Vinicius Flavio Milanez
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002-2005). Mestrado em Educação Física (2009-2011) pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. (2012-2016). Atualmente é docente dos cursos presencial e a distância (EAD) do Departamento de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Possui curso de tutoria e ensino a distância e experiência docente (presenciais e EAD) nas disciplinas de Programa de Atividade Física e Esportes Coletivos II (Basquete e Futebol), Epidemiologia, Biomecânica, Cinesiologia, Educação Física para Grupos Especiais, Educação Física para Terceira Idade, Biologia, Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Socorros Básicos para a Vida.Experiências como docente de Pós Graduação Lato Sensu, do Curso de Especialização Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Física - Uel - Uem
2012 - 2016
Universidade Estadual de Londrina
Título: DESEMPENHO FÍSICO E TÉCNICO DURANTE O JOGO DE FUTSAL: INFLUÊNCIA DO NÍVEL COMPETITIVO E DO NÚMERO DE SUBSTITUIÇÕES
, Ano de obtenção: 2016. Fabio Yuzo Nakamura. Coorientador: Solange de Paula Ramos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação Física - Uel - Uem
2009 - 2011
Universidade Estadual de Londrina
Título: Análise das cargas de treinamento e marcadores de estresse em atletas de futsal
, Ano de Obtenção: 2011.Fabio Yuzo Nakamura.
Graduação em Educação Física
2002 - 2005
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Quantificação de carga de treinamento em caratecas utilizando parametros fisiológicos e a percepção subjetiva de esforço
Orientador: Prof Dr. Pedro Balikian Junior
Formação complementar
2020 - 2020
Tutoria e Docência on-line. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2007 - 2007
cinesiologia e nutrição aplicas a musculação. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2006 - 2006
Musculação e Farmacologia. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2005 - 2005
Nutrição aplicada ao exercicio fisico e esporte. (Carga horária: 16h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Fisica e Exercicio, GEPAFE, Brasil.
2005 - 2005
Prescrição e Acompanhamento de Exercicios Fisicos. (Carga horária: 16h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercicio, GEPEMENE, Brasil.
2005 - 2005
Parametros fisiologicos para prescrição de exercíc. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista-Pres. Prudente, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Fisica. , Associação de Judo Nelson Morimoto, NELSON MORIMOTO, Brasil.
2004 - 2004
Adaptações Biológicas com Exercicio Fisico. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos em Atividade Motora, CEAM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Musculação. (Carga horária: 20h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Musculação. (Carga horária: 100h). , Academia Anaconda Sport Center, ANACONDA, Brasil.
2003 - 2003
Personal Training. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista-Pres. Prudente, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício/Especialidade: Fisiologia do Exercício.
Participação em eventos
European Society of Cardiology Congress 2021. The effectiveness of M-Health associated with cardiac rehabilitation on functional capacity and cardiovascular risk factors: a systematic review and meta-analysis. 2021. (Congresso).
II semana integradora.Exercício físico e hipertensão. 2019. (Outra).
Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva.Atuação da fisioterapia desportiva. 2019. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE).Efeito da hidroginástica em marcadores cardiovasculares de idosos. 2017. (Encontro).
CONGRESSO BRASILEIRO DE MATABOLISMO NUTRICAO E EXERCICIO. Efeito de uma pré temporada com periodização de treinamento em bloco sobre marcadores de estresse biológicos, sistema nervoso autônomo e desempenho físico. 2012. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol. JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: EFEITO DA DIFERENÇA NUMÉRICA ENTRE AS EQUIPES E ADEQUAÇÃO DAS CARGAS DE TREINAMENTO. 2012. (Congresso).
Congresso internacional de educação fisica e motricidade humana. Relação entre variabilidade da frequencia cardíaca e aumento do desempenho em jogadores de futebol. 2011. (Congresso).
Congresso internacional de educação fisica e motricidade humana. Consumo máximo de oxigênio (VO2max) é discriminante do nível competitivo de atletas de futsal. 2011. (Congresso).
IX Congresso de Educação Física e Fisioterapia. Comparação entre os índices de desempenho no teste de sprints repetidos em atletas de futebol das categorias sub 10 e sub 20 de Londrina. 2011. (Congresso).
SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE.Alterações na variabilidade da frequencia cardíaca durante um macrociclo em atletas de handebol de alto nível. 2011. (Simpósio).
II Congresso Annuale Sismes. The role of aerobic fitness on session-rating of perceived in futsal players. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de metabolismo, nutrição e exercício. Resposta da frequencia cardiaca durante sessões de treinamento de karatê. 2010. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Coordenador da sessão de pôsters. 2010. (Congresso).
SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE. Comparação das respostas da percepção subjetiva do esforço e concentração de lactato em uma competição oficial de karatê. 2009. (Congresso).
Congresso internacional de educação fisica e motricidade humana. Correlação entre o teste de wingate e o teste de corrida atada em corredores velocistas. 2007. (Congresso).
Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp. Treinamento de Capoeira e Indicadores de Aptidão Fisica em Mulheres Idosas. 2006. (Congresso).
Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp. Efeitos de um protocolo específico de treinamento de capoeira em mulheres idosas. 2006. (Congresso).
Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Comparação entre protocolo contínuo e intermitente para determinação do consumo máximo de oxigênio em karatecas. 2005. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Efeito de 10 semanas de preparação física sobre índices de potencia aeróbia e força máxima. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
FERNANDES, R. A.; CHRISTOFARO, D. G. D.;MILANEZ, V. F.. Impacto longitudinal da prática de atletismo sobre a saúde óssea, metabolismo e inflamação de adoolescentes: ABCD-Growth Study. 2020. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GOBBO, L. A.; de Lira F,S;MILANEZ, V. F.. Relação da análise vetorial de impedância bioelétrica com o quadro de inflamação em idosos sarcopênicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FERNANDES, R. A.; GOBBO, L. A.;MILANEZ, V. F.. Efeito da prática de basquetebol no ganho de massa óssea entre adolescentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MOREIRA, A.; SILVA, C. B.;MILANEZ, V. F.. Análise do comportamento da imunoglobulina salivar A e de biomarcadores do estresse em futebolistas amadores em resposta a duas sessões de treinamento diferentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CHRISTOFARO, D. G.; Vandereli, L.C.M.;MILANEZ, V. F.. Efeito do treinamento de Muay Thai sobre a composição corporal e parâmetros cardiovasculares em adolescentes com sobrepeso/obesidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
FERNANDES, R. A.; CHRISTOFARO, D. G. D.;MILANEZ, V. F.. Impacto da prática esportiva e outros determinantes sobre a ocorrência de fraturas ósseas entre crianças: seguimento de 24 meses. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MILANEZ, V. F.; CHRISTOFARO, D. G. D.. Impacto Longitudinal da Prática de Atletismo Sobre a Saúde Óssea, Metabolismo, e Inflamação de Adolescentes; ABCD - GROWTH STUDY.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MILANEZ, V. F.; CHRISTOFARO, D. G. D.. Alterações no ângulo de fase e vetores de impedância bioelétrica específica em jovens adultos envolvidos em programa de trenamento resistido. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CHRISTOFARO, D. G.; Vandereli, L.C.M.;MILANEZ, V. F.. Efeito do treinamento de muay thai sobre a composição corporal e parâmetros cardiovasculares em adolescentes com sobrepeso/obesidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Movimento) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. O impacto do estresse e sobrecarga no treinamento de atletas amadores e de alto rendimento. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. Aumento dos níveis de cortisol devido a ansiedade e o estresse. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. Treinamento em campo reduzido no futebol. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. Efeitos da Prática de exercício físico em jejum. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
MILANEZ, V. F.; Alves, M.J. Efeito do exercício aeróbico na obesidade: Revisão integrativa da litertura. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
MILANEZ, V. F.; Alves, M.J. Efeitos do exercício físico na obesidade infantil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
MILANEZ, V. F.; Alves, M.J. Lesões do ligamento cruzado anterior: Prevenção e tratamento. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
MILANEZ, V. F.CASTOLDI, R. C.. Resposta do indivíduo obeso ao exercício. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. Treinamento concorrente para mulheres adultas: Revisão integrativa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. Fatores motivacionais da corrida de rua. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; Alves, M.J;MILANEZ, V. F.. O impacto do estresse e sobrecarga no treinamento de atletas amadores e de alto rendimento. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
TOLEDO, A. C. C. G.; Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Avaliação física pré-esforço na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CUNHA, L. A.; Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. A importância de um programa de avaliação física para prescrição de treinamento em musculação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.; CUNHA, L. A.;MILANEZ, V. F.. Benefícios do exercício físico no controle da diabetes mellitus tipo 2. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CODOGNO, J. S.; Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Impacto do diabetes sobre os custos com saúde de adultos com doenças cardiovasculares atendidos pelo SUS: papel da atividade física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
TOLEDO, A. C. C. G.; Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Influência do exercício físico resistido em cardiopatas. 2018.
JUNQUEIRA, A.;MILANEZ, V. F.. Influência do nível de monóxido de carbono exalado sobre as variáveis cardiovasculares no período imediato de recuperação do exercício físico aeróbico realizado indoor e outdoor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
GARCIA JUNIOR, J. R.;MILANEZ, V. F.. Influência da atividade física sobre a qualidade de vida de idosos da atenção básica à saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
COSTA, C. R.;MILANEZ, V. F.. Treinamento físico na recuperação pós parto: benefícios e barreiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Rotta.Análise do consumo máximo de oxigênio e da composição corporal em atletas de categoria sub-20. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARVALHO FILHO, C. A.;MILANEZ, V. F.. Esclerodermia localizada na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
TAMURA, G.;MILANEZ, V. F.. Efeito do treinamento concorrente na composição corporal de animais submetidos ao consumo de refrigerante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Análise de scouts das seleções finalistas da copa do mundo de 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Zanuto E. A. C.;MILANEZ, V. F.. Efeito do hormônio do crescimento (GH) e treinamento de força no tecido ósseo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
CARVALHO FILHO, C. A.;MILANEZ, V. F.. Obesidade infantil no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.
