Maria Francisca Ribeiro Correa
Doutora em Educação - PPGED/UFPA . Mestra em Educação e Cultura - PPPGEDUC/UFPA. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Didática Afro-brasileira (Faculdades Montenegro - Bahia). Licenciada em Pedagogia - UFPA. Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Possui experiência na atuação em áreas como: Docência, Gestão de Unidades Educacionais, Supervisão e Orientação Pedagógica do SOME (2016 - 2018), Coordenação Pedagógica das Escolas do Campo (2021 - 2024). Líder/Colaboradora do Coletivo de Mulheres Fazedeiras de Cuia das Ilhas de Abaetetuba. Líder do GEPEDIC- Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação, Decolonialidade, Didáticas, Infâncias, Práticas Educativas e Currículo nas Amazônias Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia/GEPEIF- UFPA. Membro da Rede de Pesquisa em Pedagogias Decoloniais da Amazônia/RPPDA. Membro da Rede-Ter. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Ambiente, Território e Interculturalidade/GEPIATI-UFPA. Realiza estudos e pesquisa nas seguintes temáticas; Pedagogias, Didática e Práticas Pedagógicas Decoloniais; Formação de Professores/as do Campo e Quilombola; Identidade, Representação e Saberes Docentes, Narrativas Orais, Infâncias e Educação Infantil do Ribeirinha e Quilombola; Educação Ribeirinha; Etnografia Decolonial com Crianças; Educação, Currículo e Interculturalidade, Práticas Educativas Decoloniais e Educação do Campo e Agroecologia nas Amazônias.
Informações coletadas do Lattes em 07/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2022
Universidade Federal do Pará
Título: ENTRE O RIO E MATA: A brincadeira como representação da infância ribeirinha e sua relação com a prática pedagógica
Waldir Ferreira de Abreu. Palavras-chave: Infâncias; Decolonialidade; Etnografia; REPRESENTAÇÃO.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Educação
2014 - 2016
Universidade Federal do Pará
Título: IDENTIDADE DOCENTE: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba
, Ano de Obtenção: 2016.WALDIR FERREIRA DE ABREU.Bolsista do(a): FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO PARA, FAPESPA, Brasil.
Especialização em HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
2009 - 2011
Faculdades de Educação Montenegro
Título: A Escola do Campo e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: um estudo de caso na Escola Dionísio Hage no Rio Quianduba, Abaetetuba-Pará
Orientador: JOSIEL DO RÊGO VILHENA
Graduação em PEDAGOGIA
2001 - 2009
Universidade Federal do Pará
Título: EDUCAÇAO RIBEIRINHA: Encantos e Desencantos
Orientador: AFONSO WELLITON
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educ. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO C. DE PROFESSORES PARA O ENS. DE LINGUAGEM NAS SÉRIES INICIAIS. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
CONTINUADA E ASSESSORAMENTO AOS ALFABETIZADORES. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Pará, SECTET, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Decolonial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnografia Ribeirinha.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Infância e Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática Pedagógica e Docência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores e Trabalho Docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática,Estágio Docente e Práticas Pedagógicas.
Organização de eventos
CORREA, M. F. R. ; PEREIRA, M. S. V. . Formação profissional e valorização da participação social da comunidade. 2024. (Outro).
CORREA, D. R. ; DIAS, D. N. R. ; SANTOS, D. F. ; SANTOS, E. S. L. ; OLIVEIRA, I. F. ; CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. ; COELHO, M. A. S. ; AOOD, M. H. L. ; DIAS, A. S. . X Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão e do XIII Seminário da Criança,. 2024. (Outro).
ABREU, W. F. ; CORREA, M. F. R. ; MEDEIROS, M. V. ; COSTA, D. D. S. ; CORREA, D. R. ; DIAS RODRIGUES, INGRID RAYANE . IX Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão: Educação e Decolonialidade: epistemologias, metodologias e práxis educativa nas Amazônias. 2023. (Outro).
CORREA, M. F. R. . COORDENAÇÃO DO GT 2 DIDÁTICA E CURRÍCULO. 2023. (Outro).
