Jaques Luis Casagrande
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), na linha de pesquisa Currículo e Ensino. Foi professor de Educação Física concursado do Estado de Santa Catarina, onde também desenvolveu atividades como técnico de basquetebol e atletismo. Atuou na rede privada de ensino nas disciplinas de Formação humana e Sociologia. Dentre os anos de 2008 a 2010, lecionou várias disciplinas no Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará UFC dentre as quais, Didática, Estágios Supervisionados, Esportes Coletivos e Educação Física Escolar. De janeiro de 2011 a julho de 2019 foi professor do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE de Limoeiro do Norte, CE, onde atuou também como coordenador do curso até 2014, quando esta graduação conseguiu conceito máximo no ENADE. Atualmente é professor da modalidade de basquetebol no ensino integrado e professor do curso superior de tecnologia em Gestão e Lazer no campus Fortaleza do IFCE. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Esportes coletivos/ basquetebol, Atletismo, Indústria Cultural e mídias.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2007 - 2009
Universidade Federal do Ceará
Título: A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso,Ano de Obtenção: 2009
Luiz Botelho Albuquerque.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação; Formação Cultural, Massificação, Esclarecimento,Te; Formação musical, Indústria Cultural, Mídias.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Educação Física
1982 - 1985
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Relatório de Atividades do Estágio de Docência no Ensino Fundamental e Médio
Orientador: Pedro Paulo Flores
Formação complementar
2002 - 2002
Curso de Capacitação: "Implementação do Projeto Po. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação e Desporto, SEED, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esportes coletivos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Participação em eventos
X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE.Cultura, mídia, consumo e violencia simbólica. 2011. (Encontro).
I Colóquio de Filosofia e sociologia da Educação: Subjetividade e Educação.Educação, Corpo e Industria Cultural. 2010. (Outra).
II jornada "Biopolítica, Escola e Resistencia: infâncias para a formação de professores". 2010. (Outra).
Conferencia Internacional -Educação, Globalização Cidadania.Como a mídia constroi o atual cenário educacional. 2008. (Outra).
I Encontro de Práxis Pedagógica em Educação Física.Teorias Pedagógicas Progressistas em Educação Física. 2008. (Encontro).
I Seminário de Experiências Musicais.A Arte como possibilidade emancipatória na sociedade da Indústria Cultural. 2008. (Seminário).
IV Seminário de Arte e Educação - Circulos de Cultura de Paulo Freire.Participante. 2008. (Seminário).
I Colóquio Internacional de História Memória da Educação no Ceará.Teoria Crítrica - Auto Reflexão como forma de resistência à semi-formação. 2007. (Outra).
III Colóquio Internacional de Políticas práticas Curriculares.A influencia da Indústria Cultural nas preferencias musicais do público infantil na âmbito escolar. 2007. (Outra).
Seminário Teoria Crítica, Indústria Cultural e Educação. 2007. (Seminário).
Curso de capacitação: "implementação do Projeto Político Pedagógico". 2002. (Outra).
XXVI Jogo Abertos De Santa Catarina.Arbitro de Basquetebol. 1986. (Outra).
II Circuíto Regional de Pesquisas em Educação Física e Desportos. 1985. (Outra).
V Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física.Comissão organizadora. 1985. (Encontro).
Vi Encontro nacional de Estudantes de Educação Física. 1985. (Encontro).
XVI jogos Escores Brasileiros (fase regional).Coordenador da modalidade de Basquetebol. 1985. (Outra).
XXV Jogos Abertos de Santa Catarina.Arbitro de Basquetebol. 1985. (Outra).
II Circuito Regional de Pesquisa em Educação Física e Desportos. 1984. (Outra).
Curso de Mecânica de arbitragem do Basquetebol. 1982. (Outra).
Participação em bancas
CASAGRANDE, J. L.; SIQUEIRA, R. C. L.. Avaliação da Flexibilidade, da força resitida e da reistencia aeróbica em alunos de uma escola minicipal de Fortaleza\CE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de Especialização em Fisiologia do Exercício) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ.
