DO SÉCULO XIX: a origem do ensino secundário na Província da Bahia. In: Marcos Luciano Lopes Messeder; Lívia Alessandra Fialho da Costa. (Org.). Educação, Memória e Pluralidade Cultural. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2017, v. 1, p. 279-301.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . UMA LEITURA HISTÓRICO ? SOCIAL DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR: O ESTATUTO DO LICEU PROVINCIAL DA BAHIA ? 1841.. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BA, 2008, Vitória da Conquista. IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH-BA HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS., 2008.

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . A origem do ensino secundário na Bahia. O Liceu Provincial da Bahia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . Contexto histórico do acesso do negro ao ensino formal .. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . O que diz a LDB - Lei de Diretrizes e Bases e os PCN`s - Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o ensino da história.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Alex Sandro Salvador dos . Uma Leitura histórico-social da legislação escolar: O Estatuto do Liceu Provincial da Bahia de 1841. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SANTOS, Alex Sandro Salvador dos ; ARAUJO, A. M. E. . Apocalipse Histórico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, Alex Sandro Salvador dos ; DALTRO, M. R. ; TRIGO, C. K. . O Fim do Mundo.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA DO CENÁCULO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 33

2010 - 2012

Faculdade Parque

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor de História do Ensino Fundamental e Médio.

2019 - 2019

COLÉGIO PONTO ALTO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

2006 - 2008

INSTITUTO EDUCACIONAL RAMO DA VIDEIRA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 28

Outras informações:
Professor de História do Ensino fundamental e médio.

2020 - 2020

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Cultura, Carga horária: 20

2024 - Atual

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de História e História da Bahia na Rede Estadual de Ensino.