Adriana Carvalho Lopes

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade da Califórnia, Berkeley, sob orientação do Professor Percy Hintzen, como bolsista da CAPES. Publicou em 2012, o livro "Funk-se quem quiser no Batidão Negro da Cidade Carioca" (Rio de Janeiro: Bom Texto/Faperj). Atualmente, é professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/UFRRJ) e professora colaboradora do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGDUC/UFRRJ). Seus interesses de pesquisa estão voltados para as juventudes, os letramentos, as relações étnico-raciais e de gênero a partir de perspectivas indisciplinares que colocam em diálogo a Linguística Aplicada, a Antropologia Linguística, Pragmática Crítica e a Educação. Tem longa experiência com formação de professores de língua portuguesa, articulando desenvolvimento linguístico, social e humano. Entre os anos de 2010 e 2012 esteve de licença à maternidade.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2005 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: "Funk-se quem quiser" no batidão negro da cidade carioca
Orientador: em Universidade da California at Berkeley ( Percy Hintzen)
com Kanavillil Rajagopalan. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: raça; genero; Performance; Funk Carioca; IDENTIDADE.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Antropologia Linguística. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

2001 - 2003

Universidade de Brasília, UnB
Título: Narrativa de adolescentes em conflito com a lei,Ano de Obtenção: 2003
Maria Izabel Magalhães.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: IDENTIDADE; DISCURSO; Violência.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Letras Português

2000 - 2002

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Bacharelado em Letras Português

1994 - 1999

Universidade de Brasília, UnB
Título: Linguagem e Cidadania
Orientador: Maria Izabel Magalhaes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em VI Encontro de Interação em Linguagem - ENIL. (Carga horária: 32h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Violência contra a Mulher em Cuba. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2001 - 2001

O Anormal e o Patológico em Michel Foucault. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em III Encontro Nacional de Interação em Linguagem. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Curso de Gênero. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: PRAGMÁTICA.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Crítica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos do Letramento.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos Culturais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, F. F. ; FERNANDES, C. V. ; LOPES, A. C. . V Semana de Letras; I Diasporando: autoria, corpo e linguagem. 2014. (Congresso).

LOPES, A. C. . II Semana de Letras da UFT. 2004. (Outro).

LOPES, A. C. . I Fórum do NEDIG: um olhar de gênero sobre as identidades sociais. 2004. (Congresso).

LOPES, A. C. . Curso de Extensão: Teorizando o Gênero. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"I Simpósiõ Letramentos e Direitos Humanos: Formação para Cidadania",.Formação de Professores, Letramentos e Direitos Humanos. 2019. (Simpósio).

InPLA 2018 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Letramentos em Portunhol na América do Sul: Disposicões translíngues, enquadres monolíngues. 2018. (Congresso).

IX Semana de Letras. Ideologias linguísticas em disputa: dois estudos de caso. 2018. (Congresso).

Que educação para que cidadania? Promessas, perguntas e propostas que interrogam equidade, inclusão e diversidade.Desregulamentando dicotomias: transletramentos, sobrevivências e nascimentos. 2018. (Seminário).

VI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ XXVIII Jornada da de Iniciação Científica da UFRRJ Inic.Federa: uma agência cultural de letramentos. 2018. (Outra).

VI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ XXVIII Jornada da de Iniciação Científica da UFRRJ Inic.A vingança dos Nerds: os novos domínios dos transletramentos Geek. 2018. (Outra).

VI Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação VI Reinião de Iniciação Científica da UFRRJ.Identidades que rimam no rap: ideologias linguísticas e práticas de letramentos de três MCs. 2018. (Outra).

VI Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação VI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ.Grafias de Rua: os letramentos que nos atravessam nos espaços periféricos de nós. 2018. (Outra).

VI Semana de Pesquisa Tecnologia e Inovação VI Reunião de Iniciação Cienteifica da UFRRJ.Ideologias linguísticas em retratos de Capitães de Areia. 2018. (Outra).

VI Semana de Pesquisa Tecnologia e Inovação VI Reunião de Iniciação Cienteifica da UFRRJ.As Hashtags estão na moda: análise dos usos de jovens falantes de português no Instagram. 2018. (Outra).

XIV Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Arte Urbana, Escritas de Rua. 2018. (Encontro).

AILA - 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada. O que os/as jovens aprendem fora da escola? Letramentos de Sobrevivência em intervencões culturais periféricas. 2017. (Congresso).

AILA - 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada. What is the "X" of the question? Language Ideologies and reinventions in school literacies. 2017. (Congresso).

I Jornada de Estudos Críticos em Linguagem.Letramentos de Sobrevivência. 2017. (Encontro).

IV Congresso de Língua Portuguesa/VIII Semana de Letras. Batalha do Federa: a batalha que dá voz às ruas. 2017. (Congresso).

IV Congresso de Língua Portuguesa/VIII Semana de Letras. A vingança dos Nerds: os novos domínios dos letramentos Geek. 2017. (Congresso).

IV Congresso de Língua Portuguesa/VIII Semana de Letras. Atenta: Práticas e Eventos de Letramentos no tour da LDRV. 2017. (Congresso).

Semana Acadêmica de Pedagogia: potencialidades e tensões contemporâneas.Cultura Marginalizada e Currículo. 2017. (Encontro).

XXXI Congresso ALAS - Associação Latino Americana de Sociologia. "Todos nos semo da frontera: escolarização e práticas linguísticas em Portunhol. 2017. (Congresso).

II Festival Providência Favela Funk.Protagonismo Feminino no Funk e na Sociedade. 2016. (Outra).

Vamos Desenrolar.Arte Urbana. 2016. (Encontro).

Batidão Cultural.O papel da mulher no funk. 2015. (Encontro).

Escritas docentes: caminhos pedagógicos para a construção da au autoria profissional.Letramentos de ruptura em escritas não-escolares. 2015. (Outra).

III Congresso Nacional de Letras do Instituto Multidisciplinar. Ensino de língua portuguesa e ideologias linguísticas: qual é o X da questão?. 2015. (Congresso).

Literacies Conference Hiphop studies futures. "Funk é Cultura" (Disruptive Literacies: the writings of the Funk Carioca). 2015. (Congresso).

Seminário de Cultura e Direitos Humanos.Cultura, Sobrevivência e Resistência. 2015. (Seminário).

Seminários dos Alunos do PPGAS.Linguagem, Comunicação e Atos de fala. 2015. (Seminário).

GEsIPI International Conference 'Identity: Representation & Practices. Populism and the People in Lula's Political Discourse. 2014. (Congresso).

Lugares da Linguagem: Do Erudito ao Maldito. XXVI Semana de Letras. I Simpósio Nacional de Estudos da Linguagem.Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. 2014. (Simpósio).

V Coloquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita. Letramentos de Ruptura: as escritas do Funk Carioca. 2014. (Congresso).

I Seminário Interdisciplinar da Escola de Letras: Cartografias do Contemporânneo.Oralidades e Letramentos de Ruptura. 2012. (Seminário).

Semana da Educação na Escola SEEDUC.Funk, Hip-hop e Grafite: letramentos de ruptura. 2012. (Oficina).

III Simpósio Internacional de Letras e Linguistica."Moro na favela, sim senhor!" Resitência nas práticas de letramento do funk carioca. 2011. (Seminário).

II Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Intersescções.Moro na favela, sim senhor: a racialização dos espaços no Funk Carioca. 2011. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. 2011. (Congresso).

Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - PIPGLA.Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. 2010. (Encontro).

VI Enecult.Cidade do Funk: Expressões das diáspora negra nas favelas cariocas. 2010. (Encontro).

Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências as.Letramento e Poesia Crioula. 2009. (Oficina).

The annual Conference of the British forum of Ethnomusicology. Moro na Favela, sim senhor: the construction of place in Funk Carioca. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino Americanos. Performances do funk carioca e da identidade nacional: uma abordagem pragmática dos significados de raça e gênero no Brasil contemporânei. 2009. (Congresso).

Fazendo Gênero 8 Corpo, Violência e Poder.Do estigma à conquista da auto-estima: a construção da identidade negra na performance do funk carioca. 2008. (Seminário).

I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade.Funk-se quem quiser: os significados da cultura popular no rap-funk das favelas cariocas. 2008. (Seminário).

Seminário do GEL.Performances do funk carioca e da identidade nacional: uma abordagem pragmática dos significados raciais no Brasil contemporâneo. 2008. (Seminário).

XXVII Annual ILASSA Student Conference. The Transgression of the Racialized Subject in the Language of Brazilian Hip-Hop,. 2007. (Congresso).

III Conferência Internacional da Diáspora Africana. 2006. (Congresso).

XII Seminário de Teses em Andamento.A construção da identidade juvenil no funk carioca. 2006. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A subversão do sujeito racializado na retórica do rap. 2005. (Seminário).

I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. 2004. (Outra).

I Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.Políticas para as Mulheres: um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero. 2004. (Outra).

I Forum do NEDiG: Um olhar de gênero sobre as identidades sociais.As mulheres no cenário nacional: a constituição da representação das identidades nos instrumentos internacionais. 2004. (Outra).

II Semana de Letras: As Letras transpondo barreiras: Linguagem, educação e diferença.Linguagem e Transformação social. 2004. (Encontro).

Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. A realidade Discursiva em narrativa de adolescentes infratores. 2003. (Congresso).

II Encontro Nacional do Grupo de Estudos Linguisticos do Centro-Oeste.A construção das identidades transgressoras nas metáforas do silêncio. 2003. (Encontro).

II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Ação e Sociedade.As Narrativas de Adolescentes em Conflito com a lei. 2002. (Simpósio).

VI Encontro de Interação em Linguagem Verbal e não-verbal. Linguagem e ação: metáforas das vozes transgressoras. 2002. (Congresso).

I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.A constituição do sujeito nas práticas discursivas das instituições carcerárias. 2001. (Encontro).

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. A violência contra mulheres e negros na mídia impressa. 1999. (Congresso).

3º Congresso de Iniciação Científica. O Discurso Jornalístico contra mulheres e negros na mídia impressa. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: CLAUDIA RODRIGUES DO CARMO ARCENIO

ARCENIO, C. R. C.; AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. C.;LOPES, A. C.. Nas trilhas da memória: os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/UFRRJ. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonathan Ferreira Ribeiro

ROBEIRO, J. F.; SALES, S.;LOPES, A. C.; BAIAO, J. C.. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE NOVA IGUAÇU. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Fontel Souza

OLIVEIRA, A. L.; FABRICIO, B. F.; SOUZA, L. F.;LOPES, A. C.. Mães na universidade: performances discursivas interseccionais na graduação. 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Pereira Peres

PERES, C. P.; OLIVEIRA, A. L.; ARRUZZO, R. C.; LIMA, I. G.;LOPES, A. C.. Geo-grafias dos sujeitos: gênero e ação cultural em Nova Iguaçu. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia PPGEO) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Dennis Novaes Saldanha Côrtes

Novaes, D;FACINA, A.NERCOLINI, M. J.; PALOMBINI, C.; OLIVEIRA, J. P.;LOPES, A. C.. Funk Proibidão: música e poder nas favelas cariocas. 2016. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em antropologia social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel Cristina Mendes Pinheiro Navega

NAVEGA, I. C. M. P.; BERINO, A. P.; GUEDES, M. G. S.; ANDRADE, N. M. S.;LOPES, A. C.. Curta VK e Casa de Aya: tramas entre educação popular na Vila Kennedy. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Isthar Maria Rincon Alvarez

Alvarez, I. M. R; Vieira, M.A; FORTES, M. I. A.;LOPES, A. C.. As Mulheres no Funk Carioca. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lenita Ramos Vasconcelos

VASCONCELOS, L. R.; BERINO, A. P.;LOPES, A. C.; VICTORIO FILHO, A.; SOARES, M. C. S.. Grafiterias nas tramas da arte, juventudes e espaços formativos da cidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Meijueiro de Assis

MEIJUEIRO, C;FACINA, A.ENNE, A. L. S.LOPES, A. C.. Inventar Rios: Escritas de um Janeleiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mábia Camargo

LOPES, A. C.; CAVALCANTI, M. C.; FERREIRA, A. J.; SANTOS, M. F. L.; MOITA LOPES, L.P. Acuenda esse bajubá: indexicalidade e interseccionalidades nas performances narrativas de uma travesti quilombola. 2019. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Gomes Caetano

FACINA, A.; TELLES, M. S. S.; PALOMBINI, C. V. L.; PINTO, F. C. D. S.; GIACOMINI, S. M.;LOPES, A. C.. Entre bordas e fronteiras: gênero, política e interseccionalidade no funk carioca. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Israel Ostiz Vergara

VERGARA, J. I. O.;PALOMBINI, C. V. L.; ULHOA, M. T.;FACINA, A.LOPES, A. C.. Toda canção vem de liberdade vem do cárcere: Mário de Andrade e o Preconceito de Gênero e Raça. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Junot de Oliveira Maia

Maia, J. O; BRAGA, D. B.;SILVA, D. N. E.FACINA, A.; Passos, Pamella;LOPES, A. C.. Fogos Digitais: Letramentos de Sobrevivência no Complexo do Alemão/RJ. 2017. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Hellem da Silva Espíndola

