Antonio Pereira Filho
Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1980), graduação em Formação de Psicólogo, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1980), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1980), Especialização em Psicologia Clínica, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1981), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO (1998), Suficiência Investigatória (2000) e doutorado em Doctorado en Psicologia - Universidad de Deusto - Es (2001). Atualmente é professor adjunto emérito da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: familia e educação, relações afetivas, relação familia e escola, formação continuada de professores e educação infantil. Ações a nível Lato sensu em Psicopedagogia.
Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doctorado en Psicologia
1998 - 2001
Universidad de Deusto
Título: EL PROFESOR COMO MEDIAR DE LA ENSEANZA CREATIVA
Orientador: PROF. DR. LUIS DE NICOLÁS MARTÍNEZ
Palavras-chave: Criatividade, estress, saidas; CREATIVIDAD; formação de professores; relações afetivas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Especialização em Metodologia do Ensino Siuperior
1996 - 1998
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Galego
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Basco
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Organização de eventos
PEREIRA FILHO, A. . I CICLO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Outro).
PEREIRA FILHO, A. . SEMANA UNIVERSITARIA - UPE. 2015. (Outro).
PEREIRA FILHO, A. . 65a. REUNIÃO ANUAL DA SBPG POLO GARANHUNS. 2013. (Outro).
PEREIRA FILHO, A. . SEMANA UNIVERSITÁRIA: UPE CONECTADA. 2013. (Outro).
PEREIRA FILHO, A. . SSEMANA UNIVERSITYÁRIA: UM OLHAR PARA A SUSTENTABILIDADE. 2012. (Outro).
PEREIRA FILHO, A. . SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2011. (Outro).
Participação em eventos
I CICLO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA.FORMAÇÃO CONTINUADA. 2015. (Outra).
PRODOCENCIA.AVALIA~]AO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SUPERIOR. 2012. (Outra).
Woekshop -AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SUPERIOR. 2012. (Oficina).
9O. FORUM EM PESQUISA CLINICA.PESQUISA CLINICA E ETICA. 2011. (Outra).
OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SISTEMA CEP-CONEP/CNS/MS E IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL. 2011. (Oficina).
OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO SISTEMA CEP-CONETP/CNS/MS E IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL. 2011. (Oficina).
SEMINARIO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.AGENDA AMBIENTAL. 2011. (Seminário).
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS EM PESQUISA CLINCIA. 2011. (Encontro).
XXXIV FOPROEX NE - FORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE. 2010. (Outra).
XXXIV FORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADE PUBLICAS DO NORDESTE.CONTRIBUIÇÕES DO NORDESTE PARA A POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE ENTESÃO. 2010. (Outra).
9A. SEMANA UNIVERSITÁRIA - DIVERSIDADE, CIÊNCIAS E CONHECIMENTO.COR E PERSONALIDADE: ASPECTOS INICIAIS PARA A COMPREENSÃO DOS AFETOS, EMOCÇÕES E SENTIMENTOS. 2009. (Encontro).
9a. SEMANA UNIVERSITÁRIA - UPE.ANJOS ESPECIAIS: COMO A CRIANÇA ESPECIAL MODIFICA A VIDA DE UMA MÃE. 2009. (Simpósio).
PALESTRA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA,NO MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENNVOLVIMENTO LOCAL SUTENTÁVEL.O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUSA COM HUMANOS. 2009. (Outra).
PALESTRA SOBRE O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM HUMANOS.QUANDO SUBMETER PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM HUMANOS. 2009. (Outra).
SEMANA DE PEDAGOGIA/UPE-CAMPUS GARANHUNS.BULLING NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Encontro).
SEMANA DE PEDAGOGISA.BULLYNG NO CONTEXTO ESCOLAR. 2009. (Encontro).
URATI: UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE.AUTOESTIMA NA 3a. IDADE. 2009. (Oficina).
1O. SEMINÁRIO SESC DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDa.MINISTRABNTE DE CLINICA. 2008. (Seminário).
8a. SEMANA UNIVERSITÁRIA.PREJUIZOS E CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DO APRENDIZ. 2008. (Seminário).
ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DE NORMAS, REGULAMENTOS E AÇÕES DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.NORMAS DO COMITÊ DE ÉTICA. 2008. (Encontro).
I ENCONTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL.ORIENTAÇÃO VOCACIONAL. 2008. (Encontro).
SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO.A RELAÇÃO DE ESCUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2008. (Seminário).
SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO - CHESF.RELAÇÕES INTERPESSOAIS E QUALIDADE NO TRABALHO. 2008. (Seminário).
Diálogos sobre a docência em Psicologia.Docencia Universitária. 2007. (Seminário).
II SEMNA DE AACC DA FACETEG.O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO ENSNO CRIATIVO. 2007. (Seminário).
I Semana de Letras e Pedagogia: Educação, Linguagem e Diversidade.Gerações de Avaliadores. 2007. (Encontro).
Psicologia discute a Reforma Universitária.Reforma Univesitária. 2007. (Seminário).
SIPAT 2007- CHESF.Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho. 2007. (Encontro).
Centro de Assistência Social da Policia Militar de Pernambuco.Atuação do psicólogo nas relações humanas. 2006. (Encontro).
I Oficina de Formação e Treinamento de vistoriadores de Cursos de Especialização em Psicologia.vistoira, orientação e credenciamento de cursos e a construção da profissão de psicólogo. 2006. (Oficina).
V Fórum de Produção Acadêmica dos Docentes da FACHO.Faces da Violência da Escola. 2006. (Simpósio).
Conferencias.Geração de Avaliadores. 2005. (Encontro).
Encontro Internacional : Reforma del pensamiento: posibildiades y potencialidadses.Generaciones de evaluadores. 2005. (Encontro).
I Ciclo de Palestras de Psicologia da FACHO.Docência em Psicologia. 2005. (Outra).
I Seminário Pernambucano de Reforma Curricular dos Cursos de Psicologia.Reforma Curricular. 2005. (Seminário).
IV Encontro de Iniciação Cientifica, Ciência e Desenvolvimento Social.Obsediade Infantil, a sa~ude e o preconceito. 2005. (Encontro).
IV Encontro de Iniciação Cientifica, Ciência e Desenvolvimento Social.Pedoficilia Virtual. 2005. (Encontro).
IV Encontrop de Inciaição cientifica, Ciência de Desenvolvimento Social.Menores prostituidas e preconeito: onde começa a contribuição da sociedade e até onde vao i preconceito. 2005. (Encontro).
II Jornada de Psicologia Hospitalar da FACHO.Perspectivas da formação à luz das novas Diretrizes. 2004. (Outra).
IV Jornada do Grupo TErapia da Criança e do Adolescente.Brinquedos e brincadeiras - espaço infantil da criação. 2003. (Outra).
I Encontro Paraibano de Avaliação e Medida em Psicologia. 2001. (Encontro).
Educação para o Nordeste - EDUNE 2000. 2000. (Seminário).
II Congreso Cátedra UNESCO: integración, educación y desarrollo en América Latina. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
PEREIRA FILHO, A.SOARES, M. J. N.; MENDES, G.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA UPE/CAMPUS GARANHUNS SOBRE APRENDIZAGEM ÉTICA RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe.
PEREIRA FILHO, A.. Familia X Escola: a questão dos limites à criança na perspectiva de pais e professores. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. SER PROFESSOR: ENTRE A DOCÊNCIA E A REALIZAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. ADOÇÃO: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE EQUIPES PSICOSSOCIAIS ATUANTES EM VARAS DA INFANCIA E DA JUVENUDE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA DE TRABALHO SATISFATÓRIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. ARMADILHAS DO MUTISMO SELETIVO: QUANDO A DÚVIDA COMPROMETE O DESENVOLVIMETO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. EQUOTERAPIA: QUANDO A PSICOLOGIA SOLICITA APOIO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. VIOLENCIA SEXUAL NA ADOLESCENCIA: EXISTÊNCIA E SOFRIMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. VIOLENCIA SEXUAL NA ADOLESCENCIA: EXISTÊNCIA E SOFRIMENTO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. SEXUALIDADE E HISTERECTOMIA: DIMENSÕES EXISTENCIAIS E PERSPECTIVA HUMANISTA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. O MITO FAMILIAR E SEUS SIGNIFICANTES NA CONSTRUÇÃO DA TENDÊNCIA PERVERSA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. FANTASIANDO REALIDADES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. A FAMILIA E AS (DEZ) ADAPTAÇÕES ESCOLARES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.; Silva, João Ricard Pereira da; PINTO, V. C.. Concurso Público para Docente do Magistério Superior da Universidade de Pernambuco. 2015. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.Lins, Luciano. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. 2012. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. EDUCAÇÃO ESPECIAL/INLCUSIVA. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.Lins, LucianoAndrade, Waleska. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente. 2007. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.Lins, LucianoAndrade, Waleska. Concurso Público paa Professor Assitente. 2007. Universidade de Pernambuco.
