Débora Henrique da Silva Anjos
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1998 e 2002, respectivamente. Em 2003, ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é professor Adjunto, vinculada ao Programa de Biologia Celular e Parasitologia, onde desenvolve pesquisa básica na área de Helmintologia (Taxonomia e atividade anti-helmíntica) e desde 2010 atua na extensão universitária, coordenando projetos, cursos, bem como orientando alunos. Integra o corpo docente permanente do Programa da Pós-graduação Formação de Ciências para Professores- Mestrado Profissional, UFRJ e em 2023 participou do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Malacologia de Vetores, do IOC- Friocruz
Informações coletadas do Lattes em 16/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária
1998 - 2002
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estrutura da comunidade dos nematóides estrongilídeos (Nematoda: Strongylidae) do cólon ventral de Equus caballus, da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro
, Ano de obtenção: 2002. Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Análise ecológica; Eqüinos; Strongylidae; Rio de Janeiro; Brasil.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.
Mestrado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária
1996 - 1998
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estrutura das infracomunidade de estrongilídeos (Nematoda: Strongylidae) do cólon dorsal de Equus caballus naturalmente infectados, proveniente da região metropolitana do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 1998
Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise ecológica; Eqüinos; Rio de Janeiro; Strongylidae; Brasil.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Qualidade e Produtividade.
Graduação em Ciências Biológicas
1991 - 1995
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Prevalência, intensidade média e densidade relativa dos gêneros da subfamília Cyathostominae Nicoll, 1927 (Nematoda: Strongylidae) de eqüinos naturalmente infectados na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro
Orientador: Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2015
INTRODUÇÃO A PROPRIEDADE INTELECTUAL,. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Microscopia Óptica e Microscopia Eletrônica: aspec. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, SBMM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Química e Estrutura de Proteínas Com Ênfa. (Carga horária: 72h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2003 - 2003
Imunocitoquímica. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, SBMM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Parasitologia/Especialidade: Helmintologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Divulgação Científica.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Alfabetização Científica.
Organização de eventos
ANJOS, D. H. S. . 11a Semana de Integração Acadêmica/ UFRJ. 2022. (Outro).
ANJOS, D. H. S. . 10 Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (coordenação do Centro CCS). 2019. (Outro).
ANJOS, D. H. S. . 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (Coordenadora da Comissão Local, CCS). 2018. (Outro).
ANJOS, D. H. S. . 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (Membro da Comissão Organizadora do CCS). 2018. (Outro).
Sholl-Franco, A. ; ANJOS, D. H. S. ; Aranha, G.B. ; Cardoso, A ; Melibeu, A. C. ; Teixeira, L. ; Oliveira, P. ; Castro, V. . VIII Semana do Cérebro. 2017. (Outro).
ANJOS, D. H. S. . 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (Coordenadora de Sessão, CCS). 2017. (Outro).
ANJOS, D. H. S. . 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (Avaliadora de Sessão do CCS). 2017. (Outro).
Sholl-Franco, A. ; ANJOS, D. H. S. ; Aranha, G.B. . VII SEMANA DO CÉREBRO NO RIO DE JANEIRO: UMA MENTE SÂ NUM CORPO SÃO. 2016. (Outro).
ANJOS, D. H. S. ; Sholl-Franco, A. ; Aranha, G.B. . I Workshop de Imaginação e Criatividade. 2016. (Outro).
ANJOS, D. H. S. ; Sholl-Franco, A. ; Aranha, G.B. ; Teixeira, L. ; Castro, V. . II Fórum do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. 2016. (Outro).
ANJOS, D. H. S. ; Sholl-Franco, A. ; Aranha, G.B. . I Forum de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. 2015. (Outro).
Sholl-Franco, A. ; Maia, T. ; ANJOS, D. H. S. . Dia do Cérebro. 2013. (Outro).
Participação em eventos
11a Semana de Integração Acadêmica.10 anos de Construindo o Saber. 2022. (Simpósio).
10ª Semana de Integração Acadêmica. JOGOS EDUCATIVOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2019. (Congresso).
10ª Semana de Integração Acadêmica (Membro da Comissão organizadora do CCS). Membro da Comissão Organizadora do Centro de Ciencias da Saúde (CCS). 2019. (Congresso).
10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTAS DE ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, À DIVULGAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS E À PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO. 2019. (Congresso).
10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. MUSEU ITINERANTE DE NEUROCIÊNCIAS: A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA ITINERÂNCIA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2019. (Congresso).
10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.X SEMANA DO CÉREBRO NO RIO DE JANEIRO: NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. 2019. (Outra).
10ª Semana de Integração Científica da UFRJ. MUSEU VIRTUAL DE NEUROCIÊNCIAS: RESSIGNIFICANDO A EXPERIÊNCIA MUSEAL NO UNIVERSO DIGITAL. 2019. (Congresso).
9ª Semana de Integração Acadêmica.ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE À LUZ DA PARASITOLOGIA.. 2018. (Outra).
9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Avaliador de Sessão. 2018. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. Education and health about parasitology at formal and informal educational spaces in State of Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. Education by scientific literacy. 2017. (Congresso).
13 Congresso de Extensão DA UFRJ. VII SEMANA DO CÉREBRO NO RIO DE JANEIRO: UMA MENTE SÂ NUM CORPO SÃO. 2016. (Congresso).
13 Congresso de Extensão DA UFRJ. CRIATIVIDADE e IMAGINAÇÃO: USO DA IMPRESSÃO 3D PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE NEUROCIÊNCIAS E PARASITOLOGIA. 2016. (Congresso).
13 Congresso de Extensão DA UFRJ. EDUCAÇÃO E SAÚDE À LUZ DA PARASITOLOGIA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Congresso).
13 Congresso de Extensão DA UFRJ. SETE ANOS DE ATIVIDADES DO MUSEU ITINERANTE DE NEUROCIÊNCIAS DIFUNDINDO E POPULARIZANDO AS NEUROCIÊNCIAS EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE ENSINO NOS MUNICIPIOS DO RIO DE JANEIRO E DA REGIÃO DO GRANDE RIO. 2016. (Congresso).
13 Congresso de Extensão DA UFRJ. O PROCESSO ARTÍSTICO NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM PARASITOLOGIA. 2016. (Congresso).
12 Congresso de Extensão da UFRJ. O JOGO, ?VAMOS APRENDER A TROCAR QUINZE BARATAS POR UMA VESPA?: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM.. 2015. (Congresso).
12 Congresso de Extensão da UFRJ. Conversa entre parasitos. 2015. (Congresso).
67 Reunião Anual da SBPC.Educação e saúde à luz da Parasitologia em espaços formais e não formais de educação, no Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).
IV Semana do Cérebro.Neurocisticercose. 2013. (Outra).
IV Semana do Cérebro.Odores e sabores emocionais. 2013. (Outra).
IX Congresso de Extensão Universitária UFRJ. A Importância da Prática no ensino de Parasitologia, Educação e Saúde. 2012. (Congresso).
VIII Congresso de extensão da UFRJ. Método Lúdico: Uma filosofia prática no processo ensino-aprendizagem. 2011. (Congresso).