CASAGRANDE, J. L.; OLIVEIRA, S. T.; VIDAL, M. O. M.. A sistematização dos conteudos e sua relação com os aspectos cognitivos e afeivos dos alunos: um estudo com os egressos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Limoeiro do Nortd, CE, docentes do ensino fundamental.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; COSTA, J. M.. A utilização ideológica da pratica esportiva para a manutenção da sociedade de classes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; SILVA, M. M.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla. A atuação docente na formação do olhar crítico discente sobre as mídias de massa nas aulas de Educação Física.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SILVA, M. M.. A relação entre o plano de ensino e os conteúdos aplicados pelos professores de Educação Física no ensino Medio: estudo de caso em escolas estaduais da cidade de Morada Noca - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SILVA, M. M.. A relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
Pinto, Cesar Augusto Sadalla;CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.. A disciplinarização do corpo na escola: um estudo de caso em uma escola pública do município de Limoeiro do Norte - CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SANTOS, L. S.. A (des) organização curricular da disciplina de Educação Física em escolas públicas municipais de Limoeiro do Norte-CE: estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
Pinto, Cesar Augusto Sadalla;CASAGRANDE, J. L.; MACIEL, M. J. C.. A pratica docente na educação superior e os saberes na formação inicial: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
OLIVEIRA, S. T.;CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.. Evasão nas aulas de Educação Física no ensino médio de uma escola pública da cidade de Morada Noiva - Ce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
ALMEIDA, T. G.;CASAGRANDE, J. L.; OLIVEIRA, S. T.. A influencia do perfil antropométrico no desenvolvimento motor de crianças de sete a doze anos estudantes de uma escola pública do municipio de Morada Nova -CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.; OLIVEIRA, S. T.. de Freitas.Evasão nas aulas de Educação Física do ensino médio em uma escola publica da cidade de Morada Nova -. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.
CASAGRANDE, J. L.; OLIVEIRA, S. T.; SILVA, M. M.. A influencia da mídia na imagem estética corporal de adolescentes no âmbito escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SANTOS, L. S.;CASAGRANDE, J. L.. A concepção dos professores de Educação Física sobre a avliação escolar e a relação com com o processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SANTOS, L. S.;CASAGRANDE, J. L.. A formação de professores para o uso das novas tecnologias na educação Física: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SANTOS, L. S.. A importancia da diversificação dos conteúdos na educação física noi ensino fundamental de 6 ao 9 ano: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; ALMEIDA, T. G.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla. Uma analise da ausencia do conteúdos lutas nas aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; MACIEL, M. J. C.. O estagio supervisionado e a formação prática do professor: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
Pinto, Cesar Augusto Sadalla;CASAGRANDE, J. L.; MACIEL, M. J. C.. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docencia (PIBID) para a formação prática dos futuros professores de Educação Física: um estudo de caso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.; OLIVEIRA, S. T.. A imagem corporal feminina:em busca da saúde ou da estética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.; ALMEIDA, T. G.. Analise comparativa do nível de flexibilidade em idosas praticantes e não praticantes de exercícios físicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; SANTOS, L. S.. A especialização esportiva na educação física escolar: um estudo de caso em uma escola particular de Limoeiro do Norte/CE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; SANTOS, L. S.; ALMEIDA, T. G.. O comparativo do nível de força de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos na cidade de Quixeré - CE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; SIQUEIRA, R. C. L.; ALMEIDA, T. G.. Métodos de treinamento de força: Circuito versus pirâmide - análise de perda de massa gorda em individuos com sobrepeso e obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; Pinto, Cesar Augusto Sadalla; OLIVEIRA, S. T.. Os possíveis efeitos da ginastica laboral na melhora da saúde de professores de uma escola pública de Limoeiro do Norte, CE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; CORTONESI, L. M.; LIMA, H. L. A.. A Viabilidade da utilização da metodologia Critico - Emancipatória em aulas de Educação Física em escolas públicas de Fortaleza - CE.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; CORTONESI, L. M.; Silva, Maria Eleni Henrique da. Os Fatores que influenciam a evasão nas aulas de Educação Física no ensino fundamental II. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; LIMA, H. L. A.; Silva, Edson Silva. Violência Escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
LIMA, H. L. A.;CASAGRANDE, J. L.; CORTONESI, L. M.. Politica Pública e Futebol no Bom Jardim: analisando o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
BARONTINI, L. R. A.;CASAGRANDE, J. L.; CORTONESI, L. M.. O Projeto Segundo Tempo em uma Escola de Fortaleza: a questão da metodologia de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
BARONTINI, L. R. A.;CASAGRANDE, J. L.; Balzano, O. N.. Surfando Para a Vida: uma experiencia educativa que vai além das ondas na cidade de Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; BARONTINI, L. R. A.; LIMA, H. L. A.. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PÚBLICA: UMA IMAGEM CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE PROCEDIMENTOS DO PROFESSOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; LIMA, H. L. A.; Balzano, O. N.. A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.
