Carlos Alberto Gonçalves da Silva
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Economia e Finanças - IIAP/Université de Paris1 (1972/1973), Doutorado em Economia - Universidade de Paris 1 (1973/1974) (sem defesa de Tese) . MBA em Mercado de Capitais (IBMEC - 1984).Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997, 2000) e Pós-Doutorado Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia (UFF)(2010) e Pós-Doutorado /Verão em Economia Matemática -IMPA (2009). Professor adjunto IV (aposentado) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Atuou a nível de graduação no Departamento de Engenharia de Produção e a nível de Pós-Graduação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO). Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janiero (UERJ)/PPGCE (2014-2019). Pesquisador Visitante do PPGCE/UERJ (2021/2022). Professor Sênior Colaborador no Depto. Engenharia de Produção (CEFET-RJ) Tem experiência na área de Economia, Finanças e Métodos Quantitativos, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: economia aplicada, modelos econométricos, séries temporais, análise univariada e multivariada, avaliação de desempenho dos ativos ou portfólios, análise técnica e fundamentalista, otimização de carteiras de investimentos, análise de investimento com opções reais, gerenciamento de risco, derivativos e política agrícola. Diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e em periódicos nacionais e internacionais. Autor de livros publicados nacionais e de capítulos de livros nacionais.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
1997 - 2000
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Modelo de Otimização para Planejamento Financeiro dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas
Orientador: Cesar das Neves e Antonio de Araujo Freitas Junior
, Ano de obtenção: 2000. Palavras-chave: Modelo de Otimização/ Fundos de Pensão.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação Superior.
Doutorado interrompido em 1974 em Ciências Econômicas
1972 - Atual
Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Título: Modelos de Crescimento Econômico (sem defesa de tese)
Orientador: M.Gaston Leduc
Bolsista do(a): Centre International Stages, CIS, França. Ano de interrupção: 1974
Mestrado em Engenharia de Produção
1995 - 1997
COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Medida de Desempenho dos Fundos de Pensão das Entidade Fechadas: O Market Timing nos Fundos Brasileiros, Ano de Obtenção: 1997
Elton Fernandes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Market Timing/ Fundos de Pensão.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Mestrado em Economia e Finanças
1971 - 1973
IIAP/universite de Paris1
Título: Theorie du Developpement Regional, Ano de Obtenção: 1973
Orientador: Pommier
Bolsista do(a): Centre International Stages, CIS, França.
Especialização em MBA Analista de Mercado de Capitais
1982 - 1983
IBMEC Educacional S.A
Título: Risco e Retorno da Carteira de Investimento
Orientador: Miguel Dirceu Tavares
Pós-doutorado
2009 - 2009
Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2009
Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
1994 - 1994
Extensão universitária em Atualização Micro e Macroeconomia e Econometria. (Carga horária: 160h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
1994 - 1994
Reciclagem Em Economia Macroeconomia e Des Econ.. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Economia, CORECON, Brasil.
1983 - 1984
MBA em Mercado de Capitais. (Carga Horária: 300h). , Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC, Brasil. , Título: Risco e Retorno Carteira de Investimentos. , Orientador: Milguel Dirceu Tavares. , Palavras-chave: Análise de Investimentos; Risco e Retorno; Desempenho da Carteira de Investimentos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos Em Finanças/Especialidade: Gestão Financeira e Mercado de Capitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Teoria Geral da Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos Em Finanças.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Gestão Financeira/Especialidade: Análise de Investimentos.
Participação em eventos
II Brazilian Congress of Development. A pandemia COVID-19 e seu impacto na volatilidade do mercado de ações dos países emergentes e desenvolvidos. 2021. (Congresso).
Western Regional Science Association. 2021. (Congresso).
The North American Regional Science Council - NARSC. 2020. (Congresso).
54 Congresso da SOBER. Efeitos do câmbio e da renda mundial nas exportações agropecuárias brasileiras: Uma aplicação do modelo de correção de erros. 2016. (Congresso).
XXIII SIMPEP.Aplicação do modelo ARIMA para previsão do preço da commodity milho.. 2016. (Simpósio).
53 Congresso da SOBER. Produtividade total dos fatores no crescimento da agricultura brasileira. 2015. (Congresso).
52° Congresso da SOBER. A volatilidade dos preços à vista do boi gordo no Estado de São Paulo:: Uma aplicação dos modelos heteroscedásticos. 2014. (Congresso).
51 Congresso da SOBER. Uma análise empírica da volatilidade dos preços a vista do café arábica. 2013. (Congresso).
2a Conferência em Gestão de Risco e Comercialização de Commodities.Análise da dinâmica da volatilidade dos preços a vista do café arábica. 2012. (Seminário).
50 Congresso da SOBER. O comportamento de curto e longo prazo das exportações agropecuárias brasileiras: Uma aplicação de vetores autoregressivos. 2012. (Congresso).
XIX SIMPEP.A dinâmica da volatilidade dos retornos do Ibovespa: Uma aplicação dos modelos ARCH. 2012. (Simpósio).
XX Congresso da SPE/Porto/Portugal. Avaliação da persistência e assimetria na volatilidade do Ibovespa. 2012. (Congresso).
XII Escola de Modelos de Regressão.A importância do câmbio e da renda mundial sobre as exportações agropecuárias brasileiras: Uma análise econométrica. 2011. (Simpósio).
Enegep/ICIEOM 2010. Estimação da volatilidade para a série do Ibovespa: Aplicação de modelos de memória curta. 2010. (Congresso).
XVIII Congresso Internacional da SPE. Os efeitos das variáveis macroeconômicas sobre as exportações brasileiras para Portugal: Uma aplicação de vetores autoregressivos. 2010. (Congresso).
Enegep/ICIEOM. A volatilidade do retorno da ação da CSN: Uso de modelos heteroscedásticos. 2009. (Congresso).
VI CONTECSI/USP. Análise de Risco de Mercado das Empresas: Aracruz, Vale e Petrobras. 2009. (Congresso).
X Congresso Internacional da ABECAN. As Exportações Brasileiras para o Canada: Uma Avaliação Empírica. 2009. (Congresso).
XII EMC/IME/UERJ.O impacto do Câmbio e da Renda Mundial nas Exportações Brasileiras. 2009. (Simpósio).
XLVII Congresso da Sober. Condicionantes da Produtividade dos Fatores no Crescimento da Agropecuária Brasileira. 2009. (Congresso).
XVI SIMPEP.Volatilidade do Retorno da Vale nos períodos de Crescimento e Crise. 2009. (Simpósio).
V Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Avaliação do Desempenho Financeiro das Empresas de Papel e Celulose Brasileiras. 2008. (Congresso).
XI Encontro de Modelagem Computacional.A Evolução das Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Aplicação do Vetor Auto-regressivo. 2008. (Encontro).
XLVICongresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural-SOBER. Análise da Volatilidade dos Preços de Boi Gordo no Estado de São Paulo: Uma Aplicação dos Modelos Garch. 2008. (Congresso).
XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística. Análise da Estimação da Volatilidade do Retorno da ação da Vale. 2008. (Congresso).
XV SIMPEP 2008.Modelagem de estimação da Volatilidade do Retorno das Ações Brasileiras: Os casos da Petrobras e Vale. 2008. (Simpósio).
XXVIII ENEGEP/XIV ICIEOM.Gerenciamento de Risco da Carteira Otimizada. 2008. (Encontro).
IX Congresso Internacional da ABECAN. A Balança Comercial Bilateral Brasil-Canadá (1981-2006): Uma aplicação de Vetores Autoregressivos. 2007. (Congresso).
V Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios.Seleção e Composição de uma Carteira de Investimento. 2007. (Simpósio).
X Encontro de Modelagem Computacional.Uma Análise Empírica da Volattilidade do Retorno da Ação da Petrobras Uttilizando os Modelos GARCH. 2007. (Seminário).
XLV Congresso da SOBER. Impacto do Cambio e Renda Mundial sobre as Exportações Agropecuárias. 2007. (Congresso).
Modelagem Econômica.Palestrante: Modelagem Econômica: Carteira de Fundos Previdenciários. 2005. (Seminário).
Semana do Contador.Palestrante: Política Cambial e o Impacto na Economia. 2003. (Encontro).
CEMAPRE - Aplicações da Matemática à Economia e à Gestão. Aplicações da Matemática à Economia e à Gestão. 2000. (Congresso).
Semana de Economia.Semana de Economia (Palestrante): A Dinâmica Recente do Câmbio e seus Impactos na Economia Brasileira. 2000. (Seminário).
7a Escola de Séries Temporais e Econometria.7a Escola de Séries Temporais e Econometria. 1997. (Simpósio).