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultural da UFRJ.Avaliador de sessão do centro de Ciências da Saúde. 2011. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Biomedicina/ I Simpósio Paraese de Helmintologia.Produtos naturais: Alternativas de anti-helmínticos. 2008. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Morfologia de Aspidodera sp. (Nematoda-Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidae). 2007. (Congresso).
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Morfological aspects of Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasite of Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidae) by scanning eletron microscopy. 2007. (Congresso).
XXIX Jornada GiulioMassarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Aspectos morfológicos de Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidae) por microscopia eletrônica de varredura.. 2007. (Outra).
Simpósio de Microscopia na Amazônia.Morfological Aspect of Cruzia tentaculata (Nematoda: Kathlaniidae) of Didelphis sp. (Mammalia: Didelphidae) from Colombia. 2006. (Simpósio).
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Avaliação da atividade ant-helmíntica de extrato de Andira cuyabensis em Caenohabditis. 2006. (Outra).
IX Encontro do grupo arthromint.Avaliação anti-helmíntica de produtos naturais em Caenorhabditis elegans. 2005. (Encontro).
VII Jornada Científica do Instituto de Biofísica carlos Chagas Filho.Manutenção de Caenorhabditis elegans. 2005. (Outra).
XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Viabilidade de Caenorhabditis elegans após o descongelamento. 2005. (Outra).
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. 2003. (Congresso).
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. 2003. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2003. (Congresso).
18th International Conference of Wold Association for the advancement of Veterinary Parasitology. 18th International Conference of Wold Association for the advancement of Veterinary Parasitology, Stresa: Wold Assotion for the Advanced of Veterinary Parasitology.. 2001. (Congresso).
XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia/ XII Congresso Brasileiro de Parasitologia e I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia/ XII Congresso Brasileiro de Parasitologia e I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia - São Paulo.. 2001. (Congresso).
XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária/ II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul.XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária/ II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, Salvador- Bahia. 1999. (Seminário).
VII Jornada Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.VII Jornada Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1998. (Outra).
VI Simpósio de Controle Biológico.VI Simpósio de Controle Biológico, Rio de Janeiro. 1998. (Simpósio).
X SEminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária/ I Seminário de Parasitologia Veterinária..X SEminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária/ I Seminário de Parasitologia Veterinária.. 1997. (Seminário).
VII Jornada Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.VI Jornada Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1996. (Outra).
IX SEminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária.IX SEminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária. 1995. (Seminário).
V Jornada Científica no VII Seminário Bienal de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.V Jornada Científica no VII Seminário Bienal de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1995. (Outra).
XVIII Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.XVIII Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Participação da II mostra de painéis científicos). 1995. (Outra).
XVI Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.XVI Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1995. (Outra).
XV Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.XV Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Participação do mini-curso de Elementos de Sistemática Filogenética e Ciclo de Palestras).. 1994. (Outra).
XIV Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.XIV Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ciclo de Palestras). 1993. (Outra).
III Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.III Semana de Biologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1992. (Outra).
Participação em bancas
GRISI, Laerte; BORBA, Helcio Resende;ANJOS, D. H. S.. Controle de helmintos de frango de corte utilizando as plantas Mentha piperita, Carapa guianensis, Artemisia absinthium e Chenopodium ambrosioides. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
RODRIGUES, Maria de Lurdes de AzevedoANJOS, D. H. S.; LESSA, Claudia Soares Santos; BORBA, Helcio Resende; SATO, Marília de Carvalho Brasil. Efeito do látex de Euphorbia splendens var. hislopii, sobre a fase de rédia de Fasciola hepatica L., 1758 em Lymnaea columella Say, 1817. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo;ANJOS, D. H. S.ARAÚJO, Jackson Victor; SANAVRIA, Argemiro; MENEZES, Rita de Cássia Alves Alcantara de;BITTENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro. Aspectos epidemiológicos e controle de nematóides gastrintestinais de caprinos pelo fungo monacrosporium thaymasium (Drechsler, 1937) em ecossistema semi-árido do nordeste.. 2003 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Gomes, MGL; Gonzales, A.G.M.;ANJOS, D. H. S.; Cerqueira, A.M.F.; Queiroz, M.L.P; Assef, APDC; Ferreira E.O.; Hirata, R. Estudo da patogênese de cepas de Esscherichia coli enteroagregativas em modelo de interação empregando Caenorhabiditis elegans. 2013. Tese (Doutorado em Pósgraduação em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SATO, Marília de Carvalho Brasil; Amato, J. F. R.; Muniz-Pereira, L.C.; Sato, Y.; Oshiro, L. M.Y.;ANJOS, D. H. S.; RODRIGUES, Maria de Luredes de Azevedo; Sales, A.. Comunidades parasitárias de três espécies de peixes carnívoros do Reservatório de Três Marias, Alto Rio São Francisco, Minas Gerais, Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MALDONADO JÚNIOR, Arnaldo; Schatzmayr, O. M. B.; LANFREDI, Reinalda Marisa; Correa-Gomes, D. M. S. F.;ANJOS, D. H. S.. Estudo ultra-estrutural do aparelho reprodutor masculino de Monogenea parasitas de Pomatomus saltatrix (Linnaeus, 1766) (Pisces, Pomatomidae). 2007. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.
COSTA, Sônia Soares; Oliveira, L. F. B.; Leitão, G. G.; PARENTE, José Paz; Miranda, A.L.P.; Nunes, M.F.S.Q.C.; Almeida, A. P.;ANJOS, D. H. S.. Aspectos químicos e etnomedicinais de plantas da dieta de cervídeos na Reserva Particular do Patrimônio Natural -Sesc Pantanal. 2005. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GRISI, Laerte; FONSECA, Adivaldo Henrique da; BORJA, Gonzalo Efraín Moya; MATTOS JUNIOR, Dalton Garcia de; PRATA, Marcia Cristina de Azevedo; SANAVRIA, Argemiro;ANJOS, D. H. S.. Eprinomectrin: atividade bernicida, Carrapaticida, mosquicida e anti-helmíntica em bovinos.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
GRISI, Laerte; SCOTT, Fabio Barbour;RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo; MATTOS JUNIOR, Dalton Garcia de;ANJOS, D. H. S.; SANAVRIA, Argemiro; PRATA, Marcia Cristina de Azevedo. Cestóides de eqüinos (Equus caballus) no estado do Rio de Janeiro: Prevalência, Diagnóstico e controle. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FONSECA, Adivaldo Henrique da; GRISI, Laerte;RODRIGUES, Maria de Lurdes de AzevedoANJOS, D. H. S.; BRAGA, Denise Botelho de Oliveira; ALEJOS, José Luis Fernando Luque; BORBA, Hélcio Resende. Distribuição e longevidade de Larvas infectantes de nematóides gastrintestinais de caprinos (Capra hircus) em solo e pastagens irrigados e não irrigados no município de Seropédica, RJ, Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias Parasitologia Veterinária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.; HORBACH, I. S.. REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE ENSINO DE MICROBIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - ENEBIO (2010-2018). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.; Silva, C. L. M.; Cunha, V.M.N.. Efeito da ivermectina na motilidade e no comprimento do corpo do Schistosoma mansoni: Comparação com tapsigargina, um inibidor específico das bombas de Ca +2 da família Serca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas- Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.; LANFREDI, Reinalda Marisa; Silva-Silva, A. M.. Redescrição de Aspidodera railliet Travassos 1913, parasito de Didelphis marsupialis por microscopia de luz e microscopia eletônica de varredura.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio.