Orientou
Uso de m-health associado a um programa de reabilitação cardiovascular sobre a capacidade funcional, aderência e fatores de risco cardiovasculares: revisão sistemática e metanálise; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade do Oeste Paulista, ; Coorientador: Vinícius Flávio Milanez;
Análise de vetores de bioimpedância, variabilidade da frequencia cardíaca e treinamento resistido em idosos sarcopênicos; 2021; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Coorientador: Vinícius Flávio Milanez;
O efeito do alongamento na melhoria da flexibilidade e da marcha; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Exercício físico como auxílio no tratamento da depressão em adultos jovens: Uma revisão sistemática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
O efeito do exercício físico na flexibilidade de idosos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Treinamento resistido para crianças e adolescentes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito da atividade física na obesidade infantil entre 7 a 12 anos de idade por meio da revisão sistemática da literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
O efeito do exercício resistido para pessoas idosas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
A importância do acompanhamento do educador físico na prática de exercícios com crianças com sobrepeso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito do exercício resistido sobre a aptidão cardiovascular em idosos; Uma revisão sistemática da literatura nacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Correlação entre o índice de volume máximo de oxigênio (Vo2max) com a análise de desempenho no futebol; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito do exercício físico sobre a depressão em pessoas idosas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
A eficácia do método de treinamento com pesos Pré Exaustão; Um revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito da suplementação de cálcio e vitamina D combinado com atividade física em idosos; Uma revisão sistemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Comparação do perfil técnico das duas equipes com maiores pontuações do campeonato brasileiro de futebol do ano de 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Obesidade infantil no contexto escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
A importância em conciliar a vida escolar e esportiva em jovens na categoria de base do futebol; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito da recuperação ativa pós exercício em atletas; Uma revisão sistemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeitos de diferentes metodologias de treinamento funcional sobre a capacidade motora dos idosos; Uma revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Benefícios da atividade física para os portadores de Alzheimer; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito do treinamento resistido sobre a pressão arterial dos idosos; Uma revisão de literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Incidência de lesões em atletas participantes de Jiu Jitsu; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito do Treinamento com Peso na Aptidão Neuromuscular do idoso; Uma revisão de literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
REFLEXÃO SOBRE O TEMA; INCLUSÃO DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN NO ÂMBITO ESCOLAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Influência da natação sobre o desenvolvimento motor de crianças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PRÁTICAS PSICOMOTORAS COM AUXÍLIO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
O que é planejamento? E qual a sua importância para a Educação Física?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Comparação entre diferentes protocolos de consumo maximo de oxigenio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Comparação de VO2MAX entre estudantes universitários praticantes de zumba e natação; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
O efeito do exercício físico sobre a composição corporal de indivíduos com síndrome de down: Uma revisão sistemática de literatura e metanálise; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Permanência de praticantes com excesso de peso em uma academia do interior do oeste paulista: Um estudo de caso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeitos agudos e subagudos do treinamento de alta intensidade (HIIT) sobre marcadores de saúde cardiovascular; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Relação entre excesso de peso, aptidão cardiorrespiratória e controle autonômico cardíaco com fatores de risco cardiovascular em crianças; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeitos agudos e subagudos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) sobre marcadores de saúde cardiovascular; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Efeito da prática de hidroginástica sobre a pressão arterial e o controle autonômico Cardíaco de idosos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Estudo de levantamento do perfil e dos objetivos dos atletas amadores de corrida de rua; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Vinícius Flávio Milanez;
Produções bibliográficas
-
SARAIVA, B. T. C. ; PRADO, W. L. ; Vandereli, L.C.M. ; MILANEZ, V.F. ; DAMATO, T. M. M. ; SANTOS, A. B. ; TEBAR, W. R. . Acute Effects of Muay Thai on Blood Pressure and Heart Rate in Adolescents with Overweight/Obesity. Obesities , v. 2, p. 94-102-102, 2022.
-
RINALDO, M. A. ; SOUZA, E. G. ; FIDELIS, B. M. ; MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. P. . Influence of contextual variables associated with at-home Futsal matches on the effectiveness of ball possession. Apunts Sports Medicine , v. 57, p. 1-9, 2022.
-
CAMPA, F. ; COLOGNESI, L. A. ; MORO, T. ; PAOLI, A. ; CASOLO, A. ; SANTOS, L. ; CORREIA, R. R. ; LEMES, I. R. ; MILANEZ, V.F. ; CHRISTOFARO, D. G. D. ; CYRINO, E. S. ; GOBBO, L. A. . Effect of resistance training on bioletrical phase angle in older adults: a systematic review with Meta-analysis of randomized controlled trials. REVIEWS IN ENDOCRINE & METABOLIC DISORDERS , v. 1, p. 10-20, 2022.
-
RINALDO, MÁRCIO APARECIDO ; DE SOUZA, EDIRLEY GUIMARÃES ; DA SILVA, KARINA ALVES ; CARDOSO, PAULO CESAR ; MILANEZ, VINÍCIUS FLÁVIO ; DE PAULA RAMOS, SOLANGE . Contextual situations in competitions that influence well-being and recovery of Futsal athletes before home official matches. Apunts Sports Medicine , v. 57, p. 100385, 2022.
-
SARAIVA, B. T. C. ; SCARBOTTOLO, C. C. ; CHRISTOFARO, D. G. D. ; SILVA, G. C. R. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; Vandereli, L.C.M. ; RITTI-DIAS, R. M. ; MILANEZ, V. F. . Effects of 16 weeks of Muay Thai training on the body composition of adolescents with overweight/obesity. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology , v. 21, p. 35-44, 2021.
-
OSCO, K. M. ; CORATELLA, G. ; CORREA, B. D. ; SILVA, B. S. A. ; SANTOS, V. R. ; MILANEZ, V. F. ; GOBBO, L. A. . Resistance but not elastic tubes training improves bioimpedance vector patterns and body composition in older women: A randomized trial. EXPERIMENTAL GERONTOLOGY , v. 154, p. 1-12, 2021.
-
WEBER, M. G. ; DIAS, S. S. ; ANGELIS, T. R. ; FERNANDES, E. V. ; BERNARDES, A. G. ; MILANEZ, V. F. ; JUSSIANI, E. I. ; RAMOS, S. P. . The use of BCAA to decrease delayed-onset muscle soreness: a systematic review and meta-analysis. AMINO ACIDS (WIEN. INTERNET) , v. 53, p. 1663-1678, 2021.
-
MILANEZ, VINÍCIUS FLÁVIO ; BUENO, MURILO JOSÉ DE OLIVEIRA ; CAETANO, FABIO GIULIANO ; CHIEROTTI, PRISCILA ; DE MORAES, SOLANGE MARTA FRANZOI ; MOURA, FELIPE ARRUDA . Relationship between number of substitutions, running performance and passing during under-17 and adult official futsal matches. International Journal of Performance Analysis in Sport , v. 20, p. 470-482, 2020.
-
SARAIVA, BRUNA THAMYRES CICCOTTI ; RITTI-DIAS, RAPHAEL MENDES ; FARAH, BRENO QUINTELA ; SUETAKE, VINÍCIUS YUKIO BOTELHO ; DINIZ, TIEGO APARECIDO ; COSTA JÚNIOR, PAULO ; MILANEZ, VINÍCIUS FLÁVIO ; CHRISTOFARO, DIEGO GIULLIANO DESTRO . CARDIOVASCULAR EFFECTS OF 16 WEEKS OF MARTIAL ARTS TRAINING IN ADOLESCENTS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 24, p. 212-215, 2018.