CORREA, M. F. R. . WEBINAR PEDAGÓGICO. 2021. (Outro).
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. ; OLIVEIRA, D. B. ; COSTA, D. D. S. ; GARCIA, A. K. C. . VIII ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO E I SEMINÁRIO DA REDE DE PESQUISA SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NA AMAZÔNIA. 2019. (Outro).
CORREA, M. F. R. . I SEMINÁRIO INTEGRADO E II JORNADA DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO. 2019. (Outro).
CORREA, M. F. R. . XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professore. 2019. (Outro).
CORREA, M. F. R. . II COLÓQUIO DA LINHA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS. 2018. (Outro).
CORREA, M. F. R. ; COSTA, D. D. S. . I Seminário de Psicologia e Didática. 2018. (Outro).
CORREA, M. F. R. . IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2017. (Outro).
CORREA, M. F. R. . I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ:. 2014. (Outro).
CORREA, M. F. R. . I WORKSHOP DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA. 2014. (Outro).
CORREA, M. F. R. . DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ: "PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO & DIÁLOGOS CIENTÍFICOS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ. 2014. (Outro).
Participação em eventos
IV ENCONTRO DA REDE TER.A FORMAÇÃO ÉTICA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NO SERTÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2024. (Encontro).
IV ENCONTRO DA REDE TER.A AGRICULTURA FAMILIAR E SOBERANIA ALIMENTAR COMO PRÁTICAS SUBVERSIVAS À ORDEM DO AGRONEGÓCIO: UMA LEITURA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO BRASILEIRO. 2024. (Encontro).
IV ENCONTRO DA REDE TER.AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE ESTUDOS NOS MEANDROS DA MEMÓRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS(AS) GRADUANDOS(AS). 2024. (Encontro).
IV ENCONTRO DA REDE TER.Olhar Docente sobre a Inclusão Escolar na Sala de Aula no Contexto Caboverdiano. 2024. (Encontro).
IV ENCONTRO DA REDE TER.O uso das TDIC'S como ferramenta de inclusão e diversidade no contexto da Educação de Jovens e Adultos: uma experiência digital. 2024. (Encontro).
IV ENCONTRO DA REDE TER.A formação de professores e as perspectivas educacionais no ciberespaço. 2024. (Encontro).
X Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão e do XIII Seminário da Criança.LIBERTAÇÃO, DECOLONIALIDADE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NAS AMAZÔNIAS. 2024. (Encontro).
XXII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. 2024. (Encontro).
I CÍRCULO DE DIÁLOGO: AS GRAMÁTICAS SOCIAIS DE CRIANÇAS EM SUAS INFÂNCIAS: DOS TERRITÓRIOS AMAZÔNIDAS AO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR E ANTI-ESCOLAR,. Crianças e Territórios Interáguas. 2023. (Exposição).
IX CONEDU. Por um currículo intercultural das escolas ribeirinhas; sentipensar/tecer. 2023. (Congresso).
IX CONEDU. 2023. (Congresso).
Reunião Ordinária da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios.Entre o Rio e a Mata: um olhar decolonial sobre asimagens e representações das infâncias de crianças ribeirinhas e suasimplicações na prática escolar nas ilhas de Abaetetuba-PA. 2023. (Encontro).
XII SEMINÁRIO SEMANA DA CRIANÇA.INFÂNCIAS AMAZÔNIDAS: cultura, diversidade e decolonialidade. 2023. (Outra).
40ª Reunião Nacional da Anped.Entre o rio e a mata: um mergulho decolonial na etnografia com crianças. 2021. (Outra).
40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. 2021. (Outra).
Currículo e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. 2021. (Encontro).
Educação Já Municípios. 2021. (Outra).
Oficina Formativa Centenário Paulo Freire.Professora sim,Tia não. 2021. (Oficina).
XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.Experiências formativas e vivências na educação do campo: entre tempos e memórias. 2021. (Outra).
XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2021. (Outra).
XII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.O papel da mulher quilombola na comunidade do Rio Itacuruçá, Município de Abaetetuba Pará. 2021. (Outra).
III Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF: ?EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
IV Encontro de Estágio Supervisionado (on line): ?Diálogo interinstitucional sobre formação de professores e estágio supervisionado em tempo de pandemia?. 2020. (Encontro).
V Live do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF com o tema EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTE. 2020. (Outra).
XX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2020. (Encontro).
I SEMINÁRIO INTEGRADO E II JORNADA DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO. 2019. (Seminário).
Seminário Políticas, Internacionalização e Direito à Educação Superior: Novos modos de Regulação. 2019. (Seminário).
Perspectivas teóricas e metodológicas nos Estudos da Criança a partir do olhar da Sociologia da Infância. 2018. (Outra).
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Seminário).
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL, TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES DE.Entre o Rio e a Mata: a brincadeira como representação da infância ribeirinha e sua relação com a prática pedagógica. 2018. (Simpósio).
I COLÓQUIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA. 2017. (Outra).
IV Seminário de Pesquisa com Crianças e Infâncias na Amazônia.Pesquisa em Educação Infantil e Especial no campo. 2017. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa com Crianças e Infâncias na Amazônia. 2017. (Seminário).
IX FIPED. 2017. (Outra).
ENCONTRO ACADÊMICO CUBT/CUTINS. 2015. (Encontro).
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Outra).
I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2014. (Seminário).
IV SEMINÁRIO SEMANA DA CRIANÇA.INFÂNCIA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).
I WORKSHOP DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA.A IDENTIDADE DOCENTE SENDO NARRADA. 2014. (Outra).
XXII EPENN. 2014. (Encontro).
XXII EPENN.A IDENTIDADE DOCENTE NAS NARRATIVAS RIBEIRINHAS: IMAGENS E REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA COMUNIDADE DO RIO QUIANDUBA. 2014. (Encontro).
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).
CURSO DE ALFABETIZAÇÃOE LETRAMENTO ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS. 2012. (Outra).
ENCONTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL/SISTEC. 2012. (Encontro).
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO TOCANTINA II. 2012. (Seminário).
IV FIPED.ESCOLA RIBEIRINHA: ENCANTOS E DESENCANTOS. 2012. (Outra).
IV FIPED- MESA REDONDA: CURRÍCULO, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. (Outra).
IV FIPED- MINICURSO: EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: UMA PROPOSTA DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. 2012. (Outra).
PRO LETRAMENTO. 2012. (Outra).
I SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DAS ÁGUAS. 2011. (Seminário).
CAPACITAÇÃO GERENCIAL DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2010. (Outra).
FORMAÇÃO INICIAL E ASSESSORAMENTO AOS ALFABETIZADORES. 2009. (Encontro).
1ª CONFERENCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).
IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA. 2008. (Encontro).
V ENCONTRO DE GESTORES DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA. 2008. (Encontro).
VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA. 2007. (Encontro).
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2005. (Seminário).
OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MÉTODO PAULO FREIRE. 2004. (Oficina).
RELAÇÕES INTERPESSOAIS. 2004. (Outra).
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2004. (Outra).
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2004. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES, E. T.; LIMA, L. N. M.;CORREA, M. F. R.. REDE: Não é só para dormir. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.; RODRIGUES, E. T.; LIMA, L. N. M.. ENTRE RIOS, PRAIAS E BAIA: A pesca como modo de vida na foz do rio Tocantins. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, E. T.; LIMA, L. N. M.;CORREA, M. F. R.. A farinha do Cruzeiro: Territorialidade em ameaças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.; SARDINHA, M. C.. O lúdico: O reiventar metodológico no ensino aprendizagem na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA.
CORREA, M. F. R.; SARDINHA, M. C.. A contribuição do desenho infantil como prática pedagógica no processo ensino aprendizagem no contexto da Escola Alegria do Saber em Abaetetuba - Pa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA.
CORREA, M. F. R.; SARDINHA, M. C.. A prática pedagógica do Professor Cuidador na Educação Infantil na Escola São José. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA.
