Marcelo Augusto Pinto Teixeira

Doutor em Ciência da Literatura, Semiologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com conclusão em 2005. Mestrado em Ciência da Arte,Teoria da Arte, pela Universidade Federal Fluminense,término em 1999. Bacharelado em Comunicação Social, Cinema, na Universidade Federal Fluminense concluído em 1994. Professor adjunto da Universidade Estácio de Sá, no Departamento de Cinema , de 2005 até 2011. Dirigiu e coordenou o curso de Cinema da Unesa de07/ 2007 até12/ 2011.Professor responsável pela pós graduação de Roteiro para Cinema de07/ 2007 até12/ 2010, na mesma Instituição. Tem experiência criativa na área de Cinema, Artes Plásticas e Teatro. Em sua trajetória acadêmica, descobre como ênfase de trabalho a semiose cinematográfica, atuando, principalmente, nos seguintes horizontes teóricos e práticos: Teoria e Hístoria do Cinema, Teatro , Direção de atores e História e crítca das Artes Plásticas. No campo de pesquisa e atuação prática desenvolve atividades com direção de atores e bailarinos, dramaturgia, direção e encenação fílmica e teatral. Como dramaturgo pesquisa subjetivação e o código de encenação no cinema, teatro, dança e Ópera. Criou o programa de História e Crítica de Arte no Século XX, com o professor Jorge Lúcio Campos e Lattuf Mucci, no Instituto Metodista Bennett,Rio de Janeiro em 2005 até 2006. Como ensaista escreveu sobre Heiner Müller, Paul Celan, Marcel Duchamp, Peter Greenaway, Derek Jarman, Autoria Fílmica e o Retorno do Estético no Decadentismo e na pós-modernidade.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2000 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O retorno do estético na voz do autor: a recodificação da autoria no cinema inglês finissecular
Orientador: Luiz Edmundo Bouças Coutinho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Autoria; Crítica; Arte contemporânea; Literatura; História sócio-política inglesa. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Setores de atividade: Outros.

Mestrado em Ciências da Arte

1996 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Título: Enciclopédia persona: avatares do regime autoral no cinema contemporâneo,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Latuf Isaias Mucci
Palavras-chave: Cinema; Autoria; Arte; Crítica; Arte contemporânea; Literatura. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros.

Graduação em Comunicação Social Cinema

1988 - 1994

Universidade Federal Fluminense
Título: Missa no orfanato de cegos: memória e intertextualidade no cinema contemporâneo
Orientador: João Luiz Vieira

Formação complementar

1995 - 1995

Curso de Câmera Profissional. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Cinema Japonês Contemporâneo. (Carga horária: 30h). , Centro de Cultura Japonesa, CCJ*, Brasil.

1989 - 1990

Formação de Ator. (Carga horária: 360h). , Centro Universitário da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: História Estética e Crítica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.

Organização de eventos

FERREIRA, G. ; KLABIN, W. ; TEIXEIRA, M. A. P. . Luciano Fabro. 1997. (Exposição).

TORTOSA, A. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; GUARANHOS, P. C. . Xull Sollar / Jorge Lyiz Borges : Língua e Imagemi. 1997. (Exposição).

Participação em eventos

O formalismo de Clement Greenberg ataca a representação em nosssas pinturas. Homenagem ao professor artista plástico. 2013. (Exposição).

Enciclopédia Persona : Eu é um outro.Exposição. 2012. (Outra).

segundo classificado em concurso público para professor adjunto.Segunda classificação no concurso de professor adjunto de Teoria da Comunicação e Direção de Atores na Universidade Federal de Juiz de Fora -Departamento de Comunicação e arte.. 2012. (Outra).

Enciclopédia Persona: Cena, Imagem e Ausência.Exposição. 2009. (Outra).

Curso Afinidades Eletivas:cinema e pintura- Conjunto Cultural da Caixa Econômica de São Paulo.Afinidades eletivas : cinema e pintura. 2008. (Outra).