-
LEME, L.C. ; MILANEZ, V. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; RAMOS, S. ; LEICHT, A. ; NAKAMURA, F. Y. . THE INFLUENCE OF A WEEKEND WITH PASSIVE REST ON THE PSYCHOLOGICAL AND AUTONOMIC RECOVERY IN PROFESSIONAL HANDBALL PLAYERS. Kinesiology (Zagreb) , v. 47, p. 44-52, 2015.
-
OKUNO, N. M. ; CALDEIRA, L. F. S. ; MILANEZ, V. F. ; PERANDINI, L. A. B. . Predicting time to exhaustion during high-intensity exercise using rating of perceived exertion. Science & Sports , v. 1, p. 2-5, 2015.
-
PECANHA, T. ; ANDRADE, F. C. ; SOUSA, C. Z. ; BRAGA, C. S. A. ; FILGUEIRAS, J. F. ; PERTENCE, L. C. ; COELHO, E. F. ; MILANEZ, V. F. ; LIMA, J. R. P. . Heart rate and RPE in simulated competitive fights in Brazilian karate fighters. International Sportmed Journal for Fims , v. 15, p. 218-227, 2014.
-
MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. ; OKUNO, N. M. ; BOULLOSA, D. A. ; NAKAMURA, F. Y. . EVIDENCE OF A NON-LINEAR DOSE-RESPONSE RELATIONSHIP BETWEEN TRAINING LOAD AND STRESS MARKERS IN ELITE FEMALE FUTSAL PLAYERS. Journal of Sports Science and Medicine , v. 13, p. 22-29, 2014.
-
Pedro, RE ; Oliveira, RS ; VASCONCELOS, P. S. S. ; PIRES JUNIOR, R. ; MILANEZ, V. F. . EFEITO TEMPORAL SOBRE A RESPOSTA DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DO ESFORÇO. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 20, p. 350-354, 2014.
-
MILANEZ, V.F. ; RAMOS, S.P. ; LEPRÊTRE, P.M. ; LEME, L.C. ; NAKAMURA, F.Y. . Physiological and performance changes in response to pre-season training in high level handball players. Science & Sports , v. 29, p. e59-e62, 2014.
-
PEDRO, R. E. ; MILANEZ, V. F. ; BOULLOSA, D. A. ; NAKAMURA, F. Y. . RUNNING SPEEDS AT VENTILATORY THRESHOLD AND MAXIMAL OXYGEN CONSUMPTION DISCRIMINATE FUTSAL COMPETITIVE LEVEL. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH , v. 4, p. 274-282, 2013.
-
ORTIZ, J. G. ; DIEFENTHAELER, F. ; GUGLIELMO, L. G. A. ; NAKAMURA, F. Y. ; MILANEZ, V. F. ; SILVA, J. F. . Resposta fisiológicas agudas do futebol recreacional em mulheres adultas não treinadas. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 18, p. 435-444, 2013.
-
BATISTA B.A. ; CYRINO, E. S. ; MILANEZ, V. F. ; COELHO e SILVA, M. J. ; ARRUDA, M. ; RONQUE, E. R. V. . Estimativa do consumo máximo de oxigênio e análise de concordância entre medida direta e predita por diferentes testes de campo' foi aprovado para publicação na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 19, p. 404-409, 2013.
-
Santos BCV ; RAMOS, S. P. ; MILANEZ, V. F. ; CORREA, J. C. M. ; ALVES, R. I. A. ; DIAS, I. F. L. ; NAKAMURA, F. Y. . LED therapy and cryotherapy between exercise intervals in wistar rats: anti-inflammatory and ergogenic effects. Lasers in Medical Science (on line) , v. 1, p. 1, 2013.
-
MILANEZ, V. F. ; DANTAS, J. L. ; CHRISTOFARO, D. G. ; FERNANDES, R. A. . Resposta da Frequência Cardíaca Durante Sessão de Treinamento de Karatê. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 18, p. 1-7, 2012.
-
MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. ; SALLE NETO, F. ; MACHADO, F. A. ; NAKAMURA, F. . Relação entre métodos de quantificação de cargas de treinamento baseados em percepção de esforço e frequência cardíaca em jogadores jovens de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 26, p. 17-27, 2012.
-
MILANEZ, V. F. ; PEDRO, R. E. . Aplicação de Diferentes Métodos de Quantificação de Cargas Durante uma Sessão de Treinamento de Karate. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 18, p. 278-282, 2012.
-
Bortolotti, Henrique ; Oliveira, RS ; Pedro, RE ; MILANEZ, V. F. ; Bortolotti, H ; Vitor-Costa, M ; Nakamura, FY . Relação entre variabilidade da frequência cardíaca e aumento no desempenho físico em jogadores de futebol. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 14, p. 713-722, 2012.
-
MILANEZ, V. F. ; LIMA ; GOBATTO, C. A. ; PERANDINI, L. A. B. ; NAKAMURA, F. Y. ; RIBEIRO, L. F. P. . Correlates of session-rpe in a karate training session. Science & Sports , v. 26, p. 38-46, 2011.
-
MILANEZ, V. F. ; PEDRO, R. E. ; MOREIRA, A. ; BONFIM, M. R. ; SALLE NETO, F. ; NAKAMURA, F. Y. . The role of aerobic fitness on session-rating of perceived exertion in futsal players. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 6, p. 358-366, 2011.
-
MILANEZ, V. F. ; LIMA ; PERANDINI, L. A. B. ; GONÇALVES ; FRANCHINI, E. . Avaliação e comparação das respostas da percepção subjetiva de esforço e concentração de lactato em uma competição oficial de karate. Revista da Educação Física/UEM (Impresso) , v. 22, p. 57-64, 2011.