ANJOS, D. H. S.; LACERDA, Sônia Regina de; CARRARO, Vinícius Marins. Prevalência dos parasitos intestinais em residentes do município de Vassouras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo; BITENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro; LUQUE, José Luis;ANJOS, D. H. S.. Avaliação da ação de Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana sobre as fases pré-parasíticas de nematóides estromgilídeos (Nematoda: Strongylidae de eqüinos). 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Oliveira-Menezes, A.ANJOS, D. H. S.; Cárdenas, MQ. Concurso para Professor temporário. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, R. E.; SOUZA, M. I. G.;ANJOS, D. H. S.; Almeida, M. V. M.; Souza, T.L.F.. Membro da Comissão de Avaliação para Progressão Funcional de Professor Adjunto 2 para Professor Adjunto 3. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Silva, MM; Eizemberg, R S; Souza, T.L.F.; Trotta, M. R.;ANJOS, D. H. S.. Membro da Comissão de Avaliação para Progressão Funcional de Professor Adjunto 1 para Professor Adjunto 2. 2021. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.; Eizemberg, R S; Almeida, MVM. Membro da Comissão de avaliação de Progressão Funcional de Classe C nível 1 para Classe 2. UFRJ. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Eizemberg, R S; Calfa, MIS;ANJOS, D. H. S.. Membro de Comissão Avaliadora de Progressão Docente Classe C 1 para Classe 2. UFRJ. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.. Avaliador Ad hoc- Edital 32/2018. Programa Institucional de Fomento Único das Ações de Extensão. RUA 2018.. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANJOS, D. H. S.. Avaliador Ad hoc- Edital 44/2016- Registro Único de Ações de Extensão. Rua-Edição 2017-2.. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SATO, Marília de Carvalho Brasil; Choen, SC; Santos-Clap, MD;ANJOS, D. H. S.; Berto, BP. Membro Titular da banca examinadora de doutorado de Danielle Priscila Correia Costa. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PARENTE, José Paz; SILVA, Marta Fernanda A da; COURI, Marcia Souto;ANJOS, D. H. S.. Suplente da banca Examinadora do exame de qualificação do doutoramento de Zenildo Buarque de Morais Filho, intitulado Estudos de extratos de plantas como possíveis repelentes de dípteros foréticos do berne em bovinos.. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
MATÉRIA E ENERGIA: UM E-BOOK DE CIÊNCIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS); Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Formação de Ciências para Professores- Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Deficiência visual: curso de formação continuada para professores de Ciências do Ensino Fundamental II; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Formação de Ciências para Professores- Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
FACEBOOK: UM RECURSO DIDÁTICO PARA PREVENÇÃO DE PATÓGENOS TRANSMITIDOS POR Aedes aegypt; 2017; Dissertação (Mestrado em CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL em Formação em Ciências para Professores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Esquistossomose na região de Resende, Rio de Janeiro; 2002; 61 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Parasitária) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Cisticercose: gravidade e falta de informação; 2002; 56 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia Parasitária) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Aspectos morfológicos de Parapisdodera uncinata parasita de Trichomys aperioides do Pantanal Sul Matogrossense; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Importância do método lúdico na aprendizagem de parasitologia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Estudo farmacológico de carqueja (Baccharis genisteloides) e avaliação da atividade anti-helmíntica em Caenorhabditis elegans (Nematoda); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Prevalência dos parasitos intestinais em residentes do município de Vassouras; 2002; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Atividade de produtos naturais com atividade antihelmíntica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Atividade Antihelmíntica de produtos Naturais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas- Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Escherichia coli afeta a longividade de Caenhorabditis elegans?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Mexa-se: Seja mais um contra Aedes Aegypti; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MEC/SISU; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Mexa-se: Seja mais um Contra Aedes aegypti; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas- Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MEC/SISU; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
História oral em parasitologia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ensino de parasitologia através do Método Lúdico; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação da atividade antelmíntica de Lapachol em Caenorhabditis elegans; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química com atribuição tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação antihelmínticas de produtos naturais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Morfologia e ultraestrutura de nenatóides; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação anti-helmíntica de extrato bruto de plantas da Reserva do Patrimônio Particula Sesc- Pantanal; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação da atividade anti-helmíntica de extratos naturais de plantas da Reserva particular do patrimônio Natural- Sesc Pantanal; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Atividade anti-helmíntica de plantas nativas do Pantanal Sul Matogrossense; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Patologia Clínica) - Faculdade de Educação e Tecnologia Thereza Porto Marques, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação da tividade anti-helmíntica de extratos naturais de plantas da Reserva particular do Patrimônio Natural -Sesc Pantanal; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Desenvolvimento de Physaloptera bispiculata (modelo experimental); 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ilustração para Divulgação Científica; 2020; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ilustração para a promoção e saúde em Parasitologia; 2020; Orientação de outra natureza; (Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ilustração para edição de material educacional complementar; 2020; Orientação de outra natureza; (Comunicação Visual Design) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL - UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Produção de podcast; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Desenvolvimento de material para educação e saúde; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ilustração para Divulgação Científica; 2019; Orientação de outra natureza; (Comunicação Visual Design) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Impressão 3D de parasitos; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências biológicas modalidade Biomédica) - UFRJ, UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Desenvolvimento de maquete para divulgação Científica; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Imaginação e Criatividade: modelagem em 3D; 2016; Orientação de outra natureza; (Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Produção de texto para divulgação científica; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
O PROCESSO ARTÍSTICO NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM PARASITOLOGIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL - UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
O PROCESSO ARTÍSTICO NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM PARASITOLOGIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL - UFRJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Artes cênicas no ensino de Parasitologia; 2015; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas Com Habilitação em Cenografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MEC/SISU; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Avaliação da atividade antihelmíntica de produtos naturais em Caenorabditis elegans; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Desenvolvimento de maquete para divulgação Científica; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MEC/SISU; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Lembrança de um parasito; 2014; Orientação de outra natureza; (Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
A arte como recurso para o processo de ensino-aprendizagem; 2013; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas Com Habilitação em Indumentária) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
A arte como recurso para o processo de ensino-aprendizagem; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Aplicação das artes plásticas no ensino de Parasitologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Artística Com Habilitação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Divulgação científica em Parasitologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas- CEDERJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Divulgação científica em Parasitologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Divulgação científica em Parasitologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Educação e saúde em parasitologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio, de Janeiro/ PIBEX; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
A interdisciplinaridade de ciências no ensino fundamental; 2011; Orientação de outra natureza; (Disciplina de Ciências) - Escola Municipal Sakurá, Teresópolis, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Dificuldades da interdisciplinaridade no ensino fundamental; 2011; Orientação de outra natureza; (Disciplina de História) - EScola Municipal Sakurá, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ultraestrutura e bioquímica de Physaloptera bispiculata; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Ultraestrutura e bioquímica de Physaloptera bispiculata; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Débora Henrique da Silva Anjos;
Produções bibliográficas
-
TORRES, E. J. L. ; MALDONADO JUNIOR, A. ; ANJOS, D. H. S. ; SOUZA, W. ; MIRANDA, K. . Redescription of Spirura guianensis (Nematoda: Spiruridae) from a rare South American Gracile Opossum. Acta Tropica , v. 150, p. 87-93, 2015.