ESPINDOLA, H. S.; FRABRICIO, B. F.;SILVA, D. N. E.; PIRES-ALVES, F. A.;LOPES, A. C.; MELO, G. C. V.. Quem pode dar um rolé? A performatividade das falas do rolezinho na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Aparecida Gomes Ferreira

FERREIRA, M. A. G.; LOPES, L. P. M.; FABRICIO, B. F.; MELO, G. C. V.; BIAR, L. A.;LOPES, A. C.. Entre rede d discurso e de pesca: performances narrativas de mulheres pescadoras em Arraial do Cabo. 2016. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo Ferreira da Cruz

LOPES, A. C.; OLIVEIRA, C. T. F.; ARAGAO, C. O.; SANTOS, L. A. P. F.. "Viva a Palavra!: Travessias cartográficas das práticas de letramentos de jovens da periferia de Fortaleza/CE". 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Tony Leão da Costa

LOPES, A. C.FACINA, A.; COSTA, A. M. D.;PALOMBINI, C. V. L.NERCOLINI, M. J.. Música de Subúrbio: Cultura Popular e música popular na Hipermargem de Belém. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pablo Cezar Laigner de Souza

LOPES, A. C.FACINA, A.; HERSCHMAN, M. M.;CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.. Do funk Fluminense ao Funk Nacional: o grito comunicacional das favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pâmella Santos dos Passos

LOPES, A. C.FACINA, A.ENNE, A. L. S.; DAYRELL, J. T.; AGUIAR, K. F.. Lan House na favela: cultura e práticas sociais em Acari e no Santa Marta. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cláudia Maria de Lima Graça

LOPES, A. C.; FABRICIO, B. F.. Existência: cartografia performativa em uma ocupação urbana. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renan Ribeiro Moutinho

MOUTINHO, R. R.;PALOMBINI, C. V. L.; FACINA, ADRIANA; MUKANA, K. W.;LOPES, A. C.. "Bota o tambor pra tocar": dimensões afrodiaspóricas e transatlânticas do funk carioca entre as décadas de 1980 e 2000. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Junot de Oliveira Maia

Maia, J. O;SILVA, D. N. E.; BRAGA, D. B.;LOPES, A. C.. Papo Reto Digital: Letramentos de sobrevivência no Complexo do Alemão/ RJ. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariana Gomes Caetano

CAETANO, M. C.; TELLES, M. S. S.;FACINA, A.; GIACOMINI, S. M.;LOPES, A. C.. Entre bordas e fronteiras: mulheres do funk e feminismos sobreviventes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Aparecida Gomes Ferreira

FERREIRA, M. A. G.; MOITA LOPES, L.P; FABRICIO, B. F.;LOPES, A. C.. Entre redes de D/discurso e de pesca: Performances narrativas de mulheres pescadoras em Arraial do Cabo. 2015.

Aluno: Tony Leão da Costa

LOPES, A. C.FACINA, A.; Menegat, M. Música de Subúrbio: música do povo, artistas populares e intelectuais na formação da música popular brasileira no norte do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Alberto Silva Gonçalves

ANDRADE, N. M. S.; PEREZ, C. L. V.; SOARES, M. C.;LOPES, A. C.. Sobre viver na universidade: por onde voam os vagalumes? Conversas sobreviventes com egressos do curso de pedagogia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luana Fontel Souza

SOUZA, L. F.;LOPES, A. C.; OLIVEIRA, A. L.; FABRICIO, B. F.. Mulheres mães na academia: performances discursivas do feminino desterritorializado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoela Tavares Carvalho da Silva

Da Silva, Manoela T.C;LOPES, A. C.; FABRICIO, B. F.. Ideologias linguísticas e práticas de letramentos: performances de gênero em uma escola federal do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Pereira Peres

Peres, Carolina Pereira; OLIVEIRA, A. L.; ARRUZZO, R. C.; LIMA, I. G.;LOPES, A. C.. Geo-Grafias Periféricas: os mano, as mina e as mana nas ações culturais em Nova Iguaçu. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Geografia PPGEO) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Meijueiro

MEIJUEIRO, C;FACINA, A.ENNE, A. L. S.LOPES, A. C.. Inventar Rios. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Culturas e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wilda Barbosa Nóia

Borba, Maristela;LOPES, A. C.; Rondon, J; Almeida, Mariza Riva de. O sujeito implícito nos textos dos livros didáticos como ser social ideologicamente constituído. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Inglesa e Metodologias de Ensino-aprendiza) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Alana Mendonça Provenzano

PROVENZANO, A. M.; GUERREIRO, J.; Passos, Pamella;LOPES, A. C.. Tô na pista: uma análise de bailes funks carioca sob o olhar de uma frequentadora e a relação com a pacificação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Henrique da Costa

COSTA, G. H.; SILVA, F. F.; SILVA, S. M.;LOPES, A. C.. Lima Barreto e Nei Lopes: a luta por meio da estética literária contra a exclusão racial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise de Moraes Santanna Santos

SANTOS, D. M. S.; SILVA, F. F.;LOPES, A. C.. Memorial Acadêmico de uma aluna de letras: o sentido da vida no encontro com a literatura negra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheyla Miryam Granja Guissara

GUISARRA, S. M. G.; SILVA, F. F.;LOPES, A. C.. Currículo e formação de professores na UFRRJ -IM: Uma leitura de Leandro Gomes de Barro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirielli Colle Farias Sartório

LOPES, A. C.; Soares, Adriana B.; Fernandes, Monica, P.. Do Bê a Bá ao(s) Letramentos: um percurso histórico dos métodos de alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiane de Souza

Fernandes, Monica, P.; Soares, Adriana B.;LOPES, A. C.. A Importáncia da Literatura na formação leitora no universo infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Liris Naiara da Silva Queiroz

QUEIROZ, L. N. S.; BERINO, A. P.; GUEDES, M. G. S.;LOPES, A. C.. Ilê, Omulu e Oxu, Caminhos abertos para educação no município de São João de Miriti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline de Souza Amaral

AMARAL, A. S.; FERNANDES, M. P.; SILVA JUNIOR, J. A.; SOARES, A. B.;LOPES, A. C.. O uso social da leitura e da escrita: atividades de sala de aula que refletem a aprendizagem de mundo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nilza Muniz da Silva Nogarol

NAGAROL, N. M. S.; Fernandes, Monica, P.; SILVA JUNIOR, J. A.;LOPES, A. C.. A criança - conflitos familiares e escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rose Nogueira da Silva Vieira

LOPES, A. C.; FERNANDES, M. P.; SILVA JUNIOR, J. A.. Letramentos nas Práticas Doscentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Conceição Nunes

LOPES, A. C.; FERNANDES, M. P.; SILVA JUNIOR, J. A.. Livros didáticos de alfabetização: que leitores produzem?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: MARIA IZABEL ALVES DA SILVA

LOPES, A. C.; FERNANDES, M. P.; SOARES, A. B.; SILVA JUNIOR, J. A.. Resultado da ação de ensinar e aprender a ler e escrever. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gladson Paulo Milhomes Fonseca

MUNIZ, A. L.;LOPES, A. C.. Teatro e Política de Saúde Preventiva em Palmas - DST/HIV: a trajetória do Grpo DST-Zudos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História) - Fundação Universidade Federal do Tocantins.