-
CASONATTO, J. ; OHARA, D. ; MILANEZ, V. F. ; CHRISTOFARO, D. G. ; FERNANDES, R. A. ; DIAS, D. F. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; OLIVEIRA, A. R. . Pressão arterial elevada e obesidade abdominal em adolescentes. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 29, p. 567-571, 2011.
-
FERNANDES, R. A. ; CHRISTOFARO, D. G. ; MILANEZ, V. F. ; CASONATTO, J. ; CARDOSO, J. R. ; RONQUE, E. R. V. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; OLIVEIRA, A. R. . Atividade Fisica: Prevalencia, fatores relacionados e associacao entre pais e filhos. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 29, p. 54-59, 2010.
-
CARDOSO, M. L. ; QUIEROTI, E. ; PEREIRA, D. ; FERNANDES, R. A. ; CHRISTOFARO, D. G. ; MILANEZ, V. F. ; CASTOLDI, R. C. ; FREITAS JUNIOR, I. F. . Efeito de diferentes programas de exercícios físicos na redução da gordura corporal em adultos jovens do sexo masculino. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 15, p. 1-1, 2010.
-
MILANEZ, V. F. ; LIMA ; GOBATTO, C. A. ; NAKAMURA, F. Y. ; CYRINO, E. S. . Avaliação e comparação das respostas do esforço percebido e da concentração de lactato durante uma sessão de treinamento de karate. Revista da Educação Física/UEM (Impresso) , v. 20, p. 607-613, 2009.
-
MILANEZ, V.F. . Métodos de quantificação de carga interna de treinamento. In: Jair R. Garcia Junior; Alessandro Pierucci. (Org.). Novas tendências em Educação Física. 1ed.PRESIDENTE PRUDENTE: Swimeditora, 2016, v. 1, p. 189-202.
-
TOLEDO, A. C. C. G. ; LEME, I. R. ; NAKAGAKI, W. R. ; PIERUCCI, A. ; MILANEZ, V. F. . The effectiveness of M-Health associated with cardiac rehabilitation on functional capacity and cardiovascular risk factors: a systematic review and meta-analysis. In: european society of cardiology, 2021, Paris. european society of cardiology, 2021.
-
RABELO, I. F. ; DAMASCENO, M. M. ; GONCALVES, A. C. C. ; MILANEZ, V. F. . Comparação de VO2MAX entre estudantes universitários praticantes de zumba e natação. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020.
-
RABELO, I. F. ; DAMASCENO, M. M. ; GONCALVES, A. C. C. ; MILANEZ, V. F. . Efeito do exercício físico sobre a massa óssea de indivíduos com síndrome de down: Revisão sistemática. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020.
-
RODRIGUES, A. S. ; RABELO, I. F. ; GONCALVES, A. C. C. ; MILANEZ, V. F. . Comprometimento do desenvolvimento motor em crianças com cardiopatia congênita. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2020.
-
SANTOS, P. G. ; SYLLA, R. G. ; SILVA, R. P. ; MILANEZ, V. F. . Permanência de praticantes com excesso de peso em uma academia do interior do oeste paulista. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019.
-
RAMOS, J. C. S. ; ALMEIDA, R. C. ; ROCHA, T. S. ; CORREIA, A. M. ; PIERUCCI, A. ; MILANEZ, V. F. ; TOLEDO, A. C. C. G. . Avaliação dos fatores de risco cardiovasculares para a prescrição do exercício aeróbico. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019.
-
GOTO, M. M. ; MILANEZ, V. F. ; GONCALVES, A. C. C. ; OLIVEIRA, T. B. . Avaliação da composição corporal, nível de atividade física e aptidão cardiorrespiratória de escolas públicas assistidas por um projeto social. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2019.
-
PADILHA, F. C. F. S. ; RODRIGUES, D. ; GONCALVES, A. C. C. ; MILANEZ, V. F. . Perfil e fatores motivacionais dos atletas amadores de corrida de rua. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018.
-
OLIVEIRA, D. A. ; GONCALVES, A. C. C. ; MILANEZ, V. F. ; FERREIRA, A. D. ; ROCHA, T. S. ; CORREIA, A. M. . Influência do nível de monóxido de carbono exalado sobre as variáveis cardiovasculares no período imediato de recuperação do exercício físico aeróbico realizado indoor e outdoor. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018.
-
ARAGAO, A. G. S. ; RIBEIRO, M. S. ; TOLEDO, A. C. C. G. ; MILANEZ, V. F. . Efeitos agudos e subagudos do treinamento de alta intensidade (HIIT) sobre marcadores de saúde cardiovascular. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018.
-
TOLEDO, A. C. C. G. ; VON HA, A. E. ; SILVA, J. S. ; MILANEZ, V. F. . Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade no meio aquático sobre a pressão arterial e o controle autonômico cardíaco. In: Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018, Presidente Prudente. Encontro nacional de ensino, pesquisa e extensão, 2018.
-
Pasquareli ; MATZENBACHER, F. ; MILANEZ, V. F. ; STANGANELLI, L. C. . Jogos reduzidos no futebol: Efeito da diferença numérica entre as equipes e adequação das cargas de treinamento. In: V Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol, 2012, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol, 2012.
-
PEDRO, R. E. ; MILANEZ, V. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; BORTOLOTTI, H. ; VITOR-COSTA, M. ; NAKAMURA, F. Y. . Consumo máximo de oxigênio (VO2max) é discriminante do nível competitivo de atletas de futsal?. In: VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011, Rio Claro. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011.
-
LEME, L. ; MILANEZ, V. F. ; CRISTIANI, C. ; PEDRO, R. E. ; VITOR-COSTA, M. ; NAKAMURA, F. Y. . Alterações na variabilidade da frequencia cardíaca durante um macrociclo de treinamento em atletas de handebol de alto nível. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte ?Especulações e Evidências em Atividade Física e no Esporte, 2011, São Paulo. 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte ?Especulações e Evidências em Atividade Física e no Esporte, 2011.