Andrade, WaleskaLins, LucianoPEREIRA FILHO, A.. Concurso Público de Provas e Títules para Professor Assitente. 2007. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. VISTORIADORDE CURSO DE ESPECILIZAÇÃO PARA FINS DECREDENCIAMENTO. 2009. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGA.
PEREIRA FILHO, A.. VISTORIADORDE CURSO DE ESPECILIZAÇÃO PARA FINS DECREDENCIAMENTO. 2008. Conselho Federal de Psicologia.
PEREIRA FILHO, A.. VISTORIADOR DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃ PARA FINS DE CREDENCIMENTO. 2007. CONSLHO FEDERAL DE PSICOLOGIA.
PEREIRA FILHO, A.. VISTORIADOR DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA NS DE CREDENCIAMENTO. 2006. CONSELHO FEDERA DE PSICOLOGIA.
PEREIRA FILHO, A.. PROJETOS DE EXTENSÃO. 2013. Universidade de Pernambuco.
SOARES, M. J. N.PEREIRA FILHO, A.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA UPE/CAMPUS GARANHUNS SOBRE APRENDIZAGEM ÉTICA RELACIONADA AO MEIO AMBIENTE. 2012. Universidade Federal de Sergipe.
MÁRIO MEDEIROS DA SILVAPEREIRA FILHO, A.SOARES, M. J. N.. COMISSÃO AVALIADORA DO PROCESSO SELETIVO 2011 DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE- MINTER. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
PEREIRA FILHO, A.. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELTIVO 2011 DO CRSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIEMNTO E MEIO AMBIENTE - MINTER ENTRE A UFS E UPE. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
PEREIRA FILHO, A.. PARECERISTA DO PRÊMIO SILVA LANE 5a. EDIÇÃO 2011. 2011.
PEREIRA FILHO, A.. COMISSÃO JULGADORA DO PREOCESSO SELETIVO 2011 DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - MINTER. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
PEREIRA FILHO, A.. AVALIADORM DE PROJETOS. 2011. Universidade Federal de Sergipe.
PEREIRA FILHO, A.. IV SEMANA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. 2010. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.LORETTO, N. R. M.. COORDENADOR DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA. 2009. Universidade de Pernambuco.
PEREIRA FILHO, A.. comitê de ética. 2008. Universidade de Pernambuco.
Orientou
TERRITÓRIOS DE FAMÍLIA: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL COM CUIDADORES DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA - UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA; 2018; Dissertação (Mestrado em PRATICAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco,; Orientador: Antonio Pereira Filho;
NEM SEMPRE QUEM PARIU MATEUS É QUEM BALANÇA: TECNOLOGIAS SOCIAIS E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL; 2017; Dissertação (Mestrado em PRATICAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco,; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA MORAL PELO JULGAMENTO DE CRIANÇAS FACE AS TRANSGRESSÕES E CONDUTAS AGRESSIVAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA UMA CONVIVÊNCIA RESPEITOSA; 2017; Dissertação (Mestrado em PRATICAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco,; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O NASF E A SAÚDE MENTAL: O CASO DE UMA CIDADE DO AGRESTE MERIDIOMAL PERNAMBUCANO; 2017; Dissertação (Mestrado em PRATICAS E INOVAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade de Pernambuco,; Coorientador: Antonio Pereira Filho;
O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA E DA CONTRATRASNFERÊNCIA NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO ADOLESCENTE: SUA FUNÇÃO JNO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Coorientador: Antonio Pereira Filho;
SUPERVISÃO ESCOLAR E MEDIAÇÃO: DOS CONFLITOS A CIDADANIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão e Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: AÇÕES E INTERVENÇÕES; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS ESTRATÉGICAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA LEITURA DIS ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O AUTISMO E A INCLUSÃO NA ESCOLA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MÚSICA E APRENDIZAGEM: A ARTE ENCONTRA A VIDA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDER BRINCANDO E BRINCANDO DE APRENDER; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E AFETO: DO AMOR AO ÓDIO, DO SUCESSO AO FRACASSO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E MÉTODO SE ENSINO: DO MECANICISMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CRIANÇA E ESCOLA , AFETO E EMOÇÕES ESCONDIDAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCENCIA E LUDICIDADE: O QUE SABEM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES COMO PRATIICA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDER A EXPRESSAR SENTIMENTOS E EMOÇÕES E APRENDIZAGEM FORMAL: DO MECANICISMO À HUMANIZAÇÃO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
JOGOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICA DOCENTE: ENTRE O SABER E O USAR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: DO MECANICISMO À SIGNIFICÂNCIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CONTOS E HÁBITOS DE LEITURA: DO PRAZER AO APRENDER COM PRAZER; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E AFETO: PROFESSOR TAMBÉM É GENTE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO ESCOLAR E FAMILIA: DA CONTRIBUIÇÃO À AUSÊNCIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETO E APRENDIZAGEM: DO GOSTAS AO SE DEIXAR GOSTARE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE BIOLOGIA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E AUTOESTIMA: MOTIVOS E DESMOTIVAÇÕES PARA GOSTAR DE SI E DA ESCOLA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DISCIPLINA E INDISCIPLINA: QUE REGRAS SÃO ESSAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E JOGOS PEDAGÓGICOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DISLEXIA E A APRENDIZAGEM FOMOLÓGICA: DIFICULDADE OU TRANSTORNO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM:QUAL A DISCIPLINA QUE SE TEM E A DISCIPLINA QUE SE QUER; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
TDAH E PRÁTICA DOCVENTE: O QUE SABEM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INDISCIPLINA E COMVIVÊNCIA: ENTRE A FEMINILIDADE E O PROTESTO SOCIAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: FATORES FACILITADORES E OBSTACULIZADORES NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INCLUSÃO SOCIAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LUDICIDADE E APRENDIZAGEM: BRINCAR DE APRENDER E APRENDER BRICANDO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MENINO, HOMEM E ESCOLA: NÃO HÁ LUGAR PARA VIOLENTOS, BRIGUENTOS E INDISCI0LINADOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MÃE CORUJA E CONHECIMENTO: APRENDENDO PARA A VIDA ENQUANTO PRODUZ VIDA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETO E APRENDIZAGEM: ENTRE O PRAZER DE APRENDER E DE VIVER NA ALDEIA POÇO DA PEDRA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MULHERES E DOCÊNCIA: UM ESPAÇO DE MUITOS CONFLITOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AGRESSIVIDADE NA SALA DE AULA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BRINCAR DE APRENDER E APRENDER BRINCANDO: DESAFIO PARA A ESCOLA HOJE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇAO E PUNIÇÃO: DA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM AO FRACASSO PARA A VIDA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA: HABILIDADES, TREINOS E DESATRES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA ESCOLAR E LEITURA DO MUNDO: DRAMAS, CONFLITOS E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ADAPTAÇÕES AFETIVAS NA ESCOLA: DRAMAS, SOFRIMENTO E SUPERAÇÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SOLIDARIEDADE E DOCÊNCIA: CONHECER, DIZER E NÃO PRATICAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
NORMAS, REGRAS E DISCIPLINA: A INDISCIPLINA QUE TEMOS E A DISCIPLINA QUE QUEREMOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E MIDIA: DO MEDO AO DESEJO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BOLSA FAMILIA E ESCOLA: AS (DEZ) VALORIZAÇÕES DAS MÃES NO ESPAÇO ESCOLAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
resiliência, autoestima e aprendizagem: formas de construir o jovem desistente; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E EJA: FACILIDADES E DEFICIÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
RELACIONAMENTON E APRENDIZAGEM: FACILIDADES E ENTRAVES AFETIVOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
EXPRESSÃO CORPORAL E APRENDIZAGEM; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
a educação inclusiva da síndrome de sottos na educação infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MATEMÁTICA E PRAZER EM ENSINAR: ENTRE MEDOS E DESEJOS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LER E FINGIR DE LER: COMO ANDAM AS LEITURAS NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETO, DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM: UMA TRANÇAGEM EFICIENTE NA PRÉ-ESCOLA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇÃO E CIDADANIA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DISCRIMINATÓRIA, INJUSTA E SEGREGADORA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
JOGO, BRINCAR, BRINCADEIRA E APRENDIZAGEM: PALCO OU TÚMULO DO PRAZER DE APRENDER; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SEXO E SEXUALIDADE: DESCOBERTAS SAUDÁVEIS E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ESCOLARF; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INDICISPLINA E AGRESSIVIDADE: INVENÇÃO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA E MATURIDADE: DESAFIOSW DE LEITORES HÁBEIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
POLITICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO MESPECIAL: UM ESTUDO DE CASO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MOTIVAÇÃO DEZ, AFETIVIDADE DEZ: APRENDIZAGEM COMO SUCESSO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E JOGOS PEDAGÓGICOS: APRENDER COM PRAZER E APRENDER A SER E CONVIVER; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDER COM JOGOS, BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS É MAIS PRAZEROSO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETIVIDADE E DESENVOLVIMENTO: COGNIÇÃO, RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO ADQUERIDOS DOS CONTOS INFANTIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INDISCIPLINA E REGRTAS MORAIS: QUAL DISCIPLINA QUE SE TGEM E A DISCIPLINA QUE SE QUER; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