-
COUTO, M ; QUINELATO, S ; RODRIGUES, M. L. A. ; Sampaio, I. B. M. ; ANJOS, D. H. S. ; Souza, T. M. ; SANTOS, C . Desenvolvimento e Migração de larvas infectante de Ciatostomíneos (Nematoda-Cyathostominae) em gramínea Coast Cross (Cynodon Dact Iron) em Clima Tropical na Baixada Fluminense, RJ, Brasil.. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , v. 18, p. 1-7, 2009.
-
Adnet, F. A. O. ; ANJOS, D. H. S. ; Oliveira-Menezes, A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Futher description of Cruzia tentaculata (Rud., 1819) Travassos, 1922 (Nematoda: CRuzidae) by light and scanning eletron microscopy.. Parasitology Research , v. 104, p. 1207-1211, 2009.
-
QUINELATO, S ; COUTO, M ; RIBEIRO, B ; SANTOS, C ; DE Souza L ; ANJOS, D. H. S. ; SAMPAIO, I ; RODRIGUES, M. L. A. . The ecology of horse cyathostomin infective larvae (Nematoda-Cyathostominae) in tropical southeast Brazil. Veterinary Parasitology (Print) , v. 153, p. 100-107, 2008.
-
Bezerra, S. Q. ; Couto, M. M. ; Souza, T. M. ; BEVILAQUA, C. M. L. ; ANJOS, D. H. S. ; Sampaio, I. B. M. ; RODRIGUES, M. L. A. . Ciatostomíneos (Strongyliade- Cyathostominae) parasitas de cavalos: Ecologia experimental dos estágios pré-parasitíticos em gramínea Tifton 85 (Cynodon spp. cv. Tifton 85) na Baixada Fluminense, RJ, Brasil. Parasitología Latinoamericana , v. 62, p. 27-34, 2007.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, M. L. A. . Diversity of the infracommunities of strongylid nematoides in the vental colon of Equus caballus from Rio de Janeiro state, Brazil. Veterinary Parasitology , v. 136, p. 251-257, 2006.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Luredes de Azevedo . Structure of the community of Strongylid nematodes in the dorsal colon os Equus caballus in State of Rio de Janeiro, Brazil. Veterinary Parasitology , Irlanda, v. 112, n.1-2, p. 109-1116, 2003.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; OLIVEIRA, Cristiane Regina Cardoso de ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, Vânia Regina Elias Pinheiro ; ARAÚJO, Jackson Victor ; SAMPAIO, Ivan B M ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo . Potencial de fungos nematófago Artrobotrys e monacrosporium thaumasium para o controlle de larvas de ciatostomíneos de eqüinos (Nematoda-Cyathostominae).. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 5357, 2003.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; OLIVEIRA, Cristiane Regina Cardoso ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro ; ARAÚJO, Jackson Victor de . Trapping capability of the Artrobotrys spp. and Monacrosporium thaumasium on cyathostome larvae. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , Rio de Janeiro, v. 10, n.2, p. 51-54, 2001.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; MAIOR, M. P. S. ; OLIVEIRA, Cristiane Regina Cardoso de ; LUQUE, José Luis . Diversidade das infracomunidades de estrongilídeos do cólon dorsal de Equus caballus do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Parasitología al Día , Chile, v. 22, p. 133-141, 2000.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; OLIVEIRA, Cristiane Regina Cardoso ; ARAÚJO, M. M. ; BITTENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro . Redução de larvas de Strongyloides papillosus (Nematoda: Strongyloididae) pelos fungos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana.. Ciência Animal , Ceará, v. 10, n.3, p. 87-90, 2000.
-
ANJOS, D. H. S. ; MAIOR, M. P. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; LUQUE, J. L. . Estrutura das infracomunidades de nematóides estrongilídeos (Nematoda : Stongylidae) do ceco de Equus caballus naturalmente infectados, proveniente da região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil.. Parasitología al Día , Chile, v. 23, n.1-2, p. 24-32, 1999.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; CASTRO, Abisair Andrade de ; ANJOS, D. H. S. . In vitro efficacy of the fungus Beauveria bassiana ( Hyphomycetes: Moniliacea) to control the development of cyathostome (Nematoda: Strongylidae) larvae from naturally infected horses.. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , Rio de Janeiro, v. 21, n.6, p. 237-239, 1999.
-
AMORIM, A. ; BORBA, H. R. ; RODRIGUES, M. L. A. ; CORRÊA, D. V. A. ; ANJOS, D. H. S. . Ação anti-helmíntica de plantas. XIII Ação de extrato de Chenopodium ambrosioides L. in vitro sobre larvas de primeiro e terceiro estádios de estrongilídeos de eqüino.. Revista Brasileira de Medicina Veterinária , Rio de Janeiro, v. 20, n.1, p. 14-16, 1998.
-
ANJOS, D. H. S. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de . Estudo morfométrico de formas larvares de Strongylus vulgares (Looss, 1900) (Strongylidae: Strongylinae).. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária , São Paulo, v. 6, n.1, p. 45-47, 1997.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGURES, M. L. A. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; DECASTRO, A. A. . Prevalência, intensidade média e densidade relativa dos ciatostomíneos (Cyathostominae: Strongylidae) do cólon dorsal de eqüinos.. Parasitología al Día , Chile, v. 21, p. 133-135, 1997.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; BEVILAQUA, C. M. L. . Prevalence D'Onchocerca cervicalis Dans L'etata de Rio de janeiro, Brésil.. Revue de Médicine Vétérinaire, France, v. 147, n.10, p. 687-688, 1996.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; ANJOS, D. H. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de . Efeito do fungo Metharizium anisopliae sobre estágios pré-parasíticos de Cyathostominae (Nematoda: Strongylidae). Ciência Rural , Santa Maria, v. 26, n.2, p. 301-303, 1996.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; OLIVEIRA, M. D. L. . Comparação entre as técnicas McMaster e Centrifugo flutuaçãopra contagem de ovos de helmintos intestinais de eqüinos. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Seropédica, v. 17, n.2, p. 101-101, 1995.
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; Oliveira-Menezes, A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morphological aspects of Aspidodera fasciata Railliet & Henry, 1913 (Nematoda: Aspidoderidae) parasite ofMyrmecophaga tridactyla (Giant anteater) ( Mamalia: Myrmecophagidae).. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Acta Microscopica. Caracas, 2009.
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; Oliveira-Menezes, A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morphological aspects of Aspidodera scoliciformes Railliet & Henry, 1913 (Nematoda: Aspidoderidae) parasites of Myrmecophaga tridactyla (Giant Anteater) (Mammalia: Myrmecophagidae). In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Acta Microscopica. Caracas, 2009. v. Suppl.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; OLIVEIRA, Cristiane Regina de ; SICILIANO, Simone ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, Vânia Regina Elias Pinheiro ; ARAÚJO, Jackson Victor de . Controle das fases pré-parasitárias de ciatostomíneos a campo pelo fungo nematófago Monacrosporium thaumasium. In: XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002, Rio de janeiro. Resumos do XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002. v. 1. p. 5-6.
