Thaysa Vasconcelos Bastos

Psicanalista. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2025-atual). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2023). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, campus Volta Redonda (2019). Tem como área de atuação a psicanálise, com ênfase em questões relacionadas à clínica psicanalítica, transmissão, política e saúde mental.

Informações coletadas do Lattes em 27/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicanálise

2025 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Psicanálise e política: efeitos de transmissão e o que retorna na clínica
Orientador: Cristiane Marques Seixas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicanálise; Transmissão; Política.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Psicanálise

2021 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A dimensão pública da formação do analista, Ano de Obtenção: 2023
Marcos Eichler de Almeida Silva.

Graduação em Psicologia

2014 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: Em descontinuidade com o íntimo: a dimensão pública da práxis psicanalítica.
Orientador: Ana Paola Frare

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Professor Gabriel Vargas

Formação complementar

2024 - 2024

Fundamentos da Clínica Lacaniana - PSILACS. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. (Carga horária: 40h). , FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BRASÍLIA, FIOCRUZ BRASÍLIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Organização de eventos

BASTOS, T. V. . Comissão Científica do XV Simpósio de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - Lacan na América Latina: uma homenagem a Diana Rabinovich. 2021. (Outro).

Participação em eventos

XV Simpósio de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - Lacan na América Latina: uma homenagem a Diana Rabinovich. 2.A política da psicanálise é a política do sintoma?. 2021. (Simpósio).

XIII Simpósio de Psicanálise: A Psicanálise e os paradoxos da Política da Diferença.A psicanálise no campo da saúde mental: enfrentamentos e conexões. 20.Em descontinuidade com o íntimo: a dimensão publica da práxis psicanalítica. 2018. (Simpósio).

XII Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Em descontinuidade com o íntimo: a dimensão pública da práxis psicanalítica. 2018. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. E. A. ; COSTA, C.A.R. ; BASTOS, T. V. ; PAULINO, B. R. . CAPITALISMO, COLONIALISMO E MAL-ESTAR: violência e limites do laço social. In: Danziato, Leonardo; Teixeira, Leônia; Gaspard, Jean-Luc. (Org.). VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SISTEMAS DE DOMINAÇÃO: patriarcado, colonialismo e capitalismo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2023, v. II, p. 161-175.

  • BASTOS, T. V. ; SILVA, M. E. A. . A política da psicanálise é a política do sintoma. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, T. V. ; FRARE, A. P. . Em descontinuidade com o íntimo: a dimensão publica da práxis psicanalítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Psicanálise e nutrição: construções conceituais e práticas interdisciplinares no tratamento dos transtornos alimentares e da obesidade, Descrição: Este projeto dá seguimento à investigação acerca da interface nutrição, psicologia e psicanálise, focando especialmente na construção de práticas interdisciplinares inovadoras tendo em vista o referencial da clínica psicanalítica no tratamento dos transtornos alimentares e da obesidade. Reflete um modo de interrogar a formação do nutricionista que acaba sendo capturado por abordagens baseadas em teorias comportamentais que prometem eficácia e resultado rápido. Esse questionamento decorre da perspectiva crítica que associa as mudanças nas práticas do nutricionista às características as sociedades neoliberais contemporâneas lastreadas por um ideário empresarial de controle, performance e competição. A psicanálise como campo que privilegia as manifestações inconscientes como pivô para entender os impasses no campo alimentar-nutricional deve ser retomada como referência fundamental para lidar com os transtornos alimentares e a obesidade, haja vista que essa abordagem opera em oposição à racionalização exacerbada das abordagens de base comportamental. Busca-se propiciar uma melhora na qualidade do atendimento nutricional a pessoas com transtornos alimentares e obesidade e uma consolidação do Núcleo de Assistência e Pesquisa em Transtornos Alimentares da UERJ (NAPTA), recolocando-o como referência para atendimento a usuários com transtornos alimentares na rede municipal de assistência à saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaysa Vasconcelos Bastos - Coordenador / Cristiane Marques Seixas - Integrante / Carolina Coutinho - Integrante / Marcos Brunhari - Integrante / Fernanda Nogueira Klumb - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Sobre a questão da determinação em psicanálise: sujeito, estrutura e as injunções do paradoxo, Descrição: O projeto se dedica a investigar a problemática do sujeito em Psicanálise, em particular em sua articulação com o conceito de estrutura. Parte-se do fato de que a estrutura, enquanto formalismo, engendra uma lógica que estabelece as regras de composição e articulação entre seus termos constitutivos, o que põe candentemente em relevo a situação paradoxal do sujeito em psicanálise. Objetiva-se, deste modo, pesquisar a especificidade do estatuto do sujeito em psicanálise, visto que este se enquadra irreconciliavelmente - e paradoxalmente - entre a determinação estrita e a liberdade plena, uma vez que o sujeito é efeito da determinação inconsciente, mas, ao mesmo tempo, essa determinação não se limita a provocar efeitos necessários a partir de condições iniciais e constitui antes, de um só golpe, a paradoxal imbricação entre um determinismo que inclui a liberdade de escolha e uma "escolha forçada" que inclui o determinismo. Pretende-se, assim, recolher efeitos no plano das concepções teóricas sobre sujeito e estrutura no campo psicanalítico, bem como desdobramentos clínicos de tais desenvolvimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Thaysa Vasconcelos Bastos - Integrante / Marcos Eichler de Almeida Silva - Coordenador / Claudete Justino Correa - Integrante / Marília Verdussen Herédia de Souza - Integrante / Bruna Rossigneux Paulino - Integrante / Pedro Mendonça Machado - Integrante / Leonardo Rocha de Vasconcellos - Integrante.

Prêmios

2023

Aprovação em concurso público para Professor Substituto - Psicanálise, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2023

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente

Atividades

  • 03/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa

2018 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Monitora de Políticas de Saúde I

2017 - 2018

Centro de Atenção Psicossocial Dr. Sérgio Sibilio Fritsch

Vínculo: Programa de estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou enquanto estagiária no centro de atenção psicossocial no município de Volta Redonda realizando e participando de atendimentos clínicos, acolhimentos, matriciamentos, visitas domiciliares e reuniões de equipe, tendo como referencial a psicanálise.

2018 - 2019

Espaço de Cuidado em Saúde

Vínculo: Programa de Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou enquanto estagiária no ambulatório ampliado de saúde mental no município de Volta Redonda realizando e participando de atendimentos clínicos, acolhimentos, matriciamentos e reuniões de equipe, tendo como referencial a psicanálise.