CASAGRANDE, J. L.; ALMEIDA, T. G.; FRANÇA, Neide M. Machado de. Concurso Publico para professor temporário e substituto no IFCE -campus Limoeiro do Norte. 2012. INSTITUTO FEDERAL DE EDUC. CIENCIA. TEC. DO CEARÁ.
Orientou
A sistematização dos conteúdos e sua relação com os aspectos cognitivos e afetivos dos alunos: um estudo com os egressos do curso de licenciatura em Educação Física campus Limoeiro do Norte-CE, atuantes no ensino fundamental II; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia; (Orientador);
Avaliação da flexibilidade, da força resistida e da resistencia aeróbica em alunos de uma escola municipal de Fortaleza\CE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de Especialização em Fisiologia do Exercício) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO CEARÁ; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A sistematização dos conteudos e sua relação com os aspectos cognitivos e afeivos dos alunos: um estudo com os egressos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Limoeiro do Nortd, CE, docentes do ensino fundamental; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NAS EXPRESSÕES CORPORAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE, CE: ESTUDO DE CASO; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Investigação acerca da aplicação do conteúdo de basquetebol por professores de Educação Física da rede pública do município de Russas, CE: estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A relação entre o plano de ensino e os conteúdos aplicados pelos professores de Educação Física no ensino Medio: estudo de caso em escolas estaduais da cidade de Morada Nova - CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A atuação docente na formação do olhar crítico discente sobre as mídias de massa nas aulas de Educação Física; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A arte nas aulas de Educação Física: uma possibilidade para o desenvolvimento de indivíduos autônomos críticos e sensíveis a partir da escola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Os possíveis efeitos da ginastica Laboaral na melhoria da saude de professores de uma escola publica de Limoeiro do Norte/CE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Violência escolar: o papel da Educação Física na resolução de conflitos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Os fatores que influenciam a Evasão nas aulas de Educação Física no ensino Fundamental II; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A Viabilidade da utilização da metodologia Critico - Emancipatória em aulas de Educação Física em escolas públicas de Fortaleza CE; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
A Participação dos Alunos nas Aulas de Educação Física Escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Educação Física Escolar: uma imagem construída atraves de procedimentos do professor; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jaques Luis Casagrande;
Produções bibliográficas
-
LOPES, J. N. ; CASAGRANDE, J. L. . Educação, Escola e Mídias: espaço para cirulação das mercadorias da Indústria Cultural. In: Marcos Adriano Barbosa de Novaes; Daniela Glicea Oliveira da Silva; Lucia Helena de Brito. (Org.). As transformações do capitalismo no século XXI: um debate contemporâneo à luz do trabalho e da educação. 1ªed.Fortaleza: Editora da Universidade Estatdual do Ceará - Ed UECE, 2019, v. 1, p. 07-220.
-
CASAGRANDE, J. L. . A arte como possibilidade emancipatória na sociedade da Indústria Cultural. In: Francisco J. G. Damasceno; Amaudson Ximenes V. mendonça. (Org.). Experiências Musicais. 01ed.Fortaleza CE: Editora da Universidade Estadual do Ceará-EdUECE, 2008, v. 01, p. 120-128.
-
CASAGRANDE, J. L. . Teoria Crítica - Auto-reflexão como forma de resistência a semi-formação. In: VASCONCELOS, J.G.; MUNIZ, C.; FRANCO, R.K.G.. (Org.). Dialogos Intempestivos Nietzschinismos. Fortaleza: UFC Edições, 2008, v. , p. 09-130.
-
CASAGRANDE, J. L. . Infinito enquanto dure. Correio Lageano, Lages Sc, p. 15 - 15, 02 nov. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . Emerson, Lake & Palmer - Espetacular Lição Progressiva. Correio Lageano, Lages SC, p. 13 - 13, 23 ago. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . Herói da Resistência. Correio Lageano, Lages Sc, p. 13 - 13, 19 jul. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . Mercosul musical. Correio Lageano, Lages Sc, p. 13 - 13, 05 jul. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . O futuro sem futuro. Correio Lageano, Lages Sc, p. 12 - 12, 28 abr. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . Mídia versus Arte. Correio Lageano, Lages Sc, p. 15 - 15, 22 fev. 1997.