Afinidades eletivas:cinema e pintura -Conjunto cultural da Caixa Econômica Rio de Janeiro.Afinidades eletivas:cinema e pintura. 2007. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Samantha Arruda

BOCK, W.; GONDAR, J.;TEIXEIRA, M. A. P.; TRINDADE, D. J.. As Horas, memória literatura: um olhar cinematográfico. 2010. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Valeia Mauro Lima

HOLZER, W.; ALVAREZ, J. M.;TEIXEIRA, M. A. P.. Algumas considereações sobre o impacto das tecnologias digitais e a montagem cinematográfica. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliana Monteiro

LINS, C.; BRUNO, F.; LISSOWSKY, M.; IVO, E.;TEIXEIRA, M. A. P.TEIXEIRA, M. A. P.. Experiência Narrativa E Informação:o uso das novas tecnologias na construção de uma cultura de vigilância na televisão. 2009. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luisa Marinho Mesquita Martins

TEIXEIRA, M. A. P.; MARTINS, M.; VILAQUA, D.. Apartamento 203: A fotografia na arte como acesso à memória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Thais Barrias Sevalho

TEIXEIRA, M. A. P.. A nova classe C: análise da novela avenida Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Aluno: Júlio César Alves Martins

MONTEIRO, E.;TEIXEIRA, M. A. P.. Gilberto Braga, o discreto discurso da homossexualidade e a coautoria da censura nas abordagens homossexuais das novelas Brilhante, Paraíso Tropical e Vale Tudo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

TEIXEIRA, M. A. P.. Jornada de TCC e Iniciação científica das faculdades integradas Helio Alonso. 2014. Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Comissão julgadora das bancas

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.. Enciclopédia persona: avatares do regime autoral no cinema contemporâneo. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.; ALENCAR, Ana Maria; MUCCI, Latuf Isaias; REIS, Sonia Cristina. O retorno do estético na voz do autor: a recodificação da autoria no cinema inglês finissecular. 2005. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.; MUCCI, Latuf Isaias; LINS, Ronaldo Lima. O retorno do estético na voz do autor: a recodificação da autoria no cinema inglês finissecular. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Latuf Isaias Mucci

MUCCI, L. I.; COUTINHO, Luiz Edmundo Bouças; REIS, Sônia; CAMPOS, Jorge Lúcio de. O cinema autoral britânico. 2005. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

MARQUES, Aída; MUCCI, Latuf Isaías. Enciclopédia Persona: avatares do regime autoral no cinema contemporâneo. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

MARQUES, Aída; VIEIRA, João Luiz; PORTO, José Alberto Nobre. Missa no orfanato dos cegos: memória e intertextualidade no cinema moderno de autor. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Universidade Federal Fluminense.

Regina glória Nunes Andrade

TEIXEIRA, M. A. P.;ANDRADE, R. G. N.; MUCCI, L. I.; COUTINHO, L. E. B.. Enciclopédia Persona : avatares do regime autoral no cinema contemporâneo.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Gabriela Perez Cordeiro

Ancestral ( roteiro); Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema) - Faculdade Helio Alonso; (Orientador);

Raphael Arruda

Video sobre Street Art; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Helio Alonso; (Orientador);

Felipe Moura

A escritura da morte no cinema moderno e pós-moderno; Início: 2005; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de História e Crítica da Arte no Século XX) - Centro Universitário Metodista Bennett; (Orientador);

Caroline Sherrer

A Poesia Marginal e A Intertextualidade No Filme Febre do Rato de Claudio Assis; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Cinema) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; (Orientador);

Antonio Pedro Guimarães Sette Pinheiro

Park Chang e o novo cinema coreano: hibridização de gêneros, a hiperviolência e a perversão narrativa fílmica; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Faculdade Helio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Rnata Felippe

Quando a Noite Chegar( desenvolvimento de roteiro dramatúrgico); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Faculdade Helio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Alexis Haddad

A Fratura do Grifo( Realização de Curta metragem digital); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Roger Davill

AMORES ARTIFICIAIS( projeto experimental de realização de longa-metragem digital); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Faculdade Helio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Amanda Julião e Silvia Varanda

Perona- identidades femininas construídas pela mídia e arte( Vídeo); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Bárbara Agra Souza Mendes

A recodificação da escrita do real e representação da Itália pós-guerra no neorrealismo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Pedro da Cunha Fragoso

Além de Hollywood:a popularização do cinema independente norte-americano nos anos 90; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

João Tavares da Silva

Cinema :montar como reescrever; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Cristiane Soares Fernandes