ANCEPP - Segundo Congresso Nacional. Palestrante: Avaliação e Desempenho das Carteiras dos Fundos de Pensão. 1997. (Congresso).
XIII Semana de Economia.XIII Semana de Economia: Palestrante: O Plano Real e o Desemprego. 1997. (Seminário).
XXIX SBPO.XXIX SBPO. 1997. (Simpósio).
Primeiro Simpósio do Ensino de Economia. 1996. (Simpósio).
XXVIII SBPO.XXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional/ VIII Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Operacional. 1996. (Simpósio).
6a Escola de Séries Temporais e Econometria.6a Escola de Séries Temporais e Econometria. 1995. (Simpósio).
XXVII SBPO.XXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 1995. (Simpósio).
Participação em bancas
Antonio Carlos Figueiredo Pinto; DIAS, M. A. G.;Silva,C.A.G.. Leilões como mecanismo alocativo para o seguro obrigatório de trânsito no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Antonio Carlos Figueiredo Pinto; CABUS, M.; GOMES, L. L.;Silva,C.A.G.. Um modelo de risco para computar a volatilidade e a necessidade de margens de garantia em contratos futuros de energia no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Antonio Carlos Figueiredo Pinto; KLOTZLE, M. C.;Silva,C.A.G.. Estudo sobre a relação entre o índice de volatilidade implícita IVol-BR e os retornos futuros do mercado acionário brasileiro e dos setores econômicos. 2019.
Silva,C.A.G.. Impacto da política tarifária inovar-auto no bem estar da economia. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Previsão da inflação utilizando modelos de vetores autorregressivos e combinação de previsões pela otimização MINIMAX: Evidências no Brasil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ana Carolina; PAULA, L. F. R.;Silva,C.A.G.. Desigualdade de renda e valorização do salário mínimo real no Brasil: uma análise de decomposição para o período 2005/2015.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
UGOLINI, A.;Silva,C.A.G.; AIUBE, F. A. L.; LEVY, A.. Uma abordagem VAR/VEC dos determinantes macroeconômicos no risco do setor bancário brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Análise dinâmica da relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Risco sistêmico e efeito contágio no mercado financeiro brasileiro: Uma aplicação do CoVar.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Capital Asset Princing Model: Aplicado ao mercado acionário brasileiro.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia) - S B I.
LIMA, E. C. R.; PAULA, L. F. R.;Silva,C.A.G.; FONSECA, L. F. C.. Mudança de Estado e Multiplicadores Fiscais no Brasil entre 1999-2012. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Carlos Patricio Samanez; AIUBE, F. A. L.;Silva,C.A.G.. O valor da flexibilidade de produção: uma aplicação regional no setor Sucro-alcooleiro Brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.;Silva,C.A.G.; Luiz Biondi Neto. A utilização da semiótica na publicidade: O estudo de caso do hortifruti no Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Fernandes, José L.; Luiz Biondi Neto. O Impacto da Aplicabilidade das Técnicas do Trabalho Colaborativo Suportado por Computador. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.;Silva,C.A.G.; Luiz Biondi Neto. Estudo das Práticas de Gestão do Conhecimento em uma Instituição Pública de Pesquisa: O Caso do Centro Tecnológico do Exército. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Fernandes, José L.; Luiz Biondi Neto. Sistema de Gestão da Qualidade: Um diferencial estratégico para a sustentabilidade das indústrias de cerâmica vermelha, numa perspectativa de redes colaborativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.; Luiz Biondi Neto. Sistema de Gestão da Qualidade: Um diferencial estratégico para a sustentabilidade das indústrias de cerâmica vermelha, numa perspectativa de redes colaborativas. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.; Luiz Biondi Neto. As distribuidoras de gás natural: Um enfoque econômico-financeiro e de valor. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.; Antonio Carlos Figueiredo Pinto. A política fiscal e seu reflexo no nível de renovação tecnológica brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Carlos Patricio Samanez; AIUBE, F. A. L.;Silva,C.A.G.. O valor da flexibilidade de produção: uma aplicação regional no setor Sucro-alcooleiro Brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.; Fernandes, José L.; Barbastefano, R. G.; Antonio Carlos Figueiredo Pinto. A Inovação da Produção do Café e os Efeitos na Volatilidade do Preço: Um Estudo dos Modelos Heteroscedásticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; PITHON, A. J. C.; Fernandes, José L.; Lachtermacher, G.. A Negociação dos Materiais de OPME no Mercado de Saúde Privada: Uma Proposta de Ferramenta para Análise à Vista da Teoria dos Jogos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Slama, J. J. G.. Proposta de Modelo de Certificação de Serviços Aeroportuários. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Valls Pereira, Lia; Rossi, Jose Wellington;Silva,C.A.G.. A Determinação da Taxa de Câmbio Flutuante. Um Ensaio Econométrico Aplicado ao Brasil para a Trajetória do Câmbio de 1999 até 2007. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.
Marina Rodrigues Brochado; PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Luis Enriques Valdiviezo Viera. Redes de Empresas: Proposta de Modelo de Central de Massas para o Pólo Ceramista de Itaboraí-RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Marina Rodrigues Brochado; PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Luis Enriques Valdiviezo Viera. Proposta de um Modelo de Gestão e Produção para as Indústrias Cerâmicas Vermelhas. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Marina Rodrigues Brochado;Silva,C.A.G.; Maria Carlota Esteves dos Santos. Impacto das Inovações Tecnológicas no Setor Siderúrgico Brasileiro para Exportação. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Luis Enriques Valdiviezo Viera;Silva,C.A.G.; Moacyr Amaral Domingues Figueiredo; José Ramon Arica Chavez; Ely de Abreu. Avaliação de Empresas de Construção Civil no Norte e Noroeste Fluminense. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer;Silva,C.A.G.; Cristina Gomes de Souza; Antonio Allen Meireles Alcântara. Análise dos Impactos do Mercado de Capitais sobre a Gestão de TI (Estudo de Caso Petrobras). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Luis Enriques Valdiviezo Viera; Romeu e Silva Neto;Silva,C.A.G.; Vristina Maria Brites; Ely de Abreu. SMDOTS- Uma Proposta de Medição e Acompanhamento da Performance de Instituições do Terceiro Setor. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Silva,C.A.G.. Determinantes da Balança Comercial do Complexo Agroindustrial Brasileiro: 1970-2002. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.
Silva,C.A.G.; Lachtermacher, G.. Determinação dos Fatores Críticos para um Modelo de Previsão para Índices de Rentabilidade em seis Setores da Economia no período de 1997 a 2001. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e ciências Contábeis - UFRJ.
Silva,C.A.G.. Determinação dos Fatores Críticos para um Modelo de Previsão para ìndices de Liquidez em seis Setores da Economia no período de 1997 a 2001. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFRJ.
Silva,C.A.G.. As Doutrinas Econômicas e o Grande Desafio: A Pobreza e o Desemprego. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Administração) - Faficop/Unespar.
Silva,C.A.G.. O Nível de Influência do Mercosul nas Relações Comerciais Externas dos Países do Cone Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração Ciências Empresariais) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio.
Silva,C.A.G.. Formação do Preço da Cana de Açúcar com base no Açúcar Total Recuperável. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração Ciências Empresariais) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio.
Silva,C.A.G.. Alinhando a Estratégia através do BSC em uma Empresa do Setor de Alimentos. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Administração) - Faficop/Unespar.
Silva,C.A.G.. Fontes de Financiamento do Processo de Expansão de Empresas Cooperativas de Crédito Rural: Um Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Administração) - Faficop/Unespar.
Silva,C.A.G.. Balanço Social: Um Estudo para Implantação na Administração Social. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Administração) - Faficop/Unespar.
Silva,C.A.G.. Recursos Humanos como Fator Crítico de Sucesso nas Implementações de Sistemas Integrados de Gestão. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Administração) - Faficop/Unespar.