-
CASAGRANDE, J. L. . Como a mídia constroi o atual cenário educacional. In: Conferência Internacional - Educação, Globalização e Cidadania, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional - Educação, Globalização e Cidadania. João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
-
CASAGRANDE, J. L. . Teoria Crítica-Auto reflexão como forma de resistência à semi-formação. In: I Colóquio Internacional de História e Memória da Educação no Ceará, 2007, Aracati-CE. Coloquio Internacional de História e Memória da Educação no Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2007. v. 1. p. 317-326.
-
CASAGRANDE, J. L. . A Influência da Indústria Cultural nas preferências musicais do público infantil no âmbito escolar - Formação musical sob a perspectiva da Teoria Crítica. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Globalização e Interculturalidade: Currículo, Espaço em Litígio?, 2007, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa, 2007. v. 1.
-
SILVA, F. R. ; CASAGRANDE, J. L. ; ALMEIDA, J. Z. ; SANTOS, L. S. . Tabus Alimentares em um Grupo de Idosos praticantes de Exercício Físico em Limoiro do Norte, CE. In: Congresso Internacional de Gastronomia e ciências de Alimentos, 2013, Fortaleza, Ce. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIIMENTOS", 2013.
-
SILVA, F. R. ; COSTA, I. G. N. ; ALMEIDA, J. Z. ; SANTOS, L. S. ; CASAGRANDE, J. L. . Indicadores antropométricos e o risco de dese nvolvimento de doenças cardio vasculares em um grupo de idosos praticantes de exercício físico. In: VII CONNEIPI - Congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, 2012, Palmas, TO. VII Connepi, 2012.
-
SILVA, F. R. ; COSTA, I. G. N. ; ALMEIDA, J. Z. ; SANTOS, L. S. ; CASAGRANDE, J. L. . Perfil socioeconômico, clinico e nutricional de um grupo de idosos praticantes de exercício físico. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas, TO. VII Connepi, 2012.
-
CASAGRANDE, J. L. . A Influência da Indústria Cultural nas preferências musicais do público infantil na âmbito escolar - Formação musical sob a perspectiva da Teoria Crítica. In: lll Colóquio Internacioal de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, Joâo Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). Joâo Pessoa, 2007. v. 01.
-
CASAGRANDE, J. L. . Teoria Crítica- auto reflexão como forma de resistência à semi-formação. In: Coloquio Internacioanl de História e Memória da Educação no Ceará, 2007, Aracati. Coloquio Internacioanl de História e Memória da Educação no Ceará. Fortalezas: Edições UFC, 2007. v. 1. p. 82-83.
-
CASAGRANDE, J. L. ; LOPES, J. N. . Educação, escola e mídias:espaço para circulação das mercadorias da Indústria cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BELMINO, F. F. L. ; CASAGRANDE, J. L. ; PEREIRA, A. S. M. . Corpo, Musica, movimento e expressão: atividades ritmicas e expressivas como meio transformador na Educação física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, J. Z. ; SILVA, F. R. ; CASAGRANDE, J. L. ; SANTOS, L. S. . Relação entre o acúmulo de gordura corporal e afecções presentes em um grupo de idosos praticantes de exercício físico.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASAGRANDE, J. L. . Cultura, midia, consumo e violencia simbólica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASAGRANDE, J. L. . Como a mídia constroi o atual cenário educacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASAGRANDE, J. L. . Teoria Crítica - Auto reflexão como forma de resistência à semi-formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASAGRANDE, J. L. . A influência da Industria Cultural nas preferências musicais do mpúblico infantil no âmbito escolar - formação musical sob a perspectiva da Teoria Critica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, A. S. M. ; MAIA, F. E. S. ; CASAGRANDE, J. L. . Tendencias da Educação Física (novas aproximações). Embu das artes, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
CASAGRANDE, J. L. . Programa Mulheres Mil. 2012.
CASAGRANDE, J. L. . Projeto Esporte na Escola (Iniciação ao Basquetebol). 2000.
CASAGRANDE, J. L. . Iniciação Desportiva em Atletismo. 1987.
CASAGRANDE, J. L. ; Santos, Luciana Sousa ; ALMEIDA, T. G. ; Pinto, Cesar Augusto Sadalla . Projeto Pedagógico - Licenciatura em Educação Física, IFCE - Limoeiro do Norte, CE. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Graduação).
CASAGRANDE, J. L. . Relações Humanas Resilência. 2008. .
CASAGRANDE, J. L. . Relaçoes Humanas, Resiliencia e Compromisso. 2008. .
CASAGRANDE, J. L. . Educador, agente transformador social - A escola eficaz. 2008. (Palestra).
CASAGRANDE, J. L. . A escola eficaz. 2008. (Palestra).