COSTA, D. D. S.;CORREA, M. F. R.. Saberes Tradicioniais: os (pre) conceitos das linguagens ribeirinhas na escola Padre Vicente Mittidiere - Abaetetuba/Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
COSTA, D. D. S.;CORREA, M. F. R.. Os desafios de professores ribeirinhos na prática da alfabetização e letramento a partir da contação de histórias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.
ABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B.;CORREA, M. F. R.. Violência Escolar: um Estudo na Escola Terezinha de Jesus em Abaetetuba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
ABREU, W. F.CORREA, M. F. R.; GARCIA, A. K. C.. O Brinquedo cantado na educação infantil da E.M.E.F. Profª Odaléa Maués Quaresma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
ABREU, W. F.CORREA, M. F. R.; FERRANTI, A.. Educação Infantil: um Estudo sobre o processo de implantação de Creche em Abaetetuba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.. Memórias: A caminhada da infância a mulher virtuosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.. Da infância humilde à universidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.. O processo educacional da pessoa surda no ensino superior: barreiras e acessibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
COSTA, D. D. S.;CORREA, M. F. R.. História de Vida: Docência e Formação Acadêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.ABREU, W. F.; MEDEIROS, M. V.. Comitê Científico do IX Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão. 2023. Universidade Federal do Pará.
ABREU, W. F.; OLIVEIRA, D. B.;CORREA, M. F. R.. VIII ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO E I SEMINÁRIO DA REDE DE PESQUISA SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NA AMAZÔNIA. 2019. Universidade Federal do Pará.
CORREA, M. F. R.; COSTA, D. D. S.. XI Semana Acadêmica. 2018. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
Uma análise sócio pedagógica acerca do acolhimento no ambiente não escolar e seu impacto no desenvolvimento juvenil: a experiência no CRAS de Abaetetuba; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO NA ESCOLA CARMEM CARDOSO FERREIRA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA ? PARÁ; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
As contribuições e perspectivas da prática experimental no ensino de Química na E; E; E; M; Acy Barros no Município de Marabá - Pará; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
A distorção idade - série nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Nossa Senhora da Paz do Rio Arumanduba; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
Gestão Democrática: A importância da participação da família junto à escola; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
Os desafios da Gestão Escolar Democrática no âmbito do Trabalho Pedagógico: entre o papel do Gestor e do Coordenador Pedagógico; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO, COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
A FORMA DA GESTÃO LIDAR COM AS DIFERENÇAS DE PERSONALIDADE NO ÂMBITO DO TRABALHO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA-FAM NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
EDUCAÇÃO INFANTIL, DA FORMAÇÃO Á PRÁTICA DOCENTE: Um estudo realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rosa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
FAMÍLIA E ESCOLA: OS VALORES INVERTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NAS TURMAS MATERNAL E PERÍODO II DA ESCOLA SÃO JOSÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA CRECHE MUNICIPAL ALDENOURA RIBEIRO ARAÚJO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
ESCOLA E FAMÍLIA: A RELAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
ANÁLISE SOBRE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE A PARTIR DO OLHAR DOS PROFESSORES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ENTRE O SABER E O FAZER PEDAGOGICO DO/A PROFESSOR/A; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Análise realizada na Escola Centro Educacional Evangélico; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
Memórias: Minhas histórias e Formação o diferencial em minha vida; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
O relembrar da minha infância: os desafios e o diferencial na tão sonhada vida acadêmica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
Rememorando minha trajetória: da infância ao curso de pedagogia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
História da minha vida: os desafios vencidos e novos olhares sobre a formação acadêmica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: a reinvenção de si; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Francisca Ribeiro Correa;
Produções bibliográficas
-
CORREA, MARIA FRANCISCA RIBEIRO ; DIAS, TAIANNE ROSE ; RIBEIRO, RAÍSA DA SILVA ; GONÇALVES, JACQUELINE RODRIGUES ; CARDOSO, KARINA GONÇALVES . VIVÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CRAS SÃO SEBASTIÃO EM ABAETETUBA/PA. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica , v. 3, p. 1-14, 2024.