-
CUNHA, Cristiane Honorato ; ANJOS, D. H. S. ; LUQUE, José Luis ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo . Estrutura da infracomunidade de nematóides estrongilídeos do cólon ventral de Equus caballus, naturalmente infectados, provenientes da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. In: XII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2002, Seropédica. Resumos da XII Jornada de Iniciação científica da UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 2002. v. 1. p. 45-46.
-
TEIXEIRA, Felipe M ; ANDREOTTI, Patrícia ; SIGA, Roberta ; SILVA, Fernanda R ; ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo . Influência da carga parasitária na morfometria de Cylicostephanus longibursatus do cólon ventral de Equus caballus do Estado do Rio de Janeiro. In: Xii Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002, Rio de Janeiro. Resumos do XII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2002. v. 1. p. 1-1.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CUNHA, Cristiane Honorato ; LUQUE, José Luis . Diversidade das infacomunidades de estrongilídeosdo cólon ventral de Equus caballus do estado do Rio de Janeiro(Observações preliminares). In: X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2002, Seropédica. Anais da X Jornada de Iniciação Científica. Seropédica: Imprensa Universitária, 2000. v. 1. p. 395-396.
-
ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, Cristiane Regina Cardoso de ; RODRIGUES, Maria de Luredes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; BITTENCOURT, Vânia Rita Elias Pinheiro ; ARAÚJO, Jackson Vitor . Redução de larvas infectantes de Cyathostominae por fungos nematófagos em coproculturas. In: X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2000, Seropédica. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 2000. v. 1. p. 415-415.
-
ANJOS, D. H. S. ; Santos, B.O. ; Monteiro, M.S. ; SCHETTINO, L. F. . Educação e saúde à luz da Parasitologia em espaços formais e não formais de educação, no Estado do Rio de Janeiro.. In: 67 Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos~, São Paulo. Anais da 67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência. São Carlos São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2015. v. 1.
-
Tavares, C.P. ; Bressan, SN ; ANJOS, D. H. S. . O JOGO, ?VAMOS APRENDER A TROCAR QUINZE BARATAS POR UMA VESPA?: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM.. In: XII congresso de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015, Cidade Universitária, RJ. Anais de resumos do XII Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária, 2015. v. 1.
-
EMERICK, S. C. ; RIBEIRO, A. L. ; ANJOS, D. H. S. . A Importância da Prática no ensino de Parasitologia. In: IX Congresso de Extensão Universitária UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso de Extensão Universitária UFRJ. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária da UFRJ, 2012. v. 1. p. 249-249.
-
NASCIMENTO, L. B. ; NASCIMENTO, S. B. ; EIZEMBERG, R. ; ANJOS, D. H. S. . Conhecendo o DVD: os Insetos e Homem. In: IX Congresso de Extensão Universitária UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso de Extensão Universitária UFRJ. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária da UFRJ. v. 1. p. 178-178.
-
BATISTA, D. A. S. ; OLIVEIRA, J. Q. R. ; Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; Adnet, F. A. O. ; Oliveira-Menezes, A. ; Bressan, SN ; ANJOS, D. H. S. . Método Lúdico: uma Filosofia Prática no Processo Ensino- Aprendizagem. In: 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.
-
Ribeiro A L ; FERREIRIA, F. A. ; Martins C N ; ANJOS, D. H. S. . Conscientização da Lavagem das Mãos no Ambiente Escolar. In: 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.
-
NASCIMENTO, L. B. ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. ; Eizemberg, R S ; Bressan, SN . A logística de Distribuição do DVD- os Insetos e Homem. In: 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.
-
Nascimento, LB ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. ; Eizemberg, R S ; NASCIMENTO, S. B. . A Logística de Distribuição do DVD - os Insetos e Homem. In: 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária da UFRJ, 2011. v. 1. p. 202-202.
-
Ribeiro A L ; Ferreira, F. A. ; Martins C N ; ANJOS, D. H. S. . Conscientização da Lavagem das Mãos no Ambiente Escolar. In: 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária da UFRJ, 2011. v. 1. p. 282-282.
-
OLIVEIRA, J. Q. R. ; BATISTA, D. A. S. ; Lopes-Torres, E.J. ; Eizemberg, R S ; KURTENBACH, E. ; ANJOS, D. H. S. . Do Hábito de Higiene ao Ensino de Ciências e Matemática. In: 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 8 Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Universitária da UFRJ, 2011. v. 1. p. 284-284.
-
OLIVEIRA, J. Q. R. ; BATISTA, D. A. S. ; TORRES, Eduardo José Lopes ; Eizemberg, R S ; KURTENBACH, E. ; ANJOS, D. H. S. . Do Hábito de Higiene ao Ensino de Ciências e Matemática. In: 8 Congresso de Extensão Regional, 2011, Rio de Janeiro. Anais da 8 Congresso de Extensão da UFRJ, 2011.
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Aspectos Morfológicos de Aspidodera sp. (nematoda: Aspidoderidae) parasita de Tamanduá. In: XI Congresso Brasileiro Biomedicina, 2008, Belém. XI Congresso Brasileiro Biomedicina, 2008.
-
Adnet, F. A. O. ; ANJOS, D. H. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Aspectos ultraestruturais de Raillietina (Paroniella) sp. (Cestoda-Davaineidae) parasita de Columbia livia. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileira de Parasitologia, 2007.
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morfologia de Aspidoderasp. (Nematoda:Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidade). In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Anais do XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007.
-
Sant'anna, V. S. ; ANJOS, D. H. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Aspectos Morfológicos de Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidade) por Microscopia Eletrônica de Varradura. In: XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Anais da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007.
-
ANJOS, D. H. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; Sant'anna, V. S. . Morfologia de Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp.. In: VIII Jornada Científica Carlos Chagas Filho, 2007, Rio de Janeiro. Anais da VIII Jornada Científica Carlos Chagas Filho, 2007.
-
ANJOS, D. H. S. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; LUQUE, José Luis Alejos ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo . Prevalência, abundância e distribuição de nematóides estrongilídeos (nematoda-Strongylidade) Equus caballus do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2003. v. 1. p. 188-188.