UGOLINI, A.; AIUBE, F. A. L.;Silva,C.A.G.; ALMEIDA, V. V.; BRITTO, J. N. P.. Transmissão de preços do leite entre os principais estados brasileiros. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Carlos Patricio Samanez; Antonio Carlos Figueiredo Pinto; Antonio de Araujo Freitas Junior; AIUBE, F. A. L.; Eduardo Moreira da Costa;Silva,C.A.G.. Avaliação de Títulos Conversíveis com Opções de Compra e Venda Implícitas em Contrato. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Análise de transmissão de preços da cadeia produtiva do leite. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.; FERNANDES, J. L.; Paula Michelle Purcidonio. Análise de Desempenho de Fundo ESG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.. Valuation: Vale S.A.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.. Investimentos em ações: uma abordagem multidisciplinar para tomada de decisão na composição e na gestão de carteiras otimizadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; Barbastefano, R. G.; Fernandes, José L.. Otimização de uma carteira de investimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; Barbastefano, R. G.; Fernandes, José L.. Avaliação e análise econômico-financeira de empresas do setor de gás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
FLEXA, R. G.; Cristina Gomes de Souza;Silva,C.A.G.. Muniz.Proposta de método para o projeto da fução gestão de sourcing: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
LIMA, L. S.; Cristina Gomes de Souza;Silva,C.A.G.. Um modelo de simulaçao de eventos discretos para um pátio ferroviário em um terminal portuário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
FLEXA, R. G.;Silva,C.A.G.; LIMA, L. S.. do Nascimento Junior/Luiz Felipe P. de Souza.Diagnóstico do processo de compras e análise de desenvolvimento de inteligência estratégica: um estudo de caso em uma empresa do setor elétrico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
FLEXA, R. G.;Silva,C.A.G.; LIMA, L. S.. Rachmann.Avaliação do modelo de gestão de estoque de produtos importados em uma empresa de lubrificantes: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Lino Guimarães Araujo; Barbastefano, R. G.;Silva,C.A.G.. Figueiredo, Frederico N. B. e Priscilla C. Nolasco.Projeto Logístico para Coleta Seletiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Lino Guimarães Araujo;Silva,C.A.G.; Cristina Gomes de Souza; FLEXA, R. G.. Análise Comparativa de Sistemas Logísticos com base no Nível de Serviço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Lino Guimarães Araujo;Silva,C.A.G.; Cristina Gomes de Souza; FLEXA, R. G.. A.S.Lessa / Juliana Freitas / Suelen Cesar.Otimização no Transporte Marítimo de Matérias Primas Importadas. Um Estudo de Caso na Indústria Química S.A.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
PITHON, A. J. C.;Silva,C.A.G.; Ben-Hur Monteiro Barizon. O.Machado / Andre E. F. Almeida / Vinicius G.Almeida.O Controle de Qualidade da Informação nas Telecomunicações utilizando Redes Corporativas. Um Estudo de Caso.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.. A Indústria de Transformação nos Primeiros Quatro Anos do Plano Real. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal Fluminense.
Silva,C.A.G.. Rocha.Privatização no Mundo Atual. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Guy Lussac.
Silva,C.A.G.. A Evolução da Indústria de Papel e Celulose e os Condicionantes que a Tornaram Altamente Competitivos no Cenário Internacional. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instittuto de Ensino Superior Gay Lussac.
Silva,C.A.G.. Rodrigues.Política Salarial: Evolução dos Salários- 1979/1984. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Guy Lussac.
COELHO, P. S. S.;Silva,C.A.G.; OLIVEIRA, L. V.. Professor Adjunto - Métodos Quantitativos em Economia. 2023. Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.
Silva,C.A.G.; Inessa Salomão; G., M.. Concurso público professor permanente - Depto. Engenharia de Produção. 2013. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.. Professor substituto do Depto. Engenharia de Produção. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
Silva,C.A.G.; Marina Rodrigues Brochado; BORGES JUNIOR, C.. Engenharia Econômica: Mercado de Capitais Depto. Eng. Industrial Professor Permanente. 2011. Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ.
Luis Enriques Valdiviezo Viera;Silva,C.A.G.; Jose Glenio Medeiros de barros. Professor Adjunto DE na Área Gestão Econômica Depto. Engeharia de Produção. 2009. Universidade Federal Fluminense.
Silva,C.A.G.. Concurso Público para Classe de Professor Adjunto 40h/DE Depto. Engenharia de Produção. 2008. Universidade Federal Fluminense.
Silva,C.A.G.. Concurso para Professor Adjunto na área de Engenharia do Produto. 2008. Universidade Federal Fluminense.
Silva,C.A.G.. Concurso Público para Professor Assistente 40h/DE - Departamento de Ciência e Tecnologia. 2008. Universidade Federal Fluminense.
Silva,C.A.G.. Participação do grupo de revisores dos artigos submetidos: Revista Cadernos do IME. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Silva,C.A.G.. Participação do grupo de revisores dos artigos submetidos: Revista Brasileira de Finanças. 2010. Coppead.
Silva,C.A.G.. Participação do grupo de revisores dos trabalhos submetidos ao CNMAC 2008. 2008. Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.
Orientou
Impacto da Política Tarifária Inovar-auto no Bem Estar da Economia; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Previsão da inflação utilizando modelos de vetores autorregressivos e combinação de previsões pela otimização MINIMAX:Evidências no Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Efeitos da valorização do salário mínimo real na redução da desigualdade nas diferentes regiões brasileiras no período 2005-2015; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Uma abordagem VAR/VEC dos determinantes macroeconômicos no risco do setor bancário brasileiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise dinâmica da relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário brasileiro: Uma abordagem do modelo de correção de erros; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Risco sistêmico e efeito contágio no mercado financeiro brasileiro: Uma aplicação do CoVaR; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Capital Asset Princing Model: Aplicado ao Mercado Acionário Brasileiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia) - S B I, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Sistema de Gestão da Qualidade: Um diferencial estratégico para a sustentabilidade das indústrias de cerâmica vermelha numa perspectiva de redes colaborativas; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Viabilidade Econômico-Financeira para Implantação de Uma Central de Massa em Indústria Cerâmica de Itaborái/RJ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
As Distribuidoras de Gás Natural: Um Enfoque Econômico-financero e de Vaor; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A Política Fiscal e seu Reflexo no Nível de Renovação Tecnológica Brasileira; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A Inovação da Produção do Café e os Efeitos na Volatilidade do Preço: Um Estudo dos Modelos Hetroscedásticos; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A Negociação dos Materiais de OPME no Mercado de Saúde Privada: Uma Proposta de Ferramenta para Análise à Vista da Teoria dos Jogos; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Impacto das Inovações Tecnológicas no Setor Siderúrgico Brasileiro para Exportação; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, ; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
As Doutrinas Econômicas e Grande Desafio: A Pobreza e o Desemprego; 2004; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
O Nível de Influência do Mercosul nas Relações Comerciais Externas dos Países do Cone Sul; 2003; 113 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração Ciências Empresariais) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Formação de Preço da Cana de Açúcar com base no Açúcar Total Recuperável (ATR); 2003; 153 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração Ciências Empresariais) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, ; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Contágio financeiro entre o petróleo e os mercados de ações durante a pandemia do COVID-19: Evidências via cópulas bivariadas estáticas, dinâmicas e Markovianas Rio de Janeiro 2024; 2024; Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Performance e Volatilidade de Fundos de Ações Brasileiros; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Efeitos das variáveis financeiras e da difusão da inteligência artificial nas ações da empresa NVIDIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Desempenho de Fundo ESG; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Vasquez, Gabriel R; Ventura, Luiz F; N; Schilling; Desempenho das carteiras agressiva e moderada: aplicação dos modelos Sharpe e Market Timing; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Aplicabilidade de métodos técnicos e fundamentalistas para seleção de ativos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
N; Araujo, João G; R; Nogueira, José C; P; S; Junior; A projeção de vendas como critério de decisão para aplicabilidade da estratégia de trade marketing em uma produtora de água de coco no período pós covid-19; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Fonseca; Valuation- Avaliação de empresas: O caso Lojas americanas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação de empresa: Valuation da empresa Fíbria; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Movimento browniano geométrico aplicado ao modelo Black-Scholes para precificação do mercado de opções; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Valuation: Um estudo de caso da Lojas Americanas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Função Consumo-Renda: Uma investigação empírica no caso brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Previsão do preço das ações da Gerdau: Uma aplicação do modelo ARIMA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Valuation: Vale S; A; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Investimentos em ações: Uma abordagem multidisciplinar pata tomada de decisão na composição e na gestão de carteiras otimizadas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Desmistificando o Real Estate no Brasil: Fundos de Investimento Imobiliário como alternativa neste segmento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Educação Financeira e os Impactos do Planejamento nas Famílias do Município de Nova Iguaçu; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise do impacto da guerra comercial entre EUA e China nas exportações do Brasil para China; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Os efeitos do câmbio e da renda mundial nas exportações agropecuárias no período 