Influências das vanguardas européias na estética do filme Limite de Mário Peixoto; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Fabiana Gomes da Silva

A crise identitária nas personagens de Terra Estrangeira e Central do Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Deborah Demetrio

Entre telas: afinidades do pictorialismo com o cinema; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Regina Ramos Coelho de Albuquerque

A relação ente Cinema e as Artes Plásticas na obra de Derek Jarman; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Segio Tinoco Arpon Soutinho

Memórias do cárcere: a direção e exritura de um mestre; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Rômulo Ciríaco

A escritura do melodrama: Douglas Sirk a Todd Haynes; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Cibele Clark

As mutações de subjetividade e dramaturgia a partir da resignificação da tecnologia na obra de Wong Kar Way; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Ana Toledo Mesquita

A erotografia da morte na obra de Nagisa Oshima; 2005; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Marcel Martins

A poética do estranhamento na obra de David Lynch; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Bruno Garotti

O retorno do estético e a identidade na escritura fílmica de Wong Kar Way; 2005; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Henrique Andrade

Agonia e alegoria em Terra em Transe; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Joana Prata

O trabalho do ator em Madame Satã; 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Juliana Torres

A influência do noir; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcelo Augusto Pinto Teixeira;

Foi orientado por

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

O retorno do estético na voz do autor: a recodificação da autoria no cinema inglês finissecular; 2005; 210 f; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Edmundo Bouças Coutinho;

Latuf Isaias Mucci

O cinema autoral inglês; 2006; Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Latuf Isaias Mucci;

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, M. A. P. . Resgate e revisão. A Vertigem da Maneira, Rio de Janeiro, v. 1, p. 1, 2002.

  • TEIXEIRA, M. A. P. . O ser intransitivo da arte na função poética modernista: poesia como fenômeno de cultura em T.S. Eliot. Poiésis (Niterói) , Niterói, v. 1, p. 97-101, 2000.

  • TEIXEIRA, M. A. P. ; TRIDADE, D. J. ; MONTEIRO, E. ; CROKDAQUIS, E. . Encenar a Pele Inglesa em Réquiem Iconofágico.. In: Denise Tridade (org.). (Org.). Imaginários de Cinema e Moda. 100ed.Rio de Janeiro: Edição Digital patrocinada pela Faperj, 2013, v. 2, p. 4-170.

  • TRIDADE, D. J. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; MONTEIRO, E. ; MACHADO, P. ; CROKDAQUIS, E. ; JACOB, E. . A necrospectiva do cinema inglês da década de oitenta: The State-of -the-nation -films e a estratificação do excesso formal na recodificação da sciedade inglesav. In: Denise Trindade. (Org.). Imaginários de Cinema. 1ed.Rio de Janeiro: E papers, 2011, v. 1, p. 33-40.

  • TEIXEIRA, M. A. P. ; COUTINHO, L. E. B. . Viagens desoladas:a poesia de exílio na voz do inaudito em Paul Celan e processos migratóriosna poesia de T.S. Eliot. In: Luiz Edmundo Bouças Coutinho e Flora de Paoli. (Org.). Corpos letrados, corpos viajantes. 1ed.Rio de Janeiro: Confraria dos Ventos, 2011, v. 1, p. 1-277.

  • TEIXEIRA, M. A. P. . O Esteticismo de Derek Jarman:Blue e o crepúsculo do Cinema. In: Luiz Edmundo Bouças Coutinho. (Org.). Arte e Artifício. 1ed.rio de Janeiro: UFRJ, 2002, v. 1, p. 07-181.

  • PRYSTON, A. ; Alexandre Figueroa ; BEAUVAIS, Y. ; ANDREGHETTO, L. ; TEIXEIRA, M. A. P. . Blue: A necrospectiva da autoria no século XX. In: Cinema é liberdade: Derek Jarman, 2014, Rio de Janeiro. Cinema é liberdade: Derek Jarman. rio de janeiro: jurubeba produções, 2014. v. 1. p. 114-118.

  • BIAOT, A. J. C. ; TEIXEIRA, M. A. P. . Heiner Müller:o ser intertextual e esquizoide da função dramática contemporânea. In: Primeiro congresso Brasileiro de Pesquisa e pós Graduação em Artes Cênicas, 1999. Anais do Primeiro Congresso de Pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes. v. 1. p. 1-679.