VIOLÊNCIA E GÊNERO: MÃE, AMANTE E ESCRAVA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA E SABERES INTERCULTURAIS: ESTUDO DO POVOM INDIGFENA ATKUN; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
TDAH E APRENDIZAGEM: DESPREPAROS DOS PROFESSORES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DEFICIÊNCIA MENTAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
(IN)DISCIPLINA NA RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: OBEDECER OU TRANSGREDIR AS REGRAS SOCIAIS?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BULLYNG E AGRESSIVIDADE INTERRRELACIONAL: DO CONFLITO MEDIÁVEL AO DIAGNÓSTICO COMPORTAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CELULAR E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: MUSO E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E CONVIVÊNCIA HUMANA: JOGOS E BRINCADEIRAS QUE CONSTROEM VALORES NO ESPAÇO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ESCOLA E FAMILIA: FACILITADORES DO PROCESSO DE APRTENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CONTOS LITERÁRIOS E HÁBITOS DE LEITURA: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE LEITOR HÁBIL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: É DANDO QUE SE RECEBE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AÇÃO PEDAGÓGICA E O GOSTAR DE LER: INFLUÊNCIAS DA LEITURA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO 6O; ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
PROFESSOR: QUE PROFISSIONAL É ESSE?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ENSINO DA LÍN GUA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA: O QUE SABEM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SE FICAR O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME: EM BUSCA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSITIVAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA NO 3o; ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BRINCAR, BRINQUEDO, FANTASIAS: LUGAR DO BRINCAR, DO BRINQUEDO E DAS FANTASIAS NO COTIDIANO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇÃO E DOCÊNCIA: O JUSTO E O INJUSTO NO COTIDIANO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA E DEOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DE LEITORES HÁBEIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO DEMOCRÁTICA E DESEMPENHO COM QUALIDADE: ENTRE O SABER E O FAZER; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O QUE SABEM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E LÚDICO: JOGOS QUE FACILITAM E PROFESSORES QUE DIFICULTAM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E PROGRAMA DE LEITURA: O QUE SABEM E O QUE FAZEM OS PROFESSORES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BULLYNG E FEMINILIDADE: ESTUDO SÓCIO-PEDAGÓGICO DA ESTUDANTE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BRINCAR, BRINQUEDO E APRENDIZAGEM?(DE)FORMAÇÃO DOCENTE PARA O LÚDICO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O PROFESSOR COMO FACILITADOR DE LEITORES HÁBEIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS E IMPASSES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MOTIVAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: FACILITADORES DA APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
FAMILIA E ESCOLA: FACILITADORA DA MELHOR EDUCAÇ~AO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A GESDTÃO DEMOCRÁTICA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AFETIVIDADE: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA À HUMANIZAÇÃO DOS DISCENTES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO E AVALIAÇÃO: O EDUCANDO COMO SUJEITO CIUDADÃO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNO COM NECESSIDADE ESCOLAR ESPECIAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA GESTÃSO DEMOCRÁTICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA AVALIAÇÃO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA AVALIAÇÃO ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: IMPASSES E POSSIBILIDADES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE: AVANÇOS E EMPECILHOS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LER E COMPREENDER: FORMAÇÃO DE LEITORES HÁBEIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E EMPREENDEDORISMO: DA MOTIVAÇÃO À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MATEMÁTICA E PRAZER EM ENSINAR: ENTRE MEDOS E DESEJOS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SABER E FAZER NO ENSINO DAS MATEMÁTICAS: A DIFERENÇA ENA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE O CONHECER E O FAZER MATEMÁTICA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
JOGOS EDUCATIVOS E APRENDIZAGEM: FACILIDADES E DIFICULDADES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ORIENTAÇÃO SEXUAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRE O COMNHECER E O SABER AGIR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INCLUSÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: ENTRE CONHECER E FAZER; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DM E CIDADANIA: DIREITOS, DEVERES, RESPEITO E APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LETRAMENTO E PRÁTICA SOCIAL: VALORES NO ATO DE LER E ESCREVER COM COMPETÊNCIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