CRUZ, A. G.; AZEVEDO, P. B.; BERINO, A. P.;LOPES, A. C.. Concurso para professor substituto. 2019. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LOPES, A. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente - Ensino de Língua Espanhola, Didática e Didática Geral. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

AZEVEDO, P. B.; FAZOLLO, S. A. B.;LOPES, A. C.. Processo Seletivo para professor substituo. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

LOPES, A. C.; MELO, J. G.. Banca de seleção para professor substituto. 2004. Fundação Universidade Federal do Tocantins.

LOPES, A. C.; MILANI, S. E.. Banca Examinadora do concurso público para professor assistente - Lingüística. 2004. Fundação Universidade Federal do Tocantins.

LOPES, A. C.; MILANI, S. E.. Banca para concurso de seleção para professor substituto. 2004. Fundação Universidade Federal do Tocantins.

MELO, J. G.;LOPES, A. C.. Concurso de Seleção para Professor Substituto na Congregação do Curso de Geografia - Língua Portuguesa. 2003. Fundação Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

COROA, M. L. M. S.; Moita Lopes; MAGALHAES, M. I.. Narrativas das adolescentes em conflito com a lei. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Daniel do Nascimento e Silva

Rajagopalan, Kanavillil;SILVA, Daniel Nascimento; Tavares, Julio Cesar de Souza;Facina, Adriana; Veras, Viviane. "Funk-se quem quiser" no batidão negro da cidade carioca. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Júlio Cesar de Souza Tavares

Rajagopalan, Kanavillil; Veras, Maria Viviane do Amaral; Amaral, Adriana Facina Gurgel do; Silva, Daniel do Nascimento;TAVARES, Julio Cesar (de S.). Funk-se quem quiser. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa

CORRÊA, R. G. C. F.. Métodos Contraceptivos: conhecimentos das adolescentes assistidas na unidade de Saúde da Família da Vila Sarney em São Luis-Ma. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.

Maria Viviane do Amaral Veras

RAJAGOPALAN, K.;VERAS, Viviane; FACINA, A.; SILVA, D. do N.; TAVARES, J. C. de S.. Funk-se quem quiser: no batidão negro da cidade carioca. 2010. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP.

Maria Viviane do Amaral Veras

VERAS, Viviane; RAJAGOPALAN, K.; FACINA, A.. "Funk-se quem quiser": linguagem, identidade e música nas favelas da cidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Izabel Santos Magalhaes

MAGALHAES, I.; Luiz Paulo da Moita Lopes; Maria Luiza Coroa. Narrativas das adolescentes em conflito com a lei. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Adriana Facina Gurgel do Amaral

FACINA, Adriana; RAJAGOPALAN, K.; VERAS, M. V. A.;SILVA, Daniel do Nascimento e; TAVARES, Julio. Funk-se quem quiser: no batidão negro da cidade carioca. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Facina Gurgel do Amaral

FACINA, Adriana; RAJAGOPALAN, K.; VERAS, M. V. A.. Funk-se quem quiser: linguagem, identidade e música nas favelas da cidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Kanavillil Rajagopalan

RAJAGOPALAN, Kanavillil; Amaral, A. F. G. do; Tavares, J.C de S.; VERAS, Viviane; SILVA, D. N.. "Funk-se quem quiser" no batidão negro da cidade carioca. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Kanavillil Rajagopalan

RAJAGOPALAN, Kanavillil; VERAS, Viviane; FACINA, A.. "Funk-se quem quiser" no batidão negro da cidade carioca. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Dina Maria Machado Andrea Martins Ferreira

RAJAGOPALAN, Kanavillil; Silva, Daniel do Nascimento; VERAS, Viviane; Amaral, Adriana; Tavares, Julio Cesar;FERREIRA, Dina Maria Martins. Funk-se quem quiser, no batidão negro da cidade carioca. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado Em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Paulo da Moita Lopes

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. NARRATIVAS DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Janaina Coutinho Tavares

Sarau V: Letramentos de Rua; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Caroline da Costa Silva

IDENTIDADES QUE RIMAM NO RAP: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE TRÊS MCs; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Raquel Ferreira Sampaio dos Santos

A representação de pessoas negras em jornais online; O que está por trás dos comentários das redes sociais?; Início: 2019; Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Paula Helena Dias Damas

Vozes e escritas femininas nas práticas de letramentos digitais: o caso do aplicativo "Wattpad"; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Juliana Souza de Queiroz

A Construção discursiva da violência em jornais da Baixada Fluminense; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Luana Fontel Souza

Mães na universidade: performances discursivas interseccionais na graduação; 2019; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Monoela Tavares Carvalho da Silva

Ideologias linguísticas e ensino: refletindo sobre o gênero na língua em escola da rede pública; 2017; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Juliana Herculano

As Hashtags estão na moda: análise dos usos de jovens falantes de português no Instagram; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Carla Isadora Moraes Guedes de Carvalho

Harry Potter como objeto de letramento literário; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Janaina Coutinho Tavares

Sarau "V" e os letramentos que nos atravessam nos espaços periféricos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Liz Córdova

Movimentos Sociais na Escola; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Caroline Costa

Letramentos no hip-hop; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Janaína Tavares

Sarau V: Letramentos de Rua; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Marcia da Silva Santos Rodrigues

"Sonhos, tenho muitos": Narrativas de Letramentos de Professoras da Baixada Fluminense; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Giovana Celia Costa Barbosa da Silva

A Representação Discursiva das Mulheres em Jornais Populares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Cintia Cristina Rodrigues Teixeira Menezes

Histórias de Letramento de alunos/as do ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Manoela Tavares Carvalho da Silva

Ideologias linguísticas e ensino: refletindo sobre o gênero na língua em escola da rede pública; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Elizabete Furtado Antunes

A Concepção de Língua e Ensino no Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro - SAERJ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Jeanne da Silva Moreira

Gêneros musicais e letramento da juventude; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Giovana Celia Costa Barbosa da Silva