  • TEIXEIRA, M. A. P. . A necrospectiva da voz do autor: o cinema de Andy Warhol e Derek Jarman. Anais da Jornada de Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, 2003.

  • TEIXEIRA, M. A. P. . Camp Class: os novos vulgares sepultaram a dor da linguagem modernista. Anais da Anpuh, Niterói, 2001.

  • TEIXEIRA, M. A. P. . Marcel Duchamp:Homo Ludens. Anais do Primeiro Simpósio Internacional de Comunicação e Informação da Uff, Niterói, 1997.

  • CROKDAQUIS, E. ; MONTEIRO, E. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; AUGUSTO NETO, J. . O esteticismo como Estratégia poLítica no Cinema de Periferia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Alexandre Figueroa ; PRYSTON, A. ; ANDREGHETTO, L. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; BEAUVAIS, Y. . Blue: a necrospectiva do cinema autoral do século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TRIDADE, D. J. ; TEIXEIRA, M. A. P. ; MONTEIRO, E. ; CROKDAQUIS, E. . Encenar a pele inglesa em réquiem iconofágico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAERTE, C. ; TEIXEIRA, M. A. P. . Cabeção de Nego: o poder da existência. Rio de Janeiro: SESCRIO e produção do espetculo, 2011 (Texto de apresentação de propostas estéticas e rotina de criação de espetáculo de teatro dança).

Outras produções

TEIXEIRA, M. A. P. . Curso de dramaturgia. 2014. .

TEIXEIRA, M. A. P. . Curso de figurino no cinema. 2014. .

TEIXEIRA, M. A. P. . Curso de Direção de Atores. 2014. .

TEIXEIRA, M. A. P. . A dramaturgia das formas do corpo: o figurinista no cinema. 2008. .

TEIXEIRA, M. A. P. . Afinidades eletivas: cinema e pintura:. 2007. .

TEIXEIRA, M. A. P. . Cabeção de Nego. 2011. Coreográfica.

TEIXEIRA, M. A. P. . Rilke:morte de teatro. 2000. Coreográfica.

TEIXEIRA, M. A. P. . A paixâo de Sata Joana: Auto de Possessão. 1995. Teatral.

TEIXEIRA, M. A. P. . Quando nós os mortos despertarmos. 1990. Teatral.

TEIXEIRA, M. A. P. . Crime na catedral. 1990. Teatral.

TEIXEIRA, M. A. P. . Elegia. 1990. Teatral.

TEIXEIRA, M. A. P. . Enciclopédia Persona: Eu é um outro. 2012. Pintura.

TEIXEIRA, M. A. P. . Enciclopédia Persona: imagem , cena e ausência. 2009. Pintura.

TEIXEIRA, M. A. P. . Rilke: morte de teatro. 1999 (Espetáculo de teatro-dança).

TEIXEIRA, M. A. P. . A Paixão de Santa Joana: Auto de Possessão. 1995 (Teatro).

TEIXEIRA, M. A. P. . Morte por Água. 1993 (Filme de curta-metragem).

TEIXEIRA, M. A. P. . l´Orfeo favola in musica. 1991 (Encenação de ópera).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Intertextualidade e esteticismo cmo estratégias políticas no cinema de Periferia, Descrição: A presente pesquisa observa intertextos e estratégias estéticas do cinema brasileiro comtemâneo como uma análise do capitalismo tardio. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Augusto Pinto Teixeira - Coordenador / Eliana Monteiro - Integrante / Elis Crokdaquis - Integrante / Jose Augusto Neto - Integrante.

Prêmios

1993

Melhor Montagem de Curta-Metragem 16 mm, Festival de Cinema de Brasília.

1993

Menção Honrosa em Fotografia, Jornada de Cinema da Bahia.

1990

Menção Honrosa em Animação, Encontro de Escolas de Cinema no México.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Faculdades Integradas Hélio Alonso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Faculdade Hélio Alonso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra disciplina de Argumento e Roteiro na graduação de Cinema e Audiovisual.