2000 a 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Risco sistemático das empresas de exportação com aplicação do modelo CAPM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise das exportações de carne Brasil-China no período de 2006 a 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Relações comerciais Brasil e Japão: Uma análise econométrica da balança comercial entre 2000-2017; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Previsão dos preços das ações da AMBEV: Uma aplicação do modelo ARIMA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A política monetária e os efeitos do PIB, M1, Juros e inflação; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Gerenciamento de risco da carteira otimizada: Uma aplicação do modelo de Markowitz; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Previsão de Demanda de Passageiros: Estudo de Caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Oliveira; Análise financeira de uma empresa produtora de sacos plásticos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Investimentos em uma Empresa de Tecnologia Educacional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Guimarães, Diego Almeida e Vitor P; de Figueiredo; Otimização de uma Carteira de Investimentos através do Modelo de Markowitz; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Souza/Felipe F; Pereira/Gabriela B; L; Santos; Previsão de Demanda de Gás Natural; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica da Coletora de Recipientes Recicláveis nos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro Co-orientador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Oliveira/Fábio C; A; Souza/Pedro Henrique L; souza; Market Timing: Avaliação de Desempenho das Carteiras; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Campos e Marcelo M; Gomes; Estudo de Viabilidade Econômica de uma Empresa de Porte Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
F; Martins/Duílio C; S; Santiago/Gerson P; Filho; Impacto das Variáveis Macroeconômicas sobre o Mercado de Crédito no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Corbiceiro/Marina S; Alves; Previsão de Volatilidade dos Ativos Financeiros: Aplicação de Redes Neurais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Sereno; Modelo Logístico de Distribuição no Varejo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Lasmar/ Juliana C; Martins; Co-geração eólica: Viabilidade de Implementação em Edifício Comercial no Estado do Rio de Janeiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
R; Dória; Análise Comparativa dos Métodos Value et Risk e Expected Shortfall; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Neto e Romeu D; Pixiolini; Co-Integração e Causalidade entre o Preço do Petróleo e Taxas de Câmbio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Malta e Rodrigo L; Albuquerque; Gestão de Carteiras de Investimento Utilizando Instrumentos de Mercado Financeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
dos Santos; Otimização de Carteira de Ações Através de Modelos Matemáticos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A Precificação no Mercado de Opções: Os casos da Petrobrás, Vale e Itaú; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Modelagem de Carteira para Explicação dos Retornos das Ações no Mercado Brasileiro: O CAPM e a Arbitragem Estatística; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Desempenho Financeiro com Aplicação de Renda Variável; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Investimento utilizando Opções Reais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação e Explanação das Análises Técnica e Fundamentalista de Ações da Bovespa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação do Desempenho Econômico-Financeiro das Indústrias Texteis: Uma Aplicação do Modelo Logit; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Mercado Nacional de Boi Gordo e Estudo da Volatilidade do Preço; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Modelo de Otimização na Composição da Carteira de Ações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Desempenho Econômico-Financeiro das Principais Empresas do Setor Papel e Celulose; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise do Comportamento de Fundos de Renda Fixa através de Indicadores de Mercado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação Empresarial pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado - Um Estudo de Caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Oliveira Jr; , Lizzie Risicato e Luciana Cabral; Eficiência Logística no Transporte - Um Estudo de Caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Conquistando Novos Mercados:Exportação de Langeries para o Mercado dos Emirados Arabes Unidos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Desempenho Economico-Financeiro das Principais Empresas dos Setores Financeiro e Industrial; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
A Indústria de Transformação nos Primeiros Quatro Anos do Plano Real; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Rocha; Privatização no Mundo Atual; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Guy Lussac; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
da Silva; A Evolução da Indústria de Papel e Celulose e os Condicionantes que a Tornaram Altamente Competitivos no Cenário Internacional; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Guy Lussac; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Rodrigues; Política Salarial: Evolução dos salários - 1979/1984; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade Guy Lussac; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Análise de Investimentos Utilizando o Método Tradicional; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação do Desempenho das Ações no Mercado Brasileiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Metodologia de Avaliação Econômica e Financeira na Indústria de Cerâmica Vermelha; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Medidas de Performance de Fundos de Investimento; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Seletividade e Market Timing na Avaliação de Desempenho dos Fundos de Investimento; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Avaliação do Desempenho Financeiro das Empresas do Setor de Telecomunicações; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Carlos Alberto Gonçalves da Silva;
Produções bibliográficas
-
Silva,C.A.G. . The leverage effects of the Covid-19 pandemic and the Russia-Ukraine war on the stock markets of emerging countries. Global Journal of Research in Business Management , v. 05, p. 01-11, 2025.
-
Silva,C.A.G. . The Asymmetric Effects of Covid-19 and the Russia-Ukraine War on Developed Countries' Stock Markets: Evidence from the GJR-GARCH Model. IRJEMS International Research Journal of Economics and Management Studies , v. 3, p. 226-235, 2024.
-
SILVA, CARLOS ALBERTO GONÇALVES DA . The Regime Changing Behavior of Exchange Rates and Stock Market Prices of Selected Emerging Countries: An application of the Markov Switching Vector Autoregressive model (MS-VAR). American Journal of Economics and Business Innovation , v. 2, p. 22-28, 2023.
-
SILVA, CARLOS ALBERTO GONÇALVES . Stock Market Volatility and the COVID-19 Pandemic in Emerging and Developed Countries: An Application of the Asymmetric Exponential GARCH Model. European Journal of Business and Management Research , v. 7, p. 71-81, 2022.
-
Silva,C.A.G. . The Covid-19 Pandemic Crisis on Brazilian Stock Exchange: An Application of Markov Switching Dynamic Regression Model. International Journal of Innovative Science and Research Technology (IJISRT , v. 6, p. 1304-1311, 2021.
-
Silva,C.A.G. . The dynamics of Brazilian Industrial Production in periods of growth and the covid-19 pandemic crisis using the Markov Switching model. International Journal of Advances in Engineering and Management (IJAEM) , v. 3, p. 205-213, 2021.
-
Silva,C.A.G. . The covid-19 pandemic crisis on the volatility of the S&P 500: An application of the Markov Switching Autoregressive model. Journal of Research in Business and Management , v. 9, p. 01-10, 2021.
-
Silva,C.A.G. . A influência da pandemia COVID-19 na volatilidade dos índices de mercado de ações (Ibovespa): Aplicação do modelo Markov Switching Autoregressivo?,. Brazilian Journal of Business , v. 3, p. 2445-2458, 2021.
-
S., F. H. ; Silva,C.A.G. . Análise dinâmica da relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário brasileiro: Uma abordagem do modelo de correção de erros. Brazilian Journal of Business , v. 3, p. 2908-2935, 2021.
-
Silva,C.A.G. . O efeito assimétrico na volatilidade dos preços do etanol no Estado de São Paulo: uma aplicação do modelo Asymmetric power autoregressive conditional heteroskedasticity. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA , v. 12, p. 01-16, 2021.
-
Silva,C.A.G. . Transmissão de preços da Commodity Soja no mercado internacional Brasil e Estados Unidos: Aplicação dos Modelos Vetorial Autoregressivo (VAR) e Garch BEKK Diagonal. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 103304-103327, 2021.
-
ANDRADE, G. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; Silva,C.A.G. ; FARIA, W. R. . Business cycle and uncertainties: evaluating the behaviour of the automotive industry in relation to the COVID-19 period in Brazil. International Journal of Automotive Technology and Management , v. 21, p. 273-294, 2021.
-
Silva,C.A.G. . A persistência dos choques sobre a volatilidade dos preços do boi gordo no estado de são paulo. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 25017-25037, 2020.
-
Silva,C.A.G. . A volatilidade e assimetria dos preços das ações Banco do Brasil: Uma abordagem do modelo APARCH. Brazilian Journal of Business , v. 2, p. 2668-2683, 2020.
-
Silva,C.A.G. . Análise dinâmica da volatilidade do retorno do Ibovespa: Uma aplicação do modelo autoregressivo de mudanças markovianas. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA , v. 11, p. 1-15, 2020.
-
Silva,C.A.G. . Impacts of Covid-19 Pandemic and Persistence of Volatility in the Returns of the Brazilian Stock Exchange: An Application of the Markov Regime Switching GARCH (MRS-GARCH) Model. International Journal of Applied Economics, Finance and Accounting , v. 8, p. 62-72, 2020.
-
Silva,C.A.G. . Análise da previsão do preço do etanol hidratado no estado de São Paulo: uma aplicação do modelo ARIMA. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 17763-17778, 2019.
-
ANDRADE, G. G. ; UGOLINI, A. ; Silva,C.A.G. . Impact of the innnovate-auto tariff policy on the welfare of the economy. BUSINESS MANAGEMENT DYNAMICS , v. 9, p. 01-19, 2019.
-
Silva,C.A.G. . Aplicação do modelo ARIMA para previsão do preço da commodity milho.. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 13, p. 263-279, 2018.
-
Silva,C.A.G. . Previsão do preço da commodity café arábica: Uma aplicação da metodologia Box-Jenkins. Vol. 39 (n.04). Revista Espacios , v. 39, p. 18, 2018.