FAMÍLIA E ESCOLA: RELAÇÃO DIALÓGICA DE MLHOR APRENDIZADO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LATERALIDADE E ARENDIZAGEMMECÂNICA: A ESQUERDA E A DIREITA COMO DIRETRIZ DE HABILIDADES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A RELAÇÃO AFETIVA E COGNITIVA NA PRÁTICA EDUCATIVA NA VISÃO DA PSICOPEDAGOGIA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MAGISTERIO E EFICIÊNCIA: FACILITADORES E DIFICULTADORES BO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
FRACASSO ESCOLAR E SUBJETIVIDADE: GANHOS E PERDAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTP; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MÚSICA E ARTE COMO PROCESSOS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CULTURA E QUILOMBO: VER, VIVER E ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
RELAÇÕES MOTIVACIONAIS NO ENSINO PEDAGÓGICO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
QUEM AGE SEM PENSAR, TERMINA PENSANDO COMO AGE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
VIOLÊNCIA ESCOLAR E MEDIAÇÃO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A AVALIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LEITURA E ESCRITA: UM INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
letramento e alfabetização: ações d emuitas facetas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
PRÁTICAS PEDAGÓGCAS E LEITURA: INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BEZERRA e IVONICE MARQUES BEZERRA; APRENDER CANTANDO, BRINCANDO E JOGANDO É MAIS EFICIENTE E PRAZEIROSO DO QUE O TÉDIO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ENSINO E SENTIMENTO: FATORES QUE INFLUENCIAM NA APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DE CARVALHO DOS SANTOS e SOCORRO DAMIANA BAR; ESCRITA E LEITURA: PROCESSOS E ENTRAVES NA APRENDIZAGEM; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DEFICIENCIA MENTAL E INCLUSÃO: CONCEITOS E PRÉ-CONEITOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BIBLIOTECA E APRENDIZAGEM: USO, DESUSO E ABUSO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS (DEZ)CONHEICMENTOS DO PROFESSOR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
EJA E PRENDIZAGEM: DRAMAS ENTRE O PRAZER DE APRENDER AO APRENDER COM PRAZER; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM DA LEITURA E CIDADANIA: O MENINO QYE SE TORNA LEITOR HÁBIL E COMPETENTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LIMA BA; FAMILIA E ESCOLA: INFLUÊNCIAS NO SUCESSO E NO FRACASSO DO ESTUDANTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDER A BRINCAR E BRINCAR DE APRENDER: ATRAPALHA OU AJUDA?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO: DIFICULDADES DESAFIADORAS PARA A CRIANÇA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DOCÊNCIA E SUCESSO PROFISSIONAL: DA INDISCIPLINA, EVASÃO E FRACASSO AOS INDISCIPLINADOS, EVASIVOS E FRACASSADOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APRENDIZAGEM E AFETO: FACILITADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E COTIDIANO ESCOLAR: (DEZ)PREPAROS DA SALA DE AULA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MÚSICA E MUSICALIDADE E APRENDIZAGEM: FACILITADORES DO AUTOCONHECIMENTO E DA QUALIDADE DO APRENDIZ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
BARROS; FRACASSO ESCOLAR: LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICAIS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MOTIVAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: FACILITADORES E DIFICULTADORES NA PROFISSIONALIZAÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
CONSELHO ESCOLAR E CANDIDATURA : ENTRE MEDOS E DESEJOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AFETIVIDADE E DOCÊNCIA: ENTRE A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E A PRÁTICA COTIDIANA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DA PROLAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DROGAS NA ESCOLA: COMO PREVENIR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ADOLESCÊNCIA E GRAVIDEZ: INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
FENÔMENO BULLING: UM OLHAR DO PENSAR MASCULINO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
FENÔMENO BULLING: UM OLHAR FEMININO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA MUDANÇA DE ATITUDES; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
APOIO AOS FAMILIARES EM PROCESSO DE LUTO VÍTIMADOS POR SUICIDIOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
MAGISTÉRIO E EFICIÊNCIA: FACILITADORES E DIFICULTADORES NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
SILVA; MENINAS E APRENDIZAGEM: DA ARTE DE APRENDER À APRENDIZAGEM COM ARTE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Ensino multiseriado e interdisciplinaridade em contexto escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Leitura e compreensão de textos: da criança ao docente; ; ; tudo a ver; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Comportamento e aprendizagem: a menina em foco; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Magistério e satisfação profissional: a construção da identidade da professora; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Qual o perfil de um representante de turma; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns; Orientador: Antonio Pereira Filho;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADOS PELOS ESCOLARES DAS SÉRIES INICIAIS; COMO E PROQUE OCORRE; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A GEOGRAFIA NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