2014 - Atual

Faculdade Hélio Alonso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
O docente passa a mininistrar: Laboratório de cinema digital e documentário. Roteirização Antropologia do consumo

2013 - Atual

Faculdade Hélio Alonso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor Doutor atuante, nesse momento, nas áreas de criação audiovisual, teoria da propaganda, introdução ao marketing e antropologia do consumo. A pesquisa do docente está ligada ao esteticismo em obras fílmicas de países de fronteira como China, Vietnã e Brasil como estratégias políticas e de identidade nacional

2005 - 2011

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto de Artes e Espetáculo, Carga horária: 40

Outras informações:
O docente coordena o Núcleo de Criação e Dramaturgia e dirige o Programa Mensal de Televisão "Curta-Estácio" (canal 16- NET)

Atividades

  • 07/2007 - 12/2011

    Direção e administração, Curso de graduação de Cinema- Campus Rebouças e Tom Jobim, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 07/2007 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, membro responsavel pela CPA do curso de cinema- Unesa -Rj, .,Cargo ou função, Membro responsável pela comissão de auto avaliação do curso de cinema - Rj.

  • 05/2005 - 12/2011

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema Brasileiro I, Direção de Atores, Histórida do Cinema, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 07/2007 - 11/2011

    Direção e administração, Pos-graduação de roteiro para cinema, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 07/2005 - 12/2010

    Ensino, Roteiro para Cinema, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dramaturgia, Estrutura de roteiro, Personagem

2005 - 2006

Centro Universitário Metodista Bennett

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2005 - 12/2005

    Ensino, História e Crítica da Arte no Século XX, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Artes Visuais I, Artes Visuais II, Artes Cênico-musicais I, Artes Cênico-musicais II

1999 - 2000

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Introdução as Artes Cênicas Cultura de Massas e Indústria Cultural

1996 - 1996

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro

Outras informações:
Colaborador, sem vínculo empregatício, na regência da disciplina Teoria da Percepção (Departamento de Artes)

1995 - 1995

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Outras informações:
Colaborador, sem vínculo empregatício, na regência da disciplina Direção de Atores (Departamento de Cinema e Vídeo)

Atividades

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Percepção

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Comunicação Social Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de Atores

1998 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto no Departamento de Arte Corporal (Dança - UFRJ) das disciplinas: História da Arte I (Arte e Movimento A), História da Arte II (Arte e Movimento B), Tópicos em Estética e Dança e Tópicos Especiais em Vídeo. Além de ministrar disciplinas, o docente colaborou na criação do Laboratório de Vídeo do departamento e no processo de encenação da disciplina Estágio Coreográfico

Atividades

  • 03/1998 - 03/1999

    Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Movimento A (História da Arte I), Arte e Movimento B (História da Arte II), Tópicos em Estética e Dança, Tópicos Especiais em Vídeo

2006 - 2006

Caixa Econômica Federal

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: parecerista convidado, Carga horária: 60

Outras informações:
Consultor, ao lado de Bárbara Heliodora (crítica de teatro), na escolha de projetos teatrais e literários a serem patrocinados, encenados e publicados pelo Conjunto Cultural da Caixa no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São Paulo

Atividades

  • 01/2006 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conjunto Cultura da Caixa, .,Cargo ou função, Consultor.

1995 - 1996

Mapa Filmes do Brasil

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Produtor de set, Carga horária: 20

Outras informações:
Produzia e dirigia matérias jornalísticas televisivas em externa.

Atividades

  • 07/1995 - 03/1996

    Serviços técnicos especializados , Produção, Rio de Janeiro Cosme Velho.,Serviço realizado, Direção e produção de matérias jornalísticas televisivas.

1999 - 2000

Escola Tecnica de Audiovisual Adolpho Block

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de teoria da montagem e edição. Professor de análise fílmica.

2011 - 2012

Laso Companhia de Dança

Vínculo: Pesquisador e Dramaturgo, Enquadramento Funcional: Laso Companhia de Dança, Carga horária: 6

1996 - 1999

Marques e Pestana Produçôes

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: diretor de tv e produtor, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1996 - 10/1998

    Serviços técnicos especializados , Produção, Glória.,Serviço realizado, Direção, roteiro e produção de vídeos institucionais e programas de tv.

1994 - 1995

Núcleo de Tecnologia e Audiovisual

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: diretor, roteirista, editor de vídeo, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1994 - 04/1995

    Serviços técnicos especializados , Produção, Rio de Janeiro.,Serviço realizado, Direção, roteiro, edição de vídeos educacionais na área de saúde.