-
Silva,C.A.G. ; SALATIEL, T. ; S., F. H. ; FERREIRA, L. R. . Analysis of soybean price transmission between major brazilian producing areas: a cointegration and causality approach. BUSINESS MANAGEMENT DYNAMICS , v. 8, p. 12-25, 2018.
-
Silva,C.A.G. . Dinâmica da volatilidade e assimetria de preço da commodity milho: Uma abordagem dos modelos heteroscedásticos. Revista Espacios , v. 38(23), p. 04-15, 2017.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; SALATIEL, T. . Impacts of the exchange rate and world income on Brazilian agricultural export.. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 12, p. 2319-2328, 2017.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Asymmetric volatility modeling of spot prices of arabic coffee in Brazil. ESPACIOS (CARACAS) , v. 37(17), p. 8-21, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Produtividade total dos fatores no crescimento da agropecuária brasileira. Revista de Politica Agricola , v. 3, p. 04-15, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; P.M., L. . Aplicação de técnica de redução de variância no prêmio de opções asiática de eletricidade por simulação de monte carlo. Caderno (Syn)thesis , v. 8, p. 01-15, 2015.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Long-memory presence in the volatility of fat ox daily prices in Brazil. International Journal of Research in Social Science , v. 4, p. 48-55, 2014.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . The short and long run fluctuation effects of Brazilian agricultural exports. African Journal of Agricultural Research , v. 8(2), p. 153-161, 2013.
-
Silva,C.A.G. ; SILVA, T. G. . Persistência e Assimetria na Volatilidade dos Retornos do Ibovespa: Aplicação dos Modelos ARCH. (Syn)Thesis (Rio de Janeiro) , v. V.6, p. 09-15, 2013.
-
Silva,C.A.G. . Modelagem de Estimação da Volatilidade do Retorno das Ações Brasileiras: os casos da Petrobras e Vale. Cadernos do IME. Série Estatística , v. 26, p. 15-28, 2009.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; ARAUJO, P. F. C. . A Mudança do Regime Cambial e o seu Impacto na Balança Comercial Brasileira. Revista de Economia e Agronegócio , v. V.4, p. 123-151, 2006.
-
Silva,C.A.G. . A Produtividade de Fatores de Produção na Agricultura Brasileira - Um Estudo Econométrico. Revista CADE-FMJ , v. N.12, p. 117-120, 2005.
-
Silva,C.A.G. . Política Monetária e os Efeitos nas Variáveis Macoreconômicas: Uma Aplicação de Vetores Auto-regressivos. Revista CADE-FMJ , v. N.11, p. 129-140, 2005.
-
Silva,C.A.G. . Análise e Seleção de Projetos de Investimentos em Condições de Incerteza. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, p. 43-48, 2004.
-
Silva,C.A.G. . Seleção de Carteira pela curva de Indiferença: O Modelo Markowitz. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, p. 109-119, 2004.
-
Silva,C.A.G. . Modelos Econométricos para Estimação da Volatilidade Condicional do Retorno de Ativos Financeiros. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, p. 123-128, 2003.
-
Silva,C.A.G. . A Produtividade dos Fatores de Produção na Agricultura da Microrregião de Cornélio Procópio- Um Estudio Econométrico.. Faficop Científica Universidade Estadual do Parana , Parana, v. 2, p. 130-137, 2002.
-
Silva,C.A.G. . Avaliação de Opções de Compra: Um Estudo Empírico. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, v. 1, p. 125-128, 2002.
-
Silva,C.A.G. . Metodologia de Previsão de Risco de Insolvência: Um Estudo Probabilístico. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, p. 117-124, 2002.
-
Silva,C.A.G. . Alternativas de Decisão de Investimentos sob Condição de Incerteza. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, p. 29-34, 2002.
-
Silva,C.A.G. . A Dimensão Financeira dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas de Previdência Privada. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, v. Ano 3, n.5, p. 155-166, 2001.
-
Silva,C.A.G. . Medidas de Avaliação de Desempenho Operacional dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, v. ano 2, n.n 4, p. 156-162, 2001.
-
Silva,C.A.G. . Modelo de Previsão de Insolvência para os Fundos de Pensão das Entidades Fechadas. (Syn)Thesis (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. V, n.ns 1/2, p. 23-30, 2001.
-
Silva,C.A.G. . Uma Análise Econométrica do Desempenho Gerencial dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas. (Syn)Thesis , Rio de Janeiro, v. VI, n.n 1, 2001.
-
Silva,C.A.G. . Modelo de Previsão de Risco dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas baseando-se no CAPM. Revista CADE-FMJ , Rio de Janeiro, v. ano 2, n.n 3, p. 130-135, 2000.
-
Silva,C.A.G. ; FERNANDES, Elton . Medida de Avaliação do Desempenho de Carteiras dos Fundos de Pensão: O Market Timing. Revista de Previdência Social , Rio de Janeiro, v. 12 (2), p. 13-24, 1997.
-
Silva,C.A.G. . As Inovações Tecnológicas na Indústria de Transformação Brasileira - 1988/1992. 7a Escola de Séries Temporais e Econometria, Porto Alegre, p. 152-153, 1997.
-
Silva,C.A.G. . As Mudanças dos Fatores de Produção na Indústria de Transformação Brasileira. Anais do XXVIII SBPO - VIII CLAIO, Rio de Janeiro, p. 194-1999, 1996.
-
Silva,C.A.G. . Modelos Econométricos de Séries Temporais Univariados e Multivariados: Evidências Empíricas. 1ed. ed. São Paulo: Dialética Editora, 2024. v. 01. 112p .
-
Silva,C.A.G. . Análise Econométrica de Séries Temporais: Aplicações Empíricas. 1ed. ed. São Paulo: Editora Científica Digital, 2022. v. 01. 142p .
-
Silva,C.A.G. . O Comportamento da Mudança de Regime das Taxas de Câmbio e Preços do Mercado de Ações em países emergentes: Aplicação do modelo Markov Switching Vetor Autoregressivo (MS-VAR). Open Science Research VIII. 1ed.São Paulo: Editora Científica Digital, 2022, v. 8, p. 473-487.
-
Silva,C.A.G. . O value-at-risk na volatilidade dos preços à vista do boi gordo no Estado de São Paulo. In: Robson José de Oliveira. (Org.). Agronomia: Jornadas Científicas. 1ed.São Paulo: Editora Científica, 2020, v. 2, p. 102-112.
-
Silva,C.A.G. . A dinâmica da volatilidade e assimetria de preços da commodity milho: Uma abordagem dos modelos heteroscedáticos. In: Jaqueline Fonseca Rodrigues. (Org.). Coletânea Inovação, Gestão e Sustentabilidade. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v. 2, p. 28-45.
-
Silva,C.A.G. . A presença de memória longa na volatilidade dos preços à vista da commodity soja: uma aplicação do modelo ARFIMA-FIGARCH. In: Dr. Darly Fernando de Andrade. (Org.). Gestão da Produção em Foco. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018, v. 1, p. 167-179.
-
Silva,C.A.G. . A volatilidade dos retornos do Ibovespa: Uma abordagem ARIMA-GARCH. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Coletânea Nacional sobre Engenharia de Produção 5 - Pesquisa Operacional. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 5, p. 21-33.
-
Silva,C.A.G. . A presença de memória longa na volatilidade dos preços à vista da commodity soja: Uma aplicação do modelo ARFIMA-FIGARCH.. In: XXIV SIMPEP, 2017, Bauru - SP. XXIV SIMPEP:. Bauru - SP: UNESP, 2017.
-
Silva,C.A.G. . Aplicação do modelo ARIMA do preço da commodity café arábica. In: XXIV SIMPEP, 2017, Bauru - SP. XXIV SIMPEP. Bauru - SP: UNESP, 2017.
-
Silva,C.A.G. . Aplicação do modelo ARIMA para previsão do preço da commodity milho. In: XXIII SIMPEP, 2016, Bauru. Anais do XXIII SIMPEP, 2016.