-
OLIVEIRA, R. S. ; MILANEZ, V. F. ; PEDRO, R. E. ; BORTOLOTTI, H. ; VITOR-COSTA, M. ; NAKAMURA, F. Y. . Relação entre a variabilidade da frequência cardíaca e aumento do desempenho em jogadores de futebol. In: VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011, Rio Claro. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011.
-
PEDRO, R. E. ; MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. ; NAKAMURA, F. Y. . Relação entre carga de treinamento e concentração de imunoglobulina A salivar em jogadoras de futsal. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringa. IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011.
-
LEME, L. ; MILANEZ, V. F. ; PEREIRA, L. A. ; NAKAMURA, F. Y. . Comparação entre os índices de desempenho no teste de sprints repetidos em atletas de futebol das categorias sub 17 e sub 20 de Londrina - PR.. In: IX Congresso de Educação Física e Fisioterapia, 2011, Jacarézinho. IX Congresso de Educação Física e Fisioterapia, 2011.
-
MILANEZ, V. F. ; DANTAS, J. L. ; CHRISTOFARO, D. G. ; PEDRO, R. E. ; NAKAMURA, F. Y. . RESPOSTA DA FREQUENCIA CARDIACA DURANTE SESSOES DE TREINAMENTO DE KARATE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MATABOLISMO NUTRICAO E EXERCICIO, 2010, LONDRINA. REVISTA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE MATABOLISMO NUTRICAO E EXERCICIO, 2010.
-
KOYAMA, D. ; MILANEZ, V. F. ; NAKAMURA, F. Y. ; RAMOS, S. . Marcadores de imunidade bucal em jogadores de futebol em periodo de pre temporada. In: 23 Congresso Odontologico de Bauru - Dra. Maria Fidela de Lima Navarro, 2010, Bauru. Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2010.
-
RODRIGUES, E. Q. ; CARDOSO, M. L. ; MILANEZ, V. F. ; FERNANDES, R. A. ; CHRISTOFARO, D. G. ; OLIVEIRA, A. R. . Prevalencia de sobrepeso e obesidade em alunos de escolas publicas e privadas de Londrina-PR. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo Nutricao e exercicio, 2010, Londrina. III Congresso Brasileiro de Metabolismo Nutricao e exercicio, 2010.
-
DANTAS, J. L. ; MILANEZ, V. F. ; ALTIMARI, L. R. ; NAKAMURA, F. Y. . Ferramentas de monitoramento do treinamento. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutricao e Exercicio, 2010, Londrina. III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutricao e Exercicio, 2010.
-
PEDRO, R. E. ; MILANEZ, V. F. ; LEME, L. . Diferencas entre a carga de treinamento planejada pelo treinador e reportada pelos atletas durante sessoes de treinamento de uma equipe de handebol profissional. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutricao e Exercicio, 2010, Londrina. III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutricao e Exercicio, 2010.
-
NAKAMURA, F. Y. ; MILANEZ, V. F. ; PEDRO, R. E. ; BOULLOSA, D. A. ; MOREIRA, A. . The role of aerobic fitness on session-rating of perceived exertion in futsal players. In: II Congresso Annuale Sismes, 2010, Torino. II Congresso Annuale Sismes, 2010.
-
FONSECA, P. D. ; MILANEZ, V. F. ; KOYAMA, D. ; NAKAMURA, F. Y. ; RAMOS, S. . Marcadores de imunidade bucal e estresse em jogadores de futebol sob cargas de treino intensificadas: Estudo piloto. In: Jornada Odontologica da Universidade Estadual de londrina, 2010, Londrina. Jornada Odontologica da Universidade Estadual de londrina, 2010.
-
KOYAMA, D. ; FONSECA, P. D. ; MILANEZ, V. F. ; NAKAMURA, F. Y. ; RAMOS, S. . Marcadores de imunidade bucal em jogadores de futebol submetidos a esforco intenso: Estudo piloto. In: Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa, 2010, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa, 2010.
-
MILANEZ, V. F. ; CARNEIRO, N. H. ; LIMA . COMPARAÇÃO DAS RESPOSTAS DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO E CONCENTRAÇÃO DE LACTATO EM UMA COMPETIÇÃO OFICIAL DE KARATE. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE, 2009, SAO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA E MOVIMENTO, 2009. v. 17. p. 165-165.
-
LIMA ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; MILANEZ, V. F. . Correlação entre teste de Wingate e o teste de Corrida Atada em corredores velocistas. In: Congresso internacional de educação fisica e motricidade humana, 2007, rio claro. Congresso internacional de educação fisica e motricidade humana, 2007.
-
MILANEZ, V. F. ; CARNEIRO, N. H. ; GONÇALVES . Efeitos de um protocolo especifico de treinamento de capoeira em mulheres idosas.. In: Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp, 2006, Rio Claro. Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp, 2006.
-
GONÇALVES ; CARNEIRO, N. H. ; FERREIRA, L. ; MILANEZ, V. F. . Treinamento de capoeira e indicadores de aptidão fisica em mulheres idosas. In: Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp, 2006, Rio Claro. Congresso Internacional de Biodinamica da Unesp, 2006.
-
MILANEZ, V. F. ; RONQUE, E. R. V. . Comparação entre a potencia aeróbia estimada através de tres testes de campo em jovens universitarios. In: XII Simpósio de Educação Fisica, 2006, Pres. Prudente. XII Simpósio de Educação Fisica, 2006.
-
OLIVEIRA, J. A. ; MILANEZ, V. F. ; BONFIM, M. R. ; GOBBO, L. A. ; MACHADO, D. R. . Associação entre diferentes protocolos de testes de saltos em universitarios de ambos os sexos. In: 5º Congresso Brasileiro de Atividade Fisica e Saude, 2005, Florianópolis. 5º Congresso Brasileiro de Atividade Fisica e Saude, 2005.