-
GONCALVES, J. P. ; MAIA, R. D. ; PEREIRA, J. A. B. ; CARVALHO, J. F. ; RIBEIRO, M. G. ; CORREA, M. F. R. . Potencialidades e fragilidades da educação quilombola no Estado do Pará; o que mostra a literatura?. CONJECTURAS , v. 23, p. 191-207, 2023.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. ; SILVA, E. S. . VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Exitus , v. 13, p. e023068, 2023.
-
RIBEIRO CORREA, MARIA FRANCISCA ; DIAS RODRIGUES, INGRID RAYANE ; FERREIRA DE ABREU, WALDIR . A escrevivência de experiências formativas de uma professora no Projeto Gavião. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão , v. 2, p. 1-11, 2021.
-
CORREA, MARIA FRANCISCA RIBEIRO ; ABREU, WALDIR FERREIRA DE ; OLIVEIRA, DAMIÃO BEZERRA . Identidade docente: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa. Revista Exitus , v. 10, p. 020022-28, 2020.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. ; OLIVEIRA, D. B. . IDENTIDADE DOCENTE: AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM CIAMPA E MARX. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 11, p. 491-511, 2017.
-
NEGRAO, A. R. M. (Org.) ; CORREA, M. F. R. (Org.) . Matriz de Alinhamento Curricular do SOME. s/n. ed. Abaetetuba: Abaeté, 2017. v. 1. 259p .
-
FERREIRA, B. J. P. ; TEIXEIRA, S. R. S. ; HYPOLITO, A. M. ; ABREU, W. F. ; CORREA, M. F. R. ; MEDEIROS, M. V. ; RODRIGUES, I. R. D. ; OLIVEIRA, I. F. ; CORREA, D. R. . O contexto de vivências e sentidos das infâncias de crianças ribeirinhas em tempos de pandemia na Amazônia paraense: narrativas do viver, do sentir e do brincar. In: Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira e Sônia Regina dos Santos Teixeira. (Org.). Formação de Professores/as na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. Único, p. 1-208.
-
CORREA, M. F. R. . Entre o rio e a mata: a brincadeira como representação das infâncias ribeirinhas. In: Waldir Ferreira de Abreu; Alder de Sousa Dias; Damião Bezerra Oliveira e érbio dos Santos Silva. (Org.). O grupo de estudos e pesquisas em educação, infância e filosofia como locus de humanização e formação de sujeitos. 1ed.Belém: Rfb, 2021, v. 1, p. 1-331.
-
CORREA, MARIA FRANCISCA RIBEIRO ; RODRIGUES, Inalda Do Carmo ; SILVA, Andreza Dos Santos . As (in) visibilidades nas práticas curriculares: cultura, conhecimento e as experências das crianças em meio ao processo de ensino aprendizagem. In: Welington Junior Jorge; Cecílio Argolo Junior. (Org.). Da Educação Básica ao Ensino Superior: os desafios dos docentes no século XXI. 1ªed.Maringá/ Paraná: Uniedusul Editora, 2020, v. II, p. 56-65.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . A IDENTIDADE DOCENTE NAS NARRATIVAS RIBEIRINHAS: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES/AS NA COMUNIDADE DO RIO QUIANDUBA, ABAETETUBA/PA. In: XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2014, NATAL. ENCONTRO EDUCACIONAL DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. NATAL: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA, 2014. v. 1.
-
PEREIRA, J. A. B. ; GONCALVES, J. P. ; CORREA, M. F. R. ; RIBEIRO, M. G. . Os desafios do trabalho pedagógico no âmbito do sistema de classes multisseriadas em escolas do campo de Abaetetuba, Pará. In: VI ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 2022, Abaetetuba. REFORMAS EDUCACIONAIS, O DESMONTE DA EDUCAÇÃO E O ATAQUE A DEMOCRACIA NO BRASIL. Abaetetuba: Ed. Universitária, 2022. v. 1. p. 84-90.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . Entre o rio e a mata: um mergulho decolonial na etnografia com crianças ribeirinhas. In: 40ª Reunião Nacional da ANPED, 2021, Belém. "Educação como prática de Liberdade": cartas da Amazônia para o mundo, 2021. v. único. p. 1-5.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . Entre o rio e a mata: um mergulho decolonial na etnografia com crianças ribeirinhas. In: 40ª Reunião Nacional da ANPED, 2021, Belém. "Educação como prática de Liberdade": cartas da Amazônia para o mundo, 2021. v. único. p. 1-5.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . ENTRE O RIO E A MATA: UM OLHAR DECOLONIAL DAS IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DAS INFÂNCIAS RIBEIRINHAS E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS ESCOLARES NAS ILHAS DE ABAETETUBA-PA. In: XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2019, Belém. Anais do XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. Belém: UFPA, 2019. v. 3. p. 01.