-
ANJOS, D. H. S. ; MALDONADO JÚNIOR, Arnaldo ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Hamaniella sp. (Archiacantocephala-Phosterorrinchinae) parasite of marsupials :Morfologic aspects by scanning eletronic microscopy. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2003, Caxambu. Anais do XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2003. v. 1. p. 35-36.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; ANJOS, D. H. S. ; ARAÚJO, M. M. ; OLIVEIRA, C. R. C. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; ARAÚJO, Jackson Victor . Avaliação da capacidade predatória de Monacrosporium thaumasium (Nf34a) sobre larvas infectantes de Cyathostominae (Observações preliminares).. In: XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1999, Salvador -Ba. Anais do XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul. Ilhéus- BA: Imprensa da Universidade de Santa Cruz, 1999. v. 1. p. 164-164.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; CASTRO, A. A. D. ; OLIVEIRA, C. R. C. ; LUQUE, J. L. . Prevalência e diversidade parasitária dos nematóides estrongilídeos (Nematoda: Strongyl;idae) das infracomunidades do cólon dorsal de Equus caballus naturalmente infectadaos, proveniente da região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.. In: XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1999, Salvador- BA. Anais do XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul. Ilhéus- BA: Imprensa da Universidade de Santa Cruz, 1999. v. 1. p. 164-164.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, M. P. ; CASTRO, Abisair Andrade de ; OLIVEIRA, C. R. C. ; LUQUE, J. L. . Associações interespecíficas de nematóides estrongilídeos (Nematoda: Strongylidae) do cólon dorsal de Equus caballus naturalmente infectados, proveniente do estado do Rio de Janeiro. In: XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1999, Salvador-BA. Anais do XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul. Iléus- BA: Imprensa da Universidade de Santa Cruz, 1999. v. 1. p. 164-164.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, C. R. C. ; BITTENCOUT, V. R. E. P. ; ARAÚJO, Jackson Victor . Avaliação do fungo Monacrosporium thaumazium (NF34a) sobre as fases pré-parasíticas de Cyathostominae (Nematoda: Strongylidae) em coproculturas. In: XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1999, Salvador-BA. Anais do XI Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- II Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul. Ilhéus- BA: Imprensa da Universidade Estadual de Santa Cruz, 1999. v. 1. p. 165-165.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, A. A. ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; OLIVEIRA, C. R. C. . Avaliação do fungo Metharizium anisopliae sobre larvas de Strongyloides papilosus em coprocultura. In: VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, 1998. v. 1. p. 8-8.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CASTRO, Abisair Andrade de ; ANJOS, D. H. S. ; ARAÚJO, M. M. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; OLIVEIRA, C. R. C. . Avaliação do fungo Beauveria bassiana sobre larvas de Strongyloides papilosus em coproculturas. In: VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, 1998. v. 1. p. 11-11.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; OLIVEIRA, C. R. C. . Avaliação a campo do fungo Metharizium anisopliae sobre os estágios pré-parasíticos de Cyathostominae sobre os estágios pré parasíticos (Resultados Preliminares).. In: VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, 1997. v. 1. p. 82-82.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; OLIVEIRA, C. R. C. . Avaliação a campo da capacidade de Beauveria bassiana na redução do número de larvas de ciatostomíneos (Nematoda: Cyathostominae) em massas fecais e pastagem. In: VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Controle Biológico- SICONBIOL. Rio de Janeiro: Fundação OsWaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, 1998. v. 1. p. 85-85.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; MAIOR, M. P. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de . Prevalência, intensidade média e densidade relativa dos nematóides do cólon dorsal de eqüinos naturalmente infectados na região Metropolitana do Rio de Janeiro (Observação preliminar). In: VII Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ, 1997, Seropédica. Resumos da VII Jorna da de Iniciação Científica- UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária - UFRRJ, 1997. v. 1. p. 150-150.
-
SOUTOMAIOR, M. P. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de . Helmintofauna do ceco de eqüinos natralmente infectados proveniente da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.. In: VII Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ, 1997, Seropédica. Resumos da VII Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária- UFRRJ, 1997. v. 1. p. 153-153.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; CASTRO, Abisair Andrade de . Prevalência, intensidade média e densidade relativa dos nemetóides do cóln dorsal de eqüinos naturalmente infectados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: X Seminario Brasileiro de Parasitologia Veterinária - I Seminario de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1997, Itapema- SC. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Itapema- SC: Colégio de Parasitologia Veterinária, 1997. v. 6. p. 242-242.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; RODRIGUES, M. L. A. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, C. R. C. . Avaliação a campo dos fungos Metharizium anisopliae e Beauveria bassiana sobre os estágios pré-parasíticos de Cyathostominae (Nematoda: Cyathostominae.. In: X Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- I Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1997, Itapema- Sc. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Itapema- SC: Colégio de Parasitologia Veterinária, 1997. v. 6. p. 234-234.
-
CORREA, D. V. A. ; ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; BORBA, H. R. ; AMORIM, A. . Avaliaçào in vitro da ação de extratos de Chenopodium ambrosioides L. (Erva de Santa Maria) sobre larvas de primeiro e terceiro estágio de nematóides estrongilídeos de eqüinos. In: X Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- I Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1997, Itapema- SC. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Itapema- SC: Colégio Brasileira de Parasitologia Veterinária, 1997. v. 6. p. 241-241.
-
SOUTOMAIOR, M. P. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de . Helmintofauna do ceco de eqüinos naturalmente infectados provenientes da região Metropolitane do Rio de Janeiro. In: X Seminária Brasileiro de Parasitologia Veterinária- I Semiário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1997, Itapema- Sc. Revista. Itapema- SC: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1997. v. 6. p. 240-240.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; CASTRO, Abisair Andrade de ; ANJOS, D. H. S. . Ação do fungo Beauveria bassiana (Hyphomycetes: Moniliaceae) sobre larvas de ciatostomíneos( Nematoda: Strongylidae) em coproculturas.. In: X Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária- I Seminário de Parasitologia Veterinária dos Países do Mercosul, 1997, Itapema- SC. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Itapema- SC: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1997. v. 6. p. 235-235.
-
CASTRO, Abisair Andrade de ; ANJOS, D. H. S. ; BITTENCOURT, V. R. E. P. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo . Avaliação do fungo Beauveria bassiana sobre os estágios pré-parasíticos de Cyathostominae (Nematoda: Strongyliudae) (Observações preliminares). In: VI Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ, 1996, Seropédica. Resumos da VI Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária-UFRRJ, 1996. v. 1. p. 31-31.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; BITTENCOURT, Vânia Regina Elias Pinheiro ; ANJOS, D. H. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de . Efeito do fungo Metharizium anisopliae sobre os estádios pré-parasíticos de Cyathostimonae (Nematoda- Strongylidae). In: IX Seminário Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1995, Campo Grande. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Campo Grande- MS: Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1995. v. 4. p. 152-152.
-
ANJOS, D. H. S. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa ; RODRIGUES, M. L. A. . Estudo morfométrico de formas larvares de Srongylus vulgaris recuperadas da artéria mesentérica e seus ramos de eqüinos naturalmente infectados.. In: IX Seminári Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 1995, Campo Grande- MS. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Campo Grande- MS: Colégio de Parasitologia Veterinária, 1995. v. 4. p. 131-131.
-
ANJOS, D. H. S. ; CASTRO, Abisair Andrade de ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa . Prevalência e intensidade de infecção por nematóides estrongilídeos (Nematoda : Strongylidae) em eqüinos da Baixada Fluminense, RJ (Resultados Preliminares).. In: V jornadade Iniciação científica no VII Seminário Bienal de Pesquisa- UFRRJ, 1995, Seropédica. Resumos da V jornadade Iniciação científica no VII Seminário Bienal de Pesquisa- UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária- UFRRJ. v. 1. p. 23-23.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, M. D. ; SOUTOMAIOR, Marta Pedrosa . Avaliação da oncocercose eqüina no estado do Rio de Janeiro (Resultados preliminares). In: XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 1994, Londrina. XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. Londrina: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 1994. v. 1. p. 81-81.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, M. D. . Migração de larvas infectantes de nematóides estrongilídeos em capim Coast-Cross.. In: IV Jornada de Iniciação Científica- UFRRJ, 1994, Seropédica. Resumos da IV Jornada Científica_ UFRRJ. SEropédica: Imprensa Universitária- UFRRJ, 1994. v. 1. p. 16-16.
