Thais Barbosa Reis de Matos
Thaís Matos é Psicóloga Clínica formada em Psicologia pelo Centro universitário Jorge Amado (2011) e especialista em psicopatologia e saúde mental pelo Instituto de desenvolvimento pessoal (2015). É Facilitadora do protocolo de Mindfulness-Based Health Promotion pelo Centro brasileiro de mindfulness - vinculado ao departamento de medicina preventiva da UNIFESP (2020) . Possui formação humanista pelo Instituto Humanista da Bahia ( 2020 )- DIABASIS. Desenvolveu atividades de pesquisa e aperfeiçoamento profissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Mental no ambulatório itinerante (SUS), além de projetos e ações com foco no desenvolvimento de habilidade e competências para o gerenciamento emocional , vinculadas ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos . É editora da Revista Interativa Psicossocial (REVPSI) e integrante do grupo de pesquisa em saúde mental e PICS, com ênfase em meditação, saúde e bem-estar.Autônoma da Interação, CNES 0218375, estabelecimento cadastrado no CNPq sob código JOE200000004, cujo objeto é: prestação de serviços de psicologia, psicanálise, psicopedagogia, psicoterapia, ensino e consultoria técnica em psicologia e psicanálise; atividade de práticas integrativas e complementares em saúde humana; atividade de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química; atividades de centros de assistência psicossocial; edição de livros, revistas e jornais não diários em saúde humana.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa PICS em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS, projeto de pesquisa aprovado pela Plataforma Brasil, CAAE 23542719.5.0000.9287 (2020 - atual);Possui artigos publicados na REVIPSI sobre PICS( 2020) em níveis de assistência, ensino, pesquisa e extensão. ORCID ID 000000003-0216-0916.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Abordagem Centrada na Pessoa
2018 - 2020
DIABASIS
Título: Estudo de caso em andamento
Orientador: Emanuel Santos Pereira
Especialização em Psicopatologia e Saúde Mental
2012 - 2014
Instituto de Formação e Desenvolvimento Pessoal
Título: RE- INVENÇÃO DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS: NUANCES DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO HOSPITALAR
Orientador: Regina Selma
Aperfeiçoamento em Atualização e aperfeiçoamento profissional em PICS e Saúde Mental
2020 - 2022
Clinica Interação -Ambulatório especializado em Saúde Mental
Título: Pesquisa em PICS em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS. Ano de finalização: 2022
Orientador: Joanna Carneiro
Aperfeiçoamento em Programa de Promoção da Saúde e qualidade de vida basedo em Mindfulness
2018 - 2020
Universidade Federal de São Paulo
Título: Analise de caso Clinico. Ano de finalização: 2020
Orientador: Marcelo Demarzo
Graduação em Psicologia
2006 - 2011
Centro Universitário Jorge Amado
Título: O PSICÓLOGO NO HOSPITAL: REFLEXÕES DE UMA ATUAÇÃO EM CONSTRUÇÃO
Orientador: Rosangela da Luz Matos
Formação complementar
2020 - 2022
Extensão universitária em Aperfeiçoamento profissional em PICS e Saúde Mental -SUS (Meditação).. (Carga horária: 80h). , Clinica Interação - Ambulatório especializado em Saúde Mental, CI, Brasil.
2021 - 2021
Curso Mindfulness e a Experiência da Vida Humana: Descobrindo a Maestria In. (Carga horária: 5h). , Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, FECS, Brasil.
2018 - 2020
formacao como Instrutor Profissional em MIndfulness para promoção da saúde. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2020
Extensão universitária em Formação na Abordagem Centrada na Pessoa. (Carga horária: 420h). , Instituto Humanista da Bahia, DIABASIS, Brasil.
2016 - 2016
NÚCLEO BÁSICO EM SOCIOEDUCAÇÃO. (Carga horária: 165h). , Escola Nacional de Socioesducacao, ENS, Brasil.
2016 - 2016
Formacao de Mediador judiciario. (Carga horária: 80h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
2011 - 2012
Os Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan. (Carga horária: 80h). , Instituto de Psicanálise da Bahia, IPB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensão em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 72h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2008 - 2008
Processo Diagnóstico: uma breve introdução. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
2008 - 2008
Usos e Usuários de Substâncias Psicoativas - SPAS. (Carga horária: 140h). , Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, CETAD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar/Especialidade: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar/Especialidade: Modelos de Atenção e Prevenção em Saúde.
Organização de eventos
MATOS, T. B. R. . Saúde e Educação: Práticas Integrativas e Complementares. 2022. (Congresso).
MATOS, T. B. R. ; QUEIROZ, M. T. . MEDITA BAHIA - Meditação para redução de stresse e promoção a saúde. 2019. (Outro).
MATOS, T. B. R. . UFBA na PRACA. 2019. (Exposição).
MATOS, T. B. R. . II Encontro Norte e nordeste de Abordagens Corporais e Psicologia. 2016. (Outro).
Participação em eventos
AGEÍSMO-Qual o papel da Psicologia no enfrentamento desta realidade? ,e?. 2022. (Seminário).
Saúde e Educação:Práticas Integrativas e Complementares-UFBA.Mindfulness como ferramenta de promoção da saúde e redução de estresse. 2021. (Simpósio).
Congresso UFBA. Benefícios das Praticas integrativas e complementares em saúde em docentes e funcionários. 2020. (Congresso).
4 fórum brasileiro de Direitos humanos e saúde mental. 2019. (Congresso).
I encontro do nucleo ABRAPSO: que resistencias a psicologia b baiana vem construindo. 2019. (Encontro).
II Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental. 2019. (Outra).
Medita Junto Brasil.Meditação - praticas que previnem doenças e promovem saúde. 2019. (Oficina).