-
CORREA, M. F. R. ; CUIMAR, E. N. S. . A formação de professores e as perspectivas educacionais no ciberespaço. In: V Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios ? REDE-TER, 2024, Santiago/Cabo Verde. Caderno de Resumo do IV Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios ? REDE-TER. Pau dos Ferros: Biblioteca Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, 2024. v. s/v. p. 1-202.
-
CORREA, M. F. R. ; SANTOS, A. P. . O uso das TDIC como ferramenta de inclusão e diversidade no contexto da educação de jovense adultos: uma experiência digital. In: V Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios ? REDE-TER, 2024, Santiago/Cabo Verde. Caderno de Resumo do IV Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios ? REDE-TER. Pau dos Ferros: Biblioteca Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, 2024. v. s/v. p. 1-202.
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . IDENTIDADE DOCENTE: Representações de Professores da Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba através das narrativas ribeirinhas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA & DIÁLOGOS CIENTÍFICOS, 2014, Cametá. Pesquisando e Produção de Conhecimento. Cametá, 2014. p. 22-23.
-
CORREA, M. F. R. . Práticas Pedagógicas no contexto da Educação do Campo e Quilombola: um debate acerca das classes multiano no contexto da rede municipal de ensino. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, M. S. V. ; CORREA, M. F. R. ; NASCIMENTO, A. W. S. ; LIMA, F. W. C. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: CONTEXTOS E DESAFIOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, J. A. B. ; CORREA, M. F. R. . Práticas pedagógicas decoloniais no contexto da educação básica no campo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREA, M. F. R. . PAPEL DA MULHER NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . BNCC e políticas educacionais: ações e tensões nas práticas escolares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, WALDIR FERREIRA DE . ENTRE O RIO E A MATA: UM OLHAR DECOLONIAL DAS IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DAS INFÂNCIAS RIBEIRINHAS E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS ESCOLARES NAS ILHAS DE ABAETETUBA-PA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . PR UMA ETNOGRAFIA DECOLONIAL DAS INFÂNCIAS RIBEIRINHAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, M. F. R. . II Seminário de Didática e Psicologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . Seminário de Psicologia e Didática: Uma contribuição para a prática docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . IDENTITIDADE DOCENTE: Representações de Professores/as na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba através das narrativas ribeirinhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . A IDENTIDADE DOCENTE SENDO NARRADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . A IDENTIDADE DOCENTE NAS NARRATIVAS RIBEIRINHAS: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES/AS NA COMUNIDADE DO RIO QUIANDUBA, ABAETETUBA/PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, M. F. R. ; ABREU, W. F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . INFÂNCIA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, M. F. R. . ESCOLA RIBEIRINHA: ENCANTOS E DESENCANTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CORREA, M. F. R. . Documento Curricular do Município de Abaetetuba. 2020.
CORREA, M. F. R. . Educação, Decolonialidade e Diversidade Social. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORREA, M. F. R. . Oficina Teórico Metodológica: Amazonizar o currículo da Escola Urumajoense. 2023. .
CORREA, M. F. R. . ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO. 2020. .
CORREA, M. F. R. ; SILVA, E. S. ; ABREU, W. F. . VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORREA, M. F. R. . Saberes e fazeres pedagógicos como práticas (in)surgentes frente ao contexto da BNCC. 2020. .