A representação discursiva das mulheres nos jornais da Baixada Fluminense; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Rose Nogueira da Silva

Letramentos nas Práticas Docentes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Débora Izis Martins dos Santos

A vingança dos Nerds: os novos domínios dos transletramentos Geek; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Raquel Silva Falcão

Federa: uma agência cultural de letramentos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Larissa Carla Lopes Cardoso

A construção discursiva das identidades tocantinenses na mídia impressa; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Adriana Carvalho Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nair Portela Silva Coutinho

Avaliação no Processo Ensino-Aprendizagem na Área de Educação Profissional em Enfermagem Sob a Òtica de Educadores e Educandos; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Form; Pedag; em Educ; Profissional na àrea da Saúd) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Nair Portela Silva Coutinho;

Maria Izabel Santos Magalhaes

Narrativas das Adolescentes em Conflito com a Lei; 2003; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Izabel Santos Magalhaes;

Kanavillil Rajagopalan

"Funk-se quem quiser" no batidão negro da cidade carioca; 2010; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Kanavillil Rajagopalan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, DANIEL NASCIMENTO ; LOPES, ADRIANA CARVALHO . -Yo hablo un perfeito portuñol-. REVISTA DA ABRALIN , v. 17, p. 144-181, 2019.

  • BORBA, R. ; LOPES, A. C. . Archi-écriture de genre et politiques de différance: immondices verbales et littéracies d'intervention dans le quotien des établissements scolaires. Glad: Revue sur le langue, le genre, les sexualités , v. 7, p. 1-25, 2019.

  • BORBA, R. ; LOPES, A. C. . Escrituras de gênero e políticas da differánce: Imundície verbal e letramentos de intervenção no coitidiano escolar. LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO) , v. 21, p. 241-285, 2018.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, D. N. E. ; FACINA, A. ; CALAZANS, R. ; TAVARES, J. . Letramentos de Sobrevivência: costurando vozes e histórias. Revista ABPN , v. 10, p. 678-703, 2018.

  • LOPES, ADRIANA CARVALHO ; SILVA, DANIEL DO NASCIMENTO E . TODOS NÓS SEMOS DE FRONTERA: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E ACONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA TRANSLÍNGUE. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 18, p. 695-713, 2018.

  • COUTINHO, BRUNO ; LOPES, ADRIANA CARVALHO ; SILVA, DANIEL DO NASCIMENTO E . Populism and the people in Lula's political discourse: Bridging linguistic and social theory. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 25, p. 681, 2017.

  • LOPES, A. C. ; FACINA, A. ; SILVA, D. N. E. ; TAVARES, J. ; CALAZANS, R. . DESREGULAMENTANDO DICOTOMIAS: TRANSLETRAMENTOS, SOBREVIVÊNCIAS, NASCIMENTOS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 56, p. 753-780, 2017.

  • SILVA, DANIEL N. ; FACINA, ADRIANA ; LOPES, ADRIANA CARVALHO . Complex territories, complex circulations: The 'pacification' of the Complexo do Alemão in Rio de Janeiro. Pragmatics and Society , v. 6, p. 175-196, 2015.

  • LOPES, A. C. . Resenha:Facina, A. (org.) Acari Cultural: Mapeamento da produção cultural em uma favela da Zona Norte do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Faperj/Mauad, 2014. Periferia (Duque de Caxias) , v. 6, p. 139-146, 2014.

  • LOPES, A. C. ; FACINA, A. . Cidade do Funk: Expressões da Diáspora Negra nas Favelas Cariocas. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro , v. 6, p. 193-206, 2012.

  • LOPES, A. C. . A favela tem nome próprio: a (re)significação do local na linguagem do funk carioca. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. 9, p. 369-390, 2009.

  • LOPES, A. C. . Funk e voto: um relato sobre a arte nas fronteiras da cidadania. Revista Polêmica , v. 7, p. 152-156, 2008.

  • LOPES, A. C. . Resenha: ORTEGA, S. Para uma política da amizade. Arendt, Derrida e Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, 118p.. Cadernos de Linguagem e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. 5, p. 05-204, 2002.

  • LOPES, A. C. ; FACINA, A. (Org.) ; SILVA, D. N. E. (Org.) . Nó em Pingo D'água: sobrevivência, cultura e linguagem. 1. ed. Rio de Janeiro/Florianópolis: Mórula/Insular, 2019. v. 1. 333p .

  • LOPES, A. C. . Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. 1. ed. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2011. v. 1. 220p .

  • SILVA, D. N. E. ; LOPES, A. C. ; FACINA, A. . Linguística e Ciências Sociais. In: Adriana Carvalho Lopes; Adriana Facina; Daniel Silva. (Org.). Nó em Pingo d'água: sobrevivência, cultura e linguagem. 1ed.Rio de Janeiro/ Florianópolis: Mórula/ Insular, 2019, v. 1, p. 11-13.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, D. N. E. ; FACINA, A. ; CALAZANS, R. ; TAVARES, J. . Letramentos de Sobrevivência: costurando vozes e histórias. In: Adriana Carvalho Lopes; Adriana Facina; Daniel Silva. (Org.). Nó em Pingo d'água: sobrevivência, cultura e linguagem. 1ed.Rio de Janeiro/ Florianópolis: Mórula/ Insular, 2019, v. 1, p. 31-57.

  • SILVA, D. N. E. ; LOPES, A. C. . Hablar portuñol é como respirar: Translanguaging and the descent into the ordinary. In: Lee, Jerry; Dovchin, Sender. (Org.). Translinguistics: Negotiating Innovation & Ordinariness. 1ed.Londres: Routledge, 2019, v. , p. 1-20.

  • FACINA, A. ; SILVA, D. N. E. ; LOPES, A. C. . Sobrevivência, linguagem e diferença: política no tempo do agora. In: Adriana Carvalho Lopes; Adriana Facina: Daniel N. Silva. (Org.). Nó em pingo d'água: sobrevivência, cultura e linguagem. 1ed.Rio de Janeiro/ Florianópolis: Mórula/Insular, 2019, v. 1, p. 15-30.

  • LOPES, A. C. ; CALAZANS, R. ; TAVARES, J. . Letramentos de Ruptura: costurando sobrevivências e nascimentos. In: Aristóteles de Paula Berino; Aldo Victorio Filho; Maria da Conceição Silva Soares. (Org.). Multiplos olhares sobre a juventude. 1ed.Rio de Janeiro: Edur/UFRRJ, 2018, v. 1, p. 94-100.

  • LOPES, A. C. . Pragmática engajada: performances de resistência no funk carioca. In: Daniel do Nascimento e Silva; Dina Maria Ferreira; Claudiana Nogueira de Alencar. (Org.). Nova Pragmática: Modos de Fazer. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2014, v. , p. 9-325.