-
MILANEZ, V. F. ; Santos, K. E. ; GONÇALVES ; LIMA ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; RIBEIRO, L. F. P. . Comparação entre protocolo continuo e intermitente para determinação do consumo maximo de oxigenio. In: Simposio Internacional de Ciencias do Esporte, 2005, São Paulo. Simposio Internacional de Ciencias do Esporte, 2005.
-
GONÇALVES ; CARNEIRO, N. H. ; FERREIRA, L. ; MILANEZ, V. F. . EFEITO DE 16 SEMANAS DE TREINAMENTO DE CAPOEIRA SOBREOS INDICADORES ANTROPOMETRICOS EM MULHERES IDOSAS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FISICA E SAUDE, 2005, FLORIANOPOLIS. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FISICA E SAUDE, 2005. v. 10. p. 170-170.
-
BONFIM, M. R. ; OLIVEIRA, J. A. ; MILANEZ, V. F. ; MACHADO, D. R. ; RONQUE, E. R. V. ; GOBBO, L. A. . Comparação da idade osseo com a idade cronologica de meninos e meninas de diferentes faixas etarias. In: Simpósio Internacional de Ciencias do Esporte, 2005, São Paulo. Simpósio Internacional de Ciencias do Esporte, 2005.
-
MILANEZ, V. F. ; LIMA ; RIBEIRO, L. F. P. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . Efeitos de 10 semanas de preparação fisica sobre índices de potencia anaeróbia e força maxima em caratecas de ambos os sexos. In: Simposio Internacional de ciencias do esporte, 2004, São Caetano do Sul. Simposio Internacional de ciencias do esporte, 2004.
-
SANCHES, T. R. ; WEBER, M. G. ; TONANI, E. C. F. ; SOUZA, E. G. ; MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. P. . Diferentes áreas de jogos de campos reduzido para melhorar a disperção espacial alterar a carga interna de treinamento e as habilidades técnico-táticas em jogadores de futebol sub11. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , 2024.
-
RINALDO, M. A. ; SOUZA, E. G. ; SILVA, K. A. ; CARDOSO, P. C. ; MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. P. . Bem-estar, qualidade de recuperação e efetividade de posse de bola em jogos oficiais de futsal com mando de campo: Bem-estar e posse de bola no futsal. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO ESPORTE , 2024.
-
RINALDO, M. A. ; SOUZA, E. G. ; SILVA, K. A. ; CARDOSO, P. C. ; MILANEZ, V. F. ; RAMOS, S. P. . Variables Associated with the Effectiveness of Ball Possession in At-Home Futsal Matches. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERCISE SCIENCE , 2023.
-
TOLEDO, A. C. C. G. ; PIERUCCI, A. ; LEMES, I. R. ; MILANEZ, V. F. . The effectiveness of M-Health associated with cardiac rehabilitation on functional capacity and cardiovascular risk factors: a systematic review and meta-analysis. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANEZ, V. F. . Exercício físico e hipertensão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NAKAMURA, F. Y. ; LEME, L.C. ; RAMOS, S. P. ; MILANEZ, V. F. . Efeito de uma pré temporada com periodização de treinamento em bloco sobre marcadores de estresse biológicos, sistema nervoso autônomo e desempenho físico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pasquareli ; STANGANELLI, L. C. ; MILANEZ, V. F. . JOGOS REDUZIDOS NO FUTEBOL: EFEITO DA DIFERENÇA NUMÉRICA ENTRE AS EQUIPES E ADEQUAÇÃO DAS CARGAS DE TREINAMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDRO, R. E. ; OLIVEIRA, R. S. ; Vitor-Costa, M ; BORTOLOTTI, H. ; NAKAMURA, F. Y. ; MILANEZ, V. F. . Consumo máximo de oxigênio (VO2max) é discriminante do nível competitivo de atletas de futsal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, R. S. ; MILANEZ, V. F. ; PEDRO, R. E. ; Vitor-Costa, M ; BORTOLOTTI, H. ; NAKAMURA, F. Y. . Relação entre variabilidade da frequencia cardíaca e aumento do desempenho em jogadores de futebol.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEME, L.C. ; MILANEZ, V. F. ; PEREIRA, L. A. ; NAKAMURA, F. Y. . Comparação entre os índices de desempenho no teste de sprints repetidos em atletas de futebol das categorias sub 10 e sub 20 de Londrina.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEME, L.C. ; MILANEZ, V. F. ; CRISTIANI, C. ; Vitor-Costa, M ; PEDRO, R. E. ; NAKAMURA, F. Y. . Alterações na variabilidade da frequencia cardíaca durante um macrociclo em atletas de handebol de alto nível. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANEZ, V. F. ; DANTAS, J. L. ; CHRISTOFARO, D. G. ; PEDRO, R. E. ; NAKAMURA, F. Y. . Resposta da frequencia cardiaca durante sessões de treinamento de karatê. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NAKAMURA, F. Y. ; MILANEZ, V. F. ; BOULLOSA, D. A. ; MOREIRA, A. . The role of aerobic fitness on session-rating of perceived in futsal players. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANEZ, V. F. ; CARNEIRO, N. H. ; LIMA . Comparação das respostas da percepção subjetiva do esforço e concentração de lactato em uma competição oficial de karatê. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; MILANEZ, V. F. ; PAPOTI, M. ; ZAGATTO, A. ; GOBATTO, C. A. . Correlação entre o teste de wingate e o teste de corrida atada em corredores velocistas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANEZ, V. F. ; CARNEIRO, N. H. ; GONÇALVES . Efeitos de um protocolo especifico de teinamento de capoeira em mulheres idosas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES ; CARNEIRO, N. H. ; MILANEZ, V. F. . Treinamento de Capoeira e Indicadores de Aptidão Fisica em Mulheres Idosas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MILANEZ, V. F. ; Santos, K. E. ; GONÇALVES ; LIMA ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; RIBEIRO, L. F. P. . Comparação entre protocolo continuo e intermitente para determinação do consumo maximo de oxigenio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MILANEZ, V. F. ; LIMA ; RIBEIRO, L. F. P. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; PERIANI, J. L. . Efeitos de 10 semanas de preparação fisica sobre indices de potencia anaerobia e força maxima. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Projeto de Iniciação Científica - O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA COM METANÁLISE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo - Integrante / Ismael Figueiredo Rabelo - Integrante / Matheus Mendes Damasceno - Integrante / Felipe Bertoni Silgueira - Integrante.