TÔRRES SILVA; FORMAÇÃO CIDADÃ: RESPONSABILIDADE DA FAMILIA E DA ESCOLA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INCLUSÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A ORTOGRAFIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA TRANSFORMADORA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INDISCIPLINA ESCOLAR2008; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
PESSOA RAFAEL; Agressividade e escola: faces cohecidas e ocultas da violência; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
AVALIAÇÃO: DRAMAS E TRAMAS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS (DES)HUMANIZADORES EM FOCO; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Pais e alfabetização: faciliadades e entraves; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Saúde e emprego: como são formadas as enfermeiras; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Afeto e aprendizagem: uma rua de mão dupla; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Leitura e compreensão de textos: da crianã ao docente; ; ; tudo a ver!; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Comportamento e aprendizagem: a menina em foco; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Escola e violência: da artemanha da violência à violência da artemanha; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Ensino e cidadania: desafios para a professora cidadã; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão e Gestão Escolar) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O corpo como instrumento de aprendizagem: uma experiência com crianças na alfabetização; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Siuperior) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Representações simbólicas dos conflitos infantis oriundos da separação dos pais; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A linguagem lúdica do corpo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Relação interpessoal e valor humano: um diferencial na coordenação pedagógica; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Influência do divórcio dos pais na aprendizagem escolar dos filhos; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Arte e Educação; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA COM FAMILIARES DE PESSOAS COM A CONDIÇÃO ESQUIZOFRENIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
LINGUIAGEM E PERVERSÃO: DA EXPRESSÃO LINGUISTICA À ESTRUTURA DE PERSONALIDADE PERVEERSA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A ESCOLHA DO MODELO DE ATUAÇÃO EM PSICOTERAPIA BREVE DE BASE PSICANALÍTICA NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A DOENÇA, O DOENTE E O ADOECER PSIQUICO NA CONTEMPORANEIDADE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Hiperatividade: estratégias e enfrentamento desse problema em sala de aula; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Ademir Cardoso Soares de Siqueira; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Consequências da hiperatividade em crianças de 2 a 3 anos na Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Relações afetivas: o papel da interação do aluno com a familia e a escola no processo de aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Hiperatividade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Dificuldades de aprendizagem e auto-estima; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
O FENÔMENO (MECANISMO) DA DISSOCIAÇÃO - PIPPA LEE, EVA E SYBIL; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
ANJOS ESPECIAIS: COMO A CRIANÇA ESPECIAL MODIFICA A VIDA DE UMA MÃE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Enfermo mental e relação paradigmática com sua familia: influência na formação e recuperação do adoecer; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A relação de apego na gênese da doença mental; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A arte afro-descendente como auxiliar no tratamento de pessoas com sofrimento psíquico; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Linguagem falada/fala e linguagem escrita: refletindo sobre as dificuldades da linguagem escrita; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
A construção conjugal e sua influência nos ciclos sociais; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Compostamento e expressões teatrais: um despertar para um relacionamento interpessoal; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
significados e sentidos do sofrer: superação e perdas no humano; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Psicologia Transpessoal: reconhecimento do significado da dimensão espiritual do ser na cura emocional e psicossomática; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Niveis de ignorância sobre o que é educar: contribuições dos pais para o ajuste escolar; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciencas Humanas de Olinda; Orientador: Antonio Pereira Filho;
Produções bibliográficas
-
COSTA, M. F. DA ; PEREIRA FILHO, A. . O DESENVOLVIMENTO MORAL DIANTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO EM FOCO , v. 35, p. 323-323, 2019.