  • LOPES, A. C. . Violência contra mulheres na mídia impressa. In: Mireya Suárez; Lourdes Bandeira. (Org.). Violência, Gênero e Crime no Distrito Federal. 1ed.BRASILIA: Editora Universidade de Brasília, 1999, v. , p. 121-143.

  • LOPES, A. C. . Funk: criminalização histórica. Projeto Colabora, 18 ago. 2017.

  • LOPES, A. C. . Arte Urbana, Escritas de Rua. In: XIV Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2018, Salvador. XIV Enecult, 2018. v. 1.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, D. N. E. ; FACINA, A. . Letramentos de Ruptura: as escritas do Funk Carioca. In: V Coloquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte. Cadernos de Resumo, 2014. v. 1. p. 52-56.

  • LOPES, A. C. . Funk-se quem quiser: reinvenções da diáspora negra nas favelas cariocas. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS, 2014, Belém. ANAIS DO VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS, 2014. v. 1.

  • LOPES, A. C. ; FACINA, A. . Cidade do Funk: Expressões das diáspora negra nas favelas cariocas. In: VI Enecult, 2010, Salvador. Cult Sexta Edição 2010, 2010.

  • LOPES, A. C. . Do estigma à conquista da auto-estima: a construção da identidade negra na performance do funk carioca. In: Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008.

  • LOPES, A. C. . The Transgression of the Racialized Subject in the Language of Brazilian Hip-Hop,. In: XXVII Annual ILASSA Student Conference, 2007, Austin. LANIC Latin American network information center, 2007.

  • LOPES, A. C. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE JUVENIL NO FUNK CARIOCA. In: Seminário de Teses em Andamento - SETA, 2007, Campinas. Anais do Seta, 2007. v. 1.

  • LOPES, A. C. . Um diálogo com "Eliana": negociação e conflito relativos aos significados de criminalidade. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Sociedade e Ação, 2002, Belo Horizonte. Anais do II Simpósio Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Sociedade e Ação.. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

  • SILVA, D. N. E. ; LOPES, A. C. . Pragmatics in the field: Issues of ethics in studying language-using humans. In: 13th International Pragmatics Conference, 2013, New Delhi. Abstracts. Amsterdam: John Benjamins, 2013. p. 30-30.

  • SILVA, D. N. E. ; LOPES, A. C. ; FACINA, A. ; OLIVEIRA, B. C. S. . What is left to the pragmaticists when the knowledge informants want to take part in the research?. In: I American Pragmatics / V Intercultural Pragmatics Conference, 2012, Charlotte. Book of Abstracts. Charlotte: University of North Caroline, 2012. v. 1. p. 82-83.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, DANIEL N. . Todos nos semo da frontera: fluxos e m´ultiplos pertencimentos nas pr´aticas de letramentos de Fabian Severo. In: InPLA 2018 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2018, São Paulo. Livro de Resumos ? 21o InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2018.

  • BORBA, R. ; LOPES, A. C. . What is the 'X' of the question? Language Ideologies and reinventions in school literacies. In: AILA - 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada, 2017, Rio de Janeiro. AILA World Congress - Abstract Booket, 2017.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, D. N. E. . O que os/as jovens aprendem fora da escola? Letramentos de sobrevivência em intervenções Culturais Periféricas. In: AILA - 18 Congresso Mundial de Linguística Aplicada, 2017, Rio de Janeiro. AILA World Congress - Abstract Booket, 2017.

  • LOPES, A. C. ; SILVA, DANIEL N. . ?Todos nos semo da frontera?: escolarização e práticas linguísticas em Portuñol. In: Associação Latino Americana de Sociologia, 2017, Montevideo. ALAS Resumos, 2017.

  • LOPES, A. C. ; BORBA, R. . Rescritas de Gênero e políticas de descolonização: Imundice verbal e letramentos de intervenção em contextos escolares. In: III Congresso de Estudios Poscoloniales e IV Jornadas de Feminismo Poscolonial:, 2016, Buenos Aires. Intersecciones desde el Sur: habitando cuerpos territórios e saberes, 2016.

  • LOPES, A. C. . 'Funk é cultura!' Disruptive Literacies: the writings of the Funk Carioca. In: Literacies Conference: Hiphop Studies the Future, 2015, Columbus. Literacies Conference: Hiphop Studies the Future, 2015.

  • LOPES, A. C. ; OLIVEIRA, B. C. S. . Populism and the People in Lula's Political Discourse. In: GEsIPI International Conference 'Identity: Representation & Practices, 2014, Lisboa. Identity: Representation & Practices. Book of Abstracts IRP, 2014. p. 12-12.

  • LOPES, A. C. ; FACINA, A. ; SILVA, D. N. E. . Letramenos de Ruptura: as escritas do Funk Carioca. In: V Coloquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita Coloquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte. V Coloquio Internacional de Letramento e Cultura Escrita. Belo Horizente: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale, 2014. p. 51-52.

  • LOPES, A. C. . "Moro na favela, sim senhor!" Resitência nas práticas de letramento do funk carioca. In: III Simpósio Internacional de Letras e Linguisticas, 2011, Uberlandia. Anais do Silel, 2011.

  • LOPES, A. C. . Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. In: IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IX Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada, 2011.

  • LOPES, A. C. . Moro na Favela, sim senhor: the construction of place in Funk Carioca. In: Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology, 2009, Liverpool. Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology, 2009.

  • LOPES, A. C. . Performances do funk carioca e da identidade nacional: uma abordagem pragmática dos significados raciais no Brasil contemporâneo. In: Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. Anais do GEL, 2008.

  • LOPES, A. C. . Funk-se quem quiser: os significados da cultura popular no rap-funk das favelas cariocas. In: I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade, 2008, Campinas. I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade, 2008.

  • LOPES, A. C. . Do estigma à conquista da auto-estima: a construção da identidade negra na performance do funk carioca. In: Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008.

  • LOPES, A. C. . A construção da identidade juvenil no funk carioca. In: XII Seminário de Teses em Andamento, 2006, Campinas. XVII Seminário de Teses em Andamento. campinas: gráfica central da unicamp, 2006.

  • LOPES, A. C. . A subversao do sujeito racializado na retorica do rap. In: Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas - RS. IV Senale oralidade e ensino questoes e perspectivas, 2005.

  • LOPES, A. C. . As mulheres no cenário nacional: a constituição da representação das identidades nos instrumentos internacionais. In: I Forum do NEDiG: Um Olhar de Gênero sobre as Identidades Sociais, 2004, Porto Nacional. I Forum do NEDiG: Um Olhar de Gênero sobre as Identidades Sociais. Programação e Resumos, 2004.

