Mariana Pachêco Fraga
Concluiu o Curso Técnico em Enfermagem em 2010 na Factum Ensino Técnico (POA/RS), tendo atuado em 2011 no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre como técnica em enfermagem. Cursou Toxicologia Analítica na UCFSPA (POA/RS) e formou-se em Agosto de 2013. Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ com o projeto "Efeito da Associação de Etanol e Cigarro sobre o Estresse Oxidativo em Diferentes Tecidos de Ratos" com orientação do Dr. Ernani Rhoden no Laboratório de Estresse Oxidativo e Poluição Atmosférica da UFCSPA por 5 meses. Foi representante discente da COMGRAD do Curso Superior Tecnológico em Toxicologia Analítica. Trabalhou como coletadora no Laboratório Geyer em 2013, após ingressou como servidora pública na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuando no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Iniciou o projeto de Mestrado intitulado "Padronização da técnica de análise do metabólito 11-nor-9-carboxi- 9-THC da maconha (Cannabis sativa) em amostras de urina por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS)", concluído em junho de 2017.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Saúde
2015 - 2017
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Padronização da técnica de análise do metabólito 11-nor-9-carboxi- 9-THC da maconha (Cannabis sativa) em amostras de urina por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS),Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Eliane Dallegrave
Coorientador: Marisa Tsao; Viviane Cristina Sebben.
Graduação em Toxicologia Analítica
2011 - 2013
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.
Organização de eventos
FRAGA, M. P. . Seminário: Os Agrotóxicos e os Impactos na Saúde. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Minicurso "Novas Substâncias Psicoativas e sua Identificação, e quantificação de substâncias de interesse na Toxicologia Forense. 2017. (Outra).
VII Congresso Internacional de Perícia Criminal. 2017. (Congresso).
XXIV Congresso Nacional de Criminalística. 2017. (Congresso).
XXIV Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. 2017. (Exposição).
1st Latin American Congress of Clinical Toxicology. 2014. (Congresso).
2 Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. 2014. (Simpósio).
Curso de Análises Toxicológicas de Drogas de Abuso. 2014. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. 2014. (Congresso).
Uso de GC-MS em Toxicologia Analítica e Forense. 2013. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Toxicologia - CBTOX 2013. 2013. (Congresso).
Curso de Perícia Criminal - Toxicologia Forense. 2012. (Outra).
Feiras de Saúde da UFCSPA - IV edição. Animas Peçonhentos. 2012. (Feira).
I Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica. 2012. (Simpósio).
IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. 2012. (Congresso).
I Workshop em Toxicologia Clínico-Laboratorial: Ambiental, Ocupacional e Social. 2012. (Outra).
Seminário: Os Agrotóxicos e os Impactos na Saúde. 2012. (Seminário).
Semana Acadêmica da Fármacia e Toxicologia Analítica da UFCSPA. 2011. (Outra).
VIII Semana de Enfermagem Factum. 2008. (Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Enfermagem, Carga horária: 40
2013 - 2014
Laboratório Geyer de Análises ClínicasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coletadora
2011 - 2011
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Técnica em Enfermagem, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais atividades: Cuidados de higiene e conforto (banho de leito, higiene bucal, mudança de decúbito, etc.), cuidados com SVD/SNG/SNE, cuidados de enfermagem com drenos (penrose, tubular, kher, pigtail), curativos (infectados, limpos, médios, grandes, pequenos, etc.), soroterapia, oxigenoterapia (óculos nasal, cateter nasal, máscara de venturi), cuidados com pacientes em PCR, diluição e administração de medicamentos (via oral, subcutânea, endovenosa, intramuscular), coleta de exames laboratoriais (coleta de sangue, urina, fezes, escarro).
2013 - 2013
Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do SulVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária
Atividades
-
03/2013 - 05/2013
Estágios , Núcleo de Análises Laboratoriais, .,Estágio realizado, Realização de análises de drogas de abuso e medicamentos..
2013 - 2013
Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em SaúdeVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária
Atividades
-
06/2013 - 08/2013
Estágios , Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, .,Estágio realizado, determinação de ditiocarbamato em amostras de alimentos, análise de multirresíduos de pesticidas (QuEChERs) em amostras de alimentos e pesquisa na legislação atual sobre rotulagem..
2012 - 2012
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Atividades
-
02/2012 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Farmacologia e Toxicologia, .,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Pachêco Fraga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?