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; CHAVES, N. D. ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, M. D. . Ecologia das fases pré-parasíticas de nematóides estrongilídeos (Nematoda-Strongylidae) de eqüinos, sob condições naturais. I Desenvolvimento e sobrevivência de ovos e de larvas.. In: III Jornada de Iniciação científica, 1993, Seropédica. Anais da III Jornada Científica. Seropédica: Imprensa Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1993. v. 1. p. 53-53.
-
ANJOS, D. H. S. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; SOUTOMAIOR, M. P. ; VALTÊNIO, F. . Observação de forma imatura de ciatostomíneos na mucosa intestinal de eqüinos naturalmente infectados (Observações preliminares). In: VI Seminário Bienal de Pesquisa, 1993, Seropédica. Resumos do VI Seminário de Pesquisa. Seropédica: Imprensa Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1993. v. 1. p. 23-23.
-
CHAVES, N. D. N. ; RODRIGUES, M. L. D. ; ANJOS, D. H. S. ; OLIVEIRA, M. D. . Estudo da bioecologia de larvas infectantes de nematóides estrongilídeos de equinos, no período seco, na Baixada Fluminense, RJ.. In: VI Seminário Bienal de Pesquisa - UFRRJ, 1993, Seropédica. Resumos do VI Seminário Bienal de Pesquisa - UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária- UFRRJ, 1993. v. 1. p. 32-32.
-
OLIVEIRA, M. D. ; RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. ; MAIOR, M. P. S. . Eclosão e desenvolvimento de larvas de nematóides estrongilídeos de equinos em diferentes temperaturas.. In: VI Seminário Bienal de Pesquisa- UFRRJ, 1993, Seropédica. Resumos do VI Seminário Bienal de Pesquisa- UFRRJ. Serop'rdica: Imprensa Universitária- UFRRJ, 1993. v. 1. p. 43-43.
-
ANJOS, D. H. S. . Mexa-se: Seja mais um contra Aedes aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANJOS, D. H. S. . Mexa-se: Seja mais um contra Aedes aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BATISTA, D. A. S. ; OLIVEIRA, J. Q. R. ; Sant' anna ; Chagas-Moutinho, V. A. ; Adnet, F. A. O. ; Menezes, Alekssandra Oliveira ; Bressan, SN ; ANJOS, D. H. S. . Método Lúdico: Uma filosofia prática no processo ensino-aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ribeiro A L ; FERREIRIA, F. A. ; Martins C N ; ANJOS, D. H. S. . Conscientização da lavagem das Mãos no ambiente escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, L. B. ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. ; Eizemberg, R S ; Bressan, SN . A logística de distribuição do DVD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, J. Q. R. ; BATISTA, D. A. S. ; TORRES, Eduardo José Lopes ; Eizemberg, R S ; Kutenbach, E. ; ANJOS, D. H. S. . Do hábito de higiene ao ensino de Ciências e Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sant'anna, V. S. ; AMORIM, A. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . XI Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANJOS, D. H. S. . Produtos naturais: Alternativas de Anti-helmínticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Sant'anna, V. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Aspectos morfológicos de Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasita de Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidae) por microscopia eletrônica de varredura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Sant'anna, V. S. ; Chagas-Moutinho, V. A. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morfologia de Aspidodera sp. (Nematoda: ASpidoderidae) parasita de Metachirus sp.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Adnet, F. A. O. ; ANJOS, D. H. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Apectos ultraestuturais de Raillietina (Paroniella) sp. (Cestoda-Davaineidae) parasita de Columbia livia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Adnet, F. A. O. ; ANJOS, D. H. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa . Raillietina sp. Fuhrmann, 1920 (Cestoda: Davaineidae) parasite of Columbia livia (Ave: Columbidae), common pigeon by scanning eletron microscopy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sant'anna, V. S. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morfological aspects of Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidoderidae) parasite of Metachirus sp. (Mammalia: Didelphidae) by scanning eletron microscopy. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sant'anna, V. S. ; Adnet, F. A. O. ; OLIVEIRA, Daniela Barros de ; COSTA, Sônia Soares ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Adnet, F. A. O. ; TORRES, Eduardo José Lopes ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Morfological aspect of Cruzia tentaculata (Nematoda: Kathlanidae) of Didelphis sp. (Mammalia: Didelphidae) from Colombia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIEIRA-FERREIRA, L. E. ; LANFREDI, Reinalda Marisa ; ANJOS, D. H. S. . Manutenção de Caenorhabditis em laboratório. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Maria de Lurdes de Azevedo ; ANJOS, D. H. S. . Nematóides intestinais de eqüino. Strongylidae: Strongylinae e Cyathostoninae. Diagnóstico, epidemiologia, análise ecológica, biologia molecular e controle biológico. Ilhéus- BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 1999 (Mesa Redonda).
Outras produções
ANJOS, D. H. S. ; Cabral, M. C. . Curso de Educação Ambiental para Saúde Coletiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Nascimento, LB ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. . Xô Dengue. 2012. Teatral.
Nascimento, LB ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. . Xô Piolho. 2011. Teatral.
NASCIMENTO, L. B. ; SANTO, J. F. E. ; ANJOS, D. H. S. . Xô Piolho. 2011 (Peça teatral).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Apoio à Infraestrutura de biotérios em Instituições de ensino e pesquisa sediadas no RJ, Descrição: O projeto ?Adequação e ampliação do biotério para uso de modelos experimentais envolvendo fungos e helmintos patogênicos? ao edital FAPERJ EDITAL No 9/2011 visava a melhoria da infraestrutura da unidade multiusuário do CCS, vinculada ao Inst. de Biofísica da UFRJ (Bl. I, s 36, 2 Piso) para realização de pesquisas com animais de pequeno porte em projetos de pesquisadores do Rio de Janeiro (6 da UFRJ sede, 3 da FIOCRUZ, 2 da UFRJ (Macaé e Xerém) nas referidas áreas. Como caráter multidisciplinar, o projeto engloba 6 subprojetos de pesquisa dentro da Parasitologia, especificamente em Helmintologia e Micologia: 1-Estudos quimioterápicos contra micoses por Candida spp., Cryptococcus spp., Aspergillus spp. e Sporothrix spp. 2- Estudo da ultraestrutura da cápsula polissacarídica de C. neoformans na interação fungo-hospedeiro e a disseminação da infecção in vivo; 3- Perspectivas na quimioterapia de nematóides filarídeos e T. muris; em modelos experimentais; 4- Aspectos imunológicos e bioquímicos da relação helminto x hospedeiro; 5. Implementação da infecção experimental de E. vogeli em M. unguiculatus, 6- Produção de material didático, como lâminas que serão utilizadas em aulas práticas da disciplina de Parasitologia de cursos acadêmicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Débora Henrique da Silva Anjos - Integrante / Arnaldo Maldonado Junior - Integrante / Susana Frases Carvajal - Integrante / Sonia Rozental - Coordenador / Maria Cristina Machado Motta - Integrante / Allan J Guimarães - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2009
Cooperação Acadêmica entre Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Pará para pesquisa e Pós-Graduação em Helmintologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Débora Henrique da Silva Anjos - Coordenador.