  • LOPES, A. C. . A Construção das identidades transgressoras nas metáforas do silêncio. In: II ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO CENTRO-OESTE, 2003, Goiânia. II ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO CENTRO-OESTE, 2003.

  • LOPES, A. C. . A realidade discursiva em narrativas de adolescentes infratoras. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional da Abralin, 2003.

  • LOPES, A. C. . As narrativas de adolescentes em conflito com a lei. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Ação e Sociedade, 2002, Belo Horizonte. II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Ação e Sociedade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG; Núcleo de Análise do Discurso, 2002.

  • LOPES, A. C. . Linguagem e ação: as metáforas das vozes transgressoras. In: VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Discurso e Gramática, 2002, Brasília. Anais do VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Discurso e Gramática. Brasília: Núcleo de Estudos de Linguagem e Ideologia, 2002.

  • LOPES, A. C. . A constituição do sujeito nas práticas discursivas das instituições carcerárias. In: I Encontro nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste, 2001, Campo Grande. Caderno de resumos do I Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. Campo Grande: Editora da UFMS, 2001.

  • LOPES, A. C. . O discurso Jornalístico sobre violência contra mulheres e negros na mídia impressa. In: Quinto Congresso de Iniciação científica da UnB, 1999, Brasília. Quinto Congresso de Iniciação científica da UnB. Brasília: UnB, 1999.

  • LOPES, A. C. . O Discurso Jornalístico sobre Violência Contra Mulheres e Negros na Mídia Impressa. In: 51 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais do SBPC, 1999.

  • LOPES, A. C. . O discurso Jornalístico sobre violência contra mulheres e negros na mídia impressa. In: Quarto Congresso de Iciação Científica da UnB, 1998, Brasília. Quarto Congresso de Iniciação Científica da UnB. Brasília: UnB, 1998.

  • LOPES, A. C. . "O discurso Jornalístico sobre a violência contra mulheres e negros na mídia impressa". In: Terceiro Congresso de Iniciação Cinetífica, 1997, Brasília. Terceiro Congresso de Iniciação Científica da UnB. Brasília: UnB, 1997.

  • LOPES, A. C. . Cultura Marginalizada e Currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Ensino de Lingua Portuguesa e Ideologias Linguiticas: qual o 'x'da questão?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Letramentos de Ruptura em Escritas não-escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . O Papel da Mulher no Funk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Oralidades e Letramentos de Ruptura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Oralidades e Letramentos de Ruptura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Moro na favela, sim senhor: a racialização dos espaços no Funk Carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Políticas para as Mulheres: um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, A. C. . As mulheres no cenário nacional: a constituição da representação das identidades nos instrumentos internacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, A. C. . Em torno de uma abordagem prática em pragmática: tragédia grega como conversão impolida. São Paulo: Cortez Editora, 2014. (Tradução/Outra).

  • LOPES, A. C. . Uma Questão Ética: linguística e teoria feminista na pós-modernidade 2004 (Cadernos de Extensão do NEDiG).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, A. C. . Palestrante do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local - CONSAD. 2004.

LOPES, A. C. . Coordenadora da Oficina Liderança e Gestão do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local - CONSAD. 2004.

LOPES, A. C. . Capacitadora do curso de capacitação de agentes de segurança alimentar do Programa Fome Zero. 2003.

LOPES, A. C. . Entenda os ?pancadões?, fenômeno do funk que é febre nas periferias de São Paulo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, A. C. . Entenda os 'pancadões' fenômeno do funk que é febre nas periferias de São Paulo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, A. C. . No Batidão Negro da Cidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, A. C. ; Vincent, Rickey . The History of Funk. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, A. C. . Funk: crimalização histórica. 2017; Tema: Funk Carioca. (Site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O que as juventudes aprendem fora da escola? Práticas de letramentos em intervenções culturais periféricas, Descrição: Esta pesquisa faz parte da linha de pesquisa Letramentos não-escolares do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos e tem por objetivo investigar as práticas de letramentos das juventudes da Baixada Fluminense. Essa região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, historicamente, foi representada por boa parte dos discursos hegemônicos como um espaço homogêneo, caracterizado como a terra do coronelismo, do banditismo, da violência e da pobreza. No entanto, apesar de ser uma das regiões mais estigmatizadas do país, esse território também é um território de potência, um lugar rico e promissor em termos de produção cultural: rodas de funk, batalhas de rima, saraus, cine-clubes, etc são parte do cotidiano desses locais e de sua juventude. Nesta pesquisa, abordaremos essas produções culturais não só como intervenções políticas nos territórios, mas principalmente como ?agências de letramentos? - ou seja, nesses eventos, a juventude envolve-se com práticas de escrita e de leitura em prol de um objetivo comum. Desse modo, nosso objetivo mais amplo é compreender de que modo tais práticas são usadas, significadas e disseminadas por sua própria juventude. Cabe destacar, que a investigação dessas escritas não-escolares é fundamental para que possamos construir pedagogias mais sensíveis às formas pelas quais os/as estudantes mobilizam recursos simbólicos e materiais específicos no interior de suas comunidades; recursos que, muitas vezes, vão além das demandas de letramento exigidas pelas escolas. Apoiadas pelos pressupostos dos chamados ?Novos Estudos do Letramento?, formulado por Brian Street, e situadas em um campo de estudos indisciplinar, tal qual coloca o linguista Moita Lopes, faremos uma interpretação etnográfica e linguística das práticas de letramento que constituem algumas intervenções culturais que ocorrem mensalmente na cidade de Nova Iguaçu, RJ. Como resultado esperamos contribuir não só com a valorização e a visibilidade de saberes e práticas de letramento consideradas periféricas, como também ampliar o debate sobre o letramento escolar, colocando em questão perspectivas grafocêntricas, eurocêntricas e logocêntricas, ainda tão presentes em nossos currículos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adriana Carvalho Lopes - Coordenador / Adriana Facina - Integrante / Daniel do Nascimento e Silva - Integrante / Janaína Tavares - Integrante / Caroline Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2011 - 2013