-
2019 - 2019
Projeto de Iniciação Científica - COMPARAÇÃO DE VO2MAX ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PRATICANTES DE ZUMBA E NATAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Julie Anne Silveira Mello - Integrante / Julio Manoel Silva de Oliveira - Integrante.
-
2018 - 2019
Projeto de Iniciação Científica - PERMANÊNCIA DE PRATICANTES OBESOS DE TREINAMENTO FUNCIONAL EM UMA ACADEMIA DO INTERIOR DO OESTE PAULISTA: UM ESTUDO DE CASO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Paula Gervasoni Santos - Integrante / Ricardo Gianelli Sylla - Integrante.
-
2018 - 2018
Projeto de Iniciação Científica - EFEITOS AGUDOS E SUBAGUDOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT) SOBRE MARCADORES DE SAÚDE CARDIOVASCULAR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo - Integrante / Alan Gabriel Santana Aragão - Integrante / Matheus Sabino Ribeiro - Integrante.
-
2017 - 2018
Projeto de Iniciação Científica - RELAÇÃO ENTRE EXCESSO DE PESO, APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Marcelo José Alves - Integrante / Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo - Integrante / Marcio Massahiro Goto - Integrante / Thaís Brito de Oliveira - Integrante.
-
2017 - 2018
Projeto de Iniciação Científica - ESTUDO DE LEVANTAMENTO DO PERFIL E DOS OBJETIVOS DOS ATLETAS AMADORES DE CORRIDA DE RUA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / Fabio Cesar freires de Santana Padilha - Integrante / Dennys Rodrigues - Integrante.
-
2016 - 2018
Projeto de Iniciação Científica - EFEITO DA PRÁTICA DA HIDROGINÁSTICA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E O CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO DE IDOSOS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinícius Flávio Milanez - Coordenador / ANA ELIZA VON HÁ - Integrante / JOEL DOS SANTOS SILVA - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Estágio curricular II
Membro do núcleo docente estruturante
2020 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Estágio curricular II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2020 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Estágio curricular II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2020 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Módulo em programa de pós-graduação (Lato Sensu) da Universidade do Oeste Paulista no curso de Fisiologia e metabolismo do exercício e treinamento, sobre fisiologia do exercício.
2019 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício II
Estágio curricular II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2019 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício II
Estágio curricular II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2018 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 38
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício II
Estágio curricular II
Crescimento e desenvolvimento II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2018 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício II
Estágio curricular II
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2018 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Módulo em programa de pós-graduação (Lato Sensu) da Universidade do Oeste Paulista no curso de Fisiologia e metabolismo do exercício e treinamento, sobre fisiologia do exercício.
2017 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício
Estágio curricular II (Saúde)
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2017 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício
Estágio curricular II (Saúde)
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2017 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Módulo em programa de pós-graduação (Lato Sensu) da Universidade do Oeste Paulista no curso de Fisiologia e metabolismo do exercício e treinamento, sobre fisiologia do exercício.
2016 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2016 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Fisiologia do exercício
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
Membro do núcleo docente estruturante
2016 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Estágio curricular II (Saúde)
2015 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para grupos especiais
Educação física para terceira idade
Fisiologia do exercício
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
2015 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Biomecânica do movimento humano
Cinesiologia
Educação física para terceira idade
Educação física para grupos especiais
Membro do comitê assessor de pesquisa institucional
2015 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Módulo em programa de pós-graduação (Lato Sensu) da Universidade do Oeste Paulista no curso de Fisiologia e metabolismo do exercício e treinamento, sobre fisiologia do exercício.
2008 - 2009
Studio Personal Trainer Life & MovementVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Consultor técnico e administrativo, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente Geral
Responsável Técnico (Avaliação física, musculação e treinamento de funcionários)
Responsável Administrativo (Contas a pagar, recursos humanos)
2005 - 2006
Academia Anaconda Sport CenterVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Coordenador técnico e administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente geral
Responsável técnico pelos setores; avaliação física, musculação, lutas, atvividades aquáticas e ginástica
Responsável pelo setores; administrativo, contas a pagar, recursos humanos.
2012 - 2012
Faculdade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Aprendizagem motora e motricidade humana
Atividades aquaitcas
Trabalho de conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II
Esportes da vida adulta
Crescimento e desenvolvimento
Medidas e Avaliação
2011 - 2011
Faculdade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Aprendizagem motora e motricidade humana
Atividades aquaitcas
Trabalho de conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II
Esportes da vida adulta
Crescimento e desenvolvimento
Medidas e Avaliação
2011 - 2011
Faculdade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Aprendizagem motora e motricidade humana
Atividades aquaitcas
Trabalho de conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II
Esportes da vida adulta
Crescimento e desenvolvimento
Medidas e Avaliação
2012 - 2012
União das Instituições Educacionais do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas;
Atividades Aquaticas
Ginastica Geral
Esportes individuais
2011 - 2011
União das Instituições Educacionais do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas;
Atividades Aquaticas
Ginastica Geral
Esportes individuais
2011 - 2011
União das Instituições Educacionais do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas;
Atividades Aquaticas
Ginastica Geral
Esportes individuais
2010 - 2010
União das Instituições Educacionais do Estado de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das disciplinas;
Atividades Aquaticas
Ginastica Geral
Esportes individuais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinicius Flavio Milanez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?