-
COSTA, M. F. DA ; PEREIRA FILHO, A. . O DESENVOLVIMENTO MORAL NO JULGAMENTO DE CRIANÇAS DE CRIANÇAS TRANSGRESSIVAS E AGRESSIVAS. ISSN 24470082 , v. ONLINE, p. 415, 2018.
-
PEREIRA FILHO, A. . Saúde e Doença em Tempo de Globalização. Travessia (Olinda) , v. VII, p. 275-283, 2005.
-
PEREIRA FILHO, A. . Sobre Teoria dos Sentimentos no pensamento de Castilla del Pino e as suas contribuições teóricas para a formação de crise... o que dizer?. Travessia (Olinda) , RECIFE, v. 01, p. 245-262, 2003.
-
PEREIRA FILHO, A. . Sobre alguns modelos de educação e intervenção com pais na Espanha. Travessia (Olinda) , Recife, v. 03, p. 197-206, 2003.
-
PEREIRA FILHO, A. . Jogo de cena: sobre a escola produzida em série e seus professores. Travessia (Olinda) , Recife, v. 01, p. 183-204, 2002.
-
PEREIRA FILHO, A. . Criatividade e ani-estress. Travessia (Olinda) , Oinda - PE, v. 01, p. 157, 1999.
Outras produções
PEREIRA FILHO, A. ; Lima, Jasiel Santana de ; Melo, Robson Santana de ; Piasson, Vanessa Pereira ; Santos, Ana Cynthia Vasconcelos ; Vignoli, Maxwell Anderson Lucena . Membro efetivo/presidente da Comissão Permanente de Avaliação. 2006.
PEREIRA FILHO, A. ; MACHADO, J.L. ; SIQUEIRA, J.M.F. ; RAMOS, J, C, DA S, ; AZEVEDO, G ; DA COSTA, A. R. A. ; SANTOS, M. A. ; SANTOS, D. M, DOS ; GODOI, T ; MELO, G. I ; COSTA, M. F. DA . DA FAMILIA QUE NÃO SE TEM A FAMILIA QUE SE QUER. 2016.
PEREIRA FILHO, A. . V SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA "TERRITÓRIOS INTERCULTURAIS DE JUVENTUDE". 2012.
PEREIRA FILHO, A. . PREMIO SILVIA LANE 5A. EDIÇÃO. 2011.
PEREIRA FILHO, A. . ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO E PRIVADO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . PSICODINÂMICA DA APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . APRENDIZAGEM E SEUS PROBEMAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇAÕ LATO SENSU EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO PEDAGÓGICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . DINÂMICA DE GRUPO E DESEMPENHO PROFISSIONAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . FUNDAMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . PSICODINÂMICA DA APRENDIZAGEM E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . INTERVENÇÃO EM CRISE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA FILHO, A. . COR E PERSONALIDADE: ASPECTOS INICIAIS PARA A COMPREENSÃO DOS AFETOS, EMOÇÕES E SENTIMENTOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO PEDAGÓGICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . autoestima na terceira idade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA FILHO, A. . ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDDAGOGIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO PEDAGÓGICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PEREIRA FILHO, A. . Espscialização em Ensino de Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
Psicologia, Saúde e Familia, Descrição: Este projeto pretende compreender o ser e o fazer dos atoresenvolvidos na cotidianidade do agrete meridional, onde as relações pessoais, familiares e sociais apresentam-se embrenhadas de significantes e signficados próprios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Pereira Filho - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação de |Professores de Garanhuns. , Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105, São José, 55294-902 - Garanhuns, PE - Brasil, Telefone: (087) 37611343
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2014
Direção e administração, Faculdade de Formação de |Professores de Garanhuns, .,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO CURSO DE PSICOLOGIA.
-
02/2007
Ensino, Supervisão e Gestão Escolar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dinamica de Grupo e Depsempenho Profissional
-
02/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicodiagnóstico, Técnicas de Exames Psicológicos, Estágios Básicos I, II e III, Teorias e Sistemas Psicológicos - Psicanálise, Teorias e Sistemas Psicológicos - Humanismo, Teorias e sistemas Psicológicos - Bahaviorismo
1981 - 2007
Faculdade de Ciências Humanas de OlindaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
1991 - 2001
Faculdade Frassinetti do RecifeVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professr]or Assistente, Carga horária: 8
2002 - 2006
Faculdades Integradas GuararapesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Pereira Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?