-
Silva,C.A.G. . A volatilidade dos retornos do Ibovespa: Uma abordagem ARIMA- GARCH. In: XXIII SIMPEP, 2016, Bauru. Anais XXIII SIMPEP, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; GAGLIARD, J.M. ; NOVA, L.B.R.M. . Análise de retornos do índice bovespa utilizando os modelos Box-Jenkins. In: XXIII SIMPEP, 2016, Bauru. Anais XXIII SIMPEP, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; SALATIEL, T. . Efeitos do câmbio e da renda mundial nas exportações agropecuárias brasileiras: Uma aplicação do modelo de correção de erros. In: 54 Congresso da SOBER, 2016, Maceio. Anais da SOBER, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; P.M., L. . Volatilidade e assimetria de preços da commodity milho: Uma aplicação dos modelos heterocedásticos. In: 54 Congresso SOBER, 2016, Maceio. Anais da SOBER, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; S., F. H. ; CAMARA, G. H. P. . Previsão do preço da commodity soja: Uma aplicação do modelo ARIMA. In: 54 Congresso SOBER, 2016, Maceio. Anais da SOBER, 2016.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Produtividade total dos fatores no crescimento da agricultura brasileira. In.: 53 Congresso da sociedade Brasileira de Economia, Administração e sociologia Rural, 2015, João Pessoa, PB.. SOBER, 2015, v.1. In: Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento, 2015, João Pessoa, PB. SOBER, 2015, 2015. v. 01.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Asymmetric volatility of spot prices of Arabic Coffee in Brazil. In: 29th International Conference of Agricultural Economists, 2015, Milão, Itália. Agriculture in an interconnected world, 2015. v.1. In: Agriculture in an interconnected world, 2015, Milão - Itália. ICAE, 2015. v. 01.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . A volatilidade dos preços à vista do boi gordo no Estado de São Paulo: Uma aplicação dos modelos heteroscedásticos. In: 52° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2014, Goiânia/GO. 52° Congresso da SOBER, 2014.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Uma análise empírica da volatilidade dos preços a vista do café arábica. In: 51 Congresso da SOBER, 2013, Belém/PA. Fronteiras da Agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade, 2013.
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . A variância condicional nos modelos heteroscedásticos e a modelagem do preço do café arábica. In: Engenharia de Produção & Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 2013, Bauru. XX SIMPEP, 2013.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Os efeitos das variáveis macroeconômicas nas exportações brasileiras. In: XVI Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe, 2013, Antalya/ Turquía. XVI Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe, 2013.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; ARAUJO, P. F. C. . Efeitos do câmbio e da renda mundial nas exportações brasileiras: Uma aplicação de vetores auto-regressivos. In: I ESADR 2013, 2013, Évora/Portugal. I ESADR 2013, 2013. p. 2673-2686.
-
Silva,C.A.G. . Avaliação da Persistência e Assimetria na Volatilidade do Ibovespa: Uma Aplicação do Modelo Threshold Arch. In: XX Congresso da SPE/Porto/Portugal, 2012, Porto. XX Congresso da SPE, 2012.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . O Comportamento de Curto e Longo Prazo das Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Aplicação de Vetores Autoregressivos. In: 50 Congresso da SOBER, 2012, Vitória. 50 Congresso da SOBER, 2012.
-
Silva,C.A.G. ; SILVA, T. G. . A Dinâmica da Volatilidade dos Retornos do Ibovespa: Uma Aplicação dos Modelos Arch. In: XIX SIMPEP 2012, 2012, Bauru. XIX SIMPEP 2012/ UNESP, 2012.
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . Análise da dinâmica da volatilidade dos preços a vista do café arábica: Aplicação dos modelos heteroscedásticos. In: 2a Conferência em Gestão de Risco e Comercialização de Commodities, 2012, São Paulo. BM&FBOVESPA, 2012.
-
Silva,C.A.G. . A Importância do Câmbio e da Renda Mundial sobre as Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Análise Econométrica. In: XII Escola de Modelos de Regressão, 2011, Fortaleza. XII EMR, 2011.
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . A volatilidade do Preço do Café: Um Estudo dos Modelos Heteroscedásticos.. In: XXXI ENEGEP/ XVII ICIEOM, 2011, Belo Horizonte. XXXI ENEGEP, 2011.
-
Silva,C.A.G. . Os Efeitos das Variáveis Macroeconômicas sobre as Exportações Brasileiras para Portugal: Uma Aplicação de Vetores Auto-regressivos.. In: XVIIICongresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, 2010, São Pedro do Sul. Actas do XVIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística, 2010.
-
Silva,C.A.G. . Estimação da Volatilidade para a Série do Ibovespa: Aplicação de Modelos de Memória Curta. In: Enegep/ICIEOM 2010, 2010, São Carlos/SP. XXXENEGEP/XVI ICIEOM, 2010.
-
Pimenta Neto, A. F. ; Silva,C.A.G. . As Distribuidoras de Gás Natural: Um Enfoque Econômico-Financeiro. In: XVII Simpósio de Engenahria de Produção, 2010, Bauru-SP. XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010.
-
Moraes, L. P. ; Silva,C.A.G. . Análise da Volatilidade do Preço do Café: Uma Aplicação dos Modelos EWMA E GARCH. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru-SP. XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010.
-
Silva,C.A.G. . Análise do Risco de Mercado das Empresas: Os casos da Aracruz, Vale e Petrobras. In: 6 CONTECSI:Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação, 2009, USP/ São Paulo. 6 CONTECSI/USP. São Paulo: USP, 2009.
-
Silva,C.A.G. . Condicionantes da Produtividade Total dos Fatores no Crescimento da Agropecuária Brasileira. In: 47 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2009, Porto Alegre/RS. 47 Congresso da SOBER. Brasília: SOBER, 2009.
-
Silva,C.A.G. . A Volatilidade do Retorno da Ação da CSN: Uso de Modelos Heteroscedáticos. In: Enegep/ICIEOM, 2009, Salvador. ENEGEP/ICIEOM. Rio de Janeiro: Enegep, 2009.
-
Silva,C.A.G. . As Exportações Brasileiras para o Canada: Uma Aplicação Empírica. In: X Congresso Internacional da ABECAN, 2009, Goiânia. X Congresso Internacional da ABECAN. Goiânia: ABECAN, 2009.
-
Silva,C.A.G. . O Impacto do Câmbio e da Renda Mundial nas Exportações Brasileiras: Uma Aplicação de Vetores Auto-Regressivos. In: XII Encontro de Modelagem Computacional, 2009, Rio de Janeiro. XII EMC. Rio de Janeiro: IME/UERJ, 2009.
-
Silva,C.A.G. . Volatilidade do Retorno da Vale nos períodos de Crescimento e Crise: Aplicação dos Modelos Heteroscedásticos. In: SIMPEP 2009, 2009, Bauru/ São Paulo. SIMPEP 2009. Bauru: unesp, 2009.
-
Silva,C.A.G. . Análise da Estimação da Volatilidade do Retorno da Ação da Vale: Aplicação dos Modelos Heteroscedásticos. In: XVI Congresso Internacional da SPE, 2009, Porto. XVI Congresso Internacional da SPE. Porto: SPE. p. 641-650.
-
Silva,C.A.G. . Avaliação do Desempenho Financeiro das Empresas de Papel e Celulose Brasileiras. In: V Congresso Internacional de Gestão da tecnologia e Sistemas de Informação, 2008, São Paulo. V Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 2008. p. 347-361.
-
Silva,C.A.G. . Análise da volatilidade dos preços de boi gordo no Estado de São Paulo: Uma aplicação dos modelos GARCH. In: XLVI Congresso da SOBER, 2008, Rio Branco/Acre. XLVI Congresso da SOBER, 2008.
-
Marina Rodrigues Brochado ; Silva,C.A.G. ; Gustavo Spritzer . A Análise da Influência dos Investimentos Tecnológicos nas Exportações Brasileiros de Produtos Siderúrgicos. In: V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM, 2008, Salvador. V Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM, 2008.
-
Silva,C.A.G. . Gerenciamento de Risco da Carteira Otimizada. In: XXVIII ENEGEP2008/XIV ICIEOM2008, 2008, Rio de Janeiro. XXVIII ENEGEP 2008/ XIV ICIEOM 2008, 2008.
-
Silva,C.A.G. . Modelagem de Estimação da Volatilidade do Retorno das Ações Brasileiras: Os casos da Petrobras e Vale. In: XV SIMPEP 2008, 2008, Bauru/ São Paulo. XV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008.
-
Silva,C.A.G. . A Evolução das Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Aplicação do Vetor Auto-regressivo. In: XI Encontro de Modelagem Computacional 2008, 2008, Volta Redonda/RJ. XI Encontro de Modelagem Computacional 2008/UFF, 2008.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; ARAUJO, P. F. C. . O impacto do Câmbio e da Renda Mundial nas Exportações Agropecuárias Brasileiras. In: XLV Congresso da SOBER, 2007, Londrina. Anais do XLV Congresso da SOBER, 2007.
-
Silva,C.A.G. . Seleção e Composição de uma Carteira de Investimento. In: V Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios, 2007, UFRuralRJ - Seropédica. Anais do V Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios, 2007.
-
Silva,C.A.G. . A Balança Comercial Bilateral Brasil-Canadá (1981-2006): Uma Aplicação de Vetores Autoregressivos. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses-ABECAN, 2007, Salvador. IX Congresso Internacional ABECAN, 2007.