-
2004 - 2005
Avaliação da atividade anti-helmíntica de extratos naturais de plantas da Reserva Particular do Patrimônio Natural -SESC Pantanal, Descrição: Este projeto de pesquisa visa verificar a existência da ação anti-helmíntica de extratos de plantas pertencentes aos gêneros Andira, Mimosa, Phylantus e Vernônia em Caenorhabditis elegans (modelo experimental). A opção de realizar bioensaios com C. elegnas foi devido a possibilidade de cultivo deste nematóide de vida livre em condições laboratoriais, por apresentar muitas semelhanças estruturais e bioquímicas aos nematóides parasitos de mamíferos e ao amplo conhecimento do seu mapeamento genético (Jasmer et al., 2001). Os testes iniciais consistem em triagem dos extratos brutos que apresentarem ação anti-helmíntica,posteriormente a obtenção dos princípios ativo, para avaliação em animais de laboratório experimentalmente infectados com nematóides.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora Henrique da Silva Anjos - Coordenador / Reinalda Marisa Lanfredi - Integrante / Lucila Edir Vieira Ferreira - Integrante / Sônia Soares Costa - Integrante / Daniela Barros de Oliveira - Integrante / Luciana Oliveira Diniz - Integrante.
-
2003 - 2004
Ultraestrutura e bioquímica de cutícula de Physaloptera bispiculata, Descrição: Nematóides pertencentes ao gênero Physaloptera são parasitos de estômago de maníferos e registem às condições ácidas deste órgão. Condições que seriam desfavoráveis para muitas espécies de nematóides; o que leva acreditar que a parede do corpo possui componentes essenciais para esta característica. Desta forma, este projeto tem como objetivo de manter o ciclo biológico de Physaloptera bispiculata, parasito de Nectomys squamipes, bem como seus hospedeiros definitivos, naturais e alternativos; comparar a morfologia e ultraestrutura da cutícula e demais camadas da parede do corpo de formas adultas e larvares; analisar a cutícula de adultos e larvas através dectécnicas de bioquímicas, citoquímica e imunocitoquímica, bem como analisar bioquimicamente os produtos de excreção-secreção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora Henrique da Silva Anjos - Integrante / Reinalda Marisa Lanfredi - Coordenador / José Oswaldo Previato - Integrante / Alekssandra Menezes de Oliveira - Integrante / Eduardo José Lopes Torres - Integrante / Arnaldo Maldonado Júnior - Integrante / Iani Ferreira da Rosa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação.
Projetos de desenvolvimento
-
2022 - Atual
MATÉRIA E ENERGIA: UM E-BOOK DE CIÊNCIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS), Descrição: O projeto visa listar todas as coleções de livros didáticos de Ciências aprovadas pelo PNLD, bem como, as selecionadas pelas unidades escolares municipais e estaduais, localizadas no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, para o quadriênio de 2020 a 2023; bem como, analisar como os objetos de conhecimento relacionados à unidade temática Matéria e Energia da BNCC estão estruturados nas duas coleções de livros didáticos de Ciências mais escolhidas pelas unidades escolares municipais e estaduais, localizadas no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, para o quadriênio de 2020 a 2023 e desenvolver um produto pedagógico no formato de um e-book intitulado Matéria e Energia: Um E-Book de Ciências como Recurso Didático o Ensino Fundamental (Anos Finais). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Débora Henrique da Silva Anjos - Coordenador / Saulo Gurgel de Lima - Integrante.
Prêmios
2018
Menção Honrosa na 9ª Semana de Integração Acadêmica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2017
Menção Honrosa na 8ª Semana de Integração Acadêmica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Menção Honrosa de Extensão Universitária, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Menção Honrosa de Extensão Universitária, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2008
Tema livre : " Aspectos morfológicos de Aspidodera de Aspidodera sp. (Nematoda: Aspidodera) parasita de tamanduá", Congresso Brasileiro de Biomedicina.
2008
Tema livre: " Estudo morfológico de Cruzia tentaculata (Nematoda:Cruzidae), parasita de Didelphis sp. (Mammalia: Didelphidae) proveniente da Colômbia", Congresso Brasileiro de Biomedicina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Biologia Celular e Parasitologia. , Av. Brigadeiro Transpowski, s/nº - Bloco G, sala 35 (Laboratório de Biologia de Helmintos Otto Wucherer), Ilha do Fundão, 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22606963, Fax: (21) 22808193, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2003
Universidade de VassourasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 17
Outras informações:
Professora Titular da Disciplina de Parasitologia dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica e Odontologia na Universidade Severino Sombra.
Professora de Helmintologia no curso em Biologia Parasitária, na Universidade Severino Sombra.
Tutora de Parasitologia do curso de Medicina e Enfermagem
Atividades
-
03/2002 - 03/2003
Treinamentos ministrados , Centro da Ciências da Saúde, Curso de Medicina.,Treinamentos ministrados, Monitoria
-
03/2002 - 02/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2002 - 02/2003
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2002 - 02/2003
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2002 - 02/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2002 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro da Ciências da Saúde, Colegiado de Curso.,Cargo ou função, Componente titular.
2019 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão do CCS, da UFRJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Extensão do CCS, Carga horária: 16
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Extensão do IBCCF
2003 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2018
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta de Extensão IBCCF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-graduação ProfiCiências- Mestrado Profissional.,Cargo ou função, Membro do Conselho Deliberativo do Programa de PósGraduação de Formação de Ciências para Professores.
-
08/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação ProfiCiências- Mestrado Profissional.,Linhas de pesquisa
-
07/2022
Ensino, Formação de Ciências para Professores, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Dissertação I
-
10/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Biologia Celular e Parasitologia.,Linhas de pesquisa
-
03/2003
Ensino, Biociências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2003
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
03/2003
Ensino, Ciências Biológicas (Biofísica), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BFB 767 Aspectos morfológicos e biológicos de helmintos, BFB 722 Mecanismos básicos da relação- hospedeiro nas helmintíases
-
03/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.,Atividade realizada, Orientação de alunos em Iniciação Científica.
-
02/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Programa de Biologia Celular e Parasitologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
08/2007 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas Modalidade Biofísica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos agentes infecciosos e parasitários
-
10/2006 - 03/2009
Ensino, Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BAIP 0029 Aspectos da relação parasito-hospedeiro em helmintologia
-
08/2003 - 12/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
11/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Avaliador de Painés da Sessão do Centro de Ciências da Saúde da XXVI jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ..
-
07/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação de resumos da XXVI Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural.
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia
-
11/2003 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Avaliador da Sessão oral da Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.
-
07/2003 - 07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Parecerista dos resumos da XVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Débora Henrique da Silva Anjos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?