Praticas Integrativas para o bem -estar no trabalho.Práticas Integrativas para o bem estar no trabalho baseado em Mindfulness. 2019. (Oficina).
Projeto Jovens Pensantes.Mindfulness para promocao da saude e qualidade de vida. 2019. (Encontro).
1 seminário Cirandas Parceiras ? A importância da Rede de articulação sócio assistencial para o enfrentamento a violação dos direitos das mulheres.. 2016. (Seminário).
Conversas sobre a Formacao em Psicologia para Atencao Basica. 2016. (Encontro).
II Encontro Norte Nordeste de Abordagens Corporais e Psicologia. 2016. (Encontro).
Carl Rogers- Abordagem Centrada na Pessoa e Pratica Psicoterápica. 2015. (Outra).
IV Quintal Psi: Espaço de Encontro Cultura e Debates. 2015. (Encontro).
Conversas sobre Formação em Psicologia para Atenção Básica. 2014. (Seminário).
II Simpósio Baiano Medicalização da Educação e da Sociedade: da crítica à construção de práticas desmedicalizantes,.ouvinte. 2014. (Simpósio).
OFICINA DE DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS. 2014. (Oficina).
Oficina temática ´´ Atuação da(o) Psicóloga (o) no Sistema Único de Assistência Social ?SUAS. 2014. (Oficina).
Programação especial em comemoração ao dia do Psicólogo (a).´´ Atuação da(o) Psicóloga(o) no Sistema Único de Assistência Social- SUAS ``. 2014. (Oficina).
2 Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. O Psicólogo no Hospital : Reflexões de uma atuação em contrução. 2012. (Congresso).
I Encontro diálogo em Psicologia e Direitos humanos. 2012. (Encontro).
I Mini Curso de aperfeiçoamento Profissional:´´ O saber fazer da Psicologia em Saude Mental. 2012. (Oficina).
Seminário Venturas e Males da Alma. 2012. (Seminário).
Cuso de Extensão Adolescência e Sexualidade nos dias atuais. 2011. (Seminário).
Interculte.O Psicólogo no Hospital: Reflexões de uma Atuação em Contrução. 2011. (Encontro).
I Simpósio Redução de Danos e os Desafios frente às Políticas Públicas. 2011. (Simpósio).
30 Anos da Lei Franco Basaglia: Reformas Psiquiátricas e Transfomação Cultural no Brasil e no Mundo. 2009. (Encontro).
III Fórum de Psicanálise - A Clínica Psicanalítica na nossa Comtemporaneidade. 2009. (Outra).
XIV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise. 2008. (Outra).
Fórum de Psicanálise - Interfaces da Psicanálise. 2007. (Outra).
Psicologia, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica. 2007. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MATOS, T. B. R. ; CARNEIRO . AUTOMASSAGEM/MASSAGEM E REDUÇÃO DE ANSIEDADE EM CONTEXTO PANDÊMICO: protocolos com estudantes, usuários, servidores do SUS e voluntários. REVIPSI , v. 03, p. 83-100, 2020.
-
MATOS, T. B. R. . GRUPO DE MOVIMENTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA INTERAÇÃO-SUS. REVIPSI , v. 03, p. 63-82, 2020.
-
MATOS, T. B. R. . Promocao da Saude baseada em Mindfulness. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATOS, T. B. R. . O Psicólogo no Hospital: Reflexões de uma atuação em construção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MATOS, T. B. R. . O Psicólogo no Hospital: Reflexões de uma Atuação em Construção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MATOS, T. B. R. ; CALIXTO, A. ; RANGEL, S. ; PIEDADE, C.A. . Transtorno Obsessivo-Compulsivo: formas de tratamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATOS, T. B. R. . REVIPSI. salvador: Revista Interativa Psicossocial da Interação, 2020 (periodico).
Outras produções
MATOS, T. B. R. . workshop Mindfulness para reducao de stress e ansiedade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MATOS, T. B. R. . Práticas Integrativas para o bem estar no trabalho baseado em Mindfulness. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
Pesquisa em PICS em Saúde Mental na INTERAÇÃO-SUS, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado pela Plataforma Brasil, CAAE 23542719.5.0000.9287 (2020 - atual). Cadastrado no CNPq sob código JOE200000004, cujo objeto é: prestação de serviços de psicologia, psicanálise, psicopedagogia, psicoterapia, ensino e consultoria técnica em psicologia e psicanálise; atividade de práticas integrativas e complementares em saúde humana; atividade de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química; atividades de centros de assistência psicossocial; edição de livros, revistas e jornais não diários em saúde humana. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thais Barbosa Reis de Matos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Interação, INTERAÇÃO ? Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia LTDA. , Rua Barão de Loreto, Graça, 40150270 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (071) 32378044
Experiência profissional
2020 - Atual
InteraçãoVínculo: autonoma, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Psicóloga e psicoterapeuta em PICS
2018 - Atual
Complexo HUPES - Ambulatório Professor Francisco Magalhães NetoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicologa, Carga horária: 8
2016 - 2018
Espaco Psicoterapeutico REVIVERVínculo: Psicologa, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
2017 - 2017
Instituo de Saúde ColetivaVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Entrevistador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Entrevistadora do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica - ( PMAQ) no estado da Bahia, no período de 31 de julho a 31 de outubro de 2017. Estudo desenvolvido pelo Instituto de saúde coletiva em parceria com o Ministério da Saúde.
2012 - 2014
Projeto Incluir-Associação baiana de pessoas com deficiênciaVínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
2010 - 2010
Hospital da Marinha BrasileiraVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
Sanatório São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
FUNDAÇÃO LAR HARMONIAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thais Barbosa Reis de Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?