-
Silva,C.A.G. . Uma Análise Empírica da Volatilidade do Retorno da ação da Petrobras Utilizando os Modelos GARCH. In: X Encontro de Modelagem Computacional, 2007, Nova Friburgo. X Encontro de Modelagem Computacional, 2007.
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. ; ARAUJO, P. F. C. . Crescimento do Produto Agropecuário: Uma Aplicação do Vetor Auto-regressivo (VAR). In: XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2006, Fortaleza. XLIV da SOBER, 2006.
-
FERREIRA, L. R. ; Silva,C.A.G. ; ARAUJO, P. F. C. ; SEVILLA, J. . A Mudança do Regime Cambial Brasileiro e o seu Impacto sobre a Balança Comercial. In: Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial, 2005, Ribeirão Preto. XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Brasilia: SOBER, 2005. v. I. p. 74-74.
-
Silva,C.A.G. . As Inovações Tecnológicas na Indústria de Transformação Brasileira - 1988/1992. In: 7a Escola de Séries Temporais e Econometria, 1996, Canela RS. 7a Escola de Séries Temporais e Econometria. Rio de Janeiro: ABE/SBE, 1997.
-
Silva,C.A.G. . Uma Análise Econométrica da Produção Agrícola sob Condições de Risco na Microrregião de Feira de Santana - BA. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1997, Salvador. XXIX SBPO - Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SBPO, 1997. v. 1.
-
Silva,C.A.G. . O Market Timing: Avaliação de Desempenho dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas. In: XXIX SBPO, 1997, Salvador. Anais XXIX da sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, 1997.
-
Silva,C.A.G. . As Mudanças dos Fatores de Produção na Indústria de Transformação Brasileira. In: XXVIII SBPO/VIIICLAIO, 1996, Rio de Janeiro. VIII CLAIO - XXVIII SBPO, 1996. p. 194-199.
-
Silva,C.A.G. . Uma Análise Econométrica da Produtividade de Fatores de Produção na Agricultura do Estado do Espírito Santo. In: XXVII SBPO, 1995, Vitória. XXVII SBPO - Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SBPO, 1995.
-
Silva,C.A.G. . Model of Forecast of Insolvency for the Funds of Pension of the Shut Entities. In: Matemática Aplicada à Economia e Gestão, 2000, Lisboa. CEMAPRE - ISEG - Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa: ISGE, 2000.
-
Silva,C.A.G. . Model of Forecast pf Risk of the Funds of Pension basing on CAPM. In: Matemática Aplicada à Economia e Gestão, 2000, Lisboa. CEMAPRE - ISEG - Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa: ISEG, 2000.
-
Silva,C.A.G. . Model of Forecast of Insolvency for the Funds of Pensionof the Shut Entities. Anais CEMAPRE/Universidade de Lisboa, Lisboa, 2000.
-
Silva,C.A.G. . Model of Forecast of Risk of the Fund of Pension basing on CAPM. Anais CEMAPRE/ Universidade de Lisboa, Lisboa, 2000.
-
Silva,C.A.G. . O Market Timing: Avaliação de Desempenho dos Fundos de Pensão das Entidades Fechadas. Anais XXIX SBPO, Salvador - BA, p. 41-41, 1997.
-
Silva,C.A.G. . Uma Análise Econométrica da Produção Agrícola sob Condições de Risco na Microrregião de Feira de Santana-BA. Anais XXIX SBPO, Salvador -BA, p. 42-42, 1997.
-
Silva,C.A.G. . II Brazilian Congress of Developmen. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . A dinâmica da volatilidade e assimetria de preços da commodity milho: Uma abordagem dos modelos heteroscedásticos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. . Efeitos do câmbio e da renda mundial nas exportações agropecuárias brasileiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Risk Management: Avaliação de desempenho e volatilidade dos ativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. . Análise dinâmica da relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário brasileiro: Uma abordagem do modelo de correção de erros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. . A volatilidade dos retornos do Ibovespa: Uma abordagem ARIMA-GARCH. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. . Aplicação do modelo ARIMA do preço da commodity café arábica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. . A presença de memória longa na volatilidade dos preços à vista da commodity soja: Uma aplicação do modelo ARFIMA-FIGARCH. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Produtividade total dos fatores no crescimento da agricultura brasileira. In 53 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa, PB. Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Brasília, DF: SOBER, 2015. v.1.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Asymmetric volatility of spot prices of Arabic Coffee in Brazil. In: 29th International Conference of Agricultural Economists, 2015, Milão, Itália. Agriculture in an interconnected world, 2015. v.1.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . A volatilidade dos preços a vista do boi gordo no Estado de São Paulo: Uma aplicação dos modelos heterocedásticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Produtividade total dos fatores no crescimento da agropecuária brasileira.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . A volatilidade do preço do boi gordo: Uma aplicação do modelo ARFIMA-FIGARCH. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . A volatilidade dos preços do boi gordo no Estado de São Paulo: Uma aplicação dos modelos heteroscedásticos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Uma análise empírica da volatilidade dos preços a vista do café arábica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Os efeitos das variáveis macroeconômicas nas exportações brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . Os efeitos das variáveis macroeconômicas nas Exportações Brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; SILVA, T. G. . A Dinâmica da Volatilidade dos Retornos do Ibovespa: Uma Aplicação dos Modelos Arch. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. . Avaliação da Persistência e Assimetria na Volatilidade do Ibovespa: Uma aplicação do Modelo Threshold Arch. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; FERREIRA, L. R. . O Comportamento de Curto e Longo Prazo das Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Aplicação de Vetores Autoregressivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . 2a Conferência em Gestão de Risco e Comercialização de Commodities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . A Volatilidade do Preço do Café: Um Estudo dos Modelos Heteroscedásticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . A Importância do Câmbio e da Randa Mundial sobre as Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Anãlise Econométrica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Os Efeitos das Variáveis Macroeconômicas sobre as Exportações Brasileiras para Portugal: Uma Aplicação de Vetores Auto0regressivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Silva,C.A.G. ; Moraes, L. P. . Análise da Volatilidade do Preço do Café: Uma Aplicação dos Modelos EWMA e GARCH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. ; Pimenta Neto, A. F. . As Distribuidoras de Gás Natural: Um Enfoque Econômico-Financeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. . Estimação da Volatilidade para a Série do Ibovespa: Aplicação de Modelos de Memória Curta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Condicionantes da Produtividade Total dos Fatores no Crescimento Agropecuária Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Análise de Risco de Mercado das Empresas: Aracruz, Vale e Petrobras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . As Exportações Brasileiras para o Canada: Uma Aplicação Empírica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . O impacto do Cãmbio e da Renda Mundial nas Exportações Brasileiras: Uma Aplicação de Vetores Autoregressivos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. . Análise da Volatilidade dos Preços de Boi Gordo no Estado de São Paulo: Uma Aplicação dos Modelos Garch. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Análise da Estimação da Volatilidade do Retorno da ação da Vale. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . Gerenciamento de Risco da Carteira Otimizada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Silva,C.A.G. . A Evolução das Exportações Agropecuárias Brasileiras: Uma Aplicação do VAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Silva,C.A.G. . Seleção e Composição de uma Carteira de Investimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
ANDRADE, G. G. ; BETARELLI JUNIOR, A. A. ; Silva,C.A.G. ; FARIA, W. R. . CICLO DE NEGÓCIOS E INCERTEZAS: AVALIANDO O COMPORTAMENTO E AS PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA DIANTE DA CRISE PANDÊMICA DA COVID-19 NO BRASIL. 2021.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
FINRISK - Quantitative Finance and Risk Analysis, Descrição: Análise de Transmissão de preços/ Análise de investimentos com opções reais/ Análise univariada e multivariada/ commodities/Gestão de riscos/Otimização de carteiras/Finanças Empíricas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Integrante / Fernando Antonio Lucena Aiube - Coordenador.
-
2015 - Atual
Economia dos Mercados Financeiros, Descrição: Desenvolver estudos empíricos e/ou teóricos na área de mercado de capitais para usuários externos e difundi-los à comunidade acadêmica. As linhas de pesquisa são: modelos auto-regressivo vetorial e mecanismo de correção de erros (VEC); cointegração e causalidade de Granger; modelos de volatilidade de séries temporais e modelo multivatiados Markov Switching.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador / Léo da Rocha Ferreira - Integrante / Elcyon Caiado Rocha Lima - Integrante.
-
2014 - 2015
Projeto de Pesquisa de Preços de Bebidas Frias, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Léo da Rocha Ferreira em 14/06/2019., Descrição: Estudo realizado entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Integrante / Léo da Rocha Ferreira - Coordenador.
-
2012 - 2013
Métodos Quantitativos, Descrição: Aprofundar a análise e qualificação da tomada de decisão, embasados nos Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão e Finanças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador.