CASAGRANDE, J. L. . Teorias Pedagógicas Progressistas - A Educação Física Crítico-emancipatória. 2008. (Palestra - I Encontro de Práxis Pedagógica em Educação Física).
CASAGRANDE, J. L. . A arte como possibilidade emancipatória na sociedade da Indústria Cultural. 2008. (Palestra).
CASAGRANDE, J. L. . A escola eficaz. 2008. (Palestra).
CASAGRANDE, J. L. . Musical Box. 1990 (Criação, produção e apresentação de programa musical (FM Educativa)).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2009
A Influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental, Descrição: Embasado primordialmente na Teoria Crítica da Sociedade, além da associação de autores brasileiros ligados contemporâneamente aos frankfurteanos e a Pós-Modernidade, busca-se com o presente projeto, compreender a atuação da chamada Indústria Cultural através das mídias na formação do gosto musical de adolescentes do ensino fundamental. Através das denuncias dos pesquisadores da Teoria Crítica quanto a massificação dos gostos, alude-se a possibilidade da replicabilidade de tal reificação no interior da escola. Sendo assim, o referido estudo buscou respostas para as questôes do trinomio escola, midia e consumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jaques Luis Casagrande - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. , Rua Estevão Remigio, 1145, Centro, 62930000 - Limoeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 34476400, Ramal: 6434
Experiência profissional
2011 - Atual
Instituto Federal do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR E COORDENADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Linha de pesquisa " Educação Física Escolar"
2011 - Atual
Instituto Federal do Ceará - ReitoriaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado de graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS:
METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL;
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA;
Metodologia do Ensino do Basquetebol
2011 - Atual
Instituto Federal do Ceará - ReitoriaVínculo: Colaborador (PROJETO DE EXTEN), Enquadramento Funcional: Professor atividades físicas e lazer (idosos), Carga horária: 2
Outras informações:
Este projeto de extensão atende a idosos da comunidade denominada "Cidade Alta" no municipio de Limoiero do Norte. Tem por objetivo administrar atividades Físcas e lazer para a terceira idade. (No atual momento 6/2012) atende por volta de 80 idosos.
2008 - 2010
Universidade Federal do CearáVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Didática, Prática de Ensino IV e V, Estágios Supervisionados III e IV (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física para o adolescente e para o adulto, Educação Física no ensino Fundamental e Médio e Esportes Coletivos I (Basquetebol e Handebol).
Atividades
-
08/2007 - 05/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
01/2008 - 08/2008
Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, A partir do macro projeto Conexôes de Saberes, este projeto de extensão denominado Educação Ambiental busca instalar em unidades escolares os COM-VIDAS, comissões de meio ambiente, com o intuito que essas escolas gerenciem temáticas ligadas ao meio a.
1987 - 2006
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE LAGESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação na Educação Física escolar.
Atividades
-
05/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
05/1987
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física
2002 - 2005
Colegio Bom Jesus DiocesanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Atividades
-
02/2002 - 08/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia, Formação Humana
2004 - 2004
Fundação Frei RogérioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Administrativo, Carga horária: 18
Outras informações:
A Fundaçâo Frei Rogério situada na cidade de Curitibanos SC, administra duas emissoras de rádio, uma AM e outra FM. Na oportunidade, estava sob o comando do complexo educativo Bom Jesus, com sede em Curitiba PR. Fomos convidados para efetuar a gestâo da mesma com a tarefa de equilibrar as contas, bem como redirecionar a esfera artística.
1986 - 1986
Colégio Estadual Arisriliano RamosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Educação Física Escolar
1985 - 1985
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Monitoria de basquetebol, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações:
Monitor de Basquetebol
Atividades
-
04/1985 - 07/1985
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Desportos, Centro de Desportos.,Atividade realizada, Monitoria de Basquetebol.
-
10/1984 - 10/1984
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Assuntos Culturais, Departamento de Assuntos Culturais.,Atividade realizada, Monitoria do projeto Criança na Praça.
1983 - 1984
Secretaria da Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de trabalho -UFSC, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista de extensão universitária, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1983 - 12/1984
Extensão universitária , UNAS.,Atividade de extensão realizada, Administração desportiva/ Políticas públicas desportivas.
1984 - 1987
Federção Atlética CatarinenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Árbitro de Basquetebol, Carga horária: 2
Outras informações:
Neste período atuei como árbitro federado de Basquetebol, com participação em vários campeonatos estaduais, escolares, regionais e nacionais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jaques Luis Casagrande e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?