CORREA, M. F. R. ; NEGRAO, A. R. M. . Matriz de Alinhamento Curricular do SOME. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matriz Curricular de Ensino).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Formação de Professores/as na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa, Descrição: O projeto tematiza a FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa. A problemática se situa considerando os saberes culturais e as diferentes culturas e identidades que se constroem nas interações entre as pessoas dos diferentes países (Brasil, Peru e Colômbia) ante a realidade amazônica de fronteira. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral Analisar a formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica Brasil-Peru-Colômbia, tendo como refencial a decolonialidade e interculturalidade crítica, e como essa formação tem contribuído no processo de ensino aprendizagem das crianças das escolas públicas dos municípios Brasileiro, Peruano e Colombiano da tríplice fronteira. Tal análise se dará sob a perspectiva decolonial e, singularmente, a partir do que tem se denominado de pedagogias decoloniais e didáticas decoloniais (DIAS; ABREU, 2019; DIAS; ABREU, 2020). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto à natureza, situa-se como uma pesquisa participante (FALS BORDA, 1983; BRANDÃO; BORGES, 2007). O lócus da pesquisa é a tríplice fronteira amazônica Brasil-Colômbia-Peru, situada nas margens do alto Solimões, nas cidades de Benjamin Constant/AM- Brasil, Letícia- Colômbia e Islândia -Peru, na divisa entre os três países. Os sujeitos da pesquisa serão professores, coordenadores pedagógicos, gestores e graduandos de licenciaturas que atuam na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (13) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (11) . , Integrantes: Maria Francisca Ribeiro Correa - Integrante / Waldir Ferreira de Abreu - Coordenador / ÉRBIO DOS SANTOS SILVA - Integrante / NILCE PANTOJA DO CARMO - Integrante / Daniele da Silva Costa - Integrante / Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Ingrid Rayane Dias Rodrigues - Integrante / Damião Bezerra Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Integrante / Alder de Sousa Dias - Integrante / Ilma Fialho de Oliveira - Integrante / Deise Ferreira dos Santos - Integrante / Yanka Ferreira Mendes - Integrante / Mylena Araújo Moreira - Integrante / Armanda Martins Malcher Da Trindade - Integrante / Lília Christiane Vanzeler Viana - Integrante / Maria Helena de Lima Aood - Integrante / Jhully Cristy Silva Moraes - Integrante / Kelly Danielly Pereira Bisco Felipe - Integrante / Elziene Sousa Nunes Nascimento - Integrante / Márcia Cristina de Castro Cardoso dos Reis - Integrante / Hevilly Geanne Cordeiro do Nascimento - Integrante / Rita do Socorro Osório Epifane - Integrante / Quellem Oliveira - Integrante / Helenice Aparecida Ricardo - Integrante / Paula Cristina Moisés Gato - Integrante / Maria Francisca Nunes de Souza - Integrante / José Maria Trajano Vieira - Integrante / Pietá Graça Castro Pinto Trajano Vieira - Integrante / Jonise Nunes Santos - Integrante / Linda Mel de Abreu Pereira - Integrante / Sofia Sousa Campos - Integrante / Aubedir Seixas Costa - Integrante / Elielma do Socorro Lobo dos Santos - Integrante / Leila Maria Camargo - Integrante / Josenildo Santos de Souza - Integrante / Juliane Gomes de Alencar - Integrante / Rita Floramar Fernandes dos Santos - Integrante / Lilian Cristina Rodrigues de Souza - Integrante / Suelene Maria dos Santos - Integrante / Luciane Rocha Paes - Integrante.