-
2008 - 2013
Avaliação de Projeto de Investimentos com o uso de Opções Reais, Descrição: O projeto de pesquisa propõe-se a apresentar o método de opções reais aos interessados em análise de investimentos, trazendo os conceitos e aplicações do método de forma a difundir essa ferramenta ainda pouco utilizada pelas empresas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador.
-
2007 - 2013
Metodologia de Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas, Descrição: O projeto de pesquisa visa verificar e determinar os fatores e correlações entre os indicadores de desempenho econômico-financeiro da empresa. As análises realizadas por meio de indicadores contábeis mostram a situação financeira da empresa, ou seja, envolvem alguns indicadores sendo eles: liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador.
-
2007 - 2013
Gestão de Risco e Análise de Fundos de Investimentos, Descrição: Atualmente escolher ações no mercado brasileiro tem se tornado bastante complexo de forma que os investidores obtenham rendimentos diferenciados.Assim, é fundamental utilizar alguns alguns indicadores de desempenho utilizados no mercado. Outro aspecto importante do projeto é aplicar o modelo de otimização da carteira ou portfolio, utilizando o modelo de Markowitz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador.
-
2002 - Atual
Políticas Cambiais e Determinantes da Balança Comercial do Complexo Agroindustrial Brasileiro, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é examinar o impacto da política cambial e seus efeitos econômicos de longo prazo, em particular os efeitos correspondentes nas transformações experimentadas pelo setor agrícola brasileiro. Especificamente, seu objetivo é avaliar o desempenho da balança comercial agropecuária brasileira em relação à taxa de câmbio real, à renda mundial, ao produto interno bruto ou produto agropecuário e a outras variáveis relevantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Carlos Alberto Gonçalves da Silva - Coordenador / Léo da Rocha Ferreira - Integrante / Paulo Fernando Cidade de Araujo - Integrante / Elcyon Caiado Rocha Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2019
Professor homenageado, Faculdade de Ciências Econômicas -UERJ.
2013
Professor homenageado, CEFET-RJ (Engenharia de Produção).
2012
Professor homenageado (Patrono), CEFET-RJ ( Engenharia de Produção).
2012
Professor homenageado (Paraninfo), CEFET-RJ (Engenharia de Produção).
2011
Professor homenageado, CEFET-RJ ( Engenharia de Produção).
2010
Professor homenageado, CEFET-RJ ( Engenharia de Produção).
2009
Professor homenageado, CEFET-RJ ( Engenharia de Produção).
2008
Professor homenageado, CEFET-RJ Engenharia de Produção.
2007
Professor homenageado, CEFET-RJ Engenharia de Produção.
2005
Professor homenageado, Administração - UGF.
2004
Professor homenageado, Administração - UGF.
2003
Professor homenageado, Administração - UGF.
2002
Professor homenageado, Univercidade - Centro Universitário da Cidade.
2001
Professor homenageado, Faculdade de Economia - UERJ.
2000
Professor homenageado, Faculdade Moraes Junior/Mackenzie.
2000
Professor homenageado, Faculdade de Economia - UERJ.
1999
Professor homenageado, Faculdade Moraes Junior/Mackenzie.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Federal de Educação Tecnológica, Departamento de Engenharia de Produção. , Rua General Canabarro - 485, Maracanã, 20271204 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25663022, Ramal: 3015
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Sênior Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Finanças Corporativas/ Contabilidade Gerencial/ Custos Industriais
Coordenador do Projeto Wolf Finance.
2006 - 2013
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2007 - 11/2013
Ensino, Engenharia de Produção e Sistemas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Aplicada, Finanças Corporativas, Avaliação de Empresas
-
11/2006 - 11/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia de Produção.,Linhas de pesquisa
-
09/2006 - 11/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Gerencial, Engenharia Econômica, Finanças Corporativas
2005 - 2005
FGV/UNICEPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Curso MBA Gestão Estratégica de Empresas:
Módulo: Economia de Empresas
Atividades
-
01/2005 - 02/2005
Ensino, MBA Gestão Estratégica de Empresas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia de Empresas
2020 - Atual
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2019
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador, Carga horária: 40
2006 - 2006
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor visitante adjunto, Carga horária: 20
2004 - 2004
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16
2004 - 2004
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 17
2001 - 2001
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8
2001 - 2001
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 36
2000 - 2001
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
1999 - 1999
universidde do estado do rio de janeiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10
Atividades
-
04/2018
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Investimento I, Métodos Quantitativos em Economia
-
03/2015
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Economia dos Mercados Financeiros, Tópicos Especiais em Economia Agrícola, Métodos Quantitativos em Economia II
-
04/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Econômica e Introdução à Econometria, Introdução à Economia III, Métodos Econométricos, Finanças Corporativas
-
02/2014 - 02/2014
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada (Nivelamento)
-
02/2014 - 02/2014
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada
-
01/2006 - 02/2006
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada (Nivelamento)
-
04/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia I, Análise de Investimentos, Métodos Econométricos
-
04/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Investimentos, Introdução à Economia I, Métodos Econométricos
2002 - 2004
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio ProcópioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4
Outras informações:
Orientador de dissertações de mestrado
Participação de banca examinadora
Atividades
-
03/2002 - 12/2004
Ensino, Mestrado Em Administração Ciências Empresariais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Social ( Enfoque Macroeconomia), Finanças em Gestão de Empresas
1999 - 1999
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 12
Atividades
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Econometria V, Introdução à Economia I, Métodos Quantitativos em Economia
1998 - 2006
Fundação Getúlio VargasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor dos Cursos MBA em Finanças, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Matemática Financeira; Análise de Investimentos, Finanças e Economia Aplicada
1998 - 2004
Centro Universitário da CidadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia, Gestão Financeira, Matematica Financeira / Estatística
1998 - 2000
Universidade Federal FluminenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Faculdade de Economia:
Disciplinas: Economia I, Economia Urbana e Regional
1998 - 1999
Escola de Guerra NavalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
1997 - 2006
Faculdades Moraes JuniorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Atividades
-
03/1997 - 09/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Ibc, Dept Economia.,Linhas de pesquisa
-
03/1997 - 09/2006
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística e Introdução a Econometria, Matemática Aplicada a Economia, Microeconomia, Economia Internacional
-
04/2002 - 06/2002
Ensino, Mba Controladoria e Auditoria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística aplicada a Auditoria
1996 - 2006
Universidade Gama FilhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Econometria, Gestão Financeira e Economia.
1994 - 1997
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professsor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Microeconomia, Economia I e II e Econometria
Atividades
-
01/1995 - 12/1997
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia I/II, Econometria, Teoria Econômica
1993 - 1994
Secretaria de Planejamento do Estado de Minas GeraisVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Outro (Consultor), Carga horária: 6
Atividades
-
01/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Planejamento.,Cargo ou função, Consultor.
1992 - 1995
Instittuto de Ensino Superior Gay LussacVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1992 - 06/1995
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Econômica, Microeconomia
1987 - 1995
Valec S AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1987
Serviços técnicos especializados , Ministério dos Transportes, Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento.,Serviço realizado, Análise Macroeconômica, Avaliação Econômica.
1987 - 1989
Engevix S. A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/1987 - 05/1989
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Estudos de Viabilidade Econômica.
1985 - 1987
Companhia Vale do Rio DoceVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 6
Atividades
-
01/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Suplan, Planejamento.,Cargo ou função, Consultor.
1985 - 1985
COMEX - Comércio Exterior S. A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/1985 - 10/1985
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Formação de Preços.
1984 - 1985
Instituto do Açúcar e do ÁlcoolVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1984 - 12/1985
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Planejamento Orçamentário.
1982 - 1983
Comissão Nacional de Bolsas de ValoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor contratado, Carga horária: 8
Atividades
-
01/1982
Serviços técnicos especializados , Pesquisa, Estudos Econômicos.,Serviço realizado, Análise Econômico-Financeira das Empresas.
1980 - 1983
Protos EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador dos estudos de acidentes nas rodovias federais, com a participação do DNER (Ministério dos Transportes).
Elaboração de relatórios: Análise dos pontos negros nas rodovias federais e análise econômico-financeira.
1973 - 1979
Sapsa EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participação como coordenador da pesquisa de estudo de demanda de passageiros (trem e ônibrus) na área de estudo do metro-rio.
Participação no estudo sócio-econômico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Participação na modelagem de demanda de passageiros na área de estudo do metro-rio.
Atividades
-
01/1973
Serviços técnicos especializados , Planejamento, Departamento de Economia.,Serviço realizado, Estudo de Mercado, Análise Econômica e Estudos Sócio-Econômicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto Gonçalves da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?