    Identidade e práticas de letramento no Funk Carioca, Descrição: Este projeto é vinculado a linha de pesquisa Estudos Culturais e Literaturas na Diáspora Negra do grupo de pesquisa Afroperspectiva Saberes e Intersecções (Afrosin) do Laborátório de Estudos Afro-brasileiros (IM/UFRRJ). Situada em um campo de estudos transdisciplinar, esta pesquisa conjuga alguns pressuposto dos Estudos Culturais (Stuart Hall, Homi Bhabha, Paul Gilroy) e da Pragmática Linguistica (Rajagopalan) aos Novos Estudos do Letamento (Brian Street, Hamilton, Barton). O objetivo deste projeto é investigar os letramentos que ocorrem em contextos não escolares, mais especificamente, as práticas de leitura e de escrita que estruturam o chamado mundo funk carioca. Pretendemos perceber de que maneira tais práticas de letramento não só constituem as identidades das juventudes de periferias e favelas, como também colocam em xeque determinadas noções eurocêntricas de escritura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Carvalho Lopes - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Mapeamento das Produções Culturais e das Práticas de Letramento em três Favelas do Complexo do Alemão, Descrição: Este projeto pretende mapear o conjunto da produção cultural e das práticas de letramento no conjunto de favelas do Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A região administrativa dessa localidade apresenta o pior índice de desenvolvimento humano (0,709) , se comparadas com as outras 31 regiões do município do Rio de Janeiro. Mesmo com as obras do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), iniciadas em 2007, o Complexo do Alemão ainda apresenta sérios problemas de infra-estrutura e uma baixa efetividade de políticas culturais e educacionais. A despeito disso, o cotidiano da favela é marcado por uma série de atividades culturais, tais como escolas de samba, grupos de hip hop, bailes funk, quadrilhas de festa junina, grupos de dança e teatro, grafite, oficinas de fotografia, poesia etc. Nessas iniciativas encontramos diversas práticas de letramento, ou seja, é possível compreender os múltiplos sentidos atribuídos à linguagem, aos diferentes modos de ler, escrever e falar que caracterizam as histórias e trajetórias desses grupos. A principal meta do projeto é mapear essas iniciativas desenvolvidas pelos próprios moradores com o objetivo de sugerir caminhos para fomentá-las através de políticas públicas e do patrocínio privado, estimulando uma economia da cultura já existente na favela, a qual pode ser opção de emprego e renda para seus produtores culturais e artistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Carvalho Lopes - Integrante / Adriana Facina - Coordenador / Daniel do Nascimento e Silva - Integrante / Bruno Coutinho de Souza Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2003 - 2005

    Sertão e migração de fronteiras: a construção discursiva da identidade tocantinense, Descrição: Partindo do pressuposto que os estados da nações modernas podem ser compreendidos como "comunidade imaginada", como coloca Benedict Anderson, esse projeto visa investigar os diversos discursos que são construídos para a delimitação das fronteiras do estado do Tocantins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Carvalho Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1997

PREMIO DE MELHOR TRABALHO DE INICIAÇAO CIENTIFICA, UNB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar de Educação. , Rua Capitao Chaves, 60, Centro, 21941590 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26690105, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta III, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2018

      Direção e administração, Instituto Multidisciplinar de Educação, Departamento de Educação e Sociedade.,Cargo ou função, Vice Chefe do Departamento de Educação e Sociedade.

    • 03/2018

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ.

    • 06/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Multidisciplinar de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 06/2018

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 03/2018 - 06/2018

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Letramentos e Direitos Humanos.

    • 03/2016 - 04/2018

      Direção e administração, Instituto Multidisciplinar de Educação, Departamento de Educação e Sociedade.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia.

    • 07/2017 - 11/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa , Seminário de Monografia I

    • 07/2017 - 11/2017

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, Prática do Ensino Fundamental

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I , Ensino de Língua Materna II

    • 07/2016 - 11/2016

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Universidade, Conhecimento e Sociedade

    • 07/2016 - 11/2016

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I , Ensino de Língua Materna II

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 07/2015 - 11/2015

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Lingua Materna I , Ensino de Língua Materna II

    • 04/2015 - 06/2015

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Leitura e Livros: A formação de leitores em espaços plurais.

    • 03/2015 - 06/2015

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 05/2015 - 05/2015

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Escritas Docentes. Caminhos Pedagógicos para a Construção da Autoria Profissional.

    • 07/2014 - 11/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 07/2013 - 11/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Portuguesa

    • 07/2013 - 11/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Portuguesa

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 07/2012 - 11/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Afro-Brasileira e Africana

    • 07/2012 - 11/2012

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I, Ensino de Língua Materna II

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão III, Ensino de Língua Portuguesa

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Materna I

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro Permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PIPGLA/UFRJ.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina "Sobreviver/ sobrevivências" do curso de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, ministrada com os Professores Adriana Facina e Daniel Silva do Nascimento.

    Atividades

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos em Discurso e Sociedade - NUDES, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 06/2018

      Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Linguística

    • 05/2017 - 07/2017

      Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Cultura, Identidade e Território: uma perspectiva histórica.

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etnografia como prática textual

    • 02/2016 - 06/2016

      Ensino, Interdisciplinar Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Letramentos Contemporâneos

    • 03/2015 - 06/2015

      Ensino, programa de pós-graduação em antropologia social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sobreviver, Sobrevivências

  • 2002 - 2009

    Fundação Universidade Federal do Tocantins

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2003 - 03/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enunciação e Discurso, Pragmática, Semiótica do Texto, Tópico Especial: Discurso e gênero, Tópico Especial em Análise do Discurso Crítica, Tópico Especial: Letramento e Ensino

    • 04/2004 - 04/2004

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, Organização do I Caderno de Extensão do NEDiG: Teorizando Gênero.

    • 04/2004 - 04/2004

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, PALESTRA: AS MULHERES NO CENÁRIO NACIONAL: A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DAS IDENTIDADES NOS INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS.

    • 02/2004 - 04/2004

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, CURSO DE EXTENSÃO: MULHERES PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL.

    • 03/2004 - 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Consórcio de Segurança Alimentar - CONSAD, .,Cargo ou função, Coordenadora da Oficina Liderança e Gestão.

    • 03/2004 - 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Consórcio de Segurança Alimentar - CONSAD, .,Cargo ou função, Palestrante.

    • 11/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, Curso Teorizando o Gênero.

    • 11/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, Mini Curso: "Tudo sobre a minha mãe: construção discursiva e o gênero na margem".

    • 11/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, Mini Curso: "Construindo identidades: discurso e gênero social em sala de aula".

    • 10/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Campus de Porto Nacional/ Curso de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão ministrado para professores do Ensino Médio: Texto, Leitura e Gramática: uma perspectiva crítica.

    • 08/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Campus de Porto Nacional/ Curso de Letras, .,Atividade de extensão realizada, Estudando a língua Poruguesa.

    • 10/2003 - 10/2003

      Extensão universitária , Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero - NEDiG, .,Atividade de extensão realizada, I Ciclo de Palestras do NEDiG.

    • 10/2003 - 10/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/ NEAB, .,Cargo ou função, Capacitadora dos Agentes em Segurança Alimentar do estado do Tocantins (Programa Fome Zero).