-
2018 - 2021
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: história, programas e práticas formativas, Descrição: Descrição: A formação de professores da Amazônia envolve uma trama histórica, na qual se verifica a influência de seu processo de (trans) formação identitária e conformação política e social. Esses aspectos são contemplados no sentido de perceber como eles influenciam a formação do professor sem desprezar elementos didáticos e pedagógicos relevantes a essa formação. O projeto tem como objetivo: Fazer levantamento dos Programas de Formação de Professores da Educação Básica implantados em parceria ente UFPA/UEPA/ SEDUC no Estado do Pará, analisando a importância dos mesmos na prática pedagógica dos professores e Analisar a importância dos programas de formações de professores na educação básica do estado do Pará, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria Francisca Ribeiro Correa - Integrante / Waldir Ferreira de Abreu - Coordenador / ÉRBIO DOS SANTOS SILVA - Integrante / LAURA MACIEL DA COSTA - Integrante / NILCE PANTOJA DO CARMO - Integrante / Daniele da Silva Costa - Integrante / Marinalva Veras Medeiros - Integrante / Ingrid Rayane Dias Rodrigues - Integrante / Damião Bezerra Oliveira - Integrante / Maria Auxiliadora dos Santos Coelho - Integrante / Alder de Sousa Dias - Integrante / Ilma Fialho de Oliveira - Integrante / Mylena Araújo Moreira - Integrante / Armanda Martins Malcher Da Trindade - Integrante / Lília Christiane Vanzeler Viana - Integrante / Maria Helena de Lima Aood - Integrante / Jhully Cristy Silva Moraes - Integrante / Daniel Rodrigues Correa - Integrante / na Keila Castro Garcia - Integrante / Maria Eduarda Rodrigues de Andrade - Integrante / João Paulo Costa Lima - Integrante / Débora Nicoli Rodrigues Dias - Integrante / Irlana De Fátima Da Silva Cruz - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2025 - 02/2025
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (Marabá)
-
01/2025 - 02/2025
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (São Sebastião da Boa Vista)
-
01/2025 - 02/2025
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (Tailândia)
-
01/2025 - 02/2025
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (Pacajá)
-
01/2025 - 02/2025
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (Igarapé Miri)
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Teorias e Metodologias de Ensino na Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica - Tailândia
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Teorias e Metodologias de Ensino na Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica - Igarapé Miri
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica (Turma Marabá)
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica (Tailândia)
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica (Pacajá)
-
11/2024 - 12/2024
Ensino, Curso de Especialização emTeorias e Metodologias da Educação Básica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias de Ensino na Educação Básica (São Sebastião da Boa Vista)
-
10/2024 - 10/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional
-
09/2024 - 10/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Infantil no Contexto Brasileiro
-
08/2024 - 08/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
08/2024 - 08/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
05/2024 - 06/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolar
-
05/2024 - 06/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolar
-
04/2024 - 04/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares
-
04/2024 - 04/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares
-
03/2024 - 04/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional
-
03/2024 - 04/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
-
03/2024 - 04/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática
2020 - 2024
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Educação do Campo, Carga horária: 40
1992 - 2024
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2007 - 2010
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola Municipal, Carga horária: 40
2001 - 2004
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de escola Municipal, Carga horária: 40
1998 - 2001
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola Municipal, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Ensino Religioso, Artes
-
01/2021 - 02/2024
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA.,Serviço realizado, Coordenadora da Educação do Campo.
2022 - 2024
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
FADECAM UFPA - Campus Abaetetuba
Atividades
-
01/2024 - 01/2024
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica IV
-
01/2024 - 01/2024
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica V
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica V
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica V
-
08/2023 - 08/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Formação Docente
-
08/2023 - 08/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica III
-
07/2023 - 07/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica IV
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica IV
-
02/2023 - 02/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica VIII
-
01/2023 - 01/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica VI
-
01/2023 - 01/2023
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica VII
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
-
08/2022 - 08/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica V
-
08/2022 - 08/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica V
-
08/2022 - 08/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
-
07/2022 - 07/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Formação Docente
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional
-
05/2022 - 06/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica
-
03/2022 - 04/2022
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Didática
2024 - Atual
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuo como Docente concursada na cadeira de Didática no Campus XIV/Moju, lotada no Departamento de Educação Geral do CCSE da Universidade do Estado do Pará.
2012 - 2025
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO, Carga horária: 30
2013 - 2014
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor ll -GED 3.1 DA EEEFM PROF. BASÍLIO, Carga horária: 40
2008 - 2009
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: COORDENADORA, Carga horária: 8
2016 - 2019
Faculdade de Educação e Tecnologia da AmazôniaVínculo: COLABORADORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Francisca